Sie sind auf Seite 1von 11

MATERIAL PARA RESUMO Valendo 2 pontos na AV2 Disciplina: Ateli de Costura Bsico Professora: Isabela Cavalcante Cordeiro 2012.

FERRAMENTAS DE COSTURA

A utilizao das ferramentas e maquinrios corretos torna mais fcil a confeco das peas. As ferramentas so importantes para a execuo da costura, portanto importante que sejam de boa qualidade. Conhecer nomes e funes de cada ferramenta ou maquinrio uma obrigao do designer de moda.

As ferramentas que so de extrema necessidade para o aprendizado da tcnica de costura so: os alfinetes, agulhas, tesoura, linha, fita mtrica e giz de alfaiate. As tesouras para uso em tecidos no podem cortar papis de qualquer espcie, pois prejudicas suas lminas deixando-as ruim para o corte. Existe um giz de cera sinttico, disponvel apenas em preto ou branco, muito utilizado em atelis de moda, que se apaga quando passado a ferro. Agulhas: A agulha uma ferramenta usada para costurar tecidos. Existem vrios tipos de agulhas manuais. As agulhas comuns possuem comprimentos mdios e o buraco para passar a linha arredondado. As agulhas mais grossas e com buracos maiores e mais alongados so ideais para costuras com ls ou fios de bordado mais grossos. As agulhas para bordados de pedrarias, miangas e paets apresentam o buraco pequeno para facilitar a costura. A agulha de ponta arredondada serve para: Costurar peas em tric ou croch, tem a ponta arredondada para que ela passe entre os fios da peas com facilidade. As agulhas de pontas mais afiadas, e com comprimento mdio, a agulha comum, que serve pra quase tudo.

TIPOS DE COSTURA

Pontos de costura mo: Alinhavos: Os pontos de costura de alinhavo mo so necessrios para preparar o tecido antes de fazer a costura definitiva na mquina industrial esses pontos alinhavados so posteriormente removidos Ponto muito usado para a marcao de tecidos delicados. Ponto utilizado para unir provisoriamente camadas de tecido antes de uma costura mquina. Recurso ideal para auxiliar a costura quando o ferro de passar for usado. Ponto utilizado para franzir um determinado tecido, principalmente os pontos mdios. Costura Permanente: utilizada para dar acabamento a uma pea de roupa e fixar os fechos, alm de ser til para consertos rpidos. Tipos de pontos permanentes: Costura Simples: serve para juntar dois tecidos pela juno de uma costura pelo avesso e, aps o procedimento, usa-se o ferro para abrir a costura. Ponto Atrs: utilizado para arrematar e reparar costuras mo. Ponto de Luva: ponto pequeno e regular, utilizado para unir duas beiradas acabadas. Por exemplo, quando se prega uma renda ou uma fita numa roupa. Ponto corrido: ponto mido e regular, utilizado para cerzir, franzir e executar outros trabalhos delicados. Ponto chuleio: este ponto , habitualmente, empregado em acabamento de beiradas em fio, a fim de evitar que estas se desfiem. MAQUINRIO Existem vrios tipos de mquinas de costura. Elas so divididas em domsticas, semi-industriais e industriais. As domsticas costuram uma menor quantidade de pontos por minuto que as demais, alm de terem uma menor resistncia e capacidade de costurar uma grande quantidade de tecidos grossos ou pesados. As mquinas industriais so mais rpidas, regulares e especializadas que as domsticas, exigindo uma maior habilidade de quem a manuseia.

Mquina reta:

Tambm conhecida como ponto fixo, uma mquina que trabalha com uma linha na agulha e outra na bobina para formar uma costura uniforme nos dois lados do material que est sendo costurado (SOUZA, 1997, p.227) A mquina reta de ponto fixo classe 300, tipo do ponto de nmero 301: um dos pontos mais utilizados nas operaes de costura em geral na indstria do vesturio, principalmente, para confeccionar peas de tecido plano, j que o ponto fixo no possui elasticidade. Com a correta regulagem das tenses, a amarrao da linha superior e inferior fica no centro do material e em seguida o ponto formado. O ponto fixo no desfia mais tem pouca elasticidade. Esta mquina tem vrios de diversos tipos de calcadores. Entre alguns exemplos esto os calcadores para pregar zper invisvel, pregar boto, fazer casas de botes, para franzir, para embainhar e para pregar vis. Vantagens: A costura tem a mesma aparncia dos dois lados do tecido. Possui um ponto difcil de desmanchar e mais resistente ao uso. Desvantagens: A linha da bobina acaba frequentemente e no possui elasticidade. Tipos de costura a mquina A costura a juno das partes que compem peas confeccionadas. Levam-se em considerao as caractersticas (textura, peso e elasticidade) do material a ser costurado. So constitudas de pontos que so o ciclo de entrelaamento da linha no tecido atravs da agulha e outros elementos que formam a laada. O tipo de ponto a repetio do ponto em intervalos regulares. Os pontos so utilizados, alm de unir partes pela costura, para bordar, chulear (acabar bordas de um tecido), casear, pregar botes, etc. Os diversos tipos de pontos de costura so divididos em classes que obedecem a um critrio criado para padronizar a nomenclatura utilizada na indstria. As classes de pontos de costura so representadas por nmeros de trs algarismos. O algarismo da centena corresponde a cada uma das classes (100 a 800). A costura reta a mais fcil e bsica de usar. Ela junta dois ou mais pedaos de tecidos, deixando uma margem com bordas para dentro. Para uma costura perfeita, antes costura final voc deve pespontar, mantendo a borda alinhada no sentido da costura. Coloque dois pedaos de tecido juntos, direito com direito, pregando-as com alfinetes. Alinhave sobre os alfinetes, o que definir a direo da costura. Posicione a agulha da mquina de costura na direo ao alinhavo. Para s ento passar a costura definitiva na mquina.

Costura reta

Na costura reta as margens na costura podem variar entre 0,5cm e 2,5cm; O comprimento do ponto de costura pode ser mudado de 1 a 5 mm na mquina reta, dependendo do tipo de tecido e do objetivo da costura; Nas confeces, as margens de costura podem ser acabadas em overloque ou em vis para que as bordas no desfiem.

O retrocesso usado ao executarmos uma costura utilizando a mquina reta, e deve-se se feita no incio e no final da costura para evitarmos que a costura se desfaa. Chuleio Usados no acabamento das peas, para proteger a pea dos desgastes e desfiados, os chuleios podem ser feitos mo ou com o auxlio da mquina de costura domstica reta, usando o ponto de zig-zag ou mesmo na mquina overloque. O uso do vis no acabamento das peas mais requintadas, ou mesmo o uso da costura francesa nas peas de tecidos leves e transparente, elimina a necessidade do uso do chuleio. Mas a forma mais barata e fcil de fazer o acabamento da borda de tecido usar a mquina overloque de trs ou quatro fios.

Costura Francesa Muito usada nos atelis em costuras de tecidos transparentes e finos. Faa a costura com margem de 0,5 cm no lado direito da pea. Revire para o avesso e faa uma costura com uma margem de 0,7 cm de modo a cobrir a anterior. Costura Francesa tem um acabamento limpo e usada principalmente em tecidos finos e transparentes. a favorita dos atelis de alta-costura, de onde se originou.

Costura Inglesa Rebatida/ Embutida Muito usada em camisaria, bermudas, calas, roupas de brim, uniformes e cuecas em tecido. forte e durvel e forma duas costuras paralelas. A margem de costura de 0,7 cm em um lado e de 1,7 no outro.

Junte os avessos do tecido, deixando a borda inferior 1 cm maior e costure a 0,7 cm da margem superior. Abra o tecido, dobre a margem maior (1 cm extra) por cima dos 0,7 cm e costure pespontando. A Costura Inglesa Rebatida uma costura forte e durvel que apresenta duas fileiras paralelas no lado direito da pea e uma no lado do avesso.

Quanto a tenso da costura na mquina reta:

1- tenso equilibrada ideal/ 2- tenso alta faz franzir o tecido/ 3- tenso baixa - costura folgada A tenso controla as linhas superior (a que alimenta a agulha) e inferior (a da bobina) nas mquinas retas. Para um ponto perfeito as duas linhas trabalham com tenses equilibradas. Para verificar a tenso devemos observar os seguintes detalhes: 1- O tecido no deve franzir; 2- Os pontos devem ser bem feitos dos 2 lados: direito e avesso; 3- Ao puxarmos o tecido costurado, a linha no deve romper com facilidade.

Quanto a presso da mquina Fora exercida pelo p calcador da mquina sobre o tecido durante a costura. A presso garante um correto alinhamento da costura, a uniformidade dos pontos e a igualdade na alimentao de ambas as camadas do tecido. A presso no deve ser nem to leve, nem to forte. Uma presso muito leve permitir que o tecido corra irregularmente, interferindo na qualidade da costura. Geralmente, usamos aumentar a presso em tecidos mais pesados, porm sem desconsiderar a textura dos mesmos. Tecidos mais macios devem ter a presso diminuda, para no danific-los. Uma presso muito forte pode marcar a superfcie dos tecidos

Quanto ao comprimento do ponto: O comprimento do ponto varia de acordo com o tecido, dependendo do peso e da textura do tecido, alm do tipo de costura que se est fazendo. Quanto mais finos e leves, mais curto o comprimento do ponto, que variam de 1 a 2 mm. Quanto mais grossos e pesados, mais longo o comprimento do ponto, que variam de 2,5

a 5 mm. Para franzir o tecido, utilizamos comprimentos mais longos. Para curvas e aplicaes de vis, as costuras mais apropriadas so as mais curtas, pois tem uma maior elasticidade. Em sua maioria, nas roupas de melhor qualidade, os pontos so menores que em roupas de menor qualidade.

Mquina Overloque Sua principal caracterstica refilar o tecido durante o processo de costura. Esta mquina forma um tipo de ponto corrente que faz o chuleado, ou seja, o acabamento nas bordas do tecido. As linhas so entrelaadas em cima e embaixo do tecido pela agulha e pelos lperes, dispensando o uso de bobinas. A mquina de overloque da classe 500 e trabalha com dois ou trs fios. Mquina de Ponto Overloque classe 504: utilizada em chuleados e no fechamento de malhas e planos. Possui uma faca que corta os fiapos do material que est sendo costurado. amplamente utilizada para o fechamento de peas de malha, por possuir elasticidade,.

Mquina Zigue-zague Tem as mesmas caractersticas da mquina reta de ponto fixo, com a exceo de que os pontos ficam inclinados a determinado ngulo uns dos outros, ao invs de ficarem em linha reta. Este ponto tem uma maior elasticidade que o reto. Mquina de ponto fixo, da classe 300, ponto n 304. Alm das regulagens da mquina reta, a mquina de ziguezague ainda tem a regulagem da largura do ponto. Existe tambm a ziguezague de 3 pontos, cuja diferena que a mudana do ngulo do ziguezague muda a cada 3 pontos.

UTILIZAO DO MAQUINRIO/ POSTURA E PREVENO DE ACIDENTES

Na operao de costura, a postura fundamental para prevenir acidentes e assegurar um bom desempenho do trabalho. O operador de mquina de costura reta deve: Ocupar o mximo o assento da cadeira e regular a altura da cadeira, a distncia e a altura do encosto de acordo com a estatura.

BOLSOS Existem, basicamente, dois tipos de bolsos: os chapados e os embutidos.

Chapados: Bolsos chapados so aplicados sobre a roupa, previamente preparados, sempre observando o fio. Eles podem ter diversos formatos, possuir aba ou no. Aps cortar o bolso, deve-se embainhar, passar e pr-formar antes de aplic-lo.

Bolsos embutidos: So feitos separadamente e aplicados roupa pelo avesso. Existem vrios tipos de bolsos embutidos: Faca/ Reto/ Curvado/ Com aba/ Com costura aparente/ Com vista

ZPER muito importante escolher o zper certo para a roupa que est sendo construda. Voc pode encontrar zperes com dentes de metal, com base em fita de algodo ou sinttica. Eles so fortes e podem ser usados em tecidos mdios ou pesados. Uma opo mais leve o zper com base de polister ou nilon e dentes de plstico. Um zper aberto, tanto em metal como em plstico, pode ser usado em jaquetas e casacos. Zperes invisveis tm dentes de plstico e so fceis de aplicar na pea. (FISCHER, 2010, p.172)

Das könnte Ihnen auch gefallen