Sie sind auf Seite 1von 6

Transmissores de Temperatura

pgs. Ant Incio Problemas mais Comuns Prx >>

Um transmissor de temperatura, de forma bem simplificada, converte um sinal que est sendo transmitido por um sensor primrio (termopar, termo-resistncia e sensor-mV ) em um sinal analgico padro (4 a 20 mA) A utilizao de transmissores de temperatura na indstria em geral est relacionada aos seguintes fatores:

Economia de fiao: Em muitos casos, a escolha em usar um transmissor de temperatura mais vivel, pois em longas distncias o custo com cabos de extenso para termopares e cabos a trs fios para termo-resistncia invivel, em comparao com a utilizao de um transmissor de temperatura e um par de cabos de cobre para a transmisso do sinal de sada. Isolao Galvnica: uma proteo entre a entrada e sada do transmissor de temperatura contra loops de terra e rudos da linha. Compatibilidade eletromagntica: Como em um processo industrial, onde haja, por exemplo, motores de induo, o campo magntico gerado pode interferir nas transmisses dos sinais, da a importncia de um instrumento com imunidade a essa interferncia.

Linearizao do sinal: Como o sinal do sensor primrio no linear (termopares), o transmissor de temperatura lineariza o sinal de sada conforme o sinal do sensor primrio. Funcionamento Um transmissor de temperatura, de forma bem simplificada, converte um sinal que est sendo transmitido por um sensor primrio (termopar, termo-resistncia e sensor-mV ) em um sinal analgico padro (4 a 20 mA). H no mercado transmissores de temperatura analgicos e micro- processados. Os primeiros, so instrumentos que no possuem, na sua estrutura, componentes microprocessados e sendo assim, toda a forma de ajuste e configurao so feitas manualmente no prprio instrumento. Possuem um preo baixo, no linearizam sinais de termopares, possibilitam a mudana do range e o tipo de sensor de mesma famlia. J os transmissores de temperatura microprocessados so totalmente configurveis, com entrada universal, imunes a rudos, tm isolao galvnica, possuem filtros de sinal na entrada, linearizao e sua configurao feita via software por comunicao serial digital ou comunicao Hart. Sinais de Entrada e Sada Os sinais de entrada que o transmissor de temperatura aceita so: termopares, termoresistncias, sensor-mV e potencimetros-. A sada analgica, 4 a 20 mA ou com um resistor shunt (250 ohms) para 1 a 5 Vcc.

Simbologia Conforme a norma da ISA S5.1, a simbologia para transmissores de temperatura mostrada na figura 1.

Como Ligar um Transmissores de Temperatura

Existem duas formas para a ligao de um transmissor de temperatura: Ligao a dois fios: Transmissor de temperatura em que a ligao da alimentao est em comum com a transmisso do sinal de sada (figura 2). Onde o TE envia o sinal proveniente da temperatura do processo para o TT, no qual converte para um sinal analgico (4 a 20 mA) e transmite para um TIC.

Ligao a quatro fios: Transmissor de temperatura em que a ligao da alimentao est separada da transmisso do sinal de sada (figura 3). Onde o TE envia o sinal proveniente da temperatura do processo para o TT, no qual converte para um sinal analgico (4 a 20 mA) e transmite para um TIC.

Transmissores de Temperatura
pgs. << Ant Incio Problemas mais Comuns Prx

Os problemas mais comuns referem-se s ligaes dos sensores no transmissor de temperatura: Termo-resistncia a dois fios em entrada a trs fios (figura 4): Neste tipo de ligao, no existir a compensao da resistncia de linha (RL), pois o jumper no possui a mesma RL interferindo na resistncia do Pt100, possibilitando um erro de temperatura. Para termoresistncia a dois-fios utilize um transmissor para conexo a dois fios ou a trs fios compensando a resistncia.

Termo-resistncia a trs fios em entrada a quatro fios (figura 5): Neste tipo de ligao, no haver a compensao de resistncia de linha, justamente pelo fato do jumper no possuir a mesma resistncia de linha de RL. Para termo-resistncia a trs fios, use transmissores para ligao a trs fios.

Termo-resistncia a quatro fios em entrada a trs fios (figura 6): Neste caso, as duas resistncias de linhas (RLs) ligadas no borne 1 esto dividindo a RL pela metade, por estarem ligadas em paralelo, razo pela qual ocorrer um erro na medio. Para que no haja erros na medio, as trs RL tero que ser iguais. Para termo-resistncia a quatro fios, empregue transmissores para ligao a quatro fios ou transmissores com ligao a trs fios, isolando um dos fios da termo-resistncia.

Polaridade de termopares (figura 7): Na ligao de um termopar, ligar sempre a polaridade correta no transmissor de temperatura para ter uma medio e transmisso corretas.

Confuigurao do Tranmissor de Temperatura Para a configurao de um transmissor de temperatura necessrio saber o tipo de sensor e sua faixa de trabalho, pois caso seja configurado incorretamente, haver erro de leitura, na transmisso e/ou no funcionamento do instrumento. Tomemos como exemplo um termopar tipo K, que vai trabalhar na faixa de temperatura entre 100oC a 900oC. Na configurao, o transmissor de temperatura dever possuir estes mesmos valores (termopar tipo K e faixa de trabalho de 100oC a 900oC) para que a sada seja proporcional entrada, como 100oC = 4 mA e 900oC = 20 mA. Entretanto, caso o tipo de sensor instalado no campo seja um termopar tipo K, mas na configurao do transmissor seja escolhido termopar tipo J, como as curvas (Temperatura x Tenso-mV) entres eles so diferentes, o transmissor ir transmitir um sinal como se estivesse um termopar tipo J instalado no processo e, sendo um termopar tipo K, ocorrer um erro de temperatura na transmisso. Onde Instalado Os transmissores de temperatura so instalados no prprio cabeote do sensor primrio (formato bolacha) ou em painis de controle com trilho Din. Tendncias Protocolo Hart: uma comunicao que sobrepe ao loop de 4 a 20 mA uma freqncia, atravs de uma chave comutadora de freqncia (FSK), na qual, transmite uma freqncia de 1200 a 2400 Hz, tendo com isso a no interferncia no sinal analgico de 4 a 20 mA, possibilitando a introduo de valores para a alterao de todos os tipos de parmetros possveis, atravs de software ou hand - held. Comunicao Serial Digital: A utilizao de uma rede de comunicao digital como, por exemplo, Profibus ou Fieldbus, possibilita que uma malha de controle tenha a monitorao, configurao e alterao em vrios instrumentos que estejam na mesma malha e que possuam o mesmo protocolo de comunicao. *Bruno Castellani tcnico em instrumentao e controle de processos e estagirio de engenharia do controle e automao na Ecil Temperatura Industrial Ltda.

Das könnte Ihnen auch gefallen