Sie sind auf Seite 1von 9

68

PROJETO LUMINOTCNICO CLCULO DA ILUMINAO INTERNA


8.2. MTODO DA ILUMINNCIA MDIA (MTODO DOS LUMENS)

O mtodo da iluminncia mdia, tambm chamado mtodo dos lumens ou do fluxo total, uma das ferramentas mais simples na elaborao de projetos luminotcnicos e tornou-se a mais conhecida entre os profissionais da rea. Este mtodo assume que a luz emitida por uma luminria uniformemente distribuda sobre o plano horizontal de trabalho (Pht). Embora uma s luminria no garanta uma iluminao uniforme, vrias luminrias iguais, espaadas regularmente, produzem uma iluminao prxima da uniforme em todas as partes de um ambiente. Portanto, a iluminncia mdia num determinado ponto no plano horizontal de trabalho funo do fluxo luminoso da luminria e da rea iluminada. A EQUAO 8.5 expressa a iluminncia mdia no plano de trabalho (EPht) em funo do fluxo luminoso de cada luminria (L), do nmero de luminrias (N), do coeficiente de utilizao da luminria (CU), do fator de depreciao (FD) e da rea total do plano de trabalho (APht).

E Pht =

N L CU FD APht

[lux]

(8.5)

Caso a iluminncia desejada no plano de trabalho EPht j esteja definida, o nmero de luminrias N necessrio para garantir esta iluminncia obtido pela EQUAO 8.6:

N=

EPht APht L CU FD

(8.6)

Para determinar o fluxo luminoso da luminria (L) deve-se multiplicar o fluxo luminoso da lmpada (Lmpada) escolhida pelo nmero de lmpadas (n) contidas na luminria, conforme mostra a EQUAO 8.7.

L = Lmpada n

(8.7)

O Coeficiente de Utilizao (CU) um nmero complexo, obtido em laboratrio, que representa a eficcia da luminria e as caractersticas fsicas e geomtricas das superfcies que compe um ambiente. Parte do fluxo luminoso emitido por uma lmpada absorvida pela luminria enquanto o restante divide-se nas direes especificadas pelas regies da FIGURA 8.7.

69

3 2

3 2 Hm

1 Pht

FIGURA 8.7 Distribuio do fluxo luminoso de uma fonte.

Cada regio da FIGURA 8.7 caracteriza uma parcela do fluxo luminoso: Regio 1: parcela do fluxo luminoso diretamente sobre o plano de trabalho; Regio 2: parcela do fluxo na direo das paredes abaixo do plano das luminrias e acima do plano de trabalho; Regio 3: parcela do fluxo na direo das paredes acima do plano das luminrias; Regio 4: parcela do fluxo na direo do teto. A luz emitida diretamente para o plano de trabalho (regio 1) a mais significativa para o iluminamento final; seguida pela luz refletida na cavidade mediana do ambiente (regio 2) e finalmente vem as parcelas que aps repetidas reflexes chegam at o plano de trabalho (regies 3 e 4). Desta forma o coeficiente de utilizao (CU) funo dos seguintes aspectos:

Distribuio espacial de luz pela luminria; Rendimento da luminria; Refletncia das diversas superfcies que compe o ambiente (teto, paredes e piso); ndice do ambiente (K); Distribuio e localizao das luminrias.

O ndice do ambiente (K), tambm conhecido como ndice do local, depende das dimenses do recinto: comprimento (C), largura (L) e da altura de montagem da luminria (Hm distncia entre a luminria e o plano de trabalho) e calculado pela EQUAO 8.8.

K=

CL H m (C + L )

(8.8)

Os coeficientes de utilizao (CU) so fornecidos pelos fabricantes em tabelas (encartes fotomtricos), como funo do ndice do ambiente (K) e das refletncias das superfcies (teto, paredes e piso), assumindo uma razo espaamento/altura das luminrias fixa, como pode ser visto na TABELA 8.1 que serve como exemplo.

70

Alguns encartes fotomtricos so obtidos em funo de um ndice do ambiente (K) calculado pela EQUAO 8.9 e no pela EQUAO 8.8, as duas esto corretas, o importante empregar a equao adequada para o encarte em uso. A variao do CU invertida conforme o uso da EQUAO 8.9 ou a EQUAO 8.8.

K=

5 H m (C + L ) CL

(8.9)

Na TABELA 8.1, tem-se o exemplo de coeficientes de utilizao para uma luminria fictcia. Neste exemplo, o ndice do ambiente igual a 1,0 e o teto, parede e piso tm refletncias de 50%, 30% e 10% respectivamente, resultando em um coeficiente de utilizao CU = 0,55.
TABELA 8.1 Tabela de coeficientes de utilizao (exemplo)
ndice do Ambiente (K)

Refletncias do teto, parede e piso


751 731 711 551 531 511 331 311 000

0,60 0,80
1,00

,47 ,54 ,59 ,64 ,67

,43 ,50 ,55 ,60 ,64

,40 ,47 ,53 ,58 ,61

,46 ,53 ,58 ,63 ,66

,42 ,49
,55

,40 ,47 ,52 ,57 ,61

,42 ,49 ,54 ,59 ,62

,40 ,46 ,52 ,57 ,60

,38 ,45 ,51 ,56 ,59

1,25 1,50

,60 ,63

Um outro fator considerado em clculos de iluminao o fator de depreciao FD (ou fator de perda de luz) que pode ser descrito como a razo entre o nvel de iluminao mdio aps um determinado perodo de funcionamento e o nvel de iluminao mdio da instalao nova. Assim, leva-se em considerao a reduo do desempenho de uma instalao de iluminao, provocada pelo acmulo de p no bulbo das lmpadas, nas superfcies de distribuio de luz (refletores) das luminrias e nas superfcies do prprio ambiente. Esta forma de depreciao ou decaimento do fluxo luminoso efetivo no depende somente das caractersticas das lmpadas, luminrias e superfcies em geral em acumular mais ou menos sujeira, mas tambm das condies de sujeira do local e da freqncia de limpeza em geral (TABELA 8.2). O fator de depreciao FD pode tambm incorporar perdas de luz devidas ao decaimento do fluxo luminoso provocado pelo ciclo de funcionamento das luminrias (em sistemas de ligao automtica esta perda pode ser maior); pode incorporar ainda uma estimativa de reduo do nvel de iluminao, permitindo uma percentagem de lmpadas queimarem antes de serem trocadas. De maneira geral, caso no exista informaes especficas sobre depreciao

71

do fluxo luminoso, freqncia de limpeza, etc. Recomenda-se a adoo dos valores contidos na TABELA 8.2.
TABELA 8.2 Fatores de depreciao do fluxo luminoso

Tipo de Instalao (Lmpada + Luminria) Lmpada sem refletor Lmpada com refletor aberto Lmpada com refletor, elementos antiofuscamento e difusores de luz

Tipo de Manuteno tima 0.90 0.85 0.85 Boa 0.80 0.75 0.75 Regular 0.70 0.65 0.65 Pssima 0.60 0.55 0.55

8.3. MTODO DO FLUXO TRANSFERIDO (DIFERENAS FINITAS)

Este o mtodo mais preciso para a determinao da iluminao num ponto devido tanto luz natural como luz artificial. Neste mtodo, um ambiente descrito em termos da luminncia inicial (L01, L02 e L03) das paredes, teto e piso, respectivamente. A luminncia final (L1, L2 e L3) maior que a inicial, para cada superfcie, devido a componente da refletida no ambiente. Fatores de forma ou configurao so usados para descrever o fluxo luminoso refletido ou emitido por uma superfcie e que incide em outra superfcie. Portanto, o fluxo luminoso final emitido pelo piso pode ser descrito pela EQUAO 8.10:

L3 = L03 + 3 (L2 f 23 + L1 f13 )

(8.10)

Similarmente, o fluxo do teto definido pela EQUAO 8.11:

L2 = L02 + 2 (L3 f 32 + L1 f12 )


Enquanto, para as paredes a luminncia representada pela EQUAO 8.12:

(8.11)

L1 = L01 + 1 (L1 f11 + L2 f 21 + L3 f 31 )

(8.12)

A EQUAO 8.12 difere-se um pouco das demais, pois uma determinada parede pode "ver" as outras paredes que formam o ambiente. Assim, as luminncias finais podem ser obtidas pela soluo de um conjunto de equaes simultneas. Obviamente, quanto mais complexa for a cena, mais difcil ser a obteno dos fatores de forma e mais difcil ser a soluo do conjunto de equaes resultante. Este mtodo tornou-se vivel somente aps o advento do computador digital.

72

9. ROTEIRO DE CLCULO PARA O MTODO DA ILUMINNCIA MDIA


Um roteiro prtico e simples que poder ser seguido na elaborao de um projeto luminotcnico utilizando o mtodo da iluminncia mdia (mtodo os lumens) o seguinte:

Escolha do nvel de iluminamento (EPht); Determinao do ndice do ambiente (K); Escolha das lmpadas e luminrias; Determinao do coeficiente de utilizao (CU); Determinao do fator de depreciao (FD); Determinao do fluxo total (Total); Clculo do nmero de luminrias (N, NC, NL); Distribuio das luminrias (A, B).

9.1. ESCOLHA DO NVEL DE ILUMINAMENTO (EPHT)

Como j foi dito anteriormente, est a primeira etapa em um projeto luminotcnico. O nvel de iluminamento do ambiente ser ento determinado em funo da tarefa visual que ser desenvolvida no local projetado. Estes nveis so obtidos na NBR 5413 que fornece o valor mnimo, mdio e mximo recomendado para cada tipo de atividade e em funo do usurio.
9.2. DETERMINAO DO NDICE DO AMBIENTE (K)

O ndice do ambiente (K) que depende das caractersticas geomtricas do local determinado atravs da EQUAO 8.8 ou 8.9, dependendo de como o fabricante da luminria que se pretende utilizar fornece os dados de coeficiente de utilizao (CU).
9.3. ESCOLHA DAS LMPADAS E LUMINRIAS

A escolha das lmpadas que sero utilizadas em um determinado ambiente deve ser feita em funo do local e da atividade visual que ser desenvolvida. Alguns aspectos devem ser considerados a fim de que se faa a escolha mais adequada: Dimenses e forma do local a iluminar; Tipo de tarefa visual que ser desenvolvida no ambiente; O nvel de iluminamento de projeto; O perodo de funcionamento do sistema de iluminao; A vida til da lmpada; A eficincia luminosa da lmpada; A temperatura de cor correlata e o ndice de reproduo de cor da lmpada; O custo inicial e de operao do sistema.

73

Na escolha da luminria, deve-se levar em conta o tipo de iluminao que se deseja para o ambiente: direta, semidireta, geral difusa, semi-indireta e indireta. Tambm devem ser considerados os seguintes aspectos: Adaptabilidade ao ambiente; Caractersticas construtivas; Efeito esttico; O seu rendimento; Facilidade de manuteno e conservao; Facilidade de troca das lmpadas; Possveis problemas de ofuscamento.
9.4. DETERMINAO DO COEFICIENTE DE UTILIZAO (CU)

Aps calculado o ndice do ambiente (K) necessrio estabelecer as refletncias do teto, paredes e piso para que se consiga determinar o coeficiente de utilizao desta combinao de valores. Na FIGURA 9.1 so mostradas as cavidades do teto e piso e paredes que possuem recomendaes diferenciadas quanto as respectivas refletncias. Cavidade do teto Plano das luminrias Paredes Plano de trabalho Cavidade do piso

FIGURA 9.1 Cavidades do piso e teto e paredes.

Para a cavidade do teto recomenda-se que a refletncia seja a mais alta possvel, nunca inferiores a 60%. No caso das paredes tambm desejvel que se tenha refletncias elevadas tendo-se um cuidado especial com as paredes que contem janelas, estas no devero ter refletncias inferiores a 60%. Finalmente, para a cavidade do piso, as refletncias no devem ser inferiores a 20% sem ultrapassarem 40%. A TABELA 9.1 apresenta valores de refletncias de algumas superfcies. Aps determinadas as refletncias do local e de posse do ndice do ambiente (K), retirase do catlogo da luminria escolhida o respectivo fator de utilizao.

74

TABELA 9.1 Refletncias aproximadas de algumas superfcies de edificaes. Superfcie Refletncia Material ou acabamento

Teto

0,80 0,70 0,60 0,50

Pintura branca em superfcie plana de gesso Pintura branca em azulejo acstico Pintura branca em concreto sem acabamento fino Pintura branca em madeira Pintura branca em superfcie plana de gesso Azulejo branco vitrificado Tijolo branco Gesso rosa Cimento de amianto branco Concreto cinza claro Ao inoxidvel Tijolo Quadro de giz pintado de preto Papel branco Carpete, amarelo acinzentado Madeira bordo Madeira de carvalho Telha de PVC marrom ou mrmore Carpete turquesa ou marrom esverdeado Cermica polida Cermica marrom Carpete escuro com baixa manuteno Telhas de PVC: marrom escuro Madeira de carvalho escuro

Paredes

0,80 0,70 0,65 0,40 0,35 0,30 0,05

Pisos e moblia

0,80 0,45 0,35 0,25 0,20 0,10

9.5. DETERMINAO DO FATOR DE DEPRECIAO (FD)

Na determinao do fator de depreciao podem ser usados tanto os dados fornecidos nos catlogos dos fabricantes de luminrias ou os valores recomendados na TABELA 8.2.

75

9.6. DETERMINAO DO FLUXO TOTAL (Total)

Para a determinao do fluxo total utiliza-se a EQUAO 9.1 que fornecer a iluminncia mdia do ambiente.

Total =
onde: Total EPht APht CU FD

E Pht APht CU FD

(9.1)

- Fluxo luminoso total necessrio para se obter a iluminncia de projeto; - Iluminncia no plano horizontal de trabalho (iluminncia de projeto); - rea do plano horizontal de trabalho; - Coeficiente de utilizao da instalao; - Fator de depreciao da instalao.

9.7. CLCULO DO NMERO DE LUMINRIAS

O nmero de luminrias (N) necessrio obtido pela EQUAO 6.2.

N=
onde:

Total L

(9.2)

N - Nmero de luminrias; Total - Fluxo luminoso total necessrio para se obter a iluminncia de projeto; L - Fluxo luminoso da luminria (EQUAO 8.7).
9.8. DISTRIBUIO DAS LUMINRIAS

O espaamento entre luminrias em um ambiente B/2 depende da distncia entre as luminrias e o plano de trabalho (Hm) e da sua distribuio do fluxo luminoso. Recomenda-se que o B espaamento entre o centro das luminrias fique entre 1,0 a 1,5 vezes a altura de montagem (Hm), tanto na largura como no comprimento do ambiente, sendo A/2 A que a distncia entre o centro das luminrias e as paredes dever ser metade deste valor (FIGURA 9.2). FIGURA 9.2 Distribuio das luminrias. Os valores de A e B so determinados pela EQUAO 9.3 e EQUAO 9.4 respectivamente.

A=

C NC

(9.3)

76

B=
onde: A C NC B L NL

L NL

(9.4)

- Distncia entre luminrias no comprimento; - Comprimento do ambiente; - Nmero de luminrias na direo do comprimento; - Distncia entre luminrias na largura; - Largura do ambiente; - Nmero de luminrias na direo da largura.

Se o nmero de luminrias resultar em valores para A e B fora dos limites estabelecidos, corre-se o risco de uma iluminao no uniforme, com a existncia de sobras indesejveis. Para resolver este problema eleva-se o nmero de luminria ou modifica-se a sua distribuio no ambiente.

Das könnte Ihnen auch gefallen