Sie sind auf Seite 1von 4

A Cultura da Amrica do Sul inclui diversas tradies culturais.

Estas incluem as culturas nativas dos povos que habitavam os continentes antes da chegada dos europeus; culturas europeias, trazidas principalmente pelos espanhis, os portuguses e os franceses; culturas africanas, cuja presena resulta de uma longa histria de escravido no Novo Mundo; e por ltimo os Estados Unidos, nomeadamente atravs da cultura em massa, como cinema e TV. Os sul-americanos so culturalmente ricos,2 devido a histrica conexo com a Europa, especialmente Espanha e Portugal, e o impacto da cultura popular dos Estados Unidos. As diferenas culturais so considerveis e a diviso do subcontinente na poca colonial fez com que existissem duas lnguas dominantes, o espanhol e o portugus. A cultura indgena de origem pr-colombiana teve forte influncia no Peru, Bolvia e algumas regies da Amaznia. Devido s diferenas culturais dentro das fronteiras nacionais, possvel encontrar maior semelhana cultural entre os habitantes de reas fronteirias do que entre estes mesmos e os do interior de cada pas. Isto se deve, em parte, a diviso ps-colonial que acompanhou a formao dos estados independentes durante o sculo XIX.

Moedas Argentina: Moeda: peso argentino (ARS) Bolvia: Moeda: Boliviano (BOB) Brasil: Moeda: Real (BRL) Chile: Moeda: Peso Chileno Colmbia: Moeda: Peso colombiano Equador: Moeda: Dlar americano

Guiana: Moeda: Dlar guianense (GYD) Paraguai: Moeda: Guarani (moeda) Peru: Moeda Nuevo sol (PEN) Suriname: Moeda Dlar do Suriname (SRD) Uruguai: Moeda: Peso uruguaio Venezuela: Moeda: Bolivar Venezuelano (VEF) Ilhas Malvinas: Moeda Libra das Malvinas (FKP) Ilhas Gergia do Sul e Sandwich do Sul: Moeda: Libra esterlina (GBP) Guiana Frascesa: Moeda: euro (EUR)

Colonizao Os primeiros habitantes da Amrica do Sul foram os ndios americanos. H evidncias de que eles eram asiticos. Cerca de 9000 anos aC, eles cruzaram o Estreito de Bering e depois para o sul, passando por todo o territrio da Amrica do Norte. Essas pessoas criaram na Amrica do Sul, uma das mais antigas e pouco usual entre as civilizaes, incluindo o enigmtico Estado astecas e incas. Antiga civilizao de ndios sulamericanos tinham sido impiedosamente destrudo pelos europeus, que comearam em 1500-s a colonizao do continente.

Vegetao da Amrica do Sul

As florestas ocupam aproximadamente 22% da Amrica do Sul, representando cerca de 27% da cobertura florestal mundial. Do mesmo modo, as florestas desempenham um importante papel no oramento de carbono (ou seja, o contributo de dixido de carbono no planeta) e na economia dos pases da Amrica Latina, bem como de outras partes do mundo.

Clima A distribuio das temperaturas mdias na regio apresenta uma regularidade constante a partir dos 30 de latitude sul, quando as isotermas tendem, cada vez mais, a se confundir com os graus de latitude. Nas latitudes temperadas, os invernos so mais quentes e os veres mais frios do que na Amrica do Norte. Pelo fato de sua parte mais larga localizar-se na zona equatorial, a regio possui mais reas de plancies tropicais do que qualquer outro continente. As temperaturas mdias anuais na bacia Amaznica oscilam em torno de 27C, com pequenas variaes estacionais. Entre o lago de Maracaibo e a fozdo Orinoco, abrangendo toda a bacia desse rio, predomina um clima tropical do tipo senegals, que engloba tambm o centro-leste do planalto Brasileiro, incluindo a alta bacia do Paran, quase toda a bacia do So Francisco, a maior parte do territrio do Paraguai e o sudoeste da Bolvia. O centro-leste do planalto Brasileiro possui clima tropical mido e quente. As partes norte e leste do pampa argentino clima temperado ocenico, enquanto as faixas oeste e leste tem clima temperado, mas de carter continental mais seco. Nos pontos mais elevados da regio andina, os climas so mais frios do tipo noruegus. Nos planaltos andinos, desde o norte da Amrica do Sul at o trpico de Capricrnio, predomina o clima quente, embora amenizado pela altitude, enquanto na faixa costeira, a oeste dos Andes, desde o extremo norte at o golfo de Guayaquil, registra-se um clima equatorial do tipo guineano. Deste ponto at o norte do litoral chileno aparecem, sucessivamente, climas mediterrneo ocenico, temperado do tipo breto e, j na Terra do Fogo, clima frio do tipo siberiano.

Problemas sociais Pobreza, desigualdade social, corrupo, criminalidade

Pontos tursticos O turismo na Amrica do Sul uma das reas que mais cresce na economia sulamericana. Com a maior floresta tropical do mundo (Amaznia), o maior rio do mundo (Amazonas), a segunda maior cadeia de montanhas (Andes), ilhas ocenicas isoladas (Galpagos, Ilha de Pscoa e Fernando de Noronha), praiasparadisacas (litoral do Nordeste Brasileiro), desertos (Atacama), paisagens glaciais (Patagnia e Terra do Fogo), a mais alta cachoeira do mundo (Salto Angel, com 979m de queda, na Venezuela) e as quedas com o maior volume de gua (Cataratas do Iguau), dentre muitos outros monumentos naturais e criados pelo homem que atraem turistas de todo o mundo.

Gastronomia Devido fuso tnica da Amrica do Sul, a cozinha sul-americana tem muitas influncias. A maioria das caractersticas so amerndias, africanas, espanholas e italianas. Por sua vez, os hbitos alimentares variam muito, dependendo do ambiente fsico das diferentes regies. O consumo da carne assada est espalhada por todo o subcontinente, especialmente gados e sunos. So populares as churrasqueiras ao ar livre, tambm conhecido como o asado no Cone Sul ou churrasco no Brasil. Por causa da ampla mistura tnica na Amrica do Sul, a culinria tem influncias africanas, asiticas e europeias. O estado brasileiro da Bahia especialmente conhecido pela influncia da culinria da frica Ocidental.11 Argentinos, chilenos e uruguaios consomem grande quantidade de vinho.12

Das könnte Ihnen auch gefallen