Sie sind auf Seite 1von 8

Sobre o conceito de identidade: apropriaes em estudos sobre formao de professores

Ederson de Faria Vera Lcia Trevisan de Souza Resumo


Esse artigo resulta de uma pesquisa em que se buscou compreender como o conceito de identidade tem sido apropriado nas pesquisas sobre formao de professores e sua contribuio para a compreenso do processo de constituio da identidade docente. Foram analisadas cinco dissertaes de mestrado e cinco teses de doutorado que apresentavam, no ttulo e no resumo, a proposta de estudar identidade de professores. O mtodo utilizado foi o estudo bibliogrfico, tomando-se, como referentes tericos, os autores que desenvolvem estudos sobre identidade. Como resultado, constatou-se que algumas pesquisas realizadas no mbito do mestrado e doutorado tm recorrido a conceitos de vrios autores da Sociologia e de um autor da Psicologia, os quais oferecem subsdios para a compreenso do fenmeno da constituio identitria do professor. Palavras-chave: Identidade, formao de professores, psicologia educacional.

The identity concept and its appropriation in teachers education studies


Abstract
This article is the result of a research that attempts to understand how the identity concept has been appropriated in teachers education studies and their contribution to the understanding of the process of identity constitution. We analyze five Masters theses and five doctoral dissertations that revealed through their titles and summaries the proposal to study teachers identities. We conducted a bibliographical research, taking as theoretical references authors who use cultural-historical approach. We found that some research pieces carried out by MA and PhD candidates have used the concepts of several authors in the field of sociology and an author in psychology. These scholars provide us with input for understanding the phenomenon of the teachers identity construction . Keywords: Identity, teachers education, educational psychology.

Sobre el concepto de Identidad: apropiaciones en estudios sobre formacin de profesores


Resumen
Este artculo resulta de una investigacin en la que se busc comprender como el concepto de identidad est apropiado en las investigaciones sobre formacin de profesores y cul su contribucin para la comprensin del proceso de constitucin de la identidad docente. Se analizaron cinco tesis de maestra y cinco tesis doctorales que presentaban en el ttulo y en el resumen la propuesta de estudiar identidad de profesores. El mtodo utilizado fue el de estudio bibliogrfico, tomndose como referentes tericos los autores que desarrollan estudios sobre Identidad. Como resultado se constat que algunas investigaciones de maestra y doctorado recurrieron a conceptos de varios autores de Sociologa y de un autor de Psicologa, los cuales ofrecen subsidios para la comprensin del fenmeno de la constitucin de identidad del profesor. Palabras Clave: Identidad, formacin de profesores, psicologa educacional.

Revista Semestral da Associao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 15, Nmero 1, Janeiro/Junho de 2011: 35-42.

35

Introduo
Neste artigo, so apresentados os resultados de um estudo que buscou investigar o conceito de identidade utilizado nas pesquisas sobre formao de professores, tendo em vista o crescimento das pesquisas na rea da Psicologia e da Educao voltadas investigao desse tema. Nosso interesse pelo tema da identidade nasce de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Processos de constituio do sujeito em prticas educativas, do Programa de Ps-Graduao em Psicologia da PUC de Campinas, cujo objetivo era investigar a constituio identitria de professores, entendendo que as representaes que esses profissionais tm de si como docentes interferem em sua prtica pedaggica e nas relaes que desenvolvem com os sujeitos do espao escolar. Na pesquisa que ora apresentamos, nos dedicamos, primeiramente, a compreender e discutir o conceito de identidade formulado por alguns autores da Psicologia e da Sociologia, tendo em vista sua apropriao nas pesquisas que estudam formao de professores para, em um segundo momento, identificar e analisar em estudos do nvel do mestrado e do doutorado em que medida os conceitos utilizados por seus autores tm se constitudo como aporte compreenso e explicao dos fenmenos estudados.

pectivas tericas que tm sido adotadas nesses estudos, por entendermos ser um tema de interesse do campo da Psicologia. Nossa hiptese era que a anlise do referencial terico das pesquisas permitiria avaliar a contribuio de teorias da Psicologia ao campo de estudos sobre a formao de professores.

O conceito de identidade
Conforme anunciado, passamos a apresentar o conceito de identidade das perspectivas da Psicologia e da Sociologia, visto serem essas as abordagens adotadas nos estudos que analisamos. Inicialmente, apresentamos os postulados tericos de Antonio da Costa Ciampa, que aborda a identidade como categoria da Psicologia Social. O autor realizou um estudo que se tornou referncia sobre o tema, em que se utiliza do materialismo histrico como base terica e do mtodo dialtico para sua construo. Em seguida, discorremos sobre os conceitos de identidade desenvolvidos por Claude Dubar, socilogo francs que estuda identidade no trabalho e que o mais utilizado nas teses de doutorado sobre identidade que analisamos. Ainda da perspectiva da Sociologia, apresentamos os postulados sobre identidade de dois outros autores, tambm utilizados nas teses de doutorado. Trata-se de Zygmunt Bauman, socilogo polons que se preocupa com o tema focalizando o que denomina de modernidade lquida, e do ingls Stuart Hall, tambm socilogo, que estuda as identidades culturais da perspectiva da ps-modernidade. Ciampa (1987) entende identidade como metamorfose, ou seja, em constante transformao, sendo o resultado provisrio da interseco entre a histria da pessoa, seu contexto histrico e social e seus projetos. A identidade tem carter dinmico e seu movimento pressupe uma personagem. A personagem, que, para o autor, a vivncia pessoal de um papel previamente padronizado pela cultura, fundamental na construo identitria: representa-se a identidade de algum pela reificao da sua atividade em uma personagem que, por fim, acaba sendo independente da atividade. As diferentes maneiras de se estruturar as personagens resultam diferentes modos de produo identitria. Portanto, identidade a articulao entre igualdade e diferena. Identidade movimento, porm, uma vez que a identidade pressuposta reposta pelos ritos sociais, passa a ser vista como algo dado e no como se dando. A reposio, portanto, sustenta a mesmice, que a ideia de que a identidade atemporal e constante: identidade-mito. A superao da identidade pressuposta denomina-se metamorfose (Ciampa, 1987). Dubar (1997) concebe identidade como resultado do processo de socializao, que compreende o cruzamento dos processos relacionais (ou seja, o sujeito analisado pelo outro dentro dos sistemas de ao nos quais os sujeitos esto inseridos) e biogrficos (que tratam da histria, habilidades e projetos da pessoa). Para ele, a identidade para si no se separa da identidade para o outro, pois a primeira correlata segunda: reconhece-se pelo olhar do outro.

As pesquisas sobre formao de professores e o tema da identidade


No difcil encontrar, na literatura cientfica, trabalhos cujo propsito discutir, problematizar, quantificar e classificar a formao de professores. Alm da Educao, outras reas do conhecimento tm se preocupado com esse tema; a produo de pesquisas extensa na Psicologia e a questo tambm tem despertado o interesse de socilogos, filsofos e historiadores. Em pesquisa do tipo estado da arte, Andr (1999) analisa a produo acadmica sobre formao de professores no perodo de 1990 a 1996, e encontra, somente na rea da Educao, 284 estudos sobre o tema. Constata a autora que o tema da identidade pouco estudado, correspondendo a 9% do total de dissertaes e teses constantes do banco da CAPES no perodo. Contudo, em nova pesquisa de mesma natureza, focalizando a produo no perodo de 1999 a 2003, a autora identifica 1184 pesquisas sobre formao de professores, revelando um crescente interesse sobre o tema. Desse total de estudos analisados, 13% abordam o tema da identidade, o que evidencia um aumento do interesse de pesquisadores desse campo sobre a problemtica da constituio da identidade docente (Andr, 2009). Os dados dessas pesquisas, somados ao conhecimento dos objetivos declarados nas primeiras pesquisas que acessamos, permitiram constatar que o interesse crescente em estudos sobre identidade no campo da formao docente indica que sua compreenso pode trazer contribuies ao campo da formao e, em consequncia, educao escolar. Tal constatao nos levou a questionar as pers-

36

Revista Semestral da Associao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 15, Nmero 1, Janeiro/Junho de 2011: 35-42.

Porm, essa relao entre ambas problemtica, pois no se pode viver diretamente a experincia do outro, e ocorre dentro do processo de socializao. O autor afirma que a identidade nunca dada, sempre construda e a (re) construir, em uma incerteza maior ou menor e mais ou menos durvel (Dubar, 1997, p. 104). Essa afirmao o aproxima de Ciampa (1987), quando diz que a identidade se constri na e pela atividade. A identificao vem do outro, mas pode ser recusada para se criar outra. De qualquer forma, a identificao utiliza categorias socialmente disponveis (Dubar, 1997). O processo de constituio da identidade, para Dubar (1997), que prefere falar em formaes identitrias, visto entender que so vrias as identidades que assumimos, se constitui em um movimento de tenso permanente entre os atos de atribuio (que correspondem ao que os outros dizem ao sujeito que ele e que o autor denomina de identidades virtuais) e os atos de pertena (em que o sujeito se identifica com as atribuies recebidas e adere s identidades atribudas). Enquanto a atribuio corresponde identidade para o outro, a pertena indica a identidade para si, e o movimento de tenso se caracteriza, justamente, pela oposio entre o que esperam que o sujeito assuma e seja e o desejo do prprio sujeito em ser e assumir determinadas identidades. Logo, o que est no cerne do processo de constituio identitria, segundo o autor, a identificao ou no identificao com as atribuies que so sempre do outro, visto que esse processo s possvel no mbito da socializao. Dubar (1997) sintetiza a constituio das formas identitrias a partir da ocorrncia de dois processos: o relacional e o biogrfico. O primeiro diz respeito identidade para o outro, em que as transaes assumem um carter mais objetivo e genrico; enquanto o biogrfico corresponde identidade para si, cujas transaes so mais subjetivas, e compreende as identidades herdadas e identidades visadas. Desse modo, os processos relacional e biogrfico concorrem para a produo das identidades. A identidade social marcada pela dualidade entre esses dois processos e a dialtica estabelecida entre eles o cerne da anlise sociolgica da identidade para esse autor. Tambm da perspectiva da Sociologia, mas com foco na ps-modernidade, Bauman (2005) define identidade como autodeterminao, ou seja, o eu postulado. Para ele, as identidades comumente referem-se s comunidades como sendo as entidades que as definem. Existem dois tipos de comunidades: as de vida e destino, nas quais os membros vivem juntos em uma ligao absoluta, e as comunidades de ideias, formadas por uma variedade de princpios. A questo da identidade s se pe nas comunidades do segundo tipo, onde h a presena de diferentes ideias e, por isso, tambm a crena na necessidade de escolhas contnuas. Identidade se revela como inveno e no descoberta; um esforo, um objetivo, uma construo. algo inconcluso, precrio, e essa verdade sobre a identidade est cada vez mais ntida, pois os mecanismos que a ocultavam perderam o interesse em faz-lo, visto que, atualmente, interessa construir identidades individuais, e no coletivas. Esse fato,

contudo, recente. O pensar sobre se ter uma identidade no ocorre enquanto se acredita em um pertencimento, mas quando se pensa em uma atividade a ser continuamente realizada. Essa ideia surge da crise do pertencimento (Bauman, 2005). A essncia da identidade constri-se em referncia aos vnculos que conectam as pessoas umas s outras e considerando-se esses vnculos estveis. O habitat da identidade o campo de batalha: ela s se apresenta no tumulto. No se pode evitar sua ambivalncia: ela uma luta contra a dissoluo e a fragmentao, uma inteno de devorar e uma recusa a ser devorado. Essa batalha a um s tempo une e divide, suas intenes de incluso e segregao misturam-se e complementam-se (Bauman, 2005). Na modernidade lquida, h uma infinidade de identidades escolha, e outras ainda para serem inventadas (Bauman, 2005). Com isso, s se pode falar em construo identitria enquanto experimentao infindvel. Da mesma perspectiva que Bauman, mas interessado na identidade cultural, Stuart Hall (2006) apresenta o conceito do que denomina identidades culturais como aspectos de nossas identidades que surgem de nosso pertencimento a culturas tnicas, raciais, lingusticas, religiosas e, acima de tudo, nacionais. O autor entende que as condies atuais da sociedade esto fragmentando as paisagens culturais de classe, gnero, sexualidade, etnia, raa e nacionalidade que, no passado, nos tinham fornecido slidas localizaes como indivduos sociais. (p. 9) Tais transformaes esto alterando as identidades pessoais, influenciando a ideia de sujeito integrado que temos de ns prprios: Esta perda de sentido de si estvel chamada, algumas vezes, de duplo deslocamento ou descentrao do sujeito (Hall, 2006, p. 9). Esse duplo deslocamento, que corresponde descentrao dos indivduos tanto de seu lugar no mundo social e cultural quanto de si mesmos, o que resulta em crise de identidade. Hall cita o crtico cultural Kobena Mercer, para quem a identidade somente se torna uma questo quando est em crise, quando algo que se supe como fixo, coerente e estvel deslocado pela experincia da dvida e da incerteza (Mercer, 1990, p.43). Segundo Hall (2006), h trs diferentes concepes de identidade que se relacionam s vises de sujeito ao longo da histria. A primeira denominada identidade do sujeito do Iluminismo, que expressa uma viso individualista de sujeito, caracterizado pela centrao e unificao, em que prevalece a capacidade de razo e de conscincia. Assim, entende-se o sujeito como portador de um ncleo interior que emerge no nascimento e prevalece ao longo de todo seu desenvolvimento, de forma contnua e idntica. J a segunda, a identidade do sujeito sociolgico, considera a complexidade do mundo moderno e reconhece que esse ncleo interior do sujeito constitudo na relao com outras pessoas, cujo papel de mediao da cultura. Nessa viso, que se transformou na concepo clssica de sujeito na Sociologia, o sujeito se constitui na interao com a sociedade, em um dilogo contnuo com os mundos interno e externo. Ainda permanece o ncleo interior, mas este constitudo pelo social, ao mesmo

Sobre o conceito de identidade: apropriaes em estudos sobre formao de professores * Ederson de Faria & Vera Lcia Trevisan de Souza

37

tempo em que o constitui. Assim, o sujeito , a um s tempo, individual e social; parte e todo. Por ltimo, apresenta a concepo de identidade do sujeito ps-moderno, que no tem uma identidade fixa, essencial ou permanente, mas formada e transformada continuamente, sofrendo a influncia das formas como representado ou interpretado nos e pelos diferentes sistemas culturais de que toma parte. A viso de sujeito assume contornos histricos e no biolgicos, e o sujeito adere a identidades diversas em diferentes contextos, que so, via de regra, contraditrias, impulsionando suas aes em inmeras direes, de modo que suas identificaes so continuamente deslocadas. Frente multiplicidade de significaes e representaes sobre o que o homem na ps-modernidade, o sujeito se confronta com inmeras e cambiantes identidades, possveis de se identificar, mas sempre de forma temporria. Logo, o sujeito ps-moderno se caracteriza pela mudana, pela diferena, pela inconstncia, e as identidades permanecem abertas. Apesar desta viso de sujeito soar como perturbadora, visto seu carter de incerteza e imprevisibilidade resultante do deslocamento constante, segundo Hall (2006), ela tem caractersticas positivas, pois se, de um lado, desestabiliza identidades estveis do passado, de outro, abre-se a possibilidade de desenvolvimento de novos sujeitos. Foram muitos os fatos e aspectos que influenciaram essa mudana de entendimento do sujeito ao longo da histria e que continuam a provocar transformaes no momento atual, em que adventos como a globalizao imprimem uma nova dimenso temporal e espacial na vida dos sujeitos. Para Hall (2006), identidades correspondentes a um determinado mundo social esto em declnio, visto que a sociedade no pode mais ser vista como determinada, mas em contnua mutao e movimento, fazendo com que novas identidades surjam continuamente, em um processo de fragmentao do indivduo moderno. Assim, assinala que estaria ocorrendo uma mudana no conceito de identidade e de sujeito, j que as identidades modernas esto sendo descentradas, ou seja, deslocadas e fragmentadas e, como consequncia, no possvel oferecer afirmaes conclusivas sobre que identidade, visto tratar-se de um aspecto complexo, que envolve mltiplos fatores. O autor tambm destaca o carter de mudana no que chama de modernidade tardia, expresso utilizada por Giddens para referir ao que alguns socilogos tm chamado de ps-modernidade. Logo, as sociedades modernas tm como caracterstica a mudana constante, rpida e permanente, o que se constitui como principal diferena das sociedades tradicionais. Assim, a modernidade tardia no se define somente como experincia de convivncia com a mudana rpida, abrangente e contnua, mas como uma forma altamente reflexiva de vida, em que as informaes promovem uma constante avaliao e transformao das prticas sociais e alteram constitutivamente suas caractersticas e, por conseguinte, as identidades em relao. Em sntese, para esse autor, identidade, sociedade e cultura no se separam.

Importa esclarecer que no se pretendeu, com a exposio realizada nas pginas precedentes, esgotar o tema da identidade, identificando e apresentando todos os autores que o tm abordado. Ou seja, no se trata de um estudo do tipo estado da arte, mas de relacionar e discutir alguns tericos que tm se dedicado ao estudo do tema, sobretudo com foco na definio do conceito de identidade. Assim, o critrio de escolha dos autores levou em conta o fato de se constiturem como aportes tericos s pesquisas que tm sido desenvolvidas e considerou-se, ainda, a pertinncia de seus trabalhos, no que concerne ao investimento e consistncia ou repercusso dos mesmos e ao seu carter psicossocial. Reconhecemos, assim, que vrios autores no foram contemplados nessa anlise, como os do campo da Psicanlise, por exemplo; contudo, acreditamos que os escolhidos representam as perspectivas tericas psicossociais que tm se dedicado definio do conceito.

Mtodo e procedimentos
Essa pesquisa de natureza bibliogrfica na medida em que toma, como fonte de dados, registros disponveis decorrentes de pesquisas anteriores, em meio impresso ou digital, em forma de artigos cientficos, dissertaes ou teses. Os textos dessas pesquisas constituem-se fontes de dados que o pesquisador utiliza para o seu trabalho, visto apresentar categorias tericas j trabalhadas (Severino, 2007). Seu carter descritivo, pois no ser realizada pesquisa de campo para comprovar os dados obtidos, pelo contrrio, sero analisados trabalhos j realizados por pesquisadores, visando comparar dados e checar informaes. O trabalho foi dividido em dois momentos. Inicialmente, fez-se um levantamento dos autores que tm estudado o conceito de identidade e selecionamos suas produes mais significativas. Em seguida, buscamos, no banco da CAPES, teses e dissertaes produzidas nos ltimos trs anos, usando os descritores identidade e formao de professores. Lemos os resumos dos trabalhos encontrados e identificamos, naqueles que explicitavam o referencial terico, as teorias que estavam sendo adotadas nas pesquisas. A partir de ento, definimos as teorias sobre identidade que iramos estudar. Feita a escolha das obras, procedeu-se a uma leitura aprofundada dos conceitos com vista sua anlise e proposies de explicaes para o tema da identidade. Em seguida, selecionamos cinco dissertaes e cinco teses produzidas em Programas de Ps-Graduao em Psicologia e Educao nos ltimos trs anos (exceto a tese de doutoramento de Conti, datada do ano de 2003), que apresentavam, no ttulo e no resumo, a proposta de estudar identidade no mbito da formao de professores. A escolha de um nmero limitado de trabalhos deveu-se ao tempo para realizao da pesquisa, um ano, e ao fato dos objetivos da pesquisa exigirem a leitura e a anlise do referencial terico adotado, atividades que levam tempo considervel para serem realizadas.

38

Revista Semestral da Associao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 15, Nmero 1, Janeiro/Junho de 2011: 35-42.

Como critrio de escolha dos trabalhos, alm dos j apresentados (identidade e formao de professores e programas de Psicologia e Educao), teve grande peso a possibilidade de acesso pesquisa completa, tendo em vista que, em muitos casos, somente os resumos so disponibilizados, o que no permitiria a realizao da anlise proposta. As dissertaes foram todas produzidas em universidades sediadas no Estado de So Paulo, sendo duas delas em universidades pblicas estaduais e as demais, em duas diferentes instituies confessionais. Em relao s teses, quatro so do Estado de So Paulo e uma do Estado do Rio Grande do Sul. Duas das teses paulistas so de uma universidade pblica estadual e as demais foram produzidas em instituies confessionais. Selecionadas as pesquisas, partiu-se para a leitura e anlise dos seus referenciais tericos a fim de se verificar como o conceito de identidade foi apropriado por elas. Focou-se apenas a abordagem terica dessas pesquisas e no os seus resultados. Para o propsito deste artigo, apresentamos a seguir dois eixos de anlise que sintetizam o que se objetivou com o presente estudo: objetivos do trabalho e sua relao com a apropriao do conceito de identidade; e referencial terico ou conceito de identidade: a relao entre o conceito e sua contribuio para os estudos sobre formao de professores.

das caractersticas que se pode chamar de identidade. Contudo, o objetivo expresso pelo autor carece de clareza, no sendo possvel identificar, com preciso, identidade do que ou de quem se prope a pesquisar:
Reconhecer o papel do curso de Pedagogia no Brasil, que profissional forma e qual a sua identidade, considerando os segmentos formativos pouco articulados de profissionais da gesto educacional e professores das sries iniciais de ensino fundamental e educao infantil. (Assis, 2007)

Resultados e discusses
Objetivos do trabalho
No que concerne aos objetivos declarados pelos autores, possvel observar a busca pela compreenso do processo de desenvolvimento profissional de educadores, tendo como foco o sujeito e sua relao com a docncia. A anlise dos objetivos permite constatar que algumas pesquisas focalizam o professor em exerccio, expressando a ideia de identidade como processo de constituio permanente, caracterizado por movimento de afirmao e negao: Analisar como o ser-professor se narra e interpreta-se como sujeito na profisso, tendo em vista compreender de que maneira esse profissional constri a identidade pessoal/ profissional, sendo capaz de afirmar-se ou negar-se como sujeito dentro do sistema-escola (Ferreira, 2006). Contudo, h tambm a compreenso de que a identidade se constri no processo de formao inicial, sobretudo no contato do futuro professor com a prtica profissional, ou seja, a atividade docente que marcaria trajetrias diferenciadas de identidade: Relatar e compreender como se constitui a identidade docente em processo de formao, destacando a prtica como elemento formador e diferenciador das trajetrias de identidade. (Freitas, 2006) No trabalho de Assis (2007), a amplitude que parece atingir a ideia de identidade refere-se tambm a cursos, ou seja, organizaes curriculares que assumiriam determina-

H, tambm, a pressuposio de que a identidade se constri no processo de formao continuada a ser desenvolvido pela escola, indicando que a constituio da identidade pessoal e profissional so processos concomitantes que deveriam ser preocupao da formao em exerccio: Identificar as possveis contribuies do processo de formao permanente realizado pela instituio na constituio das identidades pessoais e profissionais de educadoras pesquisadoras. (Buccini, 2007). Entretanto, de carter mais ampliado, h objetivos que visam estudar a identidade ao longo de uma trajetria, com foco na profissionalizao e percorrendo todo o caminho de escolha da profisso at sua efetivao nas aes educativas: Pretendem-se reconhecer e analisar traos identitrios construdos e reconstrudos ao longo do processo de profissionalizao desde a escolha da profisso, formao inicial, insero profissional e prxis educacional. (Pandolpho, 2006) J em um movimento que pretende aprofundar o conhecimento da identidade docente, se inscreve a pesquisa a seguir, em que se supe haver uma dimenso espiritual como constituinte da identidade docente: Compreender como a dimenso da espiritualidade contribui e participa da constituio identitria de professores e, como, em uma escola confessional, se d essa constituio. (Vieira, 2009) J a tese cujo objetivo apresentamos a seguir supe uma relao entre concepo de docncia e formao identitria, e focaliza a pesquisa em uma rea de atuao especfica, alm do segmento de ensino diferenciado: trata-se do Ensino Superior. Esse fato tambm revela que o interesse pela identidade docente ultrapassa a escola de educao bsica, onde, frequentemente, vemos a questo da formao de professores mais debatida, e chega ao Ensino Superior: Apreender a concepo de docncia de um grupo de professores da rea da Sade e verificar as suas configuraes identitrias docentes, construdas nas trajetrias pessoais e profissionais. (Pagnez, 2007) O objetivo declarado na pesquisa de Conti (2003) no contm a expresso identidade, apenas a sugerindo na medida em que se prope a investigar as vises da profisso docente e suas caractersticas. Logo, atrela o processo de constituio de identidade s vises que professores iniciantes tm da profisso: Investigao das vises sociais expressas por um conjunto de seis professoras iniciantes acerca da profisso docente, mais particularmente do tipo de qualificao que a caracteriza e a define. (Conti, 2003.)

Sobre o conceito de identidade: apropriaes em estudos sobre formao de professores * Ederson de Faria & Vera Lcia Trevisan de Souza

39

O objetivo da pesquisa a seguir traz elementos novos atrelados ao termo identidade: memrias. Tambm parece interessado em investigar a questo da identidade em outro espao que no a escola. Logo, amplia o escopo de interesses sobre o tema: Perceber e compreender como so produzidas as prticas de memrias/identidades, por meio das manifestaes coletivas desenvolvidas nesses fruns acadmicos nacionais. (Mesquita, 2008). Por fim, o objetivo da ltima pesquisa selecionada s permite identificar que se trata de pesquisa sobre identidade, entendendo-a como percurso, visto que o pesquisador vincula a tese sua pesquisa de mestrado e os objetivos no permitem compreender a que segmento de ensino ou instncia educacional se vincula a pesquisa: Investigar o percurso identitrio de quatro professores que estiveram envolvidos anteriormente em minha pesquisa de mestrado. (Pereira, 2007) O que se pode afirmar a partir dos objetivos apresentados que eles confirmam o interesse de pesquisadores sobre o tema da identidade docente, sobretudo nos ltimos trs anos, o que nos conduz a perguntar a respeito do porqu do interesse, aparentemente recente, sobre o tema, o que as prprias pesquisas nos ajudam a responder, quando declaram acreditar que compreender a constituio da identidade do professor permitir desvelar aspectos relativos s prticas docentes e propor melhores formas de atuao dos cursos de formao de professores, alm da melhoria das prticas educativas. Contudo, o que fica evidente certa disperso das pesquisas, seja no que concerne ao espao da docncia focalizado (ora no Ensino Fundamental, ora no Ensino Superior, ora na formao inicial, ora na formao continuada, ora em fruns de discusso), ou no prprio modo de conceber a identidade: como construda na formao inicial, como processo contnuo, como trajetrias, como memrias, como vises e concepes, como aspecto pessoal ou aspecto profissional. Tal fato nos leva a questionar a relao entre essas problemticas de pesquisa e esses diversos focos de interesse com o referencial terico adotado pelos pesquisadores, visto que um problema de pesquisa nasce do questionamento da realidade a partir de dada forma de compreend-la, ou seja, a abordagem do problema e o desenvolvimento do mtodo para investig-lo no se separam das proposies tericas que os sustentam. Dito de outra forma, para compreender a identidade docente, preciso buscar os postulados conceituais que sustentem tal compreenso, o que demanda acessar conceitos que, no caso do presente estudo, tm sido produzidos pela rea da Psicologia e da Sociologia.

Referencial terico ou conceito de identidade: a relao entre o conceito e sua contribuio para os estudos sobre formao de professores
Conforme anunciado nas pginas precedentes, pretende-se apresentar, neste eixo de anlise, os aportes tericos utilizados pelos autores da pesquisa e suas contribuies para aspectos que envolvem a constituio da identidade docente.

Das cinco dissertaes de mestrado selecionadas, apenas duas preocupam-se com a apresentao e fundamentao do conceito de identidade de uma perspectiva cientfica: a de Ferreira (2006) e Freitas (2006). A dissertao de Buccini (2007) chega a citar Ciampa (1987), autor que desenvolveu o conceito de identidade da perspectiva da Psicologia, porm no apresenta os fundamentos de sua teoria. J as dissertaes de Assis (2007) e Pandolpho (2006) no apresentam referencial terico acerca da identidade, embora tratem do conceito. As dissertaes de Ferreira (2006) e Freitas (2006) trazem postulaes sobre identidade na perspectiva de Ciampa (1987), cuja obra data de 1986. Tal escolha devese ao fato da teoria desse autor oferecer grande lastro para a compreenso dos processos que constituem o sujeito, ao eleger a atividade, a memria (histria) e a conscincia como aspectos que se imbricam no movimento de representao de si. Em se tratando de professores, cujas prticas tm sido questionadas e criticadas por suas caractersticas de no mudana, olhar para a ao docente da perspectiva da teoria de Ciampa permitiria compreender o que estaria na base da aparente no mudana e vislumbrar aes para a formao que promovessem a conscientizao dos professores sobre sua atividade, situando a histria individual e social, o que poderia resultar em metamorfose. Um aspecto preocupante concerne s outras trs dissertaes analisadas, que declaram, em seus objetivos, o propsito de estudar identidade e no apresentam qualquer autor que trate do tema. Apresentam referenciais da formao de professores e se utilizam do termo identidade da perspectiva do senso comum. Esse fato chama a ateno para o cuidado que se deve ter com as pesquisas, visto se tratar de produo cientfica que pressupe a disseminao do conhecimento acumulado sobre dada temtica. Contudo, esse fato tambm pode justificar a disperso que apontamos na anlise dos objetivos e certo desconhecimento terico sobre a temtica da identidade. Notou-se, em relao s teses, uma preocupao maior com o embasamento terico do conceito, o que se justifica por se tratar de teses de doutorado, tipo de pesquisa em que h uma exigncia maior com relao definio dos aportes tericos que sustentam a investigao. Nas teses de Vieira (2009) e Pereira (2007), so utilizados mais de um terico para dar fundamento ao conceito: a primeira fundamenta-se nas teorias de Dubar (1997) e Bauman (2005), e a segunda, em Dubar (1997) e Stuart Hall (2006). Apenas no trabalho de Conti (2003) se notou menos investimento do pesquisador em trabalhar o conceito, embora, ainda assim, o autor da pesquisa faa referncia a Claude Dubar (1997), sem, no entanto, aprofundar-se ou discutir o conceito de identidade, o que compreensvel tendo em vista seu objetivo de estudar as vises sobre a docncia e a caracterizao da profisso. Mesquita (2008) fundamenta-se nos postulados de Bauman, que, como se viu na primeira parte deste artigo, entende a identidade como mutao permanente. Assim, retomando o objetivo desta pesquisa, que se propunha a investigar as memrias/identidades em fruns acadmicos,

40

Revista Semestral da Associao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 15, Nmero 1, Janeiro/Junho de 2011: 35-42.

possvel que a teoria escolhida possa fornecer explicaes ao que pretende o autor. No entanto, a pouca clareza do objetivo impede relaes ou concluses mais precisas sobre a relao entre o referencial terico e os objetivos da pesquisa. J a escolha de Pagnez (2007) da teoria de Dubar como referente parece muito adequada ao objetivo de estudar a identidade profissional por meio das trajetrias dos docentes, visto que o autor entende que o trabalho est no centro da constituio identitria e que as identidades se constroem nas transaes objetivas e subjetivas que caracterizam a vida pessoal e profissional dos sujeitos. O mesmo pode-se afirmar sobre Pereira (2007), que elege Dubar e Stuart Hall como referentes para atingir o objetivo de compreender a trajetria de constituio identitria de quatro professoras. Tambm est interessada em estudar identidade no trabalho e toma sua construo como trajetria, alm de considerar o contexto cultural em que desenvolvem suas prticas. J Vieira (2009), que visa compreender o aspecto espiritual na constituio identitria, toma como aportes Dubar e Bauman, nos levando a questionar em que medida esses autores permitem compreender a dimenso que pretendeu investigar, sobretudo porque Dubar (1997) assume a perspectiva dialtica e materialista que esto na base de suas postulaes. A anlise dos aportes tericos utilizados nas teses nos leva a concluir que a forma como esses autores que estudam identidade no trabalho (Dubar), identidade na ps-modernidade (Bauman) ou identidades culturais (Hall) oferece fundamentos para a compreenso da constituio da identidade docente, visto considerarem essa constituio como dinmica e em constante movimento, em que o sujeito se confronta com as mudanas e busca novas formas de identificao. Logo, se, de um lado, Ciampa se ocupa da constituio da identidade do sujeito, de outro, Dubar se dedica ao estudo das identidades profissionais, inserindo o trabalho como condio e fonte dessa constituio. Bauman e Hall, por sua vez, inserem as transformaes sociais e culturais como fontes e condicionantes da forma como o sujeito se v e se narra. Assim, possvel depreender, dessa anlise, que a articulao entre esses autores permitiria uma compreenso mais ampla dos processos envolvidos no movimento de se tornar professor.

Consideraes finais
A partir da anlise realizada, possvel afirmar que permanece como desafio o desenvolvimento de um conceito de identidade que considere os aspectos apresentados pelos diferentes autores que tm investido em seu estudo. Se, como se viu nessa breve pesquisa, a Sociologia traz grandes contribuies explicao dos fenmenos que constituem o sujeito, por certo tambm o faz a Filosofia ou a Psicanlise, cujas produes no foram acessadas nessa pesquisa. Contudo, talvez o interesse crescente pelo tema possa ser explicado tomando-se por base o que afirma Stu-

art Hall (2006), quando diz que o sujeito ps-moderno se caracteriza pela mudana, diferena e inconstncia, mantendo sua identidade aberta, e que se, de um lado, essa viso perturbadora pelo seu carter de imprevisibilidade, de outro, positiva por desestabilizar identidades do passado e abrirse possibilidade de desenvolvimento de novos sujeitos. Mas que tipo de investigao, com que mtodo, postura do pesquisador e delineamento seria capaz de apreender fenmeno to mvel, inconstante, mutante e lquido? Nas pesquisas analisadas, o estudo do tema se justifica por se acreditar em sua plausibilidade na explicao de processos que envolvem a docncia, especialmente no que concerne ao modo de ser professor. Acredita-se, por conseguinte, que a compreenso do processo de constituio identitria do professor traria contribuies para sua formao e melhoria de sua prtica nas instituies, o que resultaria em melhor qualidade do ensino. Tendo a pesquisa objetivado, em um primeiro momento, estudar o conceito de identidade em suas diferentes significaes tericas e a contribuio de diferentes tericos na discusso e construo dos significados desse conceito, foram analisados os postulados de Ciampa (1987), Dubar (1997), Bauman (2005) e Stuart Hall (2006). O primeiro apresenta uma teoria sobre a identidade e sua constituio da perspectiva da Psicologia Social, adotando como aporte terico o materialismo histrico-dialtico. O segundo, socilogo francs, tem desenvolvido, em seu pas, estudos sobre a constituio das identidades profissionais, assumindo, tambm, a dialtica como fundamento para explicar o movimento de sua constituio. O terceiro, socilogo polons, aborda a questo da identidade da perspectiva da ps-modernidade e, ainda que no declare, possvel vislumbrar traos da teoria da complexidade no modo como concebe a constituio da identidade do sujeito ao analisar como a condio ps-moderna, sobretudo as incertezas e a fluidez dos acontecimentos, afetam a identidade das pessoas. O quarto, semelhana de Bauman, tambm se interessa pelas mudanas da sociedade, mas focaliza a cultura. Se, por um lado, esses autores nos possibilitam aproximar seus conceitos para compreender o fenmeno da identidade, de outro, necessrio atentar para suas diferenas e especificidades, que devero nortear os enfoques de pesquisas sobre o tema. Ciampa (1987) ocupa-se da identidade enquanto conjunto das personagens que atuam em um processo de tenso permanente com os papis sociais pr-estabelecidos e se transformam, ainda que algumas vezes, a aparncia seja de no mudana. Dubar (1997) focaliza a identidade no trabalho, enfatizando o eixo relacional pelo estudo do papel das instituies em sua constituio, localizando as foras que atuam em sua produo tambm de uma perspectiva dialtica em que a identidade equivale a um processo de tenso permanente entre o individual e o social. J Bauman (2005) e Hall (2006) situam a identidade na ps-modernidade, que Bauman denomina de modernidade lquida, na qual a fixidez d lugar incerteza, as identidades do passado so sobrepostas pelas possibilidades

Sobre o conceito de identidade: apropriaes em estudos sobre formao de professores * Ederson de Faria & Vera Lcia Trevisan de Souza

41

de futuro e o sujeito se caracteriza como descentramento e deslocamento permanente. No obstante, h que se notar que os quatro concebem identidade como complexa, inacabada, resultando do processo constante de tenso entre o sujeito histrico e as condies materiais em que vive. Portanto, identidade como sntese de uma tenso dialtica jamais findvel. Contudo, como esforo de sntese do que discutimos e analisamos, reconhecemos que o conceito de identidade sofre de certa disperso semntica, permanecendo como desafio a todos os campos de conhecimento que se propem a investig-lo. Por hora, parece pertinente assumir a definio de Stuart Hall (2006): no possvel oferecer afirmaes conclusivas sobre o que identidade, visto tratar-se de aspecto complexo, que envolve mltiplos fatores.

Dubar, C. (1997). Para uma teoria sociolgica da identidade. Em A socializao. Porto: Porto Editora. Ferreira, M. A. (2006). Ser-professor: construo de identidade em processo autoformativo. Dissertao de mestrado, Universidade Metodista de So Paulo, So Bernardo do Campo, So Paulo. Freitas, F. L. (2006). A constituio da identidade docente: discutindo a prtica no processo de formao. Dissertao de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, So Paulo. Hall, S. (2006). A identidade cultural na ps-modernidade (11. Edio). So Paulo: DP&A. Mercer, K. (1990). Welcome to the jungle. Em J. Ruttherford (Org.), Identity. Londres: Lowrence and Wishart. Mesquita, I. M. (2008). Memrias/Identidades em relao ao ensino e formao de professores de histria: dilogos com fruns acadmicos nacionais. Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, So Paulo. Pagnez, K. S. M. M. (2007). O ser professor no ensino superior na rea da sade. Tese de Doutorado, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo. Pandolpho, M. M. S. (2006). Ensino de Biologia em questo: os valores e as referncias da graduao na prtica docente sob o olhar de egressos. Dissertao de Mestrado, Pontifcia Universidade Catlica de Campinas, Campinas, So Paulo. Pereira, G. A. (2007). No fio da histria: uma anlise da (re) construo identitria de professores entrecruzando tempos, memrias e espaos. Tese de Doutorado, Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Severino, A. J. (2007). Metodologia cientfica. So Paulo: Cortez. Vieira, M. M. S. (2009). Tornar-se professor em uma escola confessional: um estudo sobre a constituio identitria na perspectiva da dimenso da espiritualidade. Tese de Doutorado, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo. Recebido em: 10/09/2009 Reformulado em: 22/06/2010 (1) Reformulado em: 15/10/2010 (2) Aprovado em: 20/01/2011

Referncias
Andr, M. e cols. (1999). Estado da arte da formao de professores no Brasil. Educao e Sociedade, 20(68), 301-309. Andr, M. e cols. (2009). A produo acadmica sobre formao de professores: um estudo comparativo das dissertaes e teses defendidas nos anos de 1990 e 2000. Formao docente Revista Brasileira de formao de professores, 01(01), 41-56. Assis, A. E. S. Q. (2007). Especialistas, professores e pedagogos: afinal, que profissional formado no curso de pedagogia?. Dissertao de Mestrado, Pontifcia Universidade Catlica de Campinas, Campinas, So Paulo. Bauman, Z. (2005). Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Buccini, I. C. (2007). Identidades de educadoras sociais: trajetrias de vida e formao. Dissertao de Mestrado, Universidade de So Paulo, So Paulo. Ciampa, A. C. (1987). A estria do Severino e a histria da Severina. So Paulo: Editora Brasiliense. Conti, C. L. A. (2003). Imagens da profisso docente: um estudo sobre professoras primrias em incio de carreira. Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, So Paulo.

Sobre os autores Ederson de Faria (edersonfaria@yahoo.com.br) Pontifcia Universidade Catlica de Campinas Vera Lcia Trevisan de Souza (vera.trevisan@uol.com.br) Endereo para correspondncia: Rua Eduardo da Silva Magalhes, 77. Parque Continental. CEP 05324-000 So Paulo - SP.

42

Revista Semestral da Associao Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 15, Nmero 1, Janeiro/Junho de 2011: 35-42.

Das könnte Ihnen auch gefallen