Sie sind auf Seite 1von 4

CENTRO UNIVERSITRIO UNIVATES CURSO TCNICO EM QUMICA

RESENHA SOBRE ARTIGO: Verificao da contaminao por dimetoato e aldicarb em fgado de tilpias do Nilo (Oreochromis niloticus) coletados em dois frigorficos do Estado do Paran

Prof.: Cludia Graff Vanessa Tressoldi Schneider

Lajeado, 02 de junho de 2013

Objetivo O artigo tem como objetivo a anlise de fgados de Tilpia do Nilo (Oreochromis niloticus), coletados em frigorficos comerciais de dois municpios do Estado do Paran para averiguao de contaminao pelos compostos organofosforados e carbamatos. Para extrao e anlise das amostras utilizouse a metodologia qualitativa de Cromatografia em Camada Delgada (CCD). Os padres de organofosforado e carbamato utilizados na anlise de CDD foram respectivamente o Dimetoato e Aldicarb.

Metodologia Os frigorficos foram escolhidos pela importncia econmica que exercem em seus locais de atuao e sero designados pelas letras A e B. O frigorfico A localiza-se na regio Oeste do Estado do Paran e possui servio de inspeo federal (SIF). O frigorfico B localiza-se na regio Norte do estado do Paran e possui servio de inspeo municipal (SIM). O frigorfico A possui uma mdia de abate semanal de 30 toneladas, e o frigorfico B uma mdia semanal de 600-1000 Kg. Coletou-se 30 amostras de fgado de Tilpia do Nilo (O. niloticus) no frigorfico A e 45 amostras no frigorfico B, totalizando 75 amostras analisadas. Para extrao e anlise das amostras utilizou-se a metodologia qualitativa de Cromatografia em Camada Delgada (CCD) 1 Padres e reagentes utilizados: Os padres de organofosforado e carbamato utilizados na anlise de CDD foram respectivamente o Dimetoato (fosforoditioato de S-(Nmetilcarbamoilmetil)-O,O-dimetilditiofosforilacetico) e ldicarb ([2-metil-2(metiltio) propionaldeido O-(metilcarbamoil)oxima]). A concentrao do padro de Dimetoato para anlise em CDD foi de 100g/ml diludo em acetona. Para preparao do padro de Aldicarb foi utilizado acetonitrila com ressuspenso em N-hexano e utilizado na concentrao de 100g/ml. Os reagentes utilizados foram o sulfato de sdio anidro P.A (NaSO4) diludo a 30%, corante rodamina preparado a partir da mistura de 0,4 gramas de rodamina (C28H31CIN2O3), 100ml de cido clordrico (HCL) 1N e 10ml de nitrato de prata (AgNO3) 0,02N; corante p-nitroanilina preparado a partir da mistura das solues A e B. Soluo A: 1 grama de p-nitroanilina (C6H6N2O2) diludos em 100 ml de cido clordrico. Soluo B: nitrito de sdio (NaNO2) P.A. a 3% diludos em 100ml de gua destilada. Corante hidrxido de sdio (NaOH) diludo a 40% diludo em propores iguais de etanol (C2H5OH). 2 Extrao de resduos de Dimetoato e Aldicarb para anlise em CDD: A extrao e purificao dos resduos de Dimetoato a Aldicarb para anlise em CCD foram realizadas colocando-se em um erlenmeyer de 250ml, 5g da sub-amostra, 5ml de gua destilada, 0,5ml de cido frmico P.A. 98100% (CH2O2), 2 ml de sulfato de sdio 30% e 30ml de acetonitrila P.A. (CH3CN). Agitou-se por 10 minutos em aparelho Agitador Kline modelo 255 e posteriormente foi realizada a centrifugao em aparelho Presvac DCS-16-RV

a 2000rpm por 10 minutos. Em um funil de separao de 250ml foi colocado o sobrenadante e extrado 2 vezes com 20ml de N-hexano P.A., desprezando-se a fase de acetonitrila P.A. (CH3CN). A fase do N-hexano P.A. foi filtrado utilizando-se papel filtro e sulfato de sdio anidro P.A. (NaSO4). Aps evaporao, o material seco da sub-amostra sofreu re-suspenso com 2ml de N-hexano P.A., homogeneizado e com utilizao de tubos capilares de 75mm, dimetro interno 1,0mm e externo 1,5mm para determinao de micro-hematcrito sem heparina, aplicou-se 15 gotas do material ressuspenso em placas de 0,25mm de espessura de slica gel preparadas previamente com 5 gramas de slica gel 60G diludos em 10ml de gua destilada. Posteriormente a placa de slica gel 60G Mesh foi colocada em uma cuba para cromatografia previamente saturada com soluo de clorofrmio P.A.; acetona P.A. (70ml:30ml), removida aps atingir 80% de desenvolvimento e secagem em temperatura ambiente. 3 Identificao de resduos de Dimetoato e aldicarb pela CCD: A leitura para presena de resduos de Dimetoato foi realizada aps utilizao do corante rodamina. Para leitura da presena de resduos de Aldicarb utilizou-se o corante p-nitroanilina e em seguida a placa foi mantida em estufa a temperatura de 50oC por 5 minutos. Aps o resfriamento da placa utilizou-se hidrxido de sdio 40%. Resultados e discusso No presente trabalho, do total de amostras analisadas foi encontrado carbamato em sete amostras, sendo uma do frigorfico A e seis do frigorfico B. O composto organofosforado foi encontrado em quinze amostras, sendo sete do frigorfico A e oito do frigorfico B. Portanto, das 75 amostras analisadas9,3% estavam contaminadas pelo praguicida carbamato, enquanto 20,0% estavam contaminadas por compostos organofosforados. Os peixes criados em pisciculturas comerciais no esto livres da contaminao das guas por praguicidas, que so levados aos tanques presuntivamente do mesmo modo que so levados s guas dos rios, onde contaminam os cardumes nele existentes. O risco de efeitos adversos sade humana relacionados exposio por pesticidas depende do perfil toxicolgico do produto, do tipo e da intensidade da exposio e da susceptibilidade da populao exposta. Exposies curtas podem levar a conseqncias graves no ciclo de vida dos animais, mesmo que o composto no permanea por tempo prolongado no local originalmente aplicado. Em decorrncia do seu uso disseminado, existe o potencial de leso imediata e/ou tardia para seres humanos, animais domsticos e vida selvagem, j que pode ocorrer a permanncia de resduos no ambiente aqutico por tempo indeterminado, tendo assim grande influncia na populao de peixes durante anos.

Concluses Os resultados encontrados na metodologia de CCD nos alerta para a contaminao de uma fonte protica muito importante que so os peixes, criados objetivando o consumo humano. Os resultados servem de alerta para que outros estudos sejam realizados, avaliando assim a possibilidade de ocorrncia de problemas de sade pblica.

Das könnte Ihnen auch gefallen