Sie sind auf Seite 1von 4

Amor, o maior de todos os argumentos

Referncia: Lucas 10.27; Joo 13.34-35; 17.26 INTRODUO 1. O amor, a apologtica final Dr. Francis Schaeffer afirma que o amor a apologtica final, o argumento irresistvel: Nisto conhecero todos que sois meus discpulos, quando tiverdes amor uns pelos outros. a) O amor o maior de todos os mandamentos (Lc 10:27) Amar a Deus e ao prximo o maior de todos os mandamentos. b) O amor o cumprimento da lei (Rm 13:8-10) O amor o cumprimento da lei. Quem ama a Deus no tem outros deuses, no faz imagens de escultura, no toma o seu nome em vo e no profana o seu dia. Quem ama o prximo honra pai e me, no mata, no adultera, no rouba, no difama nem cobia). 2. O amor, o check-up necessrio Qual foi a ltima vez que voc fez um check-up? Qual foi a ltima vez que voc ps o prumo de Deus em sua vida? Qual foi a ltima vez que voc avaliou sua vida luz do amor ao prximo? 3. O amor, o oxignio do Reino de Deus Juan Carlos Ortiz diz que o amor o sistema circulatrio do Corpo de Cristo. O cristo conhecido no apenas pela sua teologia, mas sobretudo pelo seu amor. 4. O amor, a essncia da vida crist O amor a prova da maturidade crist. Paulo sempre destacava as trs virtudes cardeais do cristianismo: a f, a esperana e o amor, mas o amor o maior destes. a) O amor mais importante do que o conhecimento (1 Co 8:1-3) o amor edifica, mas o conhecimento ensoberbece. b) O amor mais importante do que os dons espirituais (1 Co 13:1-3) Lnguas, profecias, sinais tudo passar, mas o amor subsistir eternamente. c) O amor mais importante do que a caridade e o martrio (1 Co 13:1-3) Ainda que eu d todos os meus bens e entregue o meu corpo para ser queimado, se no tiver amor, nada serei. 5. O amor, a evidncia insofismvel da converso Aquele que ama a seus irmos passou da morte para vida. Quem no ama at agora est nas trevas. Aquele que ama nascido de Deus, porque Deus amor. Quem no ama a seu irmo a quem v, como pode amar a Deus a quem no v? I. O PRIMEIRO GRAU DO AMOR O MAIOR MANDAMENTO Amars o teu prximo como a ti mesmo (Lc 10:27). 1. Amar o prximo como a si mesmo o requisito mnimo

A lei da retribuio dizia que voc devia amar o prximo e odiar o inimigo. Olho por olho, dente por dente, p por p, queimadura por queimadura. Mas a lei de Deus diz que voc deve amar o seu prximo como a voc mesmo. Este princpio deu incio ao avivamento coreano em 1907, quando comearam a estudar 1 Joo e a necessidade de amar, em vez de odiar. 2. Amar o prximo como a si mesmo fazer por ele o que voc faria por voc mesmo Todos ns temos necessidades a serem supridas. Pensamos no apenas em ns primeiro, mas no pensamos no prximo. Preferimos acumular do que repartir. No queremos correr riscos como correramos riscos para nos ajudar a parbola do bom samaritano: o sacerdote e o levita passaram de largo. 3. Amar o prximo como a si mesmo mais do que simplesmente amar o irmo O prximo toda pessoa carente que est ao nosso alcance. Pode ser o estranho, o parente, o vizinho ou at o inimigo O prximo do homem cado beira da estrada foi o samaritano que parou, olhou, socorreu. Jesus falou em dar po, gua, roupa e visitar os pobres e os presos como evidncia de que voc uma ovelha e no um cabrito. Joo Batista diz que arrependimento pode ser evidenciado quando voc ter comida e repartir com quem no tem e ter duas mudas de roupa e dar uma para quem no tem nenhuma uma. 4. Amar o prximo como a si mesmo d sentido sua existncia Viktor Frankl diz que o que o salvou da morte na priso nazista foi a deliberao de ajudar as pessoas e pensar mais nos outros que em si mesmo. James Hunter diz que o amor no o que ele sente, mas o que ele faz. II. O SEGUNDO GRAU DO AMOR O NOVO MANDAMENTO Novo mandamento vos dou, que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Nisto conhecero todos que sois meus discpulos, se tiverdes amor uns pelos outros (Jo 13:34-35). 1. Amar os irmos como Cristo nos amou um mandamento novo em seu perfeito exemplo Como eu vos amei. Esse amor no tem limites. Ele vai s ltimas consequncias em favor da pessoa amada. Cristo deixou a glria, o cu e desceu, encarnou-se, esvaziou-se, fez-se servo, sofreu, foi perseguido, cuspido, pregado na cruz. Ele se entregou por voc e por mim, por amor. Como o amor de Jesus? a) Amor perseverante (Jo 13:1) Cristo amou os seus discpulos e amou-os at o fim. Phillip Yancey diz que no h nada que voc possa fazer para Deus te amar mais e nada que voc possa fazer para Deus te amar menos.

b) Amor humilde (Jo 13:4-5) Jesus pegou a toalha e a bacia. O servo lava os ps. Ele veio para servir. Quem ama desce do pedestal. Quem ama no se sente diminudo com a toalha na mo. c) O amor serve at o inimigo Abrao Linconl enfrentou um forte adversrio em sua campanha para a presidncia, Sr Stanton. Fez-lhe as mais duras crticas. Apelidava-o dos nomes mais humilhantes. Quando Lincoln ganhou a eleio, surpreendeu a todos, nomeando-o ministro da guerra. Ele disse: a melhor maneira de vencer um inimigo, fazendo dele um amigo. Quando Lincoln foi assassinado em 14 de abril de 1865, Stantou cho rou em seu funeral e fez um discurso eloquente, dizendo que Lincoln foi o maior estadista americano. 2. Amar os irmos como Cristo nos amou um novo mandamento em seus motivos inspiracionais 1 Jo 3:16 Cristo deu sua vida por ns e agora devemos dar a nossa vida pelos irmos. Os crentes da Macednia no apenas fizeram ofertas generosas aos crentes pobres de Jerusalm, mas deram a si mesmos e por isso, deram alm de suas posses. Sadu Sundar Sing no Tibete 3. Amar os irmos como Cristo nos amou um novo mandamento em seus gloriosos resultados O amor vale mais do que mil palavras. O mundo escuta de ns muitos discursos e v em ns poucas obras de amor. O mundo vai conhecer que somos discpulos no por: a) Nossa ortodoxia como a igreja de feso. b) Nossa liturgia e dons como a igreja de Corinto c) Mas pelo amor como na igreja de Jerusalm. III. O TERCEIRO GRAU DO AMOR O AMOR UNIFICADOR Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles e eu neles esteja. 1. Este o amor da Trindade Como o Pai ama o Filho? Como o Filho ama o Pai? Como o Esprito Santo ama o Pai e o Filho? Esse o amor unificador. No Antigo Testamento o Pai fez milagres. No Novo Testamento Jesus fez milagres. Hoje, O Esprito Santo que nos dado faz milagres. Mas no h disputas nem cimes. O amor Trinitrio faz com que os trs sejam UM. 2. Jesus quer que sejamos UM Assim como o Pai, o Filho e o Esprito Santo so um, Jesus quer sejamos um: no estamos competindo. No devemos ter cimes. Devemor preferir em honra uns aos outros. Paulo diz que no podemos ter complexo de inferioridade nem de superioridade. A orao de Jesus para que sejamos UM.

Ilustrao: Ns devemos ser como um pur de batatas uma vez plantada, as batatas crescem por tubrculos, 3 ou 4 para cada planta. Esto juntas, mas falta-lhes unidade. Saco + cortadas + pur! Quando isso acontecer, Jesus diz: o mundo vai crer!!! CONCLUSO Os dois irmos que colheram sua lavoura. Um casado com filhos e outro solteiro. Ambos pensaram em ajudar um ao outro sem nada falar. Ento, de noite um irmo foi no seu celeiro e encheu um saco de mantimento e levou para o irmo. Naquela mesma noite o outro fez a mesma coisa. Depois de vrias semanas, pensaram: deve estar acontecendo algum milagre. Certa noite, os dois cruzaram um com o outro com um saco nas costas levando um para o celeiro do outro. o milagre do Amor! Ali abraaram e choraram. Esse o amor da unidade!!!

Das könnte Ihnen auch gefallen