Sie sind auf Seite 1von 5

O vo sobre o oceano, de Bertolt Brecht: elementos dramticos para uma potica da cena Francimara Nogueira Teixeira (Fran Teixeira)

Instituto Federal de Educao e Cincia do Cear (IFCE) mestre Programa de Ps-Graduao em Artes Cnicas da Universidade Federal da Bahia UFBA professora, encenadora. Resumo: Esse artigo faz parte da pesquisa que venho desenvolvendo sobre as peas didticas de Bertolt Brecht, em que analiso princpios de encenao nessa tipologia dramtica atravs da reviso do conceito de modelo de ao. Aqui me detenho sobre a pea O vo sobre o oceano e os procedimentos metodolgicos surgidos da atividade de apropriao e criao cnica com alunos. Os resultados cnicos foram bastante distintos, alguns grupos de alunos optaram por refazer a estrutura dramtica de forma mais reduzida, outros por trabalhar os discursos do aviador e alguns, ainda, por um exerccio mais formal, abstraindo a palavra falada e realizando imagens cnicas ancoradas nas dimenses da competio, da disputa, do jogo entre iguais. As atividades prvias de leitura e discusso deram sustentao critica apropriao e criao, j que trabalhamos amplamente as interfaces contemporneas entre drama e teatro, performance e teatro, interpretao e re-presentao (Lehmann, Mller, Ramos, Szondi, Koudela). Os modelos de ao indicados nesse texto receberam os mais diversos tratamentos, com foco especial na decomposio do dilogo, dando ao gesto um lugar de destaque e uma responsabilidade ainda maior de condensar em si a conscincia da representao. A partir dessa pratica, pudemos refletir sobre os modos de produo da cena no trabalho com as peas didticas, pelo seu carter formativo, sua estrutura dramtica aberta e as possibilidades diversas do uso do espao, do tempo e da prpria noo de ao, quando refuncionalizados. As peas didticas so peas abertas ao jogo, revelando que a investigao dessa potencialidade aponta para a necessidade de examinar e experimentar esses textos na perspectiva de uma potica da cena. Palavras-chave: dramaturgia, drama absoluto, teatro ps-dramtico, potica da cena, peas didticas, Brecht A discusso sobre o conceito de ao na reviso de uma estrutura dramtica abre em si diversos canais de interlocuo com a obra brechtiana e atravs deles, com foco especfico nas peas didticas, que gostaria de abordar um dos seis experimentos em torno do texto O vo sobre o oceano. A pea didtica O vo sobre o oceano tem como mote a viagem de Charles Lindbergh de Nova Iorque para Paris. a primeira vez que um homem realiza essa travessia em um avio, enfrentando todas as intempries. Brecht aborda essa situao, em uma estrutura dramtica radiofnica, problematizando a questo do domnio da natureza. Para tanto, utiliza as foras da natureza como figuras que dialogam com o aviador. Numa atividade do grupo de estudo que coordeno desde 2005, realizado com alunos e ex-alunos do Curso Superior de Tecnologia em Artes Cnicas do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Cear, desenvolvemos a leitura do texto em grupo e foi proposta uma atividade de apropriao

e criao cnica. Os alunos tiveram total liberdade para dar o tratamento que quisessem ao texto e/ou a partes dele, num exerccio bastante livre de criao coletiva. H trs meses esse mesmo grupo vinha lendo textos esparsos do livro Teatro ps-dramtico, de Hans-Thies Lehmann, alguns captulos de Os processos criativos de Robert Wilson, de Luiz Roberto Galizia, e o conceito de drama em Peter Szondi na Teoria do drama moderno. As discusses giravam sempre em torno das distines entre drama e teatro, performance e teatro, interpretao e re-presentao. Gostaria de me deter sobre um dos experimentos, dos seis que foram produzidos no grupo. Pelo exerccio apresentado possvel localizar que os alunos exploraram basicamente a cena 8, intitulada Ideologia. Nela Brecht apresenta o discurso do aviador, estendido a um coletivo de aviadores, embora em primeira pessoa, e aborda a luta contra a natureza e contra tudo que primitivo em quatro estrofes, em tom e forma de manifesto lrico. Trago aqui trechos de trs estrofes:

Os aviadores 1 Muitos dizem que os tempos so velhos, Mas eu sempre soube que vivemos num tempo novo. Eu lhes digo: no toa Que h 20 anos surgem casas de terra como montanhas de ao. A cada ano muitos partem para as cidades como se esperassem algo, E atrs dos continentes sorridentes Corre a notcia: o imenso e temvel oceano No passa de um pequeno lago. Agora sou o primeiro a sobrevoar o Atlntico, Mas estou convencido: amanh mesmo Vocs riro do meu vo. 2 Mas esta uma batalha contra o que primitivo E um esforo para melhorar o planeta, Semelhante economia dialtica Que transformar o mundo desde sua base. Portanto Lutemos contra a natureza At nos tornarmos naturais. (...) 3 Portanto luto contra a Natureza e Contra mim mesmo. (...) (Brecht, 1988: 174-175)

Uma anlise da estrutura dramtica desse fragmento j encontra um campo curioso, no mnimo. O personagem uma espcie de coro, mas fala em primeira pessoa, a linguagem no a do dilogo, mas sim a de um poema, estruturado em versos e fracionado em estrofes. Aponta para um tempo futuro, trata de um passado prximo, examina o presente, mas no o representa. A partir de Szondi (2001) encontramos aqui um exemplo claro de negao do drama absoluto teorizado por ele: supresso da noo de personagem como sujeito indistinto de um objeto, negao do dilogo como meio expressivo, o tempo tratado como que em camadas sobrepostas. A estrutura de dramaturgia aberta apresentada por Bornheim (1992) nos d outras pistas de anlise da ao como categoria principal, especialmente pelo seu distanciamento. Abordaremos mais detidamente o exerccio discutindo a categoria da ao, porque j se evidencia de forma bastante contundente que Brecht reinventa o texto dramtico, no apenas na sua epicizao, mas pelo tratamento formal dado a contedos eminentemente contemporneos. Tal estratgia aponta para uma potica da cena que se sobressai ao texto, o ultrapassa. Nesse entendimento, o exerccio no-verbal realizado pelos alunos consistia basicamente no estabelecimento de um espao de jogo compreendido como uma reta de cerca de cinco metros at um porto de ferro. Os dois definiram esse espao como um campo de corrida e simplesmente corriam at o porto de ferro e se lanavam contra ele, na tentativa de atravess-lo, num jogo repetitivo, arriscado e instigante. Em algumas das vezes um chegava primeiro e conseguia subir mais alto, se agarrando s grades do porto. A disputa passou a ser definida ento a partir das questes: quem conseguiria subir mais alto? Que velocidade era necessria para subir mais? O que os impediria? Quem chegaria primeiro? Do que eles precisariam para alcanar esse objetivo? O que os sustentaria no alto? A ao organizada pelos dois atores abriu um campo de tenso entre o modo da percepo e o modo da representao, entre o que posto em cena (a esfera dramtica) e o que participado ao pblico a partir da cena (esfera pica), como encontramos na anlise comentada por Bornheim. A meu ver, o grupo tambm ps em discusso a prpria noo de ao, porque no havia ali a representao de uma disputa, mas a experincia de uma disputa real, na qual os atores se machucavam, por exemplo, trabalhando com os elementos risco e cansao sua exausto. O jogo no terminou motivado por uma sada, mas apenas quando um dos dois no conseguiu mais correr. Os atores, contudo, no estavam interessados em comunicar diretamente ao pblico a luta contra a natureza tratada no texto, mas em simplesmente apresentar uma disputa dos dois

contra a gravidade. Assim a experincia radicalizou em formalizao, porque o que frumos do jogo foi a movimentao e o esforo dos atores, o que, de forma secundria, poderia talvez levar a relacionar com a discusso homem versus natureza exposta na pea de Brecht. A liberdade para dar o tratamento que quisessem ao texto deu ao exerccio apresentado a exterioridade da performance, o que me lana para o debate proposto por Luiz Fernando Ramos. Para Ramos (2008), o novo paradigma em crtica ao conceito de ps-dramtico de Lehmann o do espetacular e no do dramtico, j que Lehmann trata o ps-dramtico como projeo evolutiva do paradigma dramtico, que d ao teatro pico brechtiano o status de revisor fundamental desse paradigma. Ramos aborda esse assunto a partir da pera wagneriana, o que geraria elementos para uma anlise das produes contemporneas a partir do tensionamento entre uma potica do espetculo e uma potica do dramtico. Dentro dessa discusso, podemos encontrar em Brecht, especificamente no texto Teatro recreativo ou teatro didtico?, a seguinte afirmao:
no pretendemos explicar aqui por que motivo a oposio entre pico e dramtico, durante longo tempo considerada insupervel, perdeu a sua rigidez; basta-nos chamar a ateno para o fato de a cena, pelas aquisies tcnicas, ter adquirido condies para incorporar nas representaes dramticas elementos narrativos (2005:65).

Ou seja, o que Ramos verifica em seu texto j havia sido percebido por Brecht: a cena fato independente do texto e campo aberto para sua explorao. Antes de Brecht e contemporaneamente a ele, como podemos ver em Beckett, por exemplo, j havia acontecido e se imposto uma radicalizao do espetculo como campo expressivo. Na mesma tradio que cria o pressuposto fundamental da Teoria do drama moderno de Szondi, Lehmann no quer aceitar o espetacular em detrimento de uma hiptese de partida que passa pelo papel desempenhado pelo teatro pico no desenvolvimento do conceito de ps-dramtico. Em determinado momento de seu livro, Lehmann afirma que o teatro ps-dramtico psbrechtiano. Ramos bastante enftico na defesa de uma potica da cena, especialmente pela possibilidade de se construir um novo entendimento sobre as manifestaes contemporneas, no necessariamente revisionistas ou apartadas da estrutura dramtica. A cena se afirma como campo de explorao de outras linguagens, que no apenas a dramtica. Essa discusso nos ajuda a compreender que mesmo uma proposta de apropriao absolutamente livre do texto revela que o texto teatral, e, nesse caso especfico, as peas didticas, indicam na sua estrutura procedimentos de encenao que s podero ser

compreendidos de forma mais ampla a partir de uma anlise refuncionalizada, como sugeria Brecht tratando dos elementos do teatro. De volta ao exerccio analisado, posso perceber que o uso do espao, do tempo e da prpria noo de ao (aqui numa aproximao clara noo de drama) revela que as peas didticas so peas abertas ao jogo. A investigao dessa potencialidade aponta para a necessidade de examinar e experimentar esses textos na perspectiva de uma potica da cena.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BARTHES, R. Escritos sobre teatro. So Paulo: Martins Fontes, 2007. BORNHEIM, G.Brecht: a esttica do teatro. Rio de Janeiro: Graal Editora, 1992. BRECHT, B. Atitude do diretor (dentro do mtodo indutivo). Revista Vintm: Companhia do Lato. So Paulo, n6, p. 31-32, 1 semestre de 2007. ____. Estudos sobre teatro. Trad. Fiama Pais Brando, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. ____. Teatro completo em 12 volumes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. GALIZIA, L. R. Os processos criativos de Robert Wilson. So Paulo: Perspectiva, 1986. LEHMANN, H-T. Teatro ps-dramtico. So Paulo: Cosac & Naify, 2007. RAMOS, L.F.Ps-dramtico ou a potica da cena. In: GUINSBURG, J; FERNANDES, S (orgs.). O ps-dramtico. So Paulo: Perspectiva, 2008. ROUBINE, J-J. Introduo s grandes teorias do teatro. So Paulo: Jorge Zahar, 2003. SZONDI, P. Teoria do drama moderno (1880-1950). So Paulo: Cosac & Naify, 2001.

Das könnte Ihnen auch gefallen