Sie sind auf Seite 1von 3

ETAPA 1 E 2 : PASSO1: ALUMNIO O alumnio possui smbolo qumico Al, nmero atmico (z) 13 encontrado na natureza atravs da bauxita,

, Os principais constituintes deste material so a gibbsita, polimorfos boehmita, -AlO(OH), e diasprio, -Al(OH)3, e os -AlO(OH) 3, sendo que as propores das trs

formas variam dependendo da localizao geogrfica do minrio, o metal mais abundante na crosta terrestre, as reservas brasileiras esto entre as maiores do mundo. Apesar disso o alumnio no encontrado puro, sua extrao s ocorre na forma de xidos e silicatos. Diversos compostos de ons Al3+ apresentam relevncia industrial no mundo atual, como, por exemplo: Al(OH)3, Al2O3, Na[Al(OH)4], Al2(SO4)3 e haletos de alumnio, dos quais os dois primeiros, usados para a produo do metal, so os de maior importncia econmica. Dentre as principais aplicaes dos compostos de alumnio, destacam-se o tratamento para obteno de gua potvel, o tingimento de tecidos, a manufatura de produtos de higiene, medicamentos, refratrios e catalisadores1, 2. Por se tratar de um material leve com densidade 2,702 g/cm3 durvel, resistente e bonito o alumnio pode ser aplicado em vrios setores do nosso cotidiano bem como nos bens de consumo: Utenslios domsticos panelas, assadeiras; nos meios de transporte: Automveis (motor, carroceria, suspenso), Motocicletas, Caminhes, nibus, Avies, metrs etc. Construo Civil: Forros, Box, esquadrias, acabamentos. Outra vantagem de utilizar o alumnio so as embalagens por possuir versatilidade, praticidade e boa condutividade trmica. Outro aspecto interessante sua condutividade eltrica; assim muito utilizada para transmisso de alta tenso, e pra-raios. Equipamentos: Impressoras, ferramentas para minerao, aquecedores solares etc. Outra caracterstica do alumnio um metal 100% reciclvel sendo assim economicamente vivel e sustentvel, pois sua reciclagem consome apenas 5% da energia gasta na sua fabricao. A substituio do ao pelo alumnio bem sucedida devido s inmeras vantagens que contem o alumnio, o principal consumidor desse produto nesse caso a aviao e o setor automobilstico que constantemente busca maior resistncia e leveza dos componentes para atingir maiores performances e economia de combustvel. O ao nesse caso fica em segundo plano atendendo as demandas de resistncias e durezas tambm propriedades que o alumnio no contm.

PASSO 2: Que produtos podem ser obtidos a partir da bauxita?

Al(OH)3: Hidrxido de alumnio, uma base; Al2O3: xido de alumnio, alumina, um xido; Al2(SO4)3.XH2O: Sulfato de alumnio hidratado, um sal; KAl(SO4)2.12H2O: Sulfato duplo de alumnio e potssio ( um almen), um sal duplo hidratado; Na[Al(OH)4](aq): Aluminato de sdio ou tetra (hidroxo) aluminato de potssio, um sal de carter bsico; AlCl3: Cloreto de alumnio anidro, um sal; Al2(SO4)3: Sulfato de alumnio, um sal; Al2(OH)6-nClnxH2O: Cloreto bsico de alumnio, um sal de carter bsico.

ALUMNIO

CARACTERSTICAS OU PROPRIEDADES:

APLICAES NO DIA A DIA:

Smbolo Qumico: Al Nmero Atmico (Z): 13 Massa Atmica: 26,98153 Configurao Eletrnica: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p1

Bens de Consumo: Utenslios Domsticos: Panelas; Assadeiras. Bicicletas.

Densidade: 2,702 g/cm3 Motocicletas; Automveis (Motor Carroceria); Ponto de Fuso (PF): 660C Ponto de Ebulio (PE): 2519 C Caminhes/ nibus (Carrocerias Assoalhos); Naval/ Ferrovirio.

Transporte:

Construo Civil: Forros, Box, Esquadrias. Embalagens: Folhas, Laminados, Latas, Cosmticos.

Indstria Eltrica: Cabos de Alumnio, Cabos para transmisso; Condutores Isolados, Pararaios.

Mquinas e Equipamentos: Ferramentas para minerao, tubulaes, Aquecedores solares, solenoides Capacitores.

Outros setores: Combustvel slido para foguetes, resinas epxi Tijolos refratrios.

Das könnte Ihnen auch gefallen