Sie sind auf Seite 1von 11

1 CRECHE 1.

1 Infra-Estrutura Urbana Bsica -Abastecimento de gua A edificao dever ser dotada de um sistema ligado rede pblica com canalizao interna. Qualquer outro sistema de abastecimento ser considerado inadequado. Devem ser previstas cisterna e caixas dgua com volumes devidamente calculados. -Esgotamento e Instalaes Sanitrias. Considera-se adequada a unidade que possua instalaes sanitrias de uso prprio com escoadouro ligado rede pblica. -Recolhimento de Lixo A unidade dever estar situada em rea atendida pela coleta de lixo e ser dotada de compartimento para seu armazenamento com fcil acesso para recolhimento. -Abastecimento de gs natural A edificao dever ser dotada de um sistema ligado rede pblica, sempre que disponvel na regio de implantao do projeto. 1.2 Da Unidade -Nmero de Pavimentos Sempre que possvel a creche deve se desenvolver em um nico pavimento. No entanto, dependendo das condies do terreno, admissvel a implantao em dois ou trs pavimentos. Neste caso, o conjunto de berrio, fraldrio e lactrio deve situar-se no ltimo pavimento e as salas de atividades, o setor administrativo e os setores de apoio e servios gerais no pavimento de acesso. -Ventilao Deve ser prevista ventilao cruzada prioritariamente nas salas de uso infantil, respeitando as exigncias do cdigo de obras quanto rea dos vos. -Iluminao Os ambientes da creche devem estar orientados de acordo com a necessidade de incidncia direta da luz solar. Os ambientes de permanncia prolongada das crianas devem estar orientados de forma a receber luz solar pela manh. -Aquecimento de gua Dever ser aplicada a Lei Estadual No5184 de 2 de janeiro de 2008 que dispe sobre a instalao de sistema de aquecimento solar de gua em prdios pblicos. (anexo1)

1.3 Composio A seguir proposto um programa para o espao fsico e para as instalaes de Creche que atender 120 Crianas: Setor Scio-pedaggico / vivncia e assistncia: - 2 Berrios para bebs de 4 meses a 1 ano e 11 meses com, fraldrio, lactrio e solrio; - 2 Salas de Atividades para crianas de 2 anos a 2 anos e 11 meses com banheiro (ver Fig 2); - 2 Salas de Atividades para crianas de 3 anos a 3 anos e 11 meses, com banheiro (ver Fig 2); - 1 Sala de mltiplo uso; - Recreao coberta; - Recreao descoberta.

SALA DE ATIVIDADES SANITRIO INFANTIL

SALA DE ATIVIDADES

Figura 2: Esquema para sanitrio infantil das salas de atividades

Setor de Admnistrativo-pedaggico - Hall de entrada com banheiro adaptado -Sala de Amamentao - Secretaria; - Diretoria/reunio; - Lavabo; - Almoxarifado; - Sala de Reunies Setor Apoio-Servios - Refeitrio; - Cozinha; - Despensa; - Lavanderia/rea de servio; - Sanitrio Adulto; - Vestirio Masculino; - Vestirio Feminino; - Depsito de Material de Limpeza - Depsito de lixo - Abrigo de gs

1.4 Funo e Elementos 1.4.1 Setor Scio-Pedaggico/ Vivncia e Assistncia Este o espao onde as crianas passam a maior parte do tempo. destinado ao trabalho especfico com cada grupo de crianas, de acordo com a faixa etria. Esta separao depende do nmero de crianas atendidas e do espao disponvel para tal. O quantitativo mximo de crianas por turma dever obedecer seguinte orientao: BERRIO 3 meses a 1 ano e 11 meses 15 crianas/sala SALA DE ATIVIDADES 1 2 anos a 2 anos e 11 meses 20 crianas/sala SALA DE ATIVIDADES 2 3 anos a 3 anos e 11 meses 25 crianas/sala Berrios Constitui-se de salas de atividades para crianas de 3 meses a 1 ano e 11 meses. As crianas desta faixa etria devero ser divididas em salas de berrio I (15 crianas de 3 meses a 11 meses) e berrio II (15 crianas de 1 ano a 1 ano e 11 meses). Fraldrio Banheiro exclusivo para os bebs, separado daquele de utilizao das demais crianas e dos adultos. Deve ser previsto para 30 bebs e servir aos 2 berrios. - Lactrio Destinado ao preparo de mamadeiras e outras formas lcteas, nesse espao deve-se preservar o ambiente de contaminantes externos. O preparo das papinhas (legumes e frutas) acontece na cozinha, o lactrio composto de um setor destinado somente montagem dos pratinhos. Indicaes para projeto: - O acesso ao lactrio independente das instalaes do berrio e do fraldrio; - Destinar nicho dotado de pia para higienizao das mos do lactarista. Prever equipamentos de apoio tais como: suporte para sabonete lquido, suporte para toalhas descartveis e lixeira com pedal. Prever tambm suporte para prancheta de mo, destinada ao preenchimento de planilhas e controles. - Setorizao do lactrio em 3 reas de trabalho: preparo e alimentao lctea, montagem de papinhas e higienizao de mamadeiras. Nesta situao, a previso de rea mnima para atendimento a essas funes de 10.50 m2.

Esquema mnimo a ser alcanado:

Setores: 1 Preparo de mamadeiras 2 montagem de sucos e papinhas 3 Higienizao das mamadeiras

- Solrio Destinado ao banho de sol dos bebs. Em geral, o espao utilizado at as 10hs da manh, levando-se em conta as devidas alteraes do horrio de vero. primordial atentar para a orientao solar. Salas de Atividades Para crianas de 2 a 3 anos e 11 meses. As crianas desta faixa etria necessitam de atividades que trabalhem as vrias reas de desenvolvimento: Da linguagem oral e escrita; Do raciocnio lgico-matemtico; Das manifestaes artsticas (expresso corporal e dramatizao), musicais e artes plsticas; Das atividades de rotina ligadas a alimentao, higiene, repouso e de lazer. Sala de mltiplo uso (leitura, TV e msica) Neste ambiente podero estar concentrados o arquivo bibliogrfico da creche, os instrumentos musicais, a aparelhagem de som, de TV e vdeo e/ou outros meios a serem oferecidos como estmulo.

As atividades que envolvem narrao de estrias, a prtica de msica e todo tipo de expresso corporal necessitam naturalmente de espao livre para movimentao. Banheiros Infantis De uso exclusivo das crianas, com instalaes adequadas a faixa etria. Devero ser previstos 4 vasos sanitrios infantil, 4 cubas e 4 chuveiros com gua quente em cada unidade Prever a instalao de divisrias de mrmore com altura mxima de 1,20m entre os vasos sanitrios com previso de portas. Dever ser previsto barra de segurana no chuveiro para que a criana se apoie durante o banho. Os chuveiros devero ter seu piso elevado h=0,40m do P.A. com peitoril de h=0,80m do P.A. O piso da rea dos chuveiros dever ser cermico com anti - derrapante, sob placas de piso plstico modular removvel. Prever a instalao dos registros dos chuveiros na parede frontal para que somente sejam manejados pelas funcionrias, a fim de evitar acidentes durante o banho. -Recreao Coberta (Ptio Coberto) Recomenda-se que atenda 50 crianas. Permite-se a utilizao de quadras cobertas existentes, o que possibilita o uso em dias muito quentes, com muito sol, ou em dias chuvosos. -Recreao Descoberta Local destinado realizao de atividades cotidianas, livres ou dirigidas, que oferecem o desenvolvimento fsico e psicomotor das crianas, e s atividades extras, festas e outros eventos. O espao dever prever tambm a instalao de mobilirio e brinquedos infantis. 1.4.2 Setor Administrativo-Pedaggico Destina-se s atividades de recepo ao pblico (pais, visitantes), trabalhos administrativos, acompanhamento tcnico dos profissionais da unidade; contm ainda sanitrio para adultos. Caso a edificao se desenvolva em mais de um pavimento, dever conter um sanitrio por andar para as professoras. Dever ser prevista gua e esgoto e instalao eltrica para bebedouro. 1.4.3 Setor Apoio-Servios Este conjunto inclui a parte de alimentao, guarda de materiais e reas de servio. -Refeitrio O refeitrio dever atender 50 crianas. As refeies sero feitas por turmas em horrios organizados pela equipe pedaggica.

-Cozinha A cozinha deve ser estruturada em reas de pr-preparo, preparo, distribuio e lavagem dos utenslios. Dever ter comunicao direta com o refeitrio atravs do passa-pratos para sada da alimentao e outro passa-pratos para devoluo de pratos e utenslios. Prximo cozinha dever ser previsto um abrigo de lixo na rea externa, coberto e voltado para acesso de servios.

-Despensa A despensa o local especifico para o armazenamento de gneros. Deve ser um espao anexo cozinha e de fcil acesso entrada de servio, considerando-se a descarga de mantimentos, sem que se torne um espao de circulao. Deve contar com sala de recepo (ante-sala destinada ao recebimento e controle dos gneros). -rea de Servio A rea de servio deve ser dividida em 2 setores independentes: roupas e limpeza geral. A rea para lavagem de roupas deve contar com um tanque em inox, previso para mquina de lavar e secadora, bem como varal suspenso. A rea para limpeza geral deve contar com tanque em loua, armrio para guarda de material de limpeza cotidiano e varal suspenso. -Vestirios Dever ser previsto vestirio feminino e masculino para funcionrios, junto ao setor de servio. -Depsito de Materiais de Limpeza Compartimento com prateleiras para armazenamento, piso de fcil limpeza e ventilao direta. -Depsito Lixo Dever ser completamente revestido em cermica para facilitar a limpeza. Prever ponto de gua , ralo e luz. -Abrigo de Gs Prever barrilete, mangueiras e todas as conexes para colocao dos botijes de gs. Observar as exigncias da concessionria para este compartimento. Observar tambm a existncia de rede pblica de gs natural na regio.

1.5 Organograma Geral Para o funcionamento da creche dever ser seguido um esquema proposto, a saber: Na parte da frente, junto ao acesso principal da creche devero localizar-se a recepo, secretaria, lavabo, almoxarifado e sala de reunies, para que o acesso ao pblico seja direto sem a interferncia nas atividades desenvolvidas no seu interior. Nesta rea tambm estar localizada a sala de amamentao. A parte de servios, lavanderia, cozinha, refeitrio e vestirios de funcionrios devero estar localizados junto ao acesso de servios, facilitando assim a circulao do pessoal da creche e dos fornecedores, sem prejudicar o andamento das atividades. O lactrio, berrio, fraldrio e solrio (lembrando que no solrio deve incidir o sol da manh) devero formar um conjunto nico, tendo o lactrio acesso aos dois berrios atravs de passa-pratos. Isso dever acontecer tanto em um edifcio trreo quanto em edifcio de mais pavimentos. Os sanitrios infantis devero estar localizados entre, ou defronte, as salas de atividades. O refeitrio dever estar junto ao ptio para que possa ser utilizado imediatamente aps as refeies, facilitando assim o servio das refeies por turmas.

1.6

Consideraes Importantes

1.6.1 Da Segurana O item segurana para edifcios de creche dever ser divido em dois sub-itens, a saber: -Segurana Externa A creche dever ser provida de portes projetados de maneira a controlar o acesso interno ao edifcio e possuir muros e/ou grades em todo o seu permetro. Assim, pretendese evitar a exposio das fachadas da edificao a aes de depredao. As esquadrias devero ser resistentes, com grades e venezianas e a pavimentao dever ser contnua, sem relevos ou reentrncias, no sendo aceitvel paraleleppedos. -Segurana Interna O acesso ao interior do edifcio dever se dar atravs da recepo ou ptio interno para o recebimento das crianas. Os terraos e solrios devero receber tela metlica ou grade de proteo sobre mureta. Na janela da despensa devero ser previstas tela e grade (para no passar insetos e garantir a ventilao). A instalao das tomadas nos diversos ambientes devero ter altura mnima de 1.10m. As reas de servio e de apoio, inclusive os compartimentos de gs e lixo, devero ser isoladas para impedir o acesso das crianas.

1.6.2 Dos aspectos construtivos, materiais, instalaes, equipamentos e acessrios. importante destacar a recomendao quanto utilizao de materiais de construo apropriados, revestimentos atxicos, lavveis, no abrasveis, pisos antiderrapantes e de fcil higienizao, por se tratar de um espao coletivo e de intenso uso cotidiano, destinado a crianas muito pequenas. Armrios, prateleiras, bancadas, murais, bacias e lavatrios utilizados pelas crianas devero ser e estar compatveis ao uso infantil, em alturas e dimenses adequadas para tal, possibilitando e favorecendo sua independncia e organizao. As salas devem ter espelhos na altura das crianas para estimulao. Recomenda-se a utilizao de materiais lavveis para pisos e paredes. Assim, devero ser especificados revestimentos cermicos e anti-derrapantes para os pisos das reas molhadas e vinlico, em mantas, para berrios. A pintura das paredes dever ser acrlica com rodameio de madeira, com cores em tons pastis, mais escuras na parte inferior e mais claras na parte superior. Podem tambm ser adotadas pastilhas cermicas na parte inferior das paredes. Todas as bancadas da cozinha, lactrio, fraldrio, banheiros infantis e rea de servio devero ser em mrmore branco. Dever ser prevista a instalao de ventiladores de parede nas salas de atividades, berrios, refeitrio e salas administrativas, e aparelhos de ar-condicionado com seus respectivos nichos nos berrios. Todas as janelas devero ter tela milimtrica para proteo contra insetos.
Nas escadas devero ser previstos portes e/ou cancelas em cima e embaixo para evitar o acesso fcil das crianas. Nos degraus da escada devero ser previstas faixas anti-derrapantes, alm de corrimos em

duas alturas adulto e infantil. As portas internas das salas de atividades e de mltiplo uso devero ser do tipo balco e as do berrio devero possuir visor para melhor monitoramento das crianas. Dever ser prevista a instalao de telefone na secretaria e interfone entre o porto principal e a secretaria. Trs mastros para bandeiras devero ser instalados na fachada da creche, se possvel em plat na entrada principal. Os ralos especificados nos ptios cobertos, descobertos e solrios devero ser em PVC para evitar queimaduras nos ps das crianas. Pela mesma razo, devero ser evitadas visitas de tubulaes com tampes de ferro ou grelhas de drenagem nestes ambientes. Interruptores devem ser concentrados no mesmo painel. Dever ser previsto acabamento de mrmore branco para os peitoris e muretas em geral, especialmente nos chuveiros e lavatrios onde no deve haver arestas vivas ou quinas. Os aspectos de iluminao e ventilao naturais dos ambientes devero atender s exigncias do Cdigo de Obras para que sejam oferecidas condies adequadas de conforto ambiental. Alm disso, o dimensionamento mnimo dos ambientes, visando o bom desempenho das funes a serem exercidas dentro do edifcio, dever ser observado.

A setorizao, bem como o fluxograma de funcionamento da creche, dever atender adequadamente s funes para as quais o edifcio se destina. Devem ser utilizados materiais e tcnicas construtivas de fcil manuteno e fcil aquisio no mercado. Deve ser prevista a construo de cisterna ou a colocao de tanques para reserva de gua no andar trreo. A instalao de playground e seus equipamentos deve ser compatvel com a rea disponvel nos terrenos.

1.7 Dispositivos de Segurana De acordo com o Roteiro para Anlise de Projetos de Segurana Contra Incndio e Pnico da Defesa Civil - RJ, seguem algumas consideraes: - todos os pavimentos sero dotados de extintores; - as creches com at dois pavimentos e rea Total Construda (ATC) de at 900m2 so isentas de Dispositivos Preventivos Fixos Contra Incndio; - nas creches com at dois pavimentos e ATC superior a 900m2, bem como em todas de trs pavimentos, ser exigida a Canalizao Preventiva Contra Incndio (prevista no cap. VI do COSCIP); - nas creches com quatro ou mais pavimentos, cuja altura seja at 30m, sero exigidas Canalizao Preventiva Contra Incndio (prevista no cap. VI do COSCIP), portas corta-fogo leves e metlicas e escadas (previstas no cap. XIX do COSCIP); - as creches localizadas em encostas (com ou sem entradas em diferentes nveis), com quatro ou mais pavimentos, devero possuir Escada Enclausurada Prova de Fumaa (art.19 do COSCIP); - nas creches com altura superior a doze metros situadas em terrenos onde no seja possvel o acesso de uma AEM, ser exigida a instalao de canalizao de chuveiros automticos do tipo Sprinkler. ( As condies para acesso de uma AEM so as seguintes: Acesso: larg.=3,0m, alt.=4,0m e raio de giro=8,0m, Estabelecimento: larg.=6,0m, alt.=vo livre, dist. Do eixo da AEM ao eixo da fachada= 5,0m (min.) e 13,0m (mx.); - as edificaes escolares consideradas de interesse social, ficaro dispensadas das exigncias do Cap. XIX

do COSCIP, desde que atendam s seguintes caractersticas: possuam rampas em substituio s escadas; as atividades escolares se desenvolvam somente nos trs primeiros pavimentos, ficando o 4 pavimento apenas para atividades de apoio; tenha altura mxima de 13m, com referncia ao nvel do logradouro pblico ou da via interior; tenha largura mnima de 2,50m nas rampas e circulaes; e tenha a rea til do terrao considerado como 4 pavimento, com o mximo de 50% da rea do pavimento imediatamente inferior. Para as edificaes com ATC maior ou igual a 1500m2 ser exigida a instalao de um hidrante urbano caso no haja aparelho instalado at 90m do eixo da fachada da edificao. S ser exigido projeto de Sistema de Proteo contra Descargas Atmosfricas para edificaes com altura superior a 30m.

Das könnte Ihnen auch gefallen