Sie sind auf Seite 1von 7

Contabilidade Avanada para Auditor Fiscal da Receita Federal Teoria e exerccios comentados Profs.

Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula Extra AULA EXTRA: ATIVOS CONTINGENTES E NDICES DE ROTAO.

INTRODUO Ol, meus amigos. Como esto?! Nesta aula, vamos enviar uma complementao sobre Ativos Contingentes e os ndices de Rotao (tambm chamados de ndices de Atividades). Tais ndices no constam no edital, mas melhor dar uma olhada e estar preparado para ocaso da ESAF cobrar. Pedimos que as dvidas sejam postadas no frum de dvidas do Estratgia Concursos. MAS CONTINUAREMOS RESPONDENDO AOS E-MAILS, QUE SO: gabrielrabelo@estrategiaconcursos.com.br lucianorosa@estrategiaconcursos.com.br Quaisquer dvidas, por favor, enviem aos dois e-mails, para que ambos possamos ter cincia do que est se passando no curso. Desejamos boa sorte no concurso! Forte abrao!

Gabriel Rabelo/Luciano Rosa.


"PESSOAS COM METAS TRIUNFAM PORQUE SABEM PARA ONDE VO. TO SIMPLES COMO ISSO." - EARL NIGHTINGALE

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 7

Contabilidade Avanada para Auditor Fiscal da Receita Federal Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula Extra 1. Ativo Contingente Segundo o CPC, item 31, a entidade no deve reconhecer um ativo contingente. Devem, sim, ser evidenciados em notas explicativas. Os ativos contingentes surgem normalmente de evento no planejado ou de outros no esperados que do origem possibilidade de entrada de benefcios econmicos para a entidade. Um exemplo uma reivindicao que a entidade esteja reclamando por meio de processos legais, em que o desfecho seja incerto (item 32). Portanto, ativos contingentes surgem da possibilidade da entrada de benefcios econmicos no esperados ou no planejados. Grave-se: ativos contingentes no so reconhecidos nas demonstraes contbeis at que a realizao de ganho seja praticamente certa, hiptese na qual deixaremos de caracteriz-lo como contingente.

Ativo Contingente: A entrada de benefcios econmicos : 1) Praticamente certa: Nesse caso, no um ativo contingente. A Empresa contabiliza o ativo. 2) Provvel, mas no praticamente certa: no contabiliza, mas divulga. 3) A entrada no provvel ( possvel ou remota): No contabiliza e nem divulga. Vamos ver uma questo da FCC: 32. (FCC/MP Amap/Analista Cincias Contbeis/2012) A empresa Justos S.A. possui vrios prejuzos fiscais decorrentes da sua fase inicial de implantao. No atual exerccio passou a realizar os resultados projetados em seu plano de negcios. H evidncias grandes da realizao de resultados nesse exerccio. Dessa forma, deve a empresa: (A) compensar os ativos contingentes reconhecendo-os pelo resultado lquido. com os passivos contingentes,

(B) aguardar a efetivao dos lucros e reconhecer no exerccio seguinte os ativos contingentes. (C) no reconhecer os ativos contingentes, somente compensando-os contra o imposto devido.
Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 7

Contabilidade Avanada para Auditor Fiscal da Receita Federal Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula Extra (D) reconhecer os ativos contingentes contabilmente nas demonstraes contbeis. (E) evidenciar os ativos contingentes somente em notas explicativas. Comentrio: Como praticamente certo que a empresa ir compensar os prejuzos fiscais, deve reconhecer um ativo (que no mais contingente, pois praticamente certa a sua realizao). Gabarito D ndices de Rotao: 2 Anlise do Ciclo Operacional e anlise do Ciclo Financeiro 2.1 ndices de Atividade (rotao) Os ndices de rotao indicam a velocidade com que os elementos patrimoniais se renovam durante um certo perodo de tempo. Por essa razo, so geralmente expressos em dias ou meses. Tais ndices expressam relacionamentos dinmicos, que acabam influindo bastante na posio de liquidez e rentabilidade. Normalmente, envolvem itens do balano e da DRE, simultaneamente. 2.2 Rotao de Estoque (RE) Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) RE = ----------------------------------------------------Estoque Mdio Estoque inicial (EI) + Estoque final (EF) Estoque mdio = ------------------------------------------------------2 Este ndice indica quantas vezes o estoque se renovou por causa das vendas. Ex. CMV = 120.000 e estoque mdio = 20.000 CMV 120.000 RE = --------------------- => RE = ------------- => RE = 6 Estoque mdio 20.000 Isto significa que a empresa renovou seu estoque de mercadorias 6 vezes durante o ano, ou seja, comprou e vendeu o equivalente ao seu estoque mdio 6 vezes.
Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 7

Contabilidade Avanada para Auditor Fiscal da Receita Federal Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula Extra 2.3 Prazo Mdio de Rotao do Estoque (PMRE) 360 PMRE = -------------RE Considerando o exemplo acima, temos: 360 PMRE = -------------- => PMRE = 60 dias 6 De uma forma geral, quanto maior a rotao, ou seja, quanto menor o prazo mdio de renovao do estoque, melhor. Mas os ndices de rotao devem ser analisados em conjunto com os outros indicadores da empresa. Um estoque muito pequeno (que aumentaria a rotao) pode levar a empresa a perder vendas, por exemplo. Obs. 1 : devemos sempre considerar o ano com 360 dias, a no ser que a questo informe expressamente nmero de dias diferente (365 ou 366) Obs. 2 : Se no for informado o estoque mdio, podemos usar o estoque final para o clculo da RE. 2.4 Rotao de Duplicatas a Receber (RDR) ( ou de Clientes, ou de Contas a Receber) Vendas a Prazo RDR = ----------------------------------------Mdia de Duplicatas a Receber Ex. Duplicatas a receber em 31/12/X1 = 30.000; duplicatas a receber em 31/12/X2 = 50.000; vendas a prazo em X2 = 320.000 320.000 RDR = ---------------------------- => RDR = 8 (30.000 + 50.000) --------------------2 Este ndice significa que a empresa vendeu a prazo e recebeu 8 vezes durante o ano. Obs.1 Pode ser usado apenas o saldo final de duplicatas a receber, caso a questo no informe o saldo inicial

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

4 de 7

Contabilidade Avanada para Auditor Fiscal da Receita Federal Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula Extra Vendas a Prazo RDR = -------------------------------------------Saldo final de Duplicatas a Receber 3.5 Prazo Mdio de Rotao de Duplicatas a Receber (PMRDR) 360 PMRDR = ------------RDR Usando o clculo anterior, temos: 360 PMRDR = ---------- => PMRDR = 45 dias 8 Significa que, em mdia,a empresa demora 45 dias para receber as vendas a prazo. 2.6 Ciclo Operacional (COP) O Ciclo Operacional o perodo que a empresa leva para comprar estoque, vender e receber. Normalmente, o Ciclo Operacional menor nas empresas comerciais que nas empresas industriais. Compra ------- vende--------------- recebe ! ! !______________________________ ! Um ciclo operacional O clculo do Ciclo Operacional pode ser efetuado atravs da soma do PMRE com o PMRDR. Por exemplo, supondo que ndices calculados nos itens 2.3. e 2.5 sejam da mesma empresa, o Ciclo Operacional ser: COP = PMRE + PMRDR => COP = 60 dias + 45 dias=> COP = 105 dias. Ex: (ICMS SP 2006 FCC) Uma Empresa tem Prazo mdio de renovao dos estoques 74 dias; Prazo mdio de recebimento de vendas 63 dias; Prazo mdio de pagamento de compras 85 dias e Ciclo de caixa 52 dias. Considerando essas informaes, o Ciclo Operacional de A) 128 dias. B) 137 dias. C) 140 dias. D) 142 dias. E) 145 dias.
Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 7

Contabilidade Avanada para Auditor Fiscal da Receita Federal Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula Extra Resoluo : PMRE 74 dias + PMRV 63 dias => COP = 74+63 = 137 dias LETRA B Obs: As empresas comerciais normalmente possuem apenas o estoque de mercadorias. Mas as empresas industriais possuem estoques de matria-prima, de produtos em elaborao e de produtos acabados. Desta forma, para calcularmos o Ciclo Operacional de uma indstria, temos que calcular o PMRE de matria-prima, de produtos em elaborao e de produtos acabados. A soma prazo mdio de rotao destes trs tipos de estoque, mais o prazo mdio de rotao das duplicatas a receber, indica o Ciclo Operacional das empresas industriais.

2.7 Rotao de Fornecedores (RF) (ou Duplicatas a Pagar) Compras a Prazo RF = ---------------------------------Mdia de Fornecedores Ex. Fornecedores em 31/12/X1 = 20.000; Fornecedores em 31/12/X2 = 30.000; compras a prazo em X2 = 150.000 150.000 RF = ---------------------------- => RF = 6 20.000 + 30.000 -------------------2 Este ndice indica que, durante o exerccio de X2, a empresa girou a conta de fornecedores, em mdia, 6 vezes. Vale repetir a mesma observao anterior, se a questo mencionar apenas o saldo final de fornecedores, o calculo pode ser efetuado com este valor. 2.8 Prazo Mdio de Rotao de Fornecedores (PMRF) 360 PMRF = ------------RF Usando o clculo anterior, temos:

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 7

Contabilidade Avanada para Auditor Fiscal da Receita Federal Teoria e exerccios comentados Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aula Extra 360 PMRF = ---------- => PMRF = 60 dias 6 Assim, a empresa leva, em mdia, 60 dias para pagar suas compras a prazo. Normalmente, este um ndice do tipo quanto maior, melhor. 3.9 Ciclo Financeiro (CF) ou Ciclo de Caixa O Ciclo Financeiro ou Ciclo de Caixa calculado da seguinte forma: Ciclo Financeiro = Ciclo Operacional Prazo Mdio de Rotao dos Fornecedores

Compra ------- vende--------------- recebe ! ! !______________________________ ! Um ciclo operacional Compra pagamento ! ! ! !__________________ ! ! ! ! !____________! Ciclo Financeiro Repare que a questo da FCC j fornece o valor do Ciclo Financeiro (tambm chamado de Ciclo de Caixa) : Ex: (ICMS SP 2006 FCC) Uma Empresa tem Prazo mdio de renovao dos estoques 74 dias; Prazo mdio de recebimento de vendas 63 dias; Prazo mdio de pagamento de compras 85 dias e Ciclo de caixa 52 dias. Ciclo Operacional => PMRE + PMRV => COP = 74 + 63 => COP = 137 dias Ciclo Financeiro : Ciclo Operacional PMPC => CF = 137 dias 85 dias CF = 52 dias.

Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 7

Das könnte Ihnen auch gefallen