Sie sind auf Seite 1von 12

PROGRAMA ADOO DE PRAAS E REAS VERDES

A Prefeitura de Fortaleza coloca disposio das entidades da iniciativa privada e da sociedade civil organizada termos de cooperao, a m de promover melhorias urbanas mediante adoo de praas, parques, jardins, canteiros, reas verdes e demais espaos pblicos, buscando melhorias urbanas, ambientais e paisagsticas. QUEM PODE ADOTAR UMA REA VERDE? Pessoas fsicas, entidades da iniciativa privada, pessoas jurdicas de direito pblico ou privado que atuem no ramo empresarial, industrial, comercial ou de prestao de servios e outras entidades atuantes no setor econmico, sociedade civil organizada, associao de moradores, sociedade amigos de bairros, centros comunitrios, clube de servios, bem como terceiros interessados. POR QUE DO PROGRAMA? A iniciativa deste programa visa exclusivamente permitir que tanto cidados como empresas passem a cuidar de reas verdes do municpio de Fortaleza, contribuindo com exemplos de cidadania e responsabilidade social, sendo permitido em contrapartida que as empresas participantes tenham seus logotipos estampados nestes locais, em placas, com o slogan: Esta rea conservada pela empresa tal. COMO ADOTAR UMA PRAA? O interessado deve apresentar Secretaria Regional (relao na pgina 10) uma CARTA DE INTENO (modelo na pg. 06) em envelope lacrado contendo informaes do local de interesse da adoo, bem como da documentao necessria. A partir disso, o muncipe aguarda ser chamado para assinar o Termo de Cooperao (modelo na pg. 08). ADOO DE REAS VERDES D VISIBILIDADE RESPONSABILIDADE SOCIAL. s pessoas fsicas e jurdicas, que venham adotar reas verdes, ser concedido o direito de associar seus nomes ou de suas empresas a essa causa. Os locais adotados recebem placa ou placas (dependendo do tamanho da rea), com padres previstos na 70 cm legislao municipal (Decreto 13.142 de 29.04.2013). Todas as informaes sobre adoo de ESTA REA CONSERVADA PELA: praas e reas verdes podem ser obtidas na Coordenadoria de LOGOTIPO DO Projetos e Obras na Comisso de COOPERANTE Adoo de Praas e reas Verdes da Secretaria de Conservao e Servios Pblicos, ou nas Secretarias Regionais.

50 cm
3

MENSAGENS INSERIDAS NAS PLACAS

Art. 15 do Decreto n 13.142 de 29 de abril de 2013 A colocao de mensagens indicativas de cooperao obedecer aos seguintes parmetros: Para reas de at 500 m (quinhentos metros quadrados), apenas duas placas elevadas verticalmente do solo, com dimenses mximas de 0,50 cm (cinquenta centmetros) de altura x 0,70 cm (setenta centmetros) de largura, axadas a uma altura de 0,70 cm (setenta centmetros) do solo; Para reas maiores de 500 m (quinhentos metros quadrados), poder ser permitida a colocao de placas elevadas verticalmente do solo axadas a uma distncia mxima de 0,70 cm (setenta centmetros) do solo, com dimenses mximas de 0,50 cm (cinquenta centmetros) de altura x 0,70 cm (setenta centmetros) de largura, devendo o nmero de placas ser denido pela comisso responsvel, no podendo exceder a proporo de duas placas a cada 500 m (quinhentos metros quadrados); Em se tratando de canteiros centrais de vias, a placa elevada verticalmente do solo dever ter as seguintes dimenses: Para canteiros conservados com largura de at 03 (trs) metros, uma placa de dimenses mximas de 0,50 m de altura x 0,70 m de largura, axadas a uma distncia de 0,70 m do solo, na proporo mxima de uma placa a cada 200 (duzentos) metros lineares ou frao de canteiro conservado, devendo ser observada a distncia mnima de 5,0 m (cinco) do incio do canteiro; Para canteiros conservados com largura superior a 03 (trs) metros, uma placa de dimenses mximas de 0,60 m de altura x 0,80 m de largura, axada a uma altura de 0,70 m do solo, na proporo mxima de uma placa a cada 200 (duzentos) metros lineares ou frao de canteiro, devendo ser observada a distncia mnima de 5,0 m (cinco) do incio do canteiro; Tratando-se de passeios nas vias pblicas, ser permitido a colocao de mensagens no piso de forma horizontal.

MODELO DE OFCIO

Timbre ou logotipo da empresa

Fortaleza, ___de ______de 20__. Ilustrssimo Senhor (colocar nome do Secretrio) Secretrio da Regional (colocar endereo da Regional) Ref.: Termo de Cooperao Seguem documentos para devida vericao e anlise, visando celebrao de Termo de Cooperao com essa Secretaria, relativo conservao e manuteno da praa .............. (canteiro central, rea municipal sem denominao...): - Carta de Inteno; - Cpia do registro comercial, certido simplicada expedida pela Junta Comercial do Estado, ato constitutivo e alteraes subsequentes ou decreto de autorizao para funcionamento ou Alvar de Licena de Funcionamento (conforme o caso); - Cpia do CNPJ Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas; - Cpia dos documentos do representante legal; - Envelope lacrado contendo a proposta de manuteno e/ou de realizao de obras e/ou servios, seus respectivos valores e a descrio das melhorias urbanas, paisagsticas e ambientais, devidamente instruda (se for o caso) com projetos, plantas, croquis e outros documentos pertinentes, bem como o perodo de vigncia da cooperao (at 5 anos); - Fotos; - Croquis de localizao;

Atenciosamente, (nome e assinatura)

MODELO DA CARTA DE INTENO

Timbre ou logotipo da empresa

Ilustrssimo Senhor (colocar nome do Secretrio) Secretrio da Regional (colocar endereo da Regional)

CARTA DE INTENO

A empresa ...., com sede na (colocar endereo completo e CEP), inscrita no CNPJ sob n ...., neste ato representada, na forma dos seus atos constitutivos, por seu (sua) diretor (a) ...................., portador (a) do RG .........e do CPF......, residente e domiciliado (a) (endereo completo), vem pela presente, de acordo com o Decreto 13.142, de 29/04/2013, manifestar o interesse na celebrao de Termo de Cooperao para a adoo de praa (parque, canteiro central, rea verde municipal sem denominao), propondo-se a realizar durante o prazo de ......... anos, os servios descritos na proposta apresentada em envelope lacrado, que segue anexo.

Fortaleza, ....... de ..................... de 20.....

(nome e assinatura)

MODELO DA PROPOSTA

Timbre ou logotipo da empresa

PROPOSTA DE ADOO, MANUTENO, MELHORIAS URBANAS, PAISAGSTICAS E AMBIENTAIS

A empresa ................., com sede (colocar endereo completo e CEP), inscrita no CNPJ sob n ..............., neste ato representada, na forma dos seus atos constitutivos, por seu (sua) diretor (a) SR. ...................... portador (a) do RG ....... e do CPF .............., residente e domiciliado (a) (endereo completo), vem pela presente, de acordo com o Decreto 13.142, de 29/04/2013, apresentar o projeto de adoo, manuteno da praa....... (parque, canteiro central, rea municipal sem denominao...) localizada (o) (descrever a localizao da praa ou rea municipal, ou o trecho do canteiro central), responsabilizando-se pela limpeza de lixo, corte de grama, pintura das guias com cal, bem como o monitoramento da poda das rvores. A limpeza de lixo ser realizada semanalmente, o corte da grama ser executado quinzenalmente, e a pintura das guias ser feita mensalmente. Informamos, tambm, que o custo estimado para a referida manuteno de R$ ......(..........) por ms. Para tanto, pleiteamos a vigncia de ....... (..........) anos para o Termo de Cooperao.

Fortaleza, ....... de ..................... de 20.....

(nome e assinatura) 7

MANUAL DOS TERMOS DE COOPERAO DECRETO N 13.142 DE 29 DE ABRIL DE 2013. PROCEDIMENTOS PARA A CELEBRAO DOS TERMOS DE COOPERAO Apresentao da Carta de Inteno e da Proposta de Cooperao (esta ltima em envelope lacrado), papel timbrado do cooperante, encaminhadas Secretaria Regional, onde esteja localizado o bem em que se pretende realizar a melhoria urbana (veja os modelos). Pessoa Fsica - Cdula de identidade, ou outro documento de identicao; - Carto de inscrio no Cadastro de Pessoa Fsica CPF; - Comprovante de residncia; - Certido negativa ou positiva com efeito de negativa de tributos municipais, estaduais e federais. Pessoa Jurdica - Registro comercial, certido simplicada, expedida pela Junta Comercial do Estado, ato constitutivo, com suas alteraes posteriores ou decreto de autorizao para funcionamento, conforme o caso; - Carto de inscrio no Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica CNPJ; - Comprovante de sua representao legal (caso no conste dos atos constitutivos); - Certido negativa ou positiva com efeito de negativa de tributos municipais, estaduais e federais. ENVELOPE LACRADO Proposta de realizao das obras e/ou servios e respectivos valores, devidamente instruda, se for o caso, com projetos, plantas, fotos, croquis (mapa de localizao) e outros documentos pertinentes, bem como o perodo de vigncia da cooperao (no mximo 5 anos). IMPORTANTE Tanto no caso de pessoa fsica quanto no de pessoa jurdica, dever ser apresentada carta de inteno indicando com detalhes o bem pblico municipal objeto da proposta de cooperao. A carta de inteno, os documentos anexos e o envelope lacrado contendo a descrio e o valor das obras ou servios sero imediatamente autuados, sendo que o envelope permanecer lacrado e acompanhar o processo. No prazo mximo de 10 (dez) dias, o ente ou rgo competente dever expedir comunicado destinado a dar conhecimento pblico da carta de inteno, contendo o nome do proponente e o objeto da cooperao a ser axado na sede do rgo ou ente e publicado no Portal da Prefeitura do Municpio de Fortaleza, na Internet e no Dirio Ocial da Cidade de Fortaleza, abrindo-se o prazo de 10 (dez) dias teis, contados da data da referida publicao, para que outras pessoas possam manifestar seu interesse quanto ao mesmo objeto e atender aos requisitos do artigo 8 do decreto 13.142 de 29.04.2013. Decorrido o prazo estipulado, no havendo manifestao de outros interessados, o envelope ser aberto e seu contedo juntado ao processo, analisando-se a viabilidade da proposta, consultados, sempre que necessrio, os rgos competentes.

SECRETARIA DE CONSERVAO E SERVIOS PUBLICOS


Rua Monsenhor Bruno, 819 | Aldeota | CEP: 60.115-190 | Fone: 3261.6268

SECRETARIAS EXECUTIVAS REGIONAIS


Secretaria Regional do Centro Rua Guilherme Rocha, 175 | Centro | CEP: 60.030-140 | Fone: 3252.3081 Secretaria Regional I Rua Dom Jernimo, 20 | Farias Brito | CEP: 60.011-170 | Fone: 3433.6894 Secretaria Regional II Rua Prof. Juraci Oliveira, 1 | Edson Queiroz | CEP: 60.811-450 | Fone: 3241.4755 Secretaria Regional III Av. Jovita Feitosa, 1264 | Parquelndia | CEP: 60.455-411 | Fone: 3433.6883 Secretaria Regional IV Av. Ded Brasil, 3770 | Serrinha | CEP: 60.740-000 | Fone: 3232.6021 Secretaria Regional V Av. Augusto dos Anjos, 2466 | Siqueira | CEP: 60.542-164 | Fone: 3433.2919 Secretaria Regional VI Rua Padre Pedro de Alencar, 789 | Messejana | CEP: 60.840-280 | Fone: 3488.3116

Das könnte Ihnen auch gefallen