Sie sind auf Seite 1von 3

NIETZSCHE E A REINTERPRETAO MORAL DO EGOSMO

Estrutura do Captulo I: 1). DOS PRESSUPOSTOS 1.1). Elementos subjacentes crtica de Nietzsche moral 1.1.2). Verdade e interpretao como problema em Nietzsche 1.1.3). O discurso crtico e a exigncia de cientificidade 1.1.4). Dos instrumentos de combate: o sentido histrico e a fisiopsicologia 1.2). Schopenhauer e problema do fundamento da moral 1.2.1). O fenmeno cotidiano da compaixo como fundamento 1.2.2). Das motivaes antimorais 1.2.3). A compaixo e a fundamentao metafsica 1.3). Egosmo: as polissemias do conceito nos escritos de Nietzsche 1.3.1). As caractersticas do Egosmo nas Extemporneas 1.3.2). A potncia criadora do interesse prprio ou Eigennutz: a afirmao 1.3.3). Egosmo como instrumento de crtica: entre Egoismus e Selbstsucht e seus desdobramentos

Ao pensar em descrever a dimenso do egosmo com um trem, para poder exprimir a fora dessa potncia antimoral [o egosmo] sem muitos pormenores, e, portanto, ao buscar uma hiprbole baste enftica, cheguei por fim ao seguinte resultado: muitas pessoas seriam capazes de matar outras, simplesmente para poder engraxar as prprias botas com a gordura alheia . Mas restou-me o escrpulo de duvidar se esta seria realmente uma hiprbole (SCHOPENHAUER, 2005, p. 7) .

I) Dos Pressupostos No presente captulo analisaremos alguns dos pressupostos para uma reinterpretao moral do egosmo. Dividimos o primeiro captulo em trs partes: (1) num primeiro momento explicitaremos as delimitaes de nossa pesquisa e os aspectos metodolgicos intrnsecos ao pensamento nietzscheano, isto , os elementos adjacentes sua crtica da moral; (2) em seguida trataremos da reconstruo do argumento schopenhaueriano que versa sobre o fundamento da moral, tal intento se justifica, no fato que boa parte dessa argumentao a base em que Nietzsche apoia sua crtica moral da compaixo de Schopenhauer; (3) e no terceiro ponto desse primeiro captulo ser elaborado um breve inventrio da noo de egosmo levando em considerao o contexto e as polissemias do conceito ao longo da obra nietzscheana.

De incio vale destacar algumas consideraes a propsito do que entendemos por reinterpretao moral do egosmo em Nietzsche. Se por interpretar denominamos a ao daquele que confere sentido ou significado a um determinado objeto e, por interpretao designamos o resultado de tal procedimento, sendo assim podemos entender o reinterpretar como designativo da ao: interpretar novamente, desse modo, reinterpretao designaria o resultado de fazer uma nova interpretao. sob essa tica que desenvolveremos a questo egosmo e partimos do pressuposto de que Nietzsche empreende no s uma reinterpretao do egosmo no sentido conceitual, mas tambm do status do egosmo no mbito da moralidade e dos valores morais. Por isso mesmo, num certo sentido essa reinterpretao do egosmo faz parte de um engajamento moral avesso ao modo tradicional de pensar a prpria moral. Trata-se de uma reinterpretao que se articula no horizonte de combate, crtico tradio ocidental, moralizada e moralizante que, segundo o diagnstico nietzscheano, opera conforme a unanimidade moral, isto , impera pelo vis de um tipo nico de valorizao moral. Uma reinterpretao moral do egosmo, na medida em que faz frente moral dominante, seja atravs do combate ou da desestruturao, traz consigo indicao de que ainda so possveis outras morais e, portanto, novos valores, visto que ela faz da multiplicidade e do conflito as condies necessrias para novas valoraes. Embora na presente pesquisa abordemos a hiptese de uma afirmao do egosmo na literatura nietzscheana, descarta-se de incio a ideia de que o filsofo estaria com essa afirmao tcita estruturando ou fundamentando uma nova forma de moralidade, isto , a ideia de uma nova moral do egosmo a ser institucionalizada. O produto, entretanto, como pretendemos demonstrar, no propriamente uma moral do egosmo, mas uma retomada desse impulso no mbito da afirmao da vida. Isso no significa que no se possa encontrar um posicionamento moral em Nietzsche, ou ainda uma atitude segundo certa moralidade. No entanto, seja qual for o posicionamento do filsofo diante da moral, a questo do egosmo se apresenta como mvel central na rbita da crtica s modas morais, e tambm como pressuposto necessrio para a formulao de novos valores. Em decorrncia disso, uma parte preponderante dessa investigao se esforar em apontar o egosmo como condio histrica para o surgimento de uma moral superior. Em todo caso, trata-se de mais uma interpretao possvel. The End

O que pretendemos assinalar at aqui, justamente as variaes e os sentidos que a temtica do egosmo, assume em Nietzsche, no limite, levando em considerao os contextos e os problemas com os quais o filsofo trava dilogo. Em se tratando do egosmo, os maiores embates so aqueles em que est em cena a moral. E a esse aspecto, doravante direcionamos a nossa ateno. Elucidar os pressupostos da filosofia de Nietzsche na sua completude, no uma tarefa simples. Trata-se de uma tarefa praticamente impossvel. No entanto, se fez necessrio para o nosso trabalho, at aqui, analisar de forma geral os pressupostos do que entendemos uma reinterpretao moral do egosmo. Na verdade, vale destacar que precisamente nesse cenrio que brevemente acenamos: o experimento, apropriao e uso de novos conceitos, a atmosfera de cientificidade e o problema da verdade e da metafsica, linguagem e intepretao que se insere a questo da reinterpretao do egosmo. No captulo seguinte, analisaremos detalhadamente as nuances dessas questes acenando, sobretudo, para o egosmo como a lei da perspectiva, e posteriormente como condio privilegiada para o surgimento de valores nobres e elevados na humanidade.

Senhores, isso tudo o que eu tinha para lhes comunicar, agradeo pela ateno!

Das könnte Ihnen auch gefallen