Sie sind auf Seite 1von 2

Um pouquinho de cincia

Para explicar os efeitos da velocidade no corpo humano, necessrio antes falar sobre o porqu de sofrermos tanto quando estamos rpido demais: a fora g. Antes que voc pense, no, no estamos falando do filme, mas sim de uma grandeza da fsica que representa quanta acelerao de gravidade est sendo exercida sobre ns. A tolerncia do corpo a essa fora depende de alguns fatores, como sua durao, sua intensidade e o local onde aplicada. Calcular isso bastante simples. 1 g significa que estamos sob uma acelerao de, aproximadamente, 9.8 m/s2. J em 2 g, essa acelerao duplica. Em 3 g, o valor original triplica e assim vai seguindo progressivamente. Para ter uma ideia melhor dos efeitos, basta ver o vdeo abaixo.

Fora g vs. efeitos colaterais


Ser submetido a aceleraes bruscas pode ser, sem sombra de dvidas, fatal. Embora no seja muito difcil resistir a presses de 2 g, valores muito superiores podem tornar quase impossvel que voc simplesmente se mantenha consciente.

3g
Primeiro nvel onde uma pessoa comum comea a sofrer com a acelerao. Embora gere algum desconforto, raramente causa perda de conscincia ou qualquer outro efeito colateral. Passageiros de nibus espaciais costumam passar por esse nvel de presso durante o lanamento e a reentrada.

4ga6g
Ponto em que uma pessoa comum costuma sofrer do efeito chamado G-LOC ou perda de conscincia induzida pela fora g, cujo nome autoexplicativo. Mesmo no desmaiando, quem submetido a tanta presso costuma sofrer de vrios outros problemas, como: Perda temporria da capacidade de ver cores; Efeito Viso de tnel, em que a pessoa perde a viso perifrica temporariamente; Perda temporria da viso.

Tal nvel de fora g pode parecer difcil de alcanar, mas na verdade bem comum: montanhas-russas conseguem atingir 4 g com facilidade, podendo alcanar at 6,5 g em certos momentos do trajeto. Veculos

feitos para correr, como dragsters e carros de F1, tambm conseguem chegar a at 5 g, o que uma boa prova de como o esporte pode ser perigoso.

9g
O ponto mximo de acelerao atingido por pilotos de caa ao fazerem manobras areas, exerce tanta presso que torna difcil mesmo para pessoas treinadas manterem-se nela sem sofrerem do efeito G-LOC. Para resistir a nveis to grandes de acelerao, necessrio um alto nvel de treino. E mesmo assim, no um trabalho fcil. Confira abaixo um vdeo de como tal tarefa pode ser desafiadora.

18 g
Aqui onde se acredita ser o limite de resistncia do corpo humano. Bastam alguns segundos para que nossos rgos simplesmente no aguentem, rasgando-se em pedaos. Os pulmes so comprimidos com tanta fora que se torna impossvel respirar. Menos de um minuto suficiente para a morte certa.

Fora g vs. tempo


Mas o verdadeiro perigo de tanta velocidade no est, de fato, em quo forte a presso e sim no tempo a que somos submetidos a ela. Uma prova disso est na lista logo abaixo, feita pelo site wiseGEEK, que mostra que aguentamos valores absurdos, desde que por poucos instantes: Espirrar exige que o corpo aguente 3 g. Mas, para a surpresa de muitos, a tosse ainda mais intensa, fazendo com que o corpo chegue 3,5 g com facilidade; Pilotos como Ralf Schumacher e Robert Kubica j atingiram valores ainda mais absurdos em acidentes nas corridas de F1: ambos ultrapassaram 70 g, mas apenas durante milsimos de segundo; O atual recorde mundial de resistncia do homem fora g de 82,6 g. E isso por um perodo bastante longo de 0,04 segundos. Os astronautas, ao chegar no espao, experienciam o 0 g.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/ciencia/16109-qual-e-a-sensacao-de-andar-em-velocidadesabsurdas-.htm#ixzz2PAQmcagC

Das könnte Ihnen auch gefallen