Sie sind auf Seite 1von 6

Macroeconomia III Lista I

Renan Costa Viana Exerccio 1 Explique o formato na forma de U invertido da curva de Kuznets, com desigualdade de distribuio de renda no eixo vertical e PIB per capita no eixo horizontal. Em outras palavras, quais as razes apontadas por Simon Kuznets para que o crescimento econmico inicialmente piore a distribuio de renda e depois melhore a distribuio? R: A curva de Kuznets diz que com o crescimento do PIB per capita o pas/sociedade tende a ser cada vez mais desigual at um ponto em que a desigualdade comea a cair. Ou seja, temos dois momentos: um de aumento da desigualdade e um de reduo da desigualdade. Para Kuznets, isso acontecia por causa da industrializao da economia, que inicialmente deslocava a populao rural para as cidades e acumulava grandes quantidades de capital. Com o crescimento da economia e avano da industrializao, a desigualdade tenderia a cair, j que os trabalhadores rurais (que recebem menos que os das indstrias) seriam absorvidos pela indstria e passariam a ter salrios maiores. Exerccio 2 Explique o fenmeno da convergncia condicional da renda per capita, prevista no modelo de crescimento de Solow. A convergncia condicional observada nos pases da OCDE? Explique. R: Pases com parmetros semelhantes como taxa de crescimento da fora de trabalho, de investimento e de depreciao do capital, tenderiam, no modelo de Solow, a uma convergncia da renda per capita, condicionada pela semelhana dos dessas taxas. Pases mais pobres, dentro dessa perspectiva, tenderiam, ento, a terem taxas de crescimento mais altas. Exerccio 3 Explique os seguintes conceitos de crescimento: (i) crescimento prpobre, (ii) crescimento no pr-pobre, (iii) crescimento anti-pobre, (iv) recesso super pr-pobre, (v) recesso pr-pobre e (vi) recesso anti-pobre. Utilizando os dados apresentados em sala de aula sobre crescimento das capitais brasileiras na dcada de 1990 (ver slides), classifique o crescimento observado em cada capital dos estados do Brasil nesse perodo. R: (I) Crescimento pr-pobre quando a renda mdia cresceu, mas a renda dos mais pobres cresceu a nveis superiores (II) Crescimento no pr-pobre quando a renda mdia cresceu, mas a renda dos mais pobres cresceu a nveis inferiores (III) Crescimento anti-pobre quando a renda mdia cresceu, mas a renda dos mais pobres diminuiu (IV) Recesso super pr-pobre quando a renda mdia diminuiu, mas a renda dos mais pobres cresceu (V) Recesso pr-pobre quando a renda mdia diminuiu, mas a renda dos mais pobres diminuiu a nveis inferiores (VI) Recesso anti-pobre quando a renda mdia diminuiu, mas a renda dos mais pobres diminuiu a nveis superiores Norte: Belm(PA) crescimento anti-pobre; Boa Vista(RR) crescimento pr-pobre; Macap(AP) - crescimento anti-pobre; Manaus(AM) recesso anti-pobre; Palmas(TO) crescimento no pr-pobre; Porto Velho(RO) - crescimento anti-pobre; Rio Branco(AC) crescimento anti-pobre.

Nordeste: Aracaju(SE) crescimento no pr-pobre; Fortaleza(CE) crescimento no pr-pobre; Joo Pessoa(PB) crescimento no pr-pobre; Macei(AL) crescimento anti-pobre; Natal(RN) - crescimento anti-pobre; Recife(PE) crescimento no prpobre; Salvador(BA) crescimento anti-pobre; So Luis(MA) crescimento no prpobre; Teresina(PI) crescimento no pr-pobre. Sudeste: Belo Horizonte(MG) crescimento no pr-pobre; Rio de Janeiro(RJ) crescimento no pr-pobre; So Paulo(SP) crescimento anti-pobre; Vitria(ES) crescimento no pr-pobre. Sul: Curitiba(PR) crescimento no pr-pobre; Florianpolis(SC) crescimento no pr-pobre; Porto Alegre(RS) crescimento anti-pobre. Centro-Oeste: Braslia(DF) crescimento anti-pobre; Campo Grande(MS) crescimento anti-pobre; Cuiab(MT) crescimento no pr-pobre; Goinia(GO) crescimento no pr-pobre. Crescimento Anti-Pobre = 11; Crescimento Pr-Pobre = 1; Recesso Anti-Pobre = 1; Crescimento No Pr-Pobre = 14 Exerccio 4 Calcule o coeficiente de Gini a partir dos seguintes dados: Rendas: (100, 300) Nmero de pessoas que ganham as rendas, respectivamente: (200, 100) R: Coeficinte de Gini = 0,267 Exerccio 5 - (Anpec 2005-8) Assinale V ou F. No modelo de crescimento econmico de Solow: Uma elevao da taxa de poupana afeta o crescimento da renda per capita de longo prazo. R: Falso. O crescimento da renda per capita depende do progresso tecnolgico e de seu crescimento. O aumento da taxa de poupana somente muda a renda do estado estacionrio. Uma elevao da taxa de poupana afeta a renda per capita de longo prazo. R: Verdadeiro. Uma taxa de poupana maior desloca a curva sY para cima, tornando a renda per capita no estado estacionrio maior. A taxa de poupana exgena. R: Verdadeiro. A taxa de poupana dade, e no calculada pelo modelo. Se o crescimento populacional nulo e a poupana superior depreciao fsica do capital, a economia estar crescendo em direo a sua renda de estado estacionrio. R: Verdadeiro. Como a renda sempre positiva, sy-(n-d)k devera ser positivo. n=0 e s>d, logo positivo, logo a economia cresce em direo ao estado estacionrio. Caso s=d, a economia estaria em estado estacionrio. Partindo-se do estado estacionrio, um aumento da taxa de crescimento populacional leva, no curto prazo, a um crescimento negativo do PIB per capita. R: Verdadeiro. O aumento populacional causara um alargamento de capital, fazendo com que o PIB per capita seja dividido com uma quantidade maior de trabalhadores, mas sem crescimento da produtividade.

Exerccio 6 - Considere uma economia cuja funo de produo seja dada por Y raizK)*raiz(N), em que Y, K e N representam, respectivamente, o produto, o estoque de capital e o nmero de trabalhadores. Por sua vez, a taxa de poupana igual a 20%, a taxa de depreciao igual a 5%, e a taxa de crescimento do nmero de trabalhadores igual a 2,5%. Calcule valor do capital por trabalhador no estado estacionrio e do produto por trabalhador de estado estacionrio. R: 7,11 e 2,66, respectivamente. Exerccio 7 - (Anpec 2003 - 13) Tendo em conta o modelo de crescimento de Solow, avalie as proposies como verdadeiras ou falsas: Na ausncia de progresso tcnico, quando a produtividade marginal do capital for igual soma da taxa de crescimento da populao e da taxa de depreciao, o consumo per capita ser mximo. R: Verdadeiro. Quando a derivada de funo consumo igual a zero, ou seja, seu mximo, f(k)=(n+d) A taxa de crescimento do produto em equilbrio estacionrio ser igual taxa de crescimento do progresso tcnico menos a taxa de crescimento da populao. R: Falso. A taxa de crescimento ser somente a taxa de crescimento do progresso tcnico, j que a relao capital-trabalho ou produto-trabalho constante. Economias com maior propenso a poupar tero, ceteris paribus, uma taxa de crescimento de equilbrio mais elevada do que economias com propenso a poupar menor. R: Falso. Essas economias tero uma produto maior que as com menor propenso a poupar, entretanto a taxa de crescimento de equilbrio determinada somente pela progresso tcnico. As economias que apresentam renda per capita mais elevada so as aquelas que tm maior taxa de poupana, ceteris paribus. R: Verdadeiro. Altas taxas de poupana significam que a curva sY maior e se iguala a k(n+d[+g]) em um nvel maior da renda. As economias cuja renda mais cresce so aquelas que apresentam um maior crescimento populacional, ceteris paribus. R: Falso. Um crescimento populacional significa que as riquezas so distribudas para mais pessoas, logo o PIB per capita menor do que casos com um crescimento menor. Exerccio 8 - (Anpec 2003 - 15) Considere uma economia com a seguinte funo de produo: Y = 0,5K^0,5 L^0,5. A populao cresce taxa anual de 0,02%, a taxa de poupana de 0,02% e a depreciao inexistente. Utilizando o modelo de crescimento de Solow, calcule a relao capital/trabalho no equilbrio estacionrio. R: 0,25 Exerccio 9 - (Anpec 2002 - 10) Indique se as proposies abaixo, relativas ao modelo de Solow, so verdadeiras ou falsas:

No estado estacionrio com crescimento da populao, o estoque de capital da economia cresce ao longo do tempo. R: Verdadeiro. (n+d[+g])k cresce com o aumento em n. Na ausncia de progresso tecnolgico, o conceito de equilbrio estacionrio refere-se s condies requeridas para manter inalterado o estoque de capital per capita da economia. R: Verdadeiro. O estado estacionrio quando K/L e Y/L so constantes. Isso acontece por causa de fatos estilizados encontrados atravs de dados empricos. Na ausncia de progresso tecnolgico, uma reduo da taxa de crescimento populacional aumenta a taxa de crescimento do produto per capita correspondente ao estado estacionrio. R: Falso. No existe taxa de crescimento no estado estacionrio sem o progresso tecnolgico. O que acontece que o estado estacionrio passa para um nvel de renda per capita maior do que o anterior. Uma reduo da taxa de poupana conduz a economia a um estado estacionrio em que o produto per capita menor. R: Verdadeiro. A reduo em sY faz com que sua curva caia fazendo com que o nvel de renda em sY=k(n+d) seja menor. Exerccio 10 - (Anpec 2001 -11) Indique se as proposies abaixo, todas relacionadas ao modelo de crescimento de Solow, so falsas ou verdadeiras: No modelo com retornos constantes de escala, a produtividade marginal do capital constante. R: Falso. No estado estacionrio de uma economia com crescimento da populao, o consumo equivale ao produto menos a depreciao do capital. R: Falso. O consumo o f(k)-(n+d)k. A situao s seria verdadeira no caso de n=0 e k=1. Um aumento na taxa de poupana aumenta permanentemente a taxa de crescimento do produto per capita. R: Falso. O crescimento do produto ocorre somente atravs do progresso tecnolgico. O aumento na taxa de poupana somente ir aumentar o nvel de renda do estado estacionrio. Uma queda na taxa de crescimento populacional est associada a um aumento da renda per capita e a uma queda na taxa de crescimento do produto. R: Falso. A queda na taxa de crescimento populacional realmente aumenta o nvel de renda per capita. Entretanto, no diminui a taxa de crescimento do produto. Esta somente est relacionada ao progresso tecnolgico.

Se a economia opera com capital superior quele previsto pela regra de ouro, uma queda na taxa de poupana determinar nveis de consumo superiores ao original, tanto no curto quanto no longo prazo. R: Falso. Exerccio 11 - (Anpec 2000 -6) Dado um modelo de Solow com as seguintes especificaes: y = k^1/2, s = 0,2 = 0,05 n = 0 em que y corresponde produo per capita, k ao capital per capita, s a taxa de poupana, a taxa de depreciao e n a taxa de crescimento populacional, perguntase: qual ser o nvel de produo per capita no estado estacionrio? R: y=(s/n+d)^alfa/1-alfa; y=(0,2/0,05)^0,5/0,5; y=4 Exerccio 12 - (Anpec 1993 -14) Sobre o modelo de crescimento de longo prazo de Solow, responda Verdadeiro ou Falso: (0) Quanto maior a taxa de poupana, maior a taxa de crescimento do produto no longo prazo. R: Falso. A taxa de crescimento do produto no longo prazo esta relacionada somente a taxa de crescimento do progresso tecnolgico. Um aumento na taxa de poupana somente aumentar o nvel de renda per capita no estado estacionrio. (1) Quanto maior a taxa de poupana, maior a produtividade mdia do fator trabalho no longo prazo. R: Verdadeiro. (2) Quanto maior a taxa de crescimento demogrfico, maior a relao produto/capital no longo prazo. R: Falso. A relao produto/capital dade por sY-k(n+d) sendo n a taxa de crescimento demogrfico. Logo, quanto maior essa taxa de crescimento, menor a razo produto/capital. (3) Quanto maior a taxa de crescimento demogrfico, menor o salrio real no longo prazo. R: Verdadeiro. O produto dividido com uma maior quantidade de trabalhadores fazendo com que o PIB per capita seja menor. Principalmente para os trabalhadores menos qualificados, uma maior quantidade de trabalhadores significa uma maior concorrncia e, consequentemente, salrios mais baixos pela alta oferta de mo-de-obra. Exerccio 13 (0) De acordo com o modelo de Solow, um aumento da taxa de poupana em pases com estoque de capital suficientemente elevado resulta em diminuies do consumo no curto e no longo prazo. R: Verdadeiro. O consumo a diferena entre y e sY. Quando a taxa de poupana aumenta, sY sobe e a difenrea entre as duas curvas se diminui.

(1) No modelo de Solow, se a taxa de investimento for igual a 1, ento consumo per capita zero. R: Verdadeiro. sY a frao poupada do produto. Se s=1, a poupana igual ao total de renda, e, logo, no temos consumo. (2) Se o produto marginal do capital for menor que a soma da taxa de crescimento da populao com a taxa de depreciao do estoque de capital, ento um aumento da taxa de poupana diminui o consumo no longo prazo. R: Falso. (3) No estado estacionrio, o consumo per capita aquele definido pela regra de ouro. R: Falso. No necessariamente o consumo igual ao da regra de ouro. Exerccio 14. Seja a funo de produo de uma economia dada por: Y AK^L^1 onde K o estoque de capital, L a fora de trabalho, A o estado da tecnologia (suposto constante e igual a 1) e Y o produto total. Seja n = 0,01, = 0,04 e = 0,5 parmetros que representam, respectivamente, a taxa de crescimento da fora de trabalho, a taxa de depreciao do capital e a participao da renda do capital na renda total. Determine o nvel de consumo per capita da regra de ouro. R: 5

Das könnte Ihnen auch gefallen