Sie sind auf Seite 1von 7

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Direito
1 Srie Introduo ao Estudo do Direito
A Atividade Prtica Supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo professor, e que tem por objetivos: Favorecer a autoaprendizagem do aluno. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas para o exerccio profissional. Promover a aplicao da teoria na soluo de situaes que simulam a realidade. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem

Para atingir estes objetivos, a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua soluo.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Lara Vanessa Millon


AESA

Direito - 1 Srie - Introduo ao Estudo do Direito

Pg. 2 de 7

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Leitura, compreenso e elaborao de textos, atos e documentos jurdicos ou normativos, com a devida utilizao das normas tcnico-jurdicas. Pesquisa e utilizao da legislao, da jurisprudncia, da doutrina e de outras fontes do Direito. Correta utilizao da terminologia jurdica ou da Cincia do Direito.

Participao
Esta atividade ser, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos devero: organizar-se, previamente, em equipes de 03 a 07 participantes; entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e observar, no decorrer das etapas, as indicaes: Individual e Equipe.

DESAFIO
A representao da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil em seu municpio organiza um evento acadmico, em conjunto com as instituies de ensino que oferecem o curso de Direito, em que o tema central ser Direito: sua definio e pressupostos tericos luz do Brasil no novo milnio. Voc, como profissional da rea do Direito em formao, juntamente com sua equipe, foi convidado pelo seu professor a realizar a apresentao de artigos monogrficos, a partir de um estudo dirigido, durante o evento. Este desafio, portanto, ser o estudo sistemtico e consistente das teorias e do pensamento de fundamentao do Direito, a partir da elaborao de dois textos acadmicos: o primeiro texto, de teor analtico, que verse sobre a seguinte questo: A estrutura apresentada por Norberto Bobbio, para um ordenamento jurdico, coerente e adequada atualidade? o segundo texto, de teor crtico, que responda ao seguinte questionamento: As relaes jurdicas so influenciadas pelas normas jurdicas existentes ou as relaes jurdicas derivam apenas das relaes sociais?.

Objetivo do desafio
Estudar, de modo sistemtico e consistente, as teorias e o pensamento de fundamentao do Direito, a partir da elaborao dos seguintes itens: Produo de dois textos acadmicos. Produo de textos nas Etapas 1, 2, 3 e 4.

Livro-Texto da disciplina:
A produo desta ATPS fundamentada no livro-texto da disciplina, que dever ser utilizado para soluo do desafio:
Lara Vanessa Millon

Direito - 1 Srie - Introduo ao Estudo do Direito

Pg. 3 de 7

GUSMO, Paulo Dourado de. Introduo ao Estudo do Direito. 44 ed. So Paulo: Forense, 2011. PLT 330

ETAPA 1 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Definio de Direito. Direito Positivo e Direito Natural. Incio da Histria do Direito. Esta atividade importante para compreender os primeiros conceitos jurdicos e entender diferenas bsicas essenciais para o estudo do Direito, servindo de base para a construo de um raciocnio fundamentado. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Ler atentamente o captulo IV do livro-texto dessa disciplina, que trata sobre Definio e elementos do Direito, Direito Positivo, Direito Natural e Direitos Humanos, Direito Objetivo, Instituies e Ordem Jurdica, lcito e ilcito e outras temticas acerca dos conceitos preliminares de Direito. Bibliografia bsica

GUSMO, Paulo Dourado de. Introduo ao Estudo do Direito. 43 ed. So Paulo: Forense, 2010.

Passo 2 (Equipe) Pesquisar, em outras bibliografias indicadas para a disciplina, os conceitos e caractersticas sobre o Direito Natural e o Direito Positivo. Passo 3 (Equipe) 1 Identificar as principais diferenas entre o Direito Natural e Direito Positivo. 2 Considerar, para a realizao do Passo, as noes iniciais sobre direito obtidas nas primeiras aulas do curso, e as pesquisas realizadas. Essa pesquisa ser utilizada na construo da resposta final do desafio; por isso, quanto melhor ela for feita, mais simples ser para o seu grupo responder ao questionamento proposto no desafio.

Lara Vanessa Millon

Direito - 1 Srie - Introduo ao Estudo do Direito

Pg. 4 de 7

ETAPA 2 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Direito objetivo. Instituies e ordem jurdica. Lcito e ilcito. Validade, vigncia, eficcia e legitimidade. Esta atividade importante para que voc aprenda a formular um raciocnio lgico e a analisar uma questo jurdica. o primeiro passo para a construo do raciocnio jurdico, que ser indispensvel ao aluno nas demais sries do curso. Esta etapa tambm importante para o grupo exercitar o dilogo, a discusso e a formulao de uma ideia coesa. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Ler o captulo V do livro-texto dessa disciplina, que trata da noo de direito, justia e equidade. Bibliografia bsica:

GUSMO, Paulo Dourado de. Introduo ao Estudo do Direito. 43 ed. So Paulo: Forense, 2010.

Passo 2 (Equipe) 1 Ler o texto:

GASPERIN, Antnio Augusto Tams. Sntese comentada teoria do ordenamento jurdico de Norberto Bobbio. Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 737, 12 jul. 2005. Disponvel em: http://jus.com.br/artigos/6953/sintese-comentada-a-teoria-doordenamento-juridico-de-norberto-bobbio, e compartilhado em: https://docs.google.com/a/anhanguera.com/file/d/0B615vhmWOCFMDQzYTI1NWItMWExYy00MGM0LWEzZDQtM2I1YjY1YTNjOTc2/edit. Acesso em: 02 dez. 2013.

2 Focalizar a leitura nas etapas utilizadas por Bobbio para a construo de um ordenamento jurdico. Passo 3 (Equipe) Debater com a sua equipe o seguinte tema: A estrutura apresentada por Bobbio para um ordenamento jurdico coerente e adequada atualidade? Passo 4 (Equipe) Produzir um texto de, no mximo, 3 laudas, que dever ser entregue ao professor, e que represente a ideia do grupo sobre a questo proposta, respondendo a questo colocada no Passo 3.

Lara Vanessa Millon

Direito - 1 Srie - Introduo ao Estudo do Direito

Pg. 5 de 7

ETAPA 3 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Direito e moral. Norma jurdica. Lei constitucional e lei ordinria. Esta atividade importante para que voc estude os conceitos bsicos do Direito, relacionados norma jurdica. Esta atividade servir como base slida para a continuidade dos seus estudos em Direito e essencial na formao de alunos ingressantes. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) 1 Pesquisar, em conjunto com sua equipe de trabalho, sobre a teoria pura do Direito, de Hans Kelsen. 2 Focar sua pesquisa nos elementos primordiais, segundo Hans Kelsen, para a existncia e validade de uma norma jurdica. 3 Utilizar, para essa pesquisa, fontes diversas, tais como livros, revistas jurdicas impressas e on-line, pesquisas cientficas publicadas e todo o material que encontrar. Sites sugeridos para pesquisa:

FERRAZ JR., Trcio Sampaio. Hans Kelsen, um divisor de guas, 1881-1981. Revista n. 4, ano 2, Dez. 1981, p. 133-138. Disponvel em: http://pt.scribd.com/doc/58263188/Ferraz-Junior-Tercio-Sampaio-Hans-Kelsen-umdivisor-de-aguas-1881-1981. Acesso em: 02 dez 2013. GALVO FILHO, Dirceu Marques. Kelsen: a pureza metdica. Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/13/kelsen-a-pureza-metodica> e compartilhado em: https://docs.google.com/a/anhanguera.com/file/d/0B615vhmWOCFZGJkYTQ5N2UtODZmMi00ZWExLWJmNjMtNGI3NWEzMmVlYWU2/edit. Acesso em: 02 dez 2013. ZACHARIAS, Rodrigo. Breves Consideraes sobre Kelsen. Revista do Instituto de Pesquisa e Estudos, Bauru, n. 20, 1997-1998. Disponvel em: https://docs.google.com/a/anhanguera.com/file/d/0B615vhmWOCFZjkxMzg0OTAtMDNlZC00MTkzLWI3OWItNTk0ZTY4MzZjY2Rm/edit. Acesso em: 02 dez 2013.

Bibliografia complementar:

KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. Trad. J. Cretella Jr. e Agnes Cretella. So Paulo: RT, 2000. (verso condensada pelo Autor). KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. Trad. Joo Batista Machado. So Paulo: Martins Fontes, 1991.

Passo 2 (Equipe) Ler o captulo VI do livro-texto dessa disciplina, sobre norma jurdica.

Lara Vanessa Millon

Direito - 1 Srie - Introduo ao Estudo do Direito

Pg. 6 de 7

Bibliografia bsica:

GUSMO, Paulo Dourado de. Introduo ao Estudo do Direito. 43 ed. So Paulo: Forense, 2010.

Passo 3 (Equipe) Com base nas pesquisas e na leitura do captulo indicado, responder, em conjunto com sua equipe de trabalho, aos seguintes questionamentos: a) b) c) d) e) f) g) h) O que uma norma jurdica? Qual a funo da norma jurdica? O que uma norma geral? O que uma norma abstrata? Explique a imperatividade da norma. Explique a coercibilidade da norma. Como se identifica o destinatrio de uma norma? Pela teoria pura do Direito, como deve ser construda uma norma jurdica?

Passo 4 (Equipe) Elaborar um trabalho escrito, que contenha as respostas aos questionamentos acima formulados, com fundamentao terica, e entregar ao professor da disciplina.

ETAPA 4 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Relao Jurdica. Esta atividade importante para que voc verifique a importncia do pensamento jurdico estruturado, adequado ao seu desenvolvimento no curso. Esta etapa fundamental para que voc se familiarize com a interpretao de textos e com a elaborao de textos jurdicos, elementos essenciais ao aluno de Direito. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Ler os captulos IX e X do livro-texto dessa disciplina, sobre as fontes do Direito. Bibliografia bsica:

GUSMO, Paulo Dourado de. Introduo ao Estudo do Direito. 43 ed. So Paulo: Forense, 2010.

Passo 2 (Equipe) Ler o artigo:

CATO, Adrualdo de Lima. O critrio identificador da norma jurdica. A necessidade de um enfoque sistemtico. Jus Navigandi, Teresina, ano 6, n. 51, 1 out. 2001. Disponvel em: http://jus.com.br/artigos/2249/o-criterio-identificador-da-norma-

Lara Vanessa Millon

Direito - 1 Srie - Introduo ao Estudo do Direito

Pg. 7 de 7

juridica, e compartilhado https://docs.google.com/a/anhanguera.com/file/d/0B615vhmWOCFODRkMDVhYjgtMTJmYi00MmVhLTgwYWItMjZiYjBkMzNhMWYw/edit. em: 02 dez. 2013. Passo 3 (Equipe) Debater com a equipe o seguinte questionamento:

em: Acesso

As relaes jurdicas so influenciadas pelas normas jurdicas existentes ou as relaes jurdicas derivam apenas das relaes sociais? Passo 4 (Equipe) 1 Redigir, em conjunto com sua equipe de trabalho, um texto de, no mximo, 3 laudas, que represente a ideia do grupo sobre a questo formulada no Passo 3, respondendo-a com base nos estudos feitos. 2 Entregar ao professor da disciplina o texto elaborado, juntamente com a reunio dos textos produzidos para as demais etapas, em um nico documento, segundo as orientaes do item Padronizao.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT, com o seguinte padro (exceto para produes finais no textuais): em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao. Para consulta completa das normas ABNT, acesse a Normalizao de Trabalhos Acadmicos Anhanguera. Disponvel em: <http://issuu.com/normalizacao/docs/normaliza__o_para_trabalhos_acad_micos?e=80701 44/2211159>. Acesso em: 23 set. 2013.

Lara Vanessa Millon

Das könnte Ihnen auch gefallen