Sie sind auf Seite 1von 2

com clientes

Es trutura de cus tos

Fontes de receita

Observe o quadro acima


Nele esto distribudos os nove blocos, que se relacionam para descrever o Modelo de Negcios. Voc vai usar um quadro como este para pensar no Negcio que quer criar, analisar ou atualizar. O ideal que voc utilize adesivos autocolantes, porque assim ser mais fcil mudar, corrigir e incluir ideias. Analise o quadro de acordo com o roteiro a seguir 1. Vou fazer o que? Essa resposta ser a sua Proposta de Valor. 2. Para Quem vou fazer? Aqui esto includos trs blocos: Segmentos de Clientes, Canais e Relacionamento com Clientes. 3. Como vou fazer? Descubra quais so os Recursos, as Atividades e as Parcerias Principais. 4. Quanto? Avalie quais e como sero obtidas as Receitas e qual ser a Estrutura de Custos para viabilizar o negcio.

Uma dica para cada bloco


Proposta de Valor: a razo pela qual meus clientes querem comprar o que ofereo. Segmentos de Clientes: h sempre um grupo especial de pessoas para adquirir seu produto ou servio. Canais: quanto mais curto o caminho que o cliente fizer, melhor. Como o cliente quer comprar? Relacionamento com Clientes: como meus clientes querem ser atendidos? Fontes de Receita: como vou cobrar deve estar de acordo com a forma que o cliente gosta de pagar. Recursos Principais: fique de olho nos recursos imprescindveis para o funcionamento do negcio. Atividades Principais: descubra quais so as atividades mais importantes. Parcerias Principais: ningum faz nada sozinho, descubra quem pode lhe ajudar. Estrutura de Custos: diferenciao de valor associada reduo de custos ajuda a abrir espaos de mercado.

www.sebrae.com.br 0800 570 0800

GUIA VISUAL PARA CONSTRUO DO SEU MODELO DE NEGCIO

Vamos conhecer e experimentar uma ferramenta feita para auxiliar voc a descobrir como ganhar dinheiro por meio do entendimento das funes que qualquer negcio envolve.

Todos os custos envolvidos na operao do seu Modelo de Negcios.

Dinheiro que a empresa gera. Quanto e como voc vai receber dos clientes.

Aqui, voc tem um guia prtico e visual que pode lhe ajudar a pensar e criar diferenciao e lucratividade nos negcios.

o Modelo de Negcio que dene o que a empresa faz, como ela vai gerar lucro e se sustentar no mercado. Denir o modelo o primeiro passo para um negcio de sucesso.

So nove blocos, ou funes, como voc pode ver abaixo. Ao reetir sobre cada um deles, anote as ideias e analise a correlao entre elas, ser possvel descobrir como se diferenciar, como reduzir custos e como obter receitas. Utilize o Quadro do verso e siga o roteiro.

Nove blocos para modelar um negOcio

Propos ta de valor

Segmentos de clientes

Recursos necessrios para entregar a proposta de valor.

Como sua empresa alcana seus Clientes para entregar sua Proposta de Valor.

Um Modelo de Negcios descreve a lgica de criao, entrega e captura de valor por parte de uma organizao.

recursos principais

Canais

Relacionamento com clientes

Canais

Definio dos clientes que voc ir atender.

Alexander Osterwalder

Rede de fornecedores e parceiros que ajudam a sua empresa a entregar o que prometeu.

Seu pacote de produtos e servios e o valor que ele possui para os clientes.

Aprenda. Tente. Invente.

Fontes de Receita

Aes/tarefas importantes que sua empresa deve atender para fazer seu Modelo de Negcios funcionar.

Tipos de relao que uma empresa estabelece com Segmentos de Clientes para conquist-los e mant-los.

Com certeza voc ser capaz de criar, recriar, adaptar, atualizar, inovar e realizar Modelos de Negcios bemsucedidos.

Parcerias Principais

atividades Principais

propos ta de valor

relacionamento

segmentos de clientes

Mos obra e bom proveito!

Atividades principais

Es trutura de cus tos

Recursos principais

Parcerias principais

Quadro de modelo de negocio

Essa uma sugesto para voc comear a usar o Quadro.

Primeiro: combine Proposta de Valor com Segmento de Clientes e, a seguir, complete o quadro verde: Para quem?

Segundo: escreva como e quando vai obter as receitas. Sem receitas no h empresa.

Terceiro: liste os Recursos verificando se atendem sua proposta de Valor. Em seguida complete as atividades e as parcerias principais.

Quarto: anote tudo que vai gastar, analisando todos os blocos. Confira se haver mais receitas que despesas.

Quinto: saia para a rua e teste o modelo conversando com possveis clientes, parceiros e fornecedores. Crie prottipos, busque validar suas hipteses. Ajuste seu Modelo at que ele esteja consistente.

Meu Modelo de NegocioS


Negcio:________________________ Criado por:_______________________ Data: ________/________/_________

Como?
Parcerias Principais atividades Principais

O Que?
propos ta de valor

Para Quem?
relacionamento com clientes segmentos de clientes

Quais as principais atividades exigidas por nossa proposta de valor? Nossos canais de distribuio? Relacionamento com clientes? Fontes de receita?

Como conquistamos, mantemos e expandimos clientes? Que relaes j estabelecemos com clientes? Como so integradas ao resto de nosso modelo de negcio? Qual seu custo?

recursos principais

Canais

Quem so nossos principais parceiros? Quem so nossos principais fornecedores? Que recursos cruciais estamos adquirindo de nossos parceiros? Que atividades cruciais nossos parceiros executam?

Quais os principais recursos exigidos por nossas propostas de valor? Nossos canais de distribuio? Relacionamento com clientes? Fontes de receita?

Que valor garantimos ao cliente? Que problemas de nossos clientes estamos ajudando a resolver? Que pacotes de produtos e servios estamos oferecendo a cada segmento? Que necessidades de clientes estamos satisfazendo? Qual o produto mnimo vivel?

Atravs de que canais os segmentos de clientes visados querem ser abordados? Como so abordados hoje por outras empresas? Quais funcionam melhor? Quais tm a melhor relao custo-benefcio? De que maneira esto sendo integrados a rotinas de clientes?

Para quem estamos criando valor? Quem so nossos clientes mais importantes? Quais so os arqutipos de clientes?

Es trutura de cus tos

Fontes de receita

Quais os custos mais importantes inerentes a nosso modelo de negcio? Dentre os principais recursos, quais so os mais caros? Dentre as principais atividades, quais so as mais caras?
Bussines Model Generation www.businessmodelgeneration.com

Por qual beneficio (valor) nossos clientes realmente esto dispostos a pagar? Por qual pagam atualmente? Qual o modelo de receita? Quais as tticas de preos?

Quanto?
Propostas de Valor diferentes podem atender diferentes clientes. Neste caso, use diferentes cores de adesivos para identificar diferentes proposies de valor. Crie hipteses! Mas crie condies de valid-las antes de implement-las em definitivo. Coloque o Quadro em um lugar visvel para que voc possa, todo dia, pensar em formas de mudar para inovar.

Com adesivos autocolantes ser mais fcil mudar, corrigir e incluir ideias.

Inspire-se em negcios que deram certo, mesmo fora de seu segmento para identificar oportunidades de inovar.

Das könnte Ihnen auch gefallen