Sie sind auf Seite 1von 11

SIMULADO WORD & EXCEL

CONHECIMENTOS DE INFORMTICA
Nas questes abaixo, considere que todos os programas mencionados esto em configurao padro em portugus, e que o mouse est configurado para pessoas destras. Assim, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, expresses como clicar, clique simples, clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse. onsidere tamb!m que no " restries de proteo e de uso em relao aos programas, arqui#os, diret$rios e "ard%are mencionados.

QUESTO 01 A figura a seguir mostra uma janela do &icrosoft 'ord ())) com um trec"o do li#ro intitulado A Viagem do Descob ime!"o# de *duardo +ueno, que est sendo digitado por um usurio.

om base na figura acima e com relao ao 'ord ())), julgue os itens seguintes. A. , poss-#el que a pala#ra botel"os ten"a sido sublin"ada pelo usurio, ao executar a seguinte seq.ncia de aes/ selecionar a referida pala#ra0 clicar , fa1endo aparecer a caixa de dilogo 2onte. +. 3ara aplicar itlico 4 pala#ra 5botel"os6, ! suficiente reali1ar a seguinte seq.ncia de aes/ selecionar essa pala#ra0 pressionar a tecla 789 e, mantendo-a pressionada, teclar 5:60 liberar a tecla 789. . 3ara centrali1ar o t-tulo, 5;m &orro ao 2inal da 3scoa6, ! suficiente clicar em qualquer <. pala#ra desse t-tulo e, em seguida, clicar $ aso o usurio clique imediatamente 4 esquerda da pala#ra 5elas6 e tecle <*9*7* quatro #e1es seguidas, essa pala#ra ser exclu-da do texto.

*.

aso se clique o menu *ditar, aparecer uma lista de opes, entre as quais a opo 9ocali1ar, que permite locali1ar pala#ras no documento ati#o.

QUESTO 0% Ainda com base na figura anterior e com respeito ao 'ord, julgue os itens seguintes. A. = 'ord apresenta uma ferramenta para separao silbica que separa automaticamente uma pala#ra que fique incompleta ao final de uma lin"a. 3ara acionar esse modo automtico de separao silbica, ! suficiente clicar +. .

aso o usurio clique sobre o boto , ser exibida a caixa de dilogo idioma, que permite definir o idioma em que o documento est sendo editado. . aso o usurio clique imediatamente 4 direita da pala#ra 53scoa6 e, em seguida, clique

seis #e1es em , essa pala#ra ser exclu-da do texto. <. 3ara se inserir uma planil"a do *xcel em uma determinada posio do texto, ! suficiente clicar no local onde deseja inserir essa planil"a, pressionar a tecla 789 e, mantendo-a pressionada, teclar >. *. = usurio poder gerar uma c$pia da pala#ra 5tapetes6 ap$s reali1ar a seguinte seq.ncia de aes/ selecionar a referida pala#ra e pressionar as teclas 789? . QUESTO 0& ;m professor preparou, no 'ord, um texto com um "ist$rico acerca do desen#ol#imento do computador. A figura a seguir mostra uma janela do 'ord, com um trec"o desse texto.

om relao ao texto e 4 figura a ele associada, ! correto afirmar que, caso o professor/

A. <eseje que toda a pgina atual aparea na tela do monitor, de forma a permitir a

#isuali1ao de sua aparncia quando impressa, ele poder fa1-lo com sucesso clicando no boto
+.

lique no boto , aparecer a caixa de dilogo 2onte, que permite alterar a fonte utili1ada na pala#ra que esti#er selecionada. . 3ressione simultaneamente as teclas 789 e 9, ele ter acesso 4 caixa de dilogo 9ocali1ar, que permite encontrar uma frase dentro do texto. <. <eseje selecionar a pala#ra tambor, ele poder fa1-lo com sucesso por meio da seguinte seq.ncia de aes/ aplicar um clique duplo entre as letras 5m6 e 5b6 da referida pala#ra. *. <eseje posicionar o cursor no final do documento, poder fa1-lo com sucesso pressionando simultaneamente as teclas 789 e *N<.

QUESTO 0' Ainda com relao 4 figura anterior e ao 'ord ())), assinale com @ ou 2 as questes abaixo/ A. aso o professor deseje disponibili1ar o "ist$rico para acesso #ia internet, tem a opo de sal#ar o documento no formato A7&9, atra#!s da opo Bal#ar como pgina da %eb encontrada no menu Arqui#o.

+.

aso selecione a pala#ra 5clculos6, e clique no boto , essa pala#ra ser remo#ida do documento e colocada na rea de transferncia. . Be "ou#er a necessidade de sublin"ar a pala#ra 5discos6, ele poder fa1-lo com sucesso por meio da seguinte seq.ncia de aes/ selecionar a referida pala#ra, pressionar simultaneamente as teclas 789, BA:27 e B. <. 3ara alterar o estilo da pala#ra "ist$rico, ele obter sucesso nesse intento por meio da seguinte seq.ncia de aes/ selecionar a pala#ra 5Aist$rico6 , na caixa de estilos , clicar sobre o estilo desejado. *. Be desejar que os caracteres no-imprim-#eis que indicam as marcas de pargrafo sejam exibidas na tela, ele poder fa1-lo com sucesso clicando no boto .

QUESTO 0( A figura a seguir mostra uma janela do 'ord ())) na qual um documento est sendo digitado por um usurio.

om base na figura e no programa a ela referente, o 'ord ())), julgue os itens a seguir / A - onsiderando que parte da pgina C do documento est sendo exibida na tela de trabal"o, caso o usurio deseje ir rapidamente para o in-cio da pgina D deste documento, ele poder fa1-lo com sucesso utili1ando a seguinte tecla de atal"o, 789 ? E e, em seguida, digitando o nFmero D e pressionando a tecla *N7*8. + G aso o usurio necessite inserir um cabeal"o no referido documento de#er fa1-lo atra#!s da opo abeal"o e 8odap! no menu *ditar. G = usurio necessita aplicar o efeito negrito 4 pala#ra italiano que encontra-se no CH pargrafo do texto, o procedimento a ser executado ser o seguinte / posicionar o ponteiro do mouse sobre a pala#ra italiano e clicar trs #e1es com o boto esquerdo do mouse e, em seguida, pressionar as teclas 789?N. < G Ap$s digitar o documento o usurio necessita #erificar a ortografia do mesmo, poder fa1-lo atra#!s da opo =rtografia e Iramtica que encontra-se no menu 2erramentas. * G aso se deseje obter o nFmero de lin"as do documento o usurio poder acessar o menu ferramentas e escol"er a opo ontar 3ala#ras.

QUESTO 0)

*m um computador cujo sistema operacional ! o 'indo%s JK, um agente da 3ol-cia 2ederal, utili1ando o 'ord ())), est digitando um relat$rio com anlises acerca do nFmero de in#ases de sistemas de informao por hackers e crackers, conforme ilustra a figura acima. om base nessa figura, julgue os itens a seguir, acerca do uso do 'ord ())) e do 'indo%s JK. A. aso o agente deseje calcular o total de in#ases por hackers #erificadas nos anos de CJJJ, ())) e ()))C, colocando o resultado na c!lula indicada por 5 6 na tabela do 'ord mostrada na figura, ser suficiente que ele reali1e a seguinte sequncia de aes/ selecionar essa c!lula com o mouse0 clicar

no menu e, nele, escol"er a opo 2$rmula0 no campo 2$rmula da janela que ser aberta, digitar LB;&MA+=@*N e, nessa mesma janela, clicar em =O. +. No relat$rio que o agente est editando, sabendo que o termo 3ol-cia 2ederal ser digitado inFmeras #e1es, para facilitar o trabal"o de digitao frequente desse term, pode-se utili1ar o recurso de Autocorreo do 'ord ())), que pode ser acessado por meio da opo Autocorreo do menu . on#enientemente configurado, ! poss-#el associar um alias ao termo 3ol-cia 2ederal, tal como o termo 32. Assim, ap$s cada digitao do termo 32, esse termo ser automaticamente substitu-do por 3ol-cia 2ederal. . No relat$rio que o agente est digitando, supondo que muitas informaes utili1adas ten"am sido obtidas em pginas de sites da :nternet, seria interessante introdu1ir, no relat$rio, hyperlinks para esses sites. 3or!m, apesar da grande e#oluo em relao aos seus antecessores, o 'indo%s JK no permite a insero de hyperlinks no corpo de um documento do 'ord. <. ;ma das deficincias do 'ord ())) ! a ausncia de recursos de sen"a para se abrir um documento do 'ord. <essa forma, qualquer usurio que ten"a acesso ao arqui#o do documento que est sendo digitado pelo agente poder abri-lo, modific-lo e sal#ar as modificaes sem a autori1ao pr!#ia do autor principal. *. onsiderando que o relat$rio digitado pelo agente seja grande e, que, para efetuar determinadas anlises e concluses, seja necessrio #isuali1ar simultaneamente duas partes diferentes do

documento, ento o agente poderia utili1ar recursos de di#iso da janela de texto fornecidos pelo 'ord.

QUESTO 0* A figura abaixo mostra uma janela com uma planil"a produ1ida no *xcel ())), em que se obser#am #alores de quatro produtos. Acerca dessa figura e do *xcel ())), julgue os itens que seguem.

A. 3ara se determinar o #alor mostrado na c!lula <P, ! suficiente reali1ar o seguinte procedimento/ clicar sobre a referida c!lula0 digitar L+PQ P e, a seguir, teclar *N7*8. +. A formatao das c!lulas de ( a D e de <( a <D para a categoria de moeda com duas casas decimais, como obser#ado na figura mostrada, pode ser reali1ada por meio da opo c!lulas, encontrada no menu 2ormatar. aso se selecione as c!lulas A( e +( e, a seguir, se clique essas c!lulas sero mescladas em uma Fnica c!lula com conteFdo igual a (R, correspondente 4 soma dos #alores contidos na c!lulas A( e +(. <. 3ara se #isuali1ar a soma total dos #alores mostrados nas c!lulas de <( a <D, na c!lula <R, ! suficiente clicar *. e teclar *N7*8. duas #e1es seguidas, os .

aso se selecione as c!lulas +( a +D e, a seguir, se clique nFmeros destas c!lulas ficaro com duas casas decimais.

QUESTO 0+

A janela acima mostra uma planil"a do *xcel, utili1ado pelo gerente de um posto de combust-#eis para controlar as compras de gasolina comum e aditi#ada, efetuadas ao longo dos meses de fe#ereiro a abril de ())(. Na planil"a, o tipo de gasolina, mostrado na coluna , a partir da c!lula S, ! uma funo do c$digo/ na coluna +, se o c$digo for 5C6, a gasolina ! comum0 se o c$digo for 5(6, a gasolina ! aditi#ada. Tulgue os itens a seguir, relati#os 4 janela mostrada e ao *xcel.
A. = *xcel permite, a partir da funo B*, automati1ar o preenc"imento da coluna

, de S a K. +. = gerente pode ter mesclado as c!lulas e centrali1ado o texto na primeira lin"a da planil"a
. = gerente obter imediatamente, na c!lula *J, o #alor total gasto na compra das gasolinas

por meio da seguinte seq.ncia de aes/ selecionar as c!lulas de AC a <C0 clicar em

comum e aditi#ada, reali1ando a seguinte seq.ncia de aes/ posicionar o cursor na referida c!lula0 selecionar as c!lulas de *S a *K0 clicar no menu 2erramentas0 na lista de opes que ser aberta, clicar em Bubtotais. <. = gerente pode determinar o total de dias decorridos entre as duas compras de gasolina aditi#ada, pondo o resultado na c!lula AC), por meio da seq.ncia de aes a seguir/ selecionar a c!lula AC)0 formatar essa c!lula para nFmeros0 digitar LAK-AD0 teclar *N7*8. *. 3ara alternar entre as planil"as da pasta de trabal"o, o gerente poderia fa1-lo atra#!s da teclas 789?3AI* <='N ou 789?3AI* ;3.

QUESTO 0,

;m empregado elaborou uma planil"a contendo, em reais, os gastos de uma pequena empresa com energia el!trica, gua e aluguel, nos trs primeiros meses de um determinado ano. A figura acima mostra uma janela do *xcel com a planil"a elaborada. om relao 4 figura e ao *xcel, julgue os itens a seguir. A. aso desejasse calcular a soma dos gastos com aluguel nos trs meses mostrados, pondo o resultado na c!lula 2D, o empregado poderia fa1-lo com sucesso por meio da seguinte

+.

seq.ncia de aes/ clicar na c!lula 2D0 clicar em 0 teclar *N7*8. aso desejasse calcular a m!dia dos gastos com aluguel nos trs meses mostrados, pondo o resultado na c!lula 2D, o empregado poderia fa1-lo com sucesso por meio da seguinte seq.ncia de aes/ clicar na c!lula 2D0 digitar L&,<:AM D/*DN0 teclar *N7*8. . aso deseje adicionar uma borda externa a toda a tabela, o empregado poder fa1-lo com sucesso por meio da seguinte seq.ncia de aes/ selecionar todas as c!lulas da tabela0 clicar em . aso o empregado clique na c!lula *S e aplique dois cliques simples sucessi#os no boto , o conteFdo dessa c!lula ser alterado para JC,)). aso o empregado selecione as c!lulas +P at! *D e em seguida, clique no boto itens sero classificados em ordem alfab!tica. 0 os

<. *.

QUESTO 10

A figura acima mostra uma janela do *xcel ())), que cont!m uma planil"a com dados extra-dos do site do <*NA78AN relati#os ao nFmero de #-timas fatais em acidentes de trUnsito, nas cinco regies do +rasil, nos seis primeiros meses do ano de ())). om relao a essa figura e ao *xcel ())), julgue os itens a seguir. A. 3ara se calcular a m!dia aritm!tica do nFmero de #-timas fatais em acidentes de trUnsito na regio Budeste, nos seis meses mostrados, pondo o resultado na c!lula <C), ! suficiente clicar na c!lula <C), digitar LM<S/<JVRN e, em seguida, teclar *N7*8. +. 3ara se calcular o nFmero total de #-timas fatais em acidentes de trUnsito nos meses mostrados, nas regies Norte e Nordeste, pondo os resultados, respecti#amente, nas c!lulas +C) e C), ! suficiente reali1ar a seguinte sequncia de aes/ clicar na c!lula +C)0 clicar em . 0 teclar *N7*80 clicar

no#amente na c!lula +C)0 clicar em 0 clicar na c!lula C)0 clicar em . onsiderando que o termo 8*I:W= est formatado como negrito, para se aplicar negrito 4s c!lulas de AS a AJ, ! suficiente reali1ar, com o mouse, a seguinte sequncia de aes/ clicar sobre 8*I:W=0

clicar em 0 posicionar o ponteiro no centro da c!lula AS0 pressionar o boto esquerdo e, mantendo-o pressionado, posicionar o ponteiro no centro da c!lula AJ0 liberar, finalmente, o boto esquerdo. <. =s meses do ano exibidos nas c!lulas de AS a AJ, podem ter sido preenc"idos utili1ando-se recursos de Autopreenc"imento. E. 3ara centrali1ar o termo RE-IO entre as colunas A e 2, ! suficiente reali1ar, com o mouse, a seguinte sequncia de aes/ clicar sobre a c!lula A(0 pressionar o boto esquerdo e, mantendo-o pressionar, posicionar o ponteiro no centro da c!lula 2(0 liberar, finalmente, o boto esquerdo e, clicar em

10

QUESTO 11
A figura abaixo apresenta uma tela de trabal"o do &icrosoft *xcel ())), no 'indo%s JK, que mostra as #endas de produtos por uma loja, durante D meses.

om relao ao &icrosoft *xcel ())) e 4 figura, julgue os itens a seguir. A. 3ode-se calcular a m!dia mensal de #endas de <isquete, nos meses mostrados, por meio da seguinte sequncia de aes/ clica-se em I(0 digita-se LMX+(?X (?X<(?X*(?X2(NVD0 pressiona-se a tecla *N7*8. +. 3ara calcular o total das #endas dos produtos mostrados, para cada ms, pode-se usar o seguinte procedimento/ clica-se em +D0 digita-se LX+(?X+P?X+S0 pressiona-se *N7*80 clica-se sobre a c!lula +D0 mantendo o boto esquerdo do mouse pressionado0 arrasta-se o mouse para a direita at! 2D0 libera-se o boto do mouse0 clica-se no menu *ditar0 aponta-se para 3reenc"er, seleciona-se a opo para a <ireita. . = boto permite combinar duas ou mais c!lulas adjacentes selecionadas para criar uma Fnica c!lula. <. 3ressionando-se simultaneamente as teclas 789 e pode-se copiar uma seleo para a rea de transferncia0 pressionando-se simultaneamente as teclas 789 e @ pode-se inserir o conteFdo da rea de transferncia no ponto de insero. *. Bempre que mais de um arqui#o ! aberto pelo *xcel, todos os arqui#os abertos aparecem indicados na barra de tarefas. 3ode-se mudar de um desses arqui#os para outro, clicando-se no arqui#o desejado na barra de tarefas.

-A.ARITO / 1 G 2@@@@0 % G 2222@0 P G 22@@@0 S G @@2@@0 D G @22@@0 R G @@22@0 Y G @@2@@0 K G @@2@@0 - J G @@@@@0 C) G 2@@@@0 CC - @2@@@

11

Das könnte Ihnen auch gefallen