Sie sind auf Seite 1von 4

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Educao Departamento de Fundamentos da Educao Disciplina: Fundamentos Sociolgicos da Educao (EDF 24 !

Semestre: 2 "2#" $ %urma: 2&# Feira 'ro(essora: Rosana )eringer

*ome: S+,-*E DE S-U./ S/*%-S# DRE: "" "404 0 2&# /valiao: prova com base na bibliografia e debates das aulas referentes Unidade II. /teno: a prova ser1 (eita em casa2 com consulta# Dever1 ser enviada por email ou entregue impressa na sala 223 da Faculdade de Educao at4 56 562 "2# *o sero aceitos tra7al8os aps esta data# 9alor m1:imo ; " pontos (2,5 para cada questo).

Responda as <uest=es a7ai:o:

) Interprete a frase de !aria "lice #ogueira e $laudio #ogueira sobre o trabal%o de &ourdieu: '" cultura escolar para ser legitimada precisa ser apresentada como uma cultura neutra(. )ntendo que a cultura escolar para ser legitima dever* ser apresentada como uma cultura neutra, voltada para uma educa+o que possa ser ensinada em todas as escolas, se,a ela )nsino particular ou )nsino p-blica. Isto ., um ensino com o mesmo estilo de aula, com mesma avalia+o, sendo reali/ado da mesma forma. $om regra, igual para todos, os alunos podero ter as mesmas oportunidades dentro sociedade. #a qual ensino possa ser repassado universalmente a todo independentemente de sua classe social. Uma cultura escolar neutra dar* a todos a mesma oportunidade dentro da sociedade, combatendo a pobre/a atrav.s de um ensino livre e leg0timo. 2) 1egundo &. 2a%ire, nem todos os estudantes de origem popular esto destinados ao fracasso escolar, e algumas caracter0sticas da fam0lia podem influenciar no sucesso escolar dos estudantes. $ite e comente 3 (tr4s) destas caracter0sticas apontadas por 2a%ire. $ite 3 caracter0sticas 5 6amb.m acontece quando pais analfabetos pedem a,uda aos seus fil%os (demonstra que os pais da recon%ecem a legitimidade do estudo em fam0lia). 25 " presen+a constante do adulto que possa e7ercer disposi+8es escolares positivas. 35 9ais que no possuem o %abito de ler so um mau e7emplo para o aprendi/ado dos fil%os.

$oment*rio: 9ara o aluno ter um bom desempen%o em sua vida acad4mica, . necess*rio que o aluno ten%a apoio familiar, porque esse o a,udara a prosseguir o estudo, dando: l%e a certe/a de que a fam0lia estar* ,unta mesmo que seus pais se,am analfabetos ou ten%a pouca instru+o, porque atrav.s desta estrutura o aluno poder* enfrentar as dificuldades no camin%o do aprendi/ado rumo ao futuro de sucesso. !as em nossa sociedade, %* fam0lias que no do est0mulos aos fil%os para prosseguirem os seus estudos, pois eles, os pais, no possuem o %*bito de leitura e de escrita, que . muito importante para o aprendi/ado escolar. ; importante observar que o primeiro passa o aprendi/ado . dado em casa. 1e %* est0mulo familiar, o estudante estar* em rumo ao desempen%o escolar, se nao %ouver a crian+a estar* fadada ao fracasso escolar. "l.m disso, tamb.m temos que retratar as e7ce+8es de alunos no foram apoiados pelos pais, no entanto, conseguiram vencer o as dificuldades as quais sao inerentes ao estudo escolar. 9ortanto, a presen+a dos pais na estrutura da vida do aluno e muito importante para o seu desempen%o, pois eles do sustento e o apoio positivo ao aluno, para que este no ten%a dificuldades, a fim de superar as dificuldades.

3) 6omando como base o te7to de <andurand e =llivier (=s 9aradigmas 9erdidos), aponte quais foram as principais mudan+as em rela+o ao papel da educa+o ocorridas a partir de meados dos anos >?@ na )uropa e nos )U", em rela+o ao per0odo anterior (pAs:II Buerra). : "nos ?@ foi marcado pela c%egada ao ensino secund*rio e a universidade da primeira gera+o beneficiada pelo crescimento pAs:segunda guerra. : 1upun%a:se atrav.s da escola publica seria garantida para toda a igualdade de oportunidades entre o cidado. : !udan+as encontradas na sua ,ustificativa nos motivos de ,usti+a social e nos motivos econCmicos. : = recon%ecimento por todos do direito a uma forma+o segundo suas atitudes e seus gosto, a necessidade de mo de obra qualificada. : = desenvolvimento no campo da ci4ncia e da tecnologia. : !udan+a na ideologia que marcaram profundamente o campo teArico das ci4ncias sAcias e, por consequ4ncia, o da sociologia.

D) "nalise e comente o te7to abai7o, utili/ando pelo menos um dos autores estudados nesta unidade. Desigualdade educacional ainda totalmente tolerada no Brasil Para Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educao (TPE), falta de equidade tem de ser combatida. O um Pas com alta desi ualdade social e a educao uma das !ri"ci!ais !olticas ca!a#es de dimi"uir desva"ta e"s socioeco"$micas. %o e"ta"to, se u"do Priscila &ru#, diretora-executiva do Todos Pela Educao, '(o)e, um ra"de !roblema que !ossumos uma ime"sa desi ualdade educacio"al, que, i"feli#me"te,

totalme"te tolerada !elos brasileiros'.(...) TPE * O que !ode ser feito !ara dimi"uir a desi ualdade educacio"al+ Priscila * , !reciso dar mais !ara quem tem me"os, e ter estrat ias difere"ciadas, de acordo com as difere"tes realidades de a!re"di#a em. - Educao o !ri"ci!al com!o"e"te !ara combatermos a !obre#a e a desi ualdade. .e a desi ualdade "a Educao am!lia a desi ualdade social, a equidade educacio"al !ode tor"ar o ciclo vicioso em ciclo virtuoso./ (Publicado "o site do movime"to Todos !ela Educao em 0012314200) " desigualdade na educa+o em nossos pa0s, sempre ser* um instrumento de separa+o ou de sele+o entra as classes sociais. = autor 9ierre &ourdieur escreveu sobre a separa+o econCmica dentro da sociedade. )le procurou destacar alguns assuntos que mostram a desigualdade. ; muito bom compararmos os temas abordados por eles com a nossa realidade, pois em poucos pontos diferem da nosso modo de viver. 9or isso, nessas poucas lin%as, faremos um breve coment*rio a respeito das diferen+as entre classes sociais na %ora de oferece uma boa educa+o aos seu fil%os. )m primeiro lugar, . importante observar que o rico possui recursos para oferecer aos seu fil%os um leque de oportunidade na *rea da educa+o, como por e7emplo, pode enviar o aluno para estudar no e7terior sem se preocupar com recursos financeiros. ) segundo, o pai de classe m.dia investi pesado para que a crian+a possa ter uma educa+o de ponta, porque ele sabe das dificuldades que tem aquela pessoa que no possui uma boa forma+o educacional, em col.gios que possuam disponibili/ar professores preparada para instru0rem adequadamente .)m terceiro, o pobre ,* . marcado pelas diferen+as sAciais. )le no tem recursos para oferecer uma educa+o diferenciada ao seu fil%o. = pai, a me trabal%am de dia para comer de noite. !uitos deles so analfabetos, no possuem con%ecimento pedagAgico para orient*:lo. "l.m disso, por -ltimo, vale ressaltar, as dificuldade que alguns estudantes tem. !uitos trabal%am de dia e estudam noite, mesmo assim conseguem terminar o ensino m.dio ou no. "trelado a isso, tem:se o desenteresse do Boverno que no est* preocupado com aquele que no possue recursos financeiros. = Boverno no procura fa/er estrat.gia diferenciada que possa au7iliar e dar oportunidade de aprendi/ado adequado ao aluno, contemplando a sua realidade, como afirma a <iretora: e7ecutiva 9riscila $ru/. ; lament*vel tal situa+o pol0tica, uma ve/ que as autoridades podem contribuir para a mel%ora desse quadro, contudo apAs tantas promessas e elei+oes a situa+ao permanece a mesma.= curioso . que a mel%oria do ensino, est* presente em toda a plataforma pol0tica. #o entanto, vivemos de palavra, . nao de atitude. 9odemos entender que o governo no tem interesse em oferecer uma politica educacional dentro da realidade dos menos favorecidos. 9or esse motivo, sem condi+oes o pobre sempre estar* sem possibilidade de competir igualmente com as pessoas que tem bons estudos. = rico ser* perpetuado em seu lugar.

&=" 1=E6)F

Das könnte Ihnen auch gefallen