Sie sind auf Seite 1von 26

ESTRUTURA E PLANIFICAO DO TREINAMENTO DESPORTIVO *

Emerson Ramirez Farto emersonframirez@terra.es (Brasil)


1

http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Ao 8 - N 48 - Mayo de 2002

1 INTRODUO
Desde muito tempo se vm repetindo que "A planificao do treinamento desportivo antes de tudo o resultado do pensamento do treinador" (FORTEZA, 1999). Este pensamento deve estar o mais distanciado possvel de toda improvisao, integrar os conhecimentos em um sistema estrutural e organizado e mais perto da cincia e tecnologia. Para BOMPA (2001), o programa anual uma ferramenta que norteia o treinamento atltico. Ele baseado em um conceito de periodizao, que, por sua vez, se divide em fases e princpios de treinamento. O conhecimento existente sobre a planificao esportiva, assim como o controle do treinamento, algo que no escapa a nenhum profissional (ou pelo menos no deveria ser ignorado). igualmente certo que treinadores que trabalham na rea de rendimento esportivo aplicam este conhecimento de forma fundamentalmente artesanal e individual (FEAL e col, 2001), por outro lado, parece indiscutvel a obrigao inerente a todo treinador de pr em prtica seus conhecimentos de forma acertada, com o fim de programar o treinamento dos atletas, ademas de recolher a mxima informao possvel que se desprende do processo de treinamento e integrar todo ele para tirar concluses que permitam melhorar o rendimento de seus atletas. O principal objetivo do treinamento fazer com que o atleta atinja um alto nvel de desempenho em dada circunstncia, especialmente durante a principal competio do ano com uma boa forma atltica (BOMPA, 2001). Os conceitos da planificao para SANCHO, J. A. (1997) citado por FORTEZA (2000) so os seguintes: A planificao no intuitiva, no pode ser na sorte. Pelo contrrio, tem que seguir um processo, deve como se falou em alguns momentos, planificar-se.

Artigo Disponivel on line via: http://www.efdeportes.com/efd48/trein.htm Licenciado en Educacin Fsica. Especialista en Fisiologa del ejercicio (UniFMU - Brasil). Especialista en Metodologa del entrenamineto deportivo ( Instituto de cultura fsica "Manuel Farjado"La habana - Cuba). Cursando el Master de alto rendimiento deportivo (COES - Madrid)

Os objetos devem estar de acordo com os problemas e necessidades, devendo aqueles estabelecer-se e determinar-se claramente. Pelo contrrio se corre o risco de planificar um processo encaminhado para algo diferente de que realmente se precisa para o primeiro dos casos e sem saber para que no segundo. As metas, os objetos e em ltima instncia os fins devem ser alcanveis, realistas (o que no exclui uma certa ousadia e um certo nvel de risco). A planificao um processo seqencial e logicamente ordenado, no se desenvolve tudo, simultneo e nem caprichosamente. A planificao est imersa no meio ambiente, no podendo nem desprezar nem trabalhar a margem do mesmo. Toda planificao pressupem uma troca efetiva com respeito a situao existente de como se comea. Se planifica para a execuo. No pode se falar de verdadeira planificao, o trabalho exclusivamente terico sem inteno de por em prtica, deve, portanto existir vontade de faz-la efetiva.

FORTEZA considera que a planificao do treinamento desportivo a organizao de tudo o que acontece nas etapas de preparao do atleta, ento o sistema que interrelacionam os momentos de preparao e competio. Nessa definio deixa aberto o problema atual da planificao para o rendimento competitivo. Estrutura e planificao so dois termos inseparveis no processo de preparao desportiva, mas so diferentes. A estrutura organizao que adotar o perodo de tempo tanto de treinamento como de competies. A estrutura do treinamento tem um carter temporal, portanto, considera um incio e um fim do processo de preparao e competies e estar determinada fundamentalmente por: O calendrio competitivo que considera o nmero de competies, a freqncia, o carter e a disperso ou concentrao das competies em um perodo de tempo dado. A organizao e dosificao das cargas, que considera se estas sero diludas ou concentradas, a concepo que se adote no carter da carga, quer dizer, a proporcionalidade entre as cargas gerais e as especiais.

As direes de treinamento, objetos de preparao que considera as direes determinantes do rendimento (DDR) e as direes condicionantes do rendimento (DCR).

A estruturao do rendimento desportivo hoje por hoje uma das principais condies para obter um resultado esportivo em qualquer esporte.
"Uma perfeita estruturao do treinamento garante no s a obteno de resultados no mbito mundial se no ademais procura assegurar a longevidade esportiva de nossos atletas..."(FORTEZA, 1999).

A paternidade de uma teoria cientfica e ainda vlida ainda que com profundas modificaes sobre a estrutura e planificao do rendimento se devemos ao Russo I. MATVEIEV. Se atualmente existem diferentes conceitos sobre qual estrutura de treinamento melhor e que todas elas partem da proposta inicialmente pelo russo MATVEIEV desde os anos 60, considerando os pioneiros KOTOV, 1916, GRANTYN, 1939, LETUNOV, 1950, OZOLIN, 1949, GORINEVSKI, 1922 E PINKALA, 1930. Para analisar qualquer estrutura atual do treinamento necessrio partir da formulada por MATVEIEV e conhecida mundialmente por periodizao do treinamento. Periodizao e planificao so conceitos diferentes: a periodizao a estrutura temporal e a planificao a integrao do processo de obteno do rendimento. O objetivo deste estudo demonstrar dentro de uma reviso de literatura as diferentes estruturas de periodizao pedaggica do treinamento desportivo.

2 A PERIODIZAO DO TREINAMENTO DESPORTIVO


A forma geralmente concentrada da preparao dos atletas a organizao do treinamento atravs de perodos e etapas. A periodizao um dos mais importantes conceitos do planejamento do treinamento. Esse termo origina-se da palavra perodo, que uma poro ou diviso do tempo em pequenos segmentos, mais fceis de controlar denominados fases (BOMPA, 2001). Esta forma de estruturas o treinamento desportivo tem como seu idealizador o russo MATVEIEV sendo criada nos anos 60 durante at nossos dias. Baseados nos ciclos de supercompensao, criados pelo Austraco HANS SEYLE e modificado pelo grande bioqumico esportivo o russo YAKOLEV, MATVEIEV idealizou a periodizao do treinamento apoiado em

avaliaes estatsticas do comportamento em atletas de diversas modalidades esportivas da Ex. Unio Sovitica nas dcadas dos anos 50 e 60. Esta periodizao fundamentava a premissa de que o atleta tem que construir, manter e depois perder relativamente a forma esportiva no largo dos grandes ciclos anuais de treinamento (MATVEIEV, 1961, 1977, 1981, 1986). Desta forma a periodizao do treinamento desportivo pode ser entendida como uma diviso organizada do treinamento anual ou semestral dos atletas na busca de prepar-los para alcanar certos objetivos estabelecidos previamente, obter um grande resultado competitivo em determinado ponto culminante na temporada esportiva, ou seja, obter a forma esportiva atravs da dinmica das cargas de treinamento ajustadas ao seu ponto mximo em esse momento (DICK, 1988, MC FARLANE, 1986). Estas trs fases de aquisio, manuteno e perda temporal da forma esportiva se transformou em um mbito mais geral nos trs grandes perodos do treinamento desportivo ao saber: perodo preparatrio, competitivo e transitrio (OZOLIN, 1989) ou seja: O perodo preparatrio relativo aquisio da forma esportiva. O perodo competitivo relativo manuteno da forma esportiva. O perodo transitrio responsvel pela perda temporal da forma esportiva.

Grfico 1 - Esquema da dinmica do volume e intensidade da carga global no ciclo anual de treino (uma das variantes tpicas). As linhas tracejadas representam o volume de cargas; as contnuas, a intensidade; I e Ia, as grandes "ondas" da dinmica de cargas; II e IIa, as "ondas mdias". Define-se atravs das colunas o esquema modelo da variao da carga nos microciclos por etapas de treino.

O esquema de MATVEIEV se tem demonstrado que muito rgido no que se diz respeito das diversas fases da preparao esportiva, considerando-se que para diferentes modalidades esportivas e diferentes

atletas so as mesmas e possuem relativamente a mesma durao (TSCHIENE, 1985). Vrios estudos se tm realizado, um de forma complementaria e para aperfeioar a periodizao de MATVEIEV (PLATONOV, 1988, HARRE 1988, OZOLIN, 1989, FORTEZA, 1990, VIRU, 1991) e outros tentando romper com esta forma tradicional de estruturao do treinamento (VERJOSHANKY, 1990, TSCHIENE, 1986, 1988, BONDERCSIEK COM TSCHIENE, 1985). Mc FARLANE, 1986 e DICK, 1988 se pronunciaram em seus estudos sobre o tema, estabelecem que a periodizao do treinamento desportivo pode ser entendida como uma diviso organizada do treinamento anual ou semestral dos atletas na busca de prepar-los para alcanar certos objetivos estabelecidos previamente e obter um grande resultado competitivo em determinado ponto culminante da temporada competitiva, exigindo que a forma obtida seja o ajuste da dinmica das cargas em seu ponto mximo para o momento competitivo. Observe o quadro resumo sobre as caractersticas fundamentais da periodizao de MATVEIEV (FORTEZA A., 1999).
Particularidade Quadro Sinptico, sntese das particularidades dos perodos P Preparatrio Competitivo Etapa Prep Geral Etapa Prep Especial Criar a base para a Est em todos os Preparao preparao especial componentes da funcional imediata e competitiva preparao para as competies esportiva Desenvolvimento Desenvolvimento Manuteno do das capacidades das capacidades nvel da preparao motoras gerais motoras especiais, e geral e especial manuteno do alcanado nvel global Reestruturao de Aperfeioamento Polmento e habilidades motoras. das aes tcnicas confirmao da Aprendizagem de e tticas objeto da variabilidade na novas aes especialidade execuo das aes tcnicas motoras elegidas. Elevao do pensamento ttico ao maior nvel Desenvolvimento Preparao Garantir a das qualidades psicolgica especial predisposio volitivas da para as cargas de espacial para as personalidade grande intensidade competies, e a participao em modelao do competies treinamento Maior contedo da Maior contedo da Se aumenta ainda prep. Geral sobre a prep. especial sobre mais a prep. prep. especial a prep. geral especial sobre a prep geral A quantidade de exerccios muito maior que a qualidade da execuo predomnio do treinamento aerbico O ritmo de execuo e a qualidade dos exerccios aumentam, diminui a quantidade de exerccios, parcialmente o treinamento aerbico se treina em zonas mistas Aumenta consideravelmente a qualidade de execuo continua diminuindo a quantidade de exerccios, maior utilizao de treinamentos, anaerbios Transitrio

1. Orientao do treinamento

Alivio na preparao

2. Preparao fsica

Descanso ativo por meio de jogos e aquticas

3. Preparao tcnico ttica

4. Preparao psicolgica

Eliminao parcial das deficincias tcnicas detectadas nas competies. Estabelecer as tarefas para o aperfeioamento no prximo ciclo. Garantir o estado emocional positivo diante das vitrias e possveis derrotas

5. Relao entre a prep. Geral e especial do atleta

Dinmica das cargas

Desaparece a prep. Especial e predomina em todo o perodo a prep Geral Diminui a qualidade de exerccios treinamento aerbico e variveis

A essncia da periodizao de MATVEIEV a relao temporal das fases da forma esportiva com a estruturao dos perodos de treinamento (FORTEZA E RANZOLA, 1988). Segundo DILSON, 1992 a periodizao do treinamento se fundamenta justamente na transferncia positiva dos grandes volumes de cargas gerais de trabalho nas primeiras fases de treinamento para uma maior especificidade das fases posteriores. Vrias crticas tm surgido sobre a periodizao de MATVEIEV e seus seguidores. Algumas crticas surgiram sobre a periodizao de MATVEIEV e seus seguidores: WEINECK, 1989 afirma que a preparao geral tem sentido apenas para elevar o estado geral de preparao do atleta de que por se j est elevado pelos anos de treinamento realizados. Por esta razo segundo ele no se desencadeiam nos atletas os processos adaptativos para uma nova capacidade de resultados aumentados. Para GAMBETTA, 1990 o modelo MATVEIEV vlido somente para as primeiras fases de treinamento considerando-se que ao aumentar o nvel de rendimento dos atletas se devem aumentar tambm a porcentagem de utilizao dos meios de preparao especfica. BOMPA, 2001, argumenta que no existe com os calendrios competitivos atuais tempo disponvel para a utilizao de meios de preparao geral que no correspondem as especificidades concretas do esporte em questo. Este plano coincide com o assinalado a respeito no incio deste captulo. TSCHIENE, 1990, um dos autores que tem mais discutido a periodizao de treinamento desportivo, fala sobre a importncia de uma preparao individualizada e especfica com altos ndices de intensidade durante o processo atual de treinamento desportivo, o que no acontece na periodizao tradicional de MATVEIEV, falando que seu esquema muito rgido em que se refere as diversas fases da preparao desportiva, considerando que para diferentes esportes e atletas so as normas e possuem relativamente a mesma durao. Tambm chama a ateno para a importncia de novas formas alternativas de estruturao do treinamento desportivo surgidas ultimamente e que mais para frente falaremos. VERJOSHANSKY, 1990, coloca que a periodizao de treinamento desportivo, quando foi entendida tinha como base resultados competitivos muito mais baixo e de um nvel de oxignio muito menor que as atuais pelo que esta forma de estruturar o treinamento se deve conceber unicamente para atletas de nvel mdio e no em atletas de elite que trabalham com exigncias maiores.

BONDARCHUK com TSCHIENE, 1985 e com MARQUEZ 1989 afirmam que no h transferncia positiva da preparao geral para a preparao especial nos esportes de alto nvel. MATVEIEV, 1990 respondeu algumas dessas crticas principalmente no que se diz respeito a utilizao das cargas gerais e os altos volumes de trabalho nas fases bsicas de treinamento colocando que este um fator que no pode ser contestado e muito menos eliminado. Em nesse fenmeno os contedos especficos e vice versa. Os principais problemas encontrados na prtica concreta do treinamento desportivo esto relacionadas sem dvida nenhuma com os calendrios variados dos ciclos competitivos ao largo dos anos e com o grande nmero de competies que existem durante o ano. Sobre este problema novas formas de estruturar o treinamento desportivo para atletas de alto nvel tem surgido, e a tendncia que cada vez se recorram a utilizao de uns ou outros sistemas (RAPOSO, 1989). As formas de estruturas do treinamento desportivo que assinalamos a continuao so aquelas que tentam aperfeioar a periodizao de MATVEIEV ou as que pretendem romper com ela, evidente que estas formas no encerram as variadas possibilidades de estruturao de treinamento desportivo mais so atualmente as mais discutidas na literatura internacional especializadas no tema.

2.1 O carter cclico do treinamento desportivo


Os ciclos de treinamento desportivo constituem outra forma estrutural do mesmo, estes igualmente foram formulados por MATVEIEV nos primeiros anos dos anos 60 e rapidamente se unificaram a estrutura peridica estabelecendo um hbrido estrutural em ambas formas temporais e diferentes de organizar o treinamento. Este carter cclico se define em dois nveis fundamentais: 1. Nvel de micro estrutura, conhecidos como microciclos. 2. Nvel de meso estrutura, conhecidos como mesociclos. A estrutura dos microciclos no treinamento. A estrutura do treinamento constitui uma ordem relativamente estvel de elementos, os quais tm correlao um com os outros.

Se variamos os lugares das sesses de treinamento o efeito ser diferente. Na atualidade, a arte na construo dos treinamentos por meio dos diferentes ciclos tem um importncia vital para o xito da planificao e pelos resultados competitivos. O microciclo consta como mnimo de duas fases: a acumulativa que est relacionada em um ou outro grau com o esgotamento e o de restabelecimento que est relacionada com o descanso necessrio pelas cargas recebidas. Na prtica, por questes organizativas do calendrio se utiliza frequentemente o ciclo semanal 7 + 2 dias, por outro lado pode haver microciclos desde 2 at 20 dias (FORTEZA, 1998). A durao mnima de dois dias, ainda que pouco utilizado, pois no d muitas possibilidades a resoluo de tarefas de treinamento. O tipo de esporte no determina a durao do microciclo, o mesmo depende das tarefas da preparao do processo de treinamento (das direes a cumprir). O que se trata de buscar a durao tima do microciclo em dependncia com o nvel de qualificao do atleta, com as direes a cumprir e com o momento da preparao. Os microciclos de treinamento permitem concentrar as tarefas nas diferentes sesses, assim como o volume necessrio de influncias para sua soluo. Se mantm at que seja necessrios para cumprir as tarefas traadas na preparao. Apesar da grande influncia de sesses de treinamento a construo racional do microciclo permite evitar a uniformidade e a monotonia (Manso e Col, 1996).

2.2 Fatores que influem na construo dos microciclos


O regime geral da atividade vital do atleta, influindo a atividade de estudo ou laboral e a dinmica condicionada da capacidade de trabalho. No coincidncia que com freqncia os microciclos de treinamento se constroem nos moldes do calendrio semanal. Isto nem sempre responde completamente aos requisitos da estrutura tima do processo de treinamento, mas facilita a coordenao entre o regime de treinamento e os momentos principais do regime geral da vida dos atletas. O contedo, a quantidade de sesses de treinamento e a magnitude somatria das cargas do microciclo, estes fatores esto condicionados em princpio pelas particularidades da especializao e pelo nvel de preparao do atleta. A ordem de alternar as magnitudes das cargas e do descanso

depende em grande medida da interao dos processos de esgotamento e restabelecimento (FORTEZA, 1999). Segundo PLATONOV, 1980, existem alguns tipos de magnitudes das cargas. Carga pequena: 20% da mxima. Carga mdia: 50% da mxima. Carga considervel: 70 80% da mxima. Carga grande: + de 80% da mxima.

A questo determinar qual a mxima? Isto um tema muito discutido. Se em cada microciclo se cumprem vrias direes de preparao, no geral cada direo tem por uma parte magnitudes diferentes de avaliao e por outros nveis diferentes de intensidades de influncias (potenciais de treinamento), assim como pelas tendncias das mesma. Como quantificar todas as cargas? A adaptao funcional no organismo que se origina no processo de treinamento, se faz em estreita relao com o carter e a tendncia do mesmo. O treinamento multifactico e complexo conduz a adaptao multilateral e por outra parte a tendncia unilateral do treinamento provocando uma adaptao profunda e mais unilateral (HEGEDUS, 1984). Dois tipos de esporte que estabelecem diversos requisitos nas capacidades fsicas, no possvel esperar um restabelecimento completo se as sesses de treinamento no se alternam uma com as outras com tarefas, meios e diversa dosificao dos exerccios. Neste caso, cada vez se sobrecarregam outros sistemas de rgos e funes (OZOLIN, 1989). A construo racional das sesses de treinamento permitem realizar uma carga grande sem observar nenhum ndice de fadiga dos sistemas funcionais do organismo. Por exemplo, podemos alternar a tendncia predominante durante as sesses de treinamento na semana. Preparao tcnica e desenvolvimento das capacidades de velocidade. Treinamento complementrio com carter de restabelecimento. Preparao tcnica e desenvolvimento das capacidades de velocidade-fora. Desenvolvimento de resistncia da velocidade (anaerbia ltica) Desenvolvimento da resistncia aerbia.

Este exemplo tpico dos primeiros momentos da preparao dos esportes de velocidade e fora nos tipos de esportes que so de resistncia muito especial, para os momentos de preparao especial se pode alternar da seguinte forma as sesses de treinamento:

Aperfeioamento das tcnicas dos movimentos de acordo com o desenvolvimento das capacidades de velocidade. Desenvolvimento da resistncia especial (de fora, velocidade, tcnica, ttica e etc) com a influncia principal sobre seus componentes condicionais. Desenvolvimento de resistncia especial (fora, velocidade, tcnica, ttica e etc) com a influncia principal de seus diferentes componentes. Treinamento complementrio com carter regenerativo. Desenvolvimento da resistncia especial (fora, velocidade, tcnico, ttico, etc) conforme as condies da competio. Desenvolvimento da resistncia aerbia.

(BOMPA, 2001) At o momento a prtica do esporte no conta com as frmulas precisas para a construo do microciclo, a mesma se apoia na lgica de translao das sesses de treinamento em dependncia com as tarefas do processo de treinamento e o momento de preparao. Por exemplo, necessrio no menos de trs dias no microciclo semanal para influir de forma dirigida sobre a capacidade requerida. Ao mesmo tempo, se esta capacidade levada at a condio necessria e s tem que mant-la ento se requerem duas sesses na semana (HETTINGER, 1980), se no os ndices da capacidade dada comear a diminuir. Para manter qualquer capacidade no conveniente passar ao desenvolvimento de outra por mais de trs dias na semana. Na maioria dos casos o ciclo semanal no inicia com grandes cargas, se no ciclo semanal se apresentam dois treinamentos com grandes cargas ser conveniente distribulas no tempo, se so mais de duas possvel realiz-los de forma seguida duas ou trs dias. Como conhecido as cargas so menos efetivas quando existe um cansao forte (no sentido do efeito somatrio) que em estado de uma tima capacidade de trabalho. possvel acelerar os processos de regenerao se for includo diferentes sesses que construdas com exerccios de desenvolvimento geral os quais atuaram como mecanismos de descanso ativo. Com o objetivo de construir corretamente os microciclos necessrio conhecer que influncia exercem as cargas sobre o atleta, diferentes por sua magnitude e tendncia assim como pela dinmica e a durao dos processos de regenerao depois das mesmas. Nesse sentido, so tambm importantes as informaes sobre o efeito acumulativo de algumas cargas diferentes pela sua magnitude e tendncia e sobre as possibilidades de utilizao de cargas mdias e pequenas com o objetivo de intensificar os processos de regenerao depois de stress fsico considervel (HARRE, 1988).

Ao mesmo tempo conveniente conhecer as regularidades das oscilaes na capacidade de trabalho durante o dia e seus mecanismos condicionantes. So vrias as investigaes que tem demonstrado o carter das fases dos processos de regenerao (FOLBERT, 1948; VIMO GRAFO V., 1958; CHAGOVET, 1964; YAKOLEV, 1969). No sentido geral seus resultados se baseiam no seguinte: Durante o processo de trabalho muscular e depois do mesmo, sobre a capacidade de trabalho dos diferentes rgos e sistemas se originam diversas fases: gasto, regenerao, supercompensao e volta ao incio. Mas a regenerao depois das cargas fsicas no significa s a volta ao nvel inicial das funes do organismo, ao aparecer "marcas" no se eliminam completamente se no que se mantm e se asseguram. As variaes das diferentes funes do organismo que surgem no perodo de regenerao servem de base para elevar o nvel de treinamento. No perodo de trabalho se diferenciam geralmente duas fases: A fase das funes somticas e vegetativas variveis (antes do perodo de regenerao), no qual se pode prolongar desde alguns minutos at vrias horas sobre cuja base se tenha a regenerao da homeostase do organismo. A fase construtiva (perodo de regenerao) no qual se formam as variaes funcionais e estruturais no organismo. Mas nos atletas qualificados esta fase se observa somente durante a utilizao de cargas suficientemente grandes pelo seu volume.

O crescimento do nvel de treinamento depende em grande medida da quantidade de sesses no microciclo com grandes cargas e o correspondente descanso entre elas durante no qual se leva a risca a homeostase do organismo (1 Fase) e a formao das variaes morfo funcionais (2 Fase). A troca diversa das cargas e o descanso no microciclo pode levar a trs tipos de reao. Crescimento mximo do nvel de treinamento. Efeito insignificante do treinamento ou carncia total do mesmo. Overtraining nos atletas.

As reaes no primeiro tipo se observam quando no microciclo se alternam otimamente as sesses com grandes cargas e o descanso ou com sesses com cargas pequenas. O segundo tipo de reao se manifesta quando se utilizam cargas pequenas.

No terceiro tipo de reao se observa a inadequada utilizao da sesses de treinamento com cargas grandes. A concepo de FOLBERT se baseia na alternncia das cargas e o descanso, consiste em que se a carga imediata se realiza na fase de supercompensao dar um efeito de treinamento maior e se for realizado depois esse efeito insignificante. Na fase de regenerao insuficiente se observa esgotamento do organismo e excesso de treinamento. Tudo isso muito mais complexo que o descrito, em realidade a regenerao e a supercompensao das diferentes funes do organismo ocorrem de maneira heterognea. 2.2.1 Estrutura dos ciclos mdios e suas condies. Os mesociclos do treinamento desportivo representam a combinao de alguns microciclos incluindo dois como mnimo. Frequentemente os mesociclos incluem de 3 a 6 microciclos com uma durao aproximada de uma ms, representando etapas relativamente terminadas no processo de treinamento. A ordem de combinao dos microciclos e sua variabilidade depende da formao geral do processo de treinamento e das tarefas de um ou outra sesso. Na estrutura do mesociclo influem principalmente os seguintes fatores: O regime da atividade do atleta. O contedo e a qualidade das sesses e a magnitude das cargas. As particularidades individuais de reao do atleta diante das cargas de treinamento. Os fatores biortmicos O lugar do mesociclo no sistema geral do processo de treinamento.

Na formao da estrutura dos mesociclos desempenha um papel fundamental as seguintes condies: A necessidade dos mesociclos surge fundamentalmente devido que eles permitem dirigir racionalmente os efeitos acumulativos do treinamento da srie de microciclos garantindo elevados ritmos de desenvolvimento do nvel de treinamento e prevendo as trocas nos processos de adaptao que se do origem no organismo do atleta sobre a influncia das cargas de treinamento acumuladas. As trocas de adaptao se do origem no organismo de forma heterognea e uma ou outra medida se atrasam em relao com a dinmica das cargas de treinamento (FORTEZA, 1999).

No carter e a durao dos mesociclos influem as oscilaes biortmicas (perto de um ms) da atividade vital do organismo do atleta. Por exemplo, os biociclos fsicos com uma durao de 23 dias possuem duas fases relacionadas com o aumento e a diminuio das possibilidades funcionais do organismo. Apesar que os resultados investigativos a respeito no se deu confirmaes precisas sobre estes dados o prprio feito da existncia dos biortmos de quase um ms, faz que os mesmos no se podem negar (RECIO e RIBAS). O lugar do mesociclo no sistema geral de construo do treinamento influi sobre a estrutura do maerociclo. Desse fator depende o contedo do mesociclo, a magnitude dos intervalos entre eles e as condies de regenerao.

2.3 A estrutura pendular do treinamento desportivo


O russo AROSIEV, conjuntamente com KALININ, em um artigo publicado em 1991 foram os primeiros autores em propor a "Estruturao Pendular" do treinamento desportivo. Posteriormente alguns outros seguidores deste tema FORTEZA com GABERNA, 1987 e FORTEZA 1988, fazem algumas consideraes a respeito desta forma de estruturar o treinamento desportivo do atleta. Esta proposta (estruturao pendular) se baseia em primeiro lugar no caso de que os atletas tinham que entrar e sair de sua melhor forma competitiva vrias vezes no decorrer do ano desportivo. Ademais importante para a alternncia sistemtica de cargas gerais e especficas de treinamento no podendo existir a separao entre a predominncia de cargas gerais em uma primeira fase de treinamento e de carga especfica em uma segunda fase. Esta alternncia sistemtica forma o que se chama "pndulo de treinamento" j que as cargas especficas crescem em cada ciclo de treinamento ao contrrio das cargas gerais que decrescem em cada ciclo at praticamente desaparecer na busca de uma melhor transferncia dos efeitos das cargas gerais para as cargas especficas de competio. O pndulo de treinamento responsvel das alternncias sistemtica que ocorrem no decorrer do processo de treinamento de forma generalizada e que sustentam a possibilidade dos atletas para participar em vrias competies ao largo de grandes ciclos anuais de treinamento. Quando menores so os pndulos durante o processo de treinamento maior ser em condies de competir eficazmente, mas se os pndulos so maiores, maior ser a possibilidade de sustentar a forma desportiva por um tempo maior por parte do atleta. A estruturao do treinamento desportivo sobre esta forma utiliza os ciclos de treinamento propostos por MATVEIEV (1981-1986) que seguido por

vrios autores posteriormente (BERGER e MINOW, 1984, FORTEZA e RIBAS 1988, USHIKO E VOLBOV 1991, VIRU 1991) para a formao dos pndulos de treinamento o que se torna ainda dependente dos ciclos gerais de trabalho que servem de base para os ciclos especficos e competitivos formulados por MATVEIEV. Se pode notar que, nesta forma de estruturar o treinamento desportivo se mantm a importncia das cargas gerais de treinamento e existe a relativa separao igual mais em menor escala que na periodizao de MATVEIEV entre a preparao geral e a especfica. Esta separao em torno a esta forma de estruturar o treinamento ainda um pouco problemtica no que se diz respeito justamente a obrigatoriedade ou no das cargas gerais de treinamento, assunto este que vem sendo trabalhado especificamente por outros autores (MARQUES 1989, 1990, TSCHIENE, 1985, SATORI e TSCHIENE 1987, FORTEZA 1993). Observe o grfico, o esquema estrutural do pndulo. Grfico 2

2.4 A estruturao do treinamento em bloco


A estruturao do treinamento em bloco apresentada pelo russo VERJOSHANSKY no incio dos anos 80 propem grandes alteraes na periodizao do treinamento desportivo. Esta forma de estruturar o treinamento dos atletas foi proposta principalmente para os esportes caractersticos de fora. VERJOSHANSKY 1990, apresentou suas idias principalmente no livro planificao e organizao do treinamento desportivo publicado originalmente em Moscov 1985 e traduzido posteriormente por vrios idiomas e tambm em alguns artigos publicados em revistas especializadas (1983 a 1990).

Esta forma de estruturao de treinamento em atletas de alto nvel tambm chamada pelo autor como Estruturao de sucesses interconexas. Se fundamenta basicamente no caso de que no trabalho de fora deve ser "concentrado" em um bloco de treinamento (ver captulo de carga, organizao da carga de treinamento) para criar condies de uma melhoria posterior nos contedos do treinamento relacionados com o desenvolvimento tcnico e das qualidades de velocidade do atleta. Estas condies so dadas pelo chamado efeito de acumulao retardado do treinamento (EART). Este conceito fundamental para esta teoria, pois se constitui no que se refere a estruturao do treinamento "em blocos". O efeito do treinamento retardado a largo prazo coloca a respeito o que os efeitos obtidos depois de sucessivas sesses de aplicao de cargas de fora em uma bloco concentrado que pode durar vrias semanas cria as bases condicionantes para o treinamento das demais capacidades dos atletas e para o aperfeioamento da tcnica. Na prtica esta estrutura de treinamento toma forma quando se concentra em diferentes blocos os aspectos fsicos e tcnicos-tticos. Em um primeiro bloco se trabalha determinantemente as capacidades fsicas, predominantemente a fora e em um segundo bloco se trabalha as questes tcnicas e tticas. Este modelo de estruturao causa uma relativa diviso do treinamento a respeito das capacidades fsicas e a tcnica desportiva. Agora, VERJOSHANSKY deixa claro que existe em cada bloco um predominante de vrios contedos sem que a separao seja esttica ou absoluta. Segundo Tschiene, 1985 e Satori com Tschiene 1987, o modelo da dinmica de blocos dever ser precedido por uma dinmica de alto nvel, principalmente pelo caso de que o prprio autor refere de maneira clara a importncia da unilateralidade das cargas especficas de trabalho, o qual constitui um avance significativo da teoria do treinamento desportivo. Observem no grfico o esquema estrutural do bloco Grfico 3

2.5 O esquema estrutural de Tschiene


Com o objetivo de conseguir que o atleta mantenha um nvel de rendimento durante todo o ciclo anual de competies, o autor alemo Peter Tschiene, organizou o que ele mesmo considera chamar o Esquema Estrutural de Treinamento de Altos Rendimentos. Neste modelo, tanto o volume de trabalho como a intensidade do mesmo so altos durante o ano todo. Baseado na experincia com atletas alemes este autor sistematiza a estruturao do treinamento desportivo como uma acentuada forma ondulatria das cargas de treinamento em fases breves com trocas tanto quantitativas como qualitativas dos contedos de preparao. Ao contrrio das variaes do volume e intensidade as cargas tal como o props Matveiev, Tschiene 1988, procurou estabelecer um esquema estrutural no qual estes parmetros estiveram sempre em altos ndices de graduao onde o princpio de globalidade dos atletas se integre perfeitamente em uma forma de organizao incompatvel com a periodizao proposta pelo autor russo. A existncia de vrias competies no decorrer do processo de treinamento para Tschiene um fator fundamental na construo de um alto resultado nos atletas. A existncia de uma elevada intensidade das cargas de trabalho de uma unidade de treinamento relativamente breve e um carter dominantemente especfico objetivado pelas competies mais importantes que o atleta ser submetido, so pontos a destacar nesta forma de organizar o treinamento de alto nvel. Isto se baseia no caso de que o atleta deva manter ao largo do ano esportivo uma alta capacidade de rendimento e no construi-la para depois mant-la conforme a teoria de Matveiev. Sendo est forma de organizar o treinamento bastante desgastante, o autor introduziu a necessidade de intervalos profilticos entre as altas intensidade de trabalho como meio de recuperao ativa e manuteno das capacidades de rendimento aumentadas durante todo o desenvolvimento do processo de treinamento. Se pode perceber um avance desta teoria principalmente no que se coloca a respeito a relativa eliminao de fases gerais do treinamento, aonde os resultados no constituem em objetivos especficos. Aqui pelo contrrio se estabelece que o atleta deve estar o ano inteiro apto competir em boas condies para o melhor rendimento.

Observe no grfico o esquema estrutural de Tschiene. Grfico 4

2.6 As Campanas Estruturais de Forteza


As campanas estruturais seguem o mesmo princpio da diferenciao entre as cargas gerais e especiais, quer dizer, sempre e em todo momento da macroestrutura as cargas de preparao especial estaro por cima das cargas gerais, isto traz como consequncia uma ruptura do processo de qualificao desportiva para as competies que se vo desenvolvendo no plano. Durante um ano de treinamento possvel identificar vrias campanas estruturais dependendo do calendrio competitivo. Se identificamos cada campana estrutural com um macrociclo, ento ser admissvel ter em um ano vrios macrociclos. Vejamos o anterior com alguns exemplos: Grfico 5

Mostramos dois exemplos atravs dos quais explicaremos a essncia deste trabalho: As Campanas Estruturais. No primeiro grfico observamos um macrociclo de cinco mesociclos, nesta estrutura em cada mesociclo se v a correlao entre a preparao geral e a preparao especial e a medida que o processo avana se vo diferenciando mais os ambos tipos de preparao. Assim temos no exemplo que a relao primria parte de uma proporo de 40% a geral por um 60% a especial. A primeira como colocamos continua diminuindo enquanto que a segunda continua aumentando at chegar ao mesociclo n 5 no qual observamos uma relao de 5% a preparao geral e 95% a preparao especial. Aqui temos uma estrutura que propicia o atleta participar das atividades competitivas do calendrio quase ao comear seu ciclo, digamos desde a terceira semana aproximadamente isto resolve um problema atual muito importante, geralmente os atletas dispem de pouco tempo de concentrao preliminar para a temporada competitiva aspecto que j foi mencionado. Ao observar o segundo exemplo constatamos uma dupla campana contnua, isso se deve a que o atleta depois de haver terminado uma temporada competitiva quase imediatamente deve comear a outra. Observa que ainda unindo as duas campanas o pndulo no cruza a fronteira de diferenciao, quer dizer, a preparao especial em relao da carga percentual, o alvio est depois de haver terminado um macrociclo neste caso o primeiro de trs mesociclos com uma relao de 10% - 90% - geral e especial respectivamente, se inicia uma nova campana na estrutura com uma relao de 45% - 65%. Neste caso a tambm a possibilidade de inverter a ordem das campanas, a primeira de cinco mesociclos e a Segunda de trs, isto depender basicamente do calendrio de competies e das possibilidades dos atletas de suportar um alto regime de preparao especial. Dois aspectos a considerar na planificao das campanas estruturais so as seguintes: A considerao de planificar as campanas estruturais do treinamento, esta concepo foi formulada no livro Entrenar para Ganar. Metodologia del entrenamiento desportivo. Argentina, Mxico (1994), Espanha (1997) (do prprio autor). As direes concretam o trabalho em cada meso e micro estrutura pelo que a planificao e o controle do trabalho se faz mais efetivo. As destinar um porcento de trabalho na preparao geral e a preparao especial se dever destinar quais direes de treinamento correspondem - isto por tipo de esporte como lgico - a cada tipo de preparao. Por exemplo, natao, em um mesociclo temos destinados um 30% de trabalho para a preparao geral e um 70% para a preparao geral e um 70% para a preparao especial, ento devemos considerar:

Preparao geral: 30% Direes Trabalho em terra Aerbio 40% Fora Mxima 30% Rapidez 20% Flexibilidade 10%

2.7 A estruturao ATR


Um conceito alternativo de classificao dos mesociclos que proposto por ISSURIN Y KAVERIN (1986) que diferenciam trs tipos: acumulao, transformao e de realizao. Sua essncia radica na periodicidade e a troca da orientao preferencial do treinamento, estas trocas se conseguem alternando esses trs tipos de mesociclos (Navarro, 1994).

A idia geral da estrutura ATR se baseia em dois pontos fundamentais (Navarro, 1994). A concentrao de cargas de treinamento sobre capacidades especficas ou objetivos concretos de treinamento (capacidades/objetivos). Desenvolvimento consecutivo de certas capacidades/objetivos em blocos de treinamento especializados ou mesociclos.

As caractersticas da estrutura ATR se pode resumir da seguinte forma: (Navarro, 1994 citado por Garcia Manso, 1996). Sequencializao de mesociclos baseados na supercompensao dos efeitos do treinamento residuais. Como o treinamento aerbio e a fora

mxima possuem o maior efeito residual estes tipos de treinamento devem ser a base sobre a intensificao da ao posterior. O treinamento deve comear com o desenvolvimento das capacidades com o maior efeito residual. A seguinte fase deve centralizar-se no desenvolvimento das capacidades de efeitos residuais mdios (fora resistncia e capacidade anaerbia). O mesociclo final de realizao deve utilizar as cargas de menos efeito residual (cargas anaerbias alticas, competio, etc). A organizao de diferentes macrociclos ao cargo da temperatura. A estrutura dos diferentes macrociclos sempre apresenta a seguinte organizao de mesociclos concentrados: 1 - Acumulao, 2 Transformao, 3 - Realizao. A concentrao de uma determinada orientao de carga de treinamento em atletas de elite fica assegurada com um 40% da totalidade de trabalho. O resto da carga do mesociclo fica distribudo em cargas de outra orientao dentro das que ocupam um lugar preferente do trabalho anterior realizado. A distribuio racional dos macrociclos dentro do plano anual depender do nmero e durao de cada um, da fase especfica dentro da temporada, da qualificao do atleta e da especificidade do esporte. Nmero de macrociclos/ano x modalidade esportiva. - Velocistas 7 - 8 - Mdia e larga distncia 7 - 9 - Maratona 6 - Lanadores 5 - 7 - Decatlon 6 - 8 - Remadores canoagem 6 - 9 - Atletas nvel mdio 4 - 6 Ao final de cada Mesociclo de realizao, o atleta se encontra em condies de alcanar elevados registros e nesse momento se deve introduzir competies (Garcia Mansi, 1996).

A estrutura ATR igual ao ciclo anual, mas em miniatura, variando sua estrutura e contedo em funo de: 1. O momento de temporada em que se encontra. 2. A qualificao do atleta. 3. As especificidades dos esportes. Dependendo da localizao da fase no ciclo anual, a estrutura e contedo pode ser diferente. Na figura abaixo representam duas variaes de desenhos de uma temporada com diversas duraes e estruturas das fases de treinamento nos perodos preparatrio e competitivo. Variaes na planificao planejamentos das fases de treinamento. da temporada com diferentes

1. Planejamento com 3 mesociclos diferentes. 2. Planejamento com 5, 4 e 3 mesociclos. Grfico 6

A primeira variao se caracteriza pela combinao de trs mesociclos diferentes dentro de uma fase. Este sistema oferece o uso de mesociclos mais largos e uma combinao padro entre os mesmos de macrociclos permitir que alcance (Navarro, 1994). 1. Mais "picos" de preparao e tomar parte em competies com resultados elevados. 2. Uma variao no treinamento porque os mesociclos esto trocando frequentemente. Na Segunda variao se entende a uma reunio de cinco ou quatro mesociclos. Como consequncia, as fases de treinamento so mais largas e so utilizadas principalmente por atleta de classe mdia ainda que pode ser apropriado para a primeira parte de treinamento na temporada dos atletas de elite. O uso dos mesociclos duplos de acumulao, transformao pode justificar-se para aumentar a influncia de certos tipos de treinamento. A concentrao de uma capacidade/objetivo fica usualmente assegurada nos atletas de elite com um 40% como mnimo da durao total do treinamento. O resto do treinamento deve ser distribudo entre outras capacidades tendo ateno especial nos efeitos residuais do trabalho precedentes.

Tabela: Tipos de treinamento predominantes e complementrios na resistncia em diferentes mesociclos.

Um exemplo da estrutura ATR para nadadores de 100 metros livre proposta por Navarro (1995) citado por Garcia Manso (1996) a seguinte:

3 CONCLUSO
Atendendo as consideraes atuais da dinmica competitiva internacional do esporte de elite, se considera que a periodizao do treinamento desportivo do cientista Russo L. Matveiev passou a ser a forma efetiva de estruturao do esporte juvenil e de menores aonde os objetivos e alto rendimento tem um carter de perspectiva. As formas anteriormente expostas de estruturao do treinamento tem sua base nas chamadas estruturas cclicas do treinamento definidas pelo prprio Matveiev, 1983. Isso nos faz ver que as diferentes estruturas cclicas constituem a base da planificao em nossos dias e no futuro imediato. Os altos rendimentos esportivos alcanado pelos atletas nos ltimos anos se deve entre outros fatores a uma biologizao do processo de treinamento esportivo (Forteza, 1999).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Barbanti, V. Teoria e Prtica do Treinamento Desportivo, , Ed. Edgard Blucher Ltda., 1997. Berger, J. y Minow, J. Microciclos y Metodologia del Entrenamiento. , Roma, Escuela de Deportes, 1984. Bompa, T. Periodizao: Teoria e Metodologia do Treinamento. , So Paulo. Phorte ed, 2001. Cooper, Kenneth H. O programa aerbico para o bem estar total. , Rio de Janeiro, Nrdica, 1982. Counsilman, James E. Ciencia y tecnica para la preparacion de campeones, , Barcelona (Espaa): New Jersey, 1995. Ed. Hispano Europea. Diaz, Otaez J. Manual de Entrenamiento, , 3 edicion, Crdoba, Argentina, 1984. Fiser, L. Carreras Atlticas de Fondo y Mdio Fondo. , Mxico. Ed. Pax Mxico, 1980. Forteza, A. Y. A. Ranzola Bases Metodolgicos del Entrenamiento Deportivo. , La Havana. Ed. Cientfica Tcnica, 1988. Forteza, A. Apuntes sobre teoria y metodologia del entrenamiento deportivo, , Crdoba, Argentina. Ed. Jado, 1992. Forteza, A. Entrenar para ganar. Metodologia del entrenamiento deportivo, , Ed. Pila Telea, Madrid, 1997. Forteza, Armando de la Rosa. Entrenamiento deportivo Alta metodologia, , Cuba, 1999. Ed. Komekt Garcia Manso, Bases Tericas del Entrenamiento deportivo, , Espaa 1996. Ed. Gymnos. Garcia, Manso y Col. Planificacin del entrenamiento deportivo, , Espaa, 1996. Ed. Gymnos. Grosser, M y P. Briggemamm. Alto rendimiento deportivo. Planificacion y desarollo. , Tcnicas deportivas, Mxico D.F Ed. Mtnez Roca, 1990. Grosser, M. y Zimmermam. Princpios del entrenamiento deportivo, , Mxico. Ed. Mtnez Roca, 1990. Harre, D. Teoria del Entrenamiento deportivo,, 1 edicion, LA Havana, Ed. Cientfico Tcnica, 1988.

Hegedus, Jorge. La ciencia del entranamiento deportivo, Argentina, 1998. Ed. Stadium Mc. Farlane, B. Princpios bsicos de la Periodizacion del entrenamiento deportivo, ed. stadium, Buenos Aires, 1986. Matveiev,L. El entrenamiento deportivo y su organizacon. , Roma. Escuela de deportes.1990 Marquez, A. Sobre la utilizacion de medios de preparacion general en la preparacion deportiva (I) y (II) Entrenamiento deportivo, , Lisboa, 1990. Navarro, Fernando V. La Resistencia. , Madrid, Ed. Gymnos, 1998. Feal, A.R; Valdivielso,F.N; Fontoira, D.M. Planificacin y Control del Entrenamiento de Natacin. , Madrid, Ed. Gymnos, 2001. Oliveira, Paulo, R. Metodologia do treinamento desportivo. , Londrina, 1981. Ozolin, N. Sistema Contemporaneo de entrenamiento, , 1 edicion, LA Havana, Ed. Cientfico Tcnica, 1989. Platonov, V. El entrenamiento deportivo, teoria, metodologia, , Barcelona, Ed. Paidotribo, 1988. Recio, Joaquim B. e Ribas, Alfredo R. Manual para el deporte de iniciacion y desarrollo,, Cuba, 1998. Ed. deportes. Satori, J. y P. Tchiene. La evolucion delle teoria del entrenamiento (I) y (II), , Roma, Escuela de deportos, 1987. Tchiene, P. El estado actual de la teoria del entrenamiento, , Roma, Escuela de deportes, 1990. Verjoshansky, I. Entrenamiento deportivo. Planificacion y programacion, , Barcelona, Mtniz Roca, 1990. Weineck, J. Treinamento Ideal, 9 edio, Ed. Manole, 1999

ndice INTRODUO ............................................................................................ 1 A PERIODIZAO DO TREINAMENTO DESPORTIVO ............................ 3 2.1 O carter cclico do treinamento desportivo......................................... 7 2.2 Fatores que influem na construo dos microciclos............................. 8 2.2.1 Estrutura dos ciclos mdios e suas condies............................ 12 2.3 A estrutura pendular do treinamento desportivo ................................ 13 2.4 A estruturao do treinamento em bloco ........................................... 14 2.5 O esquema estrutural de Tschiene .................................................... 16 2.6 As Campanas Estruturais de Forteza ................................................ 17 2.7 A estruturao ATR............................................................................ 19 3 CONCLUSO ........................................................................................... 23 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ................................................................. 24 1 2

Das könnte Ihnen auch gefallen