Sie sind auf Seite 1von 13

Reflexes sobre o processo de produo da escrita.

Curso de Ps-Graduao em Linguagem e Docncia da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Bag. Disciplina de Ensino da Escrita. Deise Alves Costa 13/dezembro/2013

Escrever sobre a escrita deveria ser algo muito simples e fcil, porm, no est sendo e nem creio que um dia ser, nem para mim, nem para qualquer ser humano. Escrever por si s j exige muita reflexo e inmeras reescritas, pois o texto nunca est pronto. Diversas pesquisas apontam que os homens das cavernas comunicavam-se por meio de expresses faciais e alguns grunhidos e que a interpretao correta destes era o que mantinha segura a presena de qualquer um dos integrantes do grupo social. Os tempos passam, o homem evolui e comea a desenhar nas paredes das suas habitaes, registrando a sua histria e a do seu povo, certamente escondendo alguns fatos, como algumas caadas fracassadas, mas enaltecendo seus grandes feitos para as prximas geraes e ento, aprende a falar. A fala no resolve os problemas dos homens, j que o que falado pode ir ao vento e surge a necessidade de registrar o que foi dito, de alguma maneira que possa ser comprovado mais tarde e eis o surgimento da escrita. A inveno da escrita data de 4000 a.C. na Mesopotmia. Como dito anteriormente, a necessidade de se registrar o que h de mais importante para cada indivduo fez com que a escrita tenha importante papel na construo do mundo como o conhecemos hoje, porm, a palavra de ordem atualmente a reescrita, sobre a qual discorreremos mais adiante. Escrever exige entre tantas outras coisas, ter o que dizer e para quem dizer. Quem escreve o faz com um objetivo e para algum, mesmo que esse leitor em potencial seja o prprio autor.

A ordem lgica pensar, argumentar e escrever no regra, pois desde o momento em que pensamos sobre o que temos que pensar, estamos escrevendo, manifestando-nos diante do mundo, de maneira mental, o que faz com que esse processo muitas vezes no seja compreendido como escrita por ficar no plano das ideias individuais e no coletivas de uma sociedade. Diferente do processo da fala, na escrita h a possibilidade de se repensar sobre o tema a ser argumentado antes de exp-lo. O aluno ao chegar Escola, no sabe a importncia que a escrita possui, pois consegue relacionar-se com o seu grupo social (famlia) perfeitamente utilizando a fala. na escola que descobre que aquelas letras gravadas em placas, em jornais, na televiso que v todo o dia em vrios ambientes so to importantes. Considerando o ambiente escolar, onde falar, mesmo sendo um processo natural do aluno, visto como forma de diferenci-los, escrever considerada por muitos alunos, como um sacrifcio. No somente por no terem o hbito de exporem o que pensam de forma escrita, mas tambm por saberem que suas produes textuais viro cheias de correes ortogrficas, quando no retornarem apenas com um visto, sinal que talvez o professor no tenha lido o que foi escrito. A forma como fomos educados para ler o texto, sejamos professores ou no, pode ser um problema, j que nos prendemos nos aspectos gramaticais e no na coeso e coerncia do mesmo. Ao longo do processo educacional brasileiro, a concepo de escrita passou por modificaes, sendo que se destacam a escrita vista como: dom/inspirao e no como algo aprendvel, consequncia e como produto (Oficina das OBLP, Estado do Paran), porm, as trs concepes convivem na escola. Na primeira definio, a escrita produzida para o professor e feita a partir de um tema sugerido pelo professor ou pelas memrias do aluno, sem um gnero especificado. Na segunda concepo, a escrita consequncia de alguma atividade extraclasse, uma visitao a um museu, um passeio, a leitura de um livro, e visto como um relato, algo que comprove que o aluno aproveitou a sada da sala de aula; na ltima, a escrita um processo inacabado, um produto que vai sendo melhorado aps intervenes do professor e dos outros alunos.

Inmeros alunos possuem resistncia quanto ao escrever, pois no vem escrita como uma das formas do indivduo se fazer notado enquanto sujeito participante na sociedade. Ela representativa e tem poder transformador sobre a realidade em que atua. (Oliveira, p.1,2), fato reforado por professores que ainda veem a escrita como forma de punio ou produo final, desvalorizando o fato de que os alunos no percebem na sua escrita, algumas deficincias relacionadas coeso e coerncia, considerando que elas so fundamentais para a compreenso do texto para o leitor. O trabalho torna-se ainda mais cansativo se o aluno no v proveito no que faz, no vendo a sua produo circular pela escola. Quando uma produo textual vista pelos demais alunos, quem a escreveu, v sua voz autoral primeiramente ouvida, depois valorizada e finalmente difundida. Geraldi apud Fuza, Menegassi diz que a produo de textos como ponto de partida de todo o processo de ensino/aprendizagem da lngua [pois] no texto que a lngua se revela em sua totalidade, aluno o sujeito ativo da sua prpria forma de expresso, mostra os seus conhecimentos e se faz autor, nem sempre como o professor espera de imediato. Diz ainda que existem duas concepes de escrita: uma que determina que se escreve para a escola, pois o aluno produz uma redao, para o professor ler e atribuir nota, sem demonstrar o seu ponto de vista e outra denominada na escola, responsvel pela produo de texto, na qual o aluno atribui-lhe o seu ponto de vista, que pode contribuir na construo de novas produes ou at mesmo no trabalho da reescrita.

Passar da escrita para a escola para a escrita na escola, no tarefa fcil, considerando que na alfabetizao os textos dados aos alunos so curtos, pois: Acredita-se que o aluno ter mais facilidade para entender e interpretar um texto pequeno e simples, porm, quando estudado, apresenta uma pobreza de contedo e de palavras, influenciando as crianas a escreverem de modo semelhante. (citao) e o aluno tende a seguir expressando-se da forma como aprendeu. Transformar o aluno que s se expressa com poucas e pobres palavras em um aluno que mostra ao mundo a sua opinio e que se comunica eficientemente em todos os meios que convive no tarefa fcil, porm, a utilizao de dois recursos torna o trabalho notavelmente mais significativo: gneros e reescrita.

Como pode um professor cobrar uma produo textual em forma de relato, por exemplo, se no apresentou o gnero ao aluno? Como ele saber que no relato h a necessidade de serem expostas impresses pessoais? Exigir algo do aluno sem mostrarlhe tachar o aluno a escrever sem vontade, com medo e por obrigao, sem articular com as suas experincias sociais. A primeira ideia a ser derrubada a da escrita como um dom. Alguns podem ter mais facilidade para repassar o seu pensamento para o papel, outros no. Ao professor no cabe o papel de rotular o aluno como aquele que faz uma boa produo e aquele que no faz, mas ver e ajudar o aluno a ser capaz de se expressar de forma clara e com todos os argumentos, sem perder a sua autoria, a sua marca, sem esquecer a individualidade do escritor que pode ser mudada quando este percebe que os outros podem no compreender to claramente o que ele deseja expressar por suas ideias no estarem claras. O aluno somente vai expressar-se com qualidade quando tiver argumentos para tal coisa, ou seja, tiver conhecimentos sobre o assunto que o professor deseja que ele aborde, no s o professor, mas qualquer situao que exija comunicao escrita, far-sea necessrio primeiro que haja a argumentao por parte do comunicante sobre o assunto abordado. Aps o mito de o dom ser derrubado, o que deve ser eliminado a escrita sem sentido, sem leitor alm do professor, aquela que vista como punio pelo aluno. O professor te que incentivar a comunicao do aluno, lembrando que ningum escreve sem um destinatrio, at os nossos dirios pessoais, o destinatrio quem o escreve. O processo da reescrita deve ser o que se sobressai em qualquer situao. Um texto algo vivo sempre em permanente reconstruo de significado, pois a quanto mais textos ns temos acesso, mais relaes externas fazemos e mais nos apoderamos do que foi dito. A reescrita, entretanto, no deve ser massacrante, no se objetiva retirar a autoria do aluno com ela, e sim adequar s ideias expressas por ele ao meio em que esta ir circular, adequar o vocabulrio, o gnero, a coeso e a coerncia. Eis que um trabalho cansativo, pois um texto sempre precisar mais de duas reescritas por parte do autor, porm, torna-se gratificante para o leitor, primeiramente o professor, e para o autor, perceber a evoluo das ideias, da organizao textual, da argumentao e da prpria conscincia criativa.

PROPOSTA PEDAGGICA

JUSTIFICATIVA: Sabemos que os alunos adolescentes por vezes parecem estar em constante conflito com o ambiente escolar em sua totalidade, com os professores e com os prprios colegas, alm de reclamarem dos pais que pegam no p e exigem notas altas. Pensando nisso, o livro Como sobreviver na escola, de Roland Beller e Bernadette Costa-Prades, aborda diversas situaes problemas do cotidiano escolar de forma leve e bem objetiva, com a linguagem bem prpria para os adolescentes.

Durao do projeto: 12 horas/aula

Aula um Carga horria: 2h/aula

Estratgia: Primeiramente, os alunos sero indagados sobre o ambiente escolar, os conflitos que existem, as coisas boas, as coisas ruins, como a sua relao interpessoal com os colegas e professores. Aps, recebero o captulo Apresentao do livro Como sobreviver na escola (anexo 1) para leitura e sero indagados:

a- Na apresentao do livro, a escola comparada a um mundo s seu, concordas com isso? Por qu? b- O que h de bom na escola, segundo o texto? E de ruim? c- O livro tambm compara a escola com uma guerra, por que crs que essa comparao feita? d- No final do texto, ele diz que apresentar solues para alguns problemas, que tipos de problemas acreditas que seja?

Aps a leitura e os questionamentos, os alunos recebero o ndice dos problemas solucionados pelo livro (anexo 2) e diro se as suas suspeitas se confirmaram ou no.

Aula dois: Carga horria: 2h/aula

Estratgia: Os alunos recebero cpias do captulo Eu me chateio nas aulas (anexo 3) e sero levados a refletir sobre o que ocorre para que eles chateiem na aula e o que pode ser feito para evitar isso, principalmente em determinadas disciplinas (ser questionado aos alunos se h alguma disciplina que se sobressaia na questo de causar tdio durante a aula). Aps, recebero o captulo No consigo me concentrar nos deveres de casa (anexo 4) e faro reflexes anteriores, buscando novas alternativas para solucionar a falta de concentrao. Ainda, recebero Tenho pnico das provas e faro como o j feito.

Aula trs Carga horria: 2h/aula

Estratgia: Os alunos se dividiro em trios e cada um deles receber um dos captulos abaixo, sendo que devero l-lo, apresentar para a turma e criar duas outras sugestes de como enfrentar o problema. Aps, as sugestes de cada trio sero passadas para os demais trios e cada outro trio, dever acrescentar uma nova sugesto. Quando as dicas retornarem ao trio que as apresentou originalmente, este dever elaborar um resumo que dever ser entregue ao professor no final desta aula do que foi explicado por eles, segundo o que est escrito no captulo e acrescentar as dicas dadas pelos colegas e as suas prprias.

Captulos: Eu sou o (a) queridinho(a), mas no pedi nada! Tem um professor que no pode nem me ver... Eu morro de medo de um professor... S tiro notas ruins, porm eu estudo tanto... Fui humilhado(a) por um professor... Me insultaram por causa da minha origem...

Fomos todos castigados, mas no sei se devo entregar o verdadeiro culpado... Repeti de ano. O mundo acabou para mim... Eu colei e me pegaram... No colei e esto me acusando...

Aula quatro: Carga horria: 2h/aula

Estratgia: O professor apresentar dicas de como produzir um cartaz turma, sendo que o segmento destas ou no pesar na nota final do grupo.

Aula cinco: Carga horria: 4h/aula

Estratgia: Cada trio receber a sua produo com as devidas sugestes sobre a reescrita dadas pelo professor e devero reescrever o texto em sala de aula e mostr-la para o professor quantas vezes seja necessrio at que o professor d por pronta a escrita, isto , quando a escrita do que ir no cartaz tiver as informaes necessrias para a

compreenso do assunto. Quando a reescrita estiver pronta, elaborao cartazes em papel pardo com o texto mais sintetizado e com as dicas para cada situao-problema e distribuiro pela escola.

REFERENCIAS

inveno

da

escrita.

Disponvel

em

<http://www.civilizacaoantiga.com/2009/05/invencao-da-escrita.html>, acessado em 10 de outubro de 2013, s 14h. CAPRISTANO, Cristiane Carneiro. Por uma concepo heterognea da escrita que se produz e que se ensina na escola1. Cadernos de Educao | FaE/PPGE/UFPel Pelotas [35]: 171 - 193, janeiro/abril 2010

Curso sobre as Olimpadas Brasileiras de Lngua Portuguesa. Disponvel em <http://www.nre.seed.pr.gov.br/amnorte/arquivos/File/Apresentaopoesia2.pdf>, acesso em 14 de outubro de 2013, s 20h

FLORES, Ana Paula GUIMARES, Joice Eloi. Um estudo diacrnico da concepo de escrita e produo textual na revista Nova Escola. Anais do SIELP. Volume 2, Nmero 1. Uberlndia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758

FUZA, ngela Francine; MENEGASSI, Renilson Jos. A ESCRITA NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Disponvel em

<http://www.escrita.uem.br/escrita/pdf/affuza4.pdf>, acessado em 10 de outubro de 2013, s 15h.

GUEDES, Paulo Caimbra. Olhar, imaginar, organizar, escrever. Da redao produo textual.

OLIVEIRA, Jossely Bezerra Martins de. Concepes de escrita, texto e gnero textual em relatos de aula de lngua materna. Revista Virtual de Estudos da Linguagem ReVEL. V. 2, n. 2, maro de 2004. ISSN 1678- 8931. Disponvel em http://www.revel.inf.br/files/artigos/revel_2_concepcoes_de_escrita.pdf, acesso em 14 de outubro de 2013, s 18h.

Das könnte Ihnen auch gefallen