Sie sind auf Seite 1von 34

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia Sul-rio-grandense Curso Tcnico em Edificaes

INSTALAES PREDIAIS DE GUA QUENTE


Rosimri da Silva Fraga
rsfraga@pelotas.ifsul.edu.br

Pelotas, 2013.

INTRODUO

O projeto dos sistemas prediais de gua quente deve ser feito de forma a garantir que a gua chegue em todos os pontos de consumo, sempre que necessrio, na temperatura, quantidade e qualidade adequadas ao uso. Alm disso, permitir a rastreabilidade e acessibilidade ao sistema em caso de manuteno.
Todos os projetos de Instalaes Prediais de gua Quente devem seguir as recomendaes contidas na Norma Brasileira NBR7198/93 - Projeto e Execuo de Instalaes Prediais de gua Quente.

INTRODUO

O fornecimento de gua quente representa uma necessidade nas instalaes de determinados aparelhos e equipamentos, ou uma convenincia para melhorar as condies de conforto e de higiene em aparelhos sanitrios de uso comum.

A temperatura com que a gua deve ser fornecida

depende do uso a que se destina. Quando uma mesma instalao deve fornecer gua em diferentes temperaturas nos diversos pontos de consumo, faz-se o resfriamento para as temperaturas desejadas com um aparelho misturador de gua fria nos locais da utilizao.

Temperaturas indicadas conforme o uso:

Utilizao Higiene pessoal (banho, lavagem de mos . Etc.). Cozinhas Lavanderias Atividades mdicas-hospitalares (esterilizao)

Temperatura Mdia

35C e 50C
55 C e 75C 75 C e 80 C 100C

INSTALAES DE GUA QUENTE

esto compreendidas as instalaes que servem a peas de utilizao, aparelhos sanitrios ou equipamentos, visando a higiene e o conforto dos usurios.
INSTALAES PREDIAIS:

O aquecimento da gua pode ser realizado por um dos seguintes sistemas:


INDIVIDUAL: quando o sistema alimenta s um aparelho. o caso do aquecedor a gs localizado no banheiro, na cozinha, ou rea de servio, embora a rigor alimente mais de um aparelho. CENTRAL PRIVADO: quando o sistema alimenta vrios aparelhos de uma s unidade. o caso de uma residncia onde existe um equipamento para produo de gua quente, no qual partem os alimentadores para as peas de utilizao nos banheiros, cozinha e reas de servio. CENTRAL COLETIVA: quando o sistema alimenta conjuntos de aparelhos de vrias unidades, tais como: prdios de apartamentos, hospitais, hotis, escolas, quartis e outros.

EXEMPLOS:

O consumo dirio determinado atravs de seguinte equao:


Cd = C x P Onde: Cd = consumo dirio de gua quente (l/dia); C = consumo dirio per capita (l/dia); P= populao.

O consumo dirio per capita funo do uso a que se destina a edificao. A tabela 01 indica os valores para cada tipo de ocupao. Tabela 01 Consumo de gua quente per capita ao dia em funo da edificao.
Edificao Alojamento Provisrio Casa Popular ou Rural Residncia Apartamento Quartel Escola Internato Hotel (s/cozinha e s/ lavanderia) Hospital Restaurante e similar Lavanderia Consumo Dirio 24 litros per capita 36 litros per capita 45 litros per capita 60 litros per capita 45 litros per capita 45 litros per capita 36 litros por hspede 125 litros por leito 12 litros por refeio 15 litros por kg roupa seca

Dimensionamento da tubulao
Pontos de utilizao com suas respectivos dimetros normalmente utilizadas (em polegadas), vazo (l/s) e pesos relativos. Tabela02 Pontos de utilizao de gua quente com dimetros, vazes e peso relativo. (dimetros dos sub-ramais)
Ponto de utilizao Dimetro de referncia (polegadas) 3/4 Vazo ( l/ s) Peso relativo

Banheira Bid Chuveiro ou ducha Lavatrio Pia de cozinha Lavadora de roupas Banheira

0,30 0,10 0,20 0,15 0,25 0,30 0,30

1,0 0,1 0,5 0,3 0,7 1,0 1,0

A determinao dos pesos para cada aparelho segue os mesmos procedimentos utilizados para o clculo de vazo de gua fria.

Equivalncia dos dimetros conforme o tipo de tubulao :

AQUECEDORES DE PASSAGEM
Os aquecedores permitem o aquecimento imediato da gua que neles passa atravs de uma serpentina de cobre ou resistncia eltrica, sem reserva de gua quente. Ex.: Chuveiro eltrico,DH e aquecedor gs.
Alimenta o ponto individual Alimenta mais de um ponto

AQUECEDOR DE PASSAGEM (alimentao de mais de um ponto):

alternativa mais econmica: Aquecedor de passagem gs Maior vida til Segurana (sensor corta-gs) gua quente em outros pontos normalmente no atendidos (pia da cozinha, rea de servio, lavatrios)

Exausto Natural os gases provenientes da queima do gs saem naturalmente pela chamin. Sua instalao deve seguir as normas exigidas pela NBR 13103. Exausto Forada os gases provenientes da queima so jogados para fora do ambiente, atravs de ventoinha. Fluxo Balanceado - aquecedor totalmente blindado, sendo o nico que pode ser instalado no banheiro, possuindo um duto especial que usa o ar do ambiente externo, tendo duas chamins internas para entrada de oxignio e sada de gs carbnico.

Segurana: Sensor de exausto (contra intoxicao por monxido de carbono) Limitador de temperatura Sensor de verificao de chama

Nmeros de pontos alimentados pelo aquecedor de passagem: Para dimensionar corretamente um aquecedor instantneo, preciso saber quantos pontos sero utilizados simultaneamente (o nmero total de usurios no importa). O aquecedor pode atender com gua quente diversos pontos da casa (pia da cozinha, ducha, banheira, mquina de lavar roupa, bid, ducha higinica).

Precisamos definir quantos deles sero utilizados simultaneamente. Haver uma variao quando a temperatura da gua fria estiver muito baixa.

Dimensionamento para um Sistema de Aquecimento com Aquecedor de Passagem gs

Tubulaes: Mtodo do consumo mximo provvel, pesos, vazes... Aquecedor:

q = 60 Q (T2 T1)
Onde: q = taxa efetiva (potncia) de transferncia de calor (kcal/h) 60 = fator de correo para hora Q = somatrio das vazes dos aparelhos de uso simultneo (l/min) T1 = temperatura da gua fria na entrada do aquecedor (C) T2 = temperatura da gua quente na sada do aquecedor (C)

Ventilao:

Todo equipamento a gs consome ar (oxignio) e produz gs carbnico e monxido de carbono. Para que a combusto seja sempre limpa e eficiente, os aquecedores centrais precisam ter chamin bem acoplada e uma ventilao que permita contnua renovao de ar.

Local de instalao do aquecedor: O ambiente precisa ser ventilado, com renovao de ar. Verifique se o aquecedor de tiragem forada (possui ventoinha) ou tiragem natural (sem ventoinha). - Se o aquecedor de tiragem forada, basta uma nica abertura de 200 cm.

Se o aparelho de tiragem natural, so necessrias duas aberturas conforme o esquema abaixo.

Dimensionamento para um Sistema de Aquecimento com Aquecedor de Passagem


Que taxa efetiva de transferncia de calor em kcal/h um aquecedor instantneo deve fornecer gua a 20C para elevar sua temperatura at 55C, quando a vazo que entra no equipamento de 12 l/min.? Desprezar perdas trmicas e perda de carga dentro do equipamento.
T1 = temperatura da gua fria na entrada do aquecedor = 20 C T2 = temperatura da gua quente na sada do aquecedor = 55 C Q = vazo em volume = 12 l/min. q = 60 Q ( T2 T1) = 60 x 12 x (55C 20 C ) = 25.200 kcal/h

Pressurizador: Funcionamento do pressurizador: Pressurizadores so bombas que acrescentam presso a uma determinada vazo de gua, acionadas por um dispositivo que pode ser um fluxostato ou um pressostato.
Fluxostato: Detecta o fluxo da gua e inicia o funcionamento da bomba. Pressostato: Mantm uma presso constante na rede de gua, se a presso baixar inicia o funcionamento da bomba.

Instalao de um pressurizador:

Em residncias, os pressurizadores so instalados logo aps a caixa d'gua, pressurizando as redes de gua quente e fria, para garantir o equilbrio na hora da mistura.

Detalhes de ligaes de um aquecedor de passagem:

PRESSURIZADOR

Alimentao nos pontos: Misturador da Pia Chuveiro

Outros tipos de sistemas de aquecimento :


Aquecedores de Acumulao: a gua aquecida e mantida em um reservatrio prprio para gua quente. Por exemplo: Boiler eltrico ou a gs, caldeiras e aquecimento solar.

CENTRAL TRMICA - SISTEMA CONJUGADO


Conjugado (gs e eltrico)

SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR

Das könnte Ihnen auch gefallen