Sie sind auf Seite 1von 10

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

XVIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Bauru - SP 03 a 05/07/2013

A Iniciao Arte do Cinema Como Agente Transformador na Formao do Aluno 1 Luana Casilho MOREIRA2 Francisco Jos Paoliello PIMENTA3 Universidade Federal de Juiz de Fora, MG RESUMO O cinema enquanto arte, para que crianas e adolescentes expressem suas vises de mundo, desenvolvam um carter crtico e questionador atravs do audiovisual. Para tanto, Alain Bergala defende o fazer como principal meio na iniciao stima arte. O autor contraria mtodos pedagogicamente corretos, e na Hiptese Cinema desenvolve uma soluo alternativa de educao, no hierarquizada em que professores e alunos experienciam a criao intuitiva e criativa como meio de aprendizado. PALAVRAS-CHAVE: cinema; educao; arte; Alain Bergala; criao.

Introduo O aparecimento das novas tecnologias de informao e consequente popularizao trouxeram mudanas substanciais no comportamento das crianas e jovens. As cmeras digitais, smartphones, tablets e celulares, hoje, fazem parte do cotidiano desses indivduos, muitos j esto habituados a pequenas produes audiovisuais e com o auxlio de sites como o Youtube e Dailymotion (sites de compartilhamento de vdeos), postam e acessam estes contedos. importante que na educao bsica haja um preparo das crianas e adolescentes e at do educador para lidar da melhor maneira com essas ferramentas e ainda us-las como potencializadoras do aprendizado efetuado em sala de aula. O cinema, em especial, tambm no encontra um cenrio muito favorvel no ambiente escolar. Principalmente se considerarmos o cinema enquanto arte, aquele que no controlado por interesses comerciais, (BERGALA, 2008, pg 23). O contato dos alunos com esses filmes (os que impem certa resistncia e muitas vezes de difcil
1

Trabalho apresentado no DT 1 Jornalismo do XII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste realizado de 03 a 05 de julho de 2013.
2

Estudante de Graduao 3. perodo do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora. Bolsista do Programa de Educao Tutorial - Sesu/MEC email: luanacasilho@gmail.com.
3

Orientador do trabalho. Professor Associado IV do Programa de Ps-Graduao/Facom UFJF. Tutor do PET/Facom, email: paoliello@acessa.com

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Bauru - SP 03 a 05/07/2013

compreenso, narrativas nem sempre lineares e ausente de estmulos que captam a ateno do espectador a todo momento) muito escasso e em alguns casos a escola configura-se como nico local em que aquele indivduo poder ter a oportunidade de ter contato com essas obras. nessa perspectiva que Alain Bergala desenvolver a

hiptese-cinema, mtodo de transmisso e iniciao do cinema dentro e fora da escola.

O Autor Alain Bergala, natural de Brignoles, um provncia no sudeste da Frana, um diretor, produtor e reconhecido crtico de cinema. Estudou na Sorbonne Nouvelle, uma das trs universidades que constituem a Universidade de Paris. A relao dele com o cinema extrapola a esfera acadmica e do entretenimento, em seu livro Lhipothse cinma , o autor relata ter sido salvo duas vezes na vida: pela escola e pelo cinema. Foi salvo pela escola, em especial por um professor, que insistiu com sua famlia para que fosse alm do ensino primrio, lhe permitiram um primeiro contato com a cultura. J o cinema lhe permitia projetar-se a um universo at ento inacessvel, seus primeiros contatos com a arte. Segundo o crtico e ensasta brasileiro Mario Alves Coutinho (2007), em 1965, ainda jovem estudante, Alain Bergala, teve a oportunidade de acompanhar as filmagens de alguns planos do cineasta Godard prximo de onde morava, fato que estreitou sua ligao com cinema. Posteriormente foi trabalhar como colaborador na revista Cahiers d Cinma4, l passou pelas principais editorias como escritor e editor at chegar a diretor. Alain tambm lecionou cinema em diversas universidades francesas, alm de ser diretor de fico e documentrio.

O plano Convidado em 2000, pelo ento Ministro da Educao Jack Lang em parceria com Ministra da Cultura Catherine Tasca, o cineasta, crtico de cinema e professor universitrio Alain Bergala, iniciou sua experincia como conselheiro no plano conhecido como Le Plan de Cinq Ans, O Plano de cinco anos, projeto de educao artstica e de ao cultural responsvel por reformular o cenrio da arte nas escolas francesas. A partir dessa experincia, Alain desenvolve uma metodologia ensino na qual o cinema encarado como arte, criao do novo promovendo o encontro com a

Revista tradicional francesa sobre cinema, fundada na dcada de 1950.


2

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Bauru - SP 03 a 05/07/2013

alteridade, para que o educando do encontro com o outro compreenda uma perspectiva diferenciada provocada pelo contato. O autor aponta algumas questes que devem ser pensadas ao levar o cinema para ambiente escolar, que por natureza, contrasta com a concepo libertadora que ele tem de arte. A sala de aula representa para o aluno um local de ditames e metodologias que no criam um ambiente favorvel para a iniciao ( o autor prefere o emprego desse termo ao invs de educao) artstica. Na pedagogia da arte tambm necessrio extinguir viso pragmtica de apenas reproduzir aquilo que funciona, a educao deve ser adaptada ao publico alvo, no caso as crianas e jovens, mas nunca desrespeitando o objetivo. Uma das problemticas envolvida nessa pedagogia a falta de preparo dos professores, que inseguros por no receberem orientaes especficas, se apegam em atalhos pedaggicos tranquilizadores, mas que com certeza traem o cinema (BERGALA, 2008, p.27). Esses atalhos se referem a, por exemplo, analisar e justificar o ngulo ou plano escolhido. A arte oposta ao ensino, e a submisso da arte a lgica disciplinar suprime seu alcance. Na concepo do autor,
A arte por definio um elemento perturbador dentro da instituio. Ela no pode ser concebida pelo aluno sem a experincia do fazer e sem o contato com o artista, o profissional, entendido como estranho escola, como elemento felizmente perturbador de seu sistema de valores, de comportamentos e de suas normas relacionais. (BERGALA, 2008, p.30)

A sala de aula tem que ser um ambiente neutro, descarregado dos elementos normativos que restringem a ao da arte e adota uma postura conservadora. O cinema compreendido como apenas uma linguagem que d sustentao aos discursos ideolgicos outra problemtica envolvendo a escola, necessrio entend-lo como arte, como gesto de criao. Nessa concepo o autor bem taxativo em relao aos diversos produtos cinematogrficos existentes. Os filmes de apelo comercial so fortemente condenados por ele. A formao do gosto um processo moroso e importante na formao do aluno, e se na infncia e juventude ele tem contato com os filmes ruins, sem valores artsticos, o processo de constituio do gosto comprometido. Para ele, a arte no cinema oposta a lgica capitalista, sem exageros e intimidao cultural. Os filmes que oferecem determinada resistncia de compreenso, que causam estranhamento e por vezes exigem disciplina para que se acompanhe a trama. Segundo Bergala, a observao deve ser feita semelhante observao de um quadro, guardada as devidas propores, ainda que sem a possibilidade de vislumbrar a

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Bauru - SP 03 a 05/07/2013

obra num todo instantaneamente como na pintura, os filmes devem ser analisados como obra. A criao tambm fator determinante no ato de observar as obras, o aluno deve analis-la como criador para contemplar as belezas artsticas da obra, esse exerccio tambm s possvel nas seguintes visualizaes de um mesmo filme.

Na escola

papel da escola promover o encontro dos alunos com a arte do cinema. Segue abaixo algumas propostas do autor a serem desenvolvidas pelo professor:

O encontro com os filmes A escola deve proporcionar aos alunos o encontro com os filmes, que fora deste ambiente teriam chances bem reduzidas de serem vistos pelos alunos. Dialogando com o autor e trazendo para nossa realidade brasileira, os filmes nacionais ( como abordado mais a frente) devem ser adicionados aos considerados pelo autor com forte apelo artstico, entre os cineastas citados pelo autor, Godard5, Kirostami6, Hou Hsiao- Hsien7. As exibies no precisam necessariamente ter esses nomes, mas o educador deve ter em mente que as obras devem ter apelo artstico, que violentamente entram em nossas vidas. Para este exerccio os cineclubes e a criao de um pequeno acervo podem provocar este primeiro contato.

Tornar-se passador Contrariando diversas teorias pedaggicas, o autor entende o gosto pessoal do professor como determinante no processo de aprendizado, ele assume a postura de iniciador voluntariamente num campo que o toca de maneira pessoal.
Quando aceita esse risco voluntrio, por convico e por amor a uma arte, de se tornar passador, o adulto tambm muda de estatuto simblico, abandonando seu papel de professor, tal como definido e delimitado pela instituio, para retomar a palavra e o contato com os alunos a partir de um outro lugar dentro de si. (BERGALA, 2008, p.64)

Frequentando os filmes
5

Jean Luc Godard- cineasta francs. Uns dos principais nomes do Nouvelle Vague. Movimento vanguardista do cinema francs. 6 Abbas Kiarostami- cineasta iraniano Apresenta viso realista e critica da realidade iraniana. 7 Hou Hsiao-Hsien- cineasta chins. Figura chave donovo cinema taiwans.
4

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Bauru - SP 03 a 05/07/2013

Os alunos devem ser espectadores-criadores, no s analisando criticamente como de costume na pedagogia, mas criativamente. A relao de alteridade com obra necessria para causar a contaminao por impregnao. Neste exerccio a observao pode ser feita sobre trechos, para compreender a beleza artstica presente na obra, o que s ocorre em sucessivas visualizaes em que o mistrio e a ateno sobre a trama j no perturba a livre anlise e evita a superficialidade no exerccio, respeitando o tempo de compreenso e de relao do educando com a arte.

Relacionando os Filmes Deve-se tecer laos entre as obras do passado e presente, para auxiliar o aluno na compreenso da histria da obra, no exerccio prtico, transmitido a ele que as obras tambm so constitudas pelo o que a precedeu e o que lhe contemporneo e conscientizando o aluno da existncia de uma rede que relaciona, afirma ou contesta outras obras. No ato da criao importante que o aluno se reconhea no plano, pense antecipadamente gravao. O autor sugere a observao prvia do local, o estudo das possibilidades de plano, enquadramento, este estudo pode ser feito com a montagem dos planos por fotografia, um recorte de papel no formato da cmera para que ele visualize o que ser filmado. A observao do que j foi feito pelo grupo (de alunos) deve ocorrer sempre aps o exerccio prtico, para que na exibio o aluno possa pensar no que pode ser melhorado. Porm nunca, o professor pode trabalhar com linguagem de erro ou fracasso.

Cinema na Infncia O cinema para as crianas representa o momento da criao das fantasias, do universo ldico, e tambm da identificao e representao da realidade das mesmas. Da observao passagem ao ato, proporcionado criana a oportunidade de experienciar um mundo novo e o comear a construir sua formao cultural, desenvolver melhor compreenso da realidade, estimulando a inteligncia e imaginao alm de aliviar as energias latentes, naturais nesta fase (TAVARES, 1967 , p 44). O educador desempenha a funo de promover este encontro sem desprezar a conscincia artstica, na Hiptese Cinema, os filmes em contato na infncia so determinantes no processo de constituio do gosto na fase adulta.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Bauru - SP 03 a 05/07/2013

Quanto mais cedo for a iniciao cinematogrfica dos alunos, mais possibilidades podero ser desenvolvidas, se a criana s mantem contato com as grandes produes comercias, de acordo com Bergala, seu gosto fica comprometido. A iniciao precoce estimular a formao da conscincia crtica e artstica. A difuso da cultura cinematogrfica na infncia pode ser responsvel pela transformao das perspectivas em cinema, formando cidados mais conscientes e um mercado

cinematogrfico mais variado e amplo, com telespectadores mais exigentes e crticos.

Cineclubismo

Os cineclubes so espaos sem fins lucrativos a fim de estimular a exibio e discusso do cinema. Viabilizando o acesso democrtico aos mais diferenciados produtos cinematogrficos. As sesses so peridicas com data e locais fixos. No Brasil este movimento iniciou-se em 1928 no Rio de Janeiro, com a difuso destes espaos na dcada de sessenta foi criado o Conselho Nacional dos Cineclubes brasileiros. O Cineclubismo uma excelente oportunidade para que crianas e jovens construam seus repertrios cinematogrficos e possam discutir os aspectos criativos tcnicos e temticos. O educador o responsvel por estimular os debates, em potencializar a integrao do grupo nas atividades. A autora do livro Cinema e Educao, Irene Tavares, j na dcada de 60 apontava a importncia das atividades cineclubistas na educao artstica.
Somente uma cultura cinematogrfica explica a preferncia que leva em conta as qualidades tcnicas e artsticas das pelculas, sua mensagem em torno de complexos problemas sociais, psicolgicos e filosficos. Nos cineclubes aprende-se a distinguir os diretores de talento e o real valor duma pelcula destacado em seu conjunto e detalhes ( TAVARES, 1967, p.40). Com as novas tecnologias e a democratizao dos meios de produo audiovisual, a proposta cineclubista se torna cada vez mais acessvel e vivel. A oportunidade de explorar ambientes que extrapolem a sala de aula deve ser aproveitada. Neste ambiente o jovem se sentir mais livre para observar e discutir fora do mbito regulamentador das disciplinas escolares tradicionais, tornando o processo de aprendizado mais prazeroso e dinmico. O professor pode pedir ao aluno, impresses pessoais, resenhas e pesquisas, de acordo com o interesse do mesmo, o educador imprescindvel nesse processo, pois a partir dele que sero canalizadas as discusses, estabelecendo sempre um dilogo com os alunos.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Bauru - SP 03 a 05/07/2013

Valorizando o nosso Na aplicao da metodologia de Bergala importante estramos conscientes que seu projeto foi desenvolvido na Frana, que por mais que antes deste plano a educao artstica estivesse comprometida, a realidade bem diferente do Brasil. A cultura cinematogrfica francesa forte e o histrico desta arte nas escolas remonta h mais de 40 anos (BERGALA, 2012), o panorama poltico e cultural permitiu um rpido desenvolvimento do projeto. O cinema brasileiro apesar de centenrio e at crescente popularizao est muito aqum da estrutura desejada. A incluso dos filmes nacionais, fico e documentrio, na educao escolar pode ser um instrumento de transformao da realidade cinematogrfica nacional, formando cidados preparados para receber os filmes nacionais e abolir o sentimento de inferioridade dos brasileiros em relao produo nacional, o que s acontecer quando os espectadores se comunicarem com a obra e identificarem sua cultura nela. (NICCIO). O cinema nacional assim como nossa cultura constitudo pelos mais diversos estilos e influenciado por vrias culturas, necessrio que o professor represente essa pluralidade na sala de aula para que no se privilegie um estilo ou pensamento em detrimento de outro. Dessa forma, alm de fortalecer a cultura cinematogrfica nacional, ao se relacionar com as nossas produes a criana e/ou o jovem pode ver sua sociedade retrata por outra perspectiva, o conhecimento da diversidade cultural nacional e partir de sua observao desenvolver um olhar crtico e questionador da realidade vivida.

O projeto Este artigo tambm tem como objetivo, estudar a metodologia de Bergala para ser aplicada em um projeto financiado pela Fapemig (Fundao de Amparo Pesquisa do estado de Minas Gerais), que foi desenvolvido pelo ncleo de extenso do grupo PET, Programa de Educao Tutorial, da Faculdade de Comunicao da Universidade Federal de Juiz de Fora, o Aprendendo o Audiovisual em que oficinas semanais de audiovisual sero ministradas para jovens do ensino mdio de escolas estaduais da regio central da cidade de Juiz de Fora.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Bauru - SP 03 a 05/07/2013

O projeto objetiva conscientizar e revelar a estes jovens o potencial de comunicao das ferramentas audiovisuais, inclusive do cinema, qualificando-os tcnico e teoricamente. O grupo composto por bolsistas do PET e de professores tutores, por meio da realizao de oficinas, apresentao e majoritariamente, realizao de exerccios que a cada semana possam trabalhar algum tema especfico do audiovisual, estimulando debates para que o aluno, criticamente se enxergue como participador e transformador de seu ambiente social. A metodologia de Bergala ser aplica especialmente na aplicao de alguns exerccios, como o primeiro a ser realizado o Minutos Lumire, que consiste na gravao realizada pelo aluno, sem direito a cortes, e sem usar os recursos disponveis na cmera, o filme deve ter menos de um minuto sem som e preto e branco, depois da gravao os filmes so exibidos para a turma. Neste exerccio possvel abordar sobre a histria do cinema e ate exibir alguns vdeos dos irmos Lumire, e de acordo com a lgica de Bergala, aps a realizao de sua prpria gravao, a aluno passa a realizar uma observao e anlise crtica do que j foi feito, tendo em mente os seus prprios obstculos encontrados, o plano escolhido. Em seu livro o Autor cita o exerccio referido e aborda a importncia da experincia individual da passagem ao ato: (BERGALA, 2008 p.209,210)
Quando algum segura uma cmera e se confronta ao real por um minuto, num quadro fixo, com total ateno a tudo que vai advir, prendendo a respirao diante daquilo que h de sagrado e irremedivel no fato de que uma cmera capta a fragilidade de um instante, com o sentimento grave que esse minuto nico e jamais se repetir no curso do tempo, o cinema renasce como no primeiro dia em que uma cmera operou.

A experincia do fazer na passagem ao ato amplia a perspectiva do aluno na anlise do cinema, levando-o a pensar nas possibilidades que poderiam ter feito parte daquela produo, como o enquadramento, iluminao, o que foi excludo do plano e o que foi escolhido. No caso dos Minutos Lumier, o educador tem a possibilidade de trabalhar de maneira dinmica com a histria do cinema, ilustrando como que a concepo de cinema inicialmente era bem distinta de atualmente. O incio do cinema, marcado pelas produes dos irmos Lumier, era caracterizado fundamentalmente pela ideia de movimento, sem necessariamente um trama complexa desenvolvida ou cortes e efeitos. A ateno do aluno concentrada somente no aspecto visual, sem preocupar com rudos sonoros, edio e efeitos em prol da criao instintiva.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Bauru - SP 03 a 05/07/2013

Consideraes Finais A experincia de Bergala , foi muito proveitosa, a partir desse projeto o cineasta formou vrios educadores que deram seguimento com a Hipotese Cinema. Nria Aidelman Feldman, uma de suas alunas na Sorbonne Nouvelle, recebeu uma bolsa para cursar doutorado no curso de dtudes cinmatographiques et audiovisuelle, Estudos de Cinema e Audiovisual. Nria, em seu projeto Cinema em Curs , utiliza da metodologia de Bergala, para iniciao cinematogrficas de alunos em Barcelona. A metodologia e as experincias citadas neste artigo tm por objetivo principal ilustrar a importncia de explorar os mecanismos audiovisuais, as novas tecnologias de comunicao em prol da educao. Estou ciente que somente atravs do campo sociolgico podemos provocar mudanas significativas na realidade brasileira. A formao do indivduo como cidado consciente do seu papel na sociedade comea na infncia, estimulando de todas as maneiras possveis. O cinema por sua vez tem funo mpar nesse processo, na medida em que dinamiza os processos educacionais e democratiza o acesso aos bens culturais. O cinema fundamental na modernizao do processo educacional, tanto como meio como fim, ou seja, o cinema como a concepo de Bergala de iniciao artstica, para desenvolver a criatividade e cultura cinematogrfica do aluno. O cinema tambm pode ser um instrumento potencializador no aprendizado, independentemente do campo ou disciplina. Pode ser usado para ilustrar ou levar a reflexes sociolgicas, polticas, artsticas, ou tcnicas de determinado campo. Entretanto, somente o esforo do educador no suficiente para uma mudana de tal amplitude. preciso polticas pblicas de incentivo a arte na infncia e juventude, investimentos em ambientes voltados para esse objetivo, com os equipamentos e materiais necessrios. Para tanto, tem que se abandonar o preconceito em relaes a novos mtodos de ensino. A educao deve acompanhar as mudanas na sociedade, e adequ-las ao contexto pedaggico, necessrio quebrar paradigmas e abandonar o didatismo exacerbado, recorrer s novas tecnologias e novas possibilidades de ensino que sejam correspondentes s complexidades da sociedade moderna.

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVIII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Bauru - SP 03 a 05/07/2013

Referncias Bibliogrficas

BERGALA, Alain. A hiptese-Cinema: Coleo Cinema e Educao; traduo Mnica Costa Netto, Silvia pimenta Rio de Janeiro: Booklink; CINEADILISE-FE/ UFRJ : 2008 CAMPOS ,ZANARDINI e RIEMER, Marcia Regina Galvan , Regina e Michelle. Entrevista com Alain Bergala. 2012 Disponvel em: http://www.cinema.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1160 FRESQUET, Adriana Mabel. Fazer Cinema na Escola: Pesquisa Sobre as Experincias de Alain Bergala e Nria Aidelman Feldman. Projeto de Pesquisa; Cinema para aprender e desaprender. Disponvel em: http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT16-4996--Int.pdf

NICCIO, Glenda. Cinema e Educao: Novos Planos Para aprendizagem. Artigo disponvel em: http://projetoquadroaquadro.files.wordpress.com/2011/11/cinema-eeducac3a7c3a3o-novos-planos-para-a-aprendizagem.pdf TAVARES, Irene. Cinema e Educao. Rio de Janeiro, 1967. Cineclubes- Espaos Culturais. Disponvel em: http://www.cineclubes.org.br/secao/250-cineclubes-espacos-culturais

10

Das könnte Ihnen auch gefallen