Sie sind auf Seite 1von 3

Transmisso de dados Simplex

Uma comunicao dita simplex quando temos um dispositivo Transmissor e outro dispositivo Receptor, sendo que o receptor no se inverte no perodo de transmisso. A transmisso tem sentido unidirecional, no havendo retorno do receptor. Podemos ter um dispositivo transmissor para vrios receptores, e o receptor no tem a possibilidade de sinalizar se os dados foram recebidos.

Half-duplex
Uma comunicao dita half duplex (tambm chamada semi-duplex) quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que ambos podem transmitir e receber dados, porm no simultaneamente, a transmisso tem sentido bidirecional. Duranteu uma transmisso half-duplex, em determinado instante um dispositivo A ser transmissor e o outro B ser receptor, em outro instante os papis podem se inverter. Por exemplo, o dispositivo A poderia transmitir dados que B receberia; em seguida, o sentido da trasmisso seria invertido e B transmitiria para A a informao se os dados foram corretamente recebidos ou se foram detectados erros de transmisso. Aoperao de troca de sentido de transmisso entre os dispositivos chamada de turn-around e o tempo necessrio para os dispositivos chavearem entre as funes de transmissor e receptor chamado de turn-around time.

Full-duplex

Uma comunicao dita full duplex (tambm chamada apenas duplex) quando temos um dispositivo Transmissor e outro Receptor, sendo que os dois podem transmitir dados simultaneamente em ambos os sentidos (a transmisso bidirecional). Poderamos entender uma linha full-duplex como funcionalmente equivalente a duas linhas simplex, uma em cada direo. Como as transmisses podem ser simultneas em ambos os sentidos e no existe perda de tempo com turn-around (operao de troca de sentido de transmisso entre os dispositivos), uma linha full-duplex pode transmitir mais informaes por unidade de tempo que uma linha half-duplex, considerando-se a mesma taxa de transmisso de dados.

Para configurar comunicao full-duplex no Linux, necessrio placas de rede superiores a 10 Mb/s, como as 10/100 Mb/s, cabo UTP par tranado categoria 5 e a utilizao de Switchs Fast Ethernet. Para ativar o modo Full-Duplex no Linux uitilize os comandos mii-tool e ethtool Caso no esteja instalados instale-os. Em distribuies Debian use o comando apt-get. # apt-get install mii-tool # apt-get install ethtool Para forar a interface eth0 em full-duplex a 100 Mbps. # mii-tool -F 100BaseTx-FD eth0 Para visualizar execute o comando abaixo: # mii-tool eth0 eth0: 100 Mbit, full duplex, no link Para especificar a interface eth0 com velocidade de 100 Mbps em full-duplex ativando negociando full e half duplex . # ethtool -s eth0 speed 100 duplex full autoneg on Para visualizar execute o comando abaixo: # ethtool eth0
Settings for eth0: Supported ports: [ TP MII ] Supported link modes: 10baseT/Half 10baseT/Full 100baseT/Half 100baseT/Full Supports auto-negotiation: Yes

Advertised link modes: 100baseT/Full Advertised pause frame use: No Advertised auto-negotiation: Yes Link partner advertised link modes: 10baseT/Half 10baseT/Full 100baseT/Half 100baseT/Full Link partner advertised pause frame use: No Link partner advertised auto-negotiation: Yes Speed: 100Mb/s Duplex: Full Port: MII PHYAD: 1 Transceiver: internal Auto-negotiation: on Supports Wake-on: pumbg Wake-on: d Current message level: 0x00000001 (1) drv Link detected: yes Veja o video de exemplo:

Exemplo

Das könnte Ihnen auch gefallen