Sie sind auf Seite 1von 11

3.3.

A Medida do SP em um Poo e fatores que afetam


A dificuldade operacional de se medir eletricamente o SSP (corrente total no poo), muito embora seja fcil medir-se o SP (frao do SSP que se desenvolve na lama), levou a tcnica de perfilagem a optar pelo estudo baseado nas equaes da termodinmica.

O SSP (equao 3.1) resulta da soma dos potenciais Em e Ej (eventualmente Ek). Por sua vez, o SP (equao 3.2), conforme lido e registrado no perfil, apenas uma frao do SSP. De acordo com Doll, 1948, a relao entre SSP e SP e as resistividades ambientais (isto , aquelas que se situam ao longo do percurso realizado pelas correntes do SSP) dada por:

+++=rmrshrtrxo1SSPSP (4.9) sendo rxo a resistncia eltrica da zona lavada, rt da zona virgem, rsh do folhelho adjacente e rm da lama. Esta equao foi desenvolvida a partir da teoria eltrica do SP e engloba trajetrias e reas transversais das camadas, elementos difceis de se estabelecer em perfis. Por este motivo, a curva do SP muito mais analisada e compreendida sob o ponto de vista da teoria termodinmica e no da eltrica. Todavia, a teoria eltrica do SP serve para estudo dos fatores que afetam a curva, o que vem a influenciar nos resultados da quantificao. Pelo que se observa na equao (4.9), o SP somente ser igual ao SSP quando o termo entre parnteses for igual zero ou desprezvel.

1.6 - Efeitos Ambientais ou Fatores que Afetam a Curva do Potencial Espontneo

O SSP (equao 4.4) resulta da soma dos potenciais Em e Ej (eventualmente Ek). Por sua vez, o SP (equao 4.5), conforme lido e registrado no perfil, apenas uma frao do SSP. De acordo com Doll, 1948, a relao entre SSP e SP e as resistividades ambientais (isto , aquelas que se situam ao longo do percurso realizado pelas correntes do SSP) dada por: +++=rmrshrtrxo1SSPSP (4.9) sendo rxo a resistncia eltrica da zona lavada, rt da zona virgem, rsh do folhelho adjacente e rm da lama. Esta equao foi desenvolvida a partir da teoria eltrica do SP e engloba trajetrias e reas transversais das camadas, elementos difceis de se estabelecer em perfis. Por este motivo, a curva do SP muito mais analisada e compreendida sob o ponto de vista da teoria termodinmica e no da eltrica. Todavia, a teoria eltrica do SP serve para estudo dos fatores que afetam a curva, o que vem a influenciar nos resultados da quantificao. Pelo que se observa na equao (4.9), o SP somente ser igual ao SSP quando o termo entre parnteses for igual zero ou desprezvel. Fatores, incontrolveis pelo intrprete de perfis, influenciam a forma e a amplitude da curva do SP. Incontrolveis porquanto dependem das condies do poo, tais como : dimetro do poo, dimetro de invaso, tipo da lama e espessuras das camadas. Entretanto, deve-se entender perfeitamente bem quais so eles, para que se possa tirar o mximo proveito das melhores condies de uso da curva do SP. A resistncia da lama (rm) no pode ser operacional e/ou economicamente trocada no poo antes de uma operao de perfilagem. Porque, caso fosse possvel bastaria dar a lama propriedades isolantes para que rm tendesse ao infinito. Entretanto, em se fazendo isso no haveria fluxo inico entre a lama e a gua da formao. Deve-se raciocinar portanto com os trs outros elementos envolvidos na frmula: rxo, rt e rs, que so resistncias eltricas e conseqentemente iguais a: iAiLiRir= (4.10) sendo ri = resistncia da zona i; Ri = resistividade da zona i; Li = comprimento da zona i e Ai = rea transversal da zona i. Como as correntes eletroqumicas movimentam-se entrando ou saindo das camadas, a rea "Ai" ser igual superfcie interna da parede do poo, relativa a uma determinada espessura de camada, enquanto que "Li" ser a profundidade de invaso referida a esta mesma camada.

GGN-2004-SP-5

Figura 4.2 Esquema mostrando o comportamento eltrico do SP para que se possa entender os fatores que afetam o formato da curva do SP (equao 4.9). Considerando-se rm constante, as seguintes situaes podem ser observadas: 1. Quando se compara duas camadas idnticas, uma com menor espessura que a outra, a de maior espessura apresentar um SP mais desenvolvido, independentemente da relao Rmf / Rw. 2. O desmoronamento do poo atua diretamente sobre o volume e a resistncia da lama. Portanto, quanto mais desmoronado o poo, menor a amplitude do SP. 3. O dimetro de invaso de uma camada permoporosa qualquer atua diretamente sobre a intensidade da corrente (irm) no poo. Quanto mais profunda a invaso, menor a amplitude do SP. 4. Quando se usa lama muito salgada, as correntes permanecem dentro do poo, em curto circuito, e a curva no se desenvolve totalmente. 5. Os hidrocarbonetos aumentam consideravelmente a resistncia das rochas, de sorte que o termo rt/rm dentro do parntese no pode ser desprezado. Comparando-se uma mesma camada reservatrio, o SP observado na zona com hidrocarboneto um pouco menor que o observado na zona com gua. 6. A argilosidade dispersa em uma camada permoporosa qualquer atua diretamente sobre a movimentao inica, barrando ou atrasando a passagem dos ctions. Para finalizar, lembrar que se estudou os 6 fatores isoladamente, o que pode no ocorrer na maioria dos casos. Uma camada real pode ter pequena espessura, estar desmoronada, ter argila e hidrocarboneto, tudo ao mesmo tempo.

1.7 - Qualidade da Curva do SP

Defronte a folhelhos de iguais caractersticas petrofsicas, a curva do SP mostra uma tendncia a um valor constante denominado de linha base dos folhelhos (LBF). Defronte a camadas permeveis (onde ocorre invaso do filtrado), a curva apresenta deflexes para a direita quando o filtrado for mais salgado do que a gua intersticial e para a esquerda, quando a gua intersticial for mais salgada que o filtrado (ver equao 4.7). O sinal do SP , portanto, funo entre o contraste de atividades, ou resistividades, entre a gua da formao e o filtrado da lama. Por conveno, d-se o sinal positivo para as deflexes direita da LBF e negativo, para a esquerda. Camadas impermeveis no mostram movimentaes no SP, sinalizando ausncia de invaso ou difuso de sais. Tambm no h movimentao nas camadas com igualdade de salinidade entre o filtrado e a gua (log {Rmf/Rw} = 0). Em ambos os casos o termo LBF no se aplica. Quer dizer, tanto uma camada impermevel como uma rocha permevel po-de mostrar uma mesma linha base, desde que esta ltima tenha gua de salinidade igual do filtrado da lama. Isto pode pregar uma pea aqueles intrpretes mais afoitos, os quais podero computar uma espessura maior que a real para uma camada de folhelho, podendo vir a descartar possveis reservatrios. Dvidas de interpretao so tiradas com um maior nmero de perfis possveis. Jamais usar uma s curva, ou um s perfil, para concluses intempestivas. Sendo o SP o resultado da circulao de uma corrente continua e bastante fraca

FLUXO INICO

Invaso

Espessura

rea Eletrodo

rm

rxo

rt GGN-2004-SP-6

(mV), ele poder ser perturbado ou influenciado por quaisquer correntes esprias (rudos), que ocorram na vizinhana do poo, induzidas por fontes naturais e/ou artificiais. Um desses rudos proporcionado pela armadura de ao que reveste o prprio cabo de per-filagem. Sendo o ao eletroquimicamente ativo, quando ele se encontra imerso num eletrlito (lama) desenvolve um efeito de bateria ao longo de toda a sua superfcie molhada. Estando o cabo estacionrio, a bateria polarizase e seu potencial constante sobrepe-se, para a direita ou para a esquerda da curva, deslocando-a em um mesmo sentido. Caso o cabo esteja em movimento, o filme de polarizao rompido intermitentemente pelo atrito contra as paredes do poo. Nesse caso, o potencial torna-se bastante varivel sobrepondo-se aleatoriamente sobre o SP, o que torna invivel qualquer quantificao. Demais fontes de rudos podem ser provocada pela possibilidade de magnetizao do cabo, pelos revestimentos ou peas metlicas (prximos ou dentro do poo), pelas redes de alta tenso, pelas tempestades magnticas, pela movimentao de fluidos dentro do poo (poo em produo), pelo uso de rdio etc.

4.8 - Interpretao do Perfil SP

Para se calcular corretamente a Rw de uma camada a uma profundidade conhecida, deve-se primeiramente tomar algumas precaues, para se evitar o uso de leituras de SP (frao aparente do toal do circuito) no lugar do SSP (valor total ou esttico). Assim a escolha deve recair sobre aquelas camadas (respeitando sempre os limites de topo e base de uma mesma formao, ambiente deposicional, etc.), que apresentam baixas resistividades (indicativa de uma possvel zona com Sw = 100%); que tenham espessuras maiores que 5 metros; argilosidade igual ou tendendo a 0% e que no esteja desmoronada. Tomemos o perfil abaixo como exemplo. Nele so mostradas as curvas do RG (cheia) e SP (pontilhada), cobrindo um intervalo com intercalaes de arenitos e folhelhos. A exemplo da curva dos Raios Gama, o folhelho a base prtica para nossa interpretao. Reparar, inicialmente, a excelente correlao entre ambas as curvas. As areias defletem, tanto no SP como no RG, para a esquerda e os folhelhos para a direita. Por conveno, e a exemplo do RG, o SP sempre apresentado na primeira faixa com o menor valor de leitura esquerda. No presente caso, o zero do SP foi posicionado propositalmente no centro da faixa. O primeiro passo controlar a qualidade da curva (item 4.7), para ento realizar a interpretao quantitativa. O segundo passo a definio da LBF, que deve ser traada tangente mdia dos valores mximos dos folhelhos, vez que eles tm um potencial de membrana (Em) varivel e de acordo com sua composio qumica e mineralgica. Um poo pode ter uma ou mais LBFs, a depender das formaes e/ou ambientes de deposio. Por isso no custa nada a repetir: cuidado na escolha da LBF. Ela deve sempre corresponder a um tipo de evento. Misturar formaes etc leva a erros comprometedores nos valores calculados. No perfil abaixo, a LBF da ordem de +30mV. Este valor deve ser definido, convencionalmente, como sendo o zero de potencial (0 mV), para que se possa visualizar os sentidos das movimentaes das cargas, entrando ou saindo do poo. A equao (4.7) mostra que para que ocorra um SP negativo, Rmf tem que ser maior que Rw, ou em outras palavras, o filtrado da lama tem que ser mais doce ou diludo que a gua da formao. Observar que os arenitos do intervalo esto sempre esquerda da LBF, o que significa dizer que o maior potencial de cargas negativas (concentrao) est na gua da formao (Rw), mais salgada, e no no filtrado da lama (Rmf), mais doce. A interpretao do SP resume-se em calcular a resistividade / salinidade da gua intersticial do arenito localizado entre 262 e 279 metros com a equao (4.7).

So

os

seguintes

os

passos

para

interpretao

quantitativa

da

curva

0255075100125150340320300280260240330310290270250PROFUNDIDADE (m)RAIOS GAMA (GAPI)-60-40-200204060SP (mV) Figura 4.3 Perfil exemplo Considerando-se que a camada exemplo tenha uma gua rica em NaCl, a resistividade calculada corresponder a uma salinidade de 1.754 ppm.

4.9 - Interpretao da curva do SP na presena de solues bivalentes

Repetindo-se o que foi dito no item acima, a interpretao realizada deve ser aplicada somente no caso de solues ricas em NaCl, vez que toda a teoria do SP foi desenvolvida para tais casos, devido ao fato de ser este o sal predominante nas guas encontradas na maioria dos campos de petrleo, industria fomentadora e mantenedora da tcnica da perfilagem. Para casos distintos, onde os sais bivalentes predominam, deve-se usar ou a equao (4.8) ou metodologia como a descrita abaixo. O texto a seguir reproduz resumidamente as bases do procedimento definido por de Lima e Giro (1999), para solucionar este tipo de problema: Para solues eletrolticas que so misturas de diferentes sais de clcio, magnsio e sdio, Gondouin et al., 1957, mostraram que o SSP pode ser calculado pela equao 4.8. As atividades envolvidas nessa equao relacionam-se diretamente s concentraes inicas das solues conforme mostra a bibliografia. Anlises qumicas de amostras de gua de 10 poos perfurados na Formao So Sebastio (Centro Industrial de Aratu) indicam a presena, alm de sdio e potssio, de quantidades expressivas de clcio e magnsio. Esses dados permitem definir uma relao entre atividade total e resistividade eltrica vlida para as guas dessa formao. Estatisticamente, os valores de atividade e resistividade dessas guas se ajustam a uma expresso da forma : wRwa= (4.11) com = 0,05121, = 0,346 e um coeficiente de correlao igual a r = 0,8486. Usando o conceito de resistividade equivalente de uma soluo eletroltica como um parmetro inversamente proporcional a sua atividade (Gondouin et al., 1957), pode-se escrever para as guas da Formao So Sebastio: (4.12) RwRwss==
2

1.Definir a LBF (+30 mV); 2. Ler a deflexo da curva no ponto mais afastado da LBF (278m = +3mV) e calcular: SSP = +3 - +30 = -27 mV ; 3. Ler no cabealho do perfil o valor de Rmf e sua respectiva temperatura. Adotar neste
o

exemplo: Rmf = 10 Ohm.m @ 25 C que a temperatura da superfcie; 4. Calcular a temperatura na profundidade escolhida para a leitura (FT@278m):

FT = Profundidade x Gradiente Geotrmico + Temperatura da Superfcie = 278 m x (1m / 30


o o o

C)+ 25 C = 34,3 C; 5. Calcular o valor do Rmf @ FT , i.e., @ 278m:

Rmf = 0,833 Ohm.m @ 34,3 C (aumenta a temperatura, diminui a resistividade); 6. Calcular a constante K da equao: K = 65 + 0,24 x FT = 73,232
o

7. Usar a equao (4.7), para finalizar o problema: Rw = 0,356 Ohm.m @ 34,3 C.

aw

Na regio em referncia (CIA), supe-se que as guas usadas no preparo de lamas possuem caractersticas qumicas comparveis s das guas subterrneas. Todavia, essas lamas so normalmente compostas com argilas bentonticas ricas em sdio. Dada a elevada capacidade de troca catinica das bentonitas, o fluido filtrado da lama tende a comportar-se como uma soluo de cloreto de sdio. Com isso, a relao atividade versus resistividade para filtrados tem a forma da equao 4.11, com = 0,075 e = 1. Usando a resistividade equivalente para o filtrado da lama obtm-se da equao 4.12 que k = 0,075. Com isso, a equao 4.9, adaptada para as condies experimentais na regio e para as guas do aqfero So Sebastio, tem a forma : ssRwRmfLogkSP= (4.13) e 0,346Rw.1,465Rw= (4.14) ss Tais resultados mostram que, se no for feita uma distino clara entre Rwss e Rw, as estimativas baseadas em perfis de SP podem levar a resistividades fictcias bem menores que as resistividades verdadeiras das guas das formaes, que se expressam eletricamente como mais salinas do que realmente so. bastante vlido, acrescentar-se que, para se ter clculos realsticos tem-se que partir para anlises da gua usada para a confeco da lama, bem como de seus filtrados de modo a se poder estabelecer equaes compatveis para cada rea, regio, formao ou mesmo ambiente deposicional.

Das könnte Ihnen auch gefallen