Sie sind auf Seite 1von 16

ferro fundido

ferro fundido
Os ferros fundidos so ligas de ferro e carbono com teores elevados de silcio e tambm so fabricados a partir do ferro-gusa. No ferro fundido o carbono est presente com teores entre 2 e 4,5%. Como conseqncia so mais duros do que o ao. Alm disso, por causa do silcio, forma-se grafite em sua estrutura, o que os tornam mais frgeis. Portanto, no possvel forj-los, estir-los, lamin-los ou verg-los em qualquer temperatura.

ferro fundido
A transformao do gusa acontece em dois tipos de fornos: forno eltrico forno cubil No forno eltrico, o processo semelhante ao de produo do ao.

ferro fundido
O forno cubil trabalha com ferro-gusa, sucata de ao, calcrio (para separar as impurezas), ferro-silcio, ferromangans e coque (combustvel). Funciona sob o princpio da contra-corrente (como o alto-forno), ou seja, a carga metlica e o coque descem e os gases sobem. O forno cubil no permite que se faa um controle rigoroso da composio qumica do metal. Por isso, ele empregado para a produo de ferro fundido que ser usado na fabricao de peas que no sofrero grandes esforos. Para a produo de ferros fundidos de alta qualidade, so usados fornos eltricos ou fornos cubil em conjunto com os fornos eltricos.

ferro fundido
Tipos de ferro fundido O ferro fundido uma liga ternria. Isso quer dizer que composto de trs elementos: ferro, carbono (2 a 4,5%) e silcio (1 a 3%). Existe ainda o ferro fundido ligado, ao qual outros elementos de liga so acrescentados para dar alguma propriedade especial liga bsica. Dependendo da quantidade de cada elemento e da maneira como o material resfriado ou tratado termicamente, o ferro fundido ser cinzento, branco, malevel ou nodular.

ferro fundido

O que determina a classificao em cinzento ou branco a aparncia da fratura do material depois que ele resfriou. Essa aparncia, por sua vez, determinada pela forma como o carbono se apresenta depois que a massa metlica solidifica. Ele se apresenta sob duas formas: como cementita (Fe3C) ou como grafita.

ferro fundido
Ferro fundido cinzento No ferro fundido cinzento, o carbono se apresenta sob a forma de grafita, em flocos ou lminas, que d a cor acinzentada ao material. Como o silcio favorece a decomposio da cementita em ferro e grafita, esse tipo de liga ferrosa apresenta um teor maior de silcio (at 2,8%). Outro fator que auxilia na formao da grafita o resfriamento lento.

ferro fundido
Ferro fundido cinzento Os ferros fundidos cinzentos apresentam boa usinabilidade e grande capacidade de amortecer vibraes. Por causa dessas caractersticas, so empregados nas indstrias automobilstica, de equipamentos agrcolas e de mquinas e, na mecnica pesada, na fabricao de blocos e cabeotes de motor, carcaas e plats de embreagem, suportes, barras e barramentos para mquinas industriais.

ferro fundido
Ferro fundido branco O ferro fundido branco formado no processo de solidificao, quando no ocorre a formao da grafita e todo o carbono fica na forma de carboneto de ferro (ou cementita). Da, sua cor clara. Para que isso acontea, tanto os teores de carbono quanto os de silcio devem ser baixos e a velocidade de resfriamento deve ser maior. Nos ferros fundidos brancos ligados, elementos como o cromo, o molibdnio e o vandio funcionam como estabilizadores dos carbonetos, aumentando a dureza.

ferro fundido
Ferro fundido branco Por causa da elevada dureza, os ferros fundidos brancos so frgeis, embora tenham uma grande resistncia compresso, ao desgaste e abraso.

Essa resistncia e dureza se mantm mesmo em temperaturas elevadas. Por isso, esse tipo de material ferroso empregado em equipamentos de manuseio de terra, minerao e moagem, rodas de vages e revestimentos de moinhos.

ferro fundido
Ferro fundido malevel O ferro fundido malevel um material que rene as vantagens do ao e as do ferro fundido cinzento. Assim, ele tem, ao mesmo tempo, alta resistncia mecnica e alta fluidez no estado lquido, o que permite a produo de peas complexas e finas. O ferro fundido malevel produzido a partir de um ferro fundido branco submetido a um tratamento trmico, por vrias horas, que torna as peas fabricadas com esse material mais resistentes ao choque e s deformaes. Dependendo das condies do tratamento trmico, o ferro pode apresentar o ncleo preto ou branco.

ferro fundido
Ferro fundido malevel de ncleo preto O ferro fundido malevel de ncleo preto (ou americano) passa por um tratamento trmico em atmosfera neutra, em que a cementita se decompe em ferro e carbono e, no qual, o carbono forma uma grafita compacta, diferente da forma laminada dos ferros fundidos cinzentos. usado para a fabricao de suportes de molas, caixas de direo, cubos de rodas, bielas, conexes para tubulaes hidrulicas e industriais.

ferro fundido
Ferro fundido malevel de ncleo branco O ferro fundido malevel de ncleo branco passa por um tratamento trmico, em atmosfera oxidante, no qual o carbono removido por descarbonetao, no havendo formao de grafita. Por causa disso, ele adquire caractersticas semelhantes s de um ao de baixo carbono e pode ser soldado. um material indicado para a fabricao de barras de toro, corpos de mancais, flanges para tubos de escapamento.

ferro fundido
Ferro fundido nodular O ferro fundido nodular, cuja estrutura apresenta partculas arredondadas de grafita, obtido com a adio de elementos, como o magnsio, na massa metlica ainda lquida. Com o auxlio de tratamentos trmicos adequados, esse material pode apresentar propriedades mecnicas, como a ductilidade, a tenacidade, a usinabilidade e as resistncias mecnica e corroso, melhores do que as de alguns aos-carbono.

ferro fundido
Ferro fundido nodular Devido s suas propriedades e ao menor custo de processamento, est substituindo alguns tipos de aos e os ferros fundidos maleveis na maioria de suas aplicaes. Mancais, virabrequins, cubos de roda, caixas de diferencial, peas de sistema de transmisso de automveis, caminhes e tratores so produtos fabricados com o ferro fundido nodular.

ferro fundido

As propriedades dos ferros fundidos podem ser melhoradas no s com a adio de elementos de liga, mas tambm por meio de tratamento trmico.

Os produtos de ferro fundido, assim como os de ao, e de qualquer outro tipo de material, so normalizados, ou seja, seguem as normas da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas).

Das könnte Ihnen auch gefallen