Sie sind auf Seite 1von 40

Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz

Coordenadoria de Comunicao Social

Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz

Rio de Janeiro, maro de 2009

Coordenadoria de Comunicao Social / Presidncia da Fiocruz

Presidente Paulo Ernani Gadelha Vieira Vice-presidente de Ambiente, Ateno e Promoo da Sade Valcler Rangel Fernandes Vice-presidente de Desenvolvimento Institucional e Gesto do Trabalho Romulo Maciel Filho Vice-presidente de Ensino, Informao e Comunicao Maria do Carmo Leal Vice-presidente de Pesquisa e Laboratrios de Referncia Claude Pirmez Vice-presidente de Produo e Inovao em Sade Carlos Augusto Grabois Gadelha Chefe de Gabinete Fernando Carvalho

Manual de Redao Coordenadoria de Comunicao Social (CCS) da Fiocruz Coordenao Christina Tavares e Wagner de Oliveira Planejamento de contedo Fernanda Marques, Ricardo Valverde e Wagner de Oliveira Edio, redao e pesquisa Ricardo Valverde Capa e projeto grco Rita Alcantara Equipe CCS Carolina Bandeira Christina Tavares Daniel Lima Diego Oliveira Edmilson Silva Ins Campos Guto Mesquita Pamela Lang Paula Loureno Peter Ilicciev Renata Moehlecke Ricardo Valverde Rita Alcantara Rodrigo Carvalho Wagner de Oliveira

APRESENTAO
Este Manual de Redao da Fiocruz foi elaborado com o objetivo de normatizar e uniformizar a linguagem usada pelos jornalistas que trabalham na Fundao e so responsveis por levar sociedade informaes sobre sade e cincia. Trabalho que precisa ser feito com clareza, preciso e delidade aos fatos, em respeito ao bom jornalismo, boa prtica prossional e populao brasileira, para a qual esta instituio trabalha h mais de 100 anos. Com o Manual, pretende a Coordenadoria de Comunicao Social (CCS) estreitar os laos que a unem s assessorias de comunicao das unidades da Fundao. Alm de beber na fonte de outras obras similares que existem no pas, este Manual tambm rene convenes que foram consagradas pelo trabalho dirio da CCS em apurar, redigir, editar e veicular textos na Agncia Fiocruz de Notcias, na Revista de Manguinhos e em comunicados internos. Esse aspecto sobressai especicamente na seo Regras para a Fiocruz, mas no apenas nela. Embora dena, estipule e recomende, este Manual uma obra aberta. Como a linguagem viva e se modica, o que til agora poder no ser mais tarde. Portanto, acrscimos, correes e atualizaes podero (e devero) ocorrer nas prximas edies. Sugestes so bem-vindas. Para a redao e produo desta obra foram consultados e serviram de inspirao os manuais de redao de O Globo, da

Folha de S. Paulo, de O Estado de S. Paulo, da Editora Abril, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, da Agncia Senado, da Rdio Senado, da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, da Prefeitura de Vitria, da Presidncia da Repblica, da Rdio Guaba, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, do ltimo Segundo, da Universidade Federal de Viosa, da Universidade do Estado de Minas Gerais e da Faculdade Csper Lbero.

SUMRIO
5 6 8 11 16 20 24 26 27 29 30 31 34 35 36 Princpios Conciso e harmonia Clareza e preciso Estilo Regras para a Fiocruz Escreva com inicial maiscula Escreva com minscula Palavras estrangeiras, itlico, negrito e aspas Siglas Abreviaturas e sinais grcos Unidades de peso e medidas Numerais, algarismos e cifras Graa de horas Convenes para a internet O novo acordo ortogrco

PRINCPIOS Exige-se do jornalista que trabalha na Fiocruz um conhecimento preciso do lugar que a Fundao ocupa no cenrio nacional, como instituio que tem por misso atuar em favor da sade pblica e da cincia, beneciando a populao brasileira. Este profissional deve manter conscincia crtica em relao sociedade em que vive e ter conhecimento dos seus processos polticos, econmicos, sociais e culturais. Os textos escritos por jornalistas da Fiocruz precisam ser cuidadosamente elaborados, para que se apresentem claros, objetivos e is aos fatos. Devem ser destitudos de qualquer adjetivao. No cabe ao jornalista emitir opinio sobre o discurso, as proposies e os projetos do entrevistado. A divulgao das notcias e os destaques seguem padres puramente jornalsticos. Os textos no privilegiam partidos polticos, instituies, estados da Unio ou qualquer indivduo. Recebem maior destaque as notcias que se referem a decises que afetem em maior grau a vida das pessoas e a um nmero maior delas. Como qualquer cidado, o jornalista tem direito a suas opinies e convices polticas e ampla liberdade de express-las. No entanto, como todo funcionrio, no local de trabalho e no exerccio de sua atividade prossional deve manifest-las por meio dos canais facultados para isso. Suas posies no podem inuenciar a apurao ou redao do texto. As reportagens e a edio no podem reetir uma predisposio favorvel ou contrria a qualquer tendncia poltica.

Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz

Redigir uma tarefa que implica o domnio de capacidades lingusticas. um processo intelectual em que se organizam ideias sobre um determinado tema e elas so expressas por escrito. Assim, para redigir um bom texto, preciso, alm de escrever corretamente, ter claras as ideias que se pretende pr no papel e estar seguro do assunto a ser tratado, porque caso contrrio o texto no vai uir. Nunca demais lembrar a importncia da leitura para o trabalho jornalstico e que o conhecimento prvio de todo o material referente ao texto a ser produzido um procedimento bsico para a compreenso do assunto. O jornalista deve redigir sua reportagem como se fosse o texto nal a ser divulgado pela Fiocruz. Embora os textos possam ser alterados pelos editores, o jornalista deve escrever tendo a noo de que o material pode ser imediatamente divulgado.

CONCISO E HARMONIA O texto deve ser simples, preciso, objetivo e conciso, observada a preocupao de utilizar apenas as palavras estritamente necessrias. Tudo que puder ser transmitido em uma frase no deve ser dito em duas; a conceituao sinttica de uma ideia prefervel analtica; para cada ideia o idioma reserva pelo menos uma palavra que a representa com preciso. Cabe ao jornalista encontr-la. Detalhes irrelevantes so dispensveis: o texto deve ir direto ao que interessa, sem rodeios ou redundncias, sem caracterizaes e comentrios supruos, livre de adjetivos e advrbios inteis, sem o recurso subordinao excessiva. Eliminados os excessos, o perodo ganha em conciso, harmonia e unidade.
Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz 7

Em certas ocasies, para favorecer o entendimento, aconselha-se a adoo da ordem inversa. Essa necessidade evidente neste exemplo: Foi iniciado o debate sobre drogas na Cmara. A ordem direta confere sentido ambguo frase, pois permite a interpretao de que a circulao de drogas na Cmara est em debate. Para evitar a confuso, opte pela ordem inversa: Na Cmara, foi iniciado o debate sobre drogas. A linguagem, tcnica ou comum, deve ser articulada de modo a proporcionar perfeita compreenso do contedo da comunicao: importante que as ideias sejam ordenadas e interligadas de modo lgico e harmnico. Perodos em sequncia devem ser iniciados com estruturas diversas, umas em relao s outras. Isso signica que os perodos e pargrafos no se iniciam com as mesmas palavras ou com estruturas semelhantes: a simplicidade do texto no deve servir de pretexto para a repetio de formas e frases desgastadas, a pobreza vocabular ou o uso exagerado da voz passiva (ser iniciado, ser realizado, sero discutidos etc). A repetio de palavras ou de estruturas, no entanto, pode ser usada como recurso estilstico, mais comum no caso de pronunciamentos. indispensvel que as construes frasais tenham coerncia e coeso. Para isso, devem ser empregados, correta e convenientemente, os conectivos de transio (conjunes, preposies, pronomes, advrbios, locues adverbiais e algumas palavras denotativas, que servem para interligar, num plano menor, as frases e, num plano mais abrangente, os pargrafos).

Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz

CLAREZA E PRECISO O lide deve ser o mais informativo possvel, dispensando detalhes. No deve ser redigido com perodos longos e frases intercaladas, que obrigam o leitor a uma ginstica mental para compreender o texto. O ideal evitar iniciar o lide com declarao entre aspas. Esse um recurso que poder ser usado excepcionalmente apenas se houver o entendimento de que a frase pode causar impacto no leitor. O jornalista atua como intermedirio entre o fato ou a fonte de informao e o leitor e no deve limitar-se a transpor para o papel as declaraes do entrevistado. Faa-o de modo que qualquer leitor possa apreender o signicado das declaraes. Se a fonte fala em demanda, o reprter pode usar procura, sem nenhum prejuzo. Da mesma forma traduza patamar por nvel, posicionamento por posio, conscientizao por convencimento e assim por diante. Abandone a cmoda prtica de apenas transcrever: o texto passar a ter o mnimo indispensvel de aspas e qualquer entrevista, por mais complicada, sempre tender a despertar maior interesse no leitor. S recorra aos termos tcnicos absolutamente indispensveis e nesse caso ponha o signicado entre parnteses. At pouco tempo se escrevia sobre juros sem chamar ndices, taxas e nveis de patamares. Preos eram cobrados e no praticados. E parmetros equivaliam a pontos de referncia. importante construir as frases na ordem direta (sujeito verbo complemento), evitando-se inverses e preciosismos sintticos. A pontuao deve ser empregada de forma criteriosa, evitando-se abusos de carter estilstico.
Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz 9

As frases devem ser objetivas, nunca demasiado longas. recomendvel evitar intercalaes excessivas e o emprego de recursos que as alonguem desnecessariamente tais como vrgulas, conjunes e verbos no gerndio. O perodo a seguir um exemplo de como no se deve escrever: O Sistema nico de Sade (SUS) poder ser obrigado a oferecer atendimento integral para prevenir e tratar a obesidade, conforme projeto de lei dispondo sobre essa exigncia, apresentado nesta semana Mesa da Cmara, que decidiu encaminh-lo imediatamente s comisses tcnicas para exame em carter de urgncia da matria, j que ela foi considerada de relevante interesse social. Reconstrudo, o perodo ganha em clareza e estilo: O Sistema nico de Sade (SUS) poder ser obrigado a oferecer atendimento integral para preveno e tratamento de obesidade. A exigncia est prevista em projeto de lei apresentado nesta semana Mesa da Cmara dos Deputados, que o encaminhou imediatamente s comisses tcnicas para exame em carter de urgncia, dado o relevante interesse social da matria. O texto deve ser construdo de forma a evitar expresses ou palavras que lhe conram duplo sentido. O autor deve ter cuidado especial com as chamadas ambiguidades construes frasais que, embora corretas gramaticalmente, induzem a interpretaes dbias. o que se verifica no exemplo O relator disse ao deputado que ele est liberado para defender a matria, em que no se sabe quem, anal, est liberado. Nesse caso, a soluo reconstruir a sentena: Liberado para defender a matria, o relator comunicou o fato ao deputado; ou, se o entendimento for o inverso: O relator liberou o deputado para defender a matria.
10 Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz

Devem ser escolhidos termos que tenham o mesmo sentido e signicado na maior parte do territrio nacional, evitando-se o uso de expresses locais ou regionais. Evite palavras dispensveis. Use prefeitura e no prefeitura municipal; em fevereiro e no no ms de fevereiro; Bahia e no Estado da Bahia; o governador do Amazonas, e no o governador do Estado do Amazonas; Secretaria de Sade do Paran e no secretaria estadual de Sade do Paran. Em relao a este ltimo exemplo, as excees so os estados do Rio de Janeiro e de So Paulo, cujas capitais tm os mesmos nomes. Portanto, nestes dois casos, seja preciso: a Secretaria Municipal de Sade do Rio de Janeiro; a Secretaria Estadual de Sade de So Paulo. Em citaes textuais, quando em discurso direto, devem ser usados os verbos dizer, afirmar, declarar. prefervel abusar deles a empregar outros verbos inadequadamente. Podem ser usados tambm verbos (e suas formas verbais) considerados neutros, como observar, argumentar, acentuar, acrescentar, ressaltar. errado usar colnia como expresso relativa a uma comunidade de estrangeiros e seus descendentes. Colnia tem sentido poltico, de dominao de um territrio ou de uma nao por um outro pas. O correto escrever a comunidade italiana em So Paulo, a comunidade japonesa no Paran, a comunidade brasileira na Frana. Os pronomes demonstrativos aquele e aquela no ficam bem quando usados para substituir palavras e evitar repeties. No escreva o titular daquele ministrio, ou do referido ministrio, para designar um ministro. Quando no houver jeito, melhor repetir uma palavra do que usar muletas.
Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz 11

Ao citar um estudo ou projeto desenvolvido em um municpio pouco conhecido, no esquea de informar o estado em que est localizado, na primeira vez em que escrever o nome do lugar. As capitais e as cidades mais conhecidas, como Campinas, Santos, Juiz de Fora, Petrpolis e outras, dispensam a indicao do estado. Sempre que possvel, informe qual a distncia do municpio at a capital e qual a sua populao. Quando citar prefeitos e governadores, inclua depois do nome, entre parnteses e apenas na primeira vez em que mencionar, o partido ao qual pertence o poltico. Se for deputado federal ou senador, acrescente, aps a sigla partidria, a do estado pelo qual o parlamentar foi eleito: O senador Erico Verissimo (PPP-RS) informou que....

ESTILO Evite chaves, modismos, cacoetes e locues desnecessrias, antijornalsticas, malformadas, redundantes e inadmissveis, como grave problema de sade pblica, desbaratada a quadrilha, discorrer sobre o tema, em s conscincia, esgoto a cu aberto, fazer das tripas corao, lenda viva, pgina virada, propriamente dito, tbua de salvao, tirar do bolso do colete, voltar estaca zero, perder o bonde da histria, pr a casa em ordem, nau sem rumo, petio de misria, mo de ferro, cantar vitria, colhido pelo nibus, colocar um ponto final, comdia de erros, cortina de fumaa, divisor de guas, ataque fulminante, calorosa recepo, carreira meterica, do Oiapoque ao Chu, erro gritante, escoriaes generalizadas, estrondoso sucesso, fazer por merecer, fortuna incalculvel, fonte inesgotvel, joia da coroa, atuao
12 Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz

impecvel, luz no fim do tnel, na vida real, no fundo do poo, os quatro cantos do mundo, perda irreparvel, a pergunta que no quer calar, prejuzos incalculveis, requintes de crueldade, respirar aliviado, verdadeiro tesouro, usina de ideias, visivelmente emocionado, a mil por hora, anos dourados, aquecer as turbinas, a todo vapor, calor de rachar catedrais, carimbar o passaporte, atirar farpas, complexo virio, conquistar o seu espao, em grande estilo, entrar em rota de coliso, sob o signo de, mostrar cacife, pelo andar da carruagem, deixar a desejar, chegar a um denominador comum, pano de fundo, estourar como uma bomba, encerrar (ou abrir) com chave de ouro, segredo guardado a sete chaves, dar o ltimo adeus, bandidos fortemente armados, forte esquema de segurana, correr atrs do prejuzo, dispensa apresentaes, elo de ligao, erva maldita, consenso geral, encontrar a morte, enfrentar de frente, ente querido, pavoroso incndio, profissional do volante, congestionamento monstro, inserido no contexto, calor senegalesco, elenco de medidas, data natalcia, soldado do fogo, precioso lquido, fechar as cortinas, ao apagar das luzes, precipitao pluviomtrica, trduo momesco, gentilmente cedido, ganhar grtis, sofrer melhora, gesto tresloucado, inflao galopante, encarar de frente, vias de fato, todos so unnimes, vtima fatal, separar o joio do trigo, tirar uma posio, cenrio dantesco, receber sinal verde, a duras penas, atingir em cheio, a toque de caixa, banco dos rus, chover no molhado, conjugar esforos, coroado de xito, depois de um longo e tenebroso inverno, em compasso de espera, ensaiar os primeiros passos, lugar ao sol, pomo da discrdia, negcio da China, preencher uma lacuna, pgina virada, tiro de misericrdia, gerar polmica, duras crticas, correr por fora, rudo ensurdecedor, consequncias imprevisveis, fato real, sintoma indicativo, vereador da
Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz 13

cidade, detalhe minucioso, interromper de uma vez, livre escolha, supervit positivo, dficit negativo, conviver junto, multido de pessoas, abusar demais, comparecer em pessoa, propriedade caracterstica, gritar bem alto, abertura inaugural, voltar atrs, completamente vazio, inesperada surpresa, freqentar constantemente, amanhecer o dia, outra alternativa, exceder em muito, repetir outra vez, planejar antecipadamente, plano futuro, tambm cultura, agradar a gregos e troianos, crivado de balas, apertar os cintos, agente da lei, via de regra, corpo escultural, doena insidiosa, laos indissolveis, lamentvel equvoco, mera coincidncia, lauto banquete, obra faranica, profundas razes, habitat natural, parcos conhecimentos, relevantes servios, rigoroso inqurito, singela homenagem, subida ngreme, tarefa herclea, tumulto generalizado, trgica ocorrncia, slidos conhecimentos, semblante carregado, amarga decepo, entre outros exemplos, gua cristalina, perseguio implacvel, viva inconsolvel, expressamente proibido, relaes bilaterais entre dois pases, certeza absoluta, acabamento final. prefervel usar palavras e expresses simples, em seu sentido comum: atual sempre melhor que hodierno, glido prefervel a lgido, convm usar afvel em vez de lhano, abrao no lugar de amplexo, adiar em vez de procrastinar, prefira obscurecer a obnubilar, batida a coliso, mulher a esposa, morte a bito, banheiro a toalete, apressar ou acelerar a agilizar, entrar a ingressar, votar a sufragar, pretender a tencionar, e automvel a viatura. No use preciosismos como petardo, fisicultor, camposanto, necrpole, edil, burgomestre, alcaide, instigante, plantel (para se referir aos jogadores de um time de futebol), planta (no lugar de fbrica), causdico, colocao (no
14 Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz

sentido de dar uma opinio), agudizao, paradigmtico, transfusional, congressual, nosocmio, execucional, paragonado programtico, dialogal, instrucional, apoiamento, pasta (como sinnimo de ministrio), tecnologizado e consubstanciao. No use verbos como transacionar, rentabilizar, contabilizar, emblematizar, operacionalizar, detonar (a no ser no sentido de explodir uma bomba), adentrar, penalizar (no sentido de punir), sinalizar (como indicar), praticar (preos, juros ou taxas), objetivar, otimizar, obstaculizar, inicializar, parabenizar, deletar, blindar (o uso correto o de proteger um objeto, no uma pessoa), pactuar, comercializar, elencar (que no est registrado nos dicionrios), capilarizar e protocolizar. Evite usar excessivamente o verbo realizar. Substitua, de acordo com o contexto, por verbos como fazer, promover, organizar e desenvolver. Use resgatar apenas para pessoas recuperadas ou salvas de seqestro, acidente, naufrgio, desaparecimento ou incndio. No se resgata a cidadania, o humor ou alguma outra condio ou caracterstica perdida por uma pessoa ou um grupo. Nestes casos o correto usar o verbo recuperar. Seja objetivo. Avaliar melhor que fazer a avaliao, vetar que opor veto. Mas h casos, poucos, em que duas palavras funcionam melhor do que uma. Ex: prefira tornar disponvel (ou oferecer) a disponibilizar; e tornar vivel a viabilizar. Evite vcios lingusticos, como no obstante, por outro lado, enquanto isso, ao mesmo tempo, entrementes, atravs de (a no ser no sentido fsico), isto posto, pelo contrrio, no bojo de, em prol, outrossim, sendo que, alm disso, alm do
Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz 15

que, ao passo que, por sua vez, posto que, porquanto, por consequncia, do contrrio, de modo que, em face de, de forma que, haja vista, de modo a, antes de mais nada, at porque, com direito a, ademais, por conseguinte e por fim.

REGRAS PARA A FIOCRUZ Prefira Fiocruz Fundao Oswaldo Cruz. A sigla por demais conhecida, em especial por aqueles que leem textos veiculados pela instituio. Escreva Fiocruz e no FIOCRUZ. E sem negrito. Todos os textos publicados em materiais impressos ou veiculados em pginas eletrnicas da Fiocruz precisam ser revisados e receber a aprovao do pesquisador entrevistado, para evitar que sejam divulgadas informaes incorretas ou imprecisas. Para no repetir em excesso a palavra Fiocruz, substitua por Fundao (com a inicial em maiscula, porque faz parte do nome), ou instituio (em minscula). A palavra unidade, como sinnimo dos setores em que a Fiocruz se divide, fica sempre com a inicial em minscula (ex: O Cecal est em festa. A unidade, que comemora 20 anos nesta quarta-feira (8/9)...). Cargos de dirigentes so sempre grafados em minsculas (ex: o presidente da Fiocruz, o diretor de Biomanguinhos, a chefe do Laboratrio de Biologia Celular). As siglas com mais de trs letras das unidades tm apenas a inicial grafada em maiscula (Ipec, Ensp, Cecal, Icict, Diplan,
16 Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz

Dirad, Direh, Dirac e Audin). As siglas com trs letras vm sempre integralmente em maisculas (IOC, IFF, COC). As siglas que tm mais de trs letras, mas que no so lidas como palavras, ficam totalmente em maisculas (INCQS). Cite as unidades assim: O estudo, desenvolvido na Escola Nacional de Sade Pblica (Ensp/Fiocruz).... Ou: O bilogo Euclides da Cunha, da Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio (EPSJV/Fiocruz).... Ou ainda: O Instituto de Comunicao e Informao Cientca e Tecnolgica em Sade (Icict/Fiocruz).... A partir da segunda meno use apenas a sigla ou ento o Instituto, a Escola. A no ser que seja necessrio, evite citar laboratrios e departamentos, o que leva a uma profuso de nomes e siglas que atrapalham o leitor, que desconhece essas subdivises internas. O Museu da Vida pode ser relacionado diretamente Fundao, sem incluir o nome da Casa de Oswaldo Cruz, para no alongar a frase e ench-la de referncias. A mesma regra vale para setores como o Centro Latino-Americano de Estudos de Violncia e Sade (Claves), o Centro de Estudos da Sade do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) e o Centro de Sade Escola Germano Sinval Faria. Em textos jornalsticos estes setores podem ser relacionados diretamente Fiocruz, e no a suas respectivas unidades. O Instituto de Tecnologia em Imunobiolgicos e o Instituto de Tecnologia em Frmacos tm como siglas, respectivamente, Biomanguinhos e Farmanguinhos, sem hfens e com a palavra manguinhos com inicial em minscula. Manguinhos, que nome de lugar, une-se ao prexo sem hfen. Alm disso, o prefixo bio no requer hfen ao se juntar a qualquer outra palavra, independentemente da letra inicial.

Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz

17

Sempre que for preciso, d preferncia a citar o entrevistado por seu maior nvel de especializao: infectologista, entomologista, virologista, sanitarista, epidemiologista etc. Ao citar a especialidade de um pesquisador, prefira relacionlo rea qual est ligado no momento e sobre a qual trata a reportagem. Se ele um dia se formou em direito, mas fez carreira acadmica na rea de histria, cite-o como historiador. No entanto, cite a formao em advocacia se isso for importante para a melhor compreenso do tema sobre o qual escreve ou caso redija um texto mais leve, menos descomprometido do factual e que conte a trajetria do entrevistado. No identifique um entrevistado como doutor, professor doutor ou professor mestre. Mas h situaes em que a citao da ps-graduao em alguma rea fundamental para a melhor compreenso e preciso do texto: O mdico Lima Barreto, doutor em antropologia pela Universidade de So Paulo.... Ou, em uma segunda citao: O coordenador do projeto, que mestre em geografia, disse.... O cargo vem sempre na frente do nome, e no o inverso. Ex: O diretor do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Machado de Assis, assinou o convnio..., ou O chefe do Departamento de Economia da UFRJ, Graciliano Ramos, ganhou o prmio.... Nomes s ficam entre vrgulas quando o citado a nica pessoa naquela funo: O presidente da Fiocruz, Jos de Alencar, disse que.... Ou: O coordenador do projeto gua Limpa, Guimares Rosa, vai estender o prazo.... Quando a funo exercida por mais de uma pessoa, o nome no ca entre vrgulas: A enfermeira do IFF Rachel de Queiroz afirmou que seu projeto tem como meta estimular....

18

Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz

Teses de doutorado, dissertaes de mestrado, mesas-redondas, palestras, ocinas, conferncias, projetos de pesquisa, monograas e ans so citados sempre em itlico, com apenas a primeira letra em maiscula, com exceo dos nomes prprios. Ex: O Centro de Estudos de Biomanguinhos apresenta a palestra Avanos no desenvolvimento de vacinas para hepatite C. Ou: O 3 Encontro Regional de Ouvidorias Pblicas da Regio Sul, com o tema A construo da ouvidoria pblica no Brasil, ocorrer nos dias 25 e 26 de outubro. Ou ainda: O professor Pero Vaz de Caminha vai proferir a palestra Determinantes sociais do processo sade-doena nesta quarta-feira (5/7). Seminrios, simpsios, congressos e semelhantes so grafados sem itlico, com maisculas e minsculas. Ex: O 1 Simpsio Nacional de Sade, Alimentao e Cultura, promovido pela Escola Nacional de Sade Pblica (Ensp/Fiocruz), divulgou.... As unidades regionais da Fundao devem ser citadas preferencialmente com referncia s unidades da Federao onde esto instaladas: Fiocruz Bahia, Fiocruz Pernambuco, Fiocruz Paran, Fiocruz Minas, Fiocruz Amaznia e Fiocruz Braslia. Ao citar ou anunciar um evento ou acontecimento, indique com preciso, entre parnteses, o dia e o ms: A reunio do Conselho Deliberativo da Fiocruz, marcada para esta sexta-feira (19/10).... Despreze os zeros esquerda: A aula magna que abrir o ano letivo da Fundao est marcada para quarta-feira (3/4). Se for o primeiro dia do ms, utilize ordinal (1/8). Ao escrever sobre uma parceria entre outras instituies e a Fundao, cite-a por ltimo: O convnio, assinado entre o Instituto Pasteur, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fiocruz.... Ao mencionar pesquisadores de diferentes instituies, escreva por ltimo os nomes dos prossionais da Fiocruz.
Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz 19

Em geral, a mulher conhecida pelo prenome. Mas, no caso de ser mais conhecida pelo sobrenome, no hesite em chamla assim a partir da segunda citao no texto. As declaraes dos entrevistados sempre vm, nos textos corridos, entre aspas. No use travesses. No use os termos lepra e leproso, substituindo-os, respectivamente, por hansenase e hanseniano. No use tambm a expresso aidtico. Neste caso, prefira paciente de Aids (para quem est recebendo tratamento) ou portador do HIV (para quem tem o vrus mas no est sendo tratado). Ao se referir ao prdio que simboliza a Fundao, escreva Castelo da Fiocruz, e no Castelo de Manguinhos ou Pavilho Mourisco. Publicaes e sites jornalsticos da Fundao devem ser escritos em negrito: Agncia Fiocruz de Notcias, Revista de Manguinhos, Informe Ensp, BioNotcias, Mame Eu Quero etc. Quando o texto estiver todo em negrito, o nome da publicao ca sem negrito. Em uma segunda citao no texto a Agncia Fiocruz de Notcias pode aparecer por meio de sua sigla: AFN.

ESCREVA COM INICIAL MAISCULA Nomes de fatos e perodos histricos e arqueolgicos: Antiguidade, Idade Mdia, Renascena, Mesozoico, Jurssico, Segunda Guerra Mundial, Revoluo Francesa, Descobrimento, Primeira Repblica, Guerra de Canudos, Incondncia Mineira. Devem ser grafados com inicial em maiscula os nomes prprios de continentes, pases, estados, cidades, regies
20 Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz

geogrficas em geral (frica, Mxico, Tocantins, Zona Sul, Baixada Fluminense, Pantanal Mato-Grossense, Hemisfrio Norte, Oriente, Ocidente), das grandes regies brasileiras (o Nordeste, o Sul, o Centro-Oeste, a Regio Sudeste, a Regio Norte) e dos ecossistemas (Cerrado, Mata Atlntica, Floresta Amaznica, Caatinga). Nomes de constelaes, galxias e corpos celestes: Via Lctea, Sistema Solar, Sol, Lua, Terra, Marte. Usa-se minscula quando em referncia a condies climticas e meteorolgicas: dia de sol, lua cheia. O Universo, como o conjunto dos corpos celestes. Apenas a palavra referente ao gnero cientfico fica com a inicial em maiscula. A outra, referente espcie, deve ser grafada toda em minscula. Ex: Homo sapiens, Apis mellifera. Mas em vez de usar Apis sp, escreva do gnero Apis; e substitua Apiis spp por vrias espcies do gnero Apis. Nomes cientficos de famlias, ordens e classes devem ser grafados com inicial em maiscula. Ex: Rodentia e Canidae (nunca em itlico). Entretanto, prera os termos equivalentes em portugus, sempre em minscula. Ex: roedores e candeos. Festas e datas tradicionais, histricas, religiosas ou pags devem ser grafadas com a inicial em maiscula. Ex: Natal, Rveillon, Semana Santa, So Joo, Carnaval, Pscoa, Dia do Trabalho, Sete de Setembro, Quinze de Novembro. Observao: use o Carnaval, mas antigos carnavais. Vias pblicas: Praa das Naes, Avenida Brasil, Rua Leopoldo Bulhes.

Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz

21

Palavras hifenizadas: Gr-Bretanha, Vice-Presidncia. Acidentes geogrficos: Lagoa dos Patos, Rio Solimes, Mar Mediterrneo, Cabo da Boa Esperana, Morro Branco, Oceano ndico, Atol das Rocas, Pico da Neblina. Nomes de divindades, santos, entidades sagradas, religiosas e mitolgicas: Deus, Jeov, Al, Esprito Santo, Nossa Senhora, So Francisco, Afrodite, Exu, Shiva, Buda. Nomes de jornais e revistas, inclusive as cientficas, devem ser grafados com inicial maiscula e em itlico em todas as palavras. No so considerados palavras principais os artigos, preposies e conjunes localizadas no meio ou no fim do nome. Ex: O Globo, Veja, Scientic American, Annual Review of Neuroscience. Nomes de livros, filmes, pinturas, esculturas, peas teatrais, programas de TV, canes e ans devem ser grafados apenas com a inicial maiscula (e os nomes prprios, quando existirem) e em itlico em todas as palavras. Ex: Uma breve histria do tempo, Fantstico, Parque dos dinossauros, Vestido de noiva, Incidente em Antares, Romeu e Julieta, Grande serto: veredas, Crime e castigo, O rei da vela, E o vento levou, O pensador, A banda, Aquarela do Brasil. Nomes de movimentos, campanhas, programas e acontecimentos polticos ou sociais marcantes: Ao da Cidadania pela Vida contra a Fome e a Misria, Diretas-J, O Petrleo Nosso, Queremismo, Campanha da Fraternidade. Denominaes de leis, impostos, taxas e tarifas pblicas: Cdigo de Trnsito, Lei dos Genricos, Imposto sobre Produtos Industrializados, Imposto de Renda, Taxa de Juros de Longo Prazo, Taxa de Limpeza Urbana.
22 Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz

Nomes de entidades pblicas e privadas, leis, projetos e programas ociais devem ser grafados com inicial em maiscula em todas as palavras principais. Ex: Universidade Federal de Minas Gerais, Ministrio da Sade, Assemblia Legislativa do Cear, Fundao Bradesco, Petrobras, Banco Ita, Programa Nacional de Merenda Escolar, Sistema nico de Sade, Lei de Diretrizes e Bases da Educao. Nomes das instituies militares e suas subdivises. Ex: a Marinha, o Exrcito, a Aeronutica, a Infantaria, a Artilharia. Use o termo Foras Armadas tambm em maisculas e no use as Armas como sinnimo. Batalhes da Polcia Militar, quando determinados: 12 Batalho. Prdios, monumentos, auditrios, pavilhes e afins, quando determinados: Palcio do Planalto, Torre Eiffel, Auditrio Sergio Arouca. Mas com minscula quando no determinado. Ex: O palcio foi esvaziado por medida de segurana. Nomes de instituies polticas e filosficas: Estado (no sentido de nao politicamente constituda), Unio, Federao (quando se refere ao conjunto dos estados brasileiros), Justia, Repblica, Parlamento, Igreja, Poder Legislativo. Em alguns casos use maiscula ao especicar (a Constituinte de 1946, o Parlamento Europeu, a Primeira Repblica), mas use minscula ao generalizar (parlamentos asiticos, repblicas africanas, constituintes brasileiras). Smbolos nacionais: Bandeira Nacional, Hino Nacional. Conceitos como Primeiro Mundo, Terceiro Mundo. A Humanidade, significando o conjunto de todos os seres humanos.
Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz 23

Nomes de instituies religiosas: a Igreja Catlica, a Igreja Messinica. As religies, entretanto, so sempre em minsculas: o protestantismo, o budismo, o hindusmo. Nomes de avies, naves espaciais, satlites, sondas e embarcaes: Enola Gay, 14 Bis, Atlantis, Columbia, Sputnik, Voyager, Queen Elizabeth, Cisne Branco. Eventos esportivos e culturais: Copa do Mundo, Mundial de Vlei, Bienal de Pesquisa. Nomes de doenas quando derivados de nome prprio ou formados por sigla: doena de Chagas, mal de Parkinson, Aids (Acquired Immunodeficiency Sindrome), LER (Leso por Esforo Repetitivo), Dort (Distrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Eptetos: Rui Barbosa, o guia de Haia; Floriano Peixoto, o Marechal de Ferro; Jos Bonifcio, o Patriarca da Independncia; Santos Dumont, o Pai da Aviao. Projetos civis, militares, artsticos, pblicos, governamentais, cientcos, culturais, esportivos, religiosos etc so grafados sem itlico, com as iniciais das palavras em maisculas, com exceo de artigos, preposies e conjunes situadas no meio do nome. Ex: Calha Norte, Bolsa Famlia, Cheque Cidado, Luz para Todos. Unidades administrativas, quando antecedem o nome: Provncia de Buenos Aires, Condado de Nova York, Canto de Fribourg, Departamento de Cuzco, Prefeitura do Rio de Janeiro. Mas municpio e cidade sempre com inicial em minscula. Excees: Cidade do Mxico, Cidade do Panam, Cidade do Cabo.

24

Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz

Nomes de comendas, ordens e prmios: Ordem do Mrito Naval, Prmio Nobel.

ESCREVA COM MINSCULA Nomes de reas ou disciplinas da cincia: fsica, medicina, qumica, sociologia, astronomia, ecologia, cincias humanas, histria, paleontologia. Nomes de cursos: especializao em direito sanitrio, ps-graduao em jornalismo econmico, mestrado em antropologia, doutorado em cincia da computao. Mas leva maiscula o nome do programa: Programa de Ps-Graduao em Histria da Cincia. Nomes populares de animais e plantas: bicho-da-seda, leopardo, lobo-guar, gueira-asitica, amor-perfeito (nomes compostos sempre com hfen). Nomes de elementos qumicos, partculas subatmicas, minerais, materiais, doenas, tcnicas cientficas e tecnologias: hidrognio, ouro, mercrio, mson, lptons, magnetita, baquelite, dermatite, psorase, cromatograa. S use maisculas em siglas (do tipo PVC) ou quando inclui nomes prprios, como efeito Doppler. Ttulos honorficos e eclesisticos: doutor honoris causa, cidado honorrio, sir, dom. Termos derivados de nomes prprios: pasteurizar, freudiano, darwinismo, marxista, hegeliano, kafkiano, byroniano. Nomes de profisses, cargos, honrarias ou funes: gelogo, marechal, almirante, capito, deputado, diretor, presidente
Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz 25

(a instituio fica em maiscula: da Repblica), ministro (da Cultura), secretrio (de Gesto Estratgica e Participativa do Ministrio da Sade), ator, pedreiro, bioqumico, marqus, baro, rei, imperador, frei, cardeal, papa. Nacionalidades, naturalidades e nomes de povos indgenas: brasileiro, alemo, uminense, paulista, itabirano, tucano, xavante, guarani. Nomes das estaes do ano, de pontos cardeais (quando referem-se a direo ou rea geogrfica: o sul da Amaznia, o norte da Frana, voar para o leste) e nas palavras estado (como unidade da Federao, a no ser que o nome do estado esteja junto) e governo (em qualquer caso, mesmo quando se trata do governo federal). Compostos em que nomes prprios integram substantivos (pau-brasil, banho-maria, castanha-do-par, cravo-da-ndia, gua-de-colnia, pinheiro-do-paran, coco-da-baa, joode-barro), ou quando nomes prprios tornam-se substantivos comuns (um dom-quixote, um mecenas, um judas, um caxias). Nomes de entidades do folclore: saci, mula-sem-cabea, lobisomem. Conceitos como parlamentarismo, presidencialismo, liberdade, paz, comunismo, capitalismo, fordismo. Use em justia e igreja (quando no se trata das instituies). Documentos pblicos, a no ser quando tem nome prprio (Lei urea) ou vm acompanhados do respectivo nmero (Lei 8.666, Medida Provisria 2.078).

26

Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz

A palavra que servir para designar dois ou mais rgos, empresas, entidades, normas, corporaes, prmios, estdios, regies, ruas, acidentes geogrficos e outros: os ministrios da Sade e do Planejamento; os campeonatos Brasileiro e Goiano; os aeroportos do Galeo e de Congonhas; os rios Tiet e Amazonas; as universidades do Piau, do Cear e do Par; as fundaes Carlos Chagas e Oswaldo Cruz; as baas de Guanabara e de Sepetiba.

PALAVRAS ESTRANGEIRAS, ITLICO, NEGRITO E ASPAS Use itlico em palavras estrangeiras. Ex: Os bailarinos foram aplaudidos aps o pas-de-deux, Na poca da inflao, o overnight era uma boa aplicao, O excesso de pop-ups e banners irrita o internauta, A glasnost e a perestroika apressaram o fim do comunismo. O itlico no deve ser usado para destacar expresses em portugus. Em ttulos, se diagramados em negrito, use termos estrangeiros em itlico e negrito: Um laser mais potente. No use itlico em nomes prprios de instituies, construes e logradouros estrangeiros que no tem traduo consagrada, como Scotland Yard, Empire State, World Trade Center, Times Square, Ponte Vecchia, Bois de Boulogne. Sempre que houver, prefira as tradues: Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Universidade Harvard, Universidade de Nova York, Instituto Smithsonian, Institutos Nacionais de Sade (NIH), Centro de Preveno e Controle de Doenas (CDC), Museu Britnico etc. Observe que as siglas permanecem da maneira como so grafadas na lngua original.

Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz

27

Nomes de reis, rainhas, papas, santos, prncipes e princesas do passado so aportuguesados. Mas cam na graa original os nomes de reis, rainhas, prncipes e princesas da atualidade: rainha Elizabeth, prncipe Charles, prncipe Andrew. Use itlico em nomes cientficos de animais e plantas, referentes a gnero e espcie: Coffea arbica (caf), Carica papaya (mamo), Felis catus (gato domstico), Panthera leo (leo), Homo sapiens, Homo erectus, Ocotea odorifera (canelasassafrs), Loxodonta africana (elefante africano), Otus choliba (corujinha-do-mato). Embarcaes, avies, naves espaciais, satlites, equipamentos e mquinas com nomes em outras lnguas no so escritos em itlico, por serem nomes prprios. Use negrito s em ttulos e entrettulos, nunca para dar destaque no texto. Use aspas simples para destacar palavras ou expresses dentro de uma declarao entre aspas duplas. Use aspas duplas apenas em declaraes atribudas a algum.

SIGLAS Salvo nos casos em que a sigla bastante difundida, ou seja, quando a instituio a que ela se refere mais conhecida pela prpria sigla do que pelo nome completo (Petrobras, IBGE, SBT, ONU etc), o nome da instituio deve ser escrito por extenso, antes da sigla (que deve vir a seguir, entre parnteses), na primeira meno, usando-se apenas a abreviatura a partir da.
28 Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz

Siglas formadas por at trs letras so grafadas com maisculas: ONU, OMS, OMC. Siglas formadas por quatro ou mais letras, cuja leitura seja feita letra por letra, so grafadas com maisculas: PMDB, INPC, INSS. Siglas formadas por quatro ou mais letras, que formem palavra pronuncivel, so grafadas como nome prprio (apenas a primeira letra maiscula): Otan, Unesco, Capes, Petrobras, Sudene, Cobal, Embrapa, Inpe, Inpa, Funbio, Finep, Unesp. Siglas em que haja leitura mista (parte pronunciada pela letra e parte como palavra) so grafadas com todas as letras em maisculas: CPAV (Centro de Produo de Antgenos Virais), DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes), MDIC (Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior), DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veculos Automotores de Via Terrestre). No caso de siglas consagradas que fogem s regras acima, deve-se obedecer sua grafia prpria: CNPq (Conselho Nacional de Pesquisas), MinC (Ministrio da Cultura), SESu (Secretaria de Educao Superior do Ministrio da Educao), UnB (Universidade de Braslia), UFSCar (Universidade Federal de So Carlos). Siglas que no mais correspondam com exatido ao nome por extenso tambm devem ser acatadas, se forem as siglas usadas oficialmente: Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), MDS (Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome), MEC (Ministrio da Educao). Se precisar economizar espao use as siglas dos estados brasileiros em ttulos ou chamadas (ex: Pesquisa indica aumento do nmero de casos de dengue em MG).
Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz 29

Com sigla empregada no plural admite-se o uso de s (minsculo) de plural, sem apstrofo: os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais), 850 Ufirs, 30 PMs. A regra no se aplica a siglas terminadas com a letra s e nem s DST, j que abreviatura diz respeito a uma expresso no plural (doenas sexualmente transmissveis). Mantenha siglas estrangeiras consagradas, mesmo que no correspondam ao nome por extenso traduzido: Unesco, Unicef, FAO, Cern, MIT. Use siglas sem destaque (sem itlico ou negrito) e sem ponto entre letras: IPTU e no I.P.T.U. No use EUA na primeira citao. Prefira por extenso: Estados Unidos. As universidades brasileiras, mesmo as federais, que so bem conhecidas, cam com o nome por extenso e em seguida entram as siglas entre parnteses. Para evitar o excesso de repeties use MS no lugar de Ministrio da Sade, a partir da segunda citao. Mas informe a sigla ao escrever pela primeira vez: O Ministrio da Sade (MS) lana nesta quinta-feira (20/3) uma nova campanha contra....

ABREVIATURAS E SINAIS GRFICOS Evite as abreviaturas. Excees: as de estados brasileiros (s aps o nome de uma cidade e entre parnteses), as de unidades de peso e medida mais comuns e, no caso de sugestes de leitura, as de pgina ou pginas (p. ou pp.).

30

Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz

Use o sinal de grau () sempre, no caso de temperatura Celsius (43C). No caso de posio geogrfica, use na primeira vez por extenso (55 de latitude sul ou de longitude oeste). Use o sinal de percentagem (%) sempre (nunca por extenso: por cento). Use parnteses para definies curtas de termos tcnicos, datas de nascimento e morte, siglas (aps a forma por extenso) e outros adendos tambm curtos. Evite usar em excesso. No caso de denies mais longas, prera a vrgula seguida de ou seja ou isto (exceto se a frase j tiver muitas vrgulas) ou componha nova frase. Use barra apenas na forma e/ou.

UNIDADES DE PESO E MEDIDAS Unidades de peso e medidas devem ser escritas por extenso (quilos, metros, hectares, acres etc), a no ser em tabelas e grficos. Ex: O carro trafegava a 80 quilmetros por hora ou Christina comprou dois litros de leite e cinco quilos de feijo. Excees: o peso e a altura das pessoas (90kg; 1,80m). Use por extenso, no caso das menos conhecidas, quando aparecem no texto pela primeira vez, seguidas da abreviatura entre parnteses. Nas outras vezes, use s a abreviatura: hertz (hz), nanmetros (nm), watts (w), gigawatts (Gw). Os nomes das unidades, quando estrangeiros, no so escritos em itlico.

Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz

31

Se a unidade muito tcnica, explique seu significado entre parnteses. Os prexos que denem mltiplos e submltiplos tambm so explicados: gigawatts (1 Gw equivale a 1 bilho de watts). Os prefixos usados para dividir ou multiplicar unidades so: atto (smbolo: a, equivale a 10-18), femto (f, 10-15), pico (p, 10-12), nano (n, 10-9), micro (m, 10-6), mili (m, 10-3), centi (c, 10-2) e deci (d, 10-1); e deca (--, 101), hecto (--, 102), quilo (k, 103), mega (M, 106), giga (G, 109), tera (T, 1012), peta (P, 1015) e exa (E, 1018).

NUMERAIS, ALGARISMOS E CIFRAS Use por extenso os nmeros de zero a dez (inclusive) e os termos cem, mil, milho, bilho, trilho e outros do mesmo tipo. Use algarismos em datas (4 de janeiro, 9 de abril) e nmeros seguidos por mil, milho, bilho, trilho e semelhantes (2 mil, 6 milhes). Idades so sempre grafadas em algarismos, nunca por extenso. Ex: O mdico Jorge Amado, de 53 anos..., A estudante Cora Coralina, de 9 anos..., O beb Joaquim Nabuco, de 1 ano e 8 meses. Ao enumerar, se a frase contiver nmeros abaixo e acima de 11, use apenas algarismos: O pesquisador entrevistou 8 adolescentes e 25 adultos. Use algarismos em propores e em comparaes: De cada 40 funcionrias da universidade, 9 recebem o salrio-mnimo, Entre os gerentes da empresa, 6 votaram a favor e 22 contra. Use algarismos nos demais nmeros inteiros, inclusive em centenas redondas (300, 900).
32 Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz

Use ponto em nmeros quebrados acima de mil: 1.234, 76.912. Se a informao dada pelo nmero completo no relevante, prera a forma mista, que pode ser usada com nmeros quebrados, utilizando uma casa aps a vrgula. Exemplos: 1,2 mil (e no 1.200), 24,3 mil (e no 24.300), 25,7 bilhes (e no 25.700.000.000). Em tabelas, esquemas e frmulas podem ser escritas mais casas aps a vrgula. Nunca use o ponto em anos: 1550, 1997, 2007. Use por extenso em nomes prprios, como de cidades (Passa Vinte) ou de animais (trinta-ris). Exceto em nomes de ruas, praas e ans baseados em datas, que devem ser escritos com algarismos arbicos (Avenida 23 de Maio, Praa 15 de Novembro). As datas histricas no levam algarismo e so grafadas com maiscula: Sete de Setembro, Primeiro de Maio, Onze de Setembro. Use algarismos para nmeros que indiquem ordem ou sequncia (captulo 5, parte 3, modelo 4, pgina 8, enfermaria 6, quarto 9). Use algarismos para sculos (sculo 15 antes de Cristo, sculo 21), se o nmero zer parte de nome prprio (Apollo 5, bomba V2) ou antecedido por denio de logradouro (Rua Lopes 7). No use vrgula entre o logradouro e o nmero (Avenida Brasil 4.365). Evite iniciar frases com nmeros. Use por extenso ou mude a ordem da frase. Para especificar dcadas de um sculo, use anos 30 do sculo passado ou anos 70 do sculo 18. Use por extenso os ordinais de primeiro a dcimo e ainda
Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz 33

centsimo, milsimo, milionsimo, bilionsimo. Use os outros em algarismos: 11, 20, 46, 90. Use ordinais na numerao de eventos peridicos, unidades militares, zonas eleitorais, competies esportivas, regies militares, batalhes, distritos policiais, tribunais e varas da Justia, cartrios e artigos de leis, portarias e cdigos: 11 Bienal de Pesquisa, 23 Jornada de Iniciao Cientfica, 19 Congresso de Parasitologia, 15 Campeonato Brasileiro de Vlei, 8 Vara de Famlia, 6 Zona Eleitoral, 4 Congresso de Medicina Esportiva, 39 Jornada Cientfica da Bahia, 7 Maratona de Sorocaba, 75 Distrito Policial, 8 Regio Militar, artigo 2 da Lei 1.467. Use algarismos romanos em nomes de papas e monarcas (Paulo VI, Lus XIV, Elizabeth II); para pessoas que foram registradas dessa forma (Lus Alberto de Freitas III); quando o intitulativo for conhecido ou registrado com romanos (Clube XV de Piracicaba, Centro Acadmico XI de Agosto); para os antigos exrcitos brasileiros (III Exrcito); e para os atuais comandos areos regionais (VII Comar). Escreva cifras com smbolo e cifro, para real, dlar e euro (R$, US$ e $), e sempre use algarismos: R$ 6, R$ 482, R$ 5.789, US$ 23,5 milhes, $ 14 mil. Para as outras moedas, escreva o nome (iene, libra, peso etc) por extenso: 250 libras, 45,2 mil ienes, 8 mil pesos. Informe a equivalncia em reais para qualquer moeda estrangeira. Valores redondos sero grafados sem os zeros aps a vrgula. Ex: R$ 180. Fraes so escritas por extenso. Ex: dois teros, quatro quintos, sete oitavos.

34

Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz

GRAFIA DE HORAS O smbolo de horas h, o de minutos min e o de segundos s, sem ponto nem s indicativo de plural, sem espao entre o nmero e o smbolo. Na meno de horas apenas, no se usa o smbolo, mas a palavra hora(s), por extenso. Na meno de horas e minutos usa-se o smbolo de horas, mas no o de minutos. Na meno de horas, minutos e segundos, usam-se os smbolos de horas e minutos, mas no o de segundos. Exemplos: A reunio ser realizada s 14 horas, A conferncia teve incio s 16h30, O eclipse est previsto para as 7h23min40. Observao: quando a referncia for a perodo de tempo e no a hora, no se usa o smbolo, mas as palavras hora(s), minuto(s), segundo(s), por extenso (ex: A reunio se estendeu por trs horas, A viagem dura 18 horas, As inscries terminaro em 24 horas, O terremoto comeou s 10h35min22 e durou 43 segundos).

CONVENES PARA A INTERNET A objetividade uma das maiores caractersticas dos textos para a internet. Os pargrafos devem ser objetivos e bem estruturados. Vale colocar links no texto para completar determinada informao. A ideia a ser comunicada deve ser dividida em partes na medida do possvel. Uma frase excessivamente longa, alm de aumentar as chances de erro, sempre mais difcil de ser entendida do que frases curtas. Tente sempre fazer com que um bloco de texto convena o internauta a ler o prximo. Ponha links no texto, tomando o cuidado de no deixar o visitante perdido.

Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz

35

O NOVO ACORDO ORTOGRFICO Desde 1 de janeiro de 2009 a Coordenadoria de Comunicao Social (CCS) da Fiocruz adota em seus textos as novas regras da lngua portuguesa introduzidas pelo Acordo Ortogrco que visou unicar a graa das palavras nos pases lusfonos. Para esclarecer dvidas, a CCS divulgou o Guia prtico da nova ortograa, das Edies Melhoramentos, e pede que os jornalistas da Fiocruz estejam atentos para a nova graa de muitas palavras. Uma ferramenta til para esta tarefa a recente edio do Vocabulrio Ortogrco da Lngua Portuguesa (Volp), publicado em maro de 2009 pela Academia Brasileira de Letras. O Volp detalha as mudanas relativas ao m do trema, quanto ao acento diferencial, sobre ditongos, hiatos, o emprego de I e U tnicos, hfen e a respeito das letras que foram reincorporadas ao alfabeto (K, W e Y).

36

Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz

Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz

37

38

Manual de Redao Fundao Oswaldo Cruz

Das könnte Ihnen auch gefallen