Sie sind auf Seite 1von 3

Metalinguagem

Linguagem que se debrua sobre si mesma. ...o que parece ser uma mera lista de palavras no seu sentido denotativo, mais corriqueiro e imediato, j contm potencialmente a mltipla carga de significaes e, consequentemente, de seduo da lngua. O cinema, os quadrinhos, a propaganda, as artes plsticas e a prpria literatura fazem amplo uso de uma metalinguagem mais especfica e complexa. Como ressalta Dcio Pignatari, vivemos uma infinidade de linguagens e o processo metalingustico inerente ao trabalho criador.

A natureza grita, apavorante. Doem os ouvidos, di o quadro. (ANDRADE, 1996, p.30)

Note-se que o escritor escreve seu poema enquanto l o quadro: sua escrita , simultaneamente, leitura intersemitica uma vez que se trata de um poema voltado para um outro cdigo, no caso o pictrico. (...) a crtica haver de convocar todos aqueles instrumentos que lhe paream teis, mas no poder jamais esquecer que a realidade sobre a qual se volta uma realidade de signos, de linguagem portanto. (CAMPOS, 1992, p.11-12)

Metafico
Metafico se aproxima da intertextualidade Tambm o romance se faz ensaio e discute, no apenas sua prpria construo, como a construo de outras formas literrias em sua relao com a produo e a recepo. A esse tipo de romance, que tem conscincia de si mesmo, d-se o nome de metafico j que ele relativiza e dramatiza as fronteiras entre fico e crtica. A esse propsito, diz Mark Currie na introduo de um livro, Metafiction, coletnea de ensaios sobre o assunto: O romance auto-consciente tem, assim, o poder de explorar no apenas as condies de sua prpria produo, mas as implicaes da explanao narrativa e da reconstruo histrica em geral. (CURRIE, 1995, p.14) A metafico surge numa tentativa de superar o peso das tradies regionalistas e realistas na literatura americana. Deste modo, conceber como objectivo imediato a

subverso dos elementos narrativos cannicos - intriga, personagens, aco-, tendo como estratgia final a elaborao de um jogo intelectual com a linguagem e com a memria literria e artstica. Desconexo entre realidade e linguagem (???) Em Lolita (1955), sua obra emblemtica, Vladimir Nabokov explora o carcter cmico da tragdia humana atravs da de Humbert Humbert, simultaneamente denegando um vector fundamental da cultura americana, a inocncia.

Metaliteratura
Metaliteratura = Metafico (?) gnero literrio que trata outros textos ou gneros literrios, sendo exemplo um romance que tem como temtica a poesia, como tambm as obras de um gnero literrio que se voltam para si mesmas. o conceito de metafico, estando o de metaliteratura inerente, remete-nos claramente para os textos de fico que tm como centro de reflexo a prpria fico. De facto, todos estes conceitos de metaliteratura, metadrama, metapoesia, ou metafico esto intimamente ligados ao conceito de Ps-Modernismo, servindo mesmo como paradigmas deste conceito. Cepticismo e pessimismo = ps-moderno Ir despir o tipo de romance que vingava desde a segunda metade do sculo XIX (realista [positivista]). Reescrita da realidade Por um lado, este esprito existencialista leva a literatura introspeco, fazendo um movimento de fora para dentro, procura de uma ontologia da literatura e explorando, assim, o fenmeno literrio como temtica dessa mesma literatura. Por outro lado, e muitas vezes associada procura anterior, est a crtica, que apresenta vrias faces e alvos. Procurando-se a si mesma, a literatura vai tentar perceber a sua essncia muitas vezes por um mecanismo de recusa, ou seja pelo que no . Desdogmatizar, desconstruir, satirizar, parodiar, por um lado, limites sociais, polticos, religiosos e cientficos, e, por outro, limites estticos e artsticos, ser uma caracterstica central da metaliteratura. Assim, romances histricos podem ser reescritos. Apresenta-se a ficcionalidade do discurso histrico, dito cientfico, e a inexistncia de uma nica verdade. A metaliteratura , desta forma, o espao do outro, do marginal, daquele que no teve

lugar como heri numa literatura dogmatizada e ao servio de uma ordem social cheia de pre(-)conceitos (histria gays, lsbicas, loucos, mulheres, nativos e at pequenos vermes). Ao mesmo tempo que se parodia e critica qualquer tipo de dogma extra-texto, tambm se desmascara e se puxa os limites do dogma intra-texto, rindo - reflectindo acerca da sua prpria condio, num movimento dito auto- reflexivo. A identidade literria procura-se atravs de uma dialctica crtica entre texto/outros textos, ou seja, a metafico e metaliteratura procuram, atravs da especulao e crtica do outro, o que eles so, ao mesmo tempo que expandem os seus prprios limites para distinguir distncias e semelhanas face ao outro. (Gilles Deleuze Diferena e repetio (???)). A metafico presente nestes romances (que desmascaram e desafiam a ficcionalidade da representao literria e do seu gnero), e como tal a metaliteratura, pe em confronto os paradoxos da representao fictcia/ histrica, o particular/geral, o presente/ passado, o eu/outro. (o nome da rosa e Lolita confundem a gnese do gnero ao fazer uso de outro gnero eles parecem ser histricos, fatos)

Das könnte Ihnen auch gefallen