Sie sind auf Seite 1von 10

HISTRIA

01 Como se desenvolveu a histria dos partidos polticos no Brasil monarca? A sada de Dom Pedro I do governo imperial revelou as tenses e instabilidades que marcavam o processo de formao do Estado Brasileiro. Por outro lado, esse mesmo evento serviu para que os brasileiros ganhassem maior espao na vida poltica brasileira daquela poca. At ento, diversos portugueses ocupavam cargos pblicos polticos de suma importncia e determinavam dessa forma uma relativa excluso de alguns agentes polticos nacionais que participaram do nosso processo de emancipao. Partido Restaurador (1831): tambm conhecido por Partido Caramuru. Defendia a vota de Dom Pedro I. Partido Conservador (1836): defendiam um regime forte, com autoridade concentrada na monarquia e pouca liberdade s provncias (Estados). Partido Liberal (1837): defendiam o fortalecimento do parlamento e uma maior autonomia nas provncias.

Os chamados restauradores, tambm conhecidos como caramurus eram os mais conservadores da poca. Formado essencialmente pela figura de comerciantes portugueses, burocratas e militares, estes defendiam o retorno do imperador Dom Pedro I para o Brasil. Defendiam tambm um regime monrquico fortemente centralizado e criticavam fortemente os demais partidos polticos da poca. Popularmente conhecido como chimangos, os liberais moderados no simpatizavam com o regime absolutista e contavam com a presena de aristocratas da poro centro sul do pas. Apesar de no concordarem com o absolutismo, defendiam a manuteno de um regime monrquico capaz de defender os interesses da elite agroexportadora do pas. Buscavam equilibrar o aumento das funes do Poder Legislativo com uma autoridade monrquica que se mostrasse compromissada com as elites nacionais. Mais heterogneos em sua formao social, os liberais exaltados igualmente conhecidos como farroupilhas ou jurujubas acreditavam que a autonomia das provncias deveria ser aumentada. Integrado por pequenos comerciantes e homens livres em posses, esse partido tinha uma relativa influncia entre as camadas populares urbanas do territrio nacional. Entre outras coisas, eles reivindicavam reformas polticas mais amplas, o fim do Conselho de Estado e do Poder Moderador e, em alguns casos mais extremos, a criao de uma Repblica. Ao longo do tempo, a hegemonia poltica exercida pelos liberais moderados acabou dando origem a uma nova subdiviso que gerou os partidos regressista e progressista. O primeiro tinha uma orientao mais conservadora, j os progressistas acreditavam na necessidade de se fazer algumas concesses para os exaltados.

02 Qual a participao do Partido Brasileiro na efetivao da independncia do Brasil? Em 1820, os portugueses organizaram a chamada Revoluo Liberal do Porto. Nesse advento, lideranas polticas lusitanas formaram uma assembleia que exigia o retorno de D. Joo VI para a elaborao de uma nova carta constitucional. Desde 1808, este monarca se encontrava em terras brasileiras e havia transformado a cidade do Rio de Janeiro na nova capital do imprio. Temendo perder a condio de rei de Portugal, D. Joo VI voltou Europa para participar das discusses que pretendiam mudar a situao poltica de Portugal. As Cortes Portuguesas tinham inteno de modernizar o regime poltico de seu pas. Contudo, sob o ponto de vista econmico, tinham o expresso interesse de recolonizar o Brasil. Ao saber das intenes polticas das Cortes, as elites brasileiras se organizaram em um partido que pretendia viabilizar a organizao de nossa independncia. Entre as vrias opes de projeto, os membros do Partido Brasileiro preferiram organizar uma transio poltica sem maiores levantes populares na qual o Brasil fosse controlado por um regime monarquista. Para tanto, se aproximaram de D. Pedro I, que ocupava a funo de prncipe regente, e seria empossado como futuro imperador. Na maioria, os partidrios de nossa autonomia definitiva eram aristocratas rurais, funcionrios pblicos e comerciantes que figuravam a elite econmica local. Por isso, vemos que a possibilidade de organizao de um movimento popular ou o fim do regime escravocrata foi indiscriminadamente descartada por esse grupo poltico. A realizao dessa e outras aes polticas, que sugeriam a permanncia de Dom Pedro I no poder, foram determinantes para que a independncia alcanasse esse modelo conservador. Nos primeiros meses de 1822, o regente confirmava seu apoio independncia ao assegurar sua permanncia no Brasil no Dia do Fico. Temendo as possveis pretenses polticas de D. Pedro I, as Cortes de Portugal enviaram um documento em que ameaavam o envio de tropas que trariam o prncipe regente fora para o Velho Mundo. Mediante a represlia, os membros do partido brasileiro aconselharam D. Pedro I a proclamar a independncia imediatamente, antes que os conflitos com as tropas portuguesas transformassem nossa independncia em um movimento popular. No dia 7 de setembro de 1822, foi proclamada em So Paulo, s margens do Rio Ipiranga (na verdade, era apenas um riacho), oficialmente a Independncia do Brasil. Quando voltou ao Rio, o prncipe foi aclamado Imperador e coroado com o titulo de D. Pedro I, em 1 de dezembro de 1822. Dessa forma, percebemos que a elite agrria e os demais membros das classes dominantes do Brasil conduziram habilmente o nosso processo de independncia.

03 Sobre as Regncias comente: a) O ATO ADICIONAL: foi promulgado em 12 de agosto de 1834, foi a lei que chegou mais perto da democracia durante o perodo imperial marcado pela vinda da corte portuguesa para o Brasil e futura independncia poltica do Brasil, que ento vivenciou o Primeiro e depois o Segundo Imprio. Logo aps a renncia de D. Pedro I foi eleita uma junta (a qual entrou para a histria como Regncia Trina Provisria), que ficou encarregada de manter a ordem do Estado at que os deputados e senadores pudessem se reunir no Rio de Janeiro para uma eleio definitiva. A ideia era que tal junta permanecesse no poder at a maioridade do herdeiro, porm ela s se manteve at o ano de 1834. Aps trs anos sem nenhuma alterao feita nas leis fundamentais que regiam o pas, ou seja, a Constituio promulgada por D. Pedro I, o pas se encontrava esfacelado pelos diversos combates que colocavam em risco sua unio. O Senado, ento conservador, era contrrio s grandes mudanas polticas. Os deputados detinham poder constitucional, o que de certa forma deixava de mos amarradas queles que ansiavam por mudanas, por aqueles consideradas radicais. Foi neste momento importante para o pas que se instituiu o Ato Adicional, sendo que o mesmo tinha o poder de mudar tudo que at ento fora determinado pela Constituio em vigor. O Ato Adicional criou a Regncia nica, eletiva e temporria, com um mandato de quatro anos para o regente, desarticulou o Conselho de Estado - rgo de assessoria do Imperador e que agrupava os polticos mais tradicionais e conservadores -, instituiu as Assembleias Legislativas provinciais - a forma como eram denominados neste tempo os Estados atuais , concedendo-lhes autonomia administrativa. Elas no eram, porm, to livres assim, pois seus presidentes ainda eram escolhidos pelo governo central. O Ato Adicional tornou a cidade do Rio de Janeiro um municpio neutro da corte e a capital do pas.

b) A GUARDA NACIONAL: Ao manter a estrutura poltica centralizadora do governo imperial, os regentes apenas eclodiram a forte insatisfao que se dirigia contra o autoritarismo da poca. Vale ainda lembrar que, nessa mesma poca, os quadros do exrcito brasileiro eram bastante limitados e no poderiam controlar todas as situaes de conflito. Buscando resolver tal situao, os dirigentes da regncia autorizaram a criao de um novo organismo armado para assegurar a estabilidade poltica do pas. Em agosto de 1831, a Guarda Nacional foi criada com o propsito de defender a constituio, a integridade, a liberdade e a independncia do Imprio Brasileiro. Alm disso, pelo poder a ela concedido, seus membros deveriam firmar o compromisso de sedimentar a tranquilidade e a ordem pblica. Todo brasileiro com renda mnima para ser eleitor era obrigado a se alistar para a Guarda Nacional, com a condio de que fossem homens sadios, na faixa etria de 18 a 60 anos. Os nicos que no estavam includos nesta lista eram os membros das autoridades administrativas, judicirias, policiais, militares e religiosas.

As tropas no eram remuneradas, no entanto tinham as obrigaes de: prestar servio at os 60 anos; providenciar seu uniforme; fazer a manuteno das armas e equipamentos que utilizavam e pagar contribuies em dinheiro.

c) AS REVOLTAS POPULARES:
Cabanagem (1835 a 1840) - Local: Provncia do Gro-Par - Revoltosos: ndios, negros e cabanos (pessoas que viviam em cabanas s margens dos rios). - Causas: pssimas condies de vida da populao mais pobre e domnio poltico e econmico dos grandes fazendeiros. Balaiada (1838 a 1841) - Local: Provncia do Maranho - Revoltosos: pessoas pobres da regio, artesos, escravos e fugitivos (quilombolas). - Causas: vida miservel dos pobres (grande parte da populao) e explorao dos grandes comerciantes e produtores rurais. Sabinada (1837 a 1838) - Local: Provncia da Bahia - Revoltosos: militares, classe mdia e pessoas ricas. - Causas: descontentamento dos militares com baixos salrios e revolta com o governo regencial que queria envi-los para lutarem na Revoluo Farroupilha no sul do pas. J a classe mdia e a elite queriam mais poder e participao poltica. Revolta dos Mals (1835) - Local: cidade de Salvador, Provncia da Bahia. - Revoltosos: escravos de origem muulmana. - Causas: os revoltosos eram contrrios escravizao, imposio do catolicismo e s restries religiosas.

d) AS DISPUTAS POLTICAS: A crise poltica deveu-se, principalmente, a disputa pelo controle do governo entre diversos grupos polticos: Restauradores (defendiam a volta de D. Pedro I ao poder); Moderados (voto s para os ricos e continuao da Monarquia) e Exaltados (queriam reformas para melhorar a vida dos mais necessitados e voto para todas as pessoas).

04 Explique criticamente sobre o Golpe da Maioridade. Em 1839, polticos liberais arquitetaram um movimento defendendo a antecipao da maioridade de Dom Pedro II, que ento possua apenas quatorze anos de idade. A inteno dos liberais era a de apoiar a chegada de D. Pedro II ao governo, aproveitando de sua inexperincia para assumir importantes funes polticas. No incio de 1840, o poltico liberal Antnio Carlos de Andrada e Silva criou o chamado Clube da Maioridade. Com o apoio da imprensa, a proposta de antecipao ganhou as ruas da capital e incitou algumas manifestaes de apoio popular. Para muitos, a imagem jovem e instruda de D. Pedro II representava um tentativa de ordenao poltica e social. O movimento no sofreu oposio dos conservadores, que poderiam ser facilmente acusados de repdio ao regime monrquico. Em maio de 1840, um projeto de lei apresentado Cmara realizou o pedido de antecipao da maioridade de Dom Pedro II. No dia 23 de julho de 1840, com expressa concordncia do jovem monarca, o fragilizado governo conservador aprovou a medida. Naquele momento, o Segundo Reinado inaugurou uma das mais extensas fases de nossa histria poltica.

05 Ao assumir o poder, Dom Pedro II atendeu os interesses de dois grupos polticos que alternavam nos governos. Comente sobre a atuao politica desse monarca. Para contornar as rixas polticas do Perodo Regencial, Dom Pedro II contou com a criao de dispositivos capazes de agraciar os dois grupos polticos da poca. Liberais (constituiuse no ano de 1837, protegia os interesses dos indivduos que formavam a classe mdia da sociedade urbana e comercial, a ambio dos bacharis, os ideais polticos e sociais avanados das classes no comprometidas diretamente com a escravido, e cuidava tambm do que era importante para os donos de terras.) e Conservadores (pregava a conservao do poder poltico nas mos dos grandes donos de escravos campestres, no defendia o carter revolucionrio ou democrtico do regime), tendo origem em uma mesma classe socioeconmica, barganharam a partilha de um poder repleto de mecanismos onde a figura do imperador aparecia como um intermedirio imparcial s disputas polticas. Ao mesmo tempo em que se distribuam ministrios, o rei era blindado pelos amplos direitos do irrevogvel Poder Moderador.

06 Mesmo com a chegada da modernidade, o Brasil no sculo XIX, continuou escravista, monocultor, e agroexportador, dependente do capital estrangeiro e da tecnologia europeia. Explique tal situao. Os primeiros pases que reconheceram a independncia do Brasil foram os Estados Unidos e o Mxico. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhes de libras esterlinas para reconhecer a independncia de sua ex-colnia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um emprstimo da Inglaterra. Embora tenha sido de grande valor, este fato histrico no provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independncia. A estrutura agrria continuou a mesma, a escravido se manteve e a distribuio de renda continuou desigual. A elite agrria, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

O Brasil, assim como os demais pases latino-americanos, tiveram sua ps-independncia marcada por uma certa dependncia econmica em relao s potncias da poca. No caso do Brasil, a ajuda da Inglaterra durante o processo de emancipao, facilitando emprstimos e protegendo a famlia real durante a sua vinda ex-colnia (o que facilitou notavelmente o fim do pacto colonial) nos tornou grandes dependentes britnicos. Alm de obrigar a reafirmao dos Tratados de 1810, onde a Inglaterra tinha privilgios fiscais na exportao de manufaturados para o Brasil, aumentando nossa dvida externa. Nesse perodo de crescimento industrial e modernizao econmica do Brasil imperial, merece destaque a figura de Irineu evangelista de Sousa, baro e, depois, visconde de Mau. Homem de iniciativa e viso empresarial, Mau foi responsvel por grandes empreendimentos econmicos no Segundo Reinado. Fundou empresas de construo de navios a vapor e fundio de ferro. Construiu a primeira ferrovia brasileira (Ligando Rio de Janeiro a Petrpolis) e a primeira linha de bondes do rio de janeiro. Foi responsvel pela instalao de iluminao a gs nessa cidade, pela construo de linhas de telegrafo no pas e de um cabo submarino intercontinental, ligando a Europa e Brasil. Dizem que o sucesso dele durou ate suas empresas serem abaladas por produtos concorrentes importados. Pela presso de empresrios estrangeiros, as empresas de Mau foram a falncia.

07 Identifique e caracterize as questes externas (conflitos territoriais) e as questes internas (questo militar, questo religiosa e questo escravocrata) no governo de Dom Pedro II. Questes externas: Questo Christie - ligada ao rompimento das relaes diplomticas entre Brasil e Inglaterra, no perodo de 1863 a 1865. Deveu-se, principalmente, a poltica britnica em relao a escravido no Brasil e a dois incidentes relacionados com bens e militares ingleses. Questo Platina vinculada a preservao dos interesses econmicos e polticos do governo do Brasil na regio do rio da Prata (fronteiras com Uruguai e argentina), quando o imprio se viu na obrigao de intervir, em duas oportunidades, em assuntos domsticos uruguaios e argentinos. Guerra do Paraguai inicialmente um desdobramento da interveno brasileira no Uruguai, foi um conflito (com muitas interpretaes) em que o Brasil, Uruguai e Argentina aliaram-se contra o Paraguai, no mais longo e sangrento episodio blico ocorrido na Amrica do sul. Questes internas: Escravocrata Os cafeicultores no se conformaram com a abolio da escravido e com o fato de no terem sido indenizados. Sentindo-se abandonados pela monarquia passaram a apoiar a causa republicana, surgindo os chamados republicanos de 13 de maio (chamada assim por causa da data em que a Lei urea foi assinada, 13 de maio de 1888). As principais leis que contriburam para o fim da escravido no Brasil foram:

1850 (Lei Eusbio de Queirs): extinguiu o trfico negreiro; 1871 (Lei do Ventre Livre): os filhos de escravos so considerados livres, devendo aos proprietrios cri-los at os oito anos; 1885 (Lei dos Sexagenrios): quando o escravo completasse 65 anos estaria liberto; 13 de maio de 1888 (Lei urea): abolio total da escravido, assinada pela princesa Isabel, que substitua provisoriamente o imperador, que nesta poca estava na Frana cuidando da sua sade.

Religiosa Desde o perodo colonial a igreja catlica era uma instituio submetida ao estado, pelo regime do padroado, que dava ao imperador controle sobre o clero e assuntos eclesisticos. O imperador tinha o direito de exercer o "beneplcito", ou seja, nenhuma ordem do papa poderia vigorar no Brasil sem antes ter sido aprovada por ele. Mas, em 1872, D. Vital e D. Macedo, bispos de Olinda e de Belm, respectivamente, resolveram seguir ordens do papa Pio IX, punindo os religiosos que apoiavam os maonismo (membros da maonaria). D. Pedro II, influenciado pela maonaria, solicitou aos bispos que suspendessem as punies. Como eles se recusaram a obedecer ao imperador, foram condenados a quatro anos de priso. Em 1875 receberam o perdo imperial e foram libertados, mas o episdio abalou as relaes entre a igreja e o imperador.

Militar: Durante o imprio havia sido aprovado o projeto montepio, pelo qual as famlias dos militares mortos ou mutilados na Guerra do Paraguai recebiam uma penso. A guerra terminara em 1870 e, em 1883 o montepio ainda no estava pago. Os militares encarregaram ento o tenente-coronel Sena Madureira de defender os seus direitos. Este, depois de se pronunciar pela imprensa, atacando o projeto montepio, foi punido. A partir de ento os militares foram proibidos de dar declaraes imprensa sem prvia autorizao imperial. O descaso que alguns polticos e ministros conservadores tinham pelo Exrcito levava-os a punir elevados oficiais, por motivos qualificados como indisciplina militar. As punies disciplinares conferidas ao tenente-coronel Sena Madureira e ao coronel Ernesto Augusto da Cunha Matos provocaram revolta em importantes chefes de Exrcito, como o Marechal Deodoro da Fonseca.

08 Sobre a Guerra do Paraguai, comente: a) JOGO ECONOMICO INTERNACIONAL DA INGLATERRA: O governo britnico pressionou o Brasil e a Argentina a declararem guerra ao Paraguai alegando que teriam vantagens econmicas e emprstimos ingleses caso impedissem a ascenso da economia paraguaia. Com isso, a Inglaterra procurava impedir o aparecimento de um concorrente comercial autnomo que servisse de modelo s demais naes latino-americanas. Aps invadir o Uruguai, retaliando os polticos uruguaios expansionistas, o governo brasileiro passou a ser hostilizado por Solano, que aprisionou o navio brasileiro Marqus de Olinda.

Com esse episdio, o Brasil decidiu declarar guerra ao Paraguai. A Inglaterra, favorvel ao conflito, concedeu emprstimos e defendeu a entrada da Argentina e do Uruguai na guerra. Em 1865, Uruguai, Brasil e Argentina formaram a Trplice Aliana com o objetivo de aniquilar as tropas paraguaias. b) CONSEQUNCIAS POLTICAS E ECONMICAS PARA O BRASIL: Embora tenha sado vitorioso, o Brasil tambm teve grandes prejuzos financeiros com o conflito. Os elevados gastos da guerra foram custeados com emprstimos estrangeiros, fazendo com que aumentasse a dvida externa brasileira e a dependncia de pases ricos como, por exemplo, da Inglaterra; Com a guerra, o exrcito brasileiro ficou fortalecido no aspecto blico, pois ganhou experincia e passou por um processo de modernizao. Houve tambm um importante fortalecimento institucional. Do ponto de vista poltico, o exrcito tambm saiu fortalecido e passou a ser uma importante fora no cenrio poltico nacional. c) CONSEQUNCIA ECONMICA PARA O PARAGUAI: A indstria paraguaia ficou arrasada aps a guerra. O Paraguai nunca mais voltou a ser um pas com um bom ndice de desenvolvimento industrial e econmico, pelo contrrio, passa at hoje por dificuldades polticas e econmicas .Cerca de 70% da populao paraguaia morreu durante o conflito, sendo que a maioria dos mortos eram homens; d) CONSEQUNCIA ECONMICA PARA A INGLATERRA: A Inglaterra, que apoiou a Trplice Aliana, aumentou sua influncia na regio. Alm disso, barrou o aparecimento de uma concorrente comercial e lucrou com os juros dos emprstimos contrados.

09 Apresente a origem das ideias republicanas no Brasil, e o desenvolvimento do Partido Republicano Brasileiro. As ideias republicanas faziam parte de diversos movimentos histricos, como a Inconfidncia Mineira, a Conjurao Baiana, a Revoluo Pernambucana, a confederao do Equador etc. Na dcada de 1860, polticos liberais, como Rangel Pestana, provenientes da classe mdia, comearam a escrever nos jornais, expondo suas ideias. Esses polticos defendiam a abolio da escravatura e a ampliao dos direitos de voto e ensino pblico a todos dos brasileiros. Essas reivindicaes sensibilizaram os cafeicultores do Oeste paulista que desejavam maior autonomia fiscal em relao ao poder central. Em dezembro de 1870, com o fim da Guerra do Paraguai, foi lanado no Rio de Janeiro, o Manifesto Republicano, impresso nas pginas de um novo jornal, intitulado A Repblica. Dentre os motivos que levaram Proclamao da Repblica e, portanto, ao fim do Imprio, podemos citar: a crise econmica causada pelas despesas do governo com a Guerra da Trplice Aliana (ou Guerra do Paraguai), fato que obrigou o Governo Brasileiro a realizar grandes emprstimos (algo prximo a trs milhes de libras esterlinas); a proibio, imposta pela monarquia, ao manifesto dos militares na imprensa; o descontentamento das elites agrrias (principalmente os cafeicultores), que se sentiram prejudicadas pela lei urea (libertao dos escravos); e o crescimento nas cidades da classe mdia (constituda por jornalistas, comerciantes, artistas, funcionrios pblicos, etc.), que desejava e apoiava a repblica porque almejava maior liberdade, bem como participao na poltica nacional.

O manifesto desencadeou a organizao de diversos clubes republicanos na capital da provncia de So Paulo e no interior cafeeiro, principalmente nos municpios de Sorocaba, Campinas, Jundia, Piracicaba e It. Em 1873, esses clubes reuniram-se na cidade de It, para uma conveno, que ficou conhecida como a Conveno de It. Nessa ocasio foi fundado o Partido Republicano Paulista (PRP). Entre as pessoas que participaram da Conveno, estavam artistas, militares, cafeicultores e intelectuais, como Amrico de Campos, Rangel Pestana, Bernardino de Campos, Campos Sales e Prudente de Morais.

10 Como se desenvolveu o Golpe da Proclamao da Repblica de 1889? De fato, a proposta de um regime republicano j vivia uma longa histria manifestada em diferentes revoltas. Entre tantas tentativas de transformao, a Revoluo Farroupilha (1835-1845) foi a ltima a levantar-se contra a monarquia. Podemos destacar a importncia do processo de industrializao e o crescimento da cafeicultura enquanto fatores de mudana scio-econmica. Os militares que saram vitoriosos da Guerra do Paraguai se aproximaram do pensamento positivista, defensor de um governo republicano centralizado. Alm dessa demanda por transformao poltica, devemos tambm destacar como a campanha abolicionista comeou a divulgar uma forte propaganda contra o regime monrquico. Vrios entusiastas da causa abolicionista relacionavam os entraves do desenvolvimento nacional s desigualdades de um tipo de relao de trabalho legitimado pelas mos de Dom Pedro II. Dessa forma, o fim da monarquia era uma opo vivel para muitos daqueles que combatiam a mo de obra escrava. At aqui podemos ver que os mais proeminentes intelectuais e mais importantes membros da elite agroexportadora nacional no mais apoiavam a monarquia. Essa perda de sustentao poltica pode ser ainda explicada com as consequncias de duas leis que merecem destaque. Em 1850, a lei Eusbio de Queiroz proibiu a trfico de escravos, encarecendo o uso desse tipo de fora de trabalho. Naquele mesmo ano, a Lei de Terras preservava a economia nas mos dos grandes proprietrios de terra. O conjunto dessas transformaes ganhou maior fora a partir de 1870. Naquele ano, os republicanos se organizaram em um partido e publicaram suas ideias no Manifesto Republicano. Naquela altura, os militares se mobilizaram contra os poderes amplos do imperador e, pouco depois, a Igreja se voltou contra a monarquia depois de ter suas medidas contra a presena de maons na Igreja anuladas pelos poderes concedidos ao rei. No ano de 1888, a abolio da escravido promovida pelas mos da princesa Isabel deu o ltimo suspiro Monarquia Brasileira. O latifndio e a sociedade escravista que justificavam a presena de um imperador enrgico e autoritrio, no faziam mais sentido s novas feies da sociedade brasileira do sculo XIX. Os clubes republicanos j se

espalhavam em todo o pas e naquela mesma poca diversos boatos davam conta sobre a inteno de Dom Pedro II em reconfigurar os quadros da Guarda Nacional. A ameaa de deposio e mudana dentro do exrcito serviu de motivao suficiente para que o Marechal Deodoro da Fonseca agrupasse as tropas do Rio de Janeiro e invadisse o Ministrio da Guerra. Segundo alguns relatos, os militares pretendiam inicialmente exigir somente a mudana do Ministro da Guerra. No entanto, a ameaa militar foi suficiente para dissolver o gabinete imperial e proclamar a Repblica. O golpe militar promovido em 15 de novembro de 1889 foi reafirmado com a proclamao civil de integrantes do Partido Republicano, na Cmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Ao contrrio do que aparentou, a proclamao foi consequncia de um governo que no mais possua base de sustentao poltica e no contou com intensa participao popular.

Das könnte Ihnen auch gefallen