Sie sind auf Seite 1von 47

37

DICAS INTELIGENTES
para construir e crescer sua lista de emails (sem ter que pagar nada por isso)

INTRODUO
Email Marketing uma forma de marketing direto, onde possvel criar relacionamento e informar o cliente por meio do envio de emails.
Se voc no tem uma estratgia de Email Marketing, nem que seja ao menos a de capturar emails em seu site, voc est, como dizem, deixando dinheiro na mesa. Aqui esto as principais razes pelas quais voc precisa criar e cultivar sua lista de emails: Promover seus artigos do blog; Interagir com seus leitores; Conseguir melhores converses; Obter mais receitas na venda de seus produtos ou de afiliados.

E mais alguns nmeros para enfatizar a importncia do Email Marketing para o seu site ou negcio: 92% dos usurios da internet tem, pelo menos, 1 conta de email; 72% dos usurios checam sua caixa de entrada de emails 6x ou mais todos os dias; Existem mais de 3 bilhes de contas de emails criadas (so 3x mais contas de email do que todas as contas do Facebook + Twitter combinadas!); Clientes que recebem uma newsletter por email gastam 83% mais do que clientes no cadastrados; Em relao ao uso comercial, 75% dos usurios utilizam o email contra apenas 3% das redes sociais; Em 2012, o Email Marketing teve um impressionante ROI (Retorno Sobre Investimento) de 4000% (!). Esse eBook ir mostrar a voc 37 maneiras inteligentes de turbinar sua lista de email. As dicas so baseadas em estudos de mercado, experincias prprias e regras de boas prticas para que voc possa usar a melhor arma do seu arsenal de marketing digital.

Dos softwares de Email Marketing atuais no mercado, o Mailchimp (link afiliado) , na minha opinio, o mais completo e mais adequado, tanto para iniciantes como para experts. Ele possui um plano grtis. Mas se voc criar uma conta paga atravs desse link, tanto voc quanto eu ganhamos $30. Ganha-Ganha!

Use um bom software de Email Marketing

DICA: Quando voc utilizar o editor drag-and-drop do MailChimp, ver como fcil customizar e enviar lindos emails. No posso falar muito. Sou f deles e, literalmente, visto a camisa (tenho 2 camisas deles aqui comigo).

CAPTULO 1
Onde capturar emails em seu site/blog

A caixa em destaque (featured box) um termo inventado por Derek Halpern do site Social Triggers para o grande campo de captura de email logo no topo da HOME de seu site. Por que ela funciona to bem? O nome caixa em destaque j diz tudo. Ela est mais destacada do que todos os outros elementos do site, alm de estar na homepage, geralmente a pgina mais acessada dos sites.

A caixa em destaque (The Featured Box)

DICA: Essa simples caixa de captura responsvel por mais de 30% (30,17% para ser exato) dos emails capturados dentro do site Viver de Blog.

Outro lugar muito popular a sidebar, a lateral do seu site. Como ela visvel na homepage, nos artigos e nas pginas, ela tem grandes chances de capturar mais emails. Um campo de captura de emails na sidebar essencial. Obrigatrio. Se voc no possui um, coloque-o pra ONTEM. Lembre-se de destac-lo dos demais contedos da sidebar, como campos de pesquisa, redes sociais e banners.

Sidebar

DICA: Essa sidebar responsvel por 20,95% de todos os emails capturados dentro do site Viver de Blog.

Tenho, por hbito, ler muitos blogs em ingls sobre marketing digital e percebi que os maiores sites (e os que eu mais admirava) estavam utilizando essa estranha rea para capturar emails. Eu pensei: Por que algum cederia seu email antes mesmo de ler o artigo?. Eu achava que tinha um argumento forte. Porm, decidi testar essa rea, colocando esse campo de captura no topo de todos os artigos do blog.

No topo de cada artigo

DICA: Essa rea responsvel por 20,92% de todos os emails capturados dentro do site Viver de Blog.

Se algum leu o seu artigo at o final, muito provvel que essa pessoa tenha gostado do seu trabalho. Afinal, quem consegue ficar muito tempo lendo um artigo, quando as 24 horas do dia parecem no ser mais suficientes em nossas vidas e com tantas distraes como Facebook, email, entre outros? Portanto, voc deve dar uma oportunidade para esses bravos guerreiros, que leram todo o seu artigo, de receberem mais contedos do seu site, se cadastrando em sua lista de email.

No final de cada artigo

DICA: A caixa de captura no final do artigo s conseguiu capturar 4,52% de todos os emails dentro do site Viver de Blog.

Logo, faa uma quebra no meio de seu contedo, como a que se segue abaixo:

Dentro de artigos-chave

Est gostando desse artigo? Ento coloque seu email no campo abaixo para receber mais contedos como esse!
Voc ver um aumento significativo de novos emails cadastrados.

DICA: Entre no seu Google Analytics. Verifique quais so os 5 artigos mais visitados. Agora, coloque um campo de captura de email no meio do contedo desses artigos.

10

Mais importante do que usar um plugin para esse objetivo, voc saber segmentar para quem voc deseja mostrar esse pop-up. Exemplo: Ao invs de mostrar o pop-up a todo momento, para todos os leitores, voc pode mostrar apenas para novos leitores e que j tenham visitado, pelo menos, uma pgina em seu site.

Pop-Ups

DICA: Esses so alguns bons softwares de pop-up para seu site: Hybrid Connect (veja a rea de bnus) PadiAct Pop-Up Dominaton Subscribers Magnet

11

CAPTULO 2
Estratgias para o crescimento de sua lista de email

Mais de 1 Bilho de usurios esto no Facebook e l voc encontrar audincia para prestar ateno no que voc tem a dizer. Logo, utilize as custom tabs de sua fanpage para capturar emails para sua lista.

Facebook custom tab

DICA: Se voc utiliza anncios para ganhar mais curtidas, voc pode pedir o email dos usurios assim que eles curtirem sua fanpage. Lembrese: O segundo sim muito mais fcil do que o primeiro.

13

Facebook, Twitter, Google+, LinkedIn. Voc tem inmeras razes para pedir o email de seus seguidores nas redes sociais. fcil, rpido e de graa.

Redes Sociais

DICA: No pea o email de seus seguidores apenas por pedir. Oferea uma isca digital em troca. Pode ser um eBook, um webinrio ou at uma planilha.

14

10

Se voc costuma publicar artigos alm do seu blog, experimente colocar, nesses artigos para fora, links para uma Landing Page que capture o email do leitor desse blog.

Guest blogging

DICA: Uma Landing Page contextualizada, ou seja, dizendo de onde o leitor veio, ajuda a aumentar a converso para a captura de email. Experimente o ttulo: Ol leitores do [site para o qual voc escreveu]!.

15

11

Ter um parceiro com uma grande lista de email e que utilize anncios dentro dessa lista uma tima oportunidade para voc investir no crescimento de sua prpria lista a partir da dele.

Promover um material (como eBook) na lista de um parceiro, como anncio

DICA: Coloque uma oferta impossvel de ser recusada como seu anncio na lista desse parceiro e direcione esse leitor para uma Landing Page especfica dessa oferta.

16

12

Voc pode incluir uma opo de enviar esse email para um amigo em seus emails. Dessa forma, eles podero repassar para seus amigos o link para se cadastrarem em sua lista e ler o email.

Pea para o pessoal que j est na lista ajudar a divulgar sua lista de email

DICA: A melhor forma de explorar essa estratgia pedir ao pessoal que acabou de assinar sua lista para compartilharem a sua pgina de capturar nas redes sociais. Como eles j disseram o primeiro sim, o segundo fica muito mais fcil.

17

CAPTULO 3
Iscas Digitais

13

Voc, provavelmente, cedeu seu email para ler esse eBook, correto? Percebe como colocar um contedo de valor no formato de um eBook e oferec-lo como recompensa pela troca do email efetiva?

eBooks

DICA: O contedo de um eBook , sem dvida, muito importante, mas o que ir chamar a ateno do usurio a capa desse eBook e o seu ttulo. Portanto, no deixe de investir seu tempo nesses elementos.

19

14

Webinrios so palestras online, em um horrio especfico, geralmente grtis. Utilize a captura de email para que os usurios s tenham acesso sua palestra online aps cederem seu email.

Webinrios

DICA: Algumas pessoas no conseguiro assistir seu webinrio naquele horrio especfico. Portanto, aproveite para capturar o email dessas pessoas que desejam assistir a gravao do webinrio.

20

15

Funciona do mesmo modo que um webinrio gravado. A pessoa deve colocar seu email para assistir o vdeo gravado.

Vdeos gravados

DICA: As pessoas desejam recompensas imediatas. Logo, mais prtico oferecer um nico vdeo que resolva um problema especfico do que uma srie de 10 vdeos sobre um determinado assunto.

21

16

Experimente juntar alguns timos artigos de seu site e transforme-os em um formato de minicurso, capturando o email dos usurios para que eles tenham acesso a esse material.

MiniCursos online

DICA: Como se trata de uma sequncia de lies, aproveite para colocar links estratgicos para algum servio ou produto durante esse minicurso.

22

17

Oferea uma verso em alta resoluo (PDF com 1.000 pixels de largura) para os usurios baixarem.

Infogrficos

DICA: Se voc j tiver uma boa lista de email, oferea tambm a opo do pagamento social alm da captura de email. Ela ser til para o pessoal que j est na sua lista e deseja baixar o material, precisando compartilhar nas redes sociais antes de baixar.

23

18

Oferea uma planilha (ou um conjunto delas) em troca apenas do email do usurio.

Planilhas

DICA: Sempre tenha, em sua pgina inicial, uma planilha que promova alguma coisa. Pode ser um curso, uma outra planilha, eBook. No importa! importante no desperdiar esse espao para gerar mais converses.

24

19

Um checklist uma lista de tarefas que o usurio deve seguir para ir do incio at o final de um projeto, seguindo boas prticas. Ele pode ser oferecido como um aplicativo online ou at mesmo uma planilha.

Checklists

DICA: Assim que o usurio terminar a lista de tarefas, d a ele uma nova direo. recomendvel ter uma chamada para conhecer seus produtos ou servios.

25

20

Ferramentas de avaliao de site, gerao de contedo ou qualquer outro tipo que resolva um problema rapidamente para o usurio so teis e voc pode capturar o email desse usurio para que ele possa usar a ferramenta.

Ferramentas online

DICA: Assim como o checklist, oferea uma nova

call to action (chamada para ao) quando o


usurio usar sua ferramenta.

26

21

Se voc lida com concursos ou premiaes online, no deixe de capturar o email dos usurios participantes.

Concursos online

DICA: Aproveite a ideia do segundo sim para conseguir que novos usurios participem do seu concurso.

CAPTULO 4
Mais dicas para escrever emails que so abertos, lidos e clicados

22

Srio, nem pense nisso! Elas no funcionam e podem destruir sua reputao. Esse ser o pior investimento que voc j fez. Gastar dinheiro, queimar sua reputao e alimentar uma prtica desonesta de entrar em contato com quem nunca confiou a voc esse direito.

No compre listas de email

DICA: Ao invs de gastar dinheiro comprando listas, que tal investir em anncios que promovam suas iscas digitais? Voc ter melhores resultados.

29

23

Utilize o seu nome ao invs do nome da empresa ou do seu site. Pessoas se conectam com pessoas. Hoje em dia, as pessoas se interessam em saber quem est por trs de um site.

Seja pessoal

DICA: Procure criar uma conexo mais forte com o leitor atravs de uma histria, tornando o email mais pessoal.

30

24

O ttulo de seu artigo e de seu email so muito, muito importantes. Se o leitor falhar em abrir seu email, de nada adiantar ter um contedo maravilhoso que nunca ser lido.

Escreva um ttulo que seja impossvel no abrir

DICA: Procure no extrapolar 70 caracteres. Menos mais.

31

25

Quando ouvimos nosso nome, automaticamente paramos tudo para saber quem est falando conosco, mesmo que no seja conosco de fato. Com email a mesma coisa. Quando lemos nosso nome, prestamos mais ateno no que est sendo dito.

Se possvel, personalize seus emails com o nome da pessoa que ir receb-los

DICA: O aumento de cliques nos emails pode ser de at 14%, conforme detalhado no infogrfico sobre Email Marketing.

32

26

Estudos mostram que 38% das pessoas abrem emails em seu aparelho mvel, conforme detalhado no infogrfico sobre Email Marketing. muito recomendvel que o software que voc utiliza envie emails responsivos, ou seja, que o email entregue por ele se adapte, dependendo do tamanho da largura desse aparelho.

Otimize suas newsletters para mobile

DICA: Procure um bom software de email que seja responsivo. Recomendo o Mailchimp (link afiliado).

33

27

69% das pessoas citam que esta a razo #1 para descadastrarem seu email, conforme detalhado no infogrfico sobre Email Marketing. Evite o contato a todo momento e s envie emails que so realmente necessrios, tendo algo de valor real para seus leitores.

No envie emails com alta frequncia

DICA: Se voc utiliza autoresponders (sequncias automticas de emails) muito importante dar um limite de alguns dias entre um email e outro. 3 a 4 dias um bom nmero.

34

28

Vale para qualquer tipo de comunicao, seja texto, vdeo ou apresentaes. O tempo nosso ativo mais precioso. Afinal, podemos vend-lo, mas nunca poderemos compr-lo. Pare de desperdiar o tempo das pessoas. Apenas envie um email quando tiver algo til para falar. E seja breve.

Menos mais. Evite emails longos e v direto ao ponto

DICA: O quanto breve voc deve ser? Escreva apenas o essencial. E nada mais.

35

29

Torne-se a pessoa em quem o seu leitor pode confiar, como um grande amigo. Lembre-se que pessoas se conectam com pessoas. Esquea o discurso corporativo e seja mais pessoal na sua comunicao. Procure ajudar o leitor sempre que possvel.

Ajude. Seja gentil. Seja um grande amigo

DICA: Envie para o pessoal de sua lista um presente inesperado. Pode ser um artigo exclusivo, uma mensagem de apoio ou at mesmo uma dica.

36

30

Essa uma dica bsica e necessria em vrios softwares de email, mas ainda vejo quem no a utilize. Se a pessoa receber um email seu e no lembrar o porqu est recebendo, sero grandes as chances de ela se descadastrar ou marcar seu email como spam. Evite descadastramentos desnecessrios, assim como classificaes de spam.

Diga aos leitores porque eles recebem seus emails e onde se cadastraram

DICA: Coloque um simples aviso do tipo: Voc est recebendo esse email porque se cadastrou no site [seu site aqui].

37

31

Use mais a palavra voc ao invs de eu e ns. Coloque o foco de suas mensagens em seu leitor e no em voc ou em sua empresa. Aponte benefcios do seu servio para ele ao invs de mostrar o quanto seu servio timo.

Pare de falar apenas sobre voc

DICA: Resolva os problemas de seus leitores/clientes. Esquea de voc por um momento.

38

32

Surpreenda seus leitores com uma recompensa. Faa eles se sentirem bem ao estarem em sua lista. Voc pode oferecer diversos tipos de recompensa como: eBooks; Webinrios; Vdeos gravados; Minicursos online (sequncia de emails); Infogrficos; Planilhas e Checklists.

Oferea uma recompensa

DICA: Seja criativo e melhore o relacionamento com seus leitores.

39

33

Alguns dos servios de email pedem para o leitor confirmar o uso de imagens em emails, sendo uma barreira entre seu contedo e o leitor. Se o seu email tiver vrias imagens, ele no aparecer corretamente, diminuindo a taxa de cliques.

Se possvel, evite imagens

DICA: Se utilizar imagens, no esquea de preencher o atributo alt, que mostra um texto quando as imagens esto bloqueadas.

40

34

A matemtica simples. Quanto mais links no email, maior as chances deles serem clicados. Lembre o leitor em vrios pontos do benefcio que ele ter ao clicar em seu link. Porm, tome cuidado para no exagerar na quantidade.

Insira mltiplos links

DICA: Utilize links no incio e no final do seu email.

41

35

A sua call to action (chamada para ao) o seu link, o boto que ir direcionar o leitor para a pgina que voc deseja. Ao invs de coloc-la somente no final do email, estando invisvel para os leitores que no o rolarem para baixo, repita sua call to action ao longo do email.

Deixe sua call to action visvel

DICA: Faa com que o leitor no precise rolar muito o email para encontr-la. Coloque sua call to

action no incio.

42

36

Aps se despedir, utilize um P.S. para lembrar o leitor de tomar algum tipo de ao (call to action) como clicar em um link. Esse P.S, que vem do latim post scriptum (escrito depois), funciona muito bem como um lembrete.

Utilize o poder dos P.S.

DICA: O famoso one more thing, do lendrio Steve Jobs, um timo exemplo de como surpreender seu pblico, mesmo depois de j ter entregue boa parte do contedo.

43

37

Teste modelos de ttulos diferentes. Teste formatos de contedos diferentes no email. Voc nunca ter certeza de que algo realmente funciona se voc no testar.

Continue sempre testando

DICA: Se tiver que escolher apenas 2 itens para testar, teste o ttulo e o horrio que voc envia seus emails.

44

CONHEA AS FERRAMENTAS TESTADAS E APROVADAS PARA VOC MONTAR E EXPANDIR O SEU IMPRIO ONLINE.

MOSTRE-ME ESSAS FERRAMENTAS!

Fonte das imagens


Viverdeblog.com Google.com Shutterstock.com Mailchimp.com

Design por:

Yuri Santos

yupastudio.com

NO SE LIMITE APENAS A ESSE EBOOK. VISITE NOSSA PGINA SOBRE MATERIAIS EDUCATIVOS E AMPLIE SEU CONHECIMENTO

QUERO TER ACESSO A MAIS MATERIAIS EDUCATIVOS

Das könnte Ihnen auch gefallen