Sie sind auf Seite 1von 5

Satisfao no trabalho

As pessoas possuem fortes opinies sobre a forma como se sentem (por exemplo, "Gosto imenso do meu trabalho!"), aquilo em que acreditam (por exemplo, "O meu trabalho fornece um importante servio comunidade.") e como tencionam comportar-se (por exemplo, Vou investir ainda mais no trabalho.") em relao ao trabalho.

Satisfao
Pedro Zany Caldeira Psicologia Social Ano lectivo 2003-04

Satisfao no trabalho
Se tivessemos de inferir o nvel geral de satisfao no trabalho a partir de casos que lemos nos jornais sobre greves e despedimentos, provavelmente poderiamos pensar que a grande maioria dos trabalhadores esto insatisfeitos com os seus empregos. Mas, curiosamente, a investigao tem demonstrado que grande percentagem dos trabalhadores esto satisfeitos com o seu trabalho.

Satisfao no trabalho
A atitude face ao trabalho bastante complexa, determina e determinada por muitas variveis. Nem todas as pessoas que realizam o mesmo tipo de trabalho est igualmente satisfeita. Existem determinados grupos para os quais foram identificados alguns padres de satisfao no trabalho. No s possvel que certos grupos de pessoas estejam consistentemente mais satisfeitos do que outros, como, tambm, alguns indivduos esto consistentemente satisfeitos ou insatisfeitos com o seu trabalho.

Satisfao no trabalho
Quem tende a estar mais satisfeito com o seu trabalho? Os trabalhadores ligados gesto tendem a estar mais satisfeitos do que os que esto ligados produo. Os trabalhadores com mais experincia na funo esto mais satisfeitos do que os que tm pouca experincia.

Satisfao no trabalho
As pessoas mais velhas esto geralmente mais satisfeitas do que as mais novas. Curiosamente a satisfao no est sempre a crescer, as pessoas tornam-se mais satisfeitas com o seu trabalho por volta dos 30 anos ( medida que obtm mais sucesso), decrescendo a satisfao por volta dos 40 anos e aumentando de novo por volta dos 55.

Definio
a atitude geral da pessoa face ao seu trabalho. Envolve: As actividades desempenhadas Interaco entre colegas e superiores hierrquicos Seguimento de determinadas regras, normas e polticas organizacionais Alcance de objectivos Condies de trabalho

Causas da satisfao no trabalho


Genericamente, existem duas grandes categorias: as determinantes organizacionais , isto , as que se relacionam com a organizao e o desempenho no trabalho as determinantes pessoais , isto , as que se relacionam com as caractersticas pessoais dos prprios trabalhadores

Causas da satisfao no trabalho


Determinantes organizacionais o tipo de superviso a realizao de um trabalho mentalmente desafiante a clareza da funo o contedo do trabalho as recompensas equitativas as boas condies de trabalho o bom relacionamento entre colegas.

Causas da satisfao no trabalho


Ligados superviso temos dois aspectos que influenciam a satisfao. Por um lado, temos o tipo de liderana: provvel que os subordinados de um lder que demonstre apreo e considerao por eles estejam mais satisfeitos do que se sucedesse o inverso. Por outro lado, e igualmente importante, o grau em que os subordinados podem participar na tomada de deciso, em geral, pois a participao relaciona-se positivamente com as atitudes face ao trabalho.

Causas da satisfao no trabalho


Determinantes organizacionais O que torna um trabalho mentalmente desafiante? oportunidade de utilizar os seus conhecimentos, competncias e capacidades grande variedade de tarefas liberdade e feedback sobre o seu desempenho Quais so as polticas e processos organizacionais que esto relacionados com a satisfao no trabalho? o sistema de recompensas (percepo de justia e equidade)

Causas da satisfao no trabalho


Determinantes organizacionais Para a maior parte das pessoas, o trabalho tambm preenche uma necessidade de interaco social. Portanto, no surpreende que ter colegas amigveis e que dem suporte leve a um aumento da satisfao. O comportamento do lder tambm um determinante da satisfao.

Causas da satisfao no trabalho


Determinantes pessoais O tipo de personalidade. Pessoas com tipos de personalidade congruentes com a vocao escolhida devem achar que tm talentos e capacidades certas para ir ao encontro das exigncias do seu trabalho, tero provavelmente mais sucesso nesse trabalho e, devido a este sucesso, tm uma maior probabilidade de alcanar elevada satisfao no trabalho

Causas da satisfao no trabalho


Determinantes pessoais Satisfao geral com a vida. Quanto mais satisfeitas as pessoas esto com aspectos da vida extra-trabalho, tanto mais satisfeitas elas tendem a estar com o seu trabalho. Por exemplo, quanto maior a importncia atribuda ao trabalho na vida do indivduo, maior a probabilidade de que a satisfao com o trabalho esteja associada satisfao com a vida em geral.

Consequncias da satisfao no trabalho


Ausncia do trabalhador A insatisfao, por sua vez, pode traduzir-se numa tentativa de alheamento no trabalho e/ou numa mudana no desempenho. Desempenho no trabalho (um trabalhador feliz um trabalhador produtivo?). A relao satisfao-desempenho mais elevada para indivduos que ocupam uma posio hierrquica mais elevada.

Consequncias da satisfao no trabalho


A satisfao tem uma relao negativa com o absentismo e com a rotatividade voluntria. Faltando ou desistindo de um novo trabalho, as pessoas esto a expressar a sua insatisfao com o seu trabalho ou a tentar fugir a aspectos desagradveis que nele podem experienciar. Mas a fora desta relao relativamente fraca.

Consequncias da satisfao no trabalho


A razo para esta relao fraca que a insatisfao com o trabalho provavelmente um dos muitos factores que influenciam as decises dos trabalhadores quanto a comparecerem ou no no trabalho. Quanto mais baixo o nvel de satisfao com o trabalho, maior a probabilidade de os trabalhadores considerarem o abandono do trabalho.

Consequncias da satisfao no trabalho


Mas esta relao modesta e as razes passveis de serem apontadas so semelhantes. Vrios factores relacionados com os indivduos, o seu trabalho e as condies scio-econmicas moldam as decises de mudar de emprego.

A Teoria do valor de Locke


Para Locke, a satisfao no trabalho existe na medida em que os resultados do trabalho (por exemplo, as recompensas que um indivduo recebe) so equivalentes aos resultados desejados pelo indvduo. Quanto mais os resultados obtidos so valorizados, mais os indivduos esto satisfeitos. Quanto menos valorizados so os resultados, menor satisfao do indivduo.

A Teoria do valor de Locke


A teoria de Locke focaliza-se em qualquer resultado valorizado pelos indivduos, independentemente de qual seja. Deste modo, a pedra de toque na teoria de Locke a discrepncia entre os aspectos do trabalho que um indivduo tem e aqueles que ele quer. Consequentemente, quanto maior a discrepncia, menor a satisfao.

A Teoria do valor de Locke


A teoria de Locke focaliza-se em qualquer resultado valorizado pelos indivduos, independentemente de qual seja. Deste modo, a pedra de toque na teoria de Locke a discrepncia entre os aspectos do trabalho que um indivduo tem e aqueles que ele quer. Consequentemente, quanto maior a discrepncia, menor a satisfao.
N ve l de es sa at isf a o o no o tr ab ba a lh o

A Teoria do valor de Locke


Elevado
Importncia elevada Importncia reduzida

As grandes discrepncias esto associadas com mais in s a t i s f a o e m f a c t o r e s d e i m p o r tncia elevada do que factores d e r e d u z i d a importncia

As maiores discrepncias esto associadas com baixos nveis de satisfao

Baixo Nenhuma
(tem tanto quanto deseja)

Elevada
( q u e r m a i s d o que aquilo que tem)

D im me en n s o o d a d i s c r e p n c ia a

A Teoria do valor de Locke


Uma implicao interessante da teoria do valor a necessidade de modificar alguns dos aspectos de trabalho de forma a que haja satisfao no trabalho. A teoria sugere, ento, que estes aspectos so diferentes de indivduo para indivduo e incluem os aspectos valorizados do trabalho nos quais as pessoas consideram existir maiores discrepncias.

A Teoria do valor de Locke


A teoria de Locke indica que a satisfao no trabalho deriva de muitos factores. Desta forma, um modo efectivo de satisfazer os colaboradores ser descobrir o que que eles querem e, tanto quanto possvel, dar-lhes o que desejam.

Qual a diferena entre Satisfao e Motivao?


A confuso entre o significado destes dois conceitos bsicos em Psicologia das Organizaes tem dominado as organizaes e as universidades. Tratando-se de dois conceitos distintos, no entanto, na prtica surgem muitas vezes correlacionados, gerando confuses tericas e organizacionais sobre as relaes de causa e efeito. Hoje atribudo um estatuto cognitivo motivao, enquanto as teorias da satisfao tm uma componente dominantemente afectiva.

Qual a diferena entre Satisfao e Motivao?


Ainda que relacionadas, se a motivao, enquanto entidade cognitiva, a primeira causa da satisfao, entidade emocional, ento isto implicar que qualquer gestor se deve preocupar acima de tudo com a gesto da motivao pois, uma gesto eficaz da motivao das pessoas induzir, com maior probabilidade, nveis adequados de satisfao e de produtividade.

Das könnte Ihnen auch gefallen