Sie sind auf Seite 1von 7

Introduo:

Na antiga economia, as funes dos actores eram fortemente estruturadas por provises de infra-estruturas comuns e construo das mesmas . Com o advento da mudana tecnolgica, a administrao local torna-se devido proximidade com os agentes econmicos e populaes, um interlocutor central na gesto da inovao e do empreendedorismo. Por outro lado a difuso da economia do conhecimento coloca administrao local um desafio para si prpria e para a sua modernizao, assistindo-se por isso a novas interaces entre tecnologia e formas de governo norteadas pela eficincia e pela reduo de custos .

A mediao autrquica em Portugal:


O poder local hoje reconhecido maioritariamente como um dos principais eixos de promoo do desenvolvimento em Portugal. Para chegar a este reconhecimento, que bem vincado por ser o nico modelo de gesto poltica que resistiu a todas as mudanas de regime, passou por vrias formas de ligao com o poder central. At ao sc 19 , o municpio possuiu sempre a mesma organizao, sendo essencialmente a nica instituio descentralizada o pilar da autonomia face ao poder central . A sua vocao de proximidade com as populaes desencadeou, desde o seu nascimento, uma propenso para o controlo por parte do poder central, em perodos com eleies, e em perodos da histria sem eleies . A relao entre o poder local e o poder central e fundamental para se poder analisar o seu papel e respectiva abrangncia de aco, contudo, nesta relao de maior interesse perceber o grau de autonomia que a administrao local detm em relao ao poder central.

Antes do 25 de Abril:

a partir da revoluo liberal, na cristalizao da monarquia constitucional, que o Municpio se insere realisticamente no jogo e na aco sociopoltica dos equilbrios entre a centralizao e a descentralizao. Esta posio mais central do municpio deve-se instituio das eleies e dos crculos eleitorais uninominais que possibilitam maior visibilidade s personalidades dos municpios. durante o perodo da Regenerao (1850-1890) que acontece a grande reforma descentralizadora de Rodrigues Sampaio . O Estado Novo veio alterar a definio do municipio dentro do aparelho de Estado . A reforma de Marcelo Caetano (1936-1940) resultou na viragem do pndulo paraa centralizao, visto que a presidncia da cmara e as freguesias passaram a ser nomeadas pelo poder central . A centralizao do Estado Novo pode ser percebida no apenas pela nomeao, mas sobretudo atravs da completa tutela das finanas locais . As instituies locais estavam apenas limitadas a funes de fiscalizao das orientaes centrais . O municipio era uma plataforma de interseco entre a Administrao central e as instituies perifricas de aco politica, gizado com contornos de controlo entre o centro e a periferia . A circunscrio administrativa que empreendeu o cdigo administrativo de 1936-1940 dividiu o territrio nacional em quatro nveis de administrao : provncia, distrito, concelho e freguesia . As autarquias estavam sujeitas a uma apertada tutela administrativa, e no dispunham de receitas prprias , visto que eram financiadas por subsdios e comparticipaes concedidas pelo poder central , e assim sendo tinham muito pouca ou praticamente nenhuma autonomia . Os autarcas assumiam um papel de sbito em relao poltica imposta pelo governo, e estavam assim limitados a exercer a funo de controlo, fiscalizando apenas o cumprimento de normas definidas a nvel central. A maior ou menor eficcia da sua aco dependia da sua capacidade em romper a paralisia da burocracia estatal por intermdio de influencias pessoais.

A escolha do lder local recaia em muito sobre uma figura carismtica, de prestigio a nvel local, atribuindo-se uma autoridade formal autoridade informal que o lder j usufrui no interior da comunidade . Este notvel adquiria capital social graas rede de vnculos de que tradicionalmente se rodeava. A ocupao deste notvel era maioritariamente a do proprietrio rural, a que se juntavam muitas vezes o controlo de saber monopolistico, como o saber jurdico e o da medicina . Em suma, durante o perodo do Estado Novo assistiu-se a uma prevalncia do centro sobre a periferia, e qualquer actividade local era subvencionada, referendada e imposta pelo poder central . As funes das autarquias locais eram supervisionadas pelo poder central e mesmo novas funes, como de providencia social, eram exercidas pelos funcionrios do estado central . Mesmo as mudanas administrativas levadas a cabo, bem como alguma iniciativa de descentralizao foram efectuadas de cima para baixo e nunca da iniciativa do poder local .

Aps o 25 de Abril:
Com a instaurao do regime democrtico, o papel e a posio das autarquias alterou se radicalmente, com incidncia especial na autonomia municipal e na descentralizao . A primeira questo basilar de mudana, consagrada na Constituio de 1976, a eleio das instituies autrquicas e a no existncia de aprovao e homologao do poder central aos eleitos . No que toca regulamentao financeira, o novo regime democrtico definiu como princpios basilares a justia na repartio dos fundos pblicos, seja pelo Estado central seja pelas autarquias, e a correco das desigualdades entre autarquias do mesmo grau . A luz destes desgnios o regime financeiro das autarquias locais teve diferentes periodos de autonomia: 1) Entre 1976 e 1979, mesmo com o reconhecimento constitucional da autonomia financeira das autarquias, estas apresentaram-se subalternas ao poder central neste perodo. Isto deveu-se pelo tempo de trs anos que demorou a promulgao da lei das finanas locais 2) Entre 1979 e 1984, com a Lei das finanas locais em vigor, as autarquias comearam a ter conhecimento das verbas que receberiam e a poder executar as suas actividades com receitas definidas . Contudo, este perodo marcado pelo sucessivo corte de verbas pelos Governos centrais. 3) Entre 1984 e 1986, com a alterao da Lei das finanas locais revogado o mnimo de 18% na participao das autarquias nas despesas pblicas fixadas anualmente pelo Orcamento de Estado, estando assim as autarquias dependentes da deciso do governo quanto sua dotao anual . 4) A partir de 1986, com a entrada na Comunidade Europeia, as fontes de financiamento foram alargadas e com maior capacidade de independncia das autarquias face s imposies do governo. Concluindo, possvel dizer-se que com o advento democrtico e a constituio da autonomia como vector fundamental, a dialctica centro-periferia com predominncia do primeiro, continua a desempenhar o maior desafio para o poder local em Portugal.

Esta dialctica nos dias de hoje decorre essencialmente da confrontao entre o leque alargado de competncias da autarquias com a incapacidade de deter maiores reservas de riqueza publica interna, capazes de orientar as autarquias para uma menor dependncia face ao poder central. Vimos que, o regimo democrtico consagrou constitucionalmente as autarquias locais enquanto instituies que possuem estatudo jurdico autnomo, dotadas de liberdade de iniciativa, relativamente a assuntos da sua competncia fixados por lei. Exercer uma autonomia de aco no quer dizer que no existe responsabilidade ou uma tutela, o Estado detem a tutela administrativa das autarquias locais e as suas associaes. A tutela faz cumprir a lei e verifica se esta est a ser executada ou no e quando o est, nomeadamente no que concerne gesto financeira e patrimonial.

Das könnte Ihnen auch gefallen