Sie sind auf Seite 1von 12

Colgio Estadual do Campo Professor Jaelson Bicio E.F.

Aluno(a): _________________________________________________ N ________ Prof(a): _______________________________Data____________Srie:__________


Questo 01 - Gerao Pontocom O pessoal que no conheceu o mundo antes do computador imbatvel na rapidez com que processam informaes e novidades. Sabemos que o uso do computador est cada vez mais difundido no Brasil e no Mundo. Mas devemos ter alguns cuidados tcnicos com esta mquina poderosa, porm frgil. Um dos maiores problemas para as memrias de acesso do computador a energia esttica. Sobre processos de eletrizao, podemos afirmar: a) Na eletrizao por atrito ambos os corpos adquirem cargas de mesmo valor e mesmo sinal b) Na eletrizao por contato os corpos adquirem cargas de mesmo valor, porm de sinal contrrio. c) Processos de eletrizao so, nada mais do que escoamento de eltrons de um corpo para outro d) Na eletrizao por induo, aps o processo, os corpos adquirem cargas de mesmo valor e sinal. Questo 02 - Observe a figura abaixo
Sentido do movimento dos eltrons

O processo de separao de cargas descrito no desenho ( nuvem casa) acima : a) Eletrizao por contato b) Induo eletromagntica c) Induo eletrosttica d) Eletrizao por atrito Questo 03 - Observe a figura abaixo :

O processo de separao de cargas descrito no desenho ( nuvem edifcio) acima : a) Eletrizao por contato b) Induo eletromagntica c) Induo eletrosttica d) Eletrizao por atrito

Lista de Exerccios - Eletrizao 3 Ano 1 bimestre de 2014 Pgina 1

Prof. Lus Ribeiro

Colgio Estadual do Campo Professor Jaelson Bicio E.F.M

Questo 04 - Duas esferas metlicas muito leves, esto penduradas por fios perfeitamente isolantes, em um ambiente seco, conforme a figura abaixo. Uma barra metlica positivamente carregada encostada em uma das esferas e depois afastada. Aps o afastamento da barra. Qual deve ser a situao das esferas, sabendo-se que a carga inicial das esferas nula?

a) As folhas s abriro quando M tocar em T. b) As folhas s abriro quando M tocar em R. c) As folhas s abriro se o contato entre T e R for mantido permanentemente. d) As folhas se abriro medida que M vai se aproximando de T. Questo 06 - Atrita-se um basto de vidro com um pano de l inicialmente neutro. Pode-se afirmar que: a) s a l fica eletrizada. b) s o basto fica eletrizado. c) o basto e a l se eletrizam com cargas de mesmo sinal.

a)

b)

c)

d)

d) o basto e a l se eletrizam com cargas de sinais contrrios. Questo 07 - Um aluno tem 4 esferas idnticas, pequenas e condutoras (A, B, C e D), carregadas com cargas respectivamente iguais a 9Q, 3Q, 7Q e 4Q. A esfera A colocada em contato com a esfera B e a seguir com as esferas C e D. Ao final do processo a esfera A estar carregada com a carga equivalente a: 3Q 5Q

Questo 05 - Uma esfera metlica carregada, M aproximada de um eletroscpio de folhas de alumnio, conforme o esquema abaixo. A carcaa metlica R est em contato permanente com o solo (aterrada). Enquanto a esfera M estava muito afasta do eletroscpio estabeleceu-se um contato eltrico transitrio entre T e R. Qual a afirmao correta em relao experincia em apreo?

Lista de Exerccios - Eletrizao 3 Ano 1 bimestre de 2014 Pgina 2

Prof. Lus Ribeiro

Colgio Estadual do Campo Professor Jaelson Bicio E.F.M

6Q 1Q

d) ambos fiquem eletrizados com cargas de sinais contrrios e mesmo valor absoluto. Questo 10 - Dispe-se de quatro esferas metlicas: P, Q, R e S. Sabe-se que P repele Q, que P atrai R, que R repele S e que S est carregada positivamente. Pode-se dizer que: a) P est carregada positivamente. b) P e R tm cargas de mesmo sinal. c) P e Q esto carregadas positivamente.

Questo 08 INCORRETA:

Indique

afirmativa

d) Q tem carga negativa. Questo 11 - Um pndulo eltrico atrado por um basto carregado negativamente. Pode-se concluir com certeza que o pndulo: a)Tem carga positiva b) No est carregado c) Tem carga negativa d) Tem carga negativa ou no est carregado Questo 12 - Dispe-se de uma placa metlica M e de uma esferinha metlica P, suspensa por um fio isolante, inicialmente neutras e isoladas. Um feixe de luz violeta lanado sobre a placa retirando partculas elementares (eltrons) da mesma. As figuras de (1) a (4), ilustram o desenrolar dos fenmenos ocorridos.

a) Se um corpo neutro perder eltrons, ele ficar eletrizado positivamente. b) Atritando-se um basto com uma flanela, ambos inicialmente neutros, eles se eletrizam com cargas do mesmo valor absoluto e sinais opostos. c) Na eletrizao por induo eletrosttica, o condutor, inicialmente neutro, se eletriza com carga de sinal contrrio do corpo eletrizado. d) Um corpo eletrizado pode repelir um corpo neutro. Questo 09 Um pedao de papel higinico e uma rgua de plstico esto eletricamente neutros. A rgua de plstico , ento, friccionada no papel higinico. Aps o atrito deve-se esperar que: a) somente a rgua fique eletrizada. b) somente o papel fique eletrizado. c) ambos fiquem eletrizados com cargas de mesmo sinal e mesmo valor absoluto.

Lista de Exerccios - Eletrizao 3 Ano 1 bimestre de 2014 Pgina 3

Prof. Lus Ribeiro

Colgio Estadual do Campo Professor Jaelson Bicio E.F.M

Pode-se afirmar que os passageiros: a) Podemos afirmar que na situao (4): b) M e P esto eletrizadas positivamente. c) M est negativa e P neutra. d) M est neutra e P positivamente eletrizada. e) M e P esto eletrizadas negativamente. a) no sofrero dano fsico em decorrncia deste fato, pois os pneus de borracha asseguram o isolamento eltrico do nibus. b) sero atingidos pela descarga eltrica, em virtude da carroceria metlica ser boa condutora de eletricidade. c) sero parcialmente atingidos, pois a descarga ser homogeneamente distribuda na superfcie interna do nibus. d) no sofrero dano fsico em decorrncia deste fato, pois a carroceria metlica do nibus atua como blindagem. Questo 15 - Tm-se trs esferas metlicas A, B e C eletrizadas. Aproximando-se uma da outra constata-se que A atrai B e B repele C. Ento podemos afirmar que: a) A e B possuem cargas positivas e C possui carga negativa. b) A e B possuem cargas negativas e C possui carga positiva. c) A e C possuem carga de mesmo sinal e B possui carga de sinal contrrio ao sinal de d) A e C possuem cargas de sinais contrrios e B possui carga de sinal contrrio ao sinal de A.

Questo 13 - Uma partcula est eletrizada positivamente com uma carga eltrica de 4,0x10-15 C. Como o mdulo da carga do eltrons 1,6x10 C, essa partcula a) ganhou 2,5x10 eltrons. b) perdeu 2,5x10 eltrons. c) ganhou 4,0x10 eltrons. d) perdeu 4,0x10 eltrons Questo-19 14 - Durante uma tempestade, um raio atinge um nibus que trafega por uma rodovia.
5 5 4 4

Lista de Exerccios - Eletrizao 3 Ano 1 bimestre de 2014 Pgina 4

Prof. Lus Ribeiro

Colgio Estadual do Campo Professor Jaelson Bicio E.F.M

Questo 16 - Na figura a seguir, um basto carregado positivamente aproximado de uma pequena esfera metlica (M) que pende na extremidade de um fio de seda. Observa-se que a esfera se afasta do basto. Nesta situao, pode-se afirmar que a esfera possui uma carga eltrica total:

III- Numa descarga eltrica, a corrente eltrica invisvel sendo o relmpago a emisso de luz, em conseqncia da ionizao do ar. Dentre as afirmaes: a) somente I correta. b) somente II correta. c) somente III correta. d) I, II e III so corretas.

a) negativa b) positiva c) positiva ou nula d) negativa ou nula a) positivamente, por contato com o pano. b) positivamente, por ter-se aproximado esfera. da Questo 19 - Um basto atritado com um pano. A seguir, repele uma esfera eletrizada negativamente. Pode-se afirmar corretamente que o basto foi eletrizado:

c) negativamente, por ter-se aproximado da esfera. d) negativamente, por atrito com o pano. Questo 18 - Os relmpagos e os troves so conseqncia de descargas eltricas entre nuvens ou entre nuvens e o solo. A respeito desses fenmenos, considere as afirmaes que seguem. I - Nuvens eletricamente positivas podem induzir cargas eltricas negativas no solo. II O trovo uma conseqncia da expanso do ar aquecido. Questo 20 - Uma esfera metlica M, negativamente eletrizada, posta em contato com outra esfera condutora N, no-eletrizada. Durante o contato ocorre deslocamento de : a) prtons e eltrons de M para N. b) prtons de M para N.

Lista de Exerccios - Eletrizao 3 Ano 1 bimestre de 2014 Pgina 5

Prof. Lus Ribeiro

Colgio Estadual do Campo Professor Jaelson Bicio E.F.M

c) eltrons de N para M. d) eltrons de M para N. Questo 21 - O corpos eletrizados por atrito, contato e induo ficam carregados respectivamente com cargas de sinais: a) iguais, iguais e iguais. b) contrrios, iguais e contrrios. c) iguais, iguais e contrrios. d) contrrios, contrrios e iguais Questo 22 - Centenas de milhares de manifestantes foram s ruas em vrias cidades no mundo no sbado para pedir que os Estados Unidos dem uma chance paz e no corram para uma guerra contra o Iraque. Na maior manifestao do "poder do povo" desde a Guerra do Vietn, pacifistas da Antrtida Islndia criticaram a postura belicista do presidente George W. Bush. Sabemos que esta guerra possui um grande atrativo para os Estados Unidos e seus aliados: manipulao do petrleo mundial. O Brasil um grande consumidor de petrleo, mas ns temos uma tecnologia que pode valer muito em poca de crise de petrleo: o lcool. O lcool um combustvel altamente inflamvel, necessitando de cuidados especiais em seu transporte da usina aos postos de distribuio. Os caminhes distribuidores de combustveis, sempre tm uma corrente que arrasta no cho, e ao abastecerem os postos, usam o fio terra. Tal procedimento serve para: a) Descarregar cargas eltricas que so acumuladas por toda a estrutura metlica do caminho, obtidas atravs do atrito do ar com o caminho

b) Descarregar cargas eltricas que so acumuladas por toda a estrutura metlica do caminho, obtidas atravs da induo eletrosttica com o cho c) Carregar cargas eltricas no caminho para que o combustvel escoe mais rpido d) Descarregar cargas eltricas que so acumuladas no combustvel para evitar uma grande exploso Questo 23 - Uma esfera metlica carregada M aproximada de um eletroscpio de folhas de alumnio, conforme o esquema abaixo. A carcaa metlica R est em contato permanente com o solo (aterrada). Enquanto a esfera M estava muito afastada do eletroscpio estabeleceu-se um contato eltrico transitrio entre T e R.

Qual a afirmao CORRETA em relao experincia em apreo? a) As folhas se abriro medida que M vai se aproximando de T. b) As folhas s abriro quando M tocar em R c) As folhas s abriro se o contato entre T e R for mantido permanentemente. d) As folhas s abriro quando M tocar em T. Questo 24 - Um equipamento constitudo por uma barra metlica, trs pequenos sinos

Lista de Exerccios - Eletrizao 3 Ano 1 bimestre de 2014 Pgina 6

Prof. Lus Ribeiro

Colgio Estadual do Campo Professor Jaelson Bicio E.F.M

(A, B e C) e duas pequenas esferas metlicas (1 e 2). As esferas e o sino C foram ligados barra por fios perfeitamente isolantes. A ligao do sino C terra e as ligaes dos sinos A e B barra foram feitas por fios condutores.

III Os pedaos de papel so corpos carregados eletricamente IV Os pedaos de papel so atrados por induo A melhor explicao para o fenmeno se deve combinao das propores: a) I, II e III b) I e IV c) II e IV

Quando a barra metlica eletrizada, as esferas 1 e 2 so atradas respectivamente, pelos sinos A e B, que soam ao seu contato. Aps esse primeiro contato, enquanto o conjunto permanecer eletrizado, mais provvel que: a) Apenas a esfera 1 fique positivamente carregada e toque no sino C, voltando posio de equilbrio. b) As esferas toquem no sino C e, a seguir, a esfera 1 toque no sino A e a esfera 2 toque no sino B, e assim sucessivamente. c) As esferas, devido repulso, toquem no sino C e voltem posio de equilbrio. d) As esferas voltem posio de equilbrio. Questo 25 - Uma observao comum na nossa vida diria diz respeito atrao de pequenos pedaos de papel por um pente de plstico quando passado no cabelo passado no cabelo. A respeito desse fenmeno considere as seguintes proposies: I Os cabelos esto carregados eletricamente II O pente, ao ser atritado contra o cabelo carregado eletricamente

d) I e III Questo 26 - Em dias secos, em ambientes carpetados, comum as pessoas receberem pequenas descargas eltricas ao tocarem em maanetas e outros objetos metlicos. Isso se deve ao fato de : a) Os objetos metlicos, por serem bons condutores, absorverem facilmente energia eltrica e se descarregarem ao serem tocados. b) O corpo da pessoa, eletrizado pelo atrito com o carpete, se descarregar nesses objetos. c) Os metais se carregaram negativamente e os isolantes positivamente, gerando uma corrente eltrica ao se fechar o circuito. d) Os carpetes, em ambientes secos e quentes, emitirem eltrons livres, carregando-se positivamente e descarregando-se atravs do contato. Questo 27 - Na antigidade, acreditava-se que os raios eram castigos enviados por deuses furiosos e somente no sculo XVIII o fenmeno foi cientificamente explicado por Benjamin Franklin (1706 - 1790) que, alm de poltico, era tambm fsico e filsofo. Franklin enunciou o

Lista de Exerccios - Eletrizao 3 Ano 1 bimestre de 2014 Pgina 7

Prof. Lus Ribeiro

Colgio Estadual do Campo Professor Jaelson Bicio E.F.M

princpio da conservao da carga, descobriu a natureza eltrica dos raios e inventou o pra-raios. Nos dois sculos que se seguiram, muitas pesquisas foram feitas na rea de meteorologia e o fenmeno da gerao de raios atualmente bem conhecido. As nuvens de tempestade tm altura entre 1,5 e 15 km, apresentando temperaturas internas muito diferentes. Na parte inferior, a temperatura prxima do ambiente (em mdia 20 oC), enquanto que na parte mais alta pode atingir - 50 o C. Este enorme gradiente de temperaturas gera ventos muito intensos no interior das nuvens que por sua vez provocam a separao de cargas eltricas devido ao atrito com as partculas de gelo existentes no topo. Assim, a parte inferior das nuvens contm excesso de cargas negativas, enquanto a parte superior, positivas. Por induo, no solo h surgimento de excesso de cargas positivas e se estabelece uma enorme diferena de potencial entre a nuvem e o solo, podendo atingir milhes de volts. Uma vez vencida a capacidade isolante do ar, ocorrem de 30 a 40 descargas eltricas sucessivas espaadas por intervalos de aproximadamente 0,01 s, que constituem um nico raio. Observe a ilustrao:

a) Processo de eletrizao que ocorre no interior das nuvens, que possibilita a separao de cargas, a induo eletrosttica. b) Um corpo neutro aquele que no possui cargas eltricas. c) Relmpago ocorre porque h aquecimento do ar provocando uma expanso e propagao em forma de onda sonora, com um estalo caracterstico. d) Ar, em qualquer situao, considerado um isolante eltrico. Questo 28 Nos perodos de estiagem em Braslia, comum ocorrer o choque eltrico ao se tocar a carroceria de um carro ou a maaneta de uma porta em um local onde o piso recoberto por carpete. Centelhas ou fascas eltricas de cerca de um centmetro de comprimento saltam entre os dedos das pessoas e esses objetos. Uma fasca eltrica ocorre entre dois corpos isolados no ar, separados por uma distncia de um centmetro, quando a diferena de potencial eltrico entre eles atinge, em mdia, 10.000V. Com o auxlio CORRETO: do marque a alternativa

a) Choque eltrico sentido por uma pessoa devido falta de corrente eltrica pelo seu corpo. b) Os choques eltricos referidos no texto so perigosos porque so provenientes de cargas estticas que acumulam grande quantidade de energia. Com base nas informaes acima e nos conhecimentos em Eletrosttica, assinale a CORRETA: c) Processo de eletrizao por induo o principal responsvel pelo surgimento do fenmeno descrito no texto.

Lista de Exerccios - Eletrizao 3 Ano 1 bimestre de 2014 Pgina 8

Prof. Lus Ribeiro

Colgio Estadual do Campo Professor Jaelson Bicio E.F.M

d) Ar em uma regio onde existe um campo eltrico uniforme de intensidade superior a 10.000V/cm um pssimo condutor de eletricidade. Questo 29 - A melhor forma de proteo o pra-raios, que consiste de uma haste metlica fixada num ponto elevado e aterrada por meio de um fio condutor espesso. A regio protegida por este simples dispositivo tem o formato de um cone cujo dimetro (d) corresponde a duas vezes a sua altura (h), medida do solo at o topo do praraios, como se ilustra.

a) O poder das pontas encontra grande importncia para a construo de pra-raios, pois quanto mais pontiaguda for a regio do condutor, menor ser o nmero de cargas eltricas ali localizadas, ou seja, maior a densidade de carga eltrica. b) O pra-raios considerado um equipamento de segurana, pois faz escoar para a terra as cargas eltricas que poderiam danificar equipamentos eltricos c) Se uma carga eltrica negativa for colocada num ponto onde exista um campo eltrico E, ela tende a se deslocar no sentido do campo eltrico, e carga positiva, no sentido contrrio ao campo eltrico. d) Se a haste do pra raio tiver h = 10 metros de altura, certamente proteger uma pessoa que est a 40 metros de distncia do centro do cone de proteo. Questo 30 - O Brasil possui vrias vertentes de pesquisa na rea da medicina Um exemplo da aplicao da eletricidade na Medicina o uso do ultra-som no tratamento de fraturas sseas. Trabalhando no Departamento de Materiais da Faculdade de Engenharia da Universidade de So Paulo, em So Carlos, o pesquisador Luiz Romariz Duarte descobriu que um tipo de ultrasom acelera a regenerao dos ossos fraturados. O mtodo se baseia em uma propriedade das fibras de colgeno existentes no tecido sseo: sua capacidade de transformar vibraes mecnicas em energia eltrica. Os pulsos de ultra-som aplicados provocam uma vibrao no osso. A eletricidade gerada faz com que as clulas sseas produzam, mais rapidamente, o material de cicatrizao, podendo reduzir pela metade o tempo de regenerao. Sem o conhecimento que se tem dos processos de eletrizao, nada disso poderia ter sido descoberto. Sobre cargas

Pra-raios devem ser corretamente dimensionados, instalados (e revisados periodicamente) por empresas e tcnicos especializados, segundo Normas Tcnicas. Devido ao fato de a corrente eltrica sempre procurar escoar pelo caminho mais curto (em termos de resistncia eltrica), os raios normalmente atingem os pontos mais altos de uma regio. Assim, deve-se evitar, durante uma tempestade, locais descampados, piscinas, praias, campos de futebol e rvores isoladas. Com base no texto e nos conhecimentos em Eletrosttica julgue os itens:

Lista de Exerccios - Eletrizao 3 Ano 1 bimestre de 2014 Pgina 9

Prof. Lus Ribeiro

Colgio Estadual do Campo Professor Jaelson Bicio E.F.M

eltricas e processos de eletrizao podemos afirmar: a) As cargas de mesmo sinal se atraem e cargas de sinais contrrios se repelem. b) No processo de eletrizao por atrito, os corpos adquirem cargas de mesmo sinal. c) Na induo eletrosttica, se o indutor for positivo, ao final do processo o induzido ser negativo. d) Na eletrizao por contato, os corpos adquirem cargas de sinais contrrios.

c) Com carga positivas ou est neutro d) Nada se pode afirmar sobre o sinal da carga do pndulo Questo 32 - Dois corpos eletrizados com cargas de sinais opostos (+q e q) esto separados por uma distncia d. Qual das figura seguintes melhor representa as foras de interao eltrica entre estes corpos? -F +q -q F

a)

+q b)

-F

-q

Questo 31 - Um pndulo atrado por um basto eletrizado, com cargas negativas, conforme a figura. Conclumos que o pndulo est eletrizado:

c)

-F

+q

-q

+q d)

-F

-q

Questo 33 - Considere as afirmativas abaixo. INa eletrizao por contato, os corpos adquirem cargas de sinais contrrios II Na eletrizao por contato, o corpo inicialmente neutro ficar sempre com carga de mesmo sinal do corpo que o eletriza a) Com cargas negativas b) Com cargas positivas III - Na eletrizao por atrito, os corpos atritados adquirem cargas iguais em mdulo e de sinais contrrios

Lista de Exerccios - Eletrizao 3 Ano 1 bimestre de 2014 Pgina 10

Prof. Lus Ribeiro

Colgio Estadual do Campo Professor Jaelson Bicio E.F.M

IV - Na eletrizao por induo o corpo induzido fica com carga de mesmo sinal que a do corpo indutor Marque a alternativa que corresponde quantidade de itens CORRETOS: a) 2

a) Positiva e Positiva b) Negativa e Positiva c) Positiva e Negativa d) Negativa e Negativa

b) 1 c) 3 d) 4 Questo 34 - Assinale a alternativa CORRETA: a) A lei de Coulomb afirma que a fora de interao eletrosttica entre duas cargas eltricas diretamente proporcional ao quadrado da distncia que as separam. b) O eletroscpio um dispositivo utilizado para medir a carga eltrica de um corpo eletrizado. c) Um corpo fica eletrizado positivamente quando perde eltrons. d) Dois corpos eletrizados com cargas de mesmo sinal se atraem. Questo 35 - As esferas, na figura abaixo, esto suspensas por fios de seda (isolante). A carga eltrica da esfera A positiva. A carga eltrica do basto C e da esfera B so respectivamente: Questo 36 - Trs esferas condutoras A, B e C tm o mesmo dimetro. A esfera A est inicialmente neutra, e as outras duas carregadas respectivamente com cargas de 6 C e 7 C. Com a esfera A toca-se primeiramente B e depois C. Supondo o sistema isolado, as cargas eltricas de A, B e C, depois dos contatos, so, respectivamente: a) 5 C, 3 C e 5 C b) 7 C, 3 C e 5 C c) 6 C, 3 C e 5 C d) 5 C, 3 C e 7 C

Questo 37 - Duas esferas condutoras descarregadas, X e Y, colocadas sobre suportes isolantes, esto em contato. Um basto carregado positivamente aproximado da esfera X sem toc-la, como mostra a figura.

++++++++++++ + ++++++++++++ +

Lista de Exerccios - Eletrizao 3 Ano 1 bimestre de 2014 Pgina 11

Prof. Lus Ribeiro

Colgio Estadual do Campo Professor Jaelson Bicio E.F.M

Em seguida, a esfera Y afastada da esfera X, mantendo-se o basto em sua posio. Aps esse procedimento, as cargas das esferas X e Y so, respectivamente: a) Nula e positiva b) Positiva e negativa

Em 4, o basto afastado, enquanto a chave C permanece aberta. Analise as operaes descritas e assinale a NICA alternativa CORRETA: a) Em 2, 3 e 4, a esfera est carregada positivamente. b) Em 2, 3 e 4, a esfera est descarregada.

c) Negativa e positiva d) Positiva e positiva Questo 38 - A figura abaixo representa uma seqncia de operaes, executada da esquerda para a direita, usando um basto isolante carregado positivamente e uma esfera condutora, inicialmente descarregada, que pode ser ligada Terra atravs da chave C. c) Em 2, a esfera est descarregada e , em 3 e 4 , a esfera est carregada positivamente. d) Em 2, 3 e 4, a esfera est carregada negativamente. Questo 39 - A figura abaixo representa um condutor A, eletricamente neutro, ligado Terra. Aproxima-se de A um corpo B carregado positivamente. Pode-se afirmar que :

a) os eltrons da Terra so atrados para A. b) os eltrons de A escoam para a Terra.. Em 1, o basto aproximado da esfera condutora, enquanto a chave C permanece aberta. Em 2, a chave C fechada, enquanto o basto permanece na sua posio. Em 3, a chave C aberta, enquanto o basto ainda permanece na sua posio. c) os prtons da Terra so atrados para A. d) os prtons de A escoam para a Terra.

Lista de Exerccios - Eletrizao 3 Ano 1 bimestre de 2014 Pgina 12

Prof. Lus Ribeiro

Das könnte Ihnen auch gefallen