Sie sind auf Seite 1von 5

ATIVIDADE FSICA E SUA CONCEPO HISTRICA Ao rever a histria da humanidade possvel perceber a presena da Atividade Fsica associada a uma

a movimentao corporal que produziu um aprimoramento de habilidades motoras prontas para garanti a sobrevivncia do homem sobre a terra, ao passo, que estas habilidades tambm procuraram atender s necessidades e objetivos de cada poca histrica. Com o avano do estgio civilizatrio da humanidade, estas habilidades motoras passaram a serem utilizadas com finalidades de ordem guerreira, teraputica, esportiva e educacional segundo Oliveira (2006, p.17). Ainda como forma de sistematizar cronologicamente a diviso da histria, temos que:

Dentro da acadmica diviso da histria, acompanhando a marcha ascensional do homem, documentada sobretudo no mundo ocidental, somos levados a afirmar que a prtica dos exerccios fsicos vem da Pr histria, afirma-se na Antiguidade, estaciona na Idade Mdia, fundamenta-se na Idade Moderna e sistematiza-se na Idade Contempornea (Ramos, 1982, p. 15)

Desde os primrdios da civilizao, assim que o homem se ps de p, sempre necessitou da ao dos movimentos corporais. Segundo Ramos (1982, p.16), o homem primitivo, tinha sua vida cotidiana assinalada, sobretudo, por duas grandes preocupaes atacar e defender-se. Analisando as aes naturais do homem primitivo, podemos dizer que se tratava de um autntico programa de atividade fsica com exerccios naturais, pois, durante a maior parte da sua existncia, condenado a uma situao de nomadismo e seminomadismo, o homem dependia de sua fora, velocidade e resistncia para sobreviver (OLIVEIRA, 2006, p.13). As aes como nadar, correr, trepar, arremessar, saltar, empurrar, puxar, foi facilitado cada vez mais pelo aprimoramento dos sentidos, das habilidades motoras e da fora, assinalando assim, a sobrevivncia do homem primitivo atravs da aquisio de um verdadeiro repertrio psicomotor. Segundo Oliveira (2006, p.13), a supremacia do homem primitivo:

No reino animal deveu-se, no plano psicomotor, ao domnio de um gesto que lhe era prprio: foi capaz de atirar objetos. Provavelmente por ser o nico que possua o polegar, desenvolveu a preenso, por oposio daquele dedo aos demais. Isso facilitou, inclusive, o aperfeioamento da habilidade de lanar.

Esse vasto repertrio motor alm de garantir a sua sobrevivncia (na caa, na pesca, na fuga, nas guerras, nas lutas), tambm era bastante til na diverso, na ludicidade e na dana. Diante desse cenrio:

as atividades fsicas das sociedades pr-histricas dentro dos aspectos natural, utilitrio, guerreiro, ritual e recreativo objetivavam a luta pela vida, os ritos e cultos, a preparao guerreira, as aes competitivas e as prticas recreativas. (RAMOS, 1982, p. 17).

A dana inclusive, era uma atividade fsica de bastante expressividade e significado para o homem primitivo:

A dana primitiva podia ter caractersticas eminentemente ldicas como tambm um carter ritualstico, onde havia demonstrao de alegria pela caa e pesca feliz ou a dramatizao de qualquer evento que merecesse destaque, como os nascimentos e funerais (OLIVEIRA, 2006, p.14).

Alguns povos conseguem alcanar uma etapa de mudana com aspectos de civilizao, porm ainda com muitas caractersticas do mundo primitivo. Esse perodo chamado de Antiguidade Oriental que posteriormente, com um estgio civilizatrio mais avanado, d-se origem a Antiguidade Ocidental. O que se observava era a civilizao ocidental recebendo inmeras influencias da civilizao oriental. A civilizao oriental por sua vez, tinha como objetivo a preparao para a vida, como aponta Ramos (1982, p.18), na Prsia, ndia, China, Japo e outros povos, em contraste com a prtica do mundo ocidental, excepcionalmente, as atividades fsicas serviam mais como meio ritual ou de preparao para a vida. As principais contribuies do oriente foram as artes marciais, a natao e o remo, o que revelou beleza e grandeza, como evidencia Ramos (1982, p.17):

No campo das atividades fsicas, exemplificando somente com quatro povos o hindu, o chins, o japons e o persa encontramos a validade de nossa afirmao, atravs, respectivamente, do Ioga, do Cong Fou, do Jiu-Jitsu, e do Plo. () A luta livre, o boxe, a esgrima com basto, disputando primazia com a natao e o remo, foram, talvez os desportos de maior aceitao.

No universo da civilizao ocidental, faz-se necessrio destacar a Grcia, com as cidades Atenas e Esparta, que referia-se a atividade fsica como instrumento de formao moral e espiritual, ou seja, tem o grande mrito de no divorciar a Educao Fsica da intelectual e da espiritual (OLIVEIRA, 2006, p.21). A exercitao do corpo constitua:

Meio para a formao do esprito e da moral. Plato, filsofo genial, referindo-se ginstica, afirmava que ela unia aos cuidados do corpo o aperfeioamento do pensamento elevado, honesto e justo. (RAMOS, 1982, p.19).

Tambm se faz necessrio destacar Roma, que segundo Ramos (1982, p.21):

No primeiro perodo, tempo da monarquia, o exerccio fsico, de influncia etrusca, visava somente preparao militar No segundo perodo, tempo dos cnsules e do incio das grandes conquistas, mais se acentuou a predominncia guerreira, mas da Grcia, do tempo do esplendor, foram retiradas algumas receitas de prtica higinica e desportiva. No terceiro perodo, tempo do Imprio, por conseguinte de glria e de decadncia, mantiveram-se as prticas anteriores at certa poca, para passarem, pouco a pouco, a absoluto abandono, salvo quanto aos espetculos circense, to cruis e sanguinrios como os combates de gladiadores

Os romanos tambm se interessaram pelos jogos baseados nos jogos olmpicos da Grcia, mas tudo no passava de uma preparao militar, como refora Ramos (1982, p.21), com o tempo, os romanos, inspirados nos Jogos Gregos, procuraram criar os seus, sem o brilho dos helnicos, devido mentalidade do povo, orientando-os para os adestramentos militares. Segundo Oliveira (2006, p. 31):

Os romanos, j sob a influncia grega, tambm edificaram os seus estdios. Estes, que foram o principal cenrio dos Jogos Olmpicos, no desfrutaram a mesma grandeza em terras romanas. Na verdade foram conhecidos juntamente com a introduo do esporte helnico em Roma (186 a.C.) estavam destinados s competies atlticas e s lutas. Os romanos copiaram, porm, um modelo j decadente, sendo levados a uma prtica deformada.

A perda de visibilidade e importncia dos exerccios que prosseguiu com a queda do Imprio Romano continuou de maneira acentuada na Idade Mdia. O que se v na Idade Mdia a Atividade Fsica sendo utilizada como preparao militar. Segundo Oliveira (2006, p.34), a Educao Fsica, apesar de no merecer um destaque especial, recebeu uma ateno cuidadosa na preparao dos cavaleiros. O cavaleiro deveria ser treinado para a Guerra Santa e as Cruzadas, ficando evidentes em dois momentos. O primeiro momento tem-se o perodo das Cruzadas, que segundo Ramos (1982, p.22), as cruzadas, que a Igreja posteriormente, organizou durante os sculos XI, XII e XIII, exigia preparao militar, cuja base foi constituda, sem dvida, pelos exerccios corporais, Capinuss (2005, p. 54), tambm refora dizendo:

() que os cavaleiros deveriam ser treinados para as Grandes Cruzadas e as Guerras Santas, organizadas pela Igreja E mais, nos momentos de cio, o cavaleiro dedicava-se ao xadrez, gamo e outros jogos de mesa popularizados na Europa; saiam a cavalo caando javalis dedicavam-se a jogos ginstico e a corrida a p.

tambm destaque, os jogos e torneios, caracterizando o segundo momento da utilizao das atividades fsicas, onde, segundo Oliveira (2006, p.34) representam a culminncia dos exerccios fsicos dos cavaleiros e serviam, nos tempos de paz, como preparao para a guerra, e mais:

Alguns jogos simples e de pelota, a caa e a pesca constituram, ao lado dos exerccios naturais, divertimento para todas as classes sociais. O futebol de estanho aperfeioado e o tnis, com os nomes de clcio e jogo de raqueta, respectivamente, tm suas origens na Idade Mdia (RAMOS, 1982, p.23)

Esse contexto da Idade Mdia, em especial, a figura do cavaleiro com sua experincia na montaria, na caa e no uso da espada, lana, arco e flecha, favoreceu o aparecimento de duas modalidades olmpicas bastante conhecidas, que segundo Capinuss (2005, p. 53):

() respeitveis historiadores considera a poca medieval uma verdadeira fonte de riquezas e benefcios para a civilizao ocidental, onde se enquadra a figura do cavaleiro, fsica e espiritualmente muito bem preparado, galanteador e romntico, exmio na arte de montar e, principalmente, no uso da espada, atividades que, mais tarde, dariam origem a modalidades esportivas de carter olmpico, como o hipismo e a esgrima.

Do sculo XIII at o sculo XV o que se tem uma atividade fsica moldada no cavaleiro, porm, ainda sem uma maneira profissional de agir e sistematizar o conhecimento acerca da atividade fsica,

concepo esta, reforada por Ramos (1982, p.23), onde ressalta que o profissionalismo desportivo era coisa desconhecida. Para o mundo ficou a conduta cavalheiresca, sinnimo de nobreza, lealdade e distino.

O Renascimento iniciado no sculo XV traz uma Educao Fsica voltada para a minoria (burguesia) e reintroduz nesses currculos elitistas, onde os exerccios fsicos o salto, a corrida, a natao, a luta, a equitao, o jogo da pelota, a dana e a pesca constituem-se em prioridades para o ideal da educao cortes.

Com o reconhecimento do incio da Idade Moderna, que historicamente se d em 1453 com a tomada de Constantinopla pelos Turcos, os exerccios naturais ganham fora e se tornam um reforo na educao, pois, com a adoo das ideias clssicas, a partir do sculo XVIII, no Ocidente, manifesta-se o interesse pela vida natural e os exerccios so empregados como agentes da educao, embora de maneira terica e emprica (RAMOS, 1982, p.24). Segundo este mesmo autor, importantes acontecimentos trouxeram aprimoramento na rea da educao, onde os exerccios fsicos assumiram papel de alta significao, e isso favoreceu a Educao Fsica, pois, refletiu um passo seguro dado em busca do seu prprio conhecimento. Nomes como Erasmo de Roterdam que cooperou para evoluo da ginstica, Calvino favorvel a alguns aspectos do problema pedaggico, Rousseau que influenciou nos mtodos clssicos de educao fsica, Pestalozzi com sua pedagogia experimental, dentre outros grandes nomes que por meio de suas contribuies, tericas e prticas, muitos influram na ao educacional, que proporcionou o grande movimento de sistematizao da ginstica (RAMOS, 1982, p.26).

A sistematizao da ginstica proporcionada na Idade Moderna se tornar elemento importante na Idade Contempornea, favorecendo o surgimento dos movimentos ginsticos do Centro (na Alemanha), onde foram criados aparelhos como barra fixa e as barras paralelas, sendo os alemes, portanto, os percussores do esporte que hoje se chama ginstica olmpica (OLIVEIRA, 2006, p.41), do Norte (na Sucia e na Dinamarca), que preocupava-se com a execuo correta dos exerccios, emprestando-lhes um esprito corretivo, como Pestalozzi j havia feito (OLIVEIRA, 2006, p.42) e o Oeste (na Frana) que se caracterizava pelo seu marcante esprito militar e uma preocupao bsica com o desenvolvimento da fora muscula (OLIVEIRA, 2006, p.43). H tambm a prtica dos jogos desportivos na Inglaterra e o surgimento da psicomotricidade, como enfatiza Ramos (1982, p.27):

Outros sistemas, enquadrados pedagogicamente, surgiram mais tarde, baseados em determinadas predominncias, como o exerccio natural, o exerccios constitudo, o desporto, a msica e, ultimamente, a psicomotricidade. Suplantando a ginstica, na atualidade, grande o movimento desportivo mundial, nem sempre ajustado no quadro educacional, pelos aspectos de carter profissional, poltico ou espetacular.

Na atualidade, o que se tem a prtica da Atividade Fsica associada figura de uma pessoa saudvel, o uso de exerccios fsicos como reabilitao e como teraputica chama, cada vez mais, a ateno das personalidades responsveis nos diversos pases (Ramos, 1982, p. 341). H tambm o uso de equipamentos para melhorar o desempenho de atletas, e, para as competies de alto nvel, tendo em vista o mximo de rendimento, na busca de maior resistncia orgnica e potncia muscular ao lado da tcnica, tem surgido, () numerosos sistemas de preparao desportiva (Ramos, 1982, p. 341). Alm disso, todo esse panorama da atividade fsica passa a ser cada vez mais massificada e

disseminada pela mdia nos lares, torna-se mais desportiva e universaliza seus conceitos nos nossos dias e dirige-se para o futuro, plena de ecletismo, moldada pelas novas condies de vida e ambiente (RAMOS, 1982, p. 342).

REFERNCIAS: CAPINUSS, Jos Maurcio. Atividade Fsica na Idade Mdia: bravura e lealdade acima de tudo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005. 4p OLIVEIRA, Vitor Marinho de. O que Educao Fsica. 11ed. So Paulo: Brasiliense, 2006. 111p. RAMOS, Jayr Jordo. Exerccio Fsico na Histria e na Arte: do homem primitivo aos nossos dias. So Paulo: IBRASA, 1982. 353p

Esta postagem foi publicada na categoria Musculao 10 em 25 de setembro de 2012 porespaco10.adm.


http://espaco10.com.br/blog/2012/09/25/a-historia-da-educacao-fisicia-e-a-atividade-fisicaao-longo-dos-tempos.html#.UydlWahdV1g

Das könnte Ihnen auch gefallen