Sie sind auf Seite 1von 26

Volume 1 - No 2 - Julho/Dezembro 2011

Ps-Modernidade e Fragmentao do Sujeito: globalizao, identidade e transmidiao


Cristiane Dominiqui Vieira Burlamaqui Universidade Lusfona de Humanidades e Tecnologias crisburla@hotmail.com

Resumo
A globalizao como evento gerador de novas formas de reestruturao espaotemporal ao mesmo tempo em que proporcionou a popularizao da cultura ocidental, acabou por fortalecer identidades locais. Neste artigo iremos apresentar uma breve trajetria da constituio da identidade cultural do sujeito ps-moderno que na transio da modernidade para a ps-modernidade, vai se ressignificando influenciado pelos novos cdigos culturais que ento se forjam, resultando em outras maneiras de organizao e participao social. Palavras-chave: Identidade cultural; Globalizao; Cultura da convergncia; Discurso.

Postmodernity and Fragmentation of the Subject: globalization, identity and transmediation Abstract
Globalization as a generator of new forms of restructuring time and space, at the same time that the western culture were spread, eventually strengthening local identities. In this article we present a brief history of the constitution of postmodern subject cultural identity with the transition from modernity to postmodernity, giving new significations influenced by new cultural codes, resulting in other ways of social organization and participation. Keywords: Cultural Identity, Globalization, Convergence Culture, Discourse.
70
Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Volume 1 - No 2 - Julho/Dezembro 2011

Introduo
no final do sculo XX e na primeira dcada do sculo XXI, que se aprofundam as transformaes socioculturais, polticas e econmicas geradas pela compresso espao-temporal consequncia de globalizao. O estgio atual da globalizao ocorre no momento em que a crescente incluso e popularizao das tecnologias da informao e comunicao (doravante TIC), proporcionam um mundo cada vez mais interconectado. Tambm1 conhecida como modernidade tardia, ou psmodernidade, neste perodo que se entrecruzam as aceleradas mudanas oriundas do avano tecnolgico e as rupturas dos paradigmas que constituam a identidade cultural do homem moderno, uma identidade unificada e coesa2. Partindo dos pressupostos acima, desde j afirmo que a globalizao e os impactos econmicos, polticos e socioculturais decorrentes dela, traaram o estgio atual onde comportamentos, novos cdigos culturais e outras mudanas macroestruturais no mbito de Estado nao, vem se aprofundando. Pela complexidade inerente tentativa de conceituar identidade na modernidade tardia, sustentarei meus argumentos nas ideias de ruptura, fragmentao e descentralizao do sujeito e de suas identidades na transio da modernidade para a ps-modernidade e, por meio, de uma espcie, de Zeitgeist3 sociolgico lanarei mo de referenciais tericos das cincias sociais e humanas no intuito de apreender o ethos do homem ps-moderno. Primariamente, o trabalho de Hall (2006) servir como referencia para tratar da identidade cultural na ps-modernidade. Castells (2002) e Giddens (2010) nos auxiliaro no traar imagtico das mudanas ocorridas no mundo a partir da segunda metade do sculo XX e inicio do sculo XXI. Com
Alguns autores preferem se referir a este perodo como ps-modernidade, ou modernidade lquida, ou modernidade vazia, ou modernidade reflexiva, outros era da globalizao ou era da informatizao. Ver Giddens (1997), Bauman (2000), Castells (2002 e 2005) e Lipovetsky (2005). 2 Hall (2006, p. 07) afirma que as velhas identidades, que por tanto tempo estabilizaram o mundo social, esto em declnio, fazendo surgir novas identidades e fragmentando o indivduo moderno, at aqui visto como um sujeito unificado, isto se deu em funo de mudanas estruturais na sociedade onde paisagens culturais de classe, gnero, sexualidade, etnia, raa e nacionalidade (Hall, 2006, p. 09) foram sendo fragmentadas. 3 Termo alemo para esprito (Geist) do tempo (Zeit) refere-se ao clima moral, cultural e intelectual caracterstico de uma determinada era.
1

71
Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Volume 1 - No 2 - Julho/Dezembro 2011 Aranha (2011), Gosciola (2011) e Jenkins (2006) aportarei para falar sobre a cultura da convergncia e sua relao com uma nova maneira de comportamento narrativo disperso em diversas mdias. Dividido em trs sees o presente artigo, inicialmente, se aventurar em uma selva de conceitos que ungidos pela transitoriedade da vida ps-moderna enfrentar a dura tarefa de apresentar os paradigmas que por hora marcam as principais caractersticas de um mundo em constante transformao4. Na primeira seo intitulada Das luzes s incertezas: da modernidade psmodernidade, apresentarei algumas rupturas ocorridas no processo de transio da modernidade para a ps-modernidade. Na segunda seo intitulada Identidade Cultural na ps-modernidade: um sujeito em transio tratarei dos elementos que na transio da modernidade para a psmodernidade influenciaram determinantemente a formao das identidades culturais do homem ps-moderno, tais questes tem como consequcia as constantes mudanas na vida cotidiana: hbitos de consumo, relaes interpessoais dentro e fora do seio familiar, a relao dos sujeitos com os meios de comunicao de massa e as tecnologias digitais, as incertas e transitrias identidades sociais, culturais e sexuais. Na terceira parte, Identidade e transmidiao: a cultura da convergncia e a narrativa transmdia, o conceito de Jenkins (2006) a sobre a cultura da convergncia complementar o conceito de sujeito composto por identidades fragmentadas (Hall, 2006) presente na seo anterior. O indivduo da ps-modernidade tem acesso s informaes dispersas em diversos suportes, este sujeito que se desloca em uma infinidade de informaes e que interage com um nmero infinito de pessoas desenvolve uma postura mais interativa, contingencialmente mais participativa e
Zygmunt Bauman nos brinda com uma srie de trabalhos esclarecedores sobre este constante processo de transitoriedade e de longa transformao que o mundo vem passando, denominado por ele de Globalizao e/ou Modernidade Lquida. Ver em: Globalizao: as consequncias humanas (1998), Comunidade (2000), The individualized Society (2001), Modernidade Lquida (2000), Society under Siege (2002), Identidade (2004) e Vida Lquida (2009).
4

72
Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Volume 1 - No 2 - Julho/Dezembro 2011 seus referenciais socioculturais antes limitados pela cultura local ou nacional, agora se alargam o que permite transitar entre diversas culturas e optar por aquela que melhor o represente. No atual estgio de globalizao, refletir sobre a ordem mundial que ora se forja na relao estabelecida com o crescente acesso s TIC, uma maneira instigante de dar continuidade ao debate presente nos trabalhos de Hall (2006), Giddens (2010), Berman (1986), Bauman (2000 e 2009), Moita Lopes et alii (2006); enfim, estes entre tantos outros estudiosos que mantem um interesse particular em estabelecer o dilogo do tema em questo com seu campo de estudo.

Das luzes s incertezas: da modernidade ps-modernidade


Tudo o que era slido se desmancha no ar, tudo o que era sagrado profanado, e as pessoas so finalmente foradas a encarar com serenidade sua posio social e suas relaes recprocas. (Marx, K. Manifesto Comunista)

Parafraseando a passagem redigida por Karl Marx, em 1848, para o Manifesto Comunista5, Marshall Berman (1986) sintetizou as profundas mudanas que ocorreram na transio para a modernidade com o ttulo de seu, na poca, mais recente trabalho: Tudo que slido desmancha no ar. A ideia contida, tanto no ttulo do livro como no epgrafe deste captulo, podem contingencialmente, servir de mximas sintetizadoras para os momentos de ruptura do conjunto de valores e preceitos que em uma dada poca constituam as bases da sociedade.

Marx descreve a relao dialtica em que se constituam as ideologias, as formas de governos e modos de produo que nasceram, vingaram e ruram.

73
Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Volume 1 - No 2 - Julho/Dezembro 2011 Nesta seo focarei em dois momentos de transio: da era medieval para a moderna, mais brevemente; e do perodo moderno para a ps-modernidade, mais demoradamente. Na transio do perodo medieval para a modernidade tudo o que parecia slido, ou seja, o conjunto de valores e referncias crists-medievais que subjugavam o destino dos homens e a organizao poltica e social baseadas na crena e no domnio das tradies foi substitudo, ou melhor, se desmanchou no ar paulatinamente quando um novo modelo de sociedade alicerado na racionalizao tcnica-cientfica e no homem economics sucedeu aquele modelo. Na modernidade, fundou-se a ideia de que a humanidade em busca da felicidade e da verdade caminhava para a razo, para as luzes, a o perodo ser denominado de iluminismo onde as luzes, a razo, iriam iluminar as trevas da medievalidade, da moral crist-medieval. Segundo Giddens (2010, p. 13-14):
Nossa poca se desenvolveu sob o impacto da cincia, da tecnologia e do pensamento racional, que tiveram origem na Europa dos sculos XVII e XVIII. A cultura industrial ocidental foi moldada pelo Iluminismo pelos escritos de pensadores que se opunham influncia da religio e do dogma e desejavam substitu-los por uma abordagem mais racional vida prtica. Os filsofos do Iluminismo observavam um preceito simples, mas obviamente muito poderoso. Quanto mais formos capazes de compreender racionalmente o mundo, e a ns mesmos, mais poderemos moldar a histria para nossos prprios propsitos. Temos de nos libertar dos hbitos e preconceitos do passado a fim de controlar o futuro.

Novos paradigmas passaram a evidncia, produto de um novo contexto poltico e econmico sustentado pelo pensamento racional calcado em referenciais filosficos e existenciais. O Iluminismo foi um aparato ideolgico que no apagar das luzes serviu, sobretudo, para assegurar a ascenso de uma nova classe, a burguesia industrial, tudo que ideolgico possui um significado e remete a algo situado fora de si (Bakhtin, 2010, p. 31).
74
Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Volume 1 - No 2 - Julho/Dezembro 2011 Para Berman (1986, p. 15) o homem moderno passou a conviver com um redemoinho de permanente mudana e renovao, de luta e contradio, de ambiguidade e angstia, estas sensaes, tambm, marcaram a transio da modernidade para a ps-modernidade. A partir da segunda metade do sculo XX, o que havia sido preconizado pelos Iluministas como controlador e estabilizador, tomou um caminho totalmente oposto, perdeu-se o controle6. O avano da cincia e da tecnologia, como afirmaram os iluministas, ao invs de garantir as rdeas da histria acabou lanando o homem em um universo de incertezas, imprevisibilidades e insegurana. E a centralizao do homem do iluminismo, acabou se diluindo em meio fragmentao das identidades culturais do indivduo ps-moderno7. Conduzida pelo Ocidente, a globalizao, nas dcadas de 70 e 80, acabou marcada pela hegemonia das tecnologias da informao e comunicao oriundas do sistema de proteo dos EUA no perodo da guerra fria, motivo pelo qual cientistas como Castells e Giddens utilizam o termo ocidentalizao da economia global referindose origem das tecnologias que hoje do suporte ao sistema capitalista informacional. Para entender como se configura o sistema capitalista informacional (ou psindustrial), necessrio saber que ele se concretiza no fluxo dos mercados financeiros globais que utilizam as TIC, ou seja, a rede para organizar, cada vez mais, em seu entorno as funes e os processos dominantes na era da informao.
(...) a nova economia est organizada em torno de redes globais de capital, gerenciamento e informao cujo acesso a know-how tecnolgico importantssimo para a produtividade e competitividade (...) o processo de trabalho cada vez mais individualizado e a mo-de-obra est desagregada no desempenho e reintegrada no resultado atravs de uma multiplicidade de tarefas interconectadas em diferentes locais, introduzindo uma nova diviso de trabalho mais baseada nos atributos/ capacidades de cada trabalhador que na organizao da tarefa.
6 7

Ver Giddens (2010). Esta reflexo ser retomada no segundo captulo.

75
Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Volume 1 - No 2 - Julho/Dezembro 2011


O capital funciona globalmente como uma unidade em tempo real; e percebido, investido e acumulado principalmente na esfera de circulao, isto , como capital financeiro (...) qualquer lucro (de produtos, consumidores, tecnologia, natureza e instituies) revestido para a metarrede de fluxos financeiros, na qual todo o capital equalizado na democracia da gerao de lucros transformada em commodities. (CASTELLS, 2005, 567-568)

Na descrio de Castells (2005) acima, a globalizao hoje se apresenta como um complexo de redes interligadas compondo o sistema capitalista ps-industrial. Para entender esta nova estrutura social que vem se manifestando em um novo modo de desenvolvimento, o informacionalismo, historicamente moldado pela estruturao do modo capitalista de produo, no final do sculo XX, Castells (2005, p. 51) apresenta como perspectiva terica a anlise sociolgica e postula que as sociedades so organizadas em processos estruturados por relaes historicamente determinadas de produo, experincia e poder.8 A curto e mdio prazo, na globalizao as alteraes ocorridas na rede acabam tornando-se predecessores de novas mudanas e desencadeando complexos modos de relacionar a produo, a experincia e o poder. Pelo seu carter efmero h um alto grau de riscos para quem faz parte da rede, basta uma pea fora do lugar e o desmonte se d em cadeia j que todos esto interligados econmico e politicamente, em forma de um mercado financeiro global gerando uma crescente interdependncia scio-poltica e econmica. A sensao que paira sobre o globo que hoje ningum est impune ou imune s transformaes, vivemos um mundo interligado por uma espcie de teia scio-

Para compreender como estes trs elementos estruturam e organizam as sociedades seguem suas definies: a produo a ao do homem sobre a matria; a experincia a ao dos sujeitos sobre si mesmos e; o poder a relao estabelecida entre os sujeitos que a partir do seu lugar na produo e na experincia impem sua vontade pelo uso potencial da violncia fsica ou simblica.

76
Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Volume 1 - No 2 - Julho/Dezembro 2011 poltica-econmica-cultural em que qualquer mudana ou presso sentida e vivificada nos quatro cantos do planeta, isto a globalizao. Um fato interessante de pontuar como consequncia do fenmeno da globalizao, o fortalecimento de um smbolo ideolgico9: a democracia. O fenmeno da democracia vem se tornando uma das marcas das mudanas ocorridas no perodo que compreende a formao do estado capitalista informacional nas ltimas dcadas e vem se fortalecendo nos sistemas polticos democrticos e expandindose por outros pases em todo globo. A democracia uma das marcas do sculo XX, em torno dela emergiram grupos populares organizados e o ideal da identidade nacional.
(...) em descompasso com outras experincias de vida, inclusive com a flexibilidade e o dinamismo necessrios para se competir na economia eletrnica global. O poder poltico baseado no comando autoritrio j no consegue se valer de reservas de referncia tradicional, ou respeito. (Giddens, 2010, p. 82)

Giddens (2010, p. 78) ainda afirma que A democracia talvez a ideia com maior poder de energizao do sculo XXI. H uma fora social mobilizadora na ausncia de democracia o que vem garantindo a mudana poltica ocorrida na segunda metade do sculo XX no cenrio mundial a partir da dcada de 70 mais de 30 pases aderiram s formas democrticas de governabilidade , porm vale ressaltar que as democracias maduras que estariam sendo copiadas no mundo tm sofrido com o descrdito e desiluso por parte da populao. O autor cita que a revoluo das comunicaes tem gerado cada vez mais cidados conscientes, o que acaba por pressionar modelos autoritrios, totalitrios ou corruptos.

Aqui utilizamos como referencia para o termo signo ideolgico as ideias de Bakhtin em que todo signo ideolgico porque remete a algo situado fora de si e assim reflete e refrata uma outra realidade.

77
Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Volume 1 - No 2 - Julho/Dezembro 2011 As tecnologias informacionais globalizadas tm disponibilizado recursos para a organizao das massas em torno de bandeiras nicas que tem movimentado o cenrio poltico mundial. Recentemente assistimos a ecloso de protestos e insurreio da guerra civil em diversos lugares do mundo a primavera rabe pases em que o impacto da ocidentalizao ainda no havia tomado flego. Os meios de comunicao e as comunidades em rede possibilitaram o acesso s informaes promovendo uma imediata organizao de grupos nacionais de protestos em vrios pases do Oriente Mdio. Na Tunsia, Marrocos, Arglia, Mauritnia, Imen, Om, Bahrein, Iraque, Jordnia, Ir, Egito e Lbia grupos prdemocracia e anticorrupo, se viram diante do que no atual cenrio mundial vem se tornando cada vez mais comum, a participao poltica crescente da populao. interessante observar como tais governos autoritrios, no caso egpcio, e totalitrios, no caso lbio, foram relativamente bem sucedidos no processo de modernizao de suas sociedades, nos ltimos 40 anos. O mundo acompanhou as sociedades rabes passar de fundamentalmente agrrias e tribais, para sociedades urbanas e destribalizadas, surgindo uma nova classe mdia ocidentalizada e globalizada. No toa, que redes como facebook foram fundamentais para as mobilizaes que varreram o norte da frica e o Oriente Mdio. A onda de protestos e manifestaes teve como marco o dia 18 de dezembro de 2010, um dia aps a autoimolao de Mohamed Bouazizi, tcnico em informtica que a ditadura tunisiana no havia oferecido condies para exercer sua profisso e para sobreviver foi vender frutas na feira sem autorizao. Na manh do dia 17 de dezembro, aps ter sido negada autorizao para trabalhar e ser humilhado por policiais, Bouazizi ata fogo ao prprio corpo em frente a prefeitura de sua cidade, a divulgao pelos meios de comunicao da imagem daquele homem em chamas e as sucessivas postagens nas redes sociais convocando a populao a tomarem as ruas, fez eclodir uma srie de protestos que se espalharam pela Tunsia, levando o presidente Zine el-Abdine Ben Ali a fugir para a Arbia Saudita dez dias depois do incio das manifestaes. Ben Ali estava no poder desde novembro de 1987.
78
Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Volume 1 - No 2 - Julho/Dezembro 2011 A exemplo da Tunsia, mais 1610 naes localizados no Oriente Mdio e Norte da frica, sofreram com a mobilizao das massas via redes sociais e, ainda, com a presso internacional, aps divulgao na rede de vdeos atestando o excesso na represso aos protestos. factvel a participao social e a ateno dada aos acontecimentos locais e no mundo. A participao poltica pode ser um dos reflexos do acesso imediato s informaes no momento em que os fatos ocorrem. Porm a conduo da atividade poltica bem heterognea, enquanto alguns indivduos se limitam s crticas negando ostensivamente as polticas econmicas e o rumo que os sistemas democrticos vm tomando, h um enorme contingente de pessoas que tem se organizado em torno de causas nicas movimento de mulheres negras do pelourinho, grupo de proteo aos remanescentes de quilombos do Maranho, grupo anti-homofobia no Rio de Janeiro , criando o que Castells define como novos cdigos culturais e outras presses sociais fruto da fragmentao cultural identitria do indivduo na ps-moderno. Efeitos de origem poltica, econmica e cultural vm compondo o atual estado do que Castells (2005) denominou de Sociedade em rede que circunscrita na efemeridade da Modernidade lquida (Bauman, 2000) produz a Sociedade cosmopolita global (Giddens, 2010) que por hora encontra-se imersa nos contingenciais riscos que o atual estgio do capitalismo vem impondo ao mundo. Em um movimento incessante de rupturas e descontinuidade da organizao poltica internacional e de identidade cultural, a passagem da modernidade para a psmodernidade, vem se apresentando como uma rica fonte de estudos, e a tenso causada pelas aceleradas transformaes vem colocando em cheque qualquer estudo que pretenda engaiolar, como veremos na prxima seo, o entendimento sobre a formao identitria do sujeito na ps-modernidade.
10

Houve revoluo na Tunsia e no Egito, guerra civil na Lbia e na Sria e grandes protestos na Arglia, Bahrein, Djibuti, Iraque, Jordnia, Om, Imen alm de protestos menores no Kuwait, Lbano, Mauritnia, Marrocos, Arbia Saudita, Sudo e Saara Ocidental.

79
Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Volume 1 - No 2 - Julho/Dezembro 2011

Identidade cultural na ps-modernidade: um sujeito em transio


Partindo da premissa de que o homem ps-moderno encontra-se em estado permanente de transitria fragmentao da identidade cultural forjada na modernidade, Stuart Hall (2006, p. 09) apresenta a origem desta fratura, ou seja, como as velhas identidades que estabilizavam a sociedade na modernidade, agora esto se estilhaando e formando novas identidades culturais em uma espcie de mosaico identitrio. um tipo diferente de mudana estrutural esta transformando as sociedades no final do sculo XX. Isto est fragmentando as paisagens culturais de classe, gnero, sexualidade, etnia, raa, nacionalidade que no passado nos tinham fornecido slidas localizaes como indivduos sociais. Essas transformaes esto mudando tambm nossas identidades pessoais, abalando a ideia que temos de ns prprios como sujeitos integrados. Esse sentimento de desintegrao dos paradigmas que homogeneizavam o homem moderno tem sido conhecido como deslocamento ou descentralizao do sujeito nos aspectos relacionados a sua vida social, cultural como intrapessoal. Hall (2006) apresenta cinco rupturas ocorridas aps a segunda metade do sculo XX, que teriam mudado a direo do pensamento moderno e cujo maior impacto teria sido o descentramento do homem cartesiano, so eles: reinterpretao do pensamento marxista; a descoberta do inconsciente por Freud; os trabalhos de Saussure que apresentaram a lngua preexistente ao sujeito, um sistema social e no individual; Foucault, em seus trabalhos, produz uma espcie de genealogia do sujeito moderno e descreve a estrutura do poder disciplinar prprios das instituies ps-modernas; e o impacto do feminismo como crtica terica e como movimento social. Althusser (1918-1989) reinterpreta o pensamento marxista e coloca em questo um dos princpios bsicos do pensamento iluminista: o homem sujeito da histria. Na dcada de 60, por meio de uma releitura dos escritos de Marx, Althusser, entre outros intrpretes, observam que o autor havia preconizado que os indivduos no
80
Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Volume 1 - No 2 - Julho/Dezembro 2011 poderiam tornar-se os autores ou agentes da histria uma vez que eles poderiam agir apenas com base em condies histricas criadas por outros e sob os quais eles nasceram, utilizando os recursos materiais e de cultura que lhes foram fornecidos por geraes anteriores (Hall, 2006, p. 34-35), deslocando a ideia de agncia individual para sujeito da coletividade. Outra premissa iluminista revisitada, a do sujeito cognoscente e racional provido de uma identidade fixa e unificada (Hall, 2006, p. 36) cara por terra com a descoberta do inconsciente por Freud. Ao postular que a formao da identidade, da sexualidade e dos desejos se constroem com base em processos psquicos e simblicos do inconsciente, i.e., a formao da identidade se d ao longo do tempo por meio de processos psquicos, e no de maneira inata j existente na conscincia humana desde o nascimento. Outro descentramento do sujeito moderno, pontuado por Hall, apresentado a partir de trabalhos sobre o sistema da linguagem do linguista suo Fernand Saussure e dos modernos filsofos da linguagem, como Derrida.

O que os modernos filsofos da linguagem (...) influenciados por Saussure e pela virada lingustica argumentam que, apesar de seus melhores esforos, o/a falante individual no pode, nunca, fixar o significado de sua identidade. As palavras so 'multimodais'. Elas sempre carregam ecos de outros significados que elas colocam em movimento (...). (Hall, 2006, p. 41)

Apesar da incessante tentativa em encerrar o potencial significativo do fechamento da identidade, o significado inerentemente instvel perturbado pelas diferenas e pelo complexo de elementos envolvidos durante a produo do discurso. Em seus trabalhos, Foucault revela que o homem vem sendo conduzido por uma srie de limites impostos por um modelo de poder disciplinar que consiste em manter todos os aspectos da vida (trabalho, atividades, infelicidades e prazeres)
81
Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Volume 1 - No 2 - Julho/Dezembro 2011 sobre controle e disciplina. Com base em Foucault, Hall (2006, p. 43) afirmar que quanto mais coletiva e organizada a natureza das instituies da modernidade tardia, maior o isolamento, a vigilncia e a individualizao do sujeito individual. Na dcada de 60, a fora global do movimento feminista e de outros movimentos sociais da mesma poca marcaram a poltica de identidade da ps-modernidade: uma identidade para cada movimento. Os movimentos sociais da poca acabaram por refletir o enfraquecimento da classe e organizaes polticas de massa e sua fragmentao em inmeros movimentos sociais isolados. O movimento feminista, por sua vez, desmistificou questes que at aquele momento no haviam sido postas em voga: a distino entre o fora e dentro, privado e pblico; contestao poltica das relaes existente na vida social (famlia, sexualidade, a diviso domstica do trabalho etc.); politizao da subjetividade, da identidade e da identificao do sujeito em suas relaes duais (homem/mulher, mes/pais, filhos/filhas); incluso da formao das identidades sexuais de gnero; e a questo da diferena sexual como identidade. Essas cinco rupturas marcaram o fim da identidade forjada na modernidade que mais tarde inscritas em contextos de transformaes tecnolgicas conduziram a atual formao da identidade do homem ps-moderno. De um lado a experincia moderna nutriu no homem uma sensao de controle sobre sua histria e natureza, os avanos tecnolgicos as inmeras possibilidades de superao dos limites impostos pelo tempo e espao trouxeram uma espcie de conforto e euforia. Porm Giddens (2010) chama ateno, para o fato de a globalizao ter contrado somente o espao e o tempo, mas no expandir a harmonia comum ou valores compartilhados entre as pessoas no globo, como consequncia observa-se comuns comportamentos individualistas e, ainda a crescente hegemonia de algumas culturas e tradies em detrimento de outras.

82
Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Volume 1 - No 2 - Julho/Dezembro 2011 No conjunto de tradies que compe o cerne da sociedade cosmopolita global em emergncia, Giddens observa quais mudanas bsicas vm ocorrendo sobre o impacto da globalizao. No mundo Ocidental no s as instituies pblicas mas tambm a vida cotidiana esto se libertando do domnio da tradio (Giddens, 2010, p. 53), no se trata do fim das tradies, pois novas tradies vm surgindo, mas da possibilidade de se rever quelas tradies vividas da maneira tradicional com seus rituais, simbolismos e fechamentos identitrios. Na medida em que a tradio vai assumindo novos papis, outras dinmicas so introduzidas no cotidiano do homem imerso na modernidade lquida que lquida pela impossibilidade de defini-la monoliticamente11 e tem causado profundas mudanas de comportamento dentre as quais Giddens cita as compulses e o aumento das dependncias, consequncia dos hbitos muito menos estruturados pela tradio e pelo costume do que em outrora.

a dependncia entra em jogo quando a escolha, que deveria ser impelida pela autonomia, subvertida pela ansiedade. Na tradio, o passado estrutura o presente atravs de crenas e sentimentos coletivos partilhados. O dependente est igualmente escravizado ao passado mas porque no consegue escapar do que, originalmente, eram hbitos de estilo de vida livremente escolhidos. (Giddens, 2010, p. 56-57)

A ansiedade prpria da velocidade e fluidez da vida do homem moderno acaba motivando a repetio e congelando a autonomia, causando, por sua vez, a dependncia. No que tange aos aspectos pessoais e interpessoais, algumas questes relacionadas igualdade sexual, a regulao da sexualidade e o futuro da famlia, vem sendo amplamente debatidos em algumas sociedades democrticas, porm fortemente reprimido em governos autoritrios ou entre grupos fundamentalistas.
11

Para aprofundamento deste ponto ver Bauman (2000) [referncia completa ao fim do artigo].

83
Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Volume 1 - No 2 - Julho/Dezembro 2011 A igualdade de direitos e papis sociais exercidos por homens e mulheres, heterossexuais e homossexuais, marido e esposa, negros e brancos, pobres e ricos tornaram-se campos minados de presso social em que bandeiras feministas, antihomofobia, a facilitao do divrcio entre outras questes vem tornando-se comuns nos movimentos de base e na nova organizao social cosmopolita globalizada. Giddens (2010) observa que a maneira como questes que antes estavam protegidas pela tradio e convertidas em tabus, agora so amplamente discutidas em todas as esferas da sociedade: nos meios de comunicao, na famlia, na academia etc.

O que descrevi como uma democracia emergente das emoes est na linha de frente da luta entre cosmopolitismo e fundamentalismo que descrevi antes. A igualdade dos sexos e a liberdade sexual das mulheres, que so incompatveis com a famlia tradicional, so antema para os grupos fundamentalistas (Giddens, 2010, p. 74)

Para o autor trata-se no s de uma democracia de direitos, mas tambm uma democracia das emoes como elemento conscientizador e mobilizador de mudanas sociais. Todo este cenrio de mudanas e rupturas das antigas tradies e valores, marca a vulnerabilidade das identidades sociais. O homem da ps-modernidade composto por uma rede complexa de identidades que emergem nos movimentos sociais de causa nica. A construo da(s) identidade(s) estaria passando por conflitos fruto do processo de globalizao e das identidades localizadas. Tomando os EUA como exemplo, Castells (2002, p. 340) apresenta a conflitante presso sofrida pelo Governo Federal a respeito dos direitos homossexuais, liberdade de religio e das conquistas das mulheres na segunda metade do sculo XX. Na dcada de 80 foi possvel presenciar nos Estados Unidos um:
84
Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Volume 1 - No 2 - Julho/Dezembro 2011


extraordinrio desenvolvimento do fundamentalismo cristo (...) em uma fora poltica muito bem articulada podem ser relacionados ao conceito de reconstruo da identidade e resistncia desintegrao da famlia tradicional. Trata-se de uma rejeio diante do feminismo, da liberao dos gays e do fim do patriarcalismo, bem como aos esforos do governo no sentido de implantar leis que deem apoio liberdade das mulheres, igualdade entre os sexos e tolerncia sexual.

O fundamentalismo cristo reagiu no s ao colapso da tradio familiar patriarcal, mas tambm ordem econmica global, por meio de fortes presses ao governo federal que naquele momento defendia valores liberais que vinham de encontro aos interesses da classe mdia branca norte americana. Castells faz uma anlise interessante sobre o papel dos movimentos sociais na sociedade ps-moderna estes teriam uma determinante contribuio quando a partir de 1968 comearam a reagir de mltiplas formas ao uso arbitrrio da autoridade. Para Castells (apud Picolotto, 2007, p. 166) tais reaes foram motivadas pela:

injustia social e por procurarem a liberdade necessria experimentao social (...) o que queriam primordialmente era mudar a vida e no tomar o poder (...) em sua luta questionaram as bases fundamentais da sociedade; rechaaram os valores estabelecidos; levantaram-se contra o patriarcalismo, abrindo uma crise na famlia tradicional e nos valores que organizavam a sociedade durante sculos; e, combateram o tradicionalismo religioso e o nacionalismo.

O que antes parecia intocvel, hoje tem sido reconsiderado, o que antes se apresentava absoluto, agora relativizado por este novo sujeito que multifacetado, constitudo de identidades mltiplas e cada vez mais participativo. A sucesso de acontecimentos nas esferas poltica e econmica no contexto do capitalismo informacional visto aqui como parte integrante do movimento mundial
85
Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Volume 1 - No 2 - Julho/Dezembro 2011 que delineou e determinou as profundas transformaes de fundo sociocultural pelo qual o homem ps-moderno passou na transio da modernidade para a psmodernidade. Acredito que os elementos at aqui apresentados, j evidenciam o que Hall (2006) intitulou de crise de identidade na ps-modernidade, e servir de referencial para na prxima seo refletir sobre a participao das mdias na formao da identidade dos sujeitos globalizados.

Identidade e transmidiao: a cultura da convergncia e a narrativa transmdia


Nos captulos anteriores conjecturei sobre a formao da identidade cultural do sujeito na ps-modernidade como reflexo das rupturas dos referenciais modernos, bem como, dos avanos tecnolgicos. Aqui irei me deter no modo como o indivduo imerso neste mundo em constantes mudanas vem incorporado ao seu cotidiano, novas maneiras de lidar com os desafios que a toda a hora se apresentam. O crescente acesso, principalmente no hemisfrio norte, s novas tecnologias e o avano das cincias proporcionou ao homem conhecer o planeta extensiva e aprofundadamente (Santos, 2006, p. 31), para este fenmeno Santos chamou de cognoscibilidade global. Relacionarei esse conceito com o de inteligncia coletiva, termo cunhado por Pierre Lvy (1998), ao se referir a gama de novos conhecimentos forjados coletivamente nas mdias digitais. Ao pensar a constituio da identidade cultural do homem na ps-modernidade, Hall (2006) lana mo da imagem de um sujeito formado por identidades justapostas como em um mosaico e aponta para o impacto da globalizao na formao de culturas hbridas. A compresso espao-tempo, coordenadas bsicas de todo sistema de

representao, resultado do processo de globalizao ocorrida aps a dcada de


86
Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Volume 1 - No 2 - Julho/Dezembro 2011 70, tem proporcionado a formao de novas identidades culturais que na medida que reforam identidades locais e enfraquecem as identidades nacionais, fazem emergir identidades homogeneizantes com origem na cultura ocidental. Esta ocidentalizao da cultura global leva a crer que a popularizao das TIC tem modificado o fluxo dos referenciais culturais, dos hbitos de consumo e das organizaes de grupos e, assim, tem promovido um desenraizamento cultural local em substituio a uma identidade cultural global. Seguindo para o campo das relaes estabelecidas entre os meios de comunicao e as novas habilidades desenvolvidas pelo indivduo na ps-moderno, Jenkins (2011, p. 30) afirma:

A convergncia ocorre dentro dos crebros de consumidores individuais e em suas interaes sociais com outros. Cada um de ns constri a prpria mitologia pessoal, a partir de pedaos e fragmentos de informaes extrados do fluxo miditico e transformados em recursos atravs dos quais compreendemos nossa vida cotidiana.

As mudanas ocorridas no homem ps-moderno vo alm das relaes exteriores ao indivduo, aquelas estabelecidas no cotidiano do capitalismo informacional, e tem se operado no cerne dos sujeitos. Um fluxo exgeno vem fomentando mudanas internas no sujeito e modificando a maneira como o homem imerso no mundo das tecnologias digitais enfrenta as exigncias presentes neste contexto de ambientes digitais imersivos. Para alcanar a cognoscibilidade global e fazer parte da inteligncia coletiva, Jenkins (2009) e Aranha (2001) apontam para um novo comportamento diante das informaes disponveis nas mdias, j que a convergncia dos meios de comunicao e a distribuio das informaes no fluxo miditico tem exigido novas habilidades alm daquelas requeridas no contexto das mdias tradicionais.

87
Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Volume 1 - No 2 - Julho/Dezembro 2011 Burlamaqui (2010, p.111) chama a ateno para os conhecimentos procedimentais adquiridos no processo de incluso das TIC no cotidiano de alunos:

Os conhecimentos procedimentais necessrios para a manipulao de ambientes interativos reestruturaram toda a cadeia cognitiva e proporcionaram a maior autonomia na relao estabelecida entre os contedos conceituais e as prticas cotidianas (...) j que a prtica interativa prpria dos ambientes virtuais exige tais habilidades.

Ampliando para diversos espao sociais em que as TIC esto presentes, o que se observa que nestes contextos de permanente criao e acesso a novos signos lingusticos; de promoo de esquemas para a retomada de informaes; de gerenciamento e controle das estratgias utilizadas para acesso s informaes centrais e perifricas; de introduo e participao em formas variadas de interao social por meio das redes sociais ou outros e-groups temticos; na produo de novos saberes ou na retomada de velhos conceitos, enfim, esta gama de atividades vem requerendo um sujeito mais interativo, participativo e cognitivamente habilidoso. Mais do que comportamentos adaptativos, o que se espera que os sujeitos imersos na cultura da convergncia desenvolvam atitudes resilientes, ou seja, interajam ativamente no enfrentamento e na superao dos desafios presentes.

Se os antigos consumidores eram tidos como passivos, os novos so ativos. Se os antigos consumidores eram previsveis e ficavam onde mandavam que ficassem, os novos consumidores so migratrios, demonstrando uma declinante lealdade as redes ou aos meios de comunicao. Se os antigos consumidores eram indivduos isolados, os novos consumidores so mais conectados socialmente. Se o trabalho de consumidores de mdia j foi silencioso e invisvel, os novos consumidores so agora barulhentos e pblicos. (JENKINS, 2011: 47)

88
Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Volume 1 - No 2 - Julho/Dezembro 2011 E Jenkins (2011: 51) ainda afirma que:


Estamos realizando essa mudana primeiro por meio de nossas relaes com a cultura popular, mas as habilidades que adquirimos nessa brincadeira tm implicaes no modo como aprendemos, trabalhamos, participamos do processo poltico e nos conectamos com pessoas de outras partes do mundo.

As estratgias de mobilizao social que antes compreendiam o boca a boca, os suportes impresso, televiso e radiofnico, agora ganham velocidade, autonomia e fruio nas redes sociais e nos ambientes virtuais que tambm servem de suporte a vdeos e textos autorais. H um contingenciamento mobilizador e interativo nas mdias que j est sendo usado de diversas maneiras. O casamento dos conhecimentos procedimentais adquiridos no uso das TIC, o comportamento lingustico interativo e a facilidade de acesso s mltiplas mdias forjou o cenrio ideal para o surgimento das narrativas transmdias, um tipo de estrutura narrativa onde partes de uma histria so dispersas de forma sistemtica atravs de mltiplas plataformas de mdia (...) (Gosciola, 2011, p. 122). A multiplicidade de plataformas usadas nas narrativas transmdias contribui para a composio da histria e assim para o reordenamento de estratgias de leitura e produo textual. Cada plataforma, segundo Jenkins, ser responsvel pela expanso e pelo engajamento do pblico, cada elemento de uma histria tem sua plataforma definida de acordo com o que esta possa melhor contribuir para contar o todo da histria (Gosciola, 2011, p. 122). O distanciamento e a proximidade sobre um dado aspecto da narrativa permitido a partir dos recursos que cada mdia disponibiliza, seu poder imersivo, suas caractersticas hipertextuais, a reunio de diversas linguagens at o fato de a qualquer momento ou de qualquer lugar o pblico ter acesso s histrias por meio das tecnologias mveis.

89
Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Volume 1 - No 2 - Julho/Dezembro 2011 Segundo Aranha (2011) questes como o impacto cognitivo na descentralizao da escritura surge quando a:
emergncia das narrativas transmdias d relevo a um novo estatuto da produo textual, que se ajusta as prprias transformaes do ser humano na contemporaneidade, ou seja, s novas condies sociocognitivas que hoje atravessam o pensar e o sentir na ps-modernidade, impactando sobre a prpria fruio esttica.

Mdia e narrativa se entrelaam, e cabe ao sujeito disponibilizar recursos cognitivos para o encadeamento das partes da histria dispersas em diferentes plataformas onde cada uma delas contribui de forma distinta e autnoma para a construo de um universo diegtico coerente e complexo (Jenkins apud Aranha, 2011). O olhar multifacetado de uma mesma histria disposta em diferentes mdias permite ao pblico experimentar uma retrica no linear, completamente diferente do que encontramos nos livros, porm se aproxima das experincias vivenciadas pelo homem contemporneo, descentralizado e fragmentado. O carter participativo da narrativa transmdia revela a outra face da

contemporaneidade: a interatividade e a participao social. A possibilidade de fruio de uma cognoscibilidade sobre o mundo, e a sensao de poder estar histrico e socialmente participando ativamente da construo de outros mundos.

Consideraes Finais
Stuart Hall, assim como Giddens e Castells, apontam a necessidade de retomar alguns fatos histricos para entender a mirade de elementos que constitui o processo de formao identitria do homem do sculo XXI: a ruptura com os paradigmas da modernidade; as inovaes tecnolgicas que disponibilizaram e garantiram o suporte para o capitalismo informacional; a descentralizao e

90
Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Volume 1 - No 2 - Julho/Dezembro 2011 fragmentao do sujeito moderno; a globalizao suas causas e consequncias, para citar algumas. A sensao de estar em um mundo em constante mudana12 tem reestruturado toda a cadeia dos referenciais institudos na modernidade, o cotidiano do homem psmoderno vem sendo atravessado por uma srie de demandas que tem o apartado cada vez da homogeneidade presente no sujeito da modernidade, trata-se de uma das caractersticas dos tempos atuais que mais tem estado em evidncia, a liquidez13 da vida. A possibilidade de enfrentamento de alguns pontos nodais tem chamado a ateno da sociedade ps-moderna (sexualidade, fundamentalismo, excluso social, distribuio de renda, racismo, totalitarismo, etc.), e hoje com a existncias de vrias mdias e a popularizao das tecnologias digitais, situaes e comportamentos antes ignorados, agora tem sido alvo de denncias e amplamente debatido entre pessoas nos quatro cantos do mundo. Desde a dcada de 60 at os dias atuais a participao popular vem crescendo, e os meios de comunicao de massa vm contribuindo significativamente neste processo. Com base nos referenciais tericos aqui usados, a mobilizao da sociedade em torno de causas nicas emergem, por um lado, da omisso do Estado na garantia de equidade social e, de outro, da fragmentao do sujeito que provido de identidades mltiplas e do acesso aos mltiplos meios de informao, encontra-se mais participativo revestido de interesses e posies sociais diversas. Hall cita Laclau para pontuar os aspectos positivos da descentralizao do sujeito estvel iluminista, para aquele autor, a desarticulao das identidades estveis do passado, (...) abre a possibilidade de novas articulaes: a criao de novas identidades, a produo de novos sujeitos e o que ele chama de recomposio da estrutura em torno de pontos modais particulares de articulao (Laclau apud Hall, 2006, p. 17-18).
Caracterstica cunhada para a ps-modernidade comumente encontrada nos trabalhos de Giddens, Castells, Hall, Bauman e Santos. 13 Para utilizar uma expresso cunhada por Bauman (2009) para definir a fluidez da vida contempornea.
12

91
Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Volume 1 - No 2 - Julho/Dezembro 2011 A crise da identidade cultural do homem ps-moderno, como apontou Hall, no se configura em um empecilho para a constituio de uma narrativa identitria solidamente estruturada. O que estamos presenciando a formao de uma identidade social mais participativa. Um homem que perde a estabilidade dos referenciais antes canonizados pela modernidade, para mergulhar na mirade de possibilidades presentes na sobreposio das inmeras mdias que competem na sociedade atual. Jenkins (2009, p. 30) chama especial ateno para a maneira como os indivduos vm se comportando:
Cada um de ns constri a prpria mitologia pessoal, a partir de pedaos e fragmentos de informaes extrados do fluxo miditico e transformados em recursos atravs dos quais compreendemos nossa vida cotidiana.

O sujeito antes passivo, agora se faz agente da histria, porque tambm produz o conhecimento presente na rede, e para realizar as atividades no contexto da cultura da convergncia, uma cultura essencialmente interativa, novos esquemas cognitivos (Aranha, 2011) so solicitados e sero estes que disponibilizaro as habilidades necessrias para adentrar neste novo mundo cheio de representaes simblicas e de referenciais sociopolticos e culturais partilhados na atmosfera da cultura da convergncia. A crescente participao em atividades forjadas nos ambientes virtuais, tais como as narrativas transmdias, tem chamado ateno para a maneira como os indivduos selecionam e interagem com o fluxo de informaes e com as especificidades presentes em cada mdia. Cada suporte miditico requer um comportamento, uma atitude leitora, uma atividade interativa, segundo Jenkins (2009) e Aranha (2011) isso j no tem sido uma barreira para aqueles sujeitos que no processo de transio das mdias tradicionais para as mdias digitais foram desenvolvendo novos esquemas cognitivos, ou nas palavras de Burlamaqui (2010), foram adquirindo os

92
Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Volume 1 - No 2 - Julho/Dezembro 2011 conhecimentos procedimentais necessrios para a imerso nesse contexto miditico que converge mltiplas plataformas. Como afirmei na seo que introduziu este trabalho, tem se tornado uma tarefa rdua apreender algo em constante transformao, mas possvel perceber como ao longo dos tempos o homem vem mais do que se adaptando, vem tendo comportamentos resilientes diante das mudanas presentes nas sociedades ocidentais ou ocidentalizadas. E por fim, entendo ser difcil, qui impossvel, compreender a constituio da subjetividade dos sujeitos de hoje, sem considerar as transformaes tecnolgicas, polticas e econmicas ocorridas nos ltimos cinquenta anos.

Bibliografia Referenciada
ARANHA, G. Narrativas Transmdias e Novos Esquemas Cognitivos: evoluo e adaptao nos sistemas de escritura. Anais do XII Congresso Internacional da ABRALIC, Curitiba, Jul. de 2011. Disponvel em: <http://www.abralic.org.br/anais/cong2011/AnaisOnline/resumos/TC0936-1.pdf> BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da linguagem: problemas fundamentais do mtodo sociolgico da linguagem. 14 ed. So Paulo: Hucitec, 2010. BAUMAN, Z. Vida Lquida. - 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009. ____ Identidade: entrevista a Benedito Vecchi. Rio de janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005. ____ Society Under Siege. Cambridge: Polity, 2002. ____Comunidade: a busca por segurana no mundo atual. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2001. ____The individualized society. Cambridge: Polity, 2001. ____Modernidade Lquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.
93
Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Volume 1 - No 2 - Julho/Dezembro 2011 ____Globalizao: as consequncias humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. BERMAN, M. Tudo que slido desmancha no ar. So Paulo: Companhia das Letras, 1986. BURLAMAQUI, C.D.V. As TIC na escola: notas de uma reflexo sobre o ensino do portugus. Revista EducaOnline, vol. 4, n 1, janeiro-abril de 2010. Disponvel em <http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=vi ew&path%5B%5D=309> CASTELLS. M. A Sociedade em rede. 6 ed. So Paulo: Paz e Terra, 2005. ____. O poder da Identidade. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. GIDDENS A. Mundo em descontrole. - 7 Ed Rio de Janeiro: Record, 2010. GOSCIOLA, V. Narrativa transmdia: a presena de sistemas de narrativas integradas e complementares na comunicao e na educao. QUAESTIO, Sorocaba, SP, v. 13, n. 2, p. 117-126, nov. 2011. Disponvel em: <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=quaestio&page=article&op=view&p ath%5B%5D=692&path%5B%5D=716> HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. 11 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. JENKINS, H. Cultura da Convergncia. 2 ed. So Paulo: Aleph, 2009. LVY, P. A inteligncia coletiva. So Paulo: ed. Loyola, 1998. LIPOVETSKY, G. A era do vazio: ensaio sobre o individualismo contemporneo. Barueri: Manole, 2005. PICOLLO, E.L. Movimentos Sociais: abordagens clssicas e contemporneas. Revista Eletrnica de Cincias Sociais. Ano I, Edio 2, nov. 2007. Disponvel em: <http://www.editoraufjf.com.br/revista/index.php/csonline/article/view/358> SANTOS, M. Por uma outra globalizao: do pensamento nico conscincia universal. 13 ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.
94
Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Volume 1 - No 2 - Julho/Dezembro 2011

Sobre a Autora

Cristiane Dominiqui Vieira Burlamaqui Licenciada Plena em Letras pela Universidade Federal do Par (2002) e mestre em Lingustica pela mesma instituio (2005). Atualmente Professora concursada da Secretaria Executiva de Educao do Par. Tem experincia docente em nvel superior e ensino bsico presencial e EAD; Coordenou o Ncleo de Tecnologia Educacional Belm II (2010). Tem pesquisas na rea da Informtica Educativa, EnsinoAprendizagem de Lnguas e Formao de Professores de Lngua Materna.

Revista Hipertexto, Volume 1, N 2, Julho/Dezembro de 2011. ISSN: 2236-0515X. Este artigo foi submetido para avaliao em 22/04/2011 e aprovado para publicao em 12/06/2011.

95
Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Comunicao Laboratrio de Pesquisa em Tecnologias da Informao e da Comunicao LATEC/UFRJ

Das könnte Ihnen auch gefallen