Sie sind auf Seite 1von 17

O LETRAMENTO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA TERICA: ORIGEM DO TERMO, CONCEITUAO E RELAES COM A ESCOLARIZAO Katlen Bhm Grando1 PUCRS

S Projeto Observatrio da Educao/CAPES2

Resumo: O tema letramento, ainda recente no contexto brasileiro, nem sempre vem sendo compreendido com clareza pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, responsveis por auxiliar as crianas ao longo do caminho da aprendizagem da leitura e da escrita. Sabemos, porm, que para que se possa pensar em uma proposta de letramento necessrio, primeiramente, compreender sua conceituao. Em funo disso, consideramos urgente esclarecer e aprofundar a temtica. Este artigo tem como objetivo realizar uma reviso bibliogrfica a partir das teorias de autores latino-americanos, dentre eles Ferreiro, Tfouni, Kleiman e Soares. Utilizamo-nos de estudos relacionados temtica para pensar sobre diferentes aspectos ligados ao tema letramento, dentre eles a origem do termo e as relaes entre letramento e escolarizao. Por fim, nos aventuramos a esboar um conceito nico de letramento a partir do pensamento dos diferentes autores que apresentamos no decorrer do texto. Palavras-chave: Letramento. Escolarizao. Prticas sociais de leitura e escrita.

Introduo

A recente incorporao do termo letramento no campo da educao brasileira associada com a ampliao do Ensino Fundamental para nove anos gerou uma srie de dvidas entre os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente os que se dedicam ao trabalho com turmas de primeiro ano. Muitas dessas dvidas se referem ao conceito e proposta de letramento. Alguns professores pensam que o letramento um mtodo didtico que veio substituir a alfabetizao, outros consideram que alfabetizao e letramento so processos iguais, outros ainda possuem dvidas sobre como promover uma proposta voltada para o letramento. Essas dvidas nos parecem decorrentes da falta de esclarecimento terico sobre a temtica.

1 2

Mestre em Educao pela PUCRS. Este artigo decorrente de uma pesquisa bibliogrfica que compe a dissertao de mestrado da autora, a qual recebeu financiamento da Capes.

Torna-se fundamental implementar uma proposta voltada para os usos sociais da escrita e da leitura, considerando a necessidade de ampliar a prtica docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental para alm do ensino e da aprendizagem da tecnologia do ler e do escrever. Para isso, porm, necessrio compreender as bases tericas do conceito de letramento. Assim, realizaremos uma retomada de aportes tericos de autores latinoamericanos com o intuito de sistematizar suas principais contribuies em relao temtica. No temos como objetivo apresentar uma proposta prtica de letramento, mas sim, realizar reflexes de cunho terico sobre a origem do termo, conceituao e as possveis relaes entre letramento e escolarizao.

ORIGEM DO TERMO LETRAMENTO

O termo letramento pode ser considerado bastante atual no campo da educao brasileira. Conforme Soares (2009, p. 33), esse termo parece ter sido usado pela primeira vez no pas no ano de 1986 por Mary Kato, no livro No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingustica. Como parte de ttulo de livro, o termo apareceu no ano de 1995 nos livros Os significados do letramento, organizado por Angela Kleiman e Alfabetizao e Letramento, de Leda V. Tfouni, autoras das quais nos utilizamos para embasar este trabalho.

Mas quais seriam os motivos pelo qual foi incorporado mais esse termo no campo educativo? O surgimento de uma nova palavra sempre est ligado falta de uma palavra que possa explicar o sentido de algum fenmeno. E foi nesse contexto que surgiu o termo letramento. Durante a dcada de 80 emergiram discusses sobre as altas taxas de repetncia e analfabetismo no Brasil. Ao proporem uma nova perspectiva sobre o processo que a criana percorre para aprender a ler e a escrever, Ferreiro e Teberosky (1979) contriburam muito para a reflexo sobre a problemtica da alfabetizao. Diante de toda a reflexo que ocorreu na poca sobre o analfabetismo, foi necessrio encontrar uma palavra que se referisse condio ou ao estado contrrio daquele expresso pela palavra analfabetismo, ou seja, uma palavra que representasse o estado ou condio de quem est alfabetizado, de quem domina o uso da leitura e da escrita.

Se at aquele momento s se falava em analfabetismo, pois era essa a condio em que grande parte da populao brasileira se encontrava, no momento em que essa realidade comeou a se modificar, foi preciso incorporar uma nova palavra para nomear a nova

condio que o povo passou a ocupar. Essa nova condio, para alm do saber ler e escrever, compreendia a incorporao desses saberes no viver de cada indivduo, ou seja, compreendia uma demanda social.

Curiosamente, a palavra analfabetismo possui o prefixo de negao a, assim, seria lgico pensar que a palavra mais correta para preencher essa demanda seria alfabetismo. O termo alfabetismo chegou a ser utilizado na literatura especializada, como podemos verificar neste trecho escrito por Soares no ano de 1995 e que permanece na edio mais atual do livro Alfabetizao e Letramento:

O surgimento do termo literacy (cujo significado o mesmo de alfabetismo), nessa poca, representou, certamente, uma mudana histrica nas prticas sociais: novas demandas sociais pelo uso da leitura e da escrita exigiram uma nova palavra para design-las. Ou seja: uma nova realidade social trouxe a necessidade de uma nova palavra (SOARES, 2011, p. 29, grifos da autora).

Podemos encontrar nesse mesmo livro, uma explicao da autora, que nos esclarece que a palavra alfabetismo no criou razes na literatura da rea e foi, progressivamente, sendo substituda pelo termo letramento. Conforme a nota da autora: Aps a publicao deste texto, em 1995, foi-se progressivamente revelando, na bibliografia, preferncia pela palavra letramento [...] em relao palavra alfabetismo (SOARES, 2011, p. 29, grifos da autora). Assim, o termo letramento vem gradativamente substituindo o termo alfabetismo, no entanto, ainda podemos encontrar o termo alfabetismo na literatura especializada. No decorrer do livro Letramento e Alfabetizao, Tfouni explicita que A necessidade de se comear a falar em letramento surgiu, creio eu, da tomada de conscincia que se deu, principalmente entre os linguistas, de que havia alguma coisa alm da alfabetizao, que era mais ampla, e at determinante desta (2010, p. 32). Refletindo sobre o surgimento do termo letramento, a autora Kleiman (2008) argumenta que o conceito de letramento [...] comeou a ser usado nos meios acadmicos como tentativa de separar os estudos sobre o impacto social da escrita dos estudos sobre a alfabetizao, cujas conotaes destacam as competncias individuais no uso e na prtica da escrita (2008, p. 15, grifo da autora).

Em relao etimologia do termo, podemos fazer referncia Soares (2009), que expressa o senso comum do meio, quando afirma que a palavra letramento uma traduo do

termo ingls literacy, que, por sua vez, tem origem do latin littera, que se refere letra. A palavra literacy poderia ser decomposta da seguinte forma: littera (letra) + cy (condio ou estado de). Soares interpreta esta definio da seguinte forma: [...] literacy a condio de ser letrado dando palavra letrado sentido diferente daquele que vem tendo em portugus (2009, p. 35, grifo da autora). Qual seria, ento, o sentido da palavra letrado a que Soares se refere na citao anterior? O sentido comumente dado palavra letrado no Brasil est ligado ideia de pessoa erudita, pessoa versada em letras, e o seu antnimo, iletrado, seria a pessoa que no erudita, no possui conhecimentos literrios. Porm, ao nos referirmos ao termo letramento, no estamos invocando os significados anteriormente apresentados dos termos letrado e iletrado. Estamos, sim, nos referindo ao mesmo termo, porm, ao significado atribudo a ele na lngua inglesa: literate, que se refere pessoa educada e que especificamente tem habilidade de ler e escrever.

LETRAMENTO: CONCEITOS E DEFINIES

A busca por uma definio nica para o termo letramento parece ser algo difcil, uma vez que se trata de um conceito amplo e complexo. Conforme Soares (2009, p. 65), as [...] dificuldades e impossibilidades devem-se ao fato de que o letramento cobre uma vasta gama de conhecimentos, habilidades, capacidades, valores, usos e funes sociais; o conceito de letramento envolve, portanto, sutilezas e complexidades difceis de serem contempladas em uma nica definio. J Mortatti afirma que [...] at por ser uma palavra recente, nem sempre so idnticos os significados que lhe vm sendo atribudos [...], assim como os objetivos com que utilizada (a palavra letramento) (2004, p. 11, grifo nosso). Traremos, a seguir, definies que alguns autores utilizam para esse conceito.

Refletindo sobre os significados de letramento, Tfouni (2010) sugere que no pode haver a reduo do seu significado ao significado de alfabetizao e ao ensino formal. Para ela letramento um processo mais amplo que a alfabetizao e que deve ser compreendido como um processo scio-histrico. Tfouni (2010, p. 23) relaciona, assim, letramento com o desenvolvimento das sociedades. Nesse sentido, a autora explica que:
Em termos sociais mais amplos, o letramento apontado como sendo produto do desenvolvimento do comrcio, da diversificao dos meios de produo e da complexidade crescente da agricultura. Ao mesmo tempo, dentro de uma viso dialtica, torna-se uma causa de transformaes histricas profundas, como o

aparecimento da mquina a vapor, da imprensa, do telescpio, e da sociedade industrial como um todo.

Letramento seria, portanto, causa e consequncia do desenvolvimento. Assim, o significado atribudo pela autora ao termo letramento extrapola a escola e o processo de alfabetizao, referindo-se a processos sociais mais amplos. O letramento [...] focaliza os aspectos scio-histricos da aquisio da escrita. [...] tem por objetivo investigar no somente quem alfabetizado, mas tambm quem no alfabetizado, e, nesse sentido, desliga-se de verificar o individual e centraliza-se no social mais amplo (TFOUNI, 1988, apud MORTATTI, 2004, p. 89).

O letramento tambm compreendido como um fenmeno mais amplo e que ultrapassa os domnios da escola por Kleiman (2008, p. 18). Segundo ela, [...] podemos definir hoje o letramento como um conjunto de prticas sociais que usam a escrita, como sistema simblico e como tecnologia, em contextos especficos, para objetivos especficos. O conceito da autora enfatiza os aspectos social e utilitrio do letramento.

As prticas especficas da escola, que forneciam o parmetro de prtica social segundo a qual o letramento era definido, e segundo a qual os sujeitos eram classificados ao longo da dicotomia alfabetizado ou no-alfabetizado, passam a ser, em funo dessa definio, apenas um tipo de prtica de fato, dominante que desenvolve alguns tipos de habilidades mas no outros, e que determina uma forma de utilizar o conhecimento sobre a escrita (KLEIMAN, 2008, p. 19).

Na citao anterior, a autora se refere ao fato de que a escola, diante da perspectiva do letramento, enfatiza apenas algumas prticas ligadas escrita e ao uso da escrita. Assim sendo, fora do ambiente escolar outros usos e prticas ligados escrita so vivenciados. Nesse sentido, Kleiman (2008, p. 20) afirma que o [...] fenmeno do letramento, ento, extrapola o mundo da escrita tal qual ele concebido pelas instituies que se encarregam de introduzir formalmente os sujeitos no mundo da escrita. Desta forma, e de acordo com o que j foi explicitado anteriormente por esta autora, letramento seria um conjunto de prticas com objetivos especficos e em contextos especficos, que envolvem a escrita. A escola, por sua vez, seria apenas uma agncia de letramento, dentre vrias outras, e realizaria apenas algumas prticas de letramento.

Para Mortatti (2004, p. 98), o conceito de letramento se liga s funes da lngua escrita em sociedades letradas. Segundo esta autora,

Letramento est diretamente relacionado com a lngua escrita e seu lugar, suas funes e seus usos nas sociedades letradas, ou, mais especificamente, grafocntricas, isto , sociedades organizadas em torno de um sistema de escrita e em que esta, sobretudo por meio do texto escrito e impresso, assume importncia central na vida das pessoas e em suas relaes com os outros e com o mundo em que vivem.

Assim, para a autora, em sociedades grafocntricas, a escrita possui uma importncia de proporo muito grande, uma vez que tudo se organiza em torno dela. Diante desse fato, o letramento estaria relacionado aos usos da escrita nessa sociedade grafocntrica. O letramento tambm influenciaria a relao, no somente dos sujeitos com a sociedade, mas tambm, com outros sujeitos.

Soares (2009), mesmo apontando a dificuldade de abranger toda a complexidade do significado de letramento em um nico conceito, tambm expressa uma definio para o termo. Segundo ela, letramento pode ser definido como Resultado da ao de ensinar e aprender as prticas sociais de leitura e escrita; O estado ou condio que adquire um grupo social ou um indivduo como consequncia de ter-se apropriado da escrita e de suas prticas sociais (SOARES, 2009, p. 39). Assim letramento est ligado aos usos, s prticas de leitura e de escrita. Alm disso, torna-se letrado o indivduo ou grupo que desenvolve as habilidades no somente de ler e de escrever, mas sim, de utilizar leitura e escrita na sociedade, ou seja, para Soares, somente alfabetizar no garante a formao de sujeitos letrados. Para a promoo do letramento, necessrio que esses sujeitos tenham oportunidades de vivenciar situaes que envolvam a escrita e a leitura e que possam se inserir em um mundo letrado. Conforme Soares (2009, p. 58), em realidades de pases como o nosso, o contato com livros, revistas e jornais no , ainda, algo natural e acessvel, portanto, a realidade de alguns contextos de nosso pas no contribui para a formao de sujeitos letrados.

Em se tratando do uso do termo letramento, importante ressaltar que, atualmente, existem duas posies tericas. Nossa inteno no realizar qualquer tipo de juzo de valor sobre as diferentes posies, mas sim, apresent-las. Por um lado, os autores que exploramos at o momento, Soares, Mortatti, Kleiman e Tfouni, assumem um posicionamento no qual diferenciam os processos de alfabetizao e letramento e os consideram separadamente. Por outro lado, existe um posicionamento, liderado por Ferreiro, que questiona o uso do termo letramento, uma vez que pressupe que em alfabetizao estaria compreendido o conceito de letramento ou o contrrio: em letramento estaria compreendido o conceito de alfabetizao.

Gostaramos de apresentar a posio de Ferreiro, uma vez que, at ento estamos explorando somente a posio que defende o uso do termo letramento. Poderamos pensar que a ideia de letramento, entendido como um processo mais amplo que a alfabetizao, surgiu no Brasil por volta da dcada de 80, a partir dos estudos de Ferreiro e Teberosky3. Sem utilizar o termo letramento, as autoras j defendiam a alfabetizao como um processo indissocivel do contexto do aluno e criticavam prticas mecnicas, repetitivas e sem sentido. As autoras tambm questionavam a utilizao de textos artificiais no processo de alfabetizao, defendendo o uso de textos reais, que fizessem parte do contexto das crianas e pudessem, desta forma, propiciar aprendizagens significativas.

Ao expressarem no que a psicolingustica contempornea se diferencia do modelo tradicional associacionista da aquisio da linguagem, Ferreiro e Teberosky (1999, p. 24) afirmam que [...] no lugar de uma criana que recebe pouco a pouco uma linguagem inteiramente fabricada por outros, aparece uma criana que reconstri por si mesma a linguagem, tomando seletivamente a informao que lhe prov o meio. Ao se referirem informao que lhe prov o meio, as autoras expressam que as informaes que a criana possui antes de ingressar na escola e que lhe so providas pelo meio, so, em grande parte, informaes ligadas escrita. Escrita que est contextualizada, est sendo utilizada na sociedade para um fim especfico. Diante das situaes de interao da criana com a escrita, a criana no age passivamente, mas sim, reflete sobre as situaes e sobre a prpria escrita, construindo e reconstruindo hipteses e conhecimentos. Assim, acriana que est inserida no meio letrado uma criana que possui conhecimentos sobre a lngua e sobre as funes da lngua na sociedade. As autoras continuam:

[...] bem difcil imaginar que uma criana de 4 ou 5 anos, que cresce num ambiente urbano no qual vai reencontrar, necessariamente, textos escritos em qualquer lugar (em seus brinquedos, nos cartazes publicitrios ou nas placas informativas, na sua roupa, na TV, etc.) no faa nenhuma ideia a respeito da natureza desse objeto cultural at ter 6 anos e uma professora sua frente (FERREIRO, TEBEROSKY, 1999, p. 29).

Desta forma, Ferreiro e Teberosky (1999) problematizam a viso de que a criana uma tbula rasa, no que diz respeito escrita e leitura, ao iniciar o processo de

O livro Psicognese da Lngua Escrita, de Emlia Ferreiro e Ana Teberosky foi lanado em 1979, originalmente na lngua espanhola, sob o ttulo de Los sistemas de escritura em el desarrollo del nio e ainda hoje pode ser considerado uma referncia no que diz respeito aos estudos ligados aquisio da leitura e da escrita.

escolarizao. Pelo contrrio, as autoras afirmam que a criana possui experincias com a lngua e com os usos dessa lngua no dia-a-dia, ou seja, que, aos poucos, atravs de suas experincias, percebe as funes da escrita e da leitura. Esse movimento faz com que construa conhecimentos que devem ser considerados ao iniciar o processo de alfabetizao propriamente dito.

A ideia de que a criana reconhece os usos da leitura e escrita em seus contextos reais antes mesmo de estar alfabetizada e que, por isso, deve ser alfabetizada com textos reais, pode ser identificada como uma ideia ligada ao letramento. No entanto, Ferreiro (2002) problematiza o uso dos dois conceitos: alfabetizao e letramento. Em entrevista concedida a uma revista educacional brasileira, Ferreiro respondeu o que significa estar alfabetizado hoje. Poderemos perceber, atravs do seu conceito de alfabetizao, que a ideia de letramento est implcita. Segundo Ferreiro (2006)4, estar alfabetizado nos dias de hoje

[...] poder transitar com eficincia e sem temor numa intrincada trama de prticas sociais ligadas escrita. Ou seja, trata-se de produzir textos nos suportes que a cultura define como adequados para as diferentes prticas, interpretar textos de variados graus de dificuldade em virtude de propsitos igualmente variados, buscar e obter diversos tipos de dados em papel ou tela e tambm, no se pode esquecer, apreciar a beleza e a inteligncia de um certo modo de composio, de um certo ordenamento peculiar das palavras que encerra a beleza da obra literria.

Poderamos afirmar que seu conceito de sujeito alfabetizado um conceito bastante amplo e que abrange o que vem sendo identificado como letramento nos meios acadmicos: usos sociais da leitura e da escrita. Assim, Ferreiro rejeita a coexistncia dos dois termos com o argumento de que em alfabetizao estaria compreendido o conceito de letramento, ou vice-versa, em letramento estaria compreendido o conceito de alfabetizao (SOARES, 2004, p. 15).

A problemtica levantada por Ferreiro, porm, vai alm do simples reconhecimento ou no, do termo letramento. Para a autora, a questo do letramento est ligada a um aspecto social mais amplo. Diante dos nmeros brasileiros que totalizam 14 milhes de analfabetos, Ferreiro (2002) discute a pertinncia de uma excessiva preocupao com o letramento. Assim, o questionamento da autora : como podemos falar em letramento e cultura letrada, se no damos conta da alfabetizao? importante salientar que Ferreiro no nega a preocupao
4

Por se tratar de um artigo de meio eletrnico, no dispomos de paginao.

com o letramento, mas sim, aponta para a necessidade dos pases pobres se preocuparem, prioritariamente, com o analfabetismo.

Os pases pobres no superaram o analfabetismo, os ricos descobriram o iletrismo. [...] Iletrismo o novo nome dado a uma realidade muito simples: a escolaridade bsica universal no assegura a prtica cotidiana da leitura, nem o gosto de ler, muito menos o prazer da leitura. Ou seja, h pases que tm analfabetos (porque no asseguram um mnimo de escolaridade bsica a todos seus habitantes) e pases que tem iletrados (porque, apesar de terem assegurado esse mnimo de escolaridade bsica, no produziram leitores em sentido pleno) (FERREIRO, 2002, p. 16, grifos da autora).

Desta forma, a autora afirma que a maior necessidade, no contexto de escolas latinoamericanas, seria de dar oportunidades de uma escolarizao mnima para a populao, a fim de sanar os altos ndices de analfabetismo. Para Ferreiro, a preocupao com letramento pertinente em realidades onde a alfabetizao no se constitui como um problema, pois a populao, de modo geral, j est alfabetizada, ou seja, em pases ricos, conforme a autora os denomina.

RELAES ENTRE LETRAMENTO E ESCOLARIZAO

Um aspecto importante, apontado em grande parte das bibliografias sobre a temtica do letramento, diz respeito relao entre o letramento e a escolarizao. Ao contrrio do que se poderia pensar, essa relao no bvia ou direta, sendo que alguns autores vm afirmando, inclusive, que existe uma [...] ausncia de relao direta entre escolarizao e letramento (TFOUNI, 2010, p. 41), uma vez que pessoas com alto nvel de escolarizao nem sempre demonstram habilidade em [...] colocar-se como autor do prprio discurso (TFOUNI, 2010, p.42, grifos da autora).

A tabela 1 nos apresenta importantes informaes para pensarmos sobre a relao entre escolaridade e nveis de alfabetismo/letramento. Conforme os dados do INAF Indicador Nacional de Alfabetismo5 Funcional 2009, percebemos que quanto maior o nvel de escolaridade, tambm maior o nvel de alfabetismo. O contrrio tambm evidenciado: quanto menor o nvel de escolaridade, menor o nvel de alfabetismo. Diante dessa informao, poderamos afirmar que existe uma direta relao entre escolaridade e alfabetismo, porm,

Essa pesquisa utiliza a palavra alfabetismo no lugar da palavra letramento, porm, com o mesmo significado.

10

estaramos nos precipitando, uma vez que os dados tambm nos indicam outras informaes relevantes.
Tabela 1: Nveis de alfabetismo segundo a escolaridade INAF 2009

INAF/Brasil Nvel de alfabetismo segundo escolaridade Populao de 15 64 anos (%) Nenhuma Analfabeto Rudimentar Bsico Pleno Total de Analfabetos Funcionais Total de Alfabetizados funcionalmente
*Diferenas decorrentes de arredondamento. Fonte: INAF 20096

1 4 srie 9 43 42 6

5 8 srie 0 24 60 17

Ensino Mdio 0 5 54 41

Ensino Superior 0 1 29 71

66 29 4 1

95

52

24

48

76*

95

99*

Podemos verificar que aps cursarem entre 1 e 4 anos, metade dos participantes da pesquisa se mantiveram analfabetos funcionalmente e a outra metade pode ser classificada como alfabetizados funcionalmente. No entanto, somente 6% da amostragem daqueles que cursaram entre 1 e 4 anos atingiu o nvel pleno de alfabetismo, enquanto que 9% dessa amostragem permaneceu analfabeto, mesmo tendo frequentado a escola. Em relao queles que tiveram entre 5 e 8 anos de escolaridade, o nvel de alfabetismo funcional aumenta, passando para 76%. Entre os que estudaram de 5 8 anos, no se identifica analfabetos, porm, o percentual de alfabetizados plenos chega a 17% somente.

Os dados que mais nos chamam ateno, no entanto, se referem aos extremos, ou seja, queles que nunca frequentaram a escola e queles com alto nvel de escolaridade. Dentre as
6

Disponvel em http://www.ipm.org.br/ipmb_pagina.php?mpg=4.02.02.00.00&ver=por

11

pessoas que no cursaram nenhuma srie, aquelas que no frequentaram a escola, 5% so classificadas como alfabetizadas funcionalmente. Como isso seria possvel se essas pessoas sequer ingressaram na escola? E como explicar o fato de que aps terem cursado o Ensino Mdio e/ou Ensino Superior 6% da amostragem da pesquisa pode ser considerada analfabetos funcionais? Como aps mais de 11 anos de frequncia escolar essas pessoas no adquiriram as habilidades de uso da escrita e leitura? Poderamos continuar pensando que existe relao direta entre escolarizao e alfabetismo/letramento?

Para refletirmos sobre essas questes, fazemos referncia ao texto de Soares (2004), que compe o livro Letramento no Brasil7, organizado por Vera Masago Ribeiro. O referido livro foi escrito com o intuito de analisar os dados do primeiro INAF, realizado em 2001. No livro, diversos autores abordam assuntos relacionados com a temtica do letramento, apoiando-se nos dados da pesquisa. Soares, no texto Letramento e Escolarizao, que compe o livro citado, realiza importantes reflexes sobre o tema, as quais abordaremos a seguir. Ao analisar os dados da pesquisa8, a primeira colocao da autora em relao ao letramento e escolarizao de que existe uma evidente correlao entre eles e que a escolarizao fator decisivo na promoo do letramento (SOARES, 2004, p. 99). Soares chega a essa concluso ao afirmar que conforme aumentam os anos de escolarizao, aumenta, tambm, o nvel de letramento em que os sujeitos so classificados.

A autora, no entanto, analisa alguns nmeros que poderiam evidenciar a no relao entre letramento e escolarizao. Nos dados no INAF 2001, foi utilizada uma escala de nveis de letramento diferente da escala utilizada nos outros anos da pesquisa, ou seja, diferente daquela que apresentamos na tabela 1. O INAF 2001 considerou trs nveis de alfabetismo: o nvel 1 representava a ultrapassagem do analfabetismo, o nvel 2 representava um domnio mnimo das habilidades de uso da leitura e escrita e o nvel 3 correspondia ao domnio pleno de competncias letradas. Verificou-se que 42% daqueles que tinham entre 11 e 14 anos de
7

curioso verificar que a base de dados na qual se baseiam os textos do livro INAF possui a palavra alfabetismo na sua denominao Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional porm, os autores do livro, em sua maioria, optaram por utilizar o termo letramento, que, inclusive faz parte do ttulo do livro Letramento no Brasil. Assim, no contexto dessa pesquisa, os termos alfabetismo e letramento so utilizados como sinnimos. 8 Lembramos que a autora analisou os dados do INAF 2001.

12

escolaridade no atingiram o nvel 3 de letramento e que 22% dos que possuam curso superior completo foram classificados nos nveis 1 e 2 de letramento (SOARES, 2004, p. 99). Frente a esses dados, as relaes entre letramento e escolarizao poderiam ser questionadas.

Assim, embora os dados permitam concluir que a escolarizao cumpre um papel fundamental na promoo de habilidades associadas ao letramento, indicam tambm que, em um nmero no desprezvel de casos, negada a relao entre escolarizao e tais habilidades. Para explicar essa discrepncia entre grau de instruo e nvel de letramento, a atitude mais freqente a de responsabilizar a escola, explicao que deve ser posta sob suspeita (...) (SOARES, 2004, p. 99).

Dando continuidade, Soares (2004) apresenta duas hipteses que no atribuem escola a responsabilidade pela falta de relao entre escolarizao e letramento. Na primeira, atenta para uma possvel reduo das habilidades dos usos da escrita e da leitura em funo da falta de prtica, ou seja, sugere que alguns sujeitos poderiam ter apresentado dificuldades nos testes em funo do no exerccio, no dia-a-dia, dessas habilidades, por falta de oportunidade ou por falta de interesse. Sua segunda hiptese a de que, em alguns casos, existe um grande afastamento temporal entre o momento de formao escolar do sujeito e o momento do teste. Diante disso, o sujeito poderia j no estar mais familiarizado com uma situao de teste, bem como, as habilidades desenvolvidas pela escola no perodo em que obteve sua escolarizao, poderiam diferir das habilidades avaliadas pelo teste.

A autora apresenta, tambm, uma terceira hiptese e essa indica uma relativa responsabilidade da escola na baixa classificao no teste por parte de sujeitos que tiveram vrios anos de escolarizao. Sua ideia de que as prticas de letramento realizadas na escola diferem-se muito das prticas de letramento da vida real, ou, que a escola tentar recriar prticas de letramento, porm, essas no se aproximam das prticas sociais de letramento. Soares (2004, p. 106) afirma:

[...] na vida cotidiana, eventos e prticas de letramento surgem em circunstncias da vida social ou profissional, respondem a necessidades ou interesses pessoais ou grupais, so vividos e interpretados de forma natural, at mesmo espontnea; na escola, eventos e prticas de letramento so planejados e institudos, selecionados por critrios pedaggicos, com objetivos predeterminados, visando aprendizagem e quase sempre conduzindo a atividades de avaliao.

Diante disso, a autora afirma que existe o letramento escolar e o letramento social. Para ela, letramento escolar se refere s habilidades de leitura e de escrita desenvolvidas na e para a escola. J o letramento social se refere s habilidades demandadas pelas prticas sociais

13

(SOARES, 2004, p. 100). Assim, nem sempre a escola conseguiria desenvolver as habilidades demandadas pela sociedade, uma vez que as prticas escolarizadas de letramento, ou seja, aquelas que a escola incorpora em seu currculo, no so idnticas quelas vivenciadas no meio social. Sendo assim, no seria espantosa a falta de correspondncia entre escolarizao e letramento, j que as habilidades desenvolvidas pela escola se distinguem das que so exigidas no contexto social.

Considerando que as prticas de letramento escolar se diferem das prticas de letramento sociais, Soares questiona como poderia ser explicada a existncia de uma forte relao entre letramento e escolaridade, como a autora pode observar nos dados no INAF 2001. Para esse questionamento, Soares sugere a seguinte hiptese:

A hiptese aqui , ento, que letramento escolar e letramento social, embora situados em diferentes espaos e em diferentes tempos, so parte dos mesmos processos sociais mais amplos, o que explicaria por que experincias sociais e culturais de uso da leitura e da escrita proporcionadas pelo processo de escolarizao acabam por habilitar os indivduos participao em experincias sociais e culturais de uso da leitura e da escrita no contexto social extra-escolar (SOARES, 2004, p. 111, grifo da autora).

Assim sendo, Soares acredita que, mesmo se tratando de prticas e eventos de letramento com caractersticas distintas, o letramento escolar e o letramento social fazem parte de um mesmo processo. Em decorrncia disso, pensa que o sujeito que vivencia prticas de letramento escolar, via de regra, acaba por habilitar-se para a vivncia de prticas que exijam o letramento fora do contexto escolar. Assim, interpretando os dados da pesquisa referida INAF 2001 , Soares (2004, p. 111) conclui que os dados mostram que, de maneira significativa, embora no absoluta, quanto mais longo o processo de escolarizao, quanto mais os indivduos participam de eventos e prticas escolares de letramento, mais bem-sucedidos so nos eventos e prticas sociais que envolvem a leitura e a escrita. Diante dessa anlise, percebemos que a autora considera a existncia de importante relao entre letramento e escolarizao.

Ainda sobre possveis relaes entre letramento e escolarizao, Tfouni (2010) reflete sobre questes de autoria do discurso e, defende a ideia de que o nvel de escolarizao no est diretamente relacionado ao nvel de letramento dos sujeitos. A autora realiza essa afirmao, utilizando exemplos prticos. Esses exemplos se referem a textos de dois sujeitos identificados como altamente escolarizados. Os textos a que Tfouni (2010) se refere foram

14

realizados em contexto de estudo e trabalho, para fins especficos: um deles para a realizao de um convite e o outro para apresentar um reajuste salarial. A autora expe que ambos os sujeitos apresentam dificuldades em chegar ao objetivo de seus textos, sendo que o primeiro deles, na busca por formalidade, utiliza um vocabulrio rebuscado que gera um eruditismo desgastado. J o sujeito do segundo texto parece no conseguir planejar sua escrita e, nem mesmo, voltar ao texto, aps seu trmino, para realizar possveis correes.

Para contrapor os exemplos anteriores, que tratam de sujeitos altamente escolarizados, mas que apresentam dificuldades em formular seus discursos, e com o objetivo de sustentar o argumento de que a escolarizao no est diretamente ligada ao letramento, Tfouni (2010) apresenta uma poesia elaborada por um ex-detento, que foi alfabetizado enquanto estava na cadeia. A poesia que esse sujeito elaborou foi baseada em uma crnica que, possivelmente, ouviu quando ainda no dominava a escrita e a leitura. Seu texto apresenta coeso e o uso de artifcios tpicos de um discurso marcado pela autoria. Assim, a autora explica: [...] isso demonstra que o sujeito era MUITO letrado antes de aprender a ler e a escrever, porque conhecia textos literrios sem nunca t-los lido. Ou seja, apesar do seu baixo grau de escolaridade, e de seu analfabetismo, ele tinha um conhecimento letrado sofisticado (TFOUNI, 2010, p. 45, grifo da autora). Diante disso, afirma no haver necessria relao entre letramento e escolarizao, e entre letramento e alfabetizao.

Mortatti (2004) afirma que a alfabetizao e a escolarizao no garantem o letramento, porm, identifica esses fatores como necessrios para que os sujeitos possam se tornar letrados. Para ela, [...] a alfabetizao e a escolarizao, bem como a disponibilidade de uma diversidade de material escrito e impresso, em nosso contexto atual, so condies necessrias, mas no suficientes, para o letramento [...] (2004, p. 108). Ao utilizar a expresso condies necessrias, mas no suficientes, a autora expressa que a alfabetizao e a escolarizao no pressupem, necessariamente, o letramento. O contrrio, no entanto, parece ser assumido como verdadeiro, ou seja, o letramento implica a alfabetizao e a escolarizao. Desta forma, a escola no produziria, obrigatoriamente, sujeitos letrados, mas os sujeitos letrados vivenciariam, via de regra, situaes escolares, como a alfabetizao.

Ainda se tratando de relaes entre alfabetizao e escolarizao, Mortatti (2004, p. 107) afirma que [...] somente o fato de ser alfabetizada, no garante que a pessoa seja letrada. Sua ideia, que desassocia a aquisio da leitura e da escrita com o letramento, vai ao

15

encontro de outros autores que estamos analisando, tais como Soares (2009, p. 24), Kleiman (2008, p.18) e Tfouni (2010, p. 42). Para essas pesquisadoras, nem sempre a pessoa alfabetizada pode ser considerada letrada.

CONSIDERAES FINAIS

Nestas consideraes finais, gostaramos de retomar os principais aspectos apresentados no texto e, por fim, tentaremos expressar um conceito nico de letramento que considere os autores aqui explorados e suas principais ideias em relao temtica.

Com relao origem, o termo letramento surgiu no Brasil na dcada de 80 e se originou do ingls literacy. Surgiu a partir da necessidade de denominar o estado ou condio daqueles que no mais pertenciam ao grupo dos analfabetos e que utilizavam a escrita e a leitura em seus contextos. Na literatura educacional percebemos que o termo letramento possui maior aderncia do que o termo alfabetismo, porm, este ltimo ainda encontrado na bibliografia da rea. Os dois termos costumam ser utilizados com o mesmo sentido.

Sobre a pertinncia do uso do termo letramento, existem dois posicionamentos tericos. O posicionamento de Ferreiro (2002 e 2006) discute a validade de sociedades pobres conforme as denominou se preocuparem com o letramento, uma vez que ainda no deram conta do processo de alfabetizao. Alm disso, a autora costuma utilizar somente o termo alfabetizao, pois o significado de letramento est contido em seu conceito de alfabetizao, uma vez que este ltimo bastante amplo.

O outro posicionamento, assumido por autoras como Mortatti (2004), Tfouni (2010), Kleiman (2008) e Soares (2004 e 2009), considera a necessidade de promover o letramento em contextos como o brasileiro. Reconhece alfabetizao e letramento como dois processos distintos, considerando a alfabetizao como um processo individual de aquisio da leitura e escrita e o letramento como um processo mais amplo, relacionado aos usos da leitura e da escrita por um indivduo ou um grupo de indivduos.

Sobre as possveis relaes entre escolarizao e letramento, percebemos diferentes posies. Soares (2004) considera que, via de regra, quanto mais longa for a escolarizao, mais bem sucedidos sero os sujeitos em eventos que envolvam os usos da leitura e da escrita,

16

uma vez que o letramento escolar e o letramento social fazem parte de um mesmo processo. Tfouni (2010) acredita que a escolarizao no garante sujeitos que assumam a autoria em seus discursos. J Mortatti (2004) considera a escolarizao como um fator necessrio para a formao de sujeitos letrados.

Para finalizar, letramento um conceito amplo e complexo, de difcil definio. Mesmo assim, nos aventuramos a apresentar um conceito nico de letramento a partir dos autores que utilizamos. No tivemos a pretenso de esgotar a temtica, mas sim, de realizar uma sntese de aspectos tericos importantes a todos aqueles que se interessam pelo tema e, especialmente aos professores da educao bsica.

Poderamos dizer, considerando os autores explorados neste texto, que letramento o produto da aprendizagem dos usos da escrita e da leitura e no est necessariamente atrelado alfabetizao. A escola uma agncia de letramento que promove o letramento escolar, que se diferencia do letramento social. Para algum tornar-se letrado necessrio que viva em um contexto rico em situaes que exijam e estimulem a leitura e a escrita.

REFERNCIAS

FERREIRO, Emlia. Passado e presente dos verbos ler e escrever. So Paulo: Cortez, 2002. 92 p. ______. O momento atual interessante porque pe a escola em crise. Entrevista concedida Revista Nova Escola. So Paulo: Abril, Out. 2006. Disponvel em <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/momento-atual423395.shtml>. Acesso em: 30 out. 2011. ______. TEBEROSKY, Ana. Psicognese da lngua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999. 300 p. INSTITUTO PAULO MONTENEGRO. Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional. Disponvel em: <http://www.ipm.org.br/ipmb_pagina.php?mpg=4.02.00.00.00&ver=por>. Acesso em: 23 out. 2011. KATO, Mary A. No mundo da escrita: Uma perspectiva psicolingustica. 7 ed. So Paulo: tica, 2009. 144 p. KLEIMAN, Angela B. Modelos de letramento e as prticas de alfabetizao na escola. In: KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prtica social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 2008. 294 p.

17

MORTATTI, Maria do Rosrio Longo. Educao e Letramento. So Paulo: UNESP, 2004. 136 p. SOARES, Magda. Letramento e Escolarizao. In: RIBEIRO, Vera Masago (Org.). Letramento no Brasil. So Paulo: Global, 2004. 287 p. ______. Letramento: um tema em trs gneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autntica, 2009. 124 p. ______. Alfabetizao e letramento. 6 ed. So Paulo: Contexto, 2011. 123 p. TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e Alfabetizao. 9 ed. So Paulo: Cortez, 2010. 103 p.

Das könnte Ihnen auch gefallen