Sie sind auf Seite 1von 7

AULA DO PROFESSOR LIO ANTUNES

POEMAS ESCOLHIDOS, GREGRIO DE MATOS: SELEO E ORGANIZAO DE JOS MIGUEL WISNIK, 2010.

O autor
Gregrio de Matos
Gregrio de Matos e Guerra nasceu da Bahia em 20 de dezembro de 1633 (ou 36). Terceiro filho de um fidalgo portugus, dono de dois engenhos no recncavo baiano e de 130 escravos. O irmo mais velho de Gregrio, Pedro, foi expulso da Companhia de Jesus por escndalos amorosos e virou o feitor das fazendas do pai. Outro irmo, Eusbio de Matos, padre, tambm foi expulso da ordem jesutica Eusbio era admirado pelo padre Antnio Vieira como orador. Gregrio formou-se em Direito na Universidade de Coimbra, foi juiz em Lisboa, ficou amigo do rei Pedro II e comeou na poesia imitando os versos de Cames sculo XVI, e depois, parodiando (ou plagiando) os versos barrocos dos espanhis Quevedo e Gngora. Casou-se em Portugal e enviuvou. Retornou ao Brasil em 168,1 a convite do Bispo da Bahia, e foi nomeado vigrio-geral e tesoureiro-mor da diocese. Por causa de desavenas, invejas e jogo poltico, o bispo desligou-o do cargo eclesistico. Casou-se com a bela Maria dos Povos, vendeu sua herana e torrou o dinheiro. Advogou por uns tempos, mas sem sucesso. Um caso do advogado Gregrio: um sujeito que comprou o cargo de juiz na Vara de Igarau, processou outro por no cham-lo de juiz. Defendendo o ru, argumentou o poeta: Se tratam Deus por Tu, / e chamam El-Rei por vs, / como chamaremos ns ao juiz de Igarau? / Tu, e vs, e vs, e tu? Andou pelo recncavo como cantador itinerante. Nesse tempo, deixou de lado o lirismo corts para ingressar na poesia ertico-satrica; alis, a virulncia de sua stira lhe valeu a deportao para Angola. Na volta, teve que morar em Pernambuco, de boca fechada, onde morreu em 1696. (Conta-se que Gregrio, na poca das stiras e da poesia ertica, usava cabeleira postia, um colete de pelica e gostava de andar nu. Seu escritrio era adornado com bananas.)

O livro
Poemas escolhidos, Gregrio de Matos
Eu era em Portugal sbio, discreto, entendido, poeta melhor que alguns, douto como os meus vizinhos. Chegando a esta cidade, logo no fui nada disto: porque um direito entre tortos parece que anda torcido. Eu sou aquele, que os passados anos cantei na minha lira maldizente torpezas do Brasil, vcios e enganos. O poema seguinte (soneto) foi escrito no final do sculo XVII pelo poeta Gregrio de Matos e Guerra. O ttulo comprido Moraliza o poeta nos ocidentes do Sol a inconstncia dos bens do mundo e, genericamente, evidencia a forma e a temtica do estilo barroco. Nasce o Sol, e no dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contnuas tristezas a alegria. Porm, se acabar o Sol, por que nascia? Se to formosa a Luz, por que no dura? Como a beleza assim se transfigura? Como o gosto da pena assim se fia? Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza, Na formosura no se d constncia, E na alegria sinta-se tristeza. Comea o mundo enfim pela ignorncia, E tem qualquer dos bens por natureza A firmeza somente na inconstncia.

Por que esse soneto barroco? O poeta utiliza-se da anttese para expressar (ou tematizar) que tudo na vida e na natureza passageiro, transitrio, efmero. Essa expresso acompanhada de uma angstia existencial que se faz presente por ele constatar a marcha inexorvel do tempo. O racionalismo do Renascimento do sculo XV, antropocntrico, cultivava em arte o ideal clssico da luz, da claridade, da harmonia e do equilbrio. No entanto, com os descobrimentos e a revoluo comercial, a Europa mergulhou mais na cobia, na ambio, nas guerras, na vulgaridade materialista e na desestabilizao dos valores. Havia a promessa de um mundo melhor, mas tal mundo entrou em turbulncia. Surge, ento, um clima de desengano, de desequilbrio, de desconcerto do mundo. Como consequncia, instala-se a relatividade nos valores, o artista entra em conflito e aparece o estilo barroco. O Barroco, como estilo literrio, predominou no Brasil na segunda metade do sculo XVII (16011700) e traduziu o conflito entre o que adveio do mundo renascentista o antropocentrismo e a religiosidade medieval pregada pelos jesutas o teocentrismo. Em suma, o Barroco o conflito entre a razo e o esprito, mesclado com toda a confuso de valores da poca. De um lado, a razo do homem e os prazeres terrenos; do outro, a razo de Deus e os deveres para com Ele, segundo a pregao da Igreja.

1a. premissa: todos os homens so mortais; 2a. premissa: eu sou homem; Concluso: logo, sou mortal. Mui grande o vosso amor e o meu delito Porm pode ter fim todo o pecar E no o vosso amor que infinito. Essa razo me obriga a confiar Que, por mais que pequei, nesse conflito Espero em vosso amor de me salvar. 1a. premissa: o amor infinito de Cristo salva o pecador; 2a. premissa: eu sou pecador; Concluso: logo, espero salvar-me. Embora Gregrio tenha sido predominantemente cultista, em muitos poemas se mesclam cultismo e conceptismo. Vrios crticos da obra de Gregrio de Matos identificam muitos poemas como plgios, mas h crticos que afirmam tratar-se de pardias, imitaes, formas paralelas ou intertextualidades comuns na potica dele e de outros da poca. MODELOS DE GREGRIO DE MATOS 1 Cames poeta portugus renascentista (autor de Os lusadas e de muitos sonetos) 2 Petrarca (13041374) poeta italiano, considerado o inventor do soneto 3 Quevedo (1580 1645) poeta conceptista espanhol, amigo de Cervantes (e inimigo de Gngora) quevedismo 4 Gngora (1561 1627) poeta cultista espanhol (fescenino) gongorismo 5 Lope de Vega (1562 1635) poeta e dramaturgo espanhol 6 Condern de la Barca (16001681) poeta e dramaturgo espanhol, autor de A vida sonho, em que tematiza a efemeridade. Na coletnea Poemas escolhidos de Gregrio de Matos, o crtico Jos Miguel Wisnik dividiu os poemas desta forma: 1 Poesia de circunstncia: a realidade circundante, a Bahia, o Recncavo, o meio social, a cidade. Aqui a stira social, ou a poesia graciosa, e tambm a poesia encomistica (de elogio, de louvor). 2 Poesia amorosa: poesia lrica, ou ertico-cmica e fescenina.

Caractersticas do Barroco
Oposio, dualismo, polarizao, dvida, dilema: cu terra, Deus homem, esprito razo, f corpo, luz treva, claro escuro, eternidade efemeridade, plenitude em Deus desejos humanos; Texto ornamentado com metforas, hiprboles, inverses de vocbulos e de elementos sintticos, antteses, paradoxos, contraponto, oposio, dualismo, anfora; Conflito, deformidade: o homem apresenta-se confuso, desequilibrado e reflete a instabilidade das coisas terrenas. CULTISMO: jogo de palavras, trocadilhos, paranomsias, assonncias, anforas O todo sem a parte no todo; a parte sem o todo no parte; mas se a parte o faz todo, sendo parte, no se diga que parte sendo todo. CONCEPTISMO: jogo de ideias feito por silogismo (tipo de deduo montado com duas premissas e uma concluso)

3 Poesia religiosa: a que tematiza a culpa e o perdo, a vida em trnsito. Na potica lrico-amorosa de Gregrio de Matos, esto presentes o cultismo e a conscincia da transitoriedade das coisas terrenas. MARIA DOS POVOS Discreta e formosssima Maria, Enquanto estamos vendo a qualquer hora, Em tuas faces a rosada Aurora; Em teus olhos e boca, o Sol e o dia: Enquanto com gentil descortesia, O ar, que fresco Adnis te namora, Te espalha a rica trana brilhadora, Quando vem passear-te pela fria: Goza, goza da flor da mocidade Que o tempo trata a toda ligeireza E imprime em toda a flor sua pisada. no aguardes que a madura idade, Te converta essa flor, essa beleza, Em terra, em cinza, em p, em sombra, em nada. Nesse soneto, em decasslabo e rimas interpoladas (abba),o poeta tambm aconselha Maria dos Povos a aproveitar a vida enquanto ela jovem e bela. Aqui, a beleza da mulher e a da natureza se manifesta por metforas; essa construo tem a finalidade de exaltar a beleza e reduzi-la ao amor agora. Esse tipo de conselho (o recorrente horror ao tempo que passa e destri toda a formosura) tornou-se tema de muitos poemas de Gregrio de Matos. Trata-se de uma mxima romana: carpe diem. A biografia de Gregrio confirma que ele, j sessento, casou-se com Maria dos Povos, mulher bem mais nova que ele. Da, ele tambm poetizar contrariamente ao carpe diem: Hoje poderei / convosco casar / e hoje consumar / amanh no sei. Esta poesia lrico-amorosa de Gregrio tambm trata dos choques entre o ascetismo e o sensualismo, o esprito e a matria, fazendo os contrrios passarem por uma srie de transformaes e aproximaes que os faz inseparveis: a mulher como anjo e flor, de anttese e paradoxo: Sois anjo, que me tenta, e no me guarda. Anjo no nome, Anglica na cara! Isso ser flor, e anjo juntamente; (...) Matem-me, disse eu vendo abrasar-me, Se esta a cousa no , por encarecer-me Sabia o mundo, e tanto exagerar-me;

Olhos meus, disse ento por defender-me, Se a beleza heis de ver para matar-me Antes olhos cegueis, do que eu perder-me. Esse contraponto entre ascetismo e sensualismo criou dualidades como paixo e freio, mundo interior e exterior: Ardor em firme corao nascido; Pranto por belos olhos derramados; Incndio em mares de gua disfarado; Rio de neve em fogo convertido; Tu, que em um peito abrasas escondido; Tu, que em um rosto corres desatado; Quando fogo, em cristais aprisionado; Quando cristal em chamas derretido. Se s fogo como passas brandamente, Se s neve, como queimas com porfia? Mas, ai, que andou Amor em ti prudente! Pois para temperar a tirania, Como quis que aqui fosse a neve ardente, Permitiu parecesse a chama fria. Fogo e gua, paixo e pranto, neve ardente, chama fria so opostos que se tornam oxmoros (palavras que se opem: msica silenciosa, obscura claridade). O escritor barroco procura unir os opostos, transformar a diferena em oposio, a oposio em simetria e a simetria em identidade. Para ele, o diferente se torna idntico, o outro se transforma em o mesmo. Como um jogo de espelhos, nesse poema, gua e fogo, paixo (o que se sente) e freio (o que se expressa) viram simetria e igualdade. De todos os textos de amor, o soneto Admirvel expresso de amor mandando-se-lhe perguntar como passava o mais significativo, porque nele o poeta joga com os contrrios da ideia de amor. Aquele no sei qu, que Ins de assiste No gentil corpo, na graciosa face, No sei donde te nasce, ou no te nasce, No sei onde consiste, ou no consiste. No sei quando, ou como arder me viste, Porque Fnix de amor me eternizasse, No como renasce, ou no renasce, No sei como persiste ou no persiste. No sei como me vai, ou como ando, No sei o que me di, ou porque parte No sei se vou vivendo ou acabando. Como logo meu mal hei-de contar-te Se de quando a minha alma est penando, Eu mesmo, que o padeo, no sei parte.

Imitao de um poema de Cames (sculo XVI) sobre o vago sentimento de indefinio amorosa, o famoso no sei qu, recorrente na poesia da renascentista e barroca. As estrofes seguintes so do poema Definio de amor, composto de 54 estrofes (quartetos). (...) Uma dor, que no se cala, Pena, que sempre atormenta, Manjar, que no enfastia, Um brinco, que sempre enleva. (...) Enfim o Amor um momo, Uma inveno, uma teima, Um melindre, uma carranca, Uma raiva, uma fineza. Uma meiguice, um afago, Um arrufo, e uma guerra, Hoje volta, amanh torna, Hoje solda, amanh quebra. (...) Arre l com tal amor! Isto amor? quimera, Que faz de um homem prudente Converter-se logo em besta. (...) Tudo uma bebedice, Ou tudo uma borracheira, Que se acaba coo dormir, E coo dormir se comea. O amor finalmente Um embarao de pernas, Uma unio de barrigas, Um breve tremor de artrias. Uma confuso de bocas, Uma batalha de veias, Um rebolio de ancas, Quem diz outra coisa, besta. POESIA SATRICA (Da O Boca do Inferno) Segundo Jos Miguel Wisnik, a stira de Gregrio registra vrios pontos de tenso: a crise econmica pela qual passava a Bahia; a debilidade das Cmaras; a ascenso dos comerciantes portugueses; a opresso da Colnia. A par disso, h, na Bahia, um poeta culto, que vivera na corte portuguesa em companhia de letrados, mas que, aqui, viu-se em uma terra de iletrados. Descreve o que era realmente naquele tempo a cidade da Bahia de mais enredada por menos confusa. A cada canto um grande conselheiro, Que nos quer governar cabana e vinha, No sabem governar sua cozinha, E querem governar o mundo inteiro.

Em cada porta um frequente olheiro, Que a vida do vizinho, e da vizinha Pesquisa, escuta, espreita, e esquadrinha, Para levar Praa e ao Terreiro. Muitos mulatos desavergonhados, Trazidos pelos ps os homens nobres, Posta nas palmas toda a picardia. Estupendas usuras nos mercados, Todos, os que no furtam, muito pobres, E eis aqui a cidade da Bahia. Pondo os olhos primeiramente em sua cidade, conhece que os mercadores so o primeiro mvel da runa, em que arde pelas mercadorias inteis e enganosas. A stira (imita o portugus Rodrigues Lobo) dirigida contra a passividade dos baianos e os apetites do comrcio colonial, o sagaz Brichote que deixava em nosso porto drogas inteis em troca de acar excelente. Gregrio recorria pardia para o seu anticolonialismo. H mais: o contraponto passado versus presente d ao texto um passado idealizado. H o decasslabo, as rimas opostas, a paranomsia e a assonncia. Triste Bahia, oh quo dessemelhante Ests e estou do vosso antigo estado pobre te vejo a ti, tu a mim empenhado rica te vi eu j, tu a mim abundante. A ti trocou-te a mquina mercante Que em tua larga barra tem entrado A mim foi-me trocando e tem trocado Tanto negcio e tanto negociante. Deste em dar tanto acar excelente Pelas drogas inteis, que abelhuda Simples aceitas do sagaz Brichote. Oh, se quisera Deus de repente Um dia amanheceres to sisuda Que fora de algodo o teu capote! Eplogos certamente o texto mais musicado, teatralizado e reproduzido de Gregrio de Matos. O poeta critica severamente a sociedade da poca: o comrcio, a justia, a Igreja, a administrao pblica, os caramurus. O jogo de palavras, tpico da poesia barroca, manifesta-se nas perguntas, nas respostas e nas rimas; tambm na mudana de abstrato para concreto com verbos de ao. A rima vertical nos tercetos transforma-se em horizontal nos quartetos; os versos so dispersos nos tercetos e sintetizados nos quartetos > disseminao e recolho > tcnica muito usada por Gregrio de Matos. Que falta nesta cidade ?........................ Verdade. Que mais por sua desonra? ...................... Honra. Falta mais que se lhe ponha? ................Vergonha.

O demo a viver se exponha, Por mais que a fama a exalta, Numa cidade onde falta Verdade, honra, vergonha. Quem a ps neste sacrcio? .................. Negcio. Quem causa tal perdio? .................... Ambio. E o maior desta loucura? ......................... Usura. Notvel desaventura De um povo nscio e sandeu, Que no sabe o que perdeu Negcio, ambio usura. Quais so seus doces objetos? ................. Pretos. Tem outros bens mais macios? ............ Mestios. Quais deste lhe so mais gratos? ............ Mulatos. Que ao demo os insensatos, Dou ao demo a gente asnal, Que estima por cabedal Pretos, mestios, mulatos. (...) E que justia a resguarda? ................... Bastarda. grtis distribuda? ............................. Vendida. Que tem que a todos assusta? ................. Injusta. Valha-nos Deus, o que custa O que El-Rey nos d de graa, Que anda a justia na praa Bastarda, vendida, injusta. (...) E nos frades h mangueiras? ....................Freiras. Em que ocupam os seres? ................... Sermes. No se ocupam em disputas? ................... Putas. Com palavras dissolutas Me inclus, na verdade, Que as lidas todas de um frade, So freiras, sermes e putas. O acar j se acabou?............................ Baixou. E o dinheiro se extinguiu?.......................... Subiu. Logo j convaleceu?............................... Morreu. A uma freira, que, satirizando a delgada fisionomia do poeta, chamou-lhe Pica-flor. Dcima Se Pica-flor me chamais Pica-flor aceiro ser Mas resta agora saber, Se no nome, que me dais, Meteis a flor, que guardais No passarinho melhor! Se me dais este favor, Sendo s de mim o Pica, E o mais vosso, claro fica, Que fico ento Pica Flor.

Aos principais da Bahia chamados os caramurus o vocabulrio indgena est presente em vrios poemas desta coletnea de Jos Miguel Wisnik. H cousa como ver um Paiai Mui prezado de ser caramuru, Descendente de sangue de tatu, Cujo torpe idioma cobep. A linha feminina carim Moqueca, pititinga, caruru, Mingau de puba, e vinho de caju Pisado num pilo de Piragu. A masculina um aricob Cuja filha cob um branco pai Dormiu num promontrio de Pass. O branco era um marau, que veio aqui, Ela era uma ndia de Mar, Cobep, aricob, cob, pai. caramuru: branco importante paiai: paj cobep: dialeto da tribo cob cercanias de Salvador (BA) carim ou carim: bolo de mandioca pititinga: enchova caruru: guisado de peixe, camaro etc. aricob: tribo cob: descendente de ndio Contemplando nas cousas do mundo desde o seu retiro, lhe atira com seu apage, como quem a nado escapou da tormenta (poema montado com aforismos, sentenas e moralismo. Porm, a seriedade do comeo do soneto trocada por jocosidade no jogo de rimas, nas aliteraes, no trava-lngua do verso 12 e na sequncia de rimas do verso 14). Neste mundo mais rico, o que mais rapa; Quem mais limpo se faz, tem mais carepa; Com sua lngua ao nobre o vil decepa: O velhaco maior sempre tem capa. Mostra o patife da nobreza o mapa: Quem tem mo de agarrar ligeiro trepa; Quem menos falar pode, mais increpa: Quem dinheiro tiver, pode ser papa. A flor baixa se inculca por tulipa; Bengala hoje na mo, ontem garlopa. Mais isento se mostra, o que mais chupa. Para a tropa do trapo vazo a tripa, E mais no digo, porque a musa topa Em apa,epa, ipa,opa,upa. *bengala ... garlopa: fidalgo ... pobre

Ao mesmo Desembargador Belchior da Cunha Brochado (esta a primeira estrofe de um soneto de elogio. Nele, fica evidente o jogo de rimas em que o poeta explora sonoridades e faz uma distribuio grfico-espacial que se assemelha, na poesia contempornea, espacialidade da poesia concreta (concretismo) e tambm espacialidade e atomizao de vocbulos e versos do poeta Ferreira Gullar, presentes no livro Muitas vozes. POESIA RELIGIOSA A N. Senhor Jesus Cristo com atos de arrependido e suspiros de amor (o artifcio potico deste soneto a anadiplose: o final de um verso o comeo do seguinte) Ofendi-vos, Meu Deus, bem verdade, verdade, meu Deus, que hei delinquido, Delinquido vos tenho e ofendido, Ofendido vos tem minha maldade. Maldade, que encaminha vaidade, Vaidade, que todo me h vencido; Vencido quero ver-me, e arrependido, Arrependido de tanta enormidade. Arrependido estou de corao, De corao vos busco, dai-me os braos, Abraos que me rendem vossa luz. Luz, que claro me mostra a salvao, A salvao pretendo em tais abraos, Misericrdia, amor, Jesus, Jesus. A cristo nosso Senhor crucificado (A irreverncia de Gregrio de Matos tambm ocorre em poemas religiosos como este. Trata-se de um negaceio, na medida em que o eu lrico provoca a divindade de Deus chamando-o para o perdo necessrio e na medida em que, para o eu lrico, o perdo lisonjeia a Deus. Ora, caso Deus no o perdoe, perde a glria da lisonja. O eu lrico a ovelha desgarrada e Deus no ser Deus se no lhe perdoar.) Pequei, Senhor, mas no porque hei pecado, Da vossa alta clemncia me despido; Porque quanto mais tenho delinquido Vos tem a perdoar mais empenhado. Se basta a voz irar tanto pecado, A abrandar-vos sobeja um s gemido: Que a mesma culpa que vos h ofendido, Vos tem para o perdo lisonjeado. Se uma ovelha perdida e j cobrada Glria tal e prazer to repentino Vos deu, como afirmais na sacra histria.

Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada, Recobrai-a; no queirais, pastor divino, Perder na vossa ovelha a vossa glria. Buscando a Cristo um pecador, com verdadeiro arrependimento (a mobilidade do eu lrico no 1 verso tende imobilidade do ltimo verso na medida em que busca o perdo, a unio e a firmeza. Porm a aparente imobilidade de Cristo crucificado tende mobilidade na medida em que o eu lrico o dinamiza, porque, para ele, o perdo uma forma de ao. H irreverncia porque o eu lrico no d chance a Deus Ele tem que lhe perdoar. A anfora (repetio no incio de versos subsequentes) recurso do cultismo). A vs correndo vou, Braos sagrados, Nesta cruz sacrossanta descobertos, Que para receber-me estais abertos E por no castigar-me estais cravados. A vs, Divinos olhos, eclipsados, De tanto sangue e lgrimas cobertos, Pois para perdoar-me estais despertos, E por no condenar-me estais fechados. A vs, pregados ps, por no deixar-me: A vs, Sangue vertido para ungir-me: A vs, Cabea baixa por chamar-me. A vs, Lado patente, quero unir-me: A vs, Cravos preciosos, quero atar-me, Para ficar unido, atado e firme. Desenganos da vida humana metaforicamente (Gregrio usa as metforas nau (navio), rosa e planta para discorrer sobre o tema religioso mais caro ao Barroco: a rapidez com que as coisas humanas desaparecem a efemeridade, a transitoriedade). a vaidade, Fbio, nesta vida, Rosa, que da manh lisonjeada, Prpuras mil, com ambio dourada, Airosa rompe, arrasta presumida. planta, que de abril favorecida, Por mares de soberba desatada, Florida galeota empavesada, Sulca ufana, navega destemida. nau, que em breve ligeireza, Com a presuno de Fnix generosa, Galhardias apresta, alentos preza. Mas ser planta, ser rosa, nau vistosa, De que importa, se aguarda sem defesa Penha a nau, ferro a planta, tarde a rosa? Na coletnea Poemas escolhidos h poemas narrativos, poemas que criticam certos desafetos de Gre-

grio, como freiras, governadores, juzes, senhores de engenho, mulheres, prostitutas, padres, e frades, mas tambm h vrios poemas de elogio (encomistico) a pessoas das suas relaes. Em alguns poemas, Gregrio elogia praias, comidas, festas. A DESPEDIDA DO MAU GOVERNO QUE FEZ O GOVERNADOR DA BAHIA Senhor Anto de Sousa de Menezes, Quem sobe ao alto lugar, que no merece, Homem sobe, asno vai, burro parece, Que o subir desgraa muitas vezes. A fortunilha, autora de entremezes Transpe em burro o heri que indigno cresce: Desanda a roda, e logo homem parece, Que discreta a fortuna em seus reveses. Homem sei eu que foi vossenhoria, Quando o pisava da fortuna a roda, Burro foi ao subir to alto clima. Pois, alto! V descendo onde jazia, Ver quanto melhor se lhe acomoda Ser homem embaixo do que burro em cima.

Das könnte Ihnen auch gefallen