Sie sind auf Seite 1von 2

A CONTRIBUIO DE MAX WEBER Max Weber foi o grande sistematizador da sociologia na Alemanha por volta do sculo XIX, um pouco

mais tarde do que a Frana, que foi impulsionada pelo positivismo. O Idealismo, corrente sociolgica de Max Weber, se distingui do Positivismo em raz o de alguns aspectos! PARA O POSITIVISMO: A histria o processo universal de evolu o da humanidade, cu"os est#gios o cientista pode perce$er pelo mtodo comparativo, capaz de apro%imar sociedades humanas de todos os tempos e lugares. A histria particular de cada sociedade desaparece dilu&da nessa lei geral que os pensadores positivistas tentaram reconstruir. 'ssa forma de pensar faz desaparecer as particularidades histricas, e os indiv&duos s o dissolvidos em meio a foras sociais impositivas. PARA O IDEALISMO: Atravs das idias de Weber, a pesquisa histrica essencial para a compreens o das sociedades. 'ssa pesquisa, $aseada na coleta de documentos e no esforo interpretativo das fontes, permite o entendimento das diferenas sociais, que seriam de g(nese e forma o, e n o de est#gios de evolu o. )ortanto, o car#ter particular e espec&fico de cada forma o social e histrica, deve ser respeitado. O conhecimento histrico, entendido como a $usca de evid(ncias, torna*se um poderoso instrumento para o cientista social. Weber consegue combinar duas perspectivas ! A histrica, que respeita as particularidades de cada sociedade, e a sociolgica, que ressalta os elementos mais gerais de cada fase do processo histrico. Weber propunha para a pesquisa, o mtodo compreensivo , isto , um esforo interpretativo do passado e de sua repercuss o nas caracter&sticas peculiares das sociedades contempor+neas. 'ssa atitude de compreens o que permite ao cientista atri$uir aos fatos esparsos, um sentido social e histrico. ,eu o$"eto de investiga o a a o social, a conduta humana dotada de sentido, isto , de uma "ustificativa su$"etivamente ela$orada. Assim, o homem passou a ter, enquanto indiv&duo, na teoria Weberiana, significado e especificidade. - ele que d# sentido . sua a o social! esta$elece a cone% o entre o motivo da a o, a a o propriamente dita e seus efeitos.

)ara a sociologia positivista, a ordem social su$mete os indiv&duos como foras e%teriores a eles. )ara Weber, ao contr#rio, n o e%iste oposi o entre indiv&duo e sociedade! as normas sociais s se tornam concretas quando se manifestam em cada indiv&duo so$ a forma de motiva o. Weber re"eita a maioria das proposi/es positivistas! o evolucionismo, a e%terioridade do cientista em rela o ao o$"eto de estudo, ou se"a, as sociedades, e a recusa em aceitar a import+ncia dos indiv&duos e dos diferentes momentos histricos na analise da sociedade. O cientista, como todo indiv&duo em a o, tam$m age guiado por seus motivos, sua cultura, sua tradi o, sendo imposs&vel descartar*se, como propunha 0ur1heim, com suas idias. '%iste sempre certa parcialidade na an#lise sociolgica, inerente . pesquisa, como a toda forma de conhecimento. Os fatos sociais n o s o coisas, mas acontecimentos que o cientista perce$e e cu"as causas procura desvendar. )ortanto para a sociologia de 2e$er, os acontecimentos que integram o social t(m origem nos indiv&duos. O cientista parte de uma preocupa o com significado su$"etivo, tanto para ele como para os demais indiv&duos que comp/em a sociedade. ,ua meta compreender, $uscar os ne%os causais que d(em o sentido da a o social.

Das könnte Ihnen auch gefallen