Sie sind auf Seite 1von 3

Camada limite

Geral

Efeito de uma superfcie slida sobre o perfil de velocidades. A camada limite aparece sombreada.
A Wikipdia tem mais sobre este assunto: Jean le Rond dAlembert

A Wikipdia tem mais sobre este assunto: Ludwig Prandtl

Para uma introduo teoria da camada limite, examinemos o escoamento de ar em torno de uma asa de avio. O fenmeno s pode ser corretamente entendido se levarmos em conta a viscosidade do fluido. No sculo XVIII, d'Alembert demonstrou que, se desprezarmos a viscosidade do ar ao analisar o escoamento em torno de um objeto slido, chegaremos concluso que esse objeto no estaria sujeito a nenhuma resistncia do meio ao seu movimento, o que contradiz a experincia. No entanto, apenas no incio do sculo XX foi oferecida uma explicao satisfatria do fenmeno, por Prandtl. A explicao de Prandtl que, embora o escoamento do fluido apresente nmero de Reynolds muito elevado, o que indica que o efeito da viscosidade desprezvel, na regio prxima ao objeto ele sempre laminar. Assim, em situaes em que o efeito das interfaces do fluido com superfcies slidas tiver que ser levado em conta, o modelo do lquido ideal no poder ser utilizado. Tudo isso est de acordo com o princpio da aderncia completa, j visto anteriormente. O perfil de velocidades resultante parte de v = 0 junto superfcie (y = 0) at um valor constante a uma distncia determinada y(x2) da mesma (dito de outro modo: a camada limite cresce de 0 em x = 0 at y(x2) em x = x2). A figura abaixo ilustra com mais detalhes o fenmeno. O escoamento no perturbado antes de o fluido entrar em contato com a asa (x < 0). A partir de x = 0, a asa comea a perturbar o escoamento; o princpio da aderncia completa faz com que o perfil de velocidades assuma a forma de uma parbola; nas proximidades da superfcie, a velocidade pequena o bastante para que o escoamento seja laminar; a chamada camada limite laminar. Fora da camada limite, o escoamento , normalmente,

turbulento. O ponto x = 0 chamado de ponto de estagnao, porque ali a velocidade nula.

Camadas limite laminar e turbulenta (1:Camada limite laminar; 2:Transio; 3:Camada limite laminar; 4:Ponto de separao; 5:Camada limite separada; 6:Camada limite turbulenta). A velocidade de uma partcula de fluido prxima asa vai diminuindo, a partir de x = 0, devido frico. No ponto 4, a velocidade atinge o valor nulo; a partcula, nesse ponto, no mais acompanha o traado da asa, e sim afastada da sua posio por outras partculas que chegam a esse mesmo ponto depois dela. Por isso, o ponto 4 chamado ponto de separao; nele, o fluido perde o contato com a superfcie, e a camada limite laminar desaparece. No entanto, depois do ponto de separao, continua havendo espao ocupado pelo fluido. O fluido nesse local consiste de partculas que retornam a ter contato com a asa aps serem expulsas pelas outras no ponto 4. Como mostra a figura, o fluxo est em movimento contrrio ao original. Esse fluxo chamado de fluxo secundrio. A camada limite, nesse caso, chamada camada limite separada. A presso na camada limite separada sempre baixa. No ponto de estagnao, como fcil de se ver, a presso grande. Essa diferena de presso tende a frear o fluido. A perda de velocidade adicional causada por essa diferena de presso muito maior que a causada pela frico. Esse efeito chamado arrasto aerodinmico da asa, e sua magnitude depende principalmente da forma da asa e sua posio com relao ao fluxo. Assim, conclui-se que, realmente, para um fluido pouco viscoso a influncia direta da frico pequena. No entanto, a influncia indireta, que se manifesta no arrasto aerodinmico, sempre importante, especialmente no caso de objetos pouco aerodinmicos, como o mostrado na figura abaixo. Um objeto to melhor, do ponto de vista aerodinmico, quanto mais afastado do ponto de estagnao estiver o ponto de separao.

O arrasto aerodinmico seria nulo se o fluido no tivesse viscosidade, mesmo no caso de um objeto pouco aerodinmico. Para fluidos reais, entretanto, uma camada limite separada sempre aparece. Para valores de x entre os pontos de estagnao e de separao, verifica-se que a espessura da camada limite laminar vai diminuindo progressivamente; comparem-se, na figura, as espessuras nos pontos 1 e 3. Entre a camada limite laminar e a regio do fluido onde o escoamento plenamente turbulento, aparecem regies em que o escoamento no mais puramente laminar: so as regies de camada limite turbulenta (regio 6 na figura) e de camada limite de transio (regio 2 na figura). O escoamento na camada limite turbulenta, apesar de turbulento, tem caractersticas diferentes do escoamento na regio externa camada limite.

Das könnte Ihnen auch gefallen