Sie sind auf Seite 1von 9

1 Prova Escrita de Filosofia 21 - 10 - 2013 Durao da Prova: 75 minutos.

11 ANO DE ESCOLARIDADE 2013/14 9 pginas

VERSO 1

Leia atentamente a prova antes de comear a responder

V.S.F.F.

1 Prova Escrita de Filosofia de 11 Ano de Escolaridade Pgina 2/9

GRUPO I

1.

Indique, para cada questo, a opo correta. 1.1. No mbito da lgica e dos princpios lgicos, correto afirmar que A. a lgica se dedica ao estudo dos processos mentais. B. o princpio de identidade afirma que a mesma coisa no pode ser e no ser ao mesmo tempo, segundo a mesma perspectiva. C. um pensamento rigoroso e coerente se encontra num plano superior ao dos princpios lgicos.. D. os princpios lgicos constituem os pressupostos de todo o pensamento consistente. 1.2. No que se refere aos instrumentos lgicos do pensamento A. o conceito uma representao mental que rene as caractersticas individuais de um conjunto de seres. B. o termos a expresso verbal do juzo. C. uma interrogao pertence categoria das proposies. D. o juzo a operao mental que permite estabelecer uma relao de afirmao ou de negao entre conceitos, podendo tal relao ser considerada verdadeira ou falsa. 1.3. Leia as frases que se seguem: 1. Bom apetite! 2. Fecha a porta e abre a janela. 3. Oxal faa bom tempo amanh. 4. Certas pessoas no so preconceituosas. 5. A que horas regressas? 6. O Rodrigo prometeu que vem jantar. 7. Pai Nosso que estais no cu. 8. Atena a deusa da sabedoria. So proposies: A. Todas. B. Nenhuma. C. A 4 e a 8. D. A 4. a 6 e a 8. 1.4. A noo que designa o conjunto de qualidades, propriedades ou caractersticas que definem um determinado conceito a A. forma cannica. B. extenso. C. denotao. D. compreenso.

1 Prova Escrita de Filosofia de 11 Ano de Escolaridade Pgina 3/9 V.S.F.F.

1.5. Como que as mulheres conquistaram os direitos que tm? Sem dvida que foi atravs da luta ativa, pois foi atravs da luta ativa que conquistaram o direito de voto; foi atravs da luta ativa que conquistaram o direito igualdade de oportunidades no emprego, e tambm foi atravs da luta ativa que conquistaram o direito de frequentar o ensino superior. Qual a concluso deste argumento? A. B. C. D. foi atravs da luta ativa que as mulheres conquistaram o direito de voto. foi atravs da luta ativa que as mulheres conquistaram o direito igualdade. foi atravs da luta ativa que as mulheres conquistaram os direitos que tm. foi atravs da luta ativa que as mulheres conquistaram o direito de frequentar o ensino superior.

1.6. Relativamente aos raciocnios dedutivos, correto dizer que A. todos os raciocnios so vlidos. B. pode haver raciocnios vlidos com premissas verdadeiras e a concluso falsa. C. num raciocnio vlido impossvel que as premissas sejam verdadeiras e a concluso falsa. D. nos raciocnios invlidos nunca h proposies verdadeiras. 1.7. O juzo O Homem no um animal um juzo A. Afirmativo, em que o sujeito homem. B. Negativo em que o predicado animal. C. Verdadeiro, em que o sujeito animal. D. Falso, em que o predicado homem. 1.8. Segundo que critrios so agrupados os tipos de proposies categricas. A. A sua estrutura interna. B. A quantidade. C. A qualidade. D. A quantidade e a qualidade. 1.9. Na proposio Nenhum engenheiro analfabeto, o termo sujeito e o termo predicado esto A. ambos distribudos. B. s o sujeito est distribudo. C. s o predicado est distribudo. D. nenhum termo est distribudo. 1.10. Sabendo que, Partindo do princpio, Admitindo que so exemplos de A. indicadores de premissas. B. indicadores de concluso. C. indicadores de premissa e de concluso, dependendo do contexto em que so aplicados. D. s so indicadores de premissa as expresses Sabendo que e Partindo do princpio que.

1 Prova Escrita de Filosofia de 11 Ano de Escolaridade Pgina 4/9

2.

Estabelea a correspondncia entre os termos da coluna A e os enunciados da coluna B. A B

1. 2. 3.

Logos. Contraditrias. Instrumentos lgicos do pensamento. 4. Extenso 5. O predicado. 6. Termo. 7. Declarativas. 8. Raciocnio. 9. Premissas. 10. Verdadeira.

A. B. C. D. E. F. G. H. I. J.

Diz-se da proposio que est de acordo com a realidade. Operao mental na base do argumento. Frases que constatam alguma coisa. Proposies que se opem quanto quantidade e qualidade. O que se afirma ou nega do sujeito. Proposies que servem de razes para aceitar uma concluso. Universo a que se aplica o conceito. Pensamento, discurso. Conceito, juzo e raciocnio. Expresso verbal do conceito.

3.

Complete os espaos em branco de modo a completar corretamente as seguintes proposies. 3.1. Termos diferentes podem exprimir o mesmo ______________________. 3.2. A extenso de um conceito o conjunto de _________________ a que se aplica o conceito. 3.3. O mesmo termo pode exprimir diferentes ________________________. 3.4. A _____________________ de um conceito o conjunto de qualidades que permitem distingui-lo de outros conceitos. 3.5. Dizer que numa proposio se estabelece uma relao de convenincia entre conceitos, o mesmo que dizer que a proposio __________________. 3.6. Qualificar as proposies quanto sua quantidade dizer se elas so

______________________ ou _________________________. 3.7. Uma proposio suscetvel de apresentar um de dois valores de verdade,

_________________ ou ___________________. 3.8. Segundo o quadro da distribuio dos termos de uma proposio, o predicado das proposies _________________ universal. 3.9. Quando deduzimos, partimos de um princpio geral para uma situao _________________ ou pelo menos no mais geral que o princpio. 3.10. Quando induzimos, situaes ___________________ conduzem-nos a um princpio geral.

1 Prova Escrita de Filosofia de 11 Ano de Escolaridade Pgina 5/9 V.S.F.F.

4.

Com base no quadro da distribuio dos termos de uma proposio, preencha os espaos selecionando a partcula quantificadora que mostre se o predicado est ou no distribudo, ex. todos (os) / alguns (dos) / nenhum (dos)/ nenhuma (das). 4.1. Alguns homens so licenciados, ou seja, Alguns homens so _______________ licenciados. 4.2. Os portugueses so europeus, ou seja, Os portugueses so

____________________europeus. 4.3. Algumas raparigas no ______________estudiosas. 4.4. Nenhum chins europeu, ou seja, Nenhum chins _____________________ europeu. 4.5. "Alguns jovens so apreciadores de msica clssica", ou seja, "Alguns jovens so ______________ apreciadores de msica clssica." so estudiosas, ou seja, Algumas raparigas no so

5.

Classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as proposies seguintes e corrija as falsas. 5.1. A lgica ocupa-se com a maneira como as pessoas raciocinam. 5.2. Segundo o princpio do terceiro excludo, a mesma coisa no pode ser e no ser ao mesmo tempo, segundo a mesma perspectiva. 5.3. As proposies so sempre afirmaes ou negaes. 5.4. A expresso verbal do juzo, que varia consoante a lngua em que nos exprimimos, designa-se por argumento. 5.5. Num raciocnio indutivo a concluso provvel. 5.6. Num argumento, o que afirmado nas premissas relevante para a questo da sua validade. 5.7. Alguns argumentos tm premissas vlidas e outros no. 5.8. A Verdade aplica-se aos conceitos. 5.9. Alguns argumentos vlidos tm concluso falsa. 5.10. A validade de um argumento dedutivo diferente da validade de um argumento no dedutivo.

GRUPO II 1. Ordene os conceitos seguintes por ordem decrescente de compreenso: ateniense; Ser; Scrates; filsofo grego; filsofo; ser vivo; filsofo europeu; ser racional

2.

Escreva na forma tpica (ou cannica) as seguintes proposies. a) H quem seja mdico e no seja simptico. b) Certas pessoas so desconfiadas. c) As pessoas no so objetos. d) Se algum filsofos curioso. e) No h nenhum portugus que no seja hospitaleiro. f) Qualquer pessoa aprecia a boa msica. g) No h nenhum retngulo que no seja constitudo por ngulos retos. h) Parte dos meus amigos so msicos. i) As andorinhas so aves. j) Nem todos os trabalhadores so bem recompensados.

1 Prova Escrita de Filosofia de 11 Ano de Escolaridade Pgina 6/9

3.

Indique qual o tipo de argumento correspondente a cada alnea: a. Os metais so condutores de eletricidade. O ferro um metal, logo o ferro condutor de eletricidade. b. Os dados dos sentidos so enganadores. A experincia tem por base os dados dos sentidos, por conseguinte a experiencia enganadora. c. Qual monstro tentacular, assim o oramento de Estado. O Monstro cresce desmesuradamente, devorando tudo sua volta. O mesmo se passa com o oramento do Estado. d. Tirando 500g de milho de diversas partes de 5 sacos de 20 quilos verifica-se que so de boa qualidade. Conclui-se, ento, que todo o milho de boa qualidade. e. Por vezes, vemos coisas que no existem, temos alucinaes. Outras vezes, vemos os objetos distorcidos, temos iluses, conclumos que o sentido da viso enganador. f. Aprender como subir uma escada. Subir uma escada implica esforo. Aprender implica esforo.

4.

Identifique a concluso dos seguintes argumentos: a. Atualmente, os jovens tm a vida mais simplificada porque, para alm de usufrurem de grande margem de liberdade, so-lhes fornecidas novas e variadas opes profissionais e dispem de acesso fcil ao crdito. b. A vida escolar decorre sem problemas de maior, desde que os alunos sejam assduos e gastem diariamente algum tempo a estudar as matrias. c. H que ser crtico relativamente ao que os meios de comunicao nos apresentam. De facto, os jornais deturpam os acontecimentos noticiosos e o que as revistas transmitem altamente tendencioso. Preocupara com as audincias, a TV exagera na divulgao dos casos do dia. d. Uma vez que os polticos j fizerem muitas promessas que no cumpriram, e quem no cumpre as promessas que faz perde a confiana dos outros, ento os polticos perdem a confiana dos outros. Apresente os seguintes argumentos na sua forma padro (ou cannica). a) Dado que certos gregos so filsofos, h europeus que so filsofos pois os gregos so europeus. b) No h filsofos dogmticos, visto que qualquer filsofo crtico. Mas nenhum dogmtico crtico.

5.

1 Prova Escrita de Filosofia de 11 Ano de Escolaridade Pgina 7/9 V.S.F.F.

GRUPO III

1.

O que significa dizer que a compreenso e a extenso de conceito variam na razo inversa? Justifica.

2. 3.

O que significa dizer que um termo est distribudo? Esclarea por que razo se diz que os argumentos no so verdadeiros nem falsos, mas sim vlidos ou invlidos.

4.

Explicite a diferena entre validade dedutiva e validade indutiva.

5.

Enuncie o Princpio da Identidade e explique por que razo esta imagem o pode traduzir.

Uma impresso digital humana

As professoras Ftima Tavares e Marta Brites

FIM

1 Prova Escrita de Filosofia de 11 Ano de Escolaridade Pgina 8/9

COTAES DA PROVA ESCRITA DE FILOSOFIA

GRUPO I 1. ------------------------------------------------ 10x2=20 PONTOS 2. ------------------------------------------------ 10x2=20 PONTOS 3. ------------------------------------------------ 10x1=10 PONTOS 4. ------------------------------------------------ 05x2=10 PONTOS 5. ------------------------------------------------ 10x2=20 PONTOS

TOTAL DO GRUPO ------------------------------------ 80 PONTOS

GRUPO II 1. ------------------------------------------------------ 4 PONTOS 2. ---------------------------------------------- 10x2=20 PONTOS 3. ----------------------------------------------- 6x3= 18 PONTOS 4. ----------------------------------------------- 4x3= 12 PONTOS 5. ----------------------------------------------- 2x3= 6 PONTOS TOTAL DO GRUPO------------------------------------ 60 PONTOS

GRUPO III 1. -------------------------------------------------------- 10 P0NTOS 2. -------------------------------------------------------- 10 P0NTOS 3. -------------------------------------------------------- 10 PONTOS 4. -------------------------------------------------------- 10 PONTOS 5. -------------------------------------------------------- 20 PONTOS

TOTAL DO GRUPO------------------------------------- 60 P0NTOS

TOTAL DA PROVA--------------------------------------------------------------------200 P0NTOS

1 Prova Escrita de Filosofia de 11 Ano de Escolaridade Pgina 9/9 V.S.F.F.

Das könnte Ihnen auch gefallen