Sie sind auf Seite 1von 18

1 Resistncia Flexo (Mrd)

Uma laje tem conexo total quando o aumento da resistncia da conexo longitudinal no aumenta o valor de clculo da sua resistncia flexo. Caso contrrio, a conexo parcial.

Hipteses de clculo (geral)


No caso de conexo total, a resistncia flexo MRd de qualquer seco transversal de laje mista dever ser determinada atravs da teoria plstica de acordo com a EN1994-1-1 6.2.1.2(1), mas considerando que o valor de clculo da tenso de cedncia do elemento metlico igual ao da chapa perfilada, fyp,d. Sob a aco de momentos flectores negativos, a contribuio da chapa perfilada s deve ser tida em conta quando a chapa contnua e quando, para a fase de construo, no efectuada uma redistribuio de momentos por plastificao da seco sobre os apoios. De um modo geral, na determinao do momento flector resistente negativo despreza-se a contribuio da chapa perfilada. Para a rea efectiva Ape das chapas perfiladas, dever ser desprezada a largura das bossas e dos recortes das chapas. O efeito da encurvadura local das partes comprimidas da chapa dever ser tido em conta considerando larguras efectivas que no excedam o dobro dos valores limites dados na EN 1993-1-1, Quadro 5.2, para as almas da Classe l.

bcn

As

hc t

hp Ap b

Fora na zona macia de beto:

fck R c = h c b 0,85 c
Fora na chapa perfilada:

Rp = A p
Fora nas armaduras ordinrias:

f yp p

f sk Rs = A s s
Fora mdia resistida pelo beto das nervuras

R cn = (h p t ) b cn 0,85

f ck c

A Momento flector resistente positivo


A1 Linha neutra na zona macia de beto

b fck 0,85 c Rc LNplstica d hp Ap CM p + Rp t + fyp + mpl,Rd z

hc

Posio da linha neutra plstica

x=

Rp Rc

hc

Momento resistente da nervura

x m pl,Rd = z R p = d + h c R p 2

A2 Linha neutra na chapa perfilada


A contribuio do beto entre as nervuras desprezada por simplicidade.

fck 0,85 c hc h hp e p Ap CM p LNplstica e + fyp fyp

fck 0,85 c Rc z fyp

=
p

+
+ fyp

Rc

fyp

mPR

m pl,Rd = z R c + m PR
Na EN1994-1-1 (9.7.2 (6)) indicam-se as expresses que permitem calcular o brao (z) e o momento reduzido da chapa perfilada (mpr).

z = h 0,5 hc eP + (eP e )

Rc Ap fyp p

e ep

posio do centro de gravidade da chapa perfilada eixo neutro plstico da chapa perfilada

m PR = 1,25 m pa

Rc 1 f yp A p p

m pa

Relao experimental entre Mpr e Mpa

M pr M pa

N cf M pr = 1,25 M pa (1 A p f yp ap )

1,25 1,00

Envolvente Na
Ap f yp

B Momento flector resistente negativo


De um modo geral a linha neutra encontra-se na chapa perfilada. Despreza-se a contribuio da chapa perfilada por poder encurvar e a contribuio para o momento resistente ser pequena. Consideram-se as nervuras de espessura constante e igual mdia da sua espessura (bcn).

As b cn z LNplstica hp x

fsk -

s
Rs mpl,Rd N cn fck 0,85 c

hs h

Posio da linha neutra plstica

x=

Rs (hp t ) Rcn

Momento resistente da nervura

x m pl,Rd = R s z = R s h s + h p t 2

2 - Resistncia ao corte longitudinal


Corte longitudinal sem amarrao de extremidade Corte longitudinal com amarrao de extremidade

A1 - Corte longitudinal sem amarrao de extremidade

Load P

Ductile behaviour

Brittle behaviour

deflection

A capacidade resistente ao corte longitudinal determinada com base em ensaios experimentais.

Tipo de ensaios experimentais em lajes mistas


Mtodou,Rd ou da conexo parcial Mtodo m-k Ensaios slip-block para determinar R

Mtodou,Rd ou da conexo parcial


Este mtodo s pode ser utilizado em lajes com comportamento dctil. O diagrama de conexo parcial determina-se a partir de ensaios experimentais. Com base nas cargas aplicadas, determina-se o momento flector M, na seco localizada sob a carga concentrada, resultante da carga aplicada e do peso prprio da laje e das vigas de distribuio. A B C d ento para cada ensaio um valor e um valor u a partir da expresso:

u =
em que: Lo vo da parte em consola.

Ncf b (L s + L o )

Determinao do grau de conexo a partir de Mtest Se, no clculo, a resistncia adicional ao corte longitudinal devida reaco de apoio for tida em conta u dever ser determinado a partir da expresso:

u =
em que: Vt

Ncf Vt b (L s + L o )

valor por defeito do coeficiente de atrito, igual a 0,5; reaco de apoio sob a aco da carga de ensaio.

No caso em que o mtodo da conexo parcial utilizado, o valor de clculo da resistncia mRd dever ser determinado como indicado para o caso da linha neutra na chapa perfilada

Conexo total:

m pl,Rd = z R c + m PR
z = h 0,5 hc eP + (eP e ) Rc A pe fyp,d

mas substituindo Rc por:

Conexo parcial:

Nc = u,Rd b Lx Rc
e:

z = h 0,5 x pl ep + (ep e )

Nc A pe fyp,d

em que: u,Rd valor de clculo da resistncia ao corte (u,Rk/Vs) obtido em ensaios de lajes Lx distncia entre a seco transversal considerada e o apoio mais prximo.

O valor de Nc poder ser acrescido de R Ed desde que u,Rd seja determinado tendo em conta a resistncia ao corte longitudinal adicional resultante da reaco de apoio, em que REd a reaco de apoio e um factor nominal cujo valor recomendado 0.50.

Mtodo m-k (proposto por Porter e Ekberg,1976)


Tipos de rotura em lajes mistas em funo do vo
Vt bd
p Corte vertical condicionante

[N/mm 2]

Corte longitudinal condicionante

Flexo condicionante

m 1

longo k

vo

curto

Ap bL s

O ensaio m-k no utiliza a tenso de corte, , mas sim o esforo de corte vertical. A relao entre esforo de corte longitudinal e vertical conhecida para o comportamento elstico, no entanto para comportamento elasto-plstico no to fcil de determinar recorrendo-se ento a ensaios experimentais. Neste ensaio carrega-se uma laje, simplesmente apoiada, em dois pontos, cada um situado distncia Ls de cada um dos apoios. Ambos os pontos so carregados por uma fora P vertical. Este mtodo est calibrado para lajes com comportamento dctil.

O mtodo semi-emprico m-k utiliza uma frmula paramtrica linear na qual todos os parmetros intervenientes na resistncia esto presentes:

VLR = F( fck ,L s , dp ,b, A p , Vt )


onde VLR Vt dp Ls b Ap fora de corte longitudinal resistente fora de corte vertical altura mdia da laje localizao das foras e igual a L/4 largura da laje rea da chapa perfilada

B Vt b dp ( N / mm2 ) A m 1 V k 0 Ap bLs t V Ls t P P

Design relationship for longitudinal shear resistance

Ls

Na EN1994-1-1 (9.7.3) dada a expresso para o corte longitudinal resistente baseado no mtodo m-k. Nesta expresso o esforo transverso vertical actuante, VEd, deve ser menor que o esforo resistente, Vl,Rd, que dado por:

Vl,Rd =
em que:

b dp m A p + k Vs b L s

b, dp esto representadas na figura acima e so em [mm]; Ap rea da chapa perfilada [mm]; m, k so os valores retirados dos testes e devem ser fornecidos pelo fabricante, os valores devero ser introduzidos em [N/mm]; Ls a distncia da carga ao apoio (no caso de duas cargas pontuais)

Vs o coeficiente parcial de segurana e o valor recomendado de 1,25.


No caso de laje com modelo de clculo contnuo o comprimento de vo equivalente a usar : 0,8L para vos internos; 0,9L para vos de extremidade;

em que L a distncia entre os dois apoios do vo considerado.

Ensaios slip-block para determinar R


Os ensaios slip-block consistem na aplicao de foras horizontais e verticais em provetes de lajes mistas. Estes provetes consistem em pores de lajes mistas de apenas uma ondulao de chapa de largura e cerca de 300mm de comprimento. A chapa soldada pontualmente a uma base fixa. Aplicam-se ao provete foras verticais e horizontais e mede-se o escorregamento (a superfcie lubrificada para evitar a aderncia e o atrito). A princpio aplicada uma fora vertical, V, constante (ponto A dos grficos abaixo), em seguida aumentase progressivamente uma fora horizontal, H, at comear o escorregamento (ponto B). O passo seguinte consiste em diminuir lentamente a fora V e H de modo a que o escorregamento ocorra e at que o bloco esteja prestes a levantar uma das extremidades (ponto C). Em seguida volta a aplicar-se a fora V (at ao ponto D). O ciclo repete-se, desta vez para escorregamento maiores. Este teste fornece os valores de: coeficiente de frico, , e da tenso resistente de corte, R.

V H
B E

H H 0

C F

H
B E G

0.4 C.D F A 0.3 H 0.2

1.0

0 s1 s 2

slip

0 s1 s 2

0.5

slip, mm

A2 - Corte longitudinal com amarrao de extremidade

Fixao de extremidade

A no ser que a contribuio de outros dispositivos de ligao para a resistncia ao corte longitudinal seja comprovada por ensaios, a amarrao de extremidade com conectores dever ser calculada com a fora de traco actuante na chapa de ao no estado limite ltimo.

O valor de clculo da resistncia Ppb.Rd de um perno de cabea soldado atravs da chapa perfilada, utilizado como amarrao de extremidade, dever ser considerado como o menor dos seguintes valores:

valor de clculo da resistncia ao corte do perno, de acordo com a EN1994-1-1 (6.6.4.2)

6.6.4.2 Chapas com nervuras transversais s vigas de apoio

0,7 b0 hsc 1 kt = nr hp hp

valor de clculo da resistncia presso diametral da chapa determinada atravs da expresso:

Ppb,Rd = k ddo t fyp,d


com:

k = 1 + a / ddo 6,0
em que: ddo dimetro do cordo de soldadura que poder ser considerado igual a 1,1 vezes o dimetro da espiga do perno; a t distncia entre o eixo do perno e a extremidade da chapa, no inferior a 1,5 ddo ; espessura da chapa.

3 - Resistncia ao esforo transverso vertical


A resistncia ao esforo transverso Vv,Rd de uma laje mista, numa largura igual distncia entre os eixos das nervuras, dever ser determinada de acordo com o efectuado para as estruturas de beto armado (EN 1992-1-1, 6.2.2) tendo em considerao que na laje mista a chapa perfilada a armadura do elemento de beto armado. Deste modo a altura til no caso da laje mista igual distncia, medida na vertical, entre o centro de gravidade da chapa perfilada e a face superior da laje mista.

4 - Resistncia ao punoamento
A resistncia ao punoamento Vp,Rd de uma laje mista ao nvel de uma carga concentrada dever ser determinada de acordo com o efectuado para as estruturas de beto armado (EN 1992-1-1, 6.4.4).

O permetro crtico determinado como se indica na figura.

1 2

permetro crtico cp rea carregada

Verificao em relao aos estados limites de servio

Clculo de deformaes (flechas) Controlo da fendilhao

Clculo de deformaes (flechas)


As flechas devidas a cargas aplicadas ao elemento misto devero ser calculadas atravs de uma anlise elstica, de modo anlogo ao efectuado para as vigas, desprezando os efeitos da retraco. O clculo das flechas poder ser dispensado nos dois casos seguintes:

1. quando a relao entre o vo (L) e a espessura da laje (dp) no excede os limites indicados na EN 1992-1-1, 7.4, ( = 5%) Sistema estrutural do painel de laje
Laje simplesmente apoiada Vo externo de laje contnua Vo interno de laje contnua Laje sujeita a cargas concentradas Laje em consola

mx (L/dp)

20 26 30 24 8

2. Se a carga necessria para provocar um escorregamento de 0,5 mm for 1,2 vezes maior que a carga de servio com que se determinam as deformaes. Tal s se poder verificar para vos externos (em que, de facto, existe escorregamento). Para um tramo intermdio de uma laje contnua em que a conexo no inclui deformao das nervuras a flecha poder ser determinada com as seguintes aproximaes: 1. o momento de inrcia poder ser considerado igual mdia dos valores relativos seco fendilhada e seco no fendilhada; 2. para o beto, poder utilizar-se um valor mdio do coeficiente de homogeneizao para os efeitos de longo e curto prazo:

n=

2Ea E cm

Para os vos de extremidade, no necessrio ter em conta o escorregamento de extremidade se a carga de escorregamento inicial observada nos ensaios (definida como a carga que provoca um escorregamento de extremidade de 0,5 mm) exceder 1,2 vezes o valor de clculo da carga de servio. No caso em que ocorre o escorregamento de extremidade para uma carga inferior a 1,2 vezes o valor de clculo da carga de servio, devero utilizar-se amarraes de extremidade. Em alternativa, as flechas devero ser calculadas incluindo o efeito do escorregamento de extremidade.

Controlo da fendilhao
Metodologia anloga utilizada para as vigas mistas. Nos casos em que as lajes contnuas so calculadas como simplesmente apoiadas, a rea da armadura de fendilhao situada acima das nervuras no dever ser inferior a 0,2 % da rea da seco de beto situado acima das nervuras, no caso de uma construo no escorada, e a 0,4 % da rea desta seco no caso de uma construo escorada.

Das könnte Ihnen auch gefallen