Sie sind auf Seite 1von 48

A

ABSOLUTE ACCURACY (PRECISO ABSOLUTA): A exatido do valor indicado em termos de seu desvio do valor verdadeiro ou absoluto. AC (CA): No texto, use letra minscula: ac. Abreviao para Corrente Alternada. AC BROWNOUT (QUEDA DE CA): A condio que existe quando a tenso de linha ca cai abaixo de algum valor especificado. AC LINE (LINHA DE CA): O conjunto de condutores que levam tenso ca de um ponto a outro. AC LINE FILTER (FILTRO DE LINHA DE CA): Um filtro de circuito colocado na linha de ca para condicionar ou suavizar variaes com freqncia mais alta que a freqncia de linha. ALTERNATING CURRENT (CORRENTE ALTERNADA): (ca) Uma corrente peridica cujo valor mdio num perodo zero. A menos que claramente de outra forma especificado, o termo refere-se a corrente que se inverte em intervalos de tempo recorrentes e regulares, tendo valores alternadamente positivos e negativos. AMBIENT TEMPERATURE (TEMPERATURA AMBIENTE): A temperatura mdia do ambiente no entorno imediato da fonte de alimentao. Para unidades resfriada com ar forado, a temperatura ambiente medida na entrada de ar. Veja tambm Temperatura de Operao, Temperatura de Armazenamento, Coeficiente de Temperatura. AMPERE (AMPRE): (A) Fluxo de eltron ou corrente representando o fluxo de um coulomb por segundo num dado ponto de um circuito. AMPLIFIER (AMPLIFICADOR): Um circuito ou elemento que fornece ganho. AMPLIFIER, DC (AMPLIFICADOR, CC): Um amplificador de acoplamento direto que pode fornecer ganho para sinais de freqncia zero. AMPLIFIER, DIFFERENTIAL (AMPLIFICADOR, DIFERENCIAL):

Um amplificador que dispe de entrada tanto inversora quanto no inversora, e que amplifica a diferena entre as duas entradas. AMPLIFIER, INVERTING (AMPLIFICADOR, INVERSOR): Um amplificador cuja sada est defasada de 180 em relao a sua entrada. Esse amplificador pode ser usado com realimentao degenerativa para fins de estabilizao. AMPLIFIER, NONINVERTING (AMPLIFICADOR, NO INVERSOR): Um amplificador cuja sada est em fase com sua entrada. AMPLIFIER, OPERATIONAL (AMPLIFICADOR, OPERACIONAL): Um amplificador cc cujo ganho suficientemente grande para que suas caractersticas e comportamento sejam substancialmente determinadas por seus elementos de entrada e realimentao. Amplificadores operacionais so largamente utilizados para processamento de sinal e trabalho computacional. ANODE (ANODO): 1) (tubo ou vlvula eletrnica) Um eletrodo atravs do qual um fluxo principal de eltrons sai do espao entre eletrodos. 2) (diodo semicondutor retificador) O eletrodo do qual a corrente direta flui dentro da clula (Norma IEEE 100-1988) ANSI (ANSI): Abreviatura para American National Standards Institute (Instituto Americano de Padres Nacionais). APPARENT POWER (POTNCIA APARENTE): Valor da potncia obtida num circuito de ca como o produto de corrente vzes tenso. ARC (ARCO): Uma descarga de eletricidade atravs de um gs, normalmente caracterizado por uma queda de tenso nas imediaes do catodo, aproximadamente igual ao potencial de ionizao do gs. (Norma IEE 100-1988) ASYMMETRICAL WAVEFORM (FORMA DE ONDA ASSIMTRICA): Uma forma de onda de corrente ou tenso com pores desiguais acima e abaixo do eixo horizontal. ATENUAO(ATTENUATION): Uma forma de onda de corrente ou tenso com pores desiguais acima e abaixo do eixo horizontal. AUTHORIZED PERSON (PESSOA AUTORIZADA): Uma pessoa qualificada que, pela natureza de seus deveres ou ocupao, est obrigada a aproximar-se de ou manusear equipamentos eltricos, ou uma pessoa que, tendo sido avisado dos perigos envolvidos, foi instruda ou autorizada a assim fazer por algum com autoridade.

AUTO TRANSFORMER (AUTO TRANSFORMADOR): Um transformador de enrolamento nico com uma ou mais derivaes. AUTOMATIC CROSSOVER (CHAVEAMENTO AUTOMTICO): A caracterstica de uma fonte de alimentao com a capacidade de chavear seu modo de operao automaticamente em funo de carga ou ajuste de estabilizao de tenso para estabilizao de corrente. O termo fonte de alimentao de chaveamento automtico est reservado para as unidades tendo substancialmente estabilizao igual tanto para tenso quanto corrente. No usado para estabilizadores de corrente limitados por tenso ou estabilizadores de tenso limitados por corrente. Veja tambm PONTO DE CHAVEAMENTO. AUTOMATIC GAIN CONTROL (AGC) (CONTROLE AUTOMTICO DE GANHO (AGC)): Um processo ou meio pelo qual o ganho automaticamente ajustado de forma especificada como funo da entrada ou outros parmetros especificados. (Norma IEEE 100-1988) AUXILIARY SUPPLY (FONTE AUXILIAR): Uma fonte de potncia que fornece potncia outra que potncia de carga, conforme requerida para o correto funcionamento de um dispositivo. AWG (AWG): Abreviatura para American Wire Gauge (Bitola Americana de Fio). Voltar para o topo

B
BANDWIDTH (LARGURA DE FAIXA): Baseado na premissa de que uma fonte de alimentao pode ser modelada como um amplificador, a largura de faixa a freqncia em que o ganho de tenso caiu 3 dB. A largura de faixa um determinante importante da resposta a transitrio e impedncia de sada. BASEPLATE TEMPERATURE (TEMPERATURA DA PLACA BASE): A temperatura no ponto mais quente da plataforma de montagem da fonte. BEAD (CONTA): Uma pequena ferrite normalmente usada como ncleo de indutor de alta freqncia. BEAM SUPPLY (FONTE DE FEIXE): Fonte de alimentao que fornece a energia de acelerao para os eltrons ou ons. BENCH POWER SUPPLY (FONTE DE ALIMENTAO DE BANCADA):

Fonte de potncia equipada com controles de sada, medidores, terminais e mostradores para uso experimental em bancada de laboratrio. BIAS SUPPLY (FONTE DE POLARIZAO): Fonte de potncia equipada com controles de sada, medidores, terminais e mostradores para uso experimental em bancada de laboratrio. BIFILAR WINDING (ENROLAMENTO BIFILAR): Dois condutores enrolados em paralelo. BIPOLAR (BIPOLAR): Tendo dois polos, polaridades ou direes. BIPOLAR PLATE (PLACA BIPOLAR): Uma construo de eletrodos onde os materiais ativos positivo e negativo esto em lados opostos de uma placa eletronicamente condutiva. BIPOLAR POWER SUPPLY (FONTE DE ALIMENTAO BIPOLAR): Uma fonte de alimentao especial que responde ao sentido, bem como grandeza de uma instruo de controle, e que capaz de passar linearmente por zero para produzir sadas de polaridade positiva ou negativa. BIT (BIT): Uma unidade binria de informao digital tendo um valor de "0" ou "1". Veja tambm Byte. BLACK BOX (CAIXA PRETA): Elemento num sistema especificado por sua funo ou caractersticas operacionais. BLEED (SANGRIA): Uma baixa drenagem de corrente de uma fonte de fora. BLEED RESISTOR (RESISTOR DE SANGRIA): Um resistor que permite um dreno baixo de corrente numa fonte de fora para descarregar capacitores filtros ou para estabilizar uma sada. BOBBIN (BOBINA): 1) Um material no condutivo usado para apoiar enrolamentos. 2) Um eletrodo cilndrico (geralmente o positivo) prensado de uma mistura de material ativo, material condutivo, tal como negro de fumo, o eletrlito e/ou aglutinante, com uma haste condutora central ou outro meio para um coletor de corrente. BODE PLOT (GRFICO DE BODE):

Um grfico de ganho versus freqncia para uma malha de controle. Geralmente tem um segundo grfico de fase versus freqncia. BOOST REGULATOR (REGULADOR ELEVADOR): Uma de vrias famlias bsicas de topologias de fonte de alimentao chaveada. A energia armazenada num indutor durante o pulso e ento liberada aps o pulso. BREAKDOWN VOLTAGE (TENSO DE RUPTURA): 1) O nvel de tenso que causa falha do isolamento. 2) A tenso reversa em que um dispositivo semicondutor altera suas caractersticas de condutncia. BRIDGE CIRCUIT (CIRCUITO PONTE): Circuito com grupos de componentes em srie e paralelo. BRIDGE CONVERTER (CONVERSOR DE PONTE): Um circuito de converso de potncia com os elementos ativos conectados numa configurao de ponte. BRIDGE RECTIFIER (RETIFICADOR DE PONTE): Circuito de retificao de onda inteira empregando dois ou mais retificadores numa configurao de ponte. BROWNOUT (QUEDA DE TENSO): A condio criada durante perodos picos de utilizao, quando empresas de utilidade eltrica reduzem intencionalmente sua tenso de linha em aproximadamente 10 a 15 por cento para contrabalanar demanda excessiva. BUCK REGULATOR (REGULADOR REDUTOR): A switching topology in which the resultant output voltage is lower than its input voltage. The operation of the buck regulator typically uses an inductor, a transistor and a diode to control the inductor energy. Control of the transistor allows for alternating between connecting the inductor to the source voltage to store energy in the inductor and discharging the inductor into the load. BUFFER (AMORTECEDOR): Um circuito de isolamento usado para impedir que um circuito controlado influencie um circuito controlador. (Norma IEEE 100-1988) BULK CAPACITOR (CONDENSADOR DE ENTRADA): O condensador de armazenamento de energia na frente de um regulador. BURN IN (TESTE PRELIMINAR):

A operao de um dispositivo ou sistema recm fabricado, antes da aplicao, com o intuito de estabilizar o dispositivo, detectar defeitos, e expor mortalidade precoce. BUS (BARRAMENTO): O principal condutor comum de potncia de uma fonte de fora para dois ou mais circuitos separados. BYTE (BYTE): Uma seqncia de dgitos binrios, frequentemente compostos de 8 (oito) bits, tratadas como uma unidade. Veja tambm BIT. Voltar para o topo

C
CAPACITANCE (CAPACITNCIA): Propriedade inerente de um circuito ou dispositivo eltrico que se ope a mudana de tenso. Propriedade de um circuito onde energia pode ser armazenada num campo eletrosttico. CAPACITANCE-DISTRIBUTED(CAPACITNCIA DISTRIBUDA): O fluxo de corrente entre partes metlicas condutivas segregadas; dependentes de tenso e freqncia. CAPACITIVE COUPLING (ACOPLAMENTO CAPACITIVO): Acoplamento resultante do efeito capacitivo entre elementos do circuito. CAPACITANCE, DISTRIBUTED (CAPACITNCIA DISTRIBUDA): O fluxo de corrente entre partes metlicas condutivas segregadas; dependentes de tenso e freqncia. CAPACITOR (CAPACITOR): Um dispositivo que armazena uma carga. Um capacitor simples consiste de dois condutores separados por um dieltrico. CAPACITOR INPUT FILTER (FILTRO COM CAPACITOR DE ENTRADA): Filtro que emprega capacitor como sua entrada. CATHODE (CATODO): 1) (tubo ou vlvula eletrnica) Um eletrodo atravs do qual um fluxo principal de eltrons entra no espao entre eletrodos. 2) (diodo retificador semicondutor) O eletrodo para o qual flui a corrente direta dentro da clula (Norma IEEE 100-1988). CATHODE RAY TUBE (CRT) (TUBO DE RAIOS CATDICOS (CRT)):

Um dispositivo mostrador no qual feixes controlados de eltrons so usados para apresentar dados alfanumricos ou grficos numa tela eletroluminescente. (Norma IEEE 100-1988). CATHODE RAY TUBE (TUBO DE RAIOS CATDICOS): Um tubo de feixe de eltrons no qual o feixe pode ser focalizado numa pequena seo transversal numa tela luminescente, e variado a posio e intensidade para produzir um padro visvel (Norma IEEE 100-1988). CENTER TAP (DERIVAO CENTRAL): Conexo feita para o centro de um dispositivo eletrnico. CGS UNIT (UNIDADE CGS): Abreviao para a Unidade de medida Centmetro-Grama-Segundo. CHARGE (CARGA): 1) A converso de energia eltrica, fornecida na forma de corrente de uma fonte externa, para energia qumica dentro de uma clula ou bateria. 2) A energia potencial armazenada num dispositivo eltrico capacitivo. CHASSIS (CHASSI): A estrutura que suporta ou envolve a fonte de alimentao. CHASSIS GROUND (TERRA DE CHASSI): O potencial de tenso do chassi. CHOKE COIL (BOBINA CHOQUE): Um indutor. CHOKE, RF (CHOKE, RF): Uma bobina choque com alta impedncia em rdio freqncias. CIRCUIT INPUT FILTER (FILTRO COM CIRCUITO DE ENTRADA): Um filtro empregando um indutor (L) ou um indutor/capacitor (L/C) como entrada. CIRCULAR MIL (MIL CIRCULAR): rea do corte transversal de um condutor com um mil de dimetro. CIRCULATING CURRENT (CORRENTE DE CIRCULAO): Veja MALHA DE TERRA. CLAMP DIODE (DIODO GRAMPEADOR):

Um diodo em um circuito limitador ou grampeador. CLIPPER CIRCUIT (CIRCUITO LIMITADOR): Um circuito que bloqueia ou remove a parte de uma forma de onda de tenso acima de algum patamar de tenso. CLOSED LOOP CONTROL (CONTROLE DE MALHA FECHADA): Um tipo de controle automtico em que as aes de controle so baseadas em sinais realimentados do equipamento ou sistema controlado. (Norma IEEE 100-1988) CLOSED-LOOP CONTROL SYSTEM (SISTEMA DE CONTROLE DE MALHA FECHADA): (realimentao de sistema de controle). Um sistema de controle em que a quantidade controlada medida e comparada a um padro representando o desempenho desejado. Nota: Qualquer desvio do padro realimentado para o sistema de controle em sentido tal que reduzir o desvio da quantidade controlada do padro. (Norma IEEE 100-1988) COLLECTOR (COLETOR): 1) Conexo eletrnica entre o eletrodo da clula eletroqumica e o circuito externo. 2) Num transistor, a seo semicondutora que coleta os portadores majoritrios. COMMON CHOKE (CHOQUE COMUM): Veja MAGNTICOS INTEGRADOS. COMMON-MODE NOISE (RUDO DE MODO COMUM): O componente de rudo de tenso que aparece de forma igual e em fase, em condutores em relao a uma referncia comum. COMMON-MODE OUTPUT (SADA DE MODO COMUM): A sada eltrica fornecida a uma impedncia conectada entre os terminais da sada flutuante no aterrada de uma fonte de alimentao, amplificador, ou dispositivo operado pela linha, e o ponto terra ao qual a potncia da fonte retorna. COMMON POINT (PONTO COMUM): Em relao a fontes de alimentao programveis operacionalmente, um terminal de leitura/sada designado "comum", ao qual retornam o sinal de programao externa, carga e referncia. COMMON RETURN (RETORNO COMUM): Um condutor de retorno comum a dois ou mais circuitos. COMPARISON AMPLIFIER (AMPLIFICADOR DE COMPARAO):

Um amplificador de cc que compara um sinal a uma referncia estvel, e amplifica a diferena para regular os elementos de fora-controle da fonte de alimentao. COMPENSATION (COMPENSAO): A adio de elementos de circuito para ajudar na estabilizao de uma malha de controle. COMPLIMENTARY TRACKING(RASTREAMENTO COMPLEMENTAR): Um sistema de interconexo de dois estabilizadores de tenso em que uma tenso (a escrava) rastreia a outra (a mestre). COMPLIANCE (CONFORMIDADE): Certificao de agncia de que um produto atende suas normas. Veja tambm CUMPRIMENTO DE SEGURANA. COMPLIANCE VOLTAGE (TENSO DE CONFORMIDADE): A tenso cc de sada de uma fonte de corrente constante. COMPLIANCE RANGE (FAIXA DE CONFORMIDADE): Faixa de tenso necessria para manter uma dada corrente constante dentro de uma faixa de resistncia de carga. CONDUCTANCE (G) (CONDUTNCIA (G)): A capacidade de conduzir corrente. igual a ampres por volt, ou o recproco da resistncia, e medida em siemens (mtrica) ou mhos (ingls). G = 1/R. CONSTANT CURRENT LIMITING CIRCUIT (CIRCUITO LIMITADOR DE CORRENTE CONSTANTE): Circuito limitador de corrente que mantm a corrente de sada num valor mximo sempre que ocorrer uma sobrecarga de qualquer grandeza. CONSTANT VOLTAGE CHARGE (CARGA DE TENSO CONSTANTE): Uma carga durante a qual a tenso nos terminais da bateria mantida em um estado constante. CONTINUOUS DUTY (OPERAO CONTNUA): Um requisito de servio que exige operao em uma carga substancialmente constante por um perodo indefinidamente longo. Veja tambm OPERAO INTERMITENTE. CONTROL GRID (GRADE DE CONTROLE): Uma grade, geralmente colocada entre o catodo e um anodo, para ser usada como um eletrodo de controle. (Norma IEEE 100-1988).

CONTROL LOOP (MALHA DE CONTROLE): Um circuito de realimentao usado para controlar um sinal de sada. Veja tambm MALHA. CONTROL RANGE (FAIXA DE CONTROLE): O parmetro no qual pode ser ajustado o sinal controlado e ainda atender as especificaes da unidade. CONTROL REMOTE (CONTROLE REMOTO): Controle sobre o sinal de sada estabilizado por um meio localizado fora ou longe da fonte de alimentao. Pode ser calibrado ou no. CONTROL RESOLUTION (RESOLUO DE CONTROLE): O menor incremento do sinal de sada estabilizado que pode ser repetido confiavelmente. CONVECTION-COOLED POWER SUPPLY(FONTE DE ALIMENTAO RESFRIADA POR CONVECO): Uma fonte de alimentao resfriada exclusivamente pelo movimento natural de um gs ou um lquido sobre as superfcies de elementos de dissipao de calor. CONVERTER(CONVERSOR): Um dispositivo que muda o valor de um sinal ou quantidade. Exemplos: CC-CC; um dispositivo que entrega potncia cc quando energizado de uma fonte cc. Fly-Back; um tipo de circuito de fonte de alimentao chaveada. Ver tambm CONVERSOR DE FLYBACK. Direto; um tipo de circuito de fonte de alimentao chaveada. Ver tambm CONVERSOR DIRETO. CORE (NCLEO): Material magntico que serve de caminho para fluxo magntico. CORONA (CORONA): 1) (ar) Uma descarga luminosa devida ionizao do ar em torno de um condutor, causada por um gradiente de tenso que excede certo valor crtico. 2) (gs) Uma descarga com pouca luminosidade, produzida nas imediaes de um condutor, sem muito aquec-lo, e limitada regio em torno do condutor, no qual o campo eltrico excede certo valor. 3) (descarga parcial) (medida de corona) Um tipo de descarga localizada, resultante de ionizao gasosa transitria num sistema de isolamento, quando a tenso excede um valor crtico. A ionizao est geralmente localizada em parte da distncia entre os eletrodos do sistema. (Norma IEEE 100-1988) CORONA EXTINCTION VOLTAGE (TENSO DE EXTINO DE CORONA): (CEV) (medida de corona) A maior tenso em que no mais ocorre corona contnua de amplitude de pulso especificada, na medida em que a tenso aplicada gradualmente reduzida de acima do valor de iniciao de corona. Quando a tenso aplicada for senoidal, a CEV expressa como 0,707 da tenso de pico. (Norma IEEE 100-1988) CORONA INCEPTION VOLTAGE (TENSO DE INICIAO DE CORONA):

(CIV) (medida de corona) A menor tenso em que ocorre corona contnua de amplitude de pulso especificada, na medida em que a tenso aplicada gradualmente aumentada. Quando a tenso aplicada for senoidal, a CIV expressa como 0,707 da tenso de pico. (Norma IEEE 100-1988) CREEPAGE (FUGA): O movimento de eletrlito para superfcies de eletrodos ou outros componentes de uma clula com a qual normalmente no est em contato. CREEPAGE DISTANCE (DISTNCIA DE FUGA): A menor distncia que separa dois condutores, medida numa superfcie que toca ambos os condutores. CROSS-REGULATION (REGULAGEM CRUZADA): Numa fonte de alimentao de mltiplas sadas, a mudana porcentual de tenso em uma sada causada pela mudana de carga em outra sada. CROSSOVER POINT (PONTO DE CHAVEAMENTO): O ponto no lugar geomtrico operacional de uma fonte de alimentao tenso/corrente de chaveamento automtico, formado pela interseco das linhas de sada estabilizada por tenso e estabilizada por corrente. O valor da resistncia (E/I) definida por essa interseco a impedncia casada da fonte de alimentao, em que ser puxada a mxima potncia de sada. Veja tambm CHAVEAMENTO AUTOMTICO. CROSSOVER, VOLTAGE/CURRENT (CHAVEAMENTO, TENSO/CORRENTE): Chaveamento tenso/corrente a caracterstica de uma fonte de alimentao que automaticamente converte o modo de operao de regulagem de tenso para regulagem de corrente (ou vice-versa) conforme requerido por limites pr-ajustados. CROWBAR (CIRCUITO DE PROTEO): Um circuito de proteo de sobre-tenso que rapidamente coloca uma derivao de baixa resistncia nos terminais de sada da fonte de alimentao se for excedida uma tenso pr-determinada. CSA (CSA): Abreviao de Canadian Standards Association (Associao de Normas Canadenses). CURRENT CONTROL (CONTROLE DE CORRENTE): Ver ESTABILIZAO DE CORRENTE CURRENT FOLDBACK (CORRENTE DE PROTEO DE SOBRECARGA): Ver LIMITAO DE CORRENTE DE PROTEO DE SOBRECARGA. CURRENT LIMIT KNEE (DOBRA DE LIMITE DE CORRENTE):

O ponto no grfico de corrente vs tenso de uma fonte na qual a corrente comea a proteger, ou limitar. CURRENT LIMITING (LIMITAO DE CORRENTE): Um circuito eletrnico de proteo de sobrecarga que limita a corrente de sada mxima a um valor pr-ajustado. CURRENT MODE (MODO DE CORRENTE): O funcionamento de uma fonte de alimentao de forma a produzir uma corrente de sada estabilizada. CURRENT SENSING RESISTOR (RESISTOR DE DETECO DE CORRENTE): Um resistor colocado em srie com a carga para desenvolver uma tenso proporcional corrente de carga. CURRENT SOURCE (FONTE DE CORRENTE): Uma fonte de potncia que tende a entregar corrente constante. CURRENT STABILIZATION (ESTABILIZAO DE CORRENTE): O processo de controlar uma corrente de sada. Voltar para o topo

D
DC (CC): No texto, use letra minscula: cc. Abreviao para Corrente Contnua. DC COMPONENT (COMPONENTE CC): O valor de cc de uma onda de ca que tem eixo outro que zero. DC-DC CONVERTER (CONVERSOR CC-CC): Um circuito ou dispositivo que muda um valor de sinal de entrada cc para um valor de sinal de sada cc diferente. DECAY TIME (TEMPO DE DECAIMENTO): Ver TEMPO DE QUEDA DERATING (REDUO DA CAPACIDADE): (confiabilidade) A reduo intencional da razo de esforo/fora na aplicao de um item, geralmente para o propsito de reduzir a ocorrncia de falhas relacionadas a esforo. (Padro IEEE 100-1988) DIELECTRIC (DIELTRICO):

Um material isolante entre condutores. DIELECTRIC CONSTANT (K) (CONSTANTE DIELTRICA (K)): Para um dado material dieltrico, a relao do valor de um capacitor usando esse material para o valor de um capacitor equivalente usando um dieltrico padro tal como ar seco ou vcuo. DIELECTRIC WITHSTAND VOLTAGE (TENSO SUPORTVEL DE DIELTRICO): Tenso que um material isolante suportar antes de uma descarga disruptiva ou perfurao. Ver tambm TESTE DE ALTO POTENCIAL, ISOLAMENTO. DIFFERENTIAL VOLTAGE (TENSO DIFERENCIAL): A diferena em tenses em dois pontos conforme medido com relao a uma referncia comum. DRIFT (DESVIO): Uma alterao na sada ao longo de um perodo de tempo independente de sada, ambiente ou carga DRIVER (ACIONADOR): Um amplificador de corrente usado para controle de outro dispositivo ou circuito. DUTY CYCLE (CICLO DE SERVIO): 1) A razo entre tempo ligado e tempo desligado num evento recorrente. 2) O regime operacional de uma clula ou bateria incluindo fatores tais como taxas de carga e descarga, profundidade da descarga, durao de ciclo e durao de tempo no modo de espera. DYNAMIC FOCUS (FOCO DINMICO): posio do feixe. (Alta Tenso de Bertan) DYNAMIC LOAD (CARGA DINMICA): Uma carga que muda rapidamente de um nvel para outro. Para ser adequadamente especificada, tanto a mudana total como a taxa de mudana devem ser especificadas. Voltar para o topo

E
EARTH (TERRA): Uma conexo eltrica para terra freqentemente usando uma grade ou haste(s). Ver tambm ATERRAMENTO E-BEAM (E-FEIXE):

Feixe de Eltron. (Alta Tenso de Bertan) EDDY CURRENTS (CORRENTES DE FOUCAULT): Uma corrente circulante induzida num material condutor atravs de um campo magntico varivel. EFFECTIVE VALUE (VALOR EFICAZ): O valor de uma forma de onda que tem o efeito de aquecimento equivalente a uma corrente direta. Para ondas senoidais, o valor 0,707 X Valor de Pico; para formas de onda no senoidais, o Valor Eficaz = Valor RMS (Valor Quadrtico Mdio). EFFICIENCY (EFICINCIA): 1) A razo da potncia de sada total pela potncia de entrada total, expressa como porcentagem, sob condies especificadas. 2) A razo da sada de uma bateria ou clula secundria na descarga pela entrada exigida para restaur-la ao estado inicial de carga sob condies especificadas. ELECTRIC (ELTRICO): Que contm, produz, origina-se de, acionado por, ou que transporta eletricidade, ou projetado para transportar eletricidade e capaz de assim faz-lo. Exemplos: Peixe Poraqu, energia, motor, veculo e onda eltrica. Observao: Alguns dicionrios indicam electric e electrical como sinnimos, mas o uso no campo da engenharia eltrica tem em geral sido restrito ao significado dado nas definies acima. Reconhece-se que existem casos limites onde o uso determina a seleo. Ver ELTRICO ( ELECTRICAL). (Padro IEEE 100-1988) ELECTRICAL (ELTRICO): (geral) Relacionado, pertinente ou associado a eletricidade, mas no tendo suas propriedades ou caractersticas. Exemplos: Engenheiro, manual, isolante, taxa, escola, unidade eltrica. ELECTRON BEAM (FEIXE DE ELTRON): Uma coleo de eltrons que pode ser paralela, convergente, ou divergente. (Alta Tenso de Bertan) ELECTRON (e-) (ELTRON (e-)) : Partcula carregada negativamente. ELECTRON GUN (CANHO ELETRNICO): (tubo de eltrons) Uma estrutura de eletrodo que produz e pode controlar, focalizar, defletir e convergir um ou mais feixes de eltron. (Padro IEEE 100-1988) ELECTRONIC (ELETRNICO): De, ou pertinente a, dispositivos, circuitos ou sistemas que utilizam dispositivos eletrnicos. Exemplos: Controle eletrnico, equipamentos eletrnicos, instrumento eletrnico e circuito eletrnico. (Padro IEEE 100-1988) ELECTRONIC LOAD (CARGA ELETRNICA):

Um instrumento de teste projetado para puxar quantidades diversas e especificadas de corrente ou potncia de uma fonte de energia. ELECTRON VOLT (ELTRON-VOLT): Uma medida de energia. A energia adquirida por um eltron que passa atravs de um potencial de um volt. ELECTROPHORESIS (ELETROFORESE): Um movimento de ons coloidais resultante da aplicao de um potencial eltrico. (Padro IEEE 100-1988) EMF (EMF): Abreviao para Fora Eletromotriz. EMI (EMI): Abreviao para Interferncia Eletromagntica. EMI FILTER (FILTRO EMI): Um circuito composto de componentes reativos e resistivos para atenuao de componentes de rdio freqncia sendo emitidas de uma fonte de alimentao. Ver tambm EMI. EMI FILTERING (FILTRAGEM EMI): Processo ou rede de elementos de circuito para reduzir a interferncia eletromagntica emitida de ou recebida por um dispositivo eletrnico. Ver tambm EMI. EMISSION (EMISSO): 1) (laser-maser amplificao de luz/microondas por emisso estimulada de radiao) A energia de transferncia de matria para um campo de radiao. 2) (emisso de rudo de rdio) Um ato de enviar ou emitir, geralmente usado aqui em referncia energia eletromagntica. (Padro IEEE 100-1988) EMISSION CURRENT (CORRENTE DE EMISSO): A corrente resultante da emisso eletrnica. (Padro IEEE 100-1988) EQUIVALENT CIRCUIT (CIRCUITO EQUIVALENTE): Um circuito eltrico que modela as propriedades fundamentais de um dispositivo ou circuito. EQUIVALENT LOAD (CARGA EQUIVALENTE): Um circuito eltrico que modela as propriedades fundamentais de uma carga. EQUIVALENT SERIES INDUCTANCE (ESI) (INDUTNCIA EM SRIE EQUIVALENTE (ESI)): A quantidade de indutncia em srie com um capacitor ideal que duplica exatamente o desempenho de um capacitor real.

EQUIVALENT SERIES RESISTANCE (ESR) (RESISTNCIA EM SRIE EQUIVALENTE (ESR)): A quantidade de resistncia em srie com um capacitor ideal que duplica exatamente o desempenho de um capacitor real. ERROR AMPLIFIER (AMPLIFICADOR DE ERRO): Um amplificador operacional, ou amplificador diferencial, num circuito fechado de controle que produz um sinal de erro sempre que uma sada percebida difere de uma tenso de referncia. ERROR SIGNAL (SINAL DE ERRO): A tenso de sada de um amplificador de erro produzida pela diferena entre o sinal de referncia e de entrada vezes o ganho do amplificador. ERROR VOLTAGE (TENSO DE ERRO): A tenso de sada do amplificador de erro num circuito fechado de controle. ESD (ESD): Abreviao para Descarga Eletrosttica. ESL (ESL): Abreviao para Indutncia em Srie Equivalente. ESR (ESR): Abreviao para Resistncia em Srie Equivalente. Voltar para o topo

F
FAILURE MODE (MODO DE FALHA): A forma na qual um dispositivo deixou de atender os requisitos mnimos especificados. FALL TIME (TEMPO DE QUEDA): O tempo necessrio para um pulso diminuir de 90 por cento para 10 por cento de sua mxima amplitude positiva (negativa). FAN COOLED (VENTILADOR RESFRIADO): Um mtodo de resfriamento forado de ar usado para manter o projeto. FARAD (FARAD):

Unidade de medida de capacitncia. Um capacitor tem uma capacitncia de um farad quando uma carga de um coulomb aumenta seu potencial em um volt: C = Q/E. FEEDBACK (REALIMENTAO): O processo de retornar parte do sinal de sada de um sistema para sua entrada. FEED FORWARD (ALIMENTAO POR ANTECIPAO): Uma tcnica de controle onde a regulagem de linha de uma fonte de alimentao melhorada sentindo diretamente a tenso de entrada. FEED THROUGH (ALIMENTAO ATRAVS (DE UMA PLACA)): Um furo passante com solda numa placa de circuito impresso que conecta eletricamente uma trilha do lado de cima da placa com uma trilha do lado de baixo. FERRITE (FERRITE): Um material cermico que exibe baixa perda em altas freqncias, e que contm xido de ferro misturado com xidos ou carbonatos de um ou mais metais tais como mangans, zinco, nquel ou magnsio. FET (FET): Abreviao para Transistor de Efeito de Campo. FIELD EFFECT TRANSISTOR (FET) (TRANSISTOR DE EFEITO DE CAMPO (FET)): Transistor em que a resistncia do caminho de corrente da fonte para o dreno modulada aplicando-se um campo eltrico transversal entre dois eletrodos. Ver tambm TRANSISTOR DE EFEITO DE CAMPO DE JUNO, XIDO DE METAL, TRANSISTOR DE EFEITO DE CAMPO DE SEMICONDUTOR. FIELD EMISSION (EMISSO DE CAMPO): Emisso eletrnica de uma superfcie devido diretamente a gradientes de alta tenso na superfcie de emisso. (Padro IEEE 100-1988) FIELD EMISSION GUN (CANHO DE EMISSO DE CAMPO): Um canho eletrnico com um eletrodo extrator que puxa ou extrai eltrons do filamento. FILAMENT (FILAMENTO): (tubo de eltrons) Um catodo quente, usualmente na forma de um fio ou fita, ao qual pode ser fornecido calor passando corrente atravs do mesmo. Observao: Tambm conhecido como catodo filamentar. (Padro IEEE 100-1988) FILAMENT CURRENT (CORRENTE DE FILAMENTO): A corrente fornecida a um filamento para aquec-lo. (Padro IEEE 100-1984)

FILAMENT OUTPUT (SADA DE FILAMENTO): Fonte de alimentao que aquece o filamento de uma coluna de eltron, CRT (Tubo de Raios Catdicos) ou de raios-X. Em algumas aplicaes, a sada do filamento "flutua" na tenso de acelerao. (Alta Tenso de Bertan) FILAMENT VOLTAGE (TENSO DE FILAMENTO): Fonte de alimentao que aquece o filamento de uma coluna de eltron, CRT ou de raios-X. Em algumas aplicaes, a sada do filamento "flutua" na tenso de acelerao. (Alta Tenso de Bertan) FILTER (FILTRO): Um ou mais componentes discretos posicionados num circuito para atenuar energia de sinal numa faixa especificada de freqncias. FLASHOVER (DESCARGA ELTRICA): 1) (geral) Uma descarga disruptiva atravs do ar ao redor ou sobre a superfcie de isolamento slido ou lquido, entre partes de potencial ou polaridade diferente, produzido pela aplicao de tenso onde o caminho de falha do isolamento torna-se suficientemente ionizado para manter um arco eltrico. 2) (terminao de cabo de ca de alta tenso) Uma descarga disruptiva ao redor ou sobre a superfcie de uma parte isolante, entre partes de potencial ou polaridade diferente, produzido pela aplicao de tenso onde o caminho de falha do isolamento torna-se suficientemente ionizado para manter um arco eltrico. 3) (teste de alta tenso) Termo usado quando uma descarga disruptiva ocorre sobre a superfcie de um dieltrico slido num meio gasoso ou lquido. (Padro IEEE 100-1988) FLOATING NETWORK OR COMPONENTS (REDE OU COMPONENTES FLUTUANTES): Uma rede ou componente que no tem nenhum terminal no potencial de terra. (Padro IEEE 100-1988) FLOATING OUTPUT (SADA FLUTUANTE): Sada no aterrada de uma fonte de alimentao onde qualquer terminal de sada pode ser referenciado para outra tenso especificada. FLYBACK CONVERTER (CONVERSOR DE FLYBACK): Um circuito de chaveamento de fonte de alimentao que normalmente usa um nico transistor. Durante a primeira metade do ciclo de chaveamento o transistor est ligado e a energia est armazenada no primrio de um transformador; durante a segunda metade do ciclo de chaveamento essa energia transferida para o secundrio do transformador e para a carga. FOCUS (FOCO): (oscilgrafo) Convergncia mxima do feixe de eltron manifestada por tamanho mnimo do ponto na tela de fsforo. (Padro IEEE 100-1988) FOCUSING ELECTRODE (ELETRODO FOCALIZADOR): (tubo de feixe) Um eletrodo cujo potencial ajustado para focalizar um feixe de eltron. (Padro IEEE 100-1988)

FOLDBACK CURRENT LIMITING (LIMITAO DE CORRENTE DE PROTEO DE SOBRECARGA): Um circuito de proteo de sada de fonte de alimentao em que a corrente de sada decresce com o aumento da sobrecarga, chegando num mnimo no curto circuito. Isto minimiza a dissipao de potncia interna sob condies de sobrecarga. A limitao de corrente de proteo de sobrecarga geralmente usada com reguladores lineares. FORWARD CONVERTER (CONVERSOR POR ANTECIPAO): Um circuito de chaveamento de fonte de alimentao que transfere energia para o secundrio do transformador quando o transistor de chaveamento est ligado. FREE WHEEL DIODE (DIODO DE PROTEO): Um diodo numa fonte de alimentao de chaveamento modulado em largura de pulso que fornece um caminho de conduo para a fora eletromotriz inversa de um choque de sada. FREQUENCY (FREQNCIA): Nmero de ciclos por segundo (medida em Hertz). FULL BRIDGE CONVERTER (CONVERSOR DE PONTE COMPLETA): Um circuito de chaveamento de potncia no qual quatro dispositivos de chaveamento de potncia so conectados numa configurao ponte para acionar um primrio de transformador. FULL BRIDGE RECTIFIER (RETIFICADOR DE PONTE COMPLETA): Um circuito retificador que emprega quatro diodos por fase. FULL WAVE RECTIFIER (RETIFICADOR DE ONDA COMPLETA): Circuito retificador que produz uma sada cc para cada meio ciclo de corrente alternada aplicada. FUSE (FUSVEL): Dispositivo protetor de segurana que abre permanentemente um circuito eltrico quando sobrecarregado. Ver tambm DISPOSITIVO DE SOBRECORRENTE, DISPOSITIVO PROTETOR DE SOBRECORRENTE. Voltar para o topo

G
GAIN (GANHO): Razo do sinal de sada pelo sinal de entrada. Ver tambm GANHO DE MALHA FECHADA, MARGEM DE GANHO, GANHO DE MALHA ABERTA. GAUSS (GAUSS):

Medida de densidade de fluxo em Maxwells por centmetro quadrado da rea da seo transversal. Um Gauss 10-4 Tesla GLITCH (FALHA): 1) Uma distoro de forma de onda de tenso transitria indesejada que ocorre num sinal. 2) Um problema tcnico secundrio que surge em equipamentos eltricos. GPIB (GPIB): Barramento de interface de uso geral, conhecido tambm como IEEE-488. (Alta Tenso de Bertan) GRID (GRADE): 1) Em baterias, uma estrutura para uma placa ou eletrodo que suporta ou mantm os materiais ativos e atua como um coletor de corrente. 2) Em tubos de vcuo, um elemento usado para controlar o fluxo de eltrons. 3) Uma rede de linhas paralelas igualmente espaadas, um conjunto espaado perpendicular ao outro. GROUND (ATERRAMENTO): Uma conexo condutora, intencional ou acidental, atravs da qual um circuito eltrico ou equipamento est conectado a terra, ou a algum corpo condutor que serve no lugar de terra. (Cdigo Eltrico Nacional) GROUND BUS (BARRAMENTO DE ATERRAMENTO): Um barramento ao qual so ligados terras individuais num sistema, e que por sua vez aterrado em um ou mais pontos GROUNDED (ATERRADO): Conectado ou em contato com terra ou conectado a algum corpo condutor estendido que serve em lugar de terra. GROUND LOOP (CIRCUITO FECHADO DE TERRA): Uma condio que causa nveis de tenso indesejveis quando dois ou mais circuitos compartilham linhas de terra ou retorno eltrico em comum. Voltar para o topo

H
HALF-BRIDGE CONVERTER (CONVERSOR DE MEIA PONTE): Um projeto de fonte de alimentao de chaveamento no qual dois dispositivos de chaveamento de potncia so usados para acionar o primrio do transformador. Ver tambm RETIFICADOR DE PONTE. HALF-WAVE RECTIFIER (RETIFICADOR DE MEIA ONDA):

Um elemento de circuito, tal como um diodo, que retifica somente metade da onda ca de entrada para produzir uma sada cc pulsante. HEADROOM (FOLGA DE TENSO): A diferena entre a tenso de entrada e a tenso de sada num regulador de passagem linear em srie. Ver tambm TENSO DIFERENCIAL. HEAT SINK (DISSIPADOR TRMICO): O meio atravs do qual a energia trmica dissipada. HENRY (H) (HENRY (H)): Unidade de medida de indutncia. Um enrolamento tem um henry de indutncia se uma FEM de um volt for induzida quando a corrente atravs de um indutor estiver mudando a uma taxa de um ampre por segundo HERTZ (Hz) (HERTZ (Hz)): A unidade de medida do SI para freqncia, nomeada em honra de Heinrich Hertz que descobriu as ondas de rdio. Um hertz igual a um ciclo por segundo. HICCUP (SOLUO (HICCUP)): Uma condio transitria que momentaneamente confunde um circuito fechado de controle. HIGH LINE (LINHA ELEVADA): Mais alta tenso operacional de entrada especificada. HIGH VOLTAGE ASSEMBLY (CONJUNTO DE ALTA TENSO): A parte de uma fonte de alimentao de alta tenso que contm os circuitos de alta tenso que so crticos para o desempenho e a confiabilidade da fonte de alimentao de alta tenso. (Alta Tenso de Bertan) HI-POT TEST (HIGH POTENTIAL TEST) (TESTE HI-POT (TESTE DE ALTO POTENCIAL)): Um teste realizado aplicando-se alta tenso por um tempo especificado a dois pontos isolados num dispositivo para determinar a adequao de materiais isolantes. HOLDING TIME (TEMPO DE MANUTENO): Ver TEMPO DE INTERRUPO HOLDUP TIME (TEMPO DE INTERRUPO): O tempo sob as condies de pior caso durante o qual a tenso de sada da fonte de alimentao permanece dentro de limites especificados aps a perda ou remoo de potncia de entrada. Algumas vezes chamada Tempo de Manuteno ou Sustentao.

HYBRID SUPPLIES (FONTES HBRIDAS): Uma fonte de alimentao que combina duas ou mais tcnicas diferentes de regulagem, tal como ferrorressonante e linear ou chaveamento e linear, ou uma que se beneficia da tecnologia hbrida. Voltar para o topo

I
I-BEAM (I-FEIXE): Feixe de on. (Alta Tenso de Bertan) IC (CI): Abreviao para Circuito Integrado. IEC (IEC): Abreviao para Comisso Internacional de Eletrotcnica. IEEE (IEEE): Abreviao para Instituto de Engenheiros Eltricos e Eletrnicos. IMPEDANCE (Z) (IMPEDNCIA (Z)): Resistncia total ao fluxo de uma corrente alternada em conseqncia de resistncia e reatncia. INDUCED CURRENT (CORRENTE INDUZIDA): Corrente que flui em conseqncia de uma FEM (Fora Eletromotriz) Induzida. INDUCED EMF (FEM INDUZIDA): Tenso induzida num condutor num campo magntico varivel. INPUT (ENTRADA): A capacidade de desligar a sada de uma fonte de alimentao de um local remoto. INDUCED IMPEDANCE (IMPEDNCIA INDUZIDA): A impedncia dos terminais de entrada de um circuito ou dispositivo, com a entrada desconectada. INDUCED FILTER (FILTRO INDUZIDO): Um filtro passa-baixa ou rejeita-faixa na entrada de uma fonte de alimentao que reduz o rudo de linha alimentado para a fonte. Este filtro pode estar externo fonte de alimentao.

INDUCED SURGE (SURTO INDUZIDO): Ver CORRENTE DE INFLUXO INPUT VOLTAGE RANGE (FAIXA DE TENSO DE ENTRADA): A faixa de valores de tenso de entrada para a qual uma fonte de alimentao ou dispositivo opera dentro de limites especificados. INRUSH CURRENT (CORRENTE DE INFLUXO): A faixa de valores de tenso de entrada para a qual uma fonte de alimentao ou dispositivo opera dentro de limites especificados. INSTANTANEOUS VALUE (VALOR INSTANTNEO): O valor medido de um sinal num dado momento no tempo. INSULATION (ISOLAMENTO): Materiais no-condutores usados para separar circuitos. eltricos. INSULATION RESISTANCE (RESISTNCIA DE ISOLAMENTO): A resistncia oferecida, geralmente medida em megohms, por um material isolante ao fluxo de corrente resultante de uma tenso cc aplicada INVERTER (INVERSOR): 1) Um dispositivo que altera potncia cc para potncia ca. 2) Um circuito, elemento de circuito ou dispositivo que inverte o sinal de entrada. ION BEAM (FEIXE DE ONS): Uma coleo de ons que pode ser paralelo, convergente, ou divergente. (Alta Tenso de Bertan) ION GUN (CANHO DE ONS): Um dispositivo similar a um canho eletrnico, mas no qual as partculas carregadas so ons. Exemplo: canho de prtons. (Padro IEEE 100-1988) ISOLATION (ISOLAMENTO): A separao eltrica entre dois circuitos, ou elementos de circuito. ISOLATION TRANSFORMER (TRANSFORMADOR DE ISOLAMENTO): Um transformador com uma relao entre as espiras de um para um. Ver tambm TRANSFORMADOR ABAIXADOR TRANSFORMADOR ELEVADOR, TRANSFORMADOR

ISOLATION VOLTAGE (TENSO DE ISOLAMENTO): A tenso especificada mxima ca ou cc que pode ser continuamente aplicada entre os circuitos isolados. Voltar para o topo

J
JOULE (J) (JOULE (J)): Unidade de energia igual a um watt-segundo. Voltar para o topo

K
KELVIN (K) (KELVIN (K)): 1) Unidade de temperatura no Sistema Internacional de Unidades (Sl) igual frao 1/273,16 da temperatura termodinmica do ponto triplo da gua. A escala de temperatura kelvin usa graus Celsius com a escala deslocada em 273,16. Portanto, 0 K est no zero absoluto. Adicione 273,16 a qualquer valor Celsius para obter o valor correspondente em kelvins. 2) Uma tcnica que usa 4 terminais para isolar fios que transportam corrente de fios de medida de tenso. KIRCHOFF'S CURRENT LAW (LEI DE CORRENTE DE KIRCHOFF): Em qualquer juno de condutores num circuito, a soma algbrica da corrente zero. KIRCHOFF'S VOLTAGE LAW (LEI DE TENSO DE KIRCHOFF): Num circuito, a soma algbrica de tenses ao long do circuito igual a zero. Voltar para o topo

L
LATCH-UP (TRAVAMENTO): Uma parte do circuito de controle para uma fonte de alimentao que vai para uma condio travada. L-C FILTER (FILTRO L-C): Um filtro passa-baixa que consiste de uma indutncia (L) e uma capacitncia (C). Tambm conhecido como um filtro de mdia. LEAKAGE CURRENT (CORRENTE DE FUGA):

1) A corrente ca ou cc fluindo da entrada para a sada e/ou chassi de um dispositivo isolado numa tenso especificada. 2) A corrente inversa em junes de semicondutor. LED (LED): Smbolo para Diodo de Emissor de Luz. LINE (LINHA): 1) Meio para transmisso de eletricidade entre circuitos ou dispositivos. 2) A tenso numa linha de transmisso de energia. Ver tambm LINHA ALTA, LINHA BAIXA. LINEAR (LINEAR): 1) Em linha reta. 2) Uma relao matemtica na qual as quantidades variam em proporo direta umas com as outras, o resultado da qual, quando plotado, forma uma linha reta. LINEARITY (LINEARIDADE): 1) A propriedade ideal onde a alterao no valor de uma quantidade diretamente proporcional alterao no valor de outra quantidade, o resultado do qual, quando plotado no grfico, forma uma linha reta. 2) Comumente usado em referncia a Erro de Linearidade. LINEARITY ERROR (REGULAGEM DE FONTE LINEAR): O desvio da quantidade de sada de uma linha de referncia especificada. LINEAR PASS (PASSAGEM LINEAR): Ver PASSAGEM EM SRIE LINEAR REGULATION (REGULAGEM LINEAR): Uma tcnica de regulagem onde o dispositivo de controle, tal como um transistor, colocado em srie ou em paralelo com a carga. A sada regulada variando-se a resistncia real do dispositivo de controle para dissipar a potncia no utilizada. Ver tambm REGULAGEM POR FONTE LINEAR. LINEAR REGULATOR (REGULADOR LINEAR): Um transformador de potncia ou um dispositivo conectado em srie com a carga de uma fonte de alimentao de tenso constante de tal forma que a realimentao para o regulador em srie altera sua queda de tenso conforme necessrio para manter uma sada cc constante. LINEAR SUPPLY REGULATION (REGULAGEM POR FONTE LINEAR): Uma fonte de alimentao eletrnica que emprega tcnicas de regulagem linear. Ver tambm REGULAGEM LINEAR. LINE CONDITIONER (CONDICIONADOR DE LINHA):

Um circuito ou dispositivo projetado para melhorar a qualidade de uma linha ca. LINE EFFECT (EFEITO DE LINHA): Ver REGULAGEM DE LINHA. LINE REGULATION (REGULAGEM DE LINHA): Uma tcnica de regulagem onde o dispositivo de controle, tal como um transistor, colocado em srie ou paralelo com a carga. A sada regulada variando-se a resistncia real do dispositivo de controle para dissipar potncia no utilizada. Ver tambm REGULAGEM POR FONTE LINEAR. LINE REGULATIOR (REGULADOR DE LINHA): Equipamento de converso de potncia que regula e/ou altera a tenso da potncia de entrada. LINE TRANSIENT (TRANSITRIO DE LINHA): Uma perturbao fora da faixa operacional especificada de uma tenso de entrada ou tenso da fonte. LOAD (CARGA): Capacitncia, resistncia, indutncia ou qualquer combinao desses, que, quando conectada num circuito determina o fluxo de corrente e potncia utilizados. LOAD DECOUPLING (DESACOPLAMENTO DE CARGA): A prtica de colocar componentes de filtro na carga para atenuar o rudo. LOAD EFFECTS (EFEITOS DE CARGA): Ver REGULAGEM DE CARGA LOAD IMPEDANCE (IMPEDNCIA DE CARGA): A resistncia complexa ao fluxo de corrente colocada por uma carga que exibe caractersticas tanto reativas quanto resistivas. LOAD REGULATION (REGULAGEM DE CARGA): 1) Esttica: A alterao na tenso de sada quando a carga alterada de mnimo para mximo e de mximo para mnimo especificados, com todos os outros fatores mantidos constantes. 2) Dinmica: A alterao na tenso de sada expressa como porcentagem para um dado degrau de alterao na corrente de carga. Devem ser especificados os valores iniciais e finais de corrente e as taxas de alterao. A taxa de alterao ser expressa como corrente/unidade de tempo, p. ex., 20 ampres A/ segundo. A regulagem dinmica expressa como porcentagem para o pior caso de desvio pico a pico para fontes cc, e pior caso de desvio rms para fontes ca. LOCAL CONTROL (CONTROLE LOCAL):

Controle do sinal de sada estabilizado por meio localizado dentro ou sobre a fonte de alimentao. Pode ou no ser calibrado. LOCAL SENSING (LEITURA LOCAL): Usando os terminais de tenso de sada de fonte de alimentao como os pontos de leitura de erro para fornecer realimentao para o regulador de tenso. LOGIC HIGH (LGICA ALTA): Uma tenso que representa um valor lgico de 1 (um) em lgica positiva. LOGIC INHIBIT/ENABLE (INIBIR/HABILITAR LGICA): Um sinal lgico referenciado ou isolado que desliga ou liga a sada da fonte de alimentao. LOGIC LOW (LGICA BAIXA): Uma tenso que representa um valor lgico de 0 (zero) em lgica positiva. LONG-TERM STABILITY (ESTABILIDADE DE LONGO PRAZO): A alterao da tenso de sada duma fonte de alimentao, em porcentagem, devido somente ao tempo, com todos os outros fatores mantidos constantes. A estabilidade de longo prazo funo do envelhecimento do componente. LOOP (MALHA): O caminho usado para circular um sinal. Ver tambm MALHA FECHADA, MALHA DE CONTROLE, MALHA ABERTA. LOOP GAIN (GANHO DE MALHA): A razo dos valores de um dado sinal de um ponto para outro numa malha. Ver tambm GANHO. LOOP RESPONSE (RESPOSTA DE MALHA): A velocidade com a qual uma malha corrige para alteraes especificadas na linha ou carga. LOOP STABILITY (ESTABILIDADE DE MALHA): Um termo que se refere estabilidade de uma malha como medida segundo alguns critrios, p.ex., margem de fase e margem de ganho. LOW LINE (LINHA BAIXA): Menor tenso operacional de entrada especificada. Voltar para o topo

M
MAINS (LINHAS DE ALIMENTAO): A fonte de alimentao CA da concessionria. MASTER-SLAVE OPERATION (OPERAO ESCRAVO-MESTRE): Um mtodo de interligar duas ou mais fontes de forma que uma delas (a mestre) sirva para controlar as outras (as escravas). As sadas das fontes escravas sempre permanecem iguais ou proporcionais sada da mestre. MAXIMUM LOAD (CARGA MXIMA): 1) A classificao mais alta admissvel especificada de sada para todas ou quaisquer sadas de uma fonte de alimentao sob condies especificadas, incluindo ciclo de servio, perodo e amplitude. 2) A classificao mais alta especificada de potncia de uma fonte especificada sob as condies de pior caso. MINIMUM LOAD (CARGA MNIMA): 1) A corrente especificada mais baixa a ser puxada duma fonte de alimentao de tenso constante para a tenso estar numa faixa especificada. 2) Para uma fonte de corrente constante, o valor mximo de resistncia de carga MODULAR (MODULAR): 1) Um termo fisicamente descritivo usado para descrever uma fonte de alimentao composta de vrias subsees separadas, como um mdulo de entrada, mdulo de potncia, ou mdulo de filtro. 2) Uma unidade de potncia individual modelada em dimenses padres e capaz de ser integrada com outras partes ou unidades num sistema mais complexo e de potncia mais elevada. MODULATOR (MODULADOR): O elemento de controle de uma fonte de alimentao de chaveada. MOSFET (MOSFET): Abreviao para Transistor de Efeito de Campo de Semicondutor de xido de Metal. MTBF (MTBF): Abreviao para Tempo Mdio Entre Falhas. Voltar para o topo

N
NEGATIVE FEEDBACK (REALIMENTAO NEGATIVA): 1) (circuitos e sistemas) O processo pelo qual parte do sinal no circuito de sada de um dispositivo amplificador reage sobre o circuito de entrada de maneira tal a contrariar a potncia inicial, diminuindo assim, a amplificao.

2) (controle) (controle industrial) Um sinal de realimentao no sentido a reduzir a varivel representada pela realimentao. 3) (degenerao) (realimentao estabilizada) (transmisso de dados) O processo pelo qual uma parte da potncia no circuito de sada de um dispositivo amplificador reage sobre o circuito de entrada de maneira tal a reduzir a potncia inicial, reduzindo assim, a amplificao. (Padro IEEE 100-1988) NEGATIVE RAIL (POLO NEGATIVO): O mais negativo dos dois condutores na sada de uma fonte de alimentao. NEGATIVE REGULATOR (REGULADOR NEGATIVO): Um regulador de tenso cuja tenso de sada negativa comparada tenso no retorno. NEGATIVE TEMPERATURE COEFFICIENT (COEFICIENTE NEGATIVO DE TEMPERATURA): Uma funo decrescente com temperatura crescente. A funo poder ser resistncia, capacitncia, tenso, etc. NODE (N): A juno de dois ou mais ramais num circuito. NOISE (RUDO): O componente aleatrio aperidico na sada da fonte de potncia que no est relacionado fonte e freqncia do chaveamento. A menos que de outra forma especificado, o rudo expresso em unidades pico a pico numa largura de banda especificada. NO LOAD VOLTAGE (TENSO SEM CARGA): Tenso terminal de bateria ou fonte quando no est fluindo nenhuma corrente no circuito externo. Ver TENSO DE CIRCUITO ABERTO NOMINAL VALUE (VALOR NOMINAL): O valor especificado ou objetivo de uma quantidade ou componente, que pode no ser o valor real medido. NOMINAL VOLTAGE (TENSO NOMINAL): O valor especificado ou objetivo de uma dada tenso, que pode no ser o valor real medido. Voltar para o topo

O
OFF LINE POWER SUPPLY (FONTE DE ALIMENTAO FORA DE LINHA): 1) Uma fonte de alimentao na qual a linha ca retificada e filtrada sem usar um transformador de isolamento de freqncia de linha. 2) Uma fonte de alimentao chaveada para entrar em servio quando de perda de linha para

fornecer potncia carga sem interrupo significativa. Ver tambm FONTE DE ALIMENTAO ININTERRUPTA. OFFSET CURRENT (CORRENTE DE DESLOCAMENTO): A corrente contnua que aparece como erro em qualquer terminal de um amplificador cc quando a fonte de corrente de entrada est desconectada. OFFSET VOLTAGE (TENSO DE DESLOCAMENTO): A tenso cc que permanece entre os terminais de entrada de um amplificador cc quando a tenso de corrente de sada zero. OHM (OHM): Unidade de medida de resistncia. OP-AMP (OP-AMP): Abreviao para Amplificador Operacional. OPEN-FRAME CONSTRUCTION (CONSTRUO DE ESTRUTURA ABERTA): Uma tcnica de construo onde a fonte no provida de invlucro. OPEN LOOP (MALHA ABERTA): Um caminho de sinal sem realimentao. OPEN LOOP GAIN (GANHO DE MALHA ABERTA): Razo do sinal de sada e sinal de entrada sem realimentao. OPERATING TEMPERATURE RANGE (FAIXA DE TEMPERATURA OPERACIONAL): A faixa de temperaturas ambiente, da placa base ou do invlucro na qual uma fonte de alimentao especificada para operar com segurana e funcionar dentro de limites especificados. Ver tambm TEMPERATURA AMBIENTE, TEMPERATURA DE ARMAZENAGEM. OPERATIONAL AMPLIFIER (OP-AMP) (AMPLIFICADOR OPERACIONAL (OP-AMP)): Um dispositivo de entrada diferencial de ganho elevado que aumenta a magnitude do sinal aplicado para produzir uma tenso de erro. OPERATIONAL POWER SUPPLY (FONTE DE ALIMENTAO OPERACIONAL): Uma fonte de alimentao com um regulador de ganho elevado de malha aberta que atua como um amplificador operacional e pode ser programado com componentes passivos. OPTO-COUPLER (OPTOACOPLADOR):

Um pacote que contm um emissor de luz e um fotoreceptor usado para transmitir sinais entre circuitos eletricamente isolados. OPTO-ISOLATOR (OPTOISOLADOR): Ver OPTOACOPLADOR. OSCILLATOR (OSCILADOR): Um dispositivo no rotativo para produzir corrente alternada, a freqncia de sada do qual determinada pelas caractersticas do dispositivo. (Padro IEEE 100-1988). OUTPUT (SADA): A energia ou informao entregue de ou atravs de um circuito ou dispositivo. OUTPUT CURRENT LIMITING (LIMITAO DE CORRENTE DE SADA): Um recurso protetor que mantm a corrente de sada de uma fonte de alimentao dentro de limites prdeterminados durante sobrecarga para evitar dano fonte ou carga. OUTPUT FILTER (FILTRO DE SADA): Um ou mais componentes discretos usados para atenuar a ondulao e o rudo de sada. OUTPUT IMPEDANCE (IMPEDNCIA DE SADA): A impedncia que uma fonte de alimentao aparenta apresentar para em terminais de sada. OUTPUT RANGE (FAIXA DE SADA): A faixa especificada na qual o valor de uma quantidade de sada estabilizada (tenso ou corrente) pode ser ajustada. OUTPUT RIPPLE AND NOISE (ONDULAO E RUDO DE SADA): Ver DESVIO PERIDICO e ALEATRIO. OUTPUT VOLTAGE (TENSO DE SADA): A tenso medida nos terminais de sada de uma fonte de alimentao. OUTPUT VOLTAGE ACCURACY (PRECISO DE TENSO DE SADA): A tolerncia em porcentagem da tenso de sada. OVERCURRENT DEVICE (DISPOSITIVO DE SOBRECORRENTE): Um dispositivo capaz de abrir automaticamente um circuito eltrico, tanto sob condies pr-determinadas de sobrecarga como de curto circuito, seja por fuso de metal ou por meio eletromecnico.

OVERCURRENT PROTECTION (PROTEO DE SOBRECORRENTE): Ver LIMITAO DE CORRENTE DE SADA. OVERLOAD PROTECTION (PROTEO DE SOBRECARGA): Um recurso que detecta e responde a corrente de condies de sobrecarga de potncia. Ver tambm LIMITAO DE CORRENTE DE SADA. OVERSHOOT (ULTRAPASSAGEM): Uma alterao transitria na tenso de sada ultrapassando os limites de regulagem de sada especificados, que pode ocorrer quando uma fonte de alimentao ligada ou desligada, ou quando houver uma alterao de degrau na linha ou carga. OVERVOLTAGE (SOBRETENSO): 1) A diferena potencial entre o equilbrio de um eletrodo e o do eletrodo sob uma corrente de polarizao imposta. 2) Uma tenso que excede os limites especificados. OVERVOLTAGE PROTECTION (OVP)(SOBRETENSO): 1) A diferena potencial entre o equilbrio de um eletrodo e o do eletrodo sob uma corrente de polarizao imposta. 2) Uma tenso que excede os limites especificados. OVP (OVP): Abreviao para Proteo de Sobretenso. Voltar para o topo

P
PAD (SAPATA): Uma rea condutora numa placa de circuito impresso usada para conexo a um fio de componente ou rea terminal, ou como um ponto de teste. PARALLEL (PARALELO): 1) Termo usado para descrever a interconexo de fontes de potncia nas quais terminais semelhantes so conectados tal que as correntes combinadas sejam transmitidas a uma nica carga. 2) A conexo de componentes ou circuitos numa configurao de derivao. PARALLEL (PARALELO): A conexo de duas ou mais fontes de alimentao da mesma tenso de sada para obter uma corrente de sada maior. Consideraes especiais de projeto podero ser exigidas para operao em paralelo de fontes de alimentao.

PARD (periodic and random deviation) (DPA (desvio peridico e aleatrio)): Substitui o antigo termo ondulao de rudo. DPA o desvio peridico e aleatrio que se refere soma de todos os componentes de ondulao e rudo na sada cc de uma fonte de alimentao, independentemente da natureza ou fonte. PASS ELEMENT (ELEMENTO DE PASSAGEM): Um dispositivo de resistncia varivel controlado, seja um tubo de vcuo ou semicondutor, em srie com a fonte de alimentao cc, usada para fornecer regulagem. PEAK (PICO): Valor mximo de uma forma de onda alcanado durante um tempo de ciclo ou operacional particular. PEAK INVERSE VOLTAGE (PIV) (DPA (desvio peridico e aleatrio)): Substitui o antigo termo ondulao de rudo. DPA o desvio peridico e aleatrio que se refere soma de todos os componentes de ondulao e rudo na sada cc de uma fonte de alimentao, independentemente da natureza ou fonte. PEAK OUTPUT CURRENT (ELEMENTO DE PASSAGEM): Um dispositivo de resistncia varivel controlado, seja um tubo de vcuo ou semicondutor, em srie com a fonte de alimentao cc, usada para fornecer regulagem. PEAK-TO-PEAK (PICO-A-PICO): O valor medido de uma forma de onda do pico em sentido positivo ao pico em sentido negativo. PERIODIC AND RANDOM DEVIATION (PARD) (DESVIO PERIDICO E ALEATRIO (DPA)): A soma de todos os componentes de ondulao e rudo medidos numa largura de faixa especificada e determinada, a menos que de outra forma especificado, em valores pico-a-pico. PHASE ANGLE (NGULO DE FASE): O ngulo que uma forma de onda de tenso est adiantada ou atrasada em relao forma de onda de corrente. PIV (PIV): Abreviao para Tenso Inversa de Pico. POLARITY (POLARIDADE): Propriedade de dispositivo ou circuito de ter plos tais como norte e sul ou positivo e negativo. POSITIVE RAIL (POLO POSITIVO): O mais positivo dos dois condutores de sada de uma fonte de alimentao.

POST REGULATION (PS-REGULAO): Refere-se ao uso de um regulador secundrio numa sada de fonte de alimentao para melhorar a regulao de linha/carga e atenuar a ondulao e o rudo. POT (POT): Abreviao para potencimetro. POTTING (ENVASAMENTO): Um material isolante para encapsular um ou mais elementos de circuito. POWER FACTOR (FATOR DE POTNCIA): A razo de potncia real para aparente expressa como decimal, freqentemente especificada como avano ou atraso da corrente relativa tenso. POWER FACTOR CORRECTION (CORREO DO FATOR DE POTNCIA): 1) Tcnica de forar a puxada de corrente para aproximar-se de estar em fase com a tenso num circuito ca. 2) Adio de capacitores a um circuito indutivo para compensar a reatncia. POWER RATING (POTNCIA NOMINAL): Potncia disponvel nos terminais de sada de uma fonte de alimentao baseada nas especificaes do fabricante. POWER SOURCE (FONTE DE ENERGIA): Qualquer dispositivo que fornece energia eltrica, incluindo um gerador, clula, bateria, mdulo de potncia, fonte de alimentao, clula solar, etc. POWER SUPPLY (FONTE DE ALIMENTAO): Um dispositivo para converso de energia disponvel de um conjunto de caractersticas para outro conjunto de caractersticas para atender requisitos especificados. Aplicao tpica de fontes de alimentao inclui converter potncia de entrada bruta para uma tenso controlada ou estabilizada e/ou corrente para a operao de equipamentos eletrnicos. POWER SUPPLY CORD (CABO DE FONTE DE FORA): Um conjunto de comprimento apropriado de cabo flexvel provido de um plugue de conexo numa extremidade. PPM (PPM): Abreviao para partes por milho. PREREGULATION (PR-REGULAO):

O circuito de regulao inicial num sistema que contm no mnimo duas malhas de regulao em cascata. PRIMARY-SIDE-CONTROL (CONTROLE NO LADO DO PRIMRIO): Um nome para uma fonte de alimentao chaveada fora de linha com o modulador de largura de pulso no primrio. PRIMARY CIRCUIT (PR-REGULAO): Um circuito eletricamente conectado entrada ou fonte de energia do dispositivo. PROGRAMMABLE COEFFICIENT (COEFICIENTE PROGRAMVEL): A faixa exigida em resistncia de controle para produzir uma alterao de um volt na tenso de sada. Expressa em ohms por volt. A razo de alterao num parmetro de controle para induzir uma alterao unitria na sada, p.ex., 100 ohms/volt, ou 100 ohms/ampre. PROGRAMMABLE POWER SUPPLY (FONTE DE ALIMENTAO PROGRAMVEL): Uma fonte de alimentao com uma sada controlada por uma tenso, corrente, resistncia ou cdigo digital aplicado. PROGRAMMING (PROGRAMAO): O controle de um parmetro de fonte de alimentao, tal como tenso de sada, por meio de um elemento de controle de sinal. PULSE-WIDTH MODULATION (PWM) (MODULAO DE LARGURA DE PULSO (PWM): Um mtodo de regular a tenso de sada de uma fonte de alimentao chaveada variando a durao, mas no a freqncia, de um trem de pulsos que aciona uma chave de fora. PULSE-WIDTH MODULATOR (PWM) (): An integrated discrete circuit used in switching-type power supplies, to control the conduction time of pulses produced by the clock. PUSH-PULL CIRCUIT (CIRCUITO PUSH-PULL): Um circuito que contm dois elementos semelhantes que operam numa relao de fase de 180 graus para produzir componentes de sada aditivos da onda desejada, com cancelamento de certos produtos indesejados. Observao: Amplificadores push-pull e osciladores push-pull so exemplos. (Padro IEEE 100-1988) PUSH-PULL CONVERTER (CONVERSOR PUSH-PULL): Um circuito de chaveamento de potncia que usa duas ou mais chaves de fora alternativamente acionadas ligada e desligada. PWM (PWM): Diversamente, a abreviao para Modulao de Largura de Pulso, Modulador de Largura de Pulso

Voltar para o topo

R
RATED OUTPUT CURRENT (CORRENTE NOMINAL DE SADA): A corrente de carga contnua mxima que uma fonte de alimentao est projetada para fornecer sob condies operacionais especificadas. RECOVERY TIME (TEMPO DE RECUPERAO): O tempo necessrio para a caracterstica medida retornar para dentro de limites especificados aps um evento anormal. RECTIFICATION (RETIFICAO): O processo de mudar uma corrente alternada para uma corrente unidirecional. Ver RETIFICADOR DE ONDA COMPLETA, RETIFICADOR DE MEIA ONDA. RECTIFIER (RETIFICADOR): Um componente que passa corrente somente num sentido, p.ex., um diodo. REFERENCE GROUND (TERRA DE REFERNCIA): Ponto definido num circuito ou sistema em relao ao qual devem ser feitas as medies de potencial. REFERENCE VOLTAGE (TENSO DE REFERNCIA): A tenso definida ou especificada qual so comparadas outras tenses. REGULATED POWER SUPPLY (FONTE DE ALIMENTAO REGULADA): Um dispositivo que mantm dentro de limites especificados uma tenso ou corrente de sada constante para alteraes especificadas na linha, temperatura da carga ou tempo. REGULATION (REGULAGEM): O processo de manter constante parmetros selecionados, a amplitude dos quais expressa como porcentagem. REGULATOR (REGULADOR): O circuito da fonte de alimentao que controla ou estabiliza o parmetro de sada num valor especificado. REMOTE CONTROL (CONTROLE REMOTO): 1) (geral) Controle de uma operao a distncia: isso envolve um link, geralmente eltrico, entre o dispositivo de controle e o aparelho a ser operado. Observao: O controle remoto poder por (A) um fio direto, (B) outros tipos de canais de interconexo tais como corrente-portadora ou microondas, (C) controle de superviso, ou (D) meio

mecnico. 2) (instrumentao programvel) Um mtodo em que um dispositivo programvel atravs de sua conexo de interface eltrica a fim de habilitar o dispositivo a realizar diferentes tarefas. (Padro IEEE 100-1988) REMOTE PROGRAMMING (PROGRAMAO REMOTA): Ver PROGRAMAO. REMOTE SENSING (LEITURA REMOTA): Uma tcnica para regular a tenso de sada de uma fonte de alimentao na carga conectando os fios de leitura de erro do regulador diretamente carga. A leitura remota compensa quedas de tenso mxima especificada nos fios da carga. Deve-se ter cuidado para evitar abrir os fios de manuteno da carga para evitar danificar a fonte de alimentao. A polaridade deve ser observada ao conectar os fios de leitura para evitar danificar o sistema. REPEATABILITY (REPETIBILIDADE): A capacidade de duplicar os resultados sob condies operacionais idnticas. RESET SIGNAL (SINAL DE REAJUSTE): Um sinal usado para retornar um circuito a um estado desejado. RESISTANCE (R) (RESISTNCIA (R)): Propriedade de um material que se ope ao fluxo de corrente. RESOLUTION (RESOLUO): O menor incremento de alterao na sada que pode ser obtido por um ajuste. RESONANCE (RESSONNCIA): 1) O estado no qual a freqncia de resposta natural de um circuito coincide com a freqncia de um sinal aplicado, ou vice-versa, resultando em resposta intensificada. 2) O estado no qual a freqncia de vibrao natural de um corpo coincide com uma fora de vibrao aplicada, ou vice-versa, resultando em vibrao reforada do corpo. RESONANT CIRCUIT (CIRCUITO RESSONANTE): Um circuito no qual elementos indutivos e capacitivos esto em ressonncia numa freqncia operacional. RESONANT CONVERTER (CONVERSOR RESSONANTE): Uma classe de conversores que usa um circuito ressonante como parte da malha de regulagem. RESONANT FREQUENCY (FREQNCIA RESSONANTE): A freqncia natural na qual um circuito oscila ou um dispositivo vibra. Num circuito L-C, reatncias indutivas e capacitivas so iguais na freqncia ressonante.

RESPONSE TIME (TEMPO DE RESPOSTA): O tempo necessrio para a sada de uma fonte de alimentao ou circuito alcanar uma frao especificada de seu novo valor aps alterao ou perturbao por degrau. RETURN (RETORNO): O nome para o terminal comum da sada de uma fonte de alimentao; leva a corrente de retorno para as sadas. REVERSE VOLTAGE PROTECTION (PROTEO DE TENSO REVERSA): Um circuito ou elemento de circuito que protege a fonte de alimentao de dano causado por tenso de polaridade inversa aplicada aos terminais de entrada ou sada. RFI (RFI): Abreviao para Interferncia de Rdio Freqncia. RIDE-THROUGH (SUSTENTAO): Ver TEMPO DE INTERRUPO. RIPPLE (ONDULAO): O componente peridico ca na sada da fonte de alimentao harmonicamente relacionado a freqncias de fonte ou chaveamento. A menos que de outra forma especificada, expressa em unidades pico a pico numa largura de faixa especificada. RIPPLE AND NOISE (ONDULAO E RUDO): Ver DESVIO PERIDICO E ALEATRIO (DPA). Ver DESVIO PERIDICO E ALEATRIO (DPA) RIPPLE VOLTAGE (TENSO DE ONDULAO): O componente ca peridico da sada cc de uma fonte de alimentao. RISE TIME (TEMPO DE SUBIDA): O tempo requerido para um pulso subir de 10 por cento a 90 por cento de sua amplitude mxima. RMS VALUE (VALOR RMS): No texto, use letra minscula: rms. Abreviao de Valor Quadrtico Mdio. ROOT MEAN SQUARE (RMS) VALUE (VALOR QUADRTICO MDIO (RMS)): 1) (funo peridica) A raiz quadrada da mdia dos quadrados dos valores da funo tomados durante um perodo (Norma IEEE 100-1988). 2) Para uma onda senoidal, 0,707 x Valor de Pico. Voltar para o topo

S
SAFE OPERATING AREA (SOA) (REA OPERACIONAL SEGURA (SOA)): Um relao potncia/tempo especificada pelo fabricante que deve ser observada para evitar dano aos semicondutores bipolares de potncia. SAFETY COMPLIANCE (CONFORMIDADE DE SEGURANA): Certificao, reconhecimento ou aprovao pelas agncias de segurana tais como Underwriters Laboratories Inc. (UL/U.S.A.), Canadian Standards Association (CSA), etc. Ver tambm CONFORMIDADE. SAFETY GROUND (TERRA DE SEGURANA): Um caminho condutivo de um chassi, painel ou invlucro a terra para ajudar a evitar leso ou dano a pessoal e equipamentos. SCR (SCR): Abreviao para Retificador Controlado de Silcio. SECONDARY CIRCUIT (CIRCUITO SECUNDRIO): Um circuito eletricamente isolado da entrada ou fonte de potncia do dispositivo. SECONDARY OUTPUT (SADA SECUNDRIA): Uma sada de uma fonte de alimentao chaveada que no lida pela malha de controle. SENSE AMPLIFIER (AMPLIFICADOR DE LEITURA): Um amplificador que est conectado ao divisor de tenso de sada para determinar, ou ler, a tenso de sada. (Alta Tenso de Bertan) SENSE LINE (LINHA DE LEITURA): O condutor que roteia tenso de sada para a malha de controle. Ver tambm LEITURA REMOTA. SENSE LINE RETURN (RETORNO DE LINHA DE LEITURA): O condutor que roteia a tenso no retorno de sada para a malha de controle. Ver tambm LEITURA REMOTA. SEQUENCING (SEQENCIAMENTO): O processo que fora a ordem de ligar e desligar de sadas individuais de uma fonte de alimentao de sada mltipla. SERIES (SRIE):

1) A interconexo de duas ou mais fontes de alimentao tal que os terminais de polaridade alternada esto conectados de forma que suas tenses somem numa carga. 2) A conexo ponta a ponta de componentes de circuito para formar um nico caminho de corrente. SERIES PASS (PASSAGEM EM SRIE): Um elemento ativo controlado em srie com uma carga que usada para regular a tenso. SERIES REGULATION (REGULADOR EM SRIE): Ver REGULAGEM LINEAR SERIES REGULATOR (REGULAGEM EM SRIE): Um regulador no qual o elemento de controle ativo est em srie com a fonte cc e a carga. SETTING RANGE (FAIXA DE AJUSTE): A faixa na qual o valor da quantidade de sada estabilizada pode ser ajustado. SETTING TIME (TEMPO DE AJUSTE): O tempo para uma fonte de alimentao estabilizar dentro de especificaes aps um desvio fora dos parmetros de projeto de entrada/sada. SHIELD (BLINDAGEM): Partio ou invlucro ao redor de componentes num circuito para minimizar os efeitos de campos de freqncia magntica e de rdio parasitas. Ver tambm INVUCRO, BLINDAGEM ELETROSTTICA, BLINDAGEM DE FARADAY. SHOCK HAZARD (PERIGO DE CHOQUE): Uma condio eltrica potencialmente perigosa que poder ser ainda definida por vrias especificaes de indstria ou agncia. SHORT CIRCUIT (CURTO CIRCUITO): Uma conexo direta que fornece uma caminho de resistncia virtualmente zero para corrente. SHORT CIRCUIT CURRENT (CORRENTE DE CURTO CIRCUITO): O valor inicial da corrente obtida de uma fonte de alimentao num circuito de resistncia desprezvel SHORT CIRCUIT PROTECTION (PROTEO DE CURTO CIRCUITO): Um recurso protetor que limita a corrente de sada de uma fonte de alimentao para evitar dano. SHORT CIRCUIT TEST (TESTE DE CURTO CIRCUITO):

Um teste no qual a sada colocada em curto para garantir que a corrente de curto circuito esteja dentro de seus limites especificados. SHUNT (DERIVAO): 1) Um caminho de conduo em paralelo num circuito. 2) Um resistor de preciso de valor baixo para monitorar a corrente. SHUNT REGULATOR (REGULADOR DE DERIVAO): Um regulador linear em que o elemento de controle est em paralelo com a carga, e em srie com uma impedncia, para obter tenso constante na carga. SI (SI): Abreviao para Sistema Internacional de Unidades. SIGNAL GROUND (TERRA DE SINAL): O retorno comum ou ponto de referncia para sinais analgicos. SINE WAVE (ONDA SENOIDAL): Uma forma de onda de uma corrente alternada de freqncia nica cujo deslocamento o seno de um ngulo proporcional a tempo ou distncia. SLAVE (ESCRAVO): Uma fonte de alimentao que usa a referncia numa outra fonte de alimentao, a mestre, como sua referncia. SLEW RATE (TAXA DE VARIAO): A mxima taxa de alterao que uma sada de fonte de alimentao pode produzir quando submetida a uma grande resposta de degrau ou alterao especificada de degrau. A fonte de alimentao est ligada. SLOW START (PARTIDA LENTA): Um recurso que garante o aumento suave, controlado da tenso de sada, e protege os transistores de chaveamento de fenmenos transitrios quando a fonte de alimentao ligada. SNUBBER (ATENUADOR): Uma rede RC usada para reduzir a taxa de subida da tenso nas aplicaes de chaveamento SOA (SOA): Abreviao para rea Operacional Segura. SOFT STARTS (PARTIDAS SUAVES): Ligao controlada para reduzir correntes de partida. SOURCE (FONTE):

Origem da potncia de entrada, ex., gerador, linhas de utilidade, linhas de alimentao, baterias, etc. SOURCE VOLTAGE EFFECT (EFEITO DE TENSO DE FONTE): A alterao na sada estabilizada produzida por uma alterao de tenso de fonte primria especificada. STABILITY (ESTABILIDADE): 1) A alterao porcentual num parmetro de sada em funo do tempo, com todos os outros fatores constantes, aps um perodo especificado de aquecimento. 2) A capacidade de permanecer numa dada freqncia ou num dado estado sem variao indesejada. STANDOFF (DISTANCIADOR): Um suporte mecnico, que pode ser um isolante, usado para conectar e suportar um fio ou dispositivo longe da superfcie de montagem. STEP-DOWN TRANSFORMER (TRANSFORMADOR ABAIXADOR): (transformador de potncia e de distribuio) Um transformador no qual a transferncia de potncia de um circuito de fonte de tenso mais alta para um circuito de tenso mais baixa. (Padro IEEE 100-1988) STEP-UP TRANSFORMER (TRANSFORMADOR ELEVADOR): (transformador de potncia e de distribuio) Um transformador no qual a transferncia de potncia de um circuito de fonte de tenso mais baixa para um circuito de tenso mais alta. (Padro IEEE 100-1988) STORAGE TEMPERATURE (TEMPERATURA DE ARMAZENAMENTO): A faixa de temperaturas ambiente atravs da qual uma fonte de alimentao inoperante pode permanecer armazenada sem degradar sua operao subseqente. Ver tambm TEMPERATURA AMBIENTE, TEMPERATURA OPERACIONAL. SUMMING POINT (PONTO DE SOMA): O ponto no qual duas ou mais entradas de um amplificador operacional so somados algebricamente SWITCHING FREQUENCY (FREQNCIA DE CHAVEAMENTO): A taxa na qual a tenso cc chaveada num conversor ou fonte de alimentao. SWITCHING REGULATOR (REGULADOR DE CHAVEAMENTO): Um circuito de chaveamento que opera num sistema de malha fechada para regular a sada da fonte de alimentao. SYNCHRONOUS RECTIFICATION (RETIFICAO SNCRONA): Um esquema de retificao numa fonte de alimentao chaveada na qual um FET ou transistor bipolar substitui o diodo retificador para melhorar a eficincia.

SYSTEME INTERNATIONAL d'UNITES (SI) (SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES (SI)): O Sistema Internacional de Unidades que consiste de Unidades Bsicas, Unidades Complementares e Unidades Derivadas. Voltar para o topo

T
TRANSIENT RESPONSE TIME (TEMPO DE RESPOSTA TRANSITRIO): A temperatura ambiente ou a temperatura do ar parado que envolve a fonte de alimentao, com a fonte operando. TEMPERATURE COEFFICIENT (COEFICIENTE DE TEMPERATURA): A alterao porcentual mdia na tenso de sada por alterao de grau Celsius na temperatura ambiente numa faixa de temperatura especificada. Ver tambm TEMPERATURA AMBIENTE. TEMPERATURE DERATING (REDUO DE TEMPERATURA): A quantidade pela qual uma fonte de potncia ou taxas nominais de componentes so reduzidas para permitir operao em temperaturas elevadas. TEMPERATURE EFFECT (EFEITO DE TEMPERATURA): Ver COEFICIENTE DE TEMPERATURA. TEMPERATURE RANGE, OPERATING (FAIXA DE TEMPERATURA, OPERACIONAL): Ver FAIXA DE TEMPERATURA OPERACIONAL THERMAL PROTECTION (PROTEO TRMICA): Um recurso protetor que desliga a fonte de alimentao se sua temperatura interna exceder um limite prdeterminado. THREE TERMINAL REGULATOR (REGULADOR DE TRS TERMINAIS): Um circuito integrado de potncia num pacote padro de transistor 3 terminais. Pode ser um CI regulador em srie ou de derivao. TIME CONSTANT (CONSTANTE DE TEMPO): Perodo de tempo necessrio para a tenso de um capacitor num circuito RC aumentar para 63,2 por cento do valor mximo ou diminuir para 36,7 por cento do valor mximo. TOLERANCE (TOLERNCIA):

Porcentagem medida ou especificada de variao da nominal. TOTAL EFFECT (EFEITO TOTAL): A alterao numa sada estabilizada produzida por alteraes de pior caso concorrentes em todas as quantidades de influncia dentro de sua faixa nominal. TRACE (TRILHA): Um caminho condutor numa placa de circuito impresso. TRACKING (RASTREAMENTO): Uma caracterstica de uma fonte de alimentao de mltiplas sadas que descreve as alteraes na tenso de uma sada em relao a alteraes na tenso ou carga de outra. TRACKING REGULATOR (REGULADOR DE RASTREAMENTO): Uma fonte de alimentao de duas sadas mais ou menos, na qual uma sada rastreia a outra. TRANSIENT (TRANSITRIO): Uma excurso num dado parmetro, tipicamente associada tenso de entrada ou carregamento de sada. TRANSIENT EFFECT (EFEITO TRANSITRIO): O resultado de uma alterao de degrau numa quantidade de influncia nos valores de regime de um circuito. TRANSIENT RECOVERY TIME (TEMPO DE RECUPERAO DE TRANSITRIO): O tempo necessrio para a tenso de sada de uma fonte de alimentao estabilizar-se dentro de limites de preciso de sada especificados aps um fenmeno transitrio. TRANSIENT RESPONSE (RESPOSTA TRANSITRIA): A temperatura ambiente ou a temperatura do ar parado que envolve a fonte de alimentao, com a fonte operando. TRANSIENT RESPONSE TIME (TEMPO DE RESPOSTA TRANSITRIA): O intervalo entre TTL (TTL): Abreviao para lgica transistor-transistor Voltar para o topo

UL (UL): Abreviao para Underwriters Laboratories Incorporated. UNDERSHOOT (SUBATINGIMENTO): Uma alterao transitria na tenso de sada em excesso de limites de regulagem de sada especificada. Ver ULTRAPASSAGEM. UNDERVOLTAGE PROTECTION (PROTEO DE SUBTENSO): Um circuito que inibe a fonte de alimentao quando a tenso de sada cai abaixo de um mnimo especificado. UNDERWRITERS LABORATORIES INCORPORATED (UL) (UNDERWRITERS LABORATORIES INCORPORATED (UL)): Associao americana contratada para testar e avaliar produtos, inclusive fontes de alimentao. O grupo tem quatro locais, de forma que um requerente pode interagir com o escritrio no pas mais prximo ao seu prprio local. UNINTERRUPTIBLE POWER SUPPLY (UPS) (FONTE DE ALIMENTAO ININTERRUPTA (UPS)): A type of power supply designed to support the load for specified periods when the line varies outside specified limits. See also OFF LINE POWER SUPPLY, ON LINE POWER SUPPLY. UPS (UPS): Abreviao para Fonte de Alimentao Ininterrupta. Voltar para o topo

V
VARISTOR (VARISTOR): Um dispositivo semicondutor de dois eletrodos que tem uma resistncia no linear dependente de tenso. VDE (VDE): Abreviao para Verband Deutscher Elektrotechniker. VOLTAGE DIVIDER (DIVISOR DE TENSO): Resistncia ou impedncia com derivao ou em srie numa tenso fonte para produzir mltiplas tenses. VOLTAGE DOUBLER (DUPLICADOR DE TENSO): Ver MULTIPLICADOR DE TENSO.

VOLTAGE DROP (QUEDA DE TENSO): Diferena de potencial entre dois pontos num componente ou circuito passivo. VOLTAGE LIMIT (LIMITE DE TENSO): Valor mximo ou mnimo numa faixa de tenso. VOLTAGE LIMITING (LIMITAO DE TENSO): Circuito limitante usado para estabelecer nveis mximos ou mnimos especificados de tenso. VOLTAGE MODE (MODO DE TENSO): O funcionamento de uma fonte de alimentao de forma a produzir uma tenso de sada estabilizada VOLTAGE MONITOR (MONITOR DE TENSO): Um circuito ou dispositivo que determina se uma tenso de sada est ou no est dentro de alguns limites especificados. VOLTAGE MULTIPLIER (MULTIPLICADOR DE TENSO): Circuitos retificadores que produzem uma tenso de sada num dado mltiplo maior do que a tenso de entrada, geralmente dobrando, triplicando, ou quadruplicando. VOLTAGE REGULATION (REGULAGEM DE TENSO): O processo de manter a tenso constante entre parmetros selecionados, a amplitude da qual expressa como porcentagem. Ver tambm REGULAGEM. VOLTAGE SOURCE (FONTE DE TENSO): Uma fonte de fora que tende a fornecer tenso constante. VOLTAGE STABILIZATION (ESTABILIZAO DE TENSO): O uso de um circuito ou dispositivo para manter constante uma tenso de sada dentro de dados limites VOLT (V) (VOLT (V)): Unidade de medida de fora eletromotriz ou diferena de potencial. Smbolo E, em eletricidade; smbolo V em circuitos semicondutores. Voltar para o topo

W
WARMUP (AQUECIMENTO):

Processo de aproximar-se do equilbrio trmico aps ligar. WARMUP DRIFT (DESVIO DE AQUECIMENTO): A alterao na tenso de sada de uma fonte de alimentao desde ser ligada at alcanar o equilbrio trmico em condies operacionais especificadas. WARMUP EFFECT (EFEITO DE AQUECIMENTO): Grandeza de alterao de quantidades de sada estabilizada durante o tempo de aquecimento. WARMUP TIME (TEMPO DE AQUECIMENTO): O tempo necessrio aps uma fonte de alimentao ser inicialmente ligada antes de operar de acordo com limites de desempenho especificados. WATT (W) (WATT (W)): Unidade de medida de potncia igual a 1 joule/seg. (W=EI) WEBER (Wb) (WEBER (Wb)): A unidade do SI de fluxo magntico igual a 108 maxwells. A quantidade de fluxo que induzir 1 volt/volta de fio na medida em que o fluxo reduzido a uma taxa constante para zero durante um perodo de um segundo. WITHSTAND VOLTAGE (TENSO SUPORTVEL): A tenso operacional especificada, ou a faixa de tenses, de um componente, dispositivo ou clula. WORKING VOLTAGE (WORKING VOLTAGE): A tenso operacional especificada, ou a faixa de tenses, de um componente, dispositivo ou clula. WORST CASE CONDITION (CONDIO DE PIOR CASO): Um conjunto de condies onde as influncias combinadas num sistema ou dispositivo so as mais prejudiciais. Voltar para o topo

X
X-RAY TUBE (TUBO DE RAIOS-X): Um tubo de vcuo projetado para produzir raios-X acelerando eltrons at uma alta velocidade por meio de um campo eletrosttico e, ento, subitamente par-los pela coliso com um alvo. (Padro IEEE 100-1988) Voltar para o topo

Z
ZENER DIODE (DIODO ZENER):

1) Um diodo que faz uso das propriedades de ruptura de uma juno PN. Se uma tenso inversa no diodo for aumentada progressivamente, ser alcanado um ponto quando a corrente aumentar muito alm de seu valor de corte normal para manter uma tenso relativamente constante. Qualquer dos pontos de tenso chamado de tenso Zener. 2) A ruptura poder ser ou o efeito Zener de tenso mais baixa ou o efeito de avalanche de tenso mais alta. ZENER VOLTAGE (TENSO ZENER): A tenso inversa na qual a ruptura ocorre num diodo zener.

Das könnte Ihnen auch gefallen