Sie sind auf Seite 1von 8

7

Etapas de Implantao de Programas de Qualidade de Vida e a Mudana de Comportamentos


Ricardo Martineli Massola Especialista em Gesto da Qualidade de Vida na Empresa - UNICAMP

desenvolvimento de programas de Qualidade de Vida no ambiente de trabalho vem ganhando um importante destaque nos planos de negcios, nas formas de gesto da rea de recursos humanos, nos programas de Qualidade Total, assim como, vem sendo cada vez mais divulgado nas diversas formas de mdia (FERNANDES, 1996). Os resultados positivos destes programas, tanto para as empresas como para seus colaboradores, j foram bastante discutidos na literatura cientca (SIRGY, 2001), destacando-se, entre eles: diminuio do absentesmo e presentesmo, melhora da produtividade e ecincia, diminuio do nmero de queixas e gastos mdicos, como a melhoria da situao geral de sade do colaborador, de bem-estar fsico e psicolgico e de diversos outros ndices e capacidades especcos de cada programa. Os programas de alimentao saudvel proporcionam benefcios no s no controle ou diminuio do peso corporal, como na preveno dos diversos tipos de doenas crnicas, como a obesidade, o diabetes mellitus, a hipertenso arterial e a dislipidemia. Para que estes e outros programas voltados melhora da Qualidade de Vida dos funcionrios de uma empresa tenham xito, eles devem seguir planos de ao e metodologias j testados e evidenciados. O correto entendimento das formas de gesto de um programa pode ser um fator fundamental para o seu sucesso ou o fracasso.

51

Este captulo tem como objetivos fundamentar as etapas de implantao do programa realizado, bem como mostrar o contedo ministrado para que os colaboradores da FUNCAMP desenvolvessem e implantassem seus prprios programas.

As 3 Etapas de Implantao de um Programa


Seguindo uma metodologia ecaz e comprovada pela literatura cientca, podemos nos aproximar mais do sucesso na implantao de um processo de Qualidade de Vida no local de trabalho. O mtodo abaixo foi descrito por O DONELL (2000) e divide-se em 3 etapas: sensibilizao, mudana de estilo de vida e ambiente de suporte. ETAPA 1: Sensibilizao Suponhamos que quisssemos modicar os hbitos alimentares de uma pessoa, deixando apenas a sugesto de que ela deva diminuir o consumo de acar. Com certeza, muitas vezes ouvimos que devemos controlar a alimentao ou fazer atividades fsicas. Mas essas dicas dadas de forma isolada dicilmente se fazem entender pelo ouvinte. Isso porque as duas principais perguntas no foram respondidas: Por que diminuir o consumo de acar? Como fao para conseguir isso? Ao informarmos a pessoa que o consumo desenfreado do acar est associado obesidade, que ela pode vir acompanhada de outras doenas, como o diabetes e que, nessas condies, o indivduo ca dependente de medicamentos e dependente de um grande controle alimentar, estamos sendo uma grande fonte de informao. E mais, necessrio mostrar que existem formas de diminuir o consumo de acar sem alterar o sabor de muitos alimentos, tendo uma alimentao diversicada, saudvel e saborosa. A isso, chamamos de sensibilizao. A sensibilizao uma forma de transmitir informaes importantes s pessoas para que elas possam compreender melhor sobre um determinado assunto e para que possam ter o poder e a opo de tomar decises importantes para favorecer a sua sade. Sendo assim, a sensibilizao tem como objetivo fazer com que as pessoas aumentem o nvel de interesse sobre os tpicos abordados.

52

Segundo Vilarta e Gonalves (2004), so diversas as formas de sensibilizao: palestras, psteres, informativos escritos, publicao em jornais internos, murais, exames, check-up e feiras de sade. Sendo assim, a sensibilizao caracterizada por ser uma ao, algo pontual e especco. A sensibilizao possui a grande vantagem de ter um custo baixo e, dependendo de sua forma de divulgao, faz com que sua empresa ou instituio tenha um destaque maior entre os funcionrios, na comunidade em que est situada e na mdia. Entretanto, possui uma importante desvantagem: apenas a informao no capaz de fazer com que uma maioria modique seu comportamento. Sendo assim, toda sensibilizao deve ser seguida das outras fases de implantao de um programa. ETAPA 2: Mudana de Estilo de Vida / Desenvolvimento do Programa Nesta fase, damos incio ao desenvolvimento de um programa com o intuito de proporcionar subsdios aos participantes a modicar seus comportamentos. Os programas podem ser realizados em forma de grupos de apoio, utilizando-se mtodos de educao, de mudanas de comportamento e muitas atividades vivenciais. Para que isso acontea, necessrio que se tenha uma avaliao inicial do grupo (com os aspectos que sero acompanhados como IMC, percentual de gordura, colesterol, etc.) e uma avaliao nal dos mesmos indicadores. Mais importante que isso, que todos os participantes devem receber um feedback ou resposta sobre toda a sua situao. Isso far com que a pessoa saiba exatamente seu estado de sade com relao ao tema trabalhado, o que lhe dar a oportunidade de modicar o comportamento especco para sua melhora. Portanto, a etapa de mudana de estilo de vida deve possuir um comeo, meio e m, com a vantagem de que o indivduo identica-se com um grupo e recebe seu apoio. Sua grande desvantagem que, sendo um programa com comeo, meio e m, pode permitir que a pessoa sofra o chamado efeito sanfona, ou seja, ao trmino do programa, volta-se ao comportamento anterior e, por conseqncia, aos ndices anteriores prejudiciais sade. Para que evitemos as recadas, devemos pensar em nossa terceira etapa.

53

ETAPA 3: Ambiente de Suporte Esta etapa visa a proporcionar s pessoas envolvidas no programa um ambiente saudvel, de acordo com o tema trabalhado. incoerente proporcionarmos s pessoas um programa de controle de peso, se continua a existir, no ambiente de trabalho, as vending machines (mquinas em que podemos comprar alimentos) com alimentos no saudveis, ou mquinas de refrigerantes com alto teor de acar. Em um programa para alimentao saudvel, deve-se estimular os envolvidos a realizar compras de alimentos saudveis pois, se alimentos ricos em gorduras ou aucares estiverem disponveis em casa, eles certamente sero consumidos. Em uma empresa, deve-se modicar o cardpio para sempre se ter a opo de alimentos saudveis. Da mesma forma, em um programa de estmulo prtica de atividades fsicas, deve-se proporcionar um espao para que essa prtica ocorra. Vemos, portanto, que a etapa do ambiente de suporte transforma o programa em um processo, ou seja, algo contnuo, sem m, e que permite que qualquer pessoa possa dele desfrutar. Dessa forma, a etapa 3 deve adequar o ambiente para estimular um estilo de vida saudvel.

Dicas Importantes para as Etapas


Algumas dicas prticas importantes podem ser seguidas para o melhor andamento do processo. Entre elas: Tenha um gestor: importante que as pessoas identiquem algum como responsvel pelo programa, sempre que tiverem uma dvida, sugesto ou crtica. O gestor deve ser o lder e no o dono do processo. Empowerment: signica empoderamento, ou seja, devemos dar aos colaboradores a oportunidade de opinar e de tomar decises sobre o andamento do processo. Assim, ele ir conter as necessidades especcas do pblico alvo.

54

Elabore um suporte material: importante que todos possam ter um material para se aprofundar nos assuntos discutidos, ou para que possam praticar sozinhos e/ou com a famlia. Apoio da liderana: os lderes so exemplos a serem seguidos. Se a liderana da empresa acredita e apia o processo, os demais funcionrios estaro mais motivados a participar. importante que todos reconheam o processo como um programa corporativo.

Etapas de Mudana de Comportamento


Vimos quais so as etapas para implementar um programa de Qualidade de Vida. Entretanto, sabemos que as pessoas encontram-se em diferentes fases de aceitao de mudana. Por que algumas pessoas mudam seu comportamento apenas com a sensibilizao, enquanto outras precisam se inserir em um programa? Por que alguns conseguem parar de fumar de maneira mais fcil que outros? Isso porque cada um de ns encontra-se em uma fase diferente de mudana de comportamento. Essas fases foram descritas por PROCHASKA (1983) e so amplamente utilizadas, como veremos a seguir.

Pr-Contemplao
Na fase de pr-contemplao o indivduo possui uma grande resistncia em entender, reconhecer ou modicar o problema. comumente descrita em indivduos alcolatras ou consumidores de drogas, que acreditam que no so viciados ou que podem parar com aquilo a qualquer momento. Uma caracterstica fundamental dos indivduos em pr-contemplao que eles no pretendem mudar seu comportamento em um futuro prximo.

Contemplao
Os indivduos em fase de contemplao conseguem identicar que possuem um problema e at consideram enfrent-lo. Entretanto, esse enfrentamento nunca acontece. como um indivduo com excesso de peso que considera isso um problema, pensa em modicar seu comportamento, mas nunca inicia uma dieta ou exerccios fsicos. PROCHASKA (1983) menciona que como se saber para onde quer ir, mas ainda sem estar preparado para ir para l.
55

Preparao
Na fase de preparao, o indivduo identica seu problema e tenta modicar seu comportamento para melhorar, mas a tentativa no bemsucedida ou persistente. Muitas pessoas iniciam suas dietas ou reeducao alimentar, mas rapidamente voltam aos hbitos antigos. Da mesma forma, sempre vemos pessoas que iniciam a prtica de atividades fsicas, mas rapidamente a interrompe. Ou seja, o indivduo est preparado para a mudana, faz algumas tentativas, mas no consegue faz-las de forma efetiva.

Ao
Se um indivduo identica seu problema, considera enfrent-lo e faz uma tentativa bem sucedida, ou seja, realmente modica seu comportamento, dizemos que essa pessoa encontra-se em fase de ao. Na fase de ao, toma-se a deciso e modica-se o comportamento. Por isso, algumas pessoas conseguem mais facilmente iniciar e manter uma dieta ou praticar exerccios fsicos.

Manuteno
A fase de manuteno caracteriza-se pela persistncia da mudana e pelo esforo em evitar recadas. A partir do momento em que o comportamento saudvel tornou-se um hbito e no se apresentam riscos para recadas, dizemos que se chegou a fase de trmino, ou seja, um padro estvel ou a cura.

56

A Motivao para a Mudana


Alguns autores (FADIMAN, 1996) relatam tipos de motivao ou reforo como formas de se estimular a mudana de comportamento. Basicamente elas podem ser: Reforo aversivo (punio), em que se escolhe o comportamento a ser punido. Por exemplo, se a pessoa no se alimenta de forma saudvel naquele dia, no ter direito sobremesa. Reforo positivo (recompensa), em que se escolhe um comportamento a ser recompensado. Por exemplo, se seguir a dieta por seis dias na semana, no stimo ser permitido alguns alimentos restritos.

Integrando as Etapas
Ao nos depararmos com as etapas de mudana de comportamento, vemos que as diculdades so muitas at se chegar nos estgios de ao e manuteno. Entretanto, podemos ter um caminho bem-sucedido adotando a metodologia das etapas de implantao de programas de Qualidade de Vida. Vemos que os indivduos em pr-contemplao e contemplao precisam ser sensibilizados, para entender melhor seu problema e despertar o interesse pela mudana. Os indivduos sensibilizados e os que se encontram em fase de preparao e ao tero o total benefcio atravs da participao em um programa estabelecido, ou seja, na fase de mudana de estilo de vida. Para que todos possam manter seus processos de mudana e alcanar a estabilidade, o ambiente de suporte fundamental. Assim, podemos entender que dicilmente mudamos o comportamento de um colaborador sem antes termos um plano de ao com um mtodo ecaz e comprovado. Respeitando-se as etapas, os limites e os comportamentos de cada indivduo, chegaremos mais perto do sucesso de nosso programa.

57

Referncias Bibliogrcas
FADIMAN, James. Teorias da personalidade. 1. ed. So Paulo: Harbra, 1986. 216 p. FERNANDES, Eda. Qualidade de Vida no trabalho: Como medir para melhorar. 3. ed. Salvador: Casa da Qualidade, 1996. 14 p. ODonnell, Michael. How to design workplace health promotion programs. Cleveland: American Journal of Health Promotion, 2000. PROCHASKA, J. O. & DiClemente, C. C. The stages and process of self-change in smoking: towards an integrative model of change. J. Consult. Clin. Psycol., 51:390-5, 1983. SYRGY, M. J. et al. A new measure of quality of work life (QWL) based on need satisfaction and spillover theories. Social Indicators Research, v. 55, p. 241-302. 2001. VILARTA, R., GONALVES, A. Qualidade de Vida e o Mundo do Trabalho. In: Qualidade de Vida e Atividade Fsica: Explorando teoria e prtica. Barueri: Manole, 2004. p. 133.

58

Das könnte Ihnen auch gefallen