Sie sind auf Seite 1von 9

1

Presidncia da Repblica Casa Civil Assessoria para a Comunicao Social e Imagem

Discurso de Sua Excelncia o Presidente da Repblica por ocasio da Abertura do Ano Judicial 26-03-2012
Excelentssimo Senhor Presidente da Assembleia Nacional, Excelentssimo Senhor Primeiro-ministro, Excelentssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal da Justia, Excelentssimo Senhor Procurador Geral da Repblica, Excelentssimo Senhor Bastonrio da Ordem dos Advogados, Excelncias, Senhoras e Senhores,

Ao intervir pela primeira vez nesta cerimnia solene, permitam-me que comece por saudar todos os operadores judicirios que diariamente se dedicam no pas causa da justia. , no tenhamos dvidas, uma verdadeira causa, pela qual os operadores judicirios se batem em condies extraordinariamente

difceis,

de

todos

conhecidos,

sendo,

por

isso,

merecido

reconhecimento e homenagem qualquer conjuntura.

pblica, independentemente de

Realizar a justia vai muito para alm da mera concretizao de uma funo bsica do Estado moderno, pois a justia , nos dias de hoje, um dos pilares fundamentais em que assentam a democracia e o Estado de direito. na administrao da justia que o Estado encontra um dos principais instrumentos ao seu dispor para intervir na realidade social e nas relaes entre pessoas. A boa administrao da justia promove um sistema de valores, de direitos e deveres, prprio de uma democracia baseada na igualdade entre cidados. Ao sublinhar este carcter estruturante que a justia assume para o regime democrtico pretendo, em primeiro lugar, chamar a ateno para uma questo que me parece decisiva nos dias de hoje no nosso pas. Da eficcia, transparncia e credibilidade do nosso sistema de justia depende, em grande parte, a relao de confiana entre os cidados e o Estado, e nessa relao de confiana que ter forosamente de se fundar a resoluo dos principais estrangulamentos ao desenvolvimento de So Tom e Prncipe.

Estou firmemente convicto que quando se coloca em causa o sistema judicial, em ltima instncia, estar tambm em causa, por maioria de razo, o prprio Estado de direito democrtico e esse um caminho perigoso que urgente abandonar. Quando se questiona permanentemente a credibilidade, a transparncia e, sobretudo, o eficaz funcionamento do nosso sistema de justia fica irremediavelmente comprometida a relao de confiana entre os cidados em geral e o Estado; fica em crise o rigor e a segurana do comrcio jurdico para os diversos agentes econmicos, tudo com impacto profundamente negativo na confiana entre os parceiros internacionais e So Tom e Prncipe. Ao afirm-lo no estou a referir-me a ningum em particular mas a todos aqueles que, pelas funes que desempenham no Estado, dentro ou fora do poder judicial, tm especiais deveres e responsabilidades acrescidas no regular funcionamento das instituies. No se tire, no entanto, a concluso que, em democracia, qualquer titular de cargo pblico, incluindo no sector da justia, possa eximir-se ao livre exerccio da crtica ou a qualquer escrutnio da legalidade dos seus actos ou das consequncias das suas omisses.

Essa uma condio essencial de liberdade mas que no pode ser confundida com a irresponsabilidade e impunidade das suspeies sem fundamento, dos ataques pessoais sem reserva, da falta de respeito pelas funes e mesmo da falta do sentido de Estado que deve ser transversal a todos os titulares de rgos de soberania. Julgo, por isso, que esta cerimnia uma boa oportunidade para se iniciar um debate sereno e desapaixonado sobre o funcionamento do nosso sistema judicial e, sobretudo, sobre as medidas necessrias para que este possa corresponder s legtimas expectativas dos cidados, em termos de qualidade tcnica e de celeridade, ou seja, em termos de segurana e certeza do comrcio jurdico sem o que impossvel alcanar um desenvolvimento econmico sustentvel e equilibrado. Como afirmei antes e depois de ser eleito preciso falar verdade sobre a situao difcil que o nosso pas vive e que preciso enfrentar, porque esconder essas dificuldades seria fugir realidade. pblico e notrio que, nos ltimos anos, instalou-se no poder judicial um clima pouco saudvel, alimentado por controvrsias constantes ampliadas por uma cada vez maior mediatizao da justia, com

consequncias muito negativas para a credibilidade do sistema junto da opinio pblica. Este fenmeno crescente de mediatizao, muitas vezes sensacionalista, volta da justia, no sendo exclusivo de So Tom e Prncipe, veio trazer novas exigncias a todos os que nas mais variadas funes, magistrados do ministrio pblico, juzes, advogados, funcionrios judiciais, diariamente so solicitados a intervir publicamente sobre as mais variadas questes. Desta forma, so quase sempre realadas as divergncias e confrontos em detrimento dos consensos, as declaraes sensacionais em vez do trabalho fundamentado, os ataques pessoais e as respectivas respostas, os erros cometidos em desfavor dos sucessos alcanados, numa espiral que torna quase impossvel a indispensvel cooperao entre os diversos protagonistas do sistema judicial. Este um quadro que, no tenhamos iluses, s ser possvel alterar atravs de uma reflexo, individual e colectiva, dos protagonistas do sistema, que permita dar uma resposta altura das circunstncias e que promova, entre si, uma cultura construtiva e geradora dos consensos necessrios ao servio dos cidados e do interesse nacional.

S assim ser possvel evitar a degradao permanente da imagem da justia perante os cidados, restaurar a confiana nos tribunais, renovando a sua dignidade e credibilidade perante a nao. Como diz a nossa Constituio, no nmero um do seu artigo cento e vinte, os tribunais so rgos de soberania com competncia para administrar a justia em nome do povo. em nome do povo e na salvaguarda da independncia dos tribunais, que os rgos prprios e de auto-regulao do sector, devem manter permanentemente informada, a opinio pblica acerca do seu trabalho e sejam capazes, sem qualquer tipo de preconceito corporativista, de separar o trigo do joio, porque, como em todos os sectores da sociedade, tambm na justia, existem bons e maus profissionais e tal deve ser encarado com naturalidade e no como uma fatalidade. Como Presidente da Repblica, no estrito respeito pelos poderes constitucionais e pela separao de poderes consagrada na lei fundamental, farei tudo o que estiver ao meu alcance para que seja possvel criar, no mais curto espao de tempo, um novo clima de tranquilidade que favorea a obteno dos consensos necessrios para resolver os problemas que a justia enfrenta e para que esta possa desempenhar o decisivo papel que lhe cabe no regime democrtico.

Estou plenamente convicto que s atravs de uma cultura de cooperao e de dilogo construtivo ser possvel levar a cabo uma REFORMA ESTRUTURAL do sistema que responda s exigncias dos cidados e torne realmente eficaz uma verdadeira mudana no actual estado da justia. Uma reforma que, cabendo ao poder poltico, deve ser feita com todos os agentes e operadores judicirios e no contra estes, e em que todos, no local prprio e da forma adequada, devero dar o seu contributo. Uma reforma que promova uma cada vez maior igualdade de acesso dos cidados justia, independentemente da sua condio econmica, e que dessa forma permita combater a ideia que perigosamente se vai espalhando na sociedade de que existe uma justia com dois pesos e duas medidas. Benevolente e ineficaz para ricos e poderosos, implacvel e impiedosa para pobres e mais desfavorecidos. Uma reforma que promova um combate sem trguas corrupo e que, de uma vez por todas, coloque ao servio da justia os instrumentos necessrios para que sejam obtidos resultados concretos e dissuasores em favor da transparncia e das boas prticas em todos os sectores da sociedade.

A corrupo um crime e, no tenhamos dvidas: na resoluo do problema o poder judicial assume o papel fundamental. Uma reforma que torne cada vez mais clere a justia evitando o acumular de processos pendentes. Uma reforma que permita alcanar a segurana dos negcios jurdicos e que se centre na defesa dos direitos e interesses legalmente protegidos dos cidados. Uma reforma que permita valorizar e prestigiar as magistraturas, dotando-as dos meios necessrios e indispensveis ao desempenho das respectivas misses. Uma reforma, em suma, que transforme os tribunais e o sector da justia, num verdadeiro motor do desenvolvimento do pas. Senhoras e senhores, A situao econmica do pas e a nossa dependncia do exterior sero sempre condicionantes a ter em conta nas mudanas que preciso fazer no sector da justia. evidente para todos, que no possvel, de um dia para o outro, ultrapassar as condies difceis em que diariamente se desenvolve o trabalho neste sector to sensvel.

tambm uma evidncia que os meios ao dispor das diferentes polcias so manifestamente insuficientes perante a complexidade e grau de sofisticao que assume nos dias de hoje a criminalidade, sobretudo os crimes de natureza econmica geralmente classificados de colarinho branco. Mas estou convencido que com o contributo e profissionalismo de todos os que, com esprito de misso, se dedicam a esta causa nacional que a justia, com muito trabalho, com rigor e disciplina, ser possvel a to reclamada mudana que contribua para um pas mais livre e uma sociedade mais justa. Declaro aberto o ano judicial. Muito obrigado pela vossa ateno.

Das könnte Ihnen auch gefallen