Sie sind auf Seite 1von 47

Composio qumica da clula

A lgica molecular da vida


Teoria ou hiptese
15-20 bilhes de anos atrs, o universo nasceu com uma exploso que lanou, em todo o espao, partculas subatmicas quentes e ricas em energia.

Em segundos, formaram-se os elementos mais simples (hidrognio e hlio). medida que o universo se expandia e esfriava, as galxias condensavam-se sob a influncia da gravidade. Dentro dessas galxias, formaram-se estrelas enormes, que explodiram (reaes nucleares), liberando a energia necessria para fundir os ncleos atmicos mais simples naqueles de elementos mais complexos, como o oxignio, carbono e ferro.

Dessa forma, foram produzidos os elementos qumicos encontrados na Terra

~4 bilhes de anos originou-se a vida

microrganismo simples extraiam energia de compostos orgnicos (C, H, O, N) ou da luz solar, que eles usaram para fazer uma grande variedade de biomolculas complexas, a partir de elementos simples e de compostos da superfcie terrestre. vitaminas, carboidratos, lipdios, protenas, cidos nucleicos.
O elemento principal o carbono pois capaz de formar quatro ligaes.

A bioqumica procura desvendar como os milhares de biomolculas diferentes interagem entre si, conferindo as propriedades que lhes so caractersticas

Conceitos qumicos bsicos


Ligaes qumicas:
Ligao inica
Interao entre ctions e nions que forma a ligao inica

atrao eletrosttica entre dois ons carregados com cargas opostas

Ligao covalente

caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de eltrons entre tomos, causando uma atrao mtua entre eles, que mantm a molcula resultante unida

Ex. ligao inica A Ligao de Hidrognio uma interao entre tomos de hidrognio de uma molcula, com tomos de elementos altamente eletronegativos (oxignio, flor e nitrognio)

Ex. ligao covalente

Origem mineral

Origem viva

contm metais ou hidrognio combinado com um no-metal

predomina o Carbono

Todas as macromolculas so construdas a partir de poucos compostos simples

COESO DOS MONMEROS = existem 2 tipos de foras : Ligaes Fortes (covalentes) unio forte e estvel, consomem energia, desfeita em hidrlise em cido forte ou temperatura elevada. Ex.: ligao peptdica Ligaes Fracas (natureza variada) pequeno gasto energtico, podem ser desfeitas por procedimentos suaves como aquecimento, alterao da concentrao inica. Pontes de Hidrognio: uso em comum de um tomo de H por radicais livres. Ex.: protenas, DNA Ligaes Eletrostticas: grupo cido liga-se ao bsico. Ex.: AA cidos e bsicos, corantes cidos, protenas bsicas dos tecidos

Interaes Hidrofbicas : ocorre entre molculas apolares que so comprimidas umas contra as outras devido repulso que sofrem da H2O que as envolve. Ex.: membrana da clula OBS.: as interaes e as ligaes fracas permitem que a clula altere, monte e desmonte estruturas, aumentando a versatilidade e eficincia.

Compostos inorgnicos

Quando um estmulo qumico, mecnico ou eltrico chega ao neurnio, pode ocorrer alterao da permeabilidade da membrana, permitindo grande entrada de sdio na clula e pequena sada de potssio dela.

Com isso, ocorre uma inverso das cargas ao redor dessa membrana, que fica despolarizada gerando um potencial de ao.
Essa despolarizao propaga-se pelo neurnio caracterizando o impulso nervoso.

CLCIO: Atua na ativao da adenosina-trifosfato que age na liberao de um grupo fosfato da molcula de ATP, formando ADP, nos processos de mobilizao de energia nas clulas.

Atua tambm ativando quinases na glicogenlise heptica, fornecendo glicose para o msculo durante a fase aerbica do exerccio

FERRO: est presente em enzimas responsveis pelo transporte de eltrons (citocromos produo de ATP e liberao de H2O), para ativao e transporte do oxignio.

GUA
70% do peso corporal do ser humano (adulto)
POLAR = positivo (2 hidrognios) / negativo (oxignio) Por sua natureza DIPOLAR = SOLVENTE (tendncia a combinar com ons + ou -) Grau de afinidade pela gua tem relevante papel nas propriedades biolgicas das macromolculas

Molculas ANFIPTICAS = apresentam 2 regies: uma regio hidrofbica e outra hidroflica. Ex.: fosfolipdios da MP

PROPRIEDADES DA GUA : Solvente universal e meio de suspenso Participa de reaes qumicas no organismo

Manuteno da temperatura corporal (homeostase)- absorve e libera calor lentamente


Requer grande quantidade de calor para se transformar de lquido para gs.

Serve como lubrificante

Compostos orgnicos

Acares e o amido Funo : fonte energtica Composio : C H O CnH2nOn


Classificao : Monossacardeos acar simples (monmero), apresentam de 3 a 7 carbonos. Ex.: glicose, ribose, desoxirribose, frutose Dissacardeos unio de 2 monossacardeos. Ex.: sacarose (glicose+frutose) maltose (glicose+glicose) Polissacardeos acares complexos formados pela unio de dezenas ou centenas de monossacardeos unidos. Ex.: glicognio, amido, celulose, quitina.

OBS.: Polissacardeos de reserva : glicognio (animais armazenado no fgado e nas clulas musculares) amido (vegetais). Polissacardeos estruturais e informacionais fazem parte da superfcie celular, participam do reconhecimento entre as clulas, entram na constituio dos receptores celulares, fazem a ligao entre o citoplasma e a matriz extracelular Ex.: glicoprotenas e glicolipdios polissacardeos associados (heteropolmeros)

Acares simples

Existem 20 AA celulares e todos apresentam na estrutura um grupo amino (NH2) e um grupo carboxlico (COOH) ligados ao carbono.

so aquelas que liberam por hidrlise outros componentes qumicos em adio aos aminocidos

Desnaturao Protica
Alterao da estrutura das protenas, ocasionando a perda (reversvel ou no) de suas propriedades e de sua atividade. Causa : Temperatura, mudana do pH, [ ] dos eletrlitos

OBS.:a desnaturao nem sempre um processo indesejado. Ex.: gelatina (colgeno desnaturado). A desnaturao pode contribuir para a digestibilidade de algumas protenas.

so compostos orgnicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta pode levar a doenas. No so produzidas pelo organismo em questo, devendo obrigatoriamente ser obtidas na dieta

um tipo de composto qumico, de elevada massa molecular, que possui cido fosfrico, acares e bases purnicas e pirimidnicas. So portanto macromolculas formadas por nucleotdeos.

Das könnte Ihnen auch gefallen