Sie sind auf Seite 1von 11

1

A Igreja Catlica e a questo da libertao. A religio como forma de controle social no Brasil do sculo XX. No me respondes ? No sabes que eu tenho poder para te libertar e para te crucificar? Respondeu-lhe Jesus: No terias poder algum sobre mim se no te fosse dado do alto...1 A palavra poder aparece 231 vezes na Bblia e uma das questes mais presentes no contexto religioso do mundo. Se a o poder do !stado" da institui#$o religiosa" da autoridade civil ou religiosa" at o poder in%ormal exercido no relacionamento cotidiano das pessoas" ou o poder exercido por pais sobre os seus %il&os. As rela#es de poder se estabelecem em todos os nveis porque o poder d' prazer para quem o exerce ou exercita" e %a#o esta distin#$o porque existem aqueles que exercem o poder o%icialmente por um perodo e depois deixam o exerccio o%icial" mantendo(o apenas em seu car'ter in%ormal) ' outros se perpetuam no poder" se exercitam a cada dia para garantir a domina#$o sobre os demais. * poder d' prazer e Sigmund +reud ' demonstrou que o &omem movido pelo princpio do prazer" buscando constantemente evitar o desprazer ou conquistar o prazer. A busca do prazer move a vida &umana.2 ,ostumo dizer que somos movidos pelos tr-s .p/" ou se a" posse" poder e prazer" porque a todo momento estamos interessados em possuir bens" prosperidade" posi#$o social" etc. 0odos estes elementos nos concedem poder e nos permitem exercer o controle sobre os outros porque nos colocam acima dos demais e conseq1entemente isso nos d' prazer. 2 assim que tambm se estabelecem os mecanismos de coer#$o" se a no 3mbito do direito" da moral" da religi$o" dos usos" dos costumes" etc. 4iolenta ou n$o" a coer#$o n$o deixa de existir 3 e aquele que a exerce ou que %az uso dos seus mecanismos adquire poder sobre o outro e isso l&e d' prazer. !ste prazer reproduz o ciclo" que se reinicia tentando manter" conservar" reproduzir ou buscar novas %ormas de prazer. * poder religioso passa pelo mesmo princpio e" apesar de o tema ter sido estudado por muitos pensadores atravs dos tempos" o exerccio do poder se estabelece ainda &o e como %orma de liberta#$o" especialmente nos meios religiosos" onde os
1 2

5o$o" 16718(11 9Bblia de 5erusalm: +;!<=" Sigmund. l!m do princ"pio do pra#er $%e&ond the 'leasure 'rinciple(. !di#$o Standard Brasileira das *bras ,ompletas de Sigmund +reud" p. 1> ss. 3 =<;?@!AB" Cmile. s Regras do )!todo *ociol+gico. S$o Daulo7 Bartin ,laret" 2882" pp.32(33.

%undamentalismos" se am de direita ou de esquerda" tendem a reproduzir estruturas de domina#$o. A quest$o do poder perpassa a vida das comunidades crist$s e n$o(crist$s desde os primErdios e assim lderes religiosos" sacerdotes" ministros de culto e outros tendem a impor o seu poder sobre os demais e com esse poder criam uma nova memEria" substituindo outras. !stas novas memErias tendem a impor a nova vis$o de mundo do grupo dominante ou do que pretende estabelecer a domina#$o. F$o seria repetitivo recordar que desde os primErdios &avia uma disputa entre os apEstolos de 5esus. 0iago e 5o$o pediram para se sentar G direita e G esquerda de 5esus H) na comunidade de ,orinto &avia disputas entre aqueles que receberam a mensagem por intermdio de Daulo" Apolo e ,e%asI) de incio o prEprio Daulo de 0arso %oi discriminado na comunidade de 5erusalmJ) ou ainda" que o ,onclio de 5erusalm impKs a circuncis$o aos gentios>. Assim" aqueles que buscam um lugar de destaque" ou querem ser identi%icados com este ou aquele lder" ou estabelecem regras que visem submeter e controlar" aspiram o poder que" como propKs Bax Leber" pode ser altrusta ou egosta" pode ser conquistado ou adquirido das mais diversas maneiras M" mas" mesmo assim" %onte de prazer. @' que re%letir" ent$o" sobre os mecanismos atravs dos quais esse prazer conquistado" porque re%letem a maneira como o poder ser' exercido. Aos poucos vamos observando que" apEs mais de dois mil anos de cristianismo" n$o conseguimos superar as estruturas de domina#$o e poder" porque o signi%icado %oi substitudo pelo signi%icante" ou se a" a verdade passou a ser uma constru#$o dos tempos &istEricos. ! em nome de =eus" da liberta#$o e do mundo novo reproduzimos antigas estruturas" antigas %ormas de poder e domina#$o. * dominador" ou aquele que exerce o poder" tende sempre a criar um novo universo de idias e dese a %azer crer que a sua prega#$o a verdade e que tudo o que existia antes era mentira in%undada" visando destruir a vida das pessoas. Assim" esse dominador se esmera em criar &erEis" apagar memErias e criar novas 6" a %im de garantir a imposi#$o daquilo que intitula de Fova !ra.

H I

Barcos" 1873> A ,orntios" 1712 J Atos dos ApEstolos" 672J > Atos dos ApEstolos"1I7I(J M L!B!;" Bax. ,conomia e sociedade" vol. 2. Braslia7 <FB" 1666" pp. 1M>(16J. 6 0*=*;*4" 0zevtan. )em+ria do mal- tenta.o do bem. S$o Daulo7 A;N" 2882" pp. 13J(13>.

A maneira como %oram escritos os textos do Antigo 0estamento" especialmente os textos do exlio" at certo ponto re%lete esta situa#$o porque os escribas e sacerdotes" visando criar resist-ncia G domina#$o imperialista da BabilKnia" recontaram as tradi#es orais e criaram &erEis de resist-ncia na %" que agiam em nome de 5av e por !le eram aben#oados" enquanto os opositores de =eus eram destrudos. F$o podemos negar que essa experi-ncia %avoreceu o surgimento de estruturas de poder e domina#$o que garantiam o controle popular" mesmo quando o udasmo estava dividido em grupos poltico(religiosos" como no primeiro sculo crist$o. ,om o passar dos sculos" o cristianismo %oi sendo imposto aos povos como Onica e verdadeira religi$o e" como tal" capaz de libertar o &omem de todos os males e garantir(l&e uma vida mel&or alm da vida nesta terra" num outro mundo" numa cidade celeste" como nos propKs Agostin&o. A experi-ncia do cristianismo medieval %oi transplantada para as Amricas" especialmente a ,entral e a do Sul" criando(se assim a submiss$o do &omem G %" G religi$o e controlando(se esse &omem atravs da doa#$o de bens e instrumentos de salva#$o como" por exemplo" os sacramentais" dentre os quais a capacidade ou o dom de aben#oar. !ssa capacidade era concedida ao pai" ao anci$o" ao rei e ao sacerdote. ! claro que aquele que tem o poder de aben#oar pode tambm amaldi#oar e que" ao negar a b-n#$o" pode impedir que o outro receba tal bene%icio" colocando(o em situa#$o in%erior. A b-n#$o atende G pessoa &umana" viva ou cad'ver" aos bens" ob etos" animais" col&eitas e planta#es. Bas aquele que aben#oa o %az em nome de algum" pela intercess$o de algum e por um poder que l&e con%erido por uma autoridade superior que o coloca em situa#$o de destaque perante aquele que recebeu a b-n#$o. Assim" se a b-n#$o uma gra#a" n$o receb-(la estar em desgra#a" estar em oposi#$o G norma" excludo) logo" a b-n#$o inclui e exclui e de%ine o lugar do &omem na comunidade religiosa. Delo mesmo mecanismo exclui(se o &omem" n$o l&e concedendo outros bens salv%icos e caracterizadores da unidade com o grupo religioso" como" por exemplo" excluindo(se da comun&$o eucarstica aqueles que se encontram em segundas nOpcias. 2 interessante observar que os mesmos que pensam assim e de%endem a tese da exclus$o daqueles que se encontram em segundas nOpcias de%endem que os %il&os s$o uma b-n#$o" uma gra#a de =eus. *ra" se assim " um casal em segundas nOpcias e que tem tr-s %il&os %oi aben#oado por =eus mas est' excludo da comun&$o.

* poeta brasileiro 5o$o ,abral de Belo Feto" no seu poema )orte e /ida *e0erina" retratou as carpideiras" mul&eres pagas para cantar e c&orar pelo morto) o seu canto remonta ao canto medieval e narra a &istEria da alma de um morto na travessia do 5ord$o" quando atrasado pelo demKnio que o questiona a %im de saber o que leva consigo" ao que o morto responde que leva cera" capuz e cord$o" e mais a 4irgem da ,oncei#$o. Pogo depois anuncia(se que as autoridades determinam o sepultamento do de%unto. Fa situa#$o proposta pelo poema" os mecanismos de controle n$o se encerram com a morte" pois em primeiro lugar o morto deve ser sepultado apEs rituais religiosos e seguindo as leis civis" mas a luta que en%rentou em vida para se manter bom e gan&ar o cu continuar' mesmo apEs a morte" quando o demKnio tentar' impedir a travessia do 5ord$o" na qual ele leva uma vela" um capuz que l&e cobre o rosto e o cord$o no pesco#o" onde porta a cruz. ,om ele segue a 4irgem da ,oncei#$o" mul&er que pisou a cabe#a da serpente e por isso venceu o demKnio. 2 importante observar que essa vis$o se mantm ainda em nossos dias na regi$o mais pobre do Brasil" o Fordeste" onde a seca vem seguida pela %ome e por uma renda per capita semel&ante G das regies mais pobres do mundo. Fesses locais a busca por uma vida mel&or vislumbrada apenas atravs de duas possibilidades7 a migra#$o para as 'reas mais ricas do Sudeste e do Sul do pas" ou a esperan#a da vida no reino de =eus. * Fordeste uma regi$o marcada pelo lati%Ondio e por dinastias de grandes propriet'rios que a dominam poltica e economicamente. !nquanto isso" as igre as catElica" protestante" evanglica e pentecostal reproduzem a domina#$o" di%undindo a mstica da con%ormidade e da submiss$o ao poder. Alguns religiosos" &omens e mul&eres ansiosos por mudan#as" tentaram desenvolver um processo de conscientiza#$o que permitisse a esses grupos n$o se submeter G explora#$o" mas sim super'(la e construir uma comunidade. Alguns %oram mortos e os seus assassinos continuam soltos) outros conseguiram se impor" mas" %ascinados pela trans%orma#$o" esqueceram(se de respeitar a cultura e como tal acabaram entrando em c&oque com as prEprias comunidades que %ormaram) outros passaram a considerar que o camin&o estava errado e retrocederam nos conceitos) alguns aderiram G luta armada. !m todos os casos acabaram substituindo uma %orma de domina#$o por outra" nem sempre mel&or.

Fas comunidades o mtodo adotado era o .4er" 5ulgar e Agir/" que pretendia ver a realidade e a problem'tica social" ulg'(las a partir dos par3metros do evangel&o e tra#ar metas de a#$o para trans%ormar a realidade. Dorm %altou(l&es o quarto elemento" ou se a" o .,elebrar/. Dois se esqueceram que necess'rio celebrar os acertos e os erros" uma vez que os acertos a udam a seguir em %rente e os erros a replane ar a camin&ada. Feste sentido" celebrar n$o uma exclusividade do clero" mas de todos) e celebra(se tambm em todos os lugares" pois o importante a memEria que se estabelece. Buitos grupos deixaram de celebrar porque acreditavam retomar ritos e cantos ultrapassados" ou por ac&aram n$o enga ada a maneira de celebrar" ou o rito) ou porque n$o acreditavam &aver vitErias a celebrar. Alguns lideres religiosos tentaram retomar memErias do passado" enquanto outros as condenavam e queriam impor novas. Situa#es bem tpicas de con%litos culturais se mani%estaram em outros lugares e momentos polticos porm" no caso brasileiro" ocorreu um con%lito de ideologias religiosas" ao mesmo tempo uma disputa de poder entre os que se intitulavam conservadores e os que se de%iniam como progressistas) mesmo assim" todos aspiravam o poder e o prazer que dele advm. Ao discutir o poder" Peonardo Bo%% escreveu 1gre2a- carisma e poder e o processo que se seguiu acabou tornando(o uma espcie de cone da 0eologia da Piberta#$o no contexto brasileiro" onde o clero e as dioceses se dividiram de acordo com a orienta#$o ideolEgica dos bispos e do clero. * mesmo se deu entre os protestantes. Fessa disputa pelo poder o povo era a parte central do sanduc&e" o motivo da disputa. Fo %inal dos anos 16M8" o avan#o dos movimentos de renova#$o carism'tica %ez com que as igre as de diversas denomina#es tivessem de repensar os seus modelos e assim o louvor %oi se trans%ormando em uma %orma de culto e em um rito religioso. Dorm o louvor a mstica que %altava ao pro eto 4er" 5ulgar e Agir. !sse louvor o ,elebrar e a sua %alta %ez com que as popula#es buscassem respostas" o que por um tempo acarretou o recrudescimento dos conceitos de pecado e a busca da penit-ncia. Aos poucos surgiram comunidades de leigos que visavam imitar as comunidades evanglicas primitivas. !sses grupos religiosos passaram a retomar antigos costumes e desenvolveu(se uma outra %orma de domina#$o7 a de leigos sobre leigos" ou se a" de lderes de grupos impondo regras e excluindo quem n$o as seguir. * excesso de rituais e a busca de uma pureza evanglica lembra muito Q guardadas as devidas propor#es Q os %ariseus e mesmo os c'taros.

A a#$o de alguns desses grupos cruzadstica e visa converter o pecador e o in%iel" trazendo(o para a % que ulgam verdadeira. <m exemplo claro s$o os adesivos laminados nos automEveis com salmos e trec&os bblicos" imagens de ,risto e de Baria Santssima. At os espritas seguidores de Allan ?ardec divulgam em seus carros" atravs de adesivos" a sua cren#a na reencarna#$o. Assim" cada um disputa o seu poder e o seu domnio sobre a verdade. ,ada um se apossa de =eus e em Seu nome se alega trans%ormador do mundo. !m nome de =eus ulga(se no direito de de%inir quem se salvar' e quem n$o tem salva#$o e o !stado se aproveita disso para garantir as %ormas de domina#$o dos detentores do poder e da propriedade sobre os que t-m de se submeter. Bas existem resist-ncias populares que se mani%estam atravs do imagin'rio e o povo cria os seus santos" como na peri%eria de S$o Daulo" onde uma prostituta assassinada tem o seu tOmulo constantemente adornado de %lores porque o povo mais simples a v- como algum que redime os pecadores e smbolo da viol-ncia social.18 *utra %orma de resist-ncia que n$o pode ser controlada pelos mecanismos institucionais e o%iciais o culto a Fossa Sen&ora Aparecida. =iversos institutos religiosos" congrega#es" polticos" entre outros quiseram control'(lo" porm trata(se de um culto eminentemente popular" surgido no sculo N4AAA e que se perpetua at os nossos dias. Fossa Sen&ora Aparecida a padroeira do Brasil) com ela o povo desenvolve um la#o de doa#$o %ilial e pessoas de diversas denomina#es" ou se a" catElicos e n$o catElicos" procuram(na como a uma m$e" realizando romarias que via am at sete dias para visitar a imagem da Santa11. *utro caso semel&ante o do Dadre ,cero ;om$o Batista que" apesar da recusa o%icial" teve erigida uma est'tua gigantesca" visitada anualmente por mil&es de romeiros na cidade de 5uazeiro do Forte" sert$o do ,ear'. <m dos maiores problemas brasileiros a quest$o da posse da terra" uma vez que desde os primErdios da coloniza#$o portuguesa at os nossos dias o lati%Ondio tem sido a %orma de explora#$o da terra. A realidade &istErica brasileira demonstrou a persist-ncia secular da estrutura patrimonial" resistindo inclusive G experi-ncia capitalista12. Assim" na realidade &istErica brasileira" o poder pOblico usado em %avor" e como se %osse exclusividade" de um extrato social constitudo por oligarquias agr'rias e por grandes propriet'rios de terra.
18 11

PADPAF0AF!" +ran#ois et 0;AF=A=!" Piana. 3 que ! imagin4rio. S$o Daulo7 Brasiliense" 166J. AFR!P*SSA" Rilberto Aparecido. parecida- senhora dos esquecidos. DetrEpolis"7 4ozes" 166J. 12 +A*;*" ;aTmundo. 3s donos do poder. 4olume 2. S$o Daulo7 Dubli%ol&a" 2881" p. 3JJ.

Buitas vezes esses propriet'rios lembram mais dinastias dominantes no cen'rio poltico do que oligarcas7 s$o o poder e inter%erem no poder. Dor isso podemos dizer que no Brasil o problema da terra tem mais de I88 anos. A 0eologia da Piberta#$o en%rentou esse problema e denunciou que o !stado" cu a %un#$o seria de%ender o %raco" perverteu(se em viol-ncia contra ele" gerando in usti#as" desprote#$o" impunidade" car-ncias e re ei#$o13" %azendo o pobre sentir(se excludo da cidadania e do mundo. Fa leitura da Bblia as comunidades encontraram um camin&o de resistir aos desmandos do poder . Fo livro sagrado" na vida dos pro%etas" descobriram a viol-ncia o%icial contra os processos de liberta#$o e leram a sua prEpria &istEria na dos antepassados da %. Dara aqueles &omens e mul&eres carentes de tudo" a opress$o 9poltica" econKmica" cultural" social e religiosa: %ruto de uma sociedade pervertida que quer destruir a palavra pro%tica para continuar a reproduzir a domina#$o violenta e repressiva do poder institudo. A Onica maneira de superar tais processos era resistir" mesmo que a morte os assombrasse a cada dia. Bais uma vez lembro o poema de 5o$o ,abral de Belo Feto" onde lemos7 , se somos *e0erinos iguais em tudo na 0idamorremos de morte igualmesma morte se0erina: que ! a morte de que se morre de 0elhice antes dos trintade emboscada antes dos 0intede fome um pouco por dia $de fraque#a e de doen.a ! que a morte se0erina ataca em qualquer idadee at! gente no nascida(. !sse poema retrata a realidade do povo ainda &o e" um povo que" como vimos" n$o tendo onde resistir" apegou(se G %. =iante do so%rimento a resposta do povo se deu atravs do enga amento. ! o seu canto re%letia isso. <ma vers$o do Dai Fosso composta
13

,;*A0*" 5. Severino. .4iol-ncia e desmandos do poder/. 1n7 ;evista de Anterpreta#$o Bblica Patino( americana" nU 2 p. M V128W" 16MM.

em 16M6(1668 para o %ilme 5! na 6aminhada" uma produ#$o da ,ongrega#$o 4erbo =ivino" passou a ser o canto de liberta#$o dos oprimidos pela %ome diante do lati%Ondio. 2 o Dai Fosso dos B'rtires" de ,irineu ?u&n" onde se canta7 ...7eu nome ! glorificado naqueles que morrem defendendo a 0ida. 7eu nome ! glorificado 8uando a 2usti.a ! nossa medida. 7eu reino ! de liberdadede fraternidade- pa# e comunho. )aldita toda 0iol9ncia8ue de0ora a 0ida pela represso... 'ai Nosso re0olucion4rio'arceiro dos pobres:eus dos oprimidos. * canto do povo expressava o anseio de liberta#$o" porm as invases de terras passaram a ser vistas como inter%er-ncia na ordem e assim os lati%undi'rios unidos na <ni$o ;uralista clamaram pela repress$o do movimento" o que aconteceu. ! o povo" mais uma vez abandonado" passou a reagir aos desmandos. *s con%litos levaram a divises no movimento e alguns grupos %oram manipulados pelos poderes patrimonialistas estabelecidos" enquanto outros %oram recrutados por outros processos de domina#$o. Aos poucos as vtimas %oram identi%icadas como inimigos sociais. Dor isso a re%orma agr'ria sempre uma promessa eleitoreira no Brasil" cu a implementa#$o sempre postergada at o perodo eleitoral seguinte. A submiss$o aos propriet'rios de terra garante a elei#$o destes e dos seus apadrin&ados que" ao assumirem o estatuto legal" garantem a de%esa dos seus prEprios interesses e se esquecem dos mil&es de brasileiros ainda castigados por %ome" seca" desemprego" %alta de comida e misria (( cidad$os que vivem con%ormados em levar uma vida severa e c&eia de priva#es" na esperan#a de vida mel&or no %uturo. Dara os que t-m %ome e sede de usti#a a saciedade sE existir' na outra vida 1H e" %undamentados nesta cren#a" garantem a reprodu#$o das estruturas de poder e domina#$o. Dara esses &omens e mul&eres o princpio do prazer se resume em evitar o desprazer e sobreviver aos percal#os que a vida l&es impe" talvez por medo que alguma arma poderosa e descon&ecida l&es arranque a vida. * caso =orot&T Stang apenas um dentre os muitos que n$o s$o con&ecidos. Buitos 5oss"
1H

Bateus I7J.

Barias" Severinos" Bargaridas morrem diariamente pelas armas da polcia dos propriet'rios e permanecem esquecidos" sem que sequer ten&am os seus casos investigados. Fos centros urbanos o capitalismo desordenado obriga moradores de cidades( dormitErio a dormirem pelas ruas durante a semana para evitarem gastos com transportes. Buitas vezes dormem nas portas das igre as e muitos padres" pastores e ministros de culto descon&ecem quem s$o esses moradores de rua. +icam nas portas dos bancos e dos edi%cios comerciais e quando o dia clareia se retiram para reiniciar as suas atividades e n$o serem removidos por policiais ou guardas municipais e patrimoniais. <ma c&arge publicada em um ornal de S$o Daulo no Fatal de 288I ilustra bem essa situa#$o. Bostra uma %amlia de pobres" G porta de um prdio comercial todo iluminado pelas luzes e en%eites natalinos" enquanto uma vela minOscula paira na m$o do pai da %amlia. Fas igre as dos centros urbanos o mundo do trabal&o %oi esquecido7 alguns pobres" os mais miser'veis" n$o entram nas igre as e quando isso acontece s$o convidados a se retirar" pois o seu c&eiro incomoda. ,ampan&as de XFatal Sem +ome/ se espal&am e quando as igre as celebram a man edoura de Belm" o luxo do Fatal e o consumismo %azem esquecer a condi#$o de pobreza do aniversariante. ,anta(se .pobrezin&o nasceu em Belm/" mas os pobres continuam cada vez mais pobres. Sem nos darmos conta" reproduzimos a tese de que os pobres sempre existir$o em nosso meio1I e esquecemos que a eles %oi anunciada a mensagem crist$ 1J. A esses pobres doam(se cestas b'sicas" aben#oam(se imagens de santos nas %estas" distribuem(se 'gua benta e benzem(l&es ob etos. !sses gestos continuam garantindo a domina#$o" o controle e o exerccio do poder. 5' sabemos que toda religi$o libertadora e que toda teologia visa a liberta#$o" porm agora necess'rio observar os libertados e como se %az a liberta#$o" para n$o se substituir um modelo de poder e domina#$o por outro" ou uma escravid$o por outra. Ainda assim estamos no campo das possibilidades e das a#es &umanas 1>" campo esse que tende a revelar o dilema crucial do &omem e as op#es que ele %az no seu presente e tambm revela a maneira pela qual os &omens compreendem o mundo e resolvem os seus problemas1M. !ntretanto" somente a maneira pela qual os &omens resolvem os seus
1I 1J

Bateus 2J711. Bateus 117I. 1> +A<S0*" BEris. .*s gril&es do passado e do presente/. 1n7 +ol&a de S$o Daulo" *pini$o" 11.81.288J. 1M S0;A<SS" ,laude Pevi. Ra.a e hist+ria. Pisboa7 !ditorial Dresen#a" 16M8" pp. II(IJ.

10

problemas n$o pe %im a uma quest$o muito mais importante" que o respeito pelo outro" pelo universo sEcio(cultural em que este outro est' inserido. An%elizmente" para revolta dos n$o(marxistas e dos crticos %erren&os dessa %orma de pensamento" a religi$o continua a ser uma %onte de poder e domina#$o" uma %orma de manipular em nome de um deus" de uma institui#$o" de um sistema. Sempre que algum usa algum para garantir o alicerce de um pro eto pessoal" a %igura do outro desaparece. *corre assim o desrespeito pela vida" que se traduz em destrui#$o da natureza e das rela#es sociais e polticas. F$o se pode construir um di'logo de civiliza#es sem o respeito ao outro" G sua cultura e ao seu direito de existir. Se os sistemas polticos mundiais s$o movidos pelo %ator econKmico" a economia sE existe porque por tr's existem seres &umanos a movimentarem as estruturas das na#es" e que t-m tanto direito G vida quanto as classes mais poderosas 16" ou quanto os dirigentes dessas na#es" integrantes dessas mesmas classes poderosas" se a no Brasil" no resto da Amrica ou em qualquer lugar do mundo. Bais de duas mil seitas e religies se espal&am pelas Amricas e pelos demais continentes. S$o catElicos romanos" ortodoxos" isl3micos" &indus" protestantes &istEricos" espritas" adeptos da Fova !ra" de religies a%ricanas" etc. Bas todos t-m em comum o %ato de n$o recon&ecerem as estruturas de poder nem traduzi(las como necess'rias para a salva#$o dos &omens. Se n$o recon&ecermos as estruturas de poder que os nossos sistemas religiosos estabelecem" a religi$o continuar' a ser um %ator de domina#$o e escraviza#$o no Brasil e no resto do mundo" um instrumento nas m$os dos poderosos e daqueles que aspiram ao poder. ! enquanto isso" em nome da liberta#$o construmos a escravid$o em nome de um %also deus" que +riedric& Fietzsc&e demonstrou estar morto.
:eus est4 morto; :eus permanece morto; , quem o matou fomos n+s; 6omo ha0eremos de nos consolar- n+s os algo#es dos algo#es? 3 que o mundo possuiu- at! agora- de mais sagrado e mais poderoso sucumbiu e<angue aos golpes das nossas l=minas. 8uem nos limpar4 desse sangue? 8ual a
16

P!Y* NAAA" Rerum No0arum- >. 3 trabalho ! o meio uni0ersal de pro0er ?s necessidades da 0idaquer ele se e<er.a num terreno pr+prio- quer em alguma arte lucrati0a cu2a remunera.o- apenas- sai dos produtos m@ltiplos da terra- com os quais ela se comuta. :e tudo isso resulta- mais uma 0e#- ! plenamente conforme ? nature#a. terra- sem d@0ida- fornece ao homem com abund=ncia as coisas necess4rias para a conser0a.o da sua 0ida e ainda para o seu aperfei.oamento- mas no poderia fornec9-las sem a cultura e sem os cuidados do homem. 3ra- que fa# o homem consumindo os recursos do seu esp"rito e as for.as dos seu corpo em procurar esses bens da nature#a? plica- para assim di#era si mesmo a por.o da nature#a corp+rea que culti0a e dei<a nela como que um certo cunho da sua pessoa- a ponto que- com toda a 2usti.a- esse bem ser4 possu"do de futuro como seu- e no ser4 l"cito a ningu!m 0iolar o seu direito de qualquer forma que se2a.

11
4gua que nos la0ar4? 8ue solenidades de desagra0o- que 2ogos sagrados ha0eremos de in0entar? grandiosidade deste ato no ser4 demasiada para n+s? No teremos de nos tornar n+s pr+prios deusespara parecermos apenas dignos dele? Nunca e<istiu ato mais grandioso- e- quem quer que nas.a depois de n+s- passar4 a fa#er parte- merc9 deste ato- de uma hist+ria superior a toda a hist+ria at! ho2e; AB

28

FA!0SS,@!" +riedric&.

gaia ci9ncia" Z12I. S$o Daulo7 ,ompan&ia das Petras" 288I.

Das könnte Ihnen auch gefallen