Sie sind auf Seite 1von 17

LECTOR IN FABULA: REFLEXES SOBRE INTERPRETAO LECTOR FABULA IN: REFLECTIONS ON INTERPRETATION

SIMES, Darcilia M. P. UERJ/CNPq/SELEPROT darciliasimoes@gmail.com

RESUMO: Partindo de uma leitura de Lector in Fabula (Eco, 1979), apresento uma leitura pontual do livro, focalizando relaes entre o texto, a cooperao do leitor e os limites da interpretao. Aventuro-me a mostrar o conceito de obra aberta e a criao dos conceitos de leitor e autor modelo, com que produz sua teoria sobre a gerao do texto e as estratgias de previso de interpretao, seguindo os fundamentos semisicos da cooperao textual, de Peirce. Por fim, trago as contribuies do dialogismo bakhtiniano com vista a mostrar sua semelhana com a proposta terica de Eco para interpretao. PALAVRAS-CHAVE: Umberto Eco, Lector In Fabula, Leitor-Modelo, Interpretao e Obra aberta. ABSTRACT: From a reading of Lector in Fabula (Eco, 1979), I present a summary of the book, focusing on relations between the text, the reader's cooperation and the limits of interpretation. I project to show the concept of opened work and the creation of the concepts of author and reader model, which produces his theory of text generation strategies and prediction interpretation, following the Peirces fundamentals of cooperation semiosic textual. Finally, bring the contributions of bakhtinian dialogism in order to show its similarity to the theoretical proposal for interpretation in the Ecos focus. KEY WORDS: Umberto Eco, Lector In Fabula, Reader Model, Interpretation, Opened Work.

Justificativa Considerando a vastssima obra de nosso homenageado, o semioticista italiano Umberto Eco, alguns leitores podero perguntar a oportunidade de focaliza uma obra datada de 1979. No entanto, a eleio de Lector in Fabula como tema deste artigo advm de se tratar de um volume dedicado importncia da colaborao entre autor e leitor na produo da interpretao de textos. Neste livro, Eco se restringe investigao exclusiva dos fenmenos verbais, o que facilita nosso recorte ao propor uma reflexo sobre a interpretao de textos. Obviamente, as limitaes de uma comunicao em encontro acadmico no permitem esgotar-se um texto to rico quanto Lector in Fabula, por isso, fixei o foco nas relaes entre o texto, a cooperao do leitor e os limites da interpretao.

Com a ajuda do dicionrio, percebe-se que esse ttulo de Eco permitiu que transitasse desde a fico at a crtica, no que diz respeito ao trabalho cooperativo de autor, texto e leitor na produo de uma obra. Vejam-se as informaes dicionarizadas. No Dicionrio Aurlio Eletrnico,
fabula. [Do lat. fabula.] Substantivo feminino. 1. Historieta de fico, de cunho popular ou artstico. 2. Narrao breve, de carter alegrico, em verso ou em prosa, destinada a ilustrar um preceito: as fbulas de La Fontaine. [Cf., nessas aceps., aplogo.] 3. Mitologia, lenda: os deuses da fbula. 4. Narrao de coisas imaginrias; fico: Martius demonstrou que a histria do Brasil seria fbula ou romance se lhe faltassem as bases da etnografia regional, e da etnografia geral (E. Roquete-Pinto, Seixos Rolados, p. 257). 5. V. fabulao (2). 6. Fig. Assunto de crtica ou mofa. 7. V. enredo (5). 8. Bras. Quantia ou importncia muito elevada; grande soma de dinheiro: Gastou uma fbula com o carro. [Tb. se diz, nesta acep., fbulas, mas sem artigo.] [Dim. irreg.: fabela. Cf. fabula, do v. fabular.]

No Dicionrio Houaiss Eletrnico, tem-se:


fabula substantivo feminino. 1 Rubrica: literatura. Curta narrativa, em prosa ou verso, com personagens animais que agem como seres humanos, e que ilustra um preceito moral. Ex.: as f. de Esopo. 2 Rubrica: literatura. Narrao de aventuras e de fatos (imaginrios ou no); fabulao. 3 Rubrica: literatura. Histria narrada das aes dos deuses e heris greco-romanos; mitologia. 4 Derivao: por extenso de sentido. Fato inventado; invencionice. Ex.: aquilo pura. 5 Derivao: sentido figurado. Pessoa ou fato que d margem a crtica ou zombaria. Ex.: sua vida amorosa a f. da cidade. 6 Derivao: por extenso de sentido. Regionalismo: Brasil. Uso: informal. Avultada quantia em dinheiro. Exs.: o colar custou uma f. // gastou fbulas com a casa

Segundo o Dicionrio Latino-Portugus,


2. fbla, -ae [fari], f. 1. Conversao; objeto ou assunto de conversao; narrao. 2. Narrao dialogada e posta em cena; pea teatral. 3. Narrao mentirosa ou fictcia; fbula, aplogo; historieta. 4. Conto; histria; mentira; peta. 5. Sombra; ser sem realidade; palavra v. (TORRINHA, 1942)

Dada a informao lexicogrfica, confronto-a com a definio de Eco ([1979] 1986, p. 85):
Fbula o esquema fundamental da narrao, a lgica das aes e a sintaxe das personagens, o curso de eventos ordenado temporalmente. Pode tambm no constituir uma sequencia de aes humanas e pode referir-se a uma srie de eventos que dizem respeito a objetos inanimados, ou tambm a ideias.

A partir disso engendrou os conceitos de autor-modelo e leitor-modelo (conceitos que sero apresentados adiante), bem como discorreu sobre um processo de interpretao ideal, segundo meu entendimento . Ilustrando com dipo Rei, Eco fala sobre duas leituras possveis para o texto da tragdia grega. Segundo a competncia intertextual do leitor, o texto dipo Rei poder ser reduzido histria de um rei que abandona o prprio filho com medo da profecia de que este um dia o mataria. E o leitor paulatinamente se desinteressa do texto por no encontrar razo de uma leitura de algo que no lhe diz respeito. J o leitor-modelo desejado por Eco j seria conhecedor do Mito de dipo que pressuposto para o entendimento da pea teatral em foco e acompanharia apaixonadamente o desenrolar da trama, sabendo mais que a personagem-tema, refletindo sobre outro enredo em que dipo, paradoxalmente, convive com a verdade sem identific-la a despeito de procur-la ou rejeita tal hiptese at render-se s evidncias. O leitor identifica essa fbula com a histria de algum que, culpado, recusa-se a reconhecer outra histria, lendo de de olhos vendados os signos que a materializam. Esse recorte do pensamento de Eco e suas lucubraes sobre enunciao e interpretao me proporcionam conforto intelectual. Sua proposta terica em dois nveis (i) os cdigos e a competncia enciclopdica e (ii) uma teoria das regras de gerao e interpretao das atualizaes discursivas est presente em minhas pesquisas atuais, na persecuo de meios e modos de analisar e ensinar como se produz e como se interpretam os textos. Segundo o autor, no nvel (i):
...uma lngua (sistema de cdigos interconexos), num nvel prprio e ideal de institucionalizao, permite (ou deveria permitir) prever todas as suas possveis atualizaes discursivas, todos os possveis usos em circunstncias e contextos especficos. (ECO, 1986, p. 1-2)

Situando essa perspectiva entre as semiticas textuais de segunda gerao, o autor de Obra Aberta (1962) debrua-se sobre a tentativa de criar uma teoria do discurso fulcrada na teoria pragmtica do texto, rejeitando assim as tentativas de anlises componenciais (pelas teorias de primeira gerao), com carter dicionrio, as quais elidiam do quadro terico o componente enciclopdico.
3

Volto a Eco:
(...) h sistema de significao (e portanto cdigo) quando existe uma possibilidade socialmente convencionada de gerar funes sgnicas, independentemente do fato de serem os funtivos de tais funes unidades discretas, chamadas signos, ou vastas pores discursivas, contanto que a correlao tenha sido estabelecida, precedente e preliminarmente por uma conveno social. (Eco, 1980, p. 2).

Partindo da premissa de que um falante nativo tem possibilidade de inferir um significado para uma expresso isolada, alm de poder adivinhar seu contexto lingustico e possveis circunstncias de enunciao, Eco chama ateno para o fato de que a expresso possui um significado prprio virtual que permite que o falante adivinhe seu contexto (ECO, 1986, 3), destacando assim a importncia do contexto e da(s) circunstncia(s) na produo do significado pleno e completo de uma expresso, de um texto. Dialogando com o edifcio terico de Peirce, Eco busca descrever os rumos de uma pragmtica do texto. Parte da ideia de que toda a vida cotidiana apresenta-se como um retculo textual em que os motivos e as aes (idem, p. 30), tanto as expressas com objetivos comunicativos explcitos, como as consequncias destas tornam-se elementos de um tecido semitico em que qualquer coisa interpreta qualquer outra (ib.). Acrescenta ainda que um termo, que incoativamente uma proposio ou um argumento, no signifique tudo o que poder/poderia ser emitido textualmente. Todavia, considerados os implcitos, os argumentos potenciais, as remotas pressuposies etc., o processo interpretativo impe a definio de limites, de rumos interpretativos, consequentemente, impe a projeo de universos do discurso ou de mundos textuais possveis. A essa imposio venho chamando de isotopias possveis para um texto. Veja-se o fragmento de Iconicidade Verbal: Teoria e Prtica:
(...) os textos polissmicos permitiro a captura de vrias matrizes interpretativas, ressalvados os limites da trama sgnica que compe o texto. Para ns, o texto uma unidade comunicativa, cuja anlise demanda domnio gramatical (considerada a variao lingustica), estilstico (tendo em conta os gneros textuais e a variao lingustica) e semntico-pragmtico (observando a contextualizao das interlocues).(SIMES, 2009, p. 62)

Nesse trecho falo da possibilidade de mais de uma interpretao nos textos polissmicos (especialmente os literrios), mas no deixo de apontar a existncia de limites que decorrero da moldura pragmtico em que se situa o texto. Os signos que o compem ganham vida no seu interior, portanto estaro sujeitos aos significados que se compatibilizam com o material lingustico traduzido pelo cenrio comunicativo que configura seu processo de enunciao. Nos textos ditos informativos, constri-se a iluso da objetividade, por isso so considerados supostamente monossmicos, o que, em regra impossvel, uma vez que o leitor um agente enquadrado sciohistoricamente, por isso seu pensamento inelutavelmente circunstanciado. Disso decorrem as isotopias ou eixos temticos aceitveis para o texto. No decorrer de meus estudos, defini a isotopia entre os tipos de iconicidade textual, como demarcadora das isotopias subjacentes ao texto (...) a iconicidade isotpica funciona como trilha temtica para a formao de sentido (SIMES, 2009, p. 62). Destarte, creio ter alinhavado a afinidade de pensamento com o autor homenageado e concluo essa justificativa com mais um trecho de Iconicidade Verbal: Teoria e Prtica (2009, p. 91), no qual busco em Eco o endosso para o limite da interpretao:
Eco ainda nos alertou ao dizer que um texto potencialmente no tem fim no significa que todo ato de interpretao possa ter um final feliz (ECO, [1992] 2001, 28)

Fundamentao patente que a questo da interpretao no se trata de um tema de simples soluo. Iniciando-se pelo dicionrio, tem-se Interpretar. [Do lat. *interpretare, por interpretari.] (...) 1. Ajuizar a inteno, o sentido de (...) [Aurlio, s.u.]. Dessa informao pode-se deduzir a qualidade subjetiva do ato de interpretar. Considerando-se que cada sujeito seja portador de uma experincia de mundo individual, de uma cosmoviso peculiar, impe-se consecutivamente a ideia de que dois sujeitos diante de um mesmo texto podero apresentar respostas distintas. Mesmo que tais sujeitos participem da mesma comunidade discursiva, suas individualidades se manifestam nas respectivas interpretaes.

Disso decorrem, historicamente, formulaes polmicas a respeito do que seja interpretar. Muito se tem refletido sobre o processo de interpretao de textos. Do ponto de vista da Pragmtica, os textos podem ser caracterizados como tendo diferentes interpretantes segundo o que provocam em seus intrpretes (cf. Kirstein, 1982 apud NTH, 1990, p. 47). Nessa linha de raciocnio, trago ao texto o conceito de interpretao de Greimas & Courts (s/d. p. 239). Para eles, a interpretao pode ocorrer em dois sentidos muito diferentes, que dependem dos postulados de base aos quais se refere, implcita ou explicitamente, a teoria semitica em seu conjunto e, mais especialmente, da ideia que se faz da forma semitica. Ora, cogitando com o que diz Eco in Lector in Fabula, v-se de pronto a relevncia que este autor d aos fundamentos semisicos da cooperao textual, propostos por Peirce; e ainda afirma que a obra de Peirce nos deixa o legado de uma teoria semitica do texto (ECO, 1986, p. 32), que se mostra traduzida em teorias contemporneas da interpretao. Todo texto quer algum que o ajude a funcionar Prosseguindo, Eco (id. p. 35) afirma que na superfcie (manifestao) lingustica, um texto representa uma cadeia de artifcios de expresso que devem ser atualizados pelo destinatrio (no caso, o leitor). Essa afirmao se baseia na premissa de que, por duas razes, um texto incompleto. Ademais da competncia gramatical exigida do leitor pela estruturao textual, o texto verbal escrito se distingue dos outros modos de expresso por sua maior complexidade, por vir entremeado pelo no dito (cf. Ducrot, 1972 apud ECO, 1986, p. 36). Se o no dito o que se no manifestou no plano da expresso, justamente este no dito que implica atualizao pelo leitor (doravante chamado intrprete neste artigo) no plano do contedo. Por isso, o texto requer movimentos cooperativos, conscientes e ativos por parte de intrprete. Inferncias so exigidas ao leitor para que o texto ganhe sentido, complete-se como texto. Os espaos em branco, os interstcios, devem ser preenchidos, uma vez que o enunciador (ou autor) previa esse movimento de preenchimento. Eco define o texto como mecanismo preguioso ou econmico

quando trata desses silenciamentos premeditados como sendo a inteno de chamar o intrprete ao. Os textos sero menos lacunares quando cumprem determinadas finalidades/formalidades, como exemplo o texto didtico. No entanto, alcanada a funo esttica, o texto transfere ao leitor a iniciativa da interpretao, ainda que guarde alguns elementos de controle em sua estruturao. Assim sendo, concordo com Eco ao afirmar que
um texto postula o prprio destinatrio como condio indispensvel no s da prpria capacidade concreta de comunicao, mas tambm da prpria potencialidade significativa. Todo texto quer algum que o ajude a funcionar. (ECO, 1986, p. 37)

Textos fechados e abertos & o leitor-modelo Segundo a premissa (ou lei) de que a competncia do intrprete no necessariamente a do enunciador, chegou-se concluso de que um intrprete deveria reunir as seguintes competncias: lingustica, circunstancial,

desencadeadora de pressuposies, controladora de idiossincrasias etc. Com base nisso, podem-se ver situaes estapafrdias como:
"V, me d um jabuti?" "S posso se o Ibama permitir". "V, no Ibama, Obama". (de "Entreouvido por a" - Seo da Revista de Domingo do Jornal O Globo sbado 19/03/2011)

A confuso entre Ibama e Obama uma mostra da incompetncia lingusticacircunstancial do intrprete. No plano da lngua, desconhece o signo Ibama; quanto circunstncia, ignora a relao entre jabuti e Ibama. Observe-se que a segunda dificuldade consequncia da primeira. Trata-se de um exemplo fcil porque um dilogo curto; pode ser classificado como um texto fechado. Outro exemplo certa resposta de prova de vestibular em que, indagado o motivo do sacrifcio de Jesus Cristo pelos romanos, o candidato o atribui a uma vingana da classe burguesa. Observe-se que, a princpio, o texto histrico seria um texto fechado, uma vez que rene fatos e circunstncias pontuais. No entanto, a falta de competncia enciclopdica pode gerar situaes responsivas, at cmicas, como a ento apresentada.

Tecnicamente, o texto fechado seria o produto de uma construo em que cada termo, maneira de dizer, referncia enciclopdica, tudo seja empregado com a previso de que o leitor ser capaz de entender. Essas caractersticas sero bem vindas, por exemplo, nos textos didticos; todavia, em outros tantos podem torn-los enfadonhos. H quem no aprecie os textos do realismo brasileiro por conta da excessiva descrio. O detalhamento das cenas e personagens torna a narrativa lenta, portanto, cansativa para alguns leitores. Veja-se o excreto de O Cortio, de Alusio Azevedo:
Bertoleza representava agora ao lado de Joo Romo o papel trplice de caixeiro, de criada e de amante. Mourejava a valer, mas de cara alegre; s quatro da madrugada estava j na faina de todos os dias, aviando o caf para os fregueses e depois preparando o almoo para os trabalhadores de uma pedreira que havia para alm de um grande capinzal aos fundos da venda. Varria a casa, cozinhava, vendia ao balco na taverna, quando o amigo andava ocupado l por fora; fazia a sua quitanda durante o dia no intervalo de outros servios, e noite passava-se para a porta da venda, e, defronte de um fogareiro de barro, fritava fgado e frigia sardinhas, que Romo ia pela manh, em mangas de camisa, de tamancos e sem meias, comprar praia do Peixe. E o demnio da mulher ainda encontrava tempo para lavar e consertar, alm da sua, a roupa do seu homem, que esta, valha a verdade, no era tanta. (Alusio Azevedo. O Cortio. So Paulo: Martin Claret. 1890.) [Grifos nossos]

Destaquei no trecho transcrito as passagens detalhistas que representam a narrativa lenta do estilo realista. Vale dizer que isso no altera sua qualidade esttica, muito ao contrrio. Por isso, trata-se de um texto aberto. Todavia a prorrogativa da abertura no texto literrio, assim como no jurdico, o que o torna sedutor. Veja-se um fragmento do conto Amor, de Clarice Lispector:
Um pouco cansada, com as compras deformando o novo saco de tric, Ana subiu no bonde. Depositou o volume no colo e o bonde comeou a andar. Recostou-se ento no banco procurando conforto, num suspiro de meia satisfao. (Do livro Laos de Famlia)

Inicia-se a narrativa de uma forma como se o intrprete j estivesse familiarizado com a personagem, que no apresentada, mas cuja sucesso de aes faz com que se construa imediatamente uma cumplicidade entre a personagem da fico e a personagem intrprete (o leitor). Entretanto, esse curto excerto pode prenunciar o potencial de abertura do texto do conto, j que gera indagaes como: Por que cansada? Por que levou o novo saco de tric
8

s compras? Por que no estava satisfeita? E a partir dessas questes o intrprete vai adentrando a narrativa e passa a completar o texto com suas hipteses originadas nas vivncias comuns com as da personagem ou nas crticas s vivncias desta. Contudo, essas crticas tero a dimenso das competncias inferenciais, pressuposicionais do intrprete. Essas

competncias caracterizam o que Eco veio a chamar de leitor-modelo. Tais habilidades sero desencadeadas segundo as estratgias textuais que componham o contedo das expresses utilizadas pelo autor. Assim sendo, o autor deve prever um leitor-modelo que seja capaz no s de cooperar com a atualizao textual prevista, bem como de seguir uma trajetria de interpretao de acordo com o desenrolar da sua narrativa. H ainda uma varivel relevante: a de que o enunciador calcule mal o seu leitor-modelo, oferecendo-lhe um texto a que no pode enfrentar, ou que tenha como condio que o intrprete v pular partes moralizadoras ou v l-las superficialmente por no querer entend-las. Por fora desse erro de clculo, um texto fechado convertido em aberto por iniciativa externa (do intrprete). O resultado no mais a cooperao, mas a violncia sobre o texto. Esta decorre de um entendimento de que certo vezo polissmico do texto possa acolher qualquer interpretao proposta. Grave equvoco! As obras plurissignificativas abrigam interpretaes possveis em que uma ecoe a outra, sem que se excluam, seno o contrrio, uma reforce a outra. Sob esse ponto de vista, Eco (1985, p.80) constroi o leitor-modelo, no qual rene um conjunto de condies de sucesso, estabelecidas textualmente, que devem ser satisfeitas para que um texto seja plenamente atualizado em seu contedo potencial. O leitor-modelo de uma histria no o leitor emprico. Eco explica que o leitor emprico pode ler de diversas formas, e em geral explora o texto para exercitarse em sua subjetividade, que possui existncia fora do espao diegtico. Acrescenta que uma narrativa pressupe um leitor ideal, que construa uma parceria com o enunciador. Para tanto, este usa uma linguagem que visa a mobilizar essa compreenso. Para Eco (1994), o leitor deve estar disposto a

jogar, a se deixar transitar pela narrativa, a partir das regras estipuladas pelo discurso, que possui um domnio autnomo em relao histria. Em suma, o leitor-modelo de Eco nasce com o texto e faz parte da estratgia de interpretao. Leitor-modelo e autor-modelo so para Eco ([1979], 1986) estratgias textuais. Para Eco, sempre h um leitor presente na narrativa; esse leitor um elemento fundamental por orientar a produo, servindo de baliza para as escolhas do autor, integrando portanto o processo enunciativo. O leitor modelo est presente no texto. Para sintetizar: Autor-modelo: no autor nem personagem; constitui-se nas/das marcas que deixa nas linhas da narrativa, como pistas de leitura a serem seguidas pelo leitor hipoteticamente previsto. Destas marcas tambm possvel deduzir o estilo predominante no texto. Palavras de Eco:
A configurao do Autor-Modelo depende de traos textuais, mas pe em jogo o universo do que est atrs do texto, atrs do destinatrio e provavelmente diante do texto e do processo de cooperao (no sentido de que depende da pergunta: Que quero fazer com este texto?)

Leitor modelo: aquele que os autores tm em mente durante a escrita da obra, ou seja; um leitor previsto no texto como colaborador. Ele , de alguma forma, construdo juntamente com o texto, uma vez que as regras de produo de sentido so estabelecidas pelos signos do texto. Para o autor de Seis Passeios pelos Bosques da Fico (1994), autor-modelo e leitor-modelo so entidades que se revelam uma para a outra durante o processo de leitura, de modo que uma d origem outra. Limites do Modelo Entendendo que o projeto gerativo do texto prev a interpretao do texto a partir do artifcio sinttico-semntico-pragmtico de sua tessitura. Esta um sistema de ns ou juntas (ncoras textuais para SIMES, 1991) ou senhas (FIDALGO, 1999) que conferem ao texto sua condio de existncia e estimulam a cooperao do leitor-modelo.

10

Para ECO, o texto um estmulo que provoca uma resposta no leitor; e esta resposta pode ser construda de vrias formas e resultar em diferentes interpretaes. A hiptese de interpretao proposta por Eco no predetermina esta ou aquela direo de anlise, ao contrrio usa a metfora das gavetas metatextuais que se abrem gaveta por gaveta sem a obrigao de cumprir rotas obrigatrias. Eco traz cena a metfora do movimento do cavalo no jogo de xadrez como representao do movimento interpretativo. Dessa forma permite que as estruturas de mundos sejam entrevistas nas estruturas discursivas e promovam o xito do trabalho interpretativo, que pode ser surpreendente em certos casos, sem que extrapole os limites previstos na configurao do texto. A isotopia Eco introduz esse tema com a definio de Greimas (1970i, p. 188), para isotopia: um conjunto de categorias semnticas redundantes que possibilitam a leitura uniforme de uma histria. Mas Eco redefine isotopia como uma forma genrica de definir a coerncia de um percurso de leitura (ECO, 1986, p. 75), em decorrncia de uma anlise do que propunham Greimas e seus discpulos. Portanto a definio de Eco aproxima-se de minha proposta, que traduz isotopia como eixo temtico (SIMES, 2003). Veja-se o excerto:
os textos verbais apresentam palavras-chave que funcionam como ii "ncoras " para marcao e assentamento das bases que permitem o desencadeamento lgico-conceitual do raciocnio: no que respeita ao redator, disciplinando-lhe as propostas textuais tanto no eixo da seleo quanto no da combinao para que no perca de vista o necessrio conhecimento partilhado entre emissor e receptor; quanto ao leitor, instruindo-lhe a leitura das marcas textuais (os vrios mecanismos de coeso) presentes na superfcie do texto-objeto sobre o qual se encontra operando. As duas atitudes do redator e do leitor dirigem-se textualidade, que qualidade de uma proposio com eficincia comunicativa. (SIMES, 2003).

Para reduzir o feixe aberto pela definio de isotopia como coerncia de um percurso de leitura, Eco prope uma definio de tipos especficos de isotopias. No plano frstico, a isotopia se constitui a partir da seleo de palavras e expresses que constituiro os sintagmas e que podero gerar enunciados

11

ambguos ou mesmo equvocos. Trata-se, portanto, de uma ordenao lxicosinttica dos dados. No plano transfrstico, a chave de entendimento de natureza semnticopragmtica e dialoga com mundos possveis na experincia dos sujeitos, no caso, o enunciador e o intrprete. Em outras palavras, existe uma competncia lingustica com um componente frstico, que organiza o limite inferior do enunciado mnimo, e com um componente transfrstico, que organiza o limite superior ao enunciado mnimo (cf. Mattos, 1986, p. 124). Segundo tais competncias e nveis (frstico e transfrstico) constroem-se as isotopias. importante observar

cuidadosamente as escolhas de interpretao para que no avente hipteses excludentes para os dados textuais. Quando isso ocorre, pode ter havido escolhas imprprias (na produo ou na leitura) seja no nvel frstico seja no transfrstico. Na enunciao, a ativao de itens lxicos pode ter trado a inteno comunicativa do autor; na interpretao, a atribuio de significados aos itens da superfcie do texto pode ter ativados tpicos (possveis para o itens lxicos) inadequados (s) isotopia(s) possveis para o texto em questo. De uma ou outra forma o texto prejudicado, pois a comunicao no se estabelece. Voltando a isotopia, trata-se portanto de um termo guarda-chuva que cobre fenmenos diversos e da mesma forma como outros tambm guardachuvas (iconismo, pressuposio, cdigo etc.) isotopia revela que sob a diversidade oculta-se alguma unidade. Eco afirma que isotopia se refere sempre constncia de um percurso de sentido que um texto exibe quando submetido a regras de coerncia interpretativa (...) Acrescenta ainda que a identificao do topic (tema, em meus escritos) seria uma forma de garantir interpretao(es) previstas pelas estratgias geradoras do texto. O topic rene instrues semnticas, um operador textual e deve ser considerado tanto no processo de enunciao quanto no de interpretao. Concluindo dialogicamente

12

inegvel que no estudo do texto, hodiernamente, prevalece a teoria dos gneros iniciada com Bakhtin. A partir da noo de dialogismo como princpio constitutivo da linguagem e condio de sentido do discurso: a lngua constitui um processo de evoluo ininterrupto, que se realiza atravs da interao verbal dos locutores (Bakhtin, 1992, p.127). A gerao dos enunciados considera inelutavelmente a presena do outro, do destinatrio na voz de Eco. Portanto, as formulaes do autor abrigam tanto a funo de quem recebe como tambm de quem permite ao locutor perceber o seu prprio enunciado. Veja-se o excerto:
Os outros, para os quais o meu pensamento se torna, pela primeira vez, um pensamento real (e, com isso, real para mim), no so ouvintes passivos, mas participantes ativos da comunicao verbal. Logo de incio, o locutor espera deles uma resposta, uma compreenso responsiva ativa. Todo o enunciado se elabora como para ir ao encontro dessa resposta. O ndice substancial (constitutivo) do enunciado o fato de dirigir-se a algum de estar voltado para o destinatrio (Bakhtin, 2000, p.320).

Assim sendo, o interlocutor constitutivo do prprio ato de produo da linguagem, de certa maneira, ele coenunciador do texto e no um mero recebedor-decodificador de mensagens. O intrprete desempenha um papel fundamental na constituio do significado e na produo. Logo, um enunciado deve ser analisado levando-se em conta sua orientao para o outro. Segundo Menegassi (2011, p. 172)
Bakhtin/Volochinov deixa evidente a importncia do outro em um enunciado, j que, desde o incio, o discurso se constitui com o intuito da reao-resposta, dessa forma, fundamental saber quem o seu interlocutor: O papel dos outros, para os quais o enunciado se iii elabora. (BAKHTIN, 1992 , p. 320). Isto significa que o locutor espera uma compreenso responsiva ativa dos outros, (...) sendo necessrio, para isto, a determinao do destinatrio. Alm disso, Bakhtin declara que o fator constitutivo de um enunciado encaminhar-se a algum; necessrio que um enunciado tenha um autor e um destinatrio, ou seja, um interlocutor. Este, porm, no precisa ser um interlocutor direto, podendo constituir-se indiretamente: outro no concretizado (p. 321); um interlocutor virtual. Neste sentido, pode-se afirmar que, a partir da imagem do interlocutor, determinam-se os demais elementos fundamentais para a produo textual: os estilos dos enunciados, suas formas, gneros do discurso, os recursos lingusticos necessrios.

Constata-se aqui um dilogo terico entre Eco e Bakhtin. No entanto, preciso esclarecer que

13

No Ocidente, o nome de Bakhtin comeou a circular nos fins da dcada de 50, com um texto de Vladimir Seduro ( Dostoyevski in Russian Literary Criticism 1846-1956. New York, 1957), ganhando mais notoriedade a partir de 1967 com o artigo de Julia Kristeva (Bakhtin, le mot, le dialogue et le roman) publicado em Critique. So dos anos seguintes as principais tradues ocidentais dos livros de Bakhtin, das quais damos a seguir a primeira data [...]: em 1968, saem a traduo italiana do livro sobre Dostoivski e a traduo inglesa do livro sobre Rabelais; em 1973, sai a traduo inglesa do livro sobre filosofia da linguagem; em 1976, saem a traduo alem do livro sobre potica sociolgica e a traduo inglesa do livro sobre Freud; em 1978, sai a traduo francesa dos textos sobre o romance; em 1984, a traduo francesa do material de arquivo. (Apresentao do livro Uma introduo a Bakhtin, 1988, p. 10) (Apud ORNELLAS, iv 2009) [Minha nota ]

Assim sendo, h reflexes paralelas dos dois autores acerca do indispensvel processo de cooperao na interpretao de um texto. Eco herda de Peirce os fundamentos semisicos da cooperao textual. Em 1962, Eco publicou Obra Aberta, uma coletnea de artigos sobre a potica da arte contempornea, cujo ttulo anuncia o tema central do trabalho. Nesta obra aponta para a tenso entre fidelidade e liberdade interpretativa (seguindo seu mestre Luigi Pareyson). Para Eco, as obras de arte teriam como caracterstica a ambiguidade e a autorreflexibilidade. Mesmo considerando uma forma fechada como um organismo equilibrado, tambm aberta, isto , passvel de mil interpretaes diferentes, sem que isso redunde em alterao em sua irreproduzvel singularidade (ECO, 1997). Desta forma, para Eco, o intrprete ocupa um lugar privilegiado, j que a cada fruio o intrprete produz uma interpretao e uma execuo, pois em cada fruio a obra revive dentro de uma perspectiva original. Deste modo, ainda que o autor d luz uma obra acabada em si e deseje que esta seja compreendida e fruda segundo suas instrues. A despeito disso, a interpretao se d como reao teia dos estmulos e como compreenso de suas inter-relaes. Cada fruidor traz consigo uma situao existencial concreta, sensibilidade exclusiva, cultura, tendncias, gostos, preconceitos etc. que participam da compreenso da forma originria traduzindo -a segundo seu cdigo pessoal, segundo uma perspectiva individual (cf. Eco, id. p. 40). justamente esta possibilidade que assegura o trabalho esttico em um texto. Trabalho este que no se manifesta obrigatoriamente em textos no literrios,
14

mas que constitui a qualidade plurissignificativa, por isso atemporal, dos textos artsticos. Na tica da obra aberta, deflagra-se no intrprete atos de liberdade consciente; transforma-se-lhe em centro ativo de uma rede de relaes inesgotveis, entre as quais ele instaura sua prpria forma. Logo, no excessivo dizer que uma obra de arte embora materialmente acabada exige uma resposta livre e inventiva do intrprete, uma vez que sua compreenso decorre da reinveno da obra num ato de parceria entre autor e leitor. Volta cena ento o leitor-modelo. Este no qualquer leitor, mas aquele que, como j mencionado, rene um conjunto de condies de sucesso, estabelecidas textualmente, que devem ser satisfeitas para que um texto seja plenamente atualizado em seu contedo potencial. Esse intrprete deve ser capaz de, seguindo as palavras-chave presentes no texto, identificar a reiterao de determinados semas, o que constitui um eixo temtico, ou uma isotopia. Estas palavras-chave, quando estrategicamente colocadas, funcionam como ncoras textuais (cf. Simes, 1991), a partir das quais possvel traar um mapa isotpico para o texto. Esse mapa seria algo como um balizador das interpretaes de modo a controlar as interpretaes e no permitir que o texto seja violentado por invencionices do(s) intrprete(s). Segundo essas lentes, o leitor atualiza a fbula veiculada pelo texto pelo acionamento de seus saberes lingusticos e enciclopdicos. Produz

significaes discursivas para o texto, mediante a orientao do prprio texto. O leitor que assim opera o leitor-modelo (1979), que surge num segundo momento das propostas tericas de Eco, que ento reorganiza a noo de obra aberta (1962, revista em 1976) ao afirmar a presena de signos controladores da interpretaov. Mesmo que o movimento de leitura seja um trabalho cooperativo entre autor e leitor, um e outro operam com hipteses que se comprovaro ou no mediante a produo da interpretao ideal ou mdia de interpretaes para o texto-objeto. Seguindo Eco e, posteriormente, aceitando instrues de Bakhtin, persigo pertinazmente a hiptese de um trabalho menos subjetivo na orientao da

15

produo textual e da interpretao do texto de outrem. Associando a noo de autor e leitor modelo de Eco ao Dialogismo de Bakhtin, penso poder recompor de um modo menos alegrico as orientaes de Peirce sobre os fundamentos semisicos da cooperao textual, uma vez que me filio semitica peirciana. Ponho um ponto final neste breve estudo estimulado por Lector in Fabula e deixo aqui a provocao de que seja continuada a leitura e a reflexo sobre este livro como um aperitivo para o estudo da obra de Umberto Eco e suas indispensveis contribuies para a compreenso do que produzir e ler um texto literrio. Referncias BAHKTIN, M. Esttica da Criao Verbal. Traduo Maria E. Galvo. 3ed. So Paulo: Martins Fontes, [1979] 2000. ECO, Umberto. Lector in Fabula. A cooperao interpretativa nos textos narrativos. So Paulo: Perspectiva, [1979] 1986. ______. Tratado Geral de Semitica. So Paulo: Perspectiva, [1975] 1980. ______. Seis passeios pelos bosques da fico. So Paulo: Companhia das Letras, 1994. ______. Interpretao e Superinterpretao. 1ed. 3 tir. So Paulo: Martins Fontes, [1992] 2001. ______. Obra Aberta. Forma e indeterminao nas poticas contemporneas. So Paulo: Perspectiva, [1962] 1997. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. 5. Edio do Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa. 5ed. Edio eletrnica. Verso 7.0. So Paulo: Positivo Informtica Ltda. 2010 FIDALGO, Antnio. Semitica Geral. Universidade da Beira Interior. Covilh, Janeiro de 1999. GREIMAS A. J. & J. COURTS. Dicionrio de Semitica. So Paulo: Cultrix, s.d. INSTITUTO HOUAISS. Novo Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa - CDROM - Nova Ortografia. So Paulo: Objetiva, 2005. LISPECTOR, Clarice. Laos de Famlia. Editora Rocco - Rio de Janeiro, 1998. MATTOS, Geraldo. Amplitude do Processo Significativo. In Letra. Curitiba 351 120-128 - 1986 UFPR MENEGASSI, Renilson Jos. O interlocutor nas propostas de produo textual no livro didtico. Trab. linguist. apl. [online], vol.50, n.1, pp. 169-187. 2011

16

NTH, Winfried. Handbook of Semiotics. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press. 1990. ORNELLAS, Clara vila. Mikhail Bakhtin no Brasil: primeiras repercusses. 2009. In http://www.ucm.es/info/especulo/numero43/brabaj.html Consulta em 10/09/2012. SIMES, Darcilia. Iconicidade Verbal: Teoria e Prtica. [online]. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2009. ______. A construo fonossemitica dos personagens de Desenredo de Guimares Rosa. [1991] Publicado na Revista Philologus. [online] set-dez/97p. 67-81. 1997. ______. Estudos semnticos http://www.darciliasimoes.pro.br/aulas no7. 2003. In

TORRINHA, Francisco. Dicionrio Latino-Portugus. 2ed. Porto. Grficos Reunidos. 1942.

GREIMAS, A. J. Du Sens. Paris: Seuil, 1970. SIMES, Darcilia (1997) A construo fonossemitica dos personagens de Desenredo de Guimares Rosa. In Revista Philologus set-dez/97(distribuio: mar/98. [p.67-81]; http://www.filologia.org iii BAKHTIN, M./VOLOVHINOV, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 6. ed. So Paulo: Hucitec. 1992. Sua primeira edio data de 1929. iv Ornellas se refere a FARACO, Carlos Alberto et al. Uma introduo a Bakhtin. Curitiba: Hatier, 1988. v Eco traz luz I Limiti dell'interpretazione (1990 - Os Limites da Interpretao , 1990) e Interpretao e Overinterpretation (1992 - com R. Rorty, Culler J., C. Brooke-Rose, editado por S. Collini), obra em que tenta definir com mais firmeza os controles na interpretao dos textos.
ii

17

Das könnte Ihnen auch gefallen