Sie sind auf Seite 1von 4

Sistema Genital Masculino

Desenvolvimento Pr-Natal: Composto de duas gnadas no sexualmente diferenciadas, dois pares de ductos, um sinus urogenital, um tubrculo genital e pregas vestibulares (bissexualidade embrionria). Determinao Sexual Formao da Gnada Diferenciada Diferenciao Sexual e Desenvolvimento dois agentes produzidos no testculo fetal so responsveis por sua diferenciao e desenvolvimento andrgeno fetal determina o desenvolvimento do trato reprodutor masculino. A substncia inibidora Mulleriana responsvel pela supresso do ducto paramesonfrico, a partir do qual se desenvolve o tero e a vagina. Migrao das clulas germinativas primordiais

Descida dos Testculos: A gnada migra caudalmente dentro do abdome para o anel inguinal profundo/interno atravessa a parede abdominal para emergir no anel inguinal superficial/externo (o qual a maior dilatao do forame do nervo genitofemural) inclui-se completamente no escroto. Decida precedida pela formao do processo vaginal decida segue a linha o gubernaculo testis. O tempo de descida varia: Cavalo = epiddimo entra no canal inguinal antes dos testculos.

Criptorquidismo: Condio em que os testculos no entram no escroto. Nesta condio o testculo e o epiddimo no encontram a temperatura necessria, embora a funo endcrina no seja prejudicada. Machos mostram desejo sexual discreto, mas no so estreis. Vsceras abdominais passam pelo orifcio do processo vaginal e entram no escroto hrnia escrotal comum em porcos. EX: Tatu, tamandu, elefante, peixe boi, golfinhos.

Desenvolvimento Ps-Natal: Componentes com desenvolvimento relativo ao tamanho do corpo de cada animal passa por diferenciao histolgica. A competncia funcional no concluda simultaneamente em todos os componentes do sistema reprodutor. Na puberdade os componentes esto em estagio avanado de desenvolvimento sistema como um todo funcional. Na ps-puberdade o desenvolvimento continua e o trato reprodutor alcana maturidade sexual total aps meses ou anos em que ocorreu a puberdade.
Espermatcitos primrios nos tbulos seminferos espermatozoides nos tbulos seminferos espermatozoides na cauda do epiddimo concluso da separao entre pnis e parte pr-peniana do prepcio idade sexualmente madura.

Testculos e Escroto: Protegidos na parede do processo vaginal ao longo da linha de fixao epididimal. A posio no escroto difere entre as espcies. Possui funo Endcrina (produo de hormnios) e Gametognica (produz espermatozoides)
Bolsa Testicular Pele e Fscia Tnica Albugnea Parietal e Visceral Fscia Espermtica Parede abdominal e Musculo Cremaster Plexo Pampiniforme

O tamanho testicular varia ao longo do ano em animais de estao reprodutiva sazonal (carneiro, garanho, camelo) A remoo de um testculo resulta no aumento do outro em mais de 80% do peso. No criptorqudico unilateral a remoo do testculo que desceu pode ser seguida da descida do testculo abdominal a medida que ele cresce. Funes: Endcrina (produo de hormnios) e Gametognica (produo de espermatozoides) Clulas Intersticiais Leydig Se situam entre os tbulos seminferos e secretam hormnios masculinos nas veias testiculares e nos vasos linfticos. Clulas Espermatognicas dividem-se e formam espermatozoides. Clulas de Sustentao Sertoli pouco antes da puberdade formam uma barreira que isola as clulas germinativas em diferenciao da circulao geral contribuem para produo do fluido tubular e podem produzir o fator inibidor Mulleriano (encontrado no fluido de machos adultos). Estas clulas no aumentam em numero na puberdade (limite da espermiognese). A castrao de machos no perodo pr-pbere suprime seu desenvolvimento sexual. Mudanas no comportamento e na estrutura ocorrem. Modifica o comportamento agressivo do macho e elimina qualidades de carcaa indesejveis (cachao). Desordens na espermatognese so causadas por mudanas dos espermatozoides no ejaculado ou por infertilidade. A inervao autnoma do testculo desempenha papel importante nas funes de regulao do trato geniturinrio.

Termoregulao dos Testculos: Para um funcionamento eficiente os testculos devem ser mantidos a uma temperatura mais baixa que a do corpo. Receptores de temperatura localizados na pele escrotal podem provocar respostas para diminuir a temperatura do corpo todo (palpitao e transpirao). A pele escrotal possui glndulas sudorpara e componente muscular (dartos) que permite alterar a espessura e a rea da superfcie do escroto, variando assim o contato do testculo com o corpo. Sangue arterial que esta entrando no testculo e resfriado pelo sangue venoso que esta saindo do testculo.

Epiddimo e Ductos Deferentes: Composto: Cabea (numero varivel de ductos eferentes atividade secretora), corpo e cauda. Transporte (9 a 13 dias), Maturao (durante a passagem pelo epiddimo) e Desenvolvimento ajuda na ejaculao. Cauda do Epiddimo maior motilidade e 75% do armazenamento (depende da manuteno da temperatura escrotal baixa e ao do hormnio sexual masculino). Absoro de Fluidos maior parte absorvida na cabea do epiddimo. Ampolas deposito de espermatozoides extragonadais (concentrao) Glndulas Acessrias: Prstata, Vesiculares e Bulbouretrais. Funo: veiculo liquido para o transporte de espermatozoides A prstata e as glndulas bulbouretrais eliminam suas secrees na uretra, onde na ocasio da ejaculao essas secrees so misturadas com espermatozoides e com secrees do ducto deferente. Fluido Seminal dilui, mantem ph, motilidade e viabilidade frutose(energia) e relaxina(contrao). Prostaglandina Transporta espermatozoides contrao. Prstata Todos os mamferos possuem, corpo (lobulado; externa) e disseminada (interna), fluido alcalino (neutralizar acidez da vagina) e zinco (antibacteriano). Co possui prstata grande. Grande no cachao e pequena no touro. No garanho completamente externa. Vesculas Seminais Laterais aos ductos deferentes, frutose e acido ctrico (fonte de energia), prostaglandina (contrao do musculo e liso e transporte de espermatozoides). Em ruminanantes so lobuladas e compactas e no cachao so grandes e menos compactas Glndulas Bulbouretrais Dorsais a uretra plvica, substancia gelatinosa (neutraliza cidos urinrios e lubrifica pr-ejaculado) Grande no cachao(formato de uva) o que contribuem para um substancia tipo gel. No touro pequena, substancia liquida. Espermatozoides da cauda do epiddimo so capazes de fertilizao quando inseminados sem a adio de secrees das glndulas acessrias. Em grandes animais possvel palpar por via retal alguma das glndulas acessrias. No porco o tamanho das bulbouretrais pode ser usado para diferenciar o animal criptorqudico do castrado.

Pnis e Prepcio: Corpo Cavernoso redor da uretra maior no garanho Qto maior o espao do corpo cavernoso maior o aumento do pnis. Corpo Esponjoso circunda a uretra forma musculo bulbo esponjoso (++ equinos) Musculo Retrator do Pnis em sunos e ruminantes controla o comprimento efetivo do pnis. Glande corpo esponjoso da glande Ruminante e Sunos Ferroelstico, tnica albugnea espessa, pequeno espao cavernoso, musculo retrator do pnis flexura sigmoide, ejaculao depende da temperatura. Equinos Musculo cavernoso ou vascular, grandes espaos cavernosos, sensvel a temperatura e presso. Co Osso peniano e bulbo peniano(preso na copula) , prstata desenvolvida. Gato Pnis caudal. Glande com espiculas(responsvel pela ovulao). Espiculas s em gatos inteiros. Cachao Divertculo dorsal do prepcio(cheiro ruim) e poro terminal espiralada Pequenos Ruminantes Processo uretral Garanho 3 glandulas. Boi S peniano. Carneiro processo uretral diferente.

Glande: Corpo esponjoso na extremidade do pnis. Garanho maior que a do touro Gato presena de espiculas

OBS: Saber o que cada clula produz! ** Anabolizantes tem o poder de parar a produo de testosterona (exgena) feedback negativo de LH. (LH PLA TESTOSTERONA (no endgena) atrofia do testculo). Feromnios S atuam dentro da mesma espcie rgo de Jacobson

Das könnte Ihnen auch gefallen