Sie sind auf Seite 1von 9

Campus Centro I Presidente Vargas

EMPREENDEDORISMO

GRUPO:

1. INTRODUO

H algumas decdas, o mundo vem presenciando mudanas com grande velocidade nos cenrios poltico, econmico e social. Os pases formam blocos, derrubando fronteiras comerciais e impondo um novo tipo de relacionamento ao mercado; o consumidor est cada vez mais exigente quanto qualidade dos produtos e servios disponibilizados; a tecnologia da informao, a cada dia, agrega inovaes que tm impactos diretos na vida das organizaes e pessoas. Pessoas individualmente e equipes, com caractersticas diferenciadas, esto liderando essas mudanas. Elas so visionrias, questionam, arriscam, querem algo diferente, fazem acontecer e, enfim, empreendem. Com o objetivo de evidenciar a existncia de caractersticas que formam o perfil de pessoas empreendedoras, foi realizada uma entrevista com um jovem empresrio, a fim de entender como que, na prtica, so identificados os riscos e a elaborao dos planos para mitig-los, assim como destacar as principais dificuldades no ato de empreender em nosso pas. Pode-se chamar o momento atual de a era do Empreendedorismo, pois so os empreendedores que esto eliminando barreiras comerciais e culturais, encurtando distncias, globalizando e renovando os conceitos econmicos, criando novas relaes de trabalho e novos empregos, quebrando paradigmas e gerando riqueza para a sociedade. No decorrer da entrevista veremos como os empreendedores so considerados pessoas diferenciadas, que possuem motivao prpria, so apaixonados pelo que fazem, no se contentam em ser mais um na multido, querem deixar algo para posteridade e esto revolucionando o mundo. A entrevista foi realizada por email, devido a no disponibilidade do entrevistado para uma entrevista cara-a-cara. No entanto, o entrevistado mostrou bastante interesse e satisafao em responder, destacando que este trabalho o fez recordar sua trajetria de sucesso, assim como parar para pensar no futuro de seu empreendimento. A entrevista apresentada, na ntegra, neste trabalho.

Fizemos questo de destacar, na transcrio da entrevista, alguns conceitos que esto diretamente ligados cincia do Empreendedorismo; evidenciando que, os fundamentos apresentados na disciplina esto em conformidade com o perfil empreendedor na vida real.

2. CARACTERIZAO DO EMPREENDEDOR E DO EMPREENDIMENTO

Empreendedor Nome: Alan Cardoso Weber Idade: 34 anos Cidade/Estado de Origem: Rio de Janeiro - RJ Escolaridade/formao: Superior / Administrao de Empresas

Empreendimento Nome da Empresa: Cardoso Weber Adm Consultoria e Corretora de Seguros Ltda. Tipo de Empreendimento/Negcio: Prestao de Servios / Corretagem de Seguros Localizao: Lapa Rio de Janeiro RJ Nmero de Funcionrios: 07 Tempo de atuao no mercado: 15 anos

3. ENTREVISTA

1.

Razo para Escolha do Empreendimento

Qual a motivao para a escolha deste empreendimento? R: Um grande amigo atuava na rea e disse que era um excelente negcio. Fizemos uma parceria, na poca, e constatamos que o negcio era muito promissor.

Antes de iniciar este empreendimento, quais as atividades profissionais desenvolvidas (emprego, outro empreendimento, etc.)? R: Trabalhvamos com venda de automveis e em seguida com sinalizao visual (produo de letreiros, placas, bandeirolas, entre outros).

Quanto tempo foi dedicado ao planejamento para a criao do empreendimento? R: Na verdade, assim que recebemos a habilitao (Carteira da SUSEP), em dezembro de 1995, comeamos a operar, traamos a estratgia inicial e comeamos a abordagem.

J investiu em outro empreendimento, antes do atual, que fracassou? Qual a razo do fracasso? R: No.

Realizou alguma pesquisa de mercado antes de escolher o empreendimento? R: Conforme informado anteriormente, a parceria firmada com o grande amigo serviu de pesquisa de mercado, pois ele j conhecia o negcio e confiei nele.

Houve outras opes de empreendimento? Por que foram descartadas? R: Na verdade houve. Depois que paramos de trabalhar com venda de automveis, nos aventuramos no ramo de sinalizao visual, o convite foi feito pelo dono da agncia de automveis, pois o mesmo comprou um plotter de recorte de vinil e ofereceu a rea comercial para a gente. Depois de atuarmos por seis meses, percebemos que o mercado era muito bom, mas infelizmente o investimento era alto, a mquina tinha que ser importada, o software era muito caro e a matria prima (rolos de vinil) tambm. Como no tnhamos capital prprio e o crdito, na poca, estava difcil, desistimos do negcio.

Sua formao acadmica foi adquirida antes ou aps iniciar o empreendimento? R: Na realidade foi durante a transio. Iniciei a faculdade quando trabalhava com venda de automveis e quando me formei j estava atuando na rea de seguros.

2.

Razes do Sucesso do Empreendedor.

Quais os fatores, externos ou internos ao negcio, que contriburam de forma significativa para o sucesso do empreendimento? R: Com certeza a unio minha e do meu irmo, hoje meu scio, foi um fator determinante em nossa trajetria de sucesso, ambos sempre dedicados, perseverantes, cmplices em todas as situaes pertinentes ao negcio.

Como o mercado se apresentava no momento da criao do negcio? R: O mercado estava em transio, a informtica chegava forte naquele momento, produtos novos sendo lanados e mudanas radicais estavam sendo impostas pelas seguradoras e rgos regulamentadores, provocando uma necessidade imediata de reciclagem.

Destaque quais suas caractersticas pessoais fortes que contriburam para o sucesso. Destaque, tambm, os pontos que precisaram de maior energia pra corrigir e como foram superados. R: Bom, minha principal caracterstica a versatilidade, acredito que um bom administrador tem que entender de tudo um pouco e se possvel entender muito sobre o seu ofcio principal. Minha maior dificuldade foi aprender a delegar com eficincia, pois eu era muito centralizador, mas consegui virar esta pgina.

Qual o papel da equipe de trabalho no sucesso do empreendimento? R: Fundamental. Precisamos estar sempre em sintonia, isto , harmonia total, cada um tocando seu instrumento sem sair do compasso para no final recebermos os merecidos aplausos. a melhor maneira de mostrar o quanto cada um dos componentes de sua equipe importante. Cada componente se dedicando integralmente s suas funes.

Quais os aspectos que voc considera seu diferencial diante dos concorrentes? R: Primeiramente o Carisma, sem carisma voc at consegue, mas muito mais difcil. Saber escolher bem os produtos e os parceiros fundamental para sade de qualquer negcio. E claro, um ps venda bem preparado para superar as expectativas de qualquer cliente.

3.

o Caminho Percorrido Para Chegar L

Descreva como foi o incio do empreendimento. Onde, como, recursos, etc. R: Bom, vou tentar resumir. O incio foi literalmente do zero, no tnhamos um local adequado, comeamos o negcio na

sala do apartamento dos nossos pais, at porque morvamos com eles, no tnhamos dinheiro e muito menos clientes, o nico bem que estava disponvel para ser revertido em recursos era um veculo da marca VW / GOL GL ano 1988, que na primeira oportunidade foi transformado em um computador 386, em um fax, em um telefone celular com prefixo de Braslia, em um pager da Teletrim e tambm conseguimos colocar para funcionar um veculo, marca VW / Braslia ano 1979, do nosso pai, que estava parado a trs anos.

De onde vieram os recursos para o incio do empreendimento? R: Vieram da venda do veculo marca VW Gol GL 1988, conforme informado no item acima.

Obteve algum apoio de instituio incentivadora (SEBRAE, Universidade, Governo, etc.)? No

Quais foram as maiores dificuldades e como foram superadas? R: A maior dificuldade foi conseguir o cadastramento nas seguradoras, muitas companhias no queriam nos cadastrar porque no tnhamos produo. Realmente um absurdo, mas o mercado infelizmente assim, tivemos que deixar de lado algumas seguradoras e se contentar com as que permitiram a parceria. S superamos este preconceito quando comeamos a produzir. Algum tempo depois as mesmas que nos fecharam as portas vieram nos procurar, percebendo que ali tinha um grande potencial de produo, sinal que estvamos no caminho certo.

Destaque as etapas mais marcantes de crescimento do empreendimento. R: A passagem mais marcante foi com certeza em nosso 2 ano, pois conseguimos fechar um contrato de plano de sade com a Brahma e com a remunerao recebida planejamos nossa sada de casa, que aconteceu no incio do 3 ano. Neste momento nascia efetivamente a Cardoso Weber Seguros, o amadorismo ficou para trs e o profissionalismo apareceu com uma nfase surpreendente, o gs era total.

Em que momento foi reconhecido que o negcio daria certo? R.Aps o terceiro ano. Foi quando samos da sala do apartamento e alugamos nossa primeira sala no centro da cidade do Rio de Janeiro, pois naquele momento estvamos precisando contratar um assistente e receber clientes. Ficaria difcil comportar ambas as situaes na sala de nossos pais.

Quando comeou a dar lucro? Um pouco depois que alugamos a sala. No incio a despesa superou a receita, pois absorvemos custos que no tnhamos, bem como aluguel, condomnio, IPTU, telefones, o assistente, entre outros.

Quais os maiores obstculos para tornar o negcio lucrativo? R: Com certeza superar as despesas controlando de maneira efetiva todos os custos da operao. Sempre utilizamos estes momentos de insegurana e vulnerabilidade a nosso favor, so nesses momentos que crescemos, pois a necessidade funciona como um motor a propulso, refletindo a uma simples frase que adoramos, a necessidade faz o homem, e com isso fomos a campo de maneira agressiva e conseguimos reverter quela situao de desconforto.

Quais os produtos/servios e mercados/nichos que foram incorporados ao longo da trajetria? R: Nem todos sabem que o ramo de seguros muito abrangente. Quando se pensa em seguro pensa-se logo em automvel, mas o que poucos sabem que podemos fazer seguro de tudo, como por exemplo, residncias, empresas, condomnio, sade, vida, transporte, fiana, responsabilidade civil, embarcaes, aeronuticos, entre muitos outros. Nossa estratgia foi aprender sobre cada um desses seguimentos, vocs com certeza iro perguntar, porque vocs tomaram essa deciso? simples, um seguro puxa o outro, se voc faz o seguro de um automvel para algum, com certeza aquela pessoa tem uma residncia e/ou uma empresa e como hobby, um barco ou um avio. Sabamos que seria difcil adquirir todo este conhecimento, mas com muita dedicao e vontade de crescer conseguimos.

4.

Situao Atual

Qual o grau de satisfao com o empreendimento? R: Satisfao total.

Quais as principais dificuldades enfrentadas? R: Tivemos que aumentar consideravelmente o nmero de parceiros e com isso perdemos um pouco de agilidade, antigamente trabalhvamos com cinco companhias, hoje trabalhamos com quatorze, ento tivemos que contratar mais um colaborador para suprir a demanda do tempo.

O negcio sustentvel e aponta crescimento? R: Sim. Estamos nos empenhando muito para manter a linha do grfico sempre apontando para cima.

A empresa est envolvida em algum projeto social? R: Sim. Ajudamos algumas instituies de idosos durante o ano e no final do ano ajudamos uma escolinha de futebol da comunidade de So Mateus So Joo de Meriti RJ.

A crise econmica de 2008/2009 afetou seus negcios? Se sim, qual foi sua estratgia para enfrent-la? R: Na realidade no. O produto que vendemos faz parte da lista de prioridades de qualquer brasileiro. Infelizmente devido insegurana instaurada em nosso pas as pessoas no deixam de resguardar seus patrimnios.

5.

Futuro

Pretende expandir o seu negcio com outros empreendimentos ou apenas investir no crescimento do negcio atual? Qual a razo para esta escolha? R: Sim. Estamos pensando em agregar o servio de corretagem de imveis, pois se o cliente j confia o seu patrimnio a nossa empresa, porque no permitir que nossa empresa administre a compra, venda ou locao do seu imvel.

Quais os prximos passos para o empreendimento? R: Bom, como conseguimos neste ano, 2009, adquirir nossa sede prpria, estamos preparando uma reformulao do layout da empresa para melhorar as condies de trabalho de nossos colaboradores e com isso traar novos objetivos.

6.

Aspectos Gerais

Como voc avalia sua qualidade de vida e o equilbrio entre trabalho e lazer? R: Ultimamente tenho trabalhado bastante, mas no abro mo do meu final de semana. A vida para mim se resume em trabalhar durante os cinco dias da semana e desfrutar da melhor forma possvel os dois dias de descanso.

Teve a oportunidade de estudar ou teve conhecimento da disciplina empreendedorismo? Comente. R: Sim. Na poca da faculdade tive contato direto com os princpios e conceitos de empreendedorismo e sempre me identifiquei bastante.

Qual o recado/dica que voc daria para incentivar novos empreendedores? R: Primeiramente, muito cuidado com as escolhas, pesquise bastante sobre os pros e contras do empreendimento

pretendido. O ideal que voc tenha afinidade com a atividade escolhida. Seja cauteloso na hora de investir, no cometa excessos, o p tem que est sempre no cho, pois a base tudo, reflete segurana em qualquer situao, se no tivermos uma boa base a possibilidade de sofrermos uma queda grande. E sem dvida nenhuma, sempre acreditar em si mesmo, ningum vai fazer to bem quanto voc mesmo. Seja perseverante, mas mantenha sempre um equilbrio entre o pessimismo e o otimismo, tudo que de mais ou de menos pode comprometer significativamente o resultado. O negcio escolhido tem que trazer condies de sobrevivncia a curto, mdio e longo prazo. Seja feliz, viva.

4. CONCLUSO

Embora a entrevista tenha sido realizada apenas por email, seu contedo foi bastante completo e elucidativo, no que se refere apresentao dos conceitos e ferramentas do Empreendedorismo. O entrevistado mostrou consistncia na suas respostas e sua filosofia profissional e de vida, que o levaram ao sucesso, uma prova de que a atitude empreendedora leva ao sucesso. Foi possvel identificar as razes de um sucesso empreendedor. O proporcionou, tambm, a identificao de aspectos ligados identificao e gerenciamento de oportunidades. importante registrar que boas idias nem sempre sinnimo de boas oportunidades. No saber distinguir umas das outras uma das grandes causas de insucesso entre os empreendedores. Identificar e aproveitar as oportunidades depende de muita garra e determinao, sempre aplicando os recursos de forma racional para concretizar as idias. Aps este trabalho, ficou muito clara a importncia da disciplina Empreendedorismo. Atravs dela podemos nos conscientizar a respeito do tema e refletir sobre as ferramentas para identificar e valorizar as oportunidades e, fundamentalmente, encorajar as pessoas a acreditarem em seu potencial, a sonhar alto e realizar seus sonhos.

***********************************

Das könnte Ihnen auch gefallen