Sie sind auf Seite 1von 6

MDULO 3.

1: O CAMPO MAGNTICO DO SOL


Apesar do Sol e a Terra estarem distantes cerca de 150 milhes de quilmetros, ou seja, 1 UA (Unidade Astronmica), ambos esto intensamente conectados por meio do campo magntico. O dinmico campo magntico do Sol responsvel por uma gama de fenmenos deslumbrantes, como ejees do plasma da superfcie solar, que eventualmente direcionado Terra. A ocorrncia de eventos como esses podem gerar importantes efeitos a longo prazo no nosso planeta Terra, como mudanas climticas, assim como eventos mais repentinos, como problemas em satlites e em redes de alta tenso. Pesquisas sobre o sistema Sol-Terra so importantes tanto para efeitos prticos na sociedade, quanto para satisfazer o anseio cientfico que muitos de ns temos sobre a nossa estrela. Voc sabe como a estrutura do Sol? Assim como a Terra, o Sol dividido em camadas e de modo anlogo tambm produz um campo magntico por um processo de dnamo natural. O raio do Sol de aproximadamente 700.000 quilmetros, cerca de 110 vezes o raio da Terra. O Sol dividido, internamente, em trs regies principais: o ncleo, a zona radiativa e a zona convectiva (Figura 1). No ncleo do Sol ocorre o processo de FUSO NUCLEAR do hidrognio em hlio, numa condio de altssimas temperaturas, densidade e presso. Estima-se que a temperatura do ncleo de cerca de 15.000.000oC. Envolvendo o ncleo existe a zona radiativa, na qual o transporte da energia gerada no ncleo ocorre por RADIAO. Da base para o topo da zona radiativa, a temperatura vai de aproximadamente 7.000.000oC at 2.000.000oC, e a densidade varia entre 20g/cm3 (similar densidade do ouro) e 0.2 g/cm3 (inferior densidade da gua). Entre a zona radiativa e a zona convectiva existe uma regio chamada de tacclina, na qual ocorrem mudanas abruptas no padro de velocidade do plasma. nesta interface que parte do processo do dnamo solar opera e, consequentemente, o campo magntico do Sol gerado. J a zona convectiva a regio onde o transporte de energia ocorre por CONVECO, fazendo com que o material mais quente na base da zona convectiva, menos denso, seja levado at a superfcie do Sol.

Figura 1. Estrutura do Sol, mostrando as principais camadas: ncleo e zonas radiativa e convectiva.

O conjunto de partculas carregadas que escapam da atmosfera externa do Sol (coroa solar) chamado de vento solar e desloca-se, prximo da Terra, com uma velocidade mdia de 400 km/s. Entretanto, essa velocidade varia de forma significativa: de 300 km/s at 800 km/s nos buracos coronais, que so reas mais escuras e frias na coroa solar, geralmente ligadas s manchas solares.

FUSO NUCLEAR: reao nuclear onde dois ou mais ncleos atmicos se juntam formando um nico ncleo. Neste processo ocorre uma grande liberao de energia. A energia liberada pelo Sol provm da fuso nuclear dos ncleos de hidrognio em hlio e neste processo ocorre uma grande liberao de energia. A fuso nuclear acontece desde a origem do Sol e dentro de aproximadamente 7 bilhes de anos ir cessar dando lugar ao processo de morte da estrela. RADIAO: termo genrico para propagao de partculas e ondas eletromagnticas. A radiao eletromagntica pode se deslocar no vcuo, ou seja, no necessrio um meio fsico para se deslocar. A energia gerada no ncleo do Sol transportada por ftons, que so absorvidos e reemitidos pelos ons do plasma solar. Chegando superfcie solar, os ftons so emitidos em todas as direes e essa radiao eventualmente vai em direo Terra. CONVECO: no Sol, um volume de material mais quente nas camadas inferiores fica mais leve e move-se para em direo superfcie. Ao perder calor, fica mais pesado e desce, continuando o processo convectivo. O vento solar causa uma ampla gama de fenmenos magnticos que variam em questo de minutos a centenas de anos. O dinamismo do campo magntico do Sol responsvel pelo aparecimento das manchas solares, ejees de massas coronais, etc. Em termos de grandezas espaciais, o campo magntico solar classificado segundo fenmenos de grande ou pequena escala. O campo magntico de grande escala definido como aquele observado em escalas comparveis ao raio solar. A mais obvia manifestao deste campo a apario de manchas solares na superfcie do Sol.

As Manchas Solares e o ciclo solar As manchas solares (Figura 2) so observadas desde o incio do sculo XVII, quando Galileo utilizou uma nova inveno, o telescpio, para documentar a passagem dessas manchas escuras na superfcie solar. Entretanto, foi somente em 1908, que o astrnomo americano chamado George Hale descobriu que as manchas solares estavam intrinsecamente relacionadas a intensos campos magnticos.

Figura 2. Manchas solares, em A mostrando o Sol com grupos de manchas solares e em B um zoom em uma mancha solar e o tamanho relativo Terra. Neste caso, esta mancha solar era maior do que a Terra (que est em escala na figura)

Depois desta descoberta, observou-se tambm que as manchas solares praticamente sempre apareciam em pares com polaridades magnticas invertidas: uma com as linhas do campo magntico apontando para fora da superfcie solar (positiva, ou norte) e outra para dentro (negativa, ou sul), como mostrado na Figura 3.
Figura 3. Ilustrao das linhas de campo magntico nas manchas solares.

Figura 4. Ilustrao das Leis de Hale e Joy, onde A mostra a polaridade positiva (vermelho) e negativa (azul). B ilustra o ciclo seguinte, com as polaridades invertidas em relao ao ciclo anterior.

Hale descreveu como as manchas solares se comportavam em termos da sua polaridade magntica: um par de manchas solares aparece no hemisfrio norte e outro par no hemisfrio sul com polaridades opostas nos dois hemisfrios. No obstante, as manchas mudam de polaridade (positivo para negativo e vice-versa) a cada 11 anos aproximadamente. Estas caractersticas resumem a lei emprica conhecida como Lei da Polaridade de Hale (Figura 4). Outra lei similar e importante sobre o campo magntico do Sol a Lei de Joy que indica que h uma inclinao sistemtica, da ordem de 4 graus, no alinhamento dos pares de manchas solares em relao ao equador.

A Figura 4 tambm mostra esta inclinao, com a mancha chamada de lder, a primeira em relao a direo de rotao do Sol, sempre mais prxima ao equador. Esse campo de grande escala das manchas solares segue uma distribuio espao-temporal muito especfica: no incio do ciclo solar as manchas aparecem em latitudes de cerca de 27o e no decorrer do ciclo o aparecimento das manchas migra para latitudes menores, em torno de 8o. Esse padro representado no chamado diagrama da borboleta (Figura 5A). Este diagrama mostra a variao latitudinal do aparecimento das manchas solares no decorrer do tempo. Note que para cada ciclo de 11 anos, as manchas migram das maiores latitudes em direo ao equador, lembrando a forma das asas de borboletas. As polaridades so opostas (positivo/negativo) em cada asa e se alternam entre um ciclo e outro. O diagrama da borboleta um diagnstico do dnamo solar, ou seja, dos processos que formam as manchas solares no decorrer do tempo. A Figura 5B mostra a porcentagem mdia da rea ocupada por manchas solares em relao a rea total visvel da superfcie solar.

Figura 5. Diagrama da borboleta em A e mdia diria da rea ocupada pelas manchas solares em B, 100% sendo a rea total visvel do Sol. No diagrama da borboleta, as cores representam a poro da rea ocupada diariamente pelas manchas solares. Amarelo, por exemplo, representa episdios em que quase 1% da rea visvel do Sol estava ocupada por manchas solares.

H ciclos solares com diferentes caractersticas, com picos (mximo de manchas solares) ocorrendo em diferentes tempos e com distintas duraes. Por exemplo, o pico do ciclo solar nmero 23, ocorreu entre 2000 e 2002. O atual ciclo 24 iniciou no dia 04 de janeiro de 2008. Mas como os cientistas determinaram este exato dia? O dia do incio do ciclo solar 24 foi determinado porque satisfez dois critrios principais: as manchas solares ocorreram em altas latitudes (30oN) e com a polaridade magntica reversa do ciclo anterior (ciclo 23). H grupos de pesquisa no mundo fazendo previses do ciclo solar 24 (veja mais no mdulo 4), como mostrado na Figura 6, uma previso da NASA para o atual ciclo.

temporal na coroa solar pode ser analisada em detalhe.

Figura 7. Imagem de um corongrafo, mostrando a coroa solar no dia 30 de julho de 2004. O crculo branco indica onde o Sol apareceria se no estivesse coberto.

As EMCs so exploses na coroa solar que expelem partculas juntamente com o vento solar (Figura 8). Nesses eventos, grandes bolhas de gs ionizado so ejetadas do Sol durante horas.

Figura 6: Previso do ciclo solar 24. As linhas pontilhadas mostram a previso e as linhas cheias correspondem aos nmeros de manchas solares j observados.

Ejeo de massa coronal (EMC) do Sol As primeiras evidncias sobre as ejees de massa da coroa solar (em ingls: Coronal Mass Ejection- CME) vieram de observaes entre 1971 e 1973. Estas observaes foram feitas em um corongrafo, que um instrumento que produz um eclipse artificial, sobrepondo um disco telescpios com o intuito de observar apenas a atmosfera mais externa do Sol (veja exemplo na Figura 7). Por meio do corongrafo, a variao

Figura 8: Miscelnea de imagens tiradas pelo satlite SOHO. Na imagem, as EMCs observadas pelo corongrafo esto mostradas juntamente com uma imagem do Sol visto com um filtro de luz ultra-violeta, evidenciando as regies de intensa atividade magntica (regies claras).

A freqncia na qual ocorrem as ejees varia de acordo ciclo solar, sendo estas, juntamente com as manchas solares, fenmenos agrupados na categoria de atividade solar. Durante o mnimo de atividade solar, observa-se uma EMC por semana aproximadamente. J prximo ao mximo do ciclo

de atividade solar, observa-se EMCs com uma freqncia de duas a trs vezes ao dia. Essas exploses na coroa do Sol so responsveis pelos eventos mais extremos do clima espacial, como as tempestades magnticas, podendo vir a gerar apages (ou blackouts) e interferncia ocasionando imprecises nos sistemas dependente de comunicao por satlites, como o GPS (saiba mais sobre o assunto no tpico 3.3). Como no momento estamos em um perodo prximo ao mximo de atividade solar, as manchas solares e EMCs se tornaro mais freqentes, assim como as tempestades magnticas. Numa era em que a humanidade cada vez mais depende de uma tecnologia, que por sua vez cada vez mais sensvel s tempestades eletromagnticas, o entendimento do ciclo solar se lana como um grande desafio a ser esclarecido pela comunidade cientfica no futuro prximo, no intuito de se conseguir fazer previses confiveis dos grandes eventos solares para poder minimizar suas consequncias. O entendimento dos processos envolvidos no dnamo solar, de certa maneira pode ser uma chave para a compreenso sobre toda a gama de dnamos naturais que se apresentam no Universo, sejam eles estelares, planetrios (como o geodnamo) e galcticos.

eferncias Bibliogrficas

Lean, J., 2005. Living with a variable Sun. Physics Today. June, 2005. Ossendrijver, M. 2003. The solar dynamo, The Astron Astrophys Rev. 287-367 Steven, M. Tobias, 2007, Magnetic Field of Sun Em: Encyclopedia of Geomagnetism and Paleomagnetism, Editores: Gubbins, D. & HerreroBervera, E., Springer. Webb, D. F. e Howard, T. A., 2012. Coronal Mass Ejections: Observations. Living Rev. Solar Phys., 9, 3. yp

ginas Interessantes da Internet

Homepage da NASA sobre a fsica do Sol: http://solarscience.msfc.nasa.gov/interior.shtml Homepage sobre assuntos cientficos variados: http://www.windows2universe.org/sun/cmes.html Homepage da NASA sobre a fsica do Sol: http://solarscience.msfc.nasa.gov/CMEs.shtml Homepage do satellite SOHO: http://sohowww.nascom.nasa.gov/

ontes das

iguras

Figura 1: http://outreach.atnf.csiro.au/education/senior/as trophysics/stellarevolution_mainsequence.html Crdito: Naval Research Laboratory. Adaptado do Observer's Guide to Stellar Evolution; autor: M. Inglis, Springer, 2003.

Figura 2: http://www.picturesandwords.co.uk/index.php/2 006/08/the-sun-and-its-11-year-cycle/ http://www.windows2universe.org/sun/images/s unspots_earth_size_big_jpg_image.html

Figuras 3 e 5: http://www.nasa.gov/vision/universe/solarsyste m/solar_cycle_graphics.html Figura 4: http://www-solar.mcs.stand.ac.uk/~alan/Inaugural/6/index9.html Figura 6: http://science.nasa.gov/science-news/science-atnasa/2008/10jan_solarcycle24/ Figura 7: http://sohowww.nascom.nasa.gov/classroom/glo ssary_middle.html Figura 8: http://apod.nasa.gov/apod/ap070206.html

Das könnte Ihnen auch gefallen